Vous êtes sur la page 1sur 14

O ensinamento do Buddha

O ensinamento do Buddha .............................................................................................................................1 Introduo ................................................................................................................................................... 2 O Buddha ...................................................................................................................................................... 3 A mentalidade budista............................................................................................................................... 4 Apenas um ser humano ........................................................................................................................ 4 Responsabilidade individual + liberdade ......................................................................................... 4 Nenhuma doutrina esotrica .............................................................................................................. 4 Ser seu prprio mestre ....................................................................................................................... 5 Dvida como obstculo ......................................................................................................................... 5 Crena X percebimento da realidade .............................................................................................. 6 F e f cega ........................................................................................................................................... 6 Perceber a realidade (see) ................................................................................................................. 7 O nome no a coisa .......................................................................................................................... 7 Tolerncia ................................................................................................................................................ 8 Linhagem de homens cegos ................................................................................................................. 9 Verdade pessoal e Verdade absoluta ............................................................................................ 10 Apego a uma viso um obstculo ................................................................................................ 10 A vida espiritual no depende da especulao metafsica ...................................................... 11 Concluso .................................................................................................................................................... 14

Introduo
O 2 objetivo declarado da Sociedade Teosfica o Estudo comparado de Religio, Filosofia e Cincia. Porque estudar todas as Religies, todas as Filosofias e todas as linhas que se divide a Cincia? Porque todas apontam para uma parte da Verdade que subjaz a todas elas. Esta Verdade nica chamada no Oriente de: Brahmavidya (snscrito) = Brahm (Deus, divino) e vidya (Sabedoria) = Sabedoria divina Teosofia (grego) = Teos (Deus) e Sophia (Sabedoria) = Sabedoria Divina = Verdade nica Apesar de no passado as diferenas entre as Religies terem gerado guerras ditas santas , hoje caminhamos para um convvio pacfico com o reconhecimento de que buscam a mesma coisa por caminhos aparentemente diferentes. Em Dezembro/2009 foi realizado, em Melbourne, na Austrlia, o Parlamento das Religies do Mundo onde se encontraram as diferentes tradies religiosas em clima de respeito fraternidade. As diversidade de religies mostra que muitos so os caminhos da espiritualidade: Cristianismo Budismo Hindusmo Islamismo Judasmo Yoga Karma Yoga Caminho da ao Bakti Yoga Caminho da devoo Jnana Yoga Caminho do conhecimento Raja Yoga Caminho da Sabedoria Zoroastrismo Etc ... A mentalidade Budista diferente da viso crist que temos no Ocidente e por isto a importncia de estud-la e percebermos diferentes maneiras de chegar Verdade nica e percorrer o caminho espiritual. Este estudo tirado do livro What the Buddha thought de Walpola Rahuka, captulo I, com algumas inseres pessoais. O autor buscou entender o ensinamento do Buddha a partir dos suttas (textos com ensinamentos do prprio Buddha) e no do Budismo atual.

Todas as instituies religiosas, ao longo do tempo, tendem a reforar a instituio e perder, em parte, a viso original do Instrutor. As interpretaes dos textos originais podem nos ajudar a retomar o correto entendimento, sem deturpaes.

O Buddha
O Buddha, cujo nome pessoal era Siddharta, de sobrenome Gautama, vivia no norte da ndia, no sculo 6 A.C.. Seu pai, Suddhodana, era o dirigente do reino dos Sakyas, (no Nepal modernamente). Sua me era a rainha My. De acordo com o costume da poca, ele casou muito cedo, na idade de 16 anos, com uma bela e devotada jovem princesa chamada Yasodhar. O jovem prncipe vivia em seu palcio com muito luxo. Mas, inesperadamente, se confrontou com a realidade da vida e do sofrimento da espcie humana, ele decidiu achar a soluo o caminho para fora deste sofrimento universal. Com a idade de 29 anos, logo aps o nascimento de seu nico filho, Rahula, deixou seu reino e se tornou um asceta na busca da soluo do sofrimento da humanidade. Por 6 anos o asceta Gautama vagou pelo vale do Ganges, encontrando famosos instrutores religiosos, estudando e seguindo seus sistemas e mtodos e se submetendo a prticas ascticas austeras. Elas no o satisfizeram. Ento ele abandonou todas as tradies religiosas e seus mtodos e seguiu seu prprio caminho. Foi assim que uma tarde, sentado sob uma rvore (desde ento conhecida como Bodhi ou Botree a rvore da Sabedoria), na margem do Rio Neranjar em Buddha-Gaya (perto de Gaya no Bihar atual), com a idade de 35 anos, Gautama atingiu a Iluminao, depois do que ficou conhecido como o Buddha, o Iluminado. Aps sua Iluminao, Gautama, o Buddha, fez seu primeiro discurso a um grupo de 5 ascetas, seus antigos colegas, no Deer Park em Isipatana (Sarnath atual) perto de Benares. Daquele dia em diante, por 45 anos, ele ensinou todos os tipos de homens e mulheres: reis e camponeses, Brahmins e sem castas, banqueiros e pedintes, homens santos e ladres, sem fazer a menor distino entre eles. Ele no reconhecia nenhuma diferena de grupo de casta ou social e o Caminho que ele ensinava estava aberto a todos os homens e mulheres que estivessem prontos a entender e a segu-lo. Aos 80 anos, o Buddha morreu em Kusinr (no Uttar Padesh, na ndia atual). Hoje o Budismo encontrado no Ceilo, Burma, Tailndia, Cambodja, Laos, Vietnam, Tibet, China, Japo, Monglia, Korea, Formosa, em algumas partes da ndia, Paquisto, Nepal e tambm, na Unio Sovitica. A populao de budistas do mundo de mais de 500 milhes. (1974)

A mentalidade budista
Apenas um ser humano Entre os fundadores de Religies, o Buddha ( se podemos cham-lo assim, no sentido popular do termo) foi o nico instrutor que no se proclamou ser nada alm de um ser humano, pura e simplesmente. Outros instrutores eram Deus ou sua encarnao em diferentes formas ou inspiradas por ele. O Buddha no era apenas um ser humano, Ele no alegou nenhuma inspirao de qualquer deus ou fora exterior. Ele atribua sua compreenso, capacidade e realizao aos esforo humanos. Podemos chamar o Buddha um homem par excellence. Ele foi to perfeito em sua humanidade que veio a ser visto posteriormente na religio popular como um super homem. Teosofia: O homem seu prprio legislador, o dispensador de sua glria e recompensa, de sua ... e punio Responsabilidade individual + liberdade A posio do homem, de acordo com o Buddha, suprema/superior. O homem seu prprio mestre e no h nenhum poder ou ser superior que presida o julgamento sobre o seu destino. Ns somos nosso prprio refgio, quem mais pode ser nosso refgio (X busca do Gurus)?, disse o Buddha. Ele alertava seus discpulos a serem um refgio para si mesmos, e a nunca procurar refgio ou ajuda de mais ningum. Ele ensinou, encorajou e estimulava cada pessoa a desenvolver-se e a trabalhar em sua prpria emancipao (livrar-se do poder paternal ou de tutoria), pois o homem tem o poder de se libertar de toda escravido, por seu prprio esforo pessoal e inteligncia. O Buddha disse: Voc deve fazer seu trabalho, os Tathgatas 1 apenas ensinam o caminho. Se o Buddha chamado o salvador, apenas no sentido de que ele descobriu e mostrou o Caminho da Libertao, o Nirvana. Mas temos que trilhar o caminho por ns mesmos. neste princpio de responsabilidade individual que o Buddha d liberdade a seus discpulos. No Mahparinibbna-sutta o Buddha diz que ele nunca pensou em dirigir a Sangha (Ordem dos Monges) 2, nem ele desejava que a Sangha dependesse dele.

Nenhuma doutrina esotrica

Tathgata Aquele que encontrou a Verdade, isto , Aquele que descobriu a Verdade. o termo geralmente usado pelo Buddha se referindo a si mesmo e aos Buddhas em geral. 2 Shangha lit. Comunidade. Mas no Budismo este termo denota !A comunidade dos monges budistas a qual a Ordem dos Monges. Buddha, Dhamma (ensinamento) e Sangha (Ordem) so conhecidos como Tisarana (Trs Refgios) ou Tiratana (Tripla Gem).

Ele disse que no havia doutrina esotrica em seu ensinamento, nada escondido\secreto no punho cerrado do instrutor (caryia -muthi), ou para colocar em outras palavras, nunca houve nada na manga

Ser seu prprio mestre A liberdade de pensamento permitida pelo Buddha desconhecida em qualquer outra na histria das religies. Esta liberdade necessria porque, de acordo com o Buddha, a emancipao do homem depende do seu prprio percebimento da Verdade. E no na benevolente graa de um Deus ou qualquer poder externo como uma recompensa por seu obediente bom comportamento. Emancipao (dic.) = eximir-se do ptrio poder ou tutela, tornar-se independente Uma vez o Buddha visitou uma pequena cidade chamada Kesaputta no reino de Kosala. Os habitantes desta cidade eram chamados pelo nome de Klma. Quando eles ouviram que o Buddha estava em sua cidade os Klma paid uma vista a ele e lhes disseram: Senhor, h alguns reclusos e brahmans que visitam Kesaputta. Eles explicam e esclarecem apenas sua prpria doutrina, e desprezam, condenam e menosprezam as outras. Ento vm outros reclusos e brahmans e eles tambm explicam e esclarecem suas prprias doutrinas e desprezam, condenam e menosprezam a dos outros. Mas, para ns, Senhor, ns temos sempre dvidas e dvida quanto a quem dentre estes venerveis reclusos e bhahmans falam a verdade, e quem no fala a verdade. Ento o Buddha deu a eles este conselho, nico na histria das religies: Sim, Klmas, apropriado que vocs tenham perplexidade, porque foi levantada uma dvida num assunto que questionvel. No sejam guiados por relatos, ou pela tradio ou por ouvir falar. No sejam guiados pelos textos com autoridade religiosa, nem pela mera lgica ou inferncia, nem por considerar as aparncias, nem pelo prazer em opinies especulativas, nem pelas possibilidade aparentes, nem pela idia: este o meu instrutor. Mas, oh Klmas, quando percebido por vocs mesmos que uma certa coisa prejudicial, (akusala), e errada, e m, ento desista (abrir mo) dela ... E quando voc souber por voc mesmo que uma certa coisa benfica (kusala) e boa, ento aceitea e siga-a O Buddha foi alm. Eles disse aos bikkhus que uma discpulo deve examinar mesmo o Tathgata (Buddhas) , de modo que ele (discpulo) possa estar completamente convencido do verdadeiro valor do instrutor que ele segue. Dvida como obstculo De acordo com os ensinamentos do Buddha, a dvida (vicikicch) um dos 5 Obstculos (nivarana) para um claro entendimento da Verdade e para um progresso espiritual (ou para o que importa para qualquer progresso).

A dvida, no entanto, no um pecado , porque no h no Budismo nenhum objeto de f. De fato no h nenhum pecado no Budismo, como o pecado entendido em algumas religies. A raiz de todo o mal a ignorncia (avijj) e a percepo errnea (micch dittbi). um fato inquestionvel que enquanto houver dvida, confuso, vacilao, nenhum progresso possvel. Tambm inquestionvel que deve haver dvida enquanto no entendemos ou percebamos a realidade (see) claramente. Mas para que haja um progresso posterior absolutamente necessrio livrar-se da dvida. Para livrar-se da dvida precisamos perceber com clareza. Crena X percebimento da realidade No h inteno em dizer que devemos no ter dvidas ou devemos acreditar cegamente. Apenas dizer Eu acredito no significa que voc entendeu e see. Quando um estudante estuda um problema matemtico ele chega num ponto alm do qual ele no sabe como seguir adiante, e onde ele tem dvida e confuso. Enquanto ele tem dvida, ele no pode seguir adiante. Se ele deseja prosseguir ele precisa resolver esta dvida. E existem maneiras de resolver a duvida. Apenas por dizer Eu acredito ou Eu no tenho dvida no resolvero o problema. Forar algum a acreditar e aceitar algo sem compreender poltico e no espiritual ou intelectual. O Buddha estava sempre ansioso para dissipar a dvida. Mesmo poucos minutos antes de sua morte, ele pediu a seus discpulos, diversas vezes, que perguntassem sobre suas dvidas sobre o ensinamento e a no se sentirem tristes depois por eles no poderem mais esclarecer estas dvidas. Mas os discpulos ficaram silenciosos. O que ele disse enquanto estava ensinando: Se por respeito ao Instrutor que vocs no esto perguntando, que cada um faa a pergunta ao seu amigo, de modo que o ltimo possa fazer a pergunta em nome do outro.

F e f cega Praticamente todas as religies so fundamentadas na f de certa forma f cega. Mas no Budismo a nfase colocada em seeing, conhecer, compreender, e no na f ou na crena. Nos textos Budistas existe a palavra saddh (skt: sraddh) que geralmente traduzida como f ou crena. Mas saddh no f como tal, mas mais confiana nascida da convico. No Budismo popular e tambm no uso comum da palavra saddh, tm um elemento de f no sentido de devoo ao Buddha, ao Dhamma (Ensinamento) e Sangha (a Ordem). Segundo Asanga, o grande filsofo budista do sculo 4 A.C., saddh tem 3 aspectos: 1. Completa e firme convico do que uma coisa ; 2. Alegria serena baseada em boas qualidades; 3. Aspirao e desejo de atingir um objetivo em vista. A f ou crena, conforme o entendimento de muitas religies, tem pouco a ver com o Budismo.

Perceber a realidade (see) A questo da crena aparece quando no h a percepo da realidade (seeing) percepo da realidade em todos os sentidos da palavra. No momento que voc percebe a realidade, o problema de acreditar desaparece. Se eu lhe disse que tenho uma gema na minha mo fechada, a questo da crena aparece porque voc no v por si mesmo. Mas se eu abrir meu punho e mostrar-lhe a gema, ento voc v por si mesmo e a questo da crena no aparece. Assim a frase no texto antigo do Budismo, diz: Compreender, como vemos uma gema na palma da mo. Um discpulo do Buddha chamado Musila conta a outro monge: Amigo Savittha, sem devoo, f ou crena, sem preferncia ou tendncia, sem ouvir falar ou tradio, sem considerar razes aparentes, sem ter prazer na especulao de opinies, eu sei e percebo (see) que a cessao do vir a ser Nirvna. E o Buddha disse: Oh bhikkhus, eu digo que a destruio da degradao e das impurezas para uma pessoa que sabe e que percebe a realidade, e no para uma pessoa que no sabe e no percebe a realidade. sempre uma questo de conhecer e perceber a realidade, e no de acreditar. O ensinamento do Buddha qualificado como ehi-passika, convida voc para venha e perceba a realidade (see), no para venha e acredite.

O nome no a coisa A questo que tem sempre sido respondida: O Budismo uma religio ou uma filosofia? No importa como voc a chame. O Budismo se mantm o que ele qualquer que seja o nome que voc d a ele. O nome insignificante/secundrio/irrelevante/inexistente. Mesmo o nome Budismo que damos ao ensinamento do Buddha de pouca importncia. O nome que damos no essencial. O que h no nome? Que damos a uma rosa, Por qualquer outro nome o perfume to maravilhoso. Da mesma maneira a Verdade no precisa nenhum nome. Ela no Budista, Crist, Hindusta ou Maometana. No monoplio de ningum. Nomes (rtulos) sectrios so um obstculo ao entendimento livre da Verdade, e causam preconceitos danosos na mente humana. Isto verdadeiro no apenas em assuntos intelectuais e espirituais mas tambm nas relaes humanas. Quando, por exemplo, encontramos uma pessoa, no olhamos ele como um ser humano, mas colocamos um rtulo nele, como : ingls, francs, alemo, americano ou judeu e olhamos ele com todos os preconceitos que existem em nossa mente associado com o nome. Apesar disto ele pode ser completamente livres destes atributos que atribumos a ele.

As pessoas so to apreciadoras de rtulos discriminativos que chegam ao coloc-los em qualidades humanas e emoes comuns a todos. Assim elas falam de diferentes tipos de caridade, como por exemplo, a caridade budista ou caridade crist, e encaram com desprezo sobre os outros tipos de caridade. Mas a caridade no pode ser sectria, ela no Crist, Budista, Hindusta nem Maometana. O amor de uma me por seu filho no Budista, ou Crist, amor de me. Qualidades humanas como: amor, caridade, compaixo, tolerncia, pacincia, amizade, desejo, dio, m vontade, ignorncia, arrogncia, ect ..., no precisam de rtulos sectrios, eles no pertencem a nenhuma religio em particular. Ao que busca a Verdade, irrelevante de onde uma idia vem. A origem e desenvolvimento de uma idia um assunto para acadmicos. De fato, para se compreender a Verdade, no necessrio saber se o ensinamento vem do Buddha ou de qualquer outro. O que essencial perceber a coisa e compreend-la. H uma histria do Buddha em que um jovem recluso, que no o conhecia, ao ouvir seu ensinamento percebeu que estava conversando com o Buddha. Isto demonstra que o recluso ouviu o Buddha e compreendeu seu ensinamento ele no sabia quem estava falando ou de quem era o ensinamento. Ele percebeu a Verdade. Se o remdio bom, a doena ser curada. No necessrio saber quem preparou ou de onde veio. Tolerncia No apenas a liberdade de pensamento mas, tambm, a tolerncia dada pelo Buddha impressionante para o estudante da histria das religies. Uma vez, em Nland, uma proeminente e rica dona de casa chamada Upli, uma conhecida discpula leiga de Ntaputta (Jaina Mahvira), foi enviada pelo prprio Mahvira para encontrar o Buddha e derrot-lo com argumentos sobre certos pontos sobre a teoria do karma, porque os pontos de vista do Buddha sobre o assunto eram diferentes dos do Mahvira. Ao contrrio de suas expectativas, ao final das discusses, Upli estava convencida que a viso do Buddha estava correta e as do seu mestre estava errado. Ento ela suplicou ao Buddha que a aceitasse como um dos seus discpulos leigos (Upsaka), mas o Buddha pediu que ela reconsiderasse, que no decidisse apressadamente, porque refletir com cautela bom para pessoas conhecida como voc. Quando Upli expressou seu desejo novamente, o Buddha pediu que continuasse a respeitar e apoiar seus antigos instrutores religiosos como costumavam fazer. No sculo III C. o grande Imperador budista Asoka da ndia, seguindo seu nobre exemplo de tolerncia e compreenso, respeitou e apoiou todas as outras religies em seu grande imprio. Em um de seus ditos entalhado em rochas, cujo original pode ser lido ainda hoje, o Imperador declarou: No devemos apenas honrar a nossa prpria religio e condenar a religio dos outros, mas devemos honrar a religio dos outros por este ou aquele motivo. Fazendo assim, ajudamos nossa prpria religio a crescer e render servio religio dos outros tambm. Agindo ao

contrrio, se cava o tmulo da nossa prpria religio e tambm causamos dano religio dos outros. Todo aquele que honra sua prpria religio e condena a dos outros, o faz assim pela devoo sua prpria religio, pensa ndo: Irei glorificar minha prpria religio. Mas ao contrrio, agindo assim ele causa dano mais grave sua prpria religio. Assim a convivncia pacfica desejvel: Deixe todos ouvirem e seja desejoso para ouvir a doutrina professada pelos outros. Devemos acrescentar aqui que este esprito de entendimento receptivo deve ser adotado hoje, no apenas na questo das doutrinas religiosas como tambm em todas os demais questes. Este esprito de tolerncia e entendimento foi desde o incio uma das idias mais preciosas da cultura e civilizao Budista. Este o motivo de no existir um nico exemplo de perseguio ou de derramamento uma gota de sangue para converter pessoas ao Budismo ou em sua propagao durante sua longa histria de 2500 anos. Ele se espalhou pacificamente por todo o continente asitico, tendo mais de 500 milhes de seguidores hoje. A violncia em qualquer forma, sob qualquer por qualquer pretexto absolutamente contra o ensinamento do Buddha. Linhagem de homens cegos A expresso utilizada geralmente nos textos Budistas ao se referir pessoa que entende a Verdade so: O Olho sem poeira e sem manchas da verdade (Dhamma -cakkhu) surgiu, Ele viu a Verdade, chegou Verdade, conheceu a Verdade, penetrou na Verdade, passou por cima da dvida, est sem a vacilao gerada pela dvida, Assim, com a reta sabedoria ele v as coisas como elas so (yath bhutam). Com referncia sua prpria Iluminao, o Buddha diz: O olho nasceu, o conhecimento nasceu, a cincia nasceu, a luz nasceu. Est sempre sendo percebido pelo conhecimento ou pela sabedoria (na-dassana), e no sendo acreditado pela f. Isto era mais valorizado numa poca em que a ortodoxia Bramnica insistia intolerantemente na crena e na aceitao da tradio e da autoridade como a nica Verdade inquestionvel. Uma vez um grupo de sbios e renomados Brmanes foram ver o Buddha e tiveram um longo debate com ele. Um do grupo, um jovem Bramane de 16 anos chamado Kpathika, considerado pelos demais como tendo uma mente um brilhante e excepcional, fez uma pergunta ao Buddha: Venervel Gautama, existe a antiga e sagrada escritura dos Brmanes que passou para as prximas geraes da linhagem pelos textos da tradio oral ininterrupta. Com respeito a estes, os Brmanes chegam a conclu so absoluta: Apenas estes so a Verdade e todo o resto falso.. O que o venervel Gautama diz sobre isto? O Buddha perguntou: Existe entre os Brmanes um nico que alegue que tenha pessoalmente conhecido e percebido que Apenas isto a Verdade e todo o resto falso? O jovem respondeu: No.

Ento, h algum instrutor, ou o instrutor do instrutor dos Brmanes at a stima gerao, ou mesmo qualquer dos autores originais destas escrituras, que alegue que ele conhece e percebe: Apenas isto a Verdade e tudo o mais falso? No. Ento como uma linhagem de homens cegos, cada um recebendo influncia do predecessor; o primeiro no percebe a realidade, o do meio tambm no percebe a realidade, o ltimo tambm no percebe a realidade. Assim, me parece que o estgio dos Brmanes como uma linhagem de homens cegos. Ento o Buddha deu um conselho de extrema importncia ao grupo de Brmanes: No apropriado a um homem sbio que preserva a verdade chegar a concluso: Isto apenas a Verdade e tudo o mais falso.3 Verdade pessoal e Verdade absoluta Solicitado pelo Brmane para explicar a idia de preservao ou defesa da verdade, o Buddha disse: Um homem tem uma f. Se ele diz: Esta a minha f, at aqui ele preserva a verdade. Mas com isto ele no pode chegar concluso absoluta: Isto a Verdade e tudo o mais falso. Em outras palavras, um homem pode acreditar no que ele preferir, e pode dizer: Eu acredito nisto. At aqui ele respeitou a verdade. Mas por causa de sua crena e f, ele no pode dizer que o que ele acredita a nica Verdade e tudo o mais falso. Apego a uma viso um obstculo O Buddha disse: Estar apegado a uma coisa ( a uma certo modo de ver) e desprezar outras coisa (vises) como inferiores, a isto o homem sbio denomina um guilho / obstculo / impedimento. Uma vez o Buddha explicou a doutrina de causa e efeito aos discpulos e eles disseram que perceberam a realidade e entenderam claramente. Ento o Buddha disse: Oh, bhikkhus, mesmo esta viso, que to pura e to clara, se voc prender-se a ela, se voc se afeioa, se voc d grande valor ela, se voc estiver apegado a ela, ento voc no ir entender que o ensinamento similar a uma jangada, que serve para atravessar e no para alcanar/conseguir chegar.4 Em outro lugar o Buddha explicou este famoso simile: Oh, bhikkhus, o homem est fazendo uma viagem. Ele chega a uma vasto trecho de gua. Deste lado da margem perigoso, mas do outro lado seguro e sem perigo. Nenhum barco vai para a outra margem onde seguro e sem perigos, nem h nenhuma ponte para atravessar. Ele diz a si mesmo: Este mar de gua muito vasto e a margem deste lado cheia de perigos, mas na outra margem segura e sem perigos, Nenhum barco vai para a outra margem, nem h uma ponte para atravessar. Seria bom se ento
3 4

Canki-sutta, n 95 de M. Mahtanhsankaya-sutta, n 38 de M.

10

se eu recolhesse grama, madeira, galhos e folhas para fazer uma jangada, e com a ajuda da jangada atravessar em segurana para o outro lado, usando minhas mos e ps. Ento o homem, oh, bhikkhud, recolheu grama, madeira, galhos e folhas e fez uma jangada. E com a ajuda daquela jangada atravessou em segurana para o outro lado. Tendo atravessado e ido para o outro lado, ele pensou: Esta jangada foi de grande ajuda para mim. Com sua ajuda eu atravessei em segurana para este lado. Seria bom se eu carregasse esta jangada na minha cabea ou nas minhas costas por onde eu for. O que vocs pensam, oh, bhikkhus, se ele agisse desta maneira estaria este homem agindo corretamente em relao jangada? No, Senhor. D e que maneira ele estaria agindo corretamente em relao jangada? Tendo atravessado para o outro lado, suponha que aquele homem pensasse: Esta jangada foi de grande ajuda para mim. Com sua ajuda eu atravessei em segurana para o outro lado, usando minhas mos e ps. Seria bom se eu atracasse esta jangada na margem ou ancorasse-a, a deixasse flutuante e continuasse o meu caminho seja ele qual for. Agindo desta maneira estaria este homem agindo corretamente em relao jangada. Da mesma maneira, oh, bhikkhus, eu ensinei uma doutrina similar a uma jangada ela para atravessar e no para levar consigo (getting hold of). Vocs, oh, bhikkhus, que compreendem que o ensinamento similar a uma jangada devem abandonar (abrir mo) mesmo as coisas boas (dhamma), quanto mais as coisas ms (adhamma) 5. A vida espiritual no depende da especulao metafsica Desta parbola fica claro que o ensinamento do Buddha tem o propsito de levar o homem para a segurana, paz, felicidade, tranqilidade e o atingimento do Nirvna. Toda a doutrina ensinada pelo Buddha leva para este fim. Ele no diz coisas para satisfazer curiosidade intelectual. Ele era um professor prtico e ensinou apenas as coisas que trariam paz e felicidade ao homem. Uma vez o Buddha estava na floresta Simsap, perto de Allahabad. Ele tomou algumas folhas com as mos e perguntou aos seus discpulos: O que vocs acham, oh, bhikkhus? O que vale mais? Estas poucas folhas em minha mo ou as folhas desta floresta?. Senhor, h poucas folhas nas mos do Abenoado (Blessed One), mas, sem dvida, as folhas da floresta de Simsap so muito mais abundantes. Da mesma maneira, bbhikkhus, do que eu sei eu lhes contei apenas uma parte, o que eu no lhes contei muito mais. E porque eu no lhes contei? Porque no til ... no leva ao Nirvna. Por isto eu no lhes contei estas coisas.

MI (PTS) pag 134-135 Dhamma aqui, de acordo com o Comentrio, significa um apgo (attainment) s coisas espirituais elevadas como tambm s vises e idias puras. O apgo mesmo a isto, por mais elevado e puro que eles possam ser, devem ser abandonados (parar de fazer), muito mais que deve ser em relao s coisas perversas e ms. MA II (PTS), pg 109.

11

ftil (sem valor) para ns, como alguns eruditos em vo tentam fazer, especular sobre o que o Buddha sabia e no nos contou. O Buddha no pretendia discutir questes metafsicas desnecessrias que so puramente especulativas e que criam problemas imaginrios. Ele considerava-as como um territrio selvagem de opinies. Parece que havia alguns entre seus prprios discpulos que no apreciava esta sua atitude. Temos o exemplo de um deles, Mlukyaputta, que props ao Buddha 10 conhecidas questes clssicas sobre problemas metafsicos e exigiu resposta. 6 Um dia, Mlukyaputta levantou da sua meditao vespertina, foi ao Buddha, o saudou, sentou ao seu lado e disse: Senhor, quando eu estava sozinho meditando, estes pensamentos me ocorreram: Existem este problemas no explicados, postos de lado e rejeitados pelo Blessed One. Que so: o universo eterno ou no eterno, o universo finito ou ele infinito, a alma idntica ao corpo ou a alma uma coisa e o corpo outra coisa, o Tathgata existe depois da morte ou ele no existe aps a morte ou ele existe e no existe ao mesmo tempo aps a morte ou ele ao mesmo tempo no existe e no no-existe. Estes problemas o Blessed One no me explicou. Esta atitude no me agradou. Irei ao Blessed One e lhe perguntarei sobre este assunto. Se o Blessed One as explicar para mim, ento continuarei a seguir a vida sagrada sob sua orientao. Se ele no as explicar, deixarei a Ordem e irei embora. Se o Blessed One sabe que o universo eterno, que ele me explique. Se o Blessed One sabe que o universo no eterno, que ele diga. Se o Blessed One no sabe se o universo eterno ou no, ento para uma pessoa que no sabe, straightforward (arriscado) dizer eu no sei, eu no entendi. A resposta do Buddha para Mlukyaputta deve ser til a muitos milhes no mundo que esto perdendo tempo valioso nestas questes metafsicas e desnecessariamente perturbando sua paz de esprito: Alguma vez eu lhe disse Mlukyaputta, Venha, Mlukyaputta, leve a vida sagrada sob minha orientao, eu lhe explicarei estas questes? No, senhor. Ento, Mlukyaputta. Mesmo voc me disse: Senhor, eu irei seguir a vida sagrada sob a orientao do Blessed One e o Blessed One explicar estas questes para mim? No, Senhor. Mesmo agora, Mlukyaputta, eu no lhe disse: Venha e siga a vida sagrada sob minha orientao, eu lhe explicarei estas questes.

Cula-Mhakya-sutta, n 63 de M

12

E voc tambm no me disse tambm: Senhor, eu irei seguir a vida sagrada sob a orientao do Blessed One e ele ir explicar estas questes para mim. Sob estas circunstncias, seu tolo, quem rejeita quem? Mlukyaputta, se algum diz: Eu no seguirei a vida sagrada sob a orientao do Blessed One at que ele explique estas questes, ele pode morrer com estas questes no respondidas pelo Tathgata. Suponha Mlukyaputta, que um homem ferido por uma flecha envenenada e seus amigos e parentes o levam a um cirurgio, Suponha que o homem diga ento: E u no deixarei que esta flecha seja retirada at que eu saiba quem me alvejou, se ele um Ksattriya (da casta dos guerreiros), ou Brhmana (a casta sacerdotal) ou um Vaisya (casta dos comerciantes e dos agricultores) ou um Sudra (da casta mais baixa), qual seu nome, se ele alto ou baixo ou de mdia estatura, se sua complexo negra, moreno ou dourada, de que vila ou cidade ele vm. Eu no deixarei esta flecha ser retirada at saber que tipo de arco com a qual fui atingido, o tipo de corda est usado no arco, o tipo de flecha, que tipo de pena foi usada na flecha, que tipo de material foi usado na ponta da flecha. Mlukyaputta, aquele homem poderia morrer sem saber qualquer uma destas coisas. Mesmo assim, Mlukyaputta, se algum dissesse: Eu no seguirei a vida sagrada sob a orientao do Blessed One at que ele responda estas perguntas: se o universo eterno ou no, etc..., ele morreria com estas questes no respondidas pelo Tathgata. Ento o Buddha explicou a Mlukyaputta que a vida sagrada no depende destas respostas. Seja qual for a opinio que se possa ter sobre estas perguntas, eu declaro que nesta vida em particular h nascimento, velhice, decadncia, morte, aflio, lamentao, dor, pesar, agonia, A Cessao de todos (i.e. Nirvana), isto eu declaro. Ento, Mlukyaputta, mantenha na mente o que eu tenho explicado como explicado, e o que eu no expliquei como no explicado. O que so as coisas que eu no expliquei? Eu no expliquei se o universo eterno ou no, etc ... (as 10 questes). Porque, Mlukyaputta, eu no os expliquei? Porque no til, no est fundamentalmente associado com a vida espiritual sagrada, no conduz averso, desapego, cessao, tranqilidade, profunda compreenso, completa realizao, Nirvna, Este o porque eu no lhe contei sobre eles. Ento, Mlukyaputta, o que eu tenho explicado? Eu expliquei sobre dukkha, o surgimento de dukkha, a cessao de dukkha e o caminho que leva cessao de dukkha. Porque, Mlukyaputta, eu expliquei isto? Porque til, fundamentalmente associado com a sagrada vida espiritual, conduz averso, ao desapego, cessao, tranqilidade, profunda compreenso, completa realizao, ao Nirvna. Por isto eu o expliquei.

13

Concluso
O caminho trilhado pelo Buddha mostram que existe um caminho que o homem pode seguir por si mesmo, independente das religies oficiais. Quando o Buddha pregou no existia a religio budista. Ele prprio no estava seguindo nenhuma religio. O caminho que ele trilhou mostra que precisamos acreditar em nossas prprias impresses mais que na tradio e opinies alheias. O estudo do fundamento das religies nos ajudam a perceber a Verdade nas suas diversas facetas e a procurar compreender o nosso prprio modo de aproximao da espiritualidade.

14

Vous aimerez peut-être aussi