Vous êtes sur la page 1sur 27

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

AULA 00: Noes sobre processo de desenvolvimento de software


SUMRIO Apresentao Cronograma Consideraes Iniciais Modelos Organizacionais Resumo comparativo Exerccios Consideraes Finais Lista de Exerccios Gabarito PGINA 2 2 4 5 17 17 23 24 27

Ol a todos! E sejam bem-vindos ao projeto Tecnologia da Informao para o concurso de Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental.

O nosso objetivo cobrir todo o contedo de Tecnologia da Informao para o certame, explicando a teoria e mostrando exerccios de concursos anteriores da ESAF, complementando com outras bancas medida que se mostrar necessrio. Finalmente, saiba que tenho conscincia que voc no do ramo da Tecnologia da Informao, de modo que este curso, sem perda de qualidade, trar o contedo de maneira simples e descomplicada, de modo a facilitar o seu aprendizado. Vamos l?

Observao importante: este curso protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei 9.610/98, que altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias. Grupos de rateio e pirataria so clandestinos, violam a lei e prejudicam os professores que elaboram o cursos. Valorize o trabalho de nossa equipe adquirindo os cursos honestamente atravs do site Estratgia Concursos ;-)
Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 27

APRESENTAO

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

Permitam-me que eu me apresente. Eu sou Victor Dalton Teles Jesus Barbosa. Minha experincia em concursos comeou aos 15 anos, quando consegui ingressar na Escola Preparatria de Cadetes do Exrcito, em 1999. Cursei a Academia Militar das Agulhas Negras, me tornando Bacharel em Cincias Militares, 1 Colocado em Comunicaes, da turma de 2003. Em 2005, prestei novamente concurso para o Instituto Militar de Engenharia, aprovando em 3 lugar. No final de 2009, me formei em Engenharia da Computao, sendo o 2 lugar da turma no Curso de Graduao. Decidi ento mudar de ares. Em 2010, prestei concursos para Analista do Banco Central (rea 1 Tecnologia da Informao) e Analista de Planejamento e Oramento (Especializao em TI), cujas bancas foram a CESGRANRIO e a ESAF, respectivamente. Fui aprovado em ambos os concursos e, aps uma passagem pelo Ministrio do Planejamento, optei pelo Banco Central do Brasil. Em 2012, por sua vez, prestei concurso para o cargo de Analista Legislativo da Cmara dos Deputados, aplicado pela banca CESPE, e, desde o incio de 2013, fao parte do Legislativo Federal brasileiro. Aqui no Estratgia Concursos, j ministrei e ministro cursos para vrios certames, como CGU, Receita Federal, ICMS/PR, ICMS/SP, Banco Central, MPU, IBAMA, ANS, Ministrio da Sade, Polcia Federal, MPOG. Alm disso, tambm ministro aulas presenciais em diversos Estados, cujo feedback dos alunos tem me impulsionado a continuar cada vez mais a ministrar aulas.

CRONOGRAMA

Nosso cronograma provvel trar as aulas na seguinte sequncia: Aula 00 (10/06/2013) 1.Noes sobre processo de desenvolvimento de software: modelos organizacionais. Aula 01 (17/06/2013) 1.Noes sobre processo de desenvolvimento de software: stakeholders, modelagem de negcio, engenharia de requisitos.

Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 27

Aula 02 (24/06/2013) 1.Noes sobre processo de desenvolvimento de software: anlise e projeto, implementao, teste, implantao. Aula 03 (01/07/2013) 2. Papis e responsabilidades em projetos de software: patrocinador, rea de negcio, analista de requisitos. Aula 04 (08/07/2013) 2. Papis e responsabilidades em projetos de software: gerente de projetos, equipe de desenvolvimento, equipe de sustentao.

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

Aula 05 (15/07/2013) Simulado, com questes inditas sobre o assunto. Videoaula 00 - Parte I (02/07/2013) 1.Noes sobre processo de desenvolvimento de software: modelos organizacionais. Videoaula 00 - Parte II (03/07/2013) 1.Noes sobre processo de desenvolvimento de software: modelos organizacionais. Videoaula 01 (04/07/2013) 1.Noes sobre processo de desenvolvimento de software: stakeholders, modelagem de negcio, engenharia de requisitos. Videoaula 02 (05/07/2013) 1.Noes desenvolvimento de software: anlise e projeto. sobre processo de

Videoaula 03 (15/07/2013) 1.Noes sobre processo desenvolvimento de software: implementao, teste, implantao.

de

Videoaula 04 (16/07/2013) 2. Papis e responsabilidades em projetos de software: patrocinador, rea de negcio, analista de requisitos, gerente de projetos, equipe de desenvolvimento, equipe de sustentao. Videoaula 05 (18/07/2013) Simulado.

Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 27

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00 NOES SOBRE PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Consideraes iniciais

Antes de entrarmos diretamente no assunto, razovel fazer algumas consideraes iniciais acerca de Software e Engenharia de Software, para contextualizarmos o nosso estudo.

O que software?

Pode-se definir software de computador como conjunto de operaes (programas de computador) que, quando executadas, fornecem caractersticas, funes e desempenho desejados, as estruturas de dados (bancos de dados) que possibilitam aos programas manipular as informaes e a documentao, tanto a que descreve a estrutura do sistema quanto a que ensina o usurio a utilizar o sistema. Perceba um detalhe que foge ao entendimento comum: um programa de computador apenas aquilo que est no meio virtual; j um software compreende o programa de computador e a sua documentao! Nos dias de hoje, softwares podem ser tanto instalados em um dispositivo, como um sistema operacional, ou um aplicativo para celular, quanto acessados remotamente, por meio de um navegador web. Provavelmente, o sistema operacional do seu computador foi instalado no disco rgido do mesmo. Por outro lado, quando voc realiza uma compra online em uma loja, voc interage com um ou mais softwares daquela loja.

O que Engenharia de Software?

A Engenharia de Software abrange um conjunto de prticas e ferramentas que possibilitam aos profissionais desenvolverem software de qualidade. Os mtodos (prticas) da engenharia de software baseiam-se em um conjunto de princpios bsicos que norteiam o desenvolvimento de software. Nesse contexto encontra-se a matria que iremos estudar para esse

Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 27

concurso, Processo de Desenvolvimento de Software e os Papis e Responsabilidades no Desenvolvimento de Software. As ferramentas, por sua vez, no so o foco deste curso. Feita esta rpida e objetiva ambientao, podemos iniciar o estudo do Processo de Desenvolvimento de Software.

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

NOES SOBRE PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: MODELOS ORGANIZACIONAIS Processos de Desenvolvimento de Software

Processo de Desenvolvimento de Software (doravante chamado de Processo de Software) um conjunto de atividades que leva produo de um produto de software. Os processos de software so complexos e, como todos os processos intelectuais e criativos, dependem de julgamento humano. Envolve o estabelecimento de comunicao entre pessoas heterogneas. Tomemos como exemplo um lojista, que vende roupas e deseja um software que possibilite vender seus produtos pela Internet. Ao procurar uma empresa que desenvolve tal produto, o lojista (o interessado no software), ir conversar com analistas de requisitos, que so especialistas em converter as necessidades do lojista em requisitos de software. Entretanto, quem ir escrever o programa de computador sero os programadores (que sabem muito sobre cdigo, e pouco sobre vendas de roupas). Logo, razovel imaginar que o processo de software requer metodologia, para que o produto final atenda s necessidades dos interessados no software (tambm chamados de stakeholders). No se preocupe. Tudo isso ser detalhado ao longo das aulas.

Modelos de processos de software

Um modelo de processo de software uma representao abstrata de um processo de software. Abordaremos, a partir de agora, os principais modelos (tambm chamados de paradigmas) de processos de software, segundo Pressman e Sommerville, principais autores acerca de Engenharia de Software (tanto para as faculdades quanto para a ESAF,).
Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 27

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00
Pressman afirma que uma metodologia de processo genrica para engenharia de software estabelece cinco atividades metodolgicas: comunicao, planejamento, modelagem, construo e entrega. Contudo, no basta apenas analisar as atividades em si, mas tambm o fluxo de processo, ou seja, como so organizadas essas tarefas em relao sequncia e ao tempo. Em um fluxo de processo linear, tem-se cada uma das cinco atividades metodolgicas em sequncia, comeando com a comunicao e terminando com o emprego (ou entrega, ou implantao).

Fluxo de processo linear.

Um fluxo de processo iterativo repete uma ou mais das atividades antes de prosseguir para a prxima. Um fluxo de processo evolucionrio, por sua vez, executa as atividades de forma circular, e cada volta pelas cinco atividades conduz a uma verso mais completa do software.

Fluxo de processo evolucionrio.

Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 27

Um fluxo de processos paralelo, por fim, executa uma ou mais atividades em paralelo com outras atividades.

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

O conhecimento desses fluxos de processos importante para o melhor entendimento dos modelos de processos de software propriamente ditos, a seguir.

Modelos sequenciais:

Os modelos sequenciais so aqueles em que o trabalho flui de forma relativamente linear. O principal modelo sequencial conhecido o modelo em cascata, tambm chamado de ciclo de vida clssico.

Modelo em Cascata: Pressman

Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 27

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

Modelo em cascata: Royce

Embora estudemos essas etapas com mais detalhes nas prximas aulas, importante conhecer as diversas nomenclaturas que podem aparecer em uma eventual questo de prova. Voc no poder errar uma questo de prova se, por ventura, os nomes das etapas vierem levemente diferentes dos vistos nesses modelos (para tal, lembre-se da metodologia genrica!). De uma maneira geral, as etapas do modelo em cascata dividem-se em: Anlise e Definio de Requisitos Os servios, restries e objetivos do sistema so definidos por meio de consulta aos usurios do sistema. Eles so, portanto, definidos detalhadamente e servem como uma especificao de sistema. Projeto de sistema e software O processo de projeto de sistema divide os requisitos em sistemas de hardware ou de software. Ele estabelece uma arquitetura geral do sistema. O projeto de software envolve a identificao e a descrio das abstraes fundamentais do sistema de software e suas relaes. Implementao e teste de unidade Durante esse estgio, o projeto de software realizado como um conjunto de programas ou unidades de programa. O software codificado, ou seja, escreve-se o cdigo que faz o programa funcionar. O teste unitrio envolve a verificao de que cada unidade atende sua especificao. Integrao e testes de sistema As unidades individuais de programa ou os programas so integrados e testados como um sistema completo para garantir que os requisitos de software foram atendidos. Aps os testes, o sistema de software liberado para o cliente. Operao e manuteno Geralmente (embora no necessariamente) esta a fase mais longa do ciclo de vida. O sistema instalado e colocado em
Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 27

operao. A manuteno envolve a correo de erros no detectados nos estgios anteriores ao ciclo de vida, no aprimoramento da implementao das unidades de sistema e na ampliao dos servios de sistema medida que novos requisitos so identificados. Uma variao do modelo cascata o modelo V. O modelo V procura relacionar as aes de garantia da qualidade com as aes iniciais relacionadas comunicao, modelagem e atividades de construo iniciais.

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

Modelo em V

medida que a equipe de software desce o lado esquerdo do V, os requisitos sero mais detalhados e o problema ser mais conhecido, assim como sua soluo. Uma vez que o cdigo tenha sido gerado, a equipe sobe o V, realizando uma srie de testes que validem os modelos criados do outro lado do V. Na realidade, o modelo V uma nova forma de visualizar a verificao e a validao do software. No chega a ser um modelo fundamentalmente diferente do modelo em cascata.

O modelo em cascata o paradigma mais antigo da engenharia de software. Na verdade, ele s eficiente quando aplicado para adaptar ou aperfeioar um software j existente. Entre os problemas destes modelos, destacam-se: Projetos reais raramente seguem este fluxo; difcil para o cliente estabelecer claramente todas as necessidades no incio do desenvolvimento do software. Ou seja, a probabilidade
Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 27

de se entregar um software que no atenda s necessidades do cliente cresce; O cliente precisa esperar o software at o final do projeto. Aliado ao problema anterior, tempo e dinheiro podem ser valiosamente desperdiados.

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

Modelos incrementais

Os modelos incrementais surgiram como uma alternativa aos modelos sequenciais. Tais modelos combinam elementos dos fluxos de processos lineares e paralelos.

Modelo Incremental

Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 27

Nestes modelos, pode ser entregue inicialmente um determinado conjunto funcional aos usurios, e cada sequncia linear gera incrementais (entregveis/aprovados/liberados) do software.

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

Por exemplo, um software de navegao web pode ser entregue com a capacidade inicial de ler pginas HTML simples. Como incrementais, pode ser adicionada a funcionalidade de baixar arquivos; posteriormente, a capacidade de visualizar vdeos; e assim por diante. Uma variao do modelo incremental o RAD (Rapid Application Development). Trabalha com ciclos curtos (60 a 90 dias), com equipes trabalhando em paralelo e entregas incrementais, variando de 4 a 6 ciclos at o produto final.

Ciclo RAD

O modelo incremental interessante quando as verses seccionadas do produto possuem capacidade para atender ao usurio. Entretanto, caso no haja gerenciamento adequado, o modelo pode perder eficcia. Alm disso, nem sempre o sistema a ser entregue possuir flexibilidade o bastante para acomodar evolues seccionadas.

Modelos evolutivos

uma forma de desenvolvimento na qual o software desenvolvido em ciclos, e a cada ciclo novas funcionalidades so incrementadas ao sistema. Os modelos evolutivos reconhecem que medida que o desenvolvimento do projeto
Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 27

avana, as necessidades de negcio mudam frequentemente, tornando inadequados os modelos que seguem em linha reta rumo a um produto final. Enquadram-se aqui o modelo espiral e a prototipao.

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

Normalmente, o interessado no software no consegue identificar, detalhadamente, aquilo que deseja no software. Nesse contexto, a prototipao surge como um modelo interessante, pois ajuda os interessados a compreender melhor o que ser construdo. Nas fases iniciais de elicitao de requisitos e de projeto, prottipos so apresentados ao cliente. Os prottipos so softwares desenvolvidos de maneira rpida e sem preocupaes com a qualidade ou o funcionamento real do sistema. Desta forma, ainda em etapas iniciais, os requisitos podem ser aprimorados, antes da codificao efetiva do software. Aps o melhor esclarecimento dos requisitos, o prottipo descartado, e o software real desenvolvido.

Prototipao

O modelo espiral um modelo de processo de software que acopla a natureza iterativa da prototipao com aspectos sistemticos do modelo cascata. Nele, cada volta na espiral conduz a verses cada vez mais sofisticadas do software. Ainda, cabe destacar duas caractersticas do modelo em espiral que o diferem dos demais. Primeiro, o modelo em espiral no precisa se encerrar na
Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 27

entrega da verso final ao cliente, pois ele pode englobar tambm as fases de manuteno e evoluo do software; e, por fim, este modelo reconhece explicitamente os riscos do processo de desenvolvimento, uma vez que desenvolvedor e cliente podem utilizar a prototipao como mecanismo de reduo dos riscos. Como inconvenientes, os modelos evolucionrios tambm podem ser difceis de controlar, assim como pode ser difcil convencer os clientes que essa abordagem a mais adequada.

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

Modelo em espiral de Boehm

Modelo em espiral de Pressman

Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 27

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00
Outros modelos

Rational Unified Process: RUP, ou Processo Unificado, um processo de engenharia de software que fornece uma abordagem disciplinada para assumir tarefas e responsabilidades dentro de uma organizao de desenvolvimento, cujo objetivo assegurar a produo de software de alta qualidade dentro de prazos e oramentos previsveis. O RUP traz elementos de todos os modelos genricos de processo, apoia a iterao e ilustra boas prticas de especificao e projeto. Ele captura seis das melhores prticas no desenvolvimento de software de forma satisfatria para uma grande faixa de projetos e organizaes. As melhores prticas abordadas so as seguintes: 1. Desenvolver o software iterativamente: planejar os incrementos de software com base nas prioridades do cliente e desenvolver e entregar o mais cedo possvel s caractersticas de sistema de maior prioridade no processo de desenvolvimento. 2. Gerenciar Requisitos: documentar explicitamente os requisitos do cliente e manter acompanhamento das mudanas desses requisitos. Analisar o impacto das mudanas no sistema antes de aceit-las. 3. Usar arquiteturas baseadas em componentes: Estruturar a arquitetura do sistema com componentes, reduzindo a quantidade de software a ser desenvolvido e, consequentemente, reduzir custos e riscos. 4. Modelar o software visualmente: usar modelos grficos de UML para apresentar as vises esttica e dinmica do software. 5. Verificar a qualidade do software: garantir que o software atenda aos padres de qualidade da organizao. 6. Controlar as mudanas do software: gerenciar as mudanas do software, usando um sistema de gerenciamento de mudanas, procedimentos e ferramentas de gerenciamento de configurao.

O RUP divide o seu ciclo de desenvolvimento em quatro etapas, a saber: concepo, elaborao, construo e transio.

Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 27

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

Ciclo do RUP e seu relacionamento com as etapas genricas de processos de software

1. Concepo: O objetivo desta fase estabelecer um business case para o sistema. Devem ser identificadas todas as entidades externas (pessoas e sistemas) que iro interagir com o sistema em desenvolvimento e definir essas interaes. Essas informaes so utilizadas para avaliar a contribuio do novo sistema para o negcio. Como resultado dessa fase, so produzidos um documento de viso, com uma viso geral dos requisitos centrais do projeto, um modelo inicial de caso de uso, de 10 a 20% do sistema, um glossrio de projeto inicial, uma avaliao de risco inicial e um plano de projeto que mostra as fases e iteraes. Ainda, existe um marco a ser atingido, que a definio do objetivo de ciclo de vida do projeto. 2. Elaborao: Os objetivos desta fase so desenvolver um entendimento do domnio do problema, estabelecer um framework de arquitetura para o sistema, desenvolver o plano de projeto e identificar seus principais riscos. Ao final desta fase deve-se ter um modelo de requisitos para o sistema (os casos de uso da UML so especificados), uma descrio de arquitetura e um plano de desenvolvimento do software. Como resultados dessa fase, o modelo de caso de uso provavelmente deve estar 80% completo, um prottipo arquitetnico executvel, uma lista de risco revisada e um plano de desenvolvimento para o projeto global. O marco, nesta etapa, a arquitetura do ciclo de vida. 3. Construo: Esta fase est essencialmente relacionada ao projeto, programao e teste do sistema. As partes do sistema so desenvolvidas
Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 27

paralelamente e integradas durante esta fase. Ao final deve-se ter um sistema de software em funcionamento e a documentao associada pronta para ser liberada para os usurios. Como resultados, temos o produto de software integrado e os manuais de usurio. O marco a capacidade operacional inicial.

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

4. Transio: Nesta fase, faz-se a transferncia do sistema da comunidade de desenvolvimento para a comunidade de usurios, com a entrada do sistema em funcionamento no ambiente real. Esta uma atividade ignorada na maioria dos modelos de processo de software, pois onerosa e s vezes problemtica. Ao final desta fase, deve-se ter um sistema de software documentado, funcionando corretamente em seu ambiente operacional. O marco, dessa fase, o lanamento de produto. Cada uma das fases descritas acima pode ser realizada de forma iterativa, com os resultados desenvolvidos incrementalmente.

Desenvolvimento baseado em componentes: o modelo de processo de software baseado em componentes baseado em reuso de componentes de softwares j existente, com o intuito de reduzir o tempo de desenvolvimento do software.

Modelo de mtodos formais: modelo que se preocupa com especificaes matemticas formais de software. Importantes para softwares de sistemas avinicos e mdicos, por exemplo.

Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 27

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00 RESUMO COMPARATIVO ENTRE OS TRS PRINCIPAIS MODELOS

SEQUENCIAL Como funciona


Atividades em sequncia

INCREMENTAL
Misto de atividades sequenciais e em paralelo til quando o produto permite entregas seccionadas

EVOLUCIONRIO
Desenvolvimento em ciclos

Vantagem

til apenas quando a atividade muito bem limitada e definida Dificilmente um projeto real segue essa abordagem

Reconhece os riscos explicitamente; reconhece o dinamismo do software Pode ser difcil convencer o cliente aceitar esse tipo de entrega

Desvantagem

Nem todo software acomoda esse tipo de entrega

Estamos entendidos quanto aos principais modelos de processos de software? Ento rumo aos exerccios!

EXERCCIOS
1 Questo) (ESAF CGU - Analista de Finanas e Controle Desenvolvimento de Sistemas da Informao - 2012) A escolha de um modelo fortemente dependente das caractersticas do projeto. Os principais modelos de ciclo de vida podem ser agrupados em trs categorias principais: a) sequenciais, cascata e evolutivos. b) sequenciais, incrementais e geis. c) sequenciais, incrementais e evolutivos. d) sequenciais, geis e cascata. e) cascata, geis e evolutivos.

Espero que voc saiba essas categorias de cor! Resposta certa, alternativa c).

Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 27

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00
2 Questo) (ESAF MPOG - Analista de Planejamento e Oramento Tecnologia da Informao - 2010) As atividades do modelo espiral de Engenharia de Software so: a) Planejamento, Anlise dos Componentes, Anlise de Hierarquia e Avaliao feita pelo cliente. b) Planejamento, Anlise dos Riscos, Engenharia e Avaliao feita pelo cliente. c) Projeto, Anlise dos Benefcios, Engenharia e Avaliao feita pelo gestor. d) Planejamento, Eliminao dos Riscos, Anlise de Contingncia e Avaliao feita pelo cliente. e) Planejamento, Projeto, Anlise dos Riscos e Engenharia. A ESAF adotou, nessa questo, o modelo em espiral de Boehm, embora existam outros.

Resposta certa, alternativa b).

3 Questo) (FCC Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Norte Analista de Tecnologia da Informao Especialidade Engenharia de Software/Desenvolvimento de Sistemas - 2010) No modelo de desenvolvimento de software em espiral, cada loop na espiral representa a) a necessidade de retornar ao incio da fase em que se encontra. b) um processo de reengenharia. c) uma disciplina de software. d) uma fase do processo de software. e) uma atividade paralela.

Segundo Pressman, o primeiro circuito em volta da espiral pode resultar no desenvolvimento de uma especificao de produto; passagens subsequentes

Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 27

em torno da espiral podem ser usadas para desenvolver um prottipo, e, ento, progressivamente, verses cada vez mais sofisticadas do software.

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

Desse modo, percebemos que a nica alternativa aplicvel a letra d). As demais alternativas no fazem sentido.

4 Questo) (FCC Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Norte - Analista de Tecnologia da Informao Especialidade Engenharia de Software/Desenvolvimento de Sistemas - 2010) O modelo em espiral difere principalmente dos outros modelos de processo de software por a) no contemplar o prottipo. b) reconhecer explicitamente o risco. c) no ter fases. d) possuir uma fase nica evolucionria. e) no contemplar o projeto do produto.

O modelo em espiral um modelo evolucionrio. E o que o destaca entre os demais modelos? Jamais se esquea: alm de poder ser utilizado aps a entrega do software, nas fases de manuteno e evoluo, o modelo em espiral reconhece os riscos! Resposta certa, alternativa b).

5 Questo) (ESAF ANA Analista Administrativo Desenvolvimento de Sistemas 2009 - adaptada) O modelo de processo de software caracterizado por intercalar as atividades de especificao, desenvolvimento e validao, denomina-se a) modelo de workflow. b) modelo de fluxo de dados. c) desenvolvimento evolucionrio. d) transformao formal. e) modelo em cascata. Ao observar as alternativas, nota-se que somente a alternativa e) um modelo de processo de software. Ainda que tenhamos boa vontade com a alternativa c), sabemos que, nos modelos evolucionrios, estas etapas no so estanques, pois o software evoludo por ciclos. Somente no modelo cascata as etapas so bem definidas e separadas umas das outras.
Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 27

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00
6 Questo) (ESAF SEFAZ/CE Analista de Tecnologia da Informao 2006) Analise a seguinte descrio relacionada ao modelo espiral para a engenharia de software. O modelo espiral para a engenharia de software, alm de abranger as caractersticas do ciclo de vida clssico e o da prototipao, apresenta um novo elemento, denominado _____________, que faltava a esses paradigmas. Escolha a opo que preenche corretamente a lacuna acima. a) planejamento b) anlise de riscos c) engenharia d) projeto e) teste Novamente esta pergunta sobre o modelo espiral! Ela se repete bastante, e por vrias bancas diferentes! Resposta certa, alternativa b).

7 Questo) (FCC Companhia do Metropolitano de So Paulo Analista Desenvolvimento Gesto Jnior Cincias da Computao 2012) O processo de desenvolvimento em cascata um exemplo de processo dirigido a planos, pois, em princpio, necessrio planejar e programar todas as atividades do processo antes de comear a trabalhar nelas. So exemplos de estgios desse modelo: a) Integrao de Produto, Definio de Processo Organizacional e Gerenciamento de Riscos. b) Anlise e Definio de Requisitos, Implementao de Teste Unitrio e Integrao e Teste de Sistema. c) Inicial, Gerenciado e Em Otimizao. d) Engenharia de Requisitos, Ciclo de Vida de Projetos e Gesto de Incidentes. e) Acompanhamento e Controle de Projeto, Medio e Anlise e Desenvolvimento de Requisitos.

Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 27

Bancas diferentes adotam autores diferentes, que do nomes diferentes s etapas do modelo em cascata. Conhecendo o modelo genrico de Pressman, e trabalhando por eliminao, a resposta correta a alternativa b). Nas prximas aulas, quando estudarmos com mais detalhes cada uma dessas etapas, ser mais fcil para voc descartar as demais alternativas e encontrar a correta, caso voc tenha sentido dificuldade nesse momento.

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

Modelo genrico de Pressman

8 Questo) (ESAF Prefeitura de Natal Auditor do Tesouro Municipal Tecnologia da Informao - 2008) O modelo Espiral para a Engenharia de Software define quatro importantes atividades representadas pelos quatro quadrantes da figura (no existe figura na questo). Quanto a estas atividades, correto afirmar que a a) determinao dos objetivos das alternativas e das restries integra a atividade de Planejamento. b) identificao dos riscos integra a atividade de Planejamento. c) avaliao dos resultados da engenharia integra a atividade de Anlise de Risco. d) avaliao dos resultados da engenharia integra a atividade de Planejamento. e) resoluo dos riscos integra a atividade de Planejamento. Conhecedor das quatro etapas do modelo espiral, Planejamento, Anlise de Riscos, Engenharia e Avaliao pelo Cliente, apenas pelos nomes dos processos, razovel compreender que: A alternativa a) est correta; A identificao dos riscos est na anlise de riscos; A avaliao dos resultados da engenharia ser feita pelo cliente;e Riscos no se resolvem; eles sero aceitos ou minimizados ao longo do desenvolvimento do software.

9 Questo) (ESAF CGU Analista de Finanas e Controle Desenvolvimento de Sistemas de Informao 2008) No modelo de
Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 27

desenvolvimento em espiral, cada ciclo da espiral representa uma fase do processo de software. Nesse modelo, a atividade que obrigatoriamente estar presente em todos os ciclos : a) Planejamento de desenvolvimento. b) Anlise de requisitos. c) Teste de unidade. d) Anlise, Projeto, Implementao e Teste. e) Anlise de riscos.

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

Eu ainda preciso explicar? Alternativa e).

10 Questo) (ESAF Receita Federal Tcnico Tecnologia da Informao 2006) Segundo os princpios da Engenharia de Software, o paradigma do Ciclo de Vida Clssico requer uma abordagem sistemtica, sequencial ao desenvolvimento do software, que a) gira em torno de um prottipo, at a aprovao do projeto. b) se inicia no nvel do projeto e avana ao longo da codificao, anlise do sistema, teste e manuteno. c) se inicia no nvel do sistema e avana ao longo da anlise, projeto, codificao, teste e manuteno. d) se inicia no nvel do projeto e avana ao longo da codificao, teste, anlise do sistema e manuteno. e) gira em torno da evoluo de um prottipo, buscando a aprovao por ciclo at a aceitao final do projeto pelo cliente.

Questes antigas sempre so um pouco mais complicadas. Entretanto, espero que voc tenha percebido que a alternativa a) versa sobre a prototipao, a alternativa e) versa sobre o modelo espiral, e, dentre as alternativas b), c) e d), a nica que contm as etapas em uma sequncia correta a alternativa c).

Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 27

CONSIDERAES FINAIS

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

Espero que vocs tenham compreendido minha metodologia de trabalho. Ao trmino de nossas aulas, posso assegurar que voc ter o completo domnio do contedo de Tecnologia da Informao contido no edital deste concurso. Provavelmente voc sentiu dificuldade nesta primeira aula, pois leu muitos termos novos sem ter explicaes mais detalhadas a respeito deles: codificao, implantao e implementao, anlise e projeto (que so atividades distintas), dentre outros. No se desespere! Quando avanarmos no estudo, voc voltar a esta aula e entender o contedo com muito mais facilidade, uma vez que esses e outros termos estaro esclarecidos. C entre ns, voc j vivenciou esse processo de aprendizado com outras matrias, no mesmo? Aqui no ser diferente. A ESAF transformou essa matria em uma verdadeira armadilha para o candidato. Sero apenas seis questes de TI, mas quem zerar ser sumariamente eliminado. E, por algum acaso, existe estudar para acertar uma questo em seis? Quem vai ser louco de correr este risco? Juntos, vamos descomplicar essa matria, e estudaremos para acertar as seis questes de TI. Vem comigo!

Bons estudos,

Victor Dalton

Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 27

LISTA DE EXERCCIOS

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

1 Questo) (ESAF CGU - Analista de Finanas e Controle Desenvolvimento de Sistemas da Informao - 2012) A escolha de um modelo fortemente dependente das caractersticas do projeto. Os principais modelos de ciclo de vida podem ser agrupados em trs categorias principais: a) sequenciais, cascata e evolutivos. b) sequenciais, incrementais e geis. c) sequenciais, incrementais e evolutivos. d) sequenciais, geis e cascata. e) cascata, geis e evolutivos.

2 Questo) (ESAF MPOG - Analista de Planejamento e Oramento Tecnologia da Informao - 2010) As atividades do modelo espiral de Engenharia de Software so: a) Planejamento, Anlise dos Componentes, Anlise de Hierarquia e Avaliao feita pelo cliente. b) Planejamento, Anlise dos Riscos, Engenharia e Avaliao feita pelo cliente. c) Projeto, Anlise dos Benefcios, Engenharia e Avaliao feita pelo gestor. d) Planejamento, Eliminao dos Riscos, Anlise de Contingncia e Avaliao feita pelo cliente. e) Planejamento, Projeto, Anlise dos Riscos e Engenharia.

3 Questo) (FCC Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Norte Analista de Tecnologia da Informao Especialidade Engenharia de Software/Desenvolvimento de Sistemas - 2010) No modelo de desenvolvimento de software em espiral, cada loop na espiral representa a) a necessidade de retornar ao incio da fase em que se encontra. b) um processo de reengenharia. c) uma disciplina de software. d) uma fase do processo de software. e) uma atividade paralela.

4 Questo) (FCC Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Norte - Analista de Tecnologia da Informao Especialidade Engenharia de Software/Desenvolvimento de Sistemas - 2010) O modelo em espiral difere principalmente dos outros modelos de processo de software por a) no contemplar o prottipo. b) reconhecer explicitamente o risco.
Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 27

c) no ter fases. d) possuir uma fase nica evolucionria. e) no contemplar o projeto do produto.

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

5 Questo) (ESAF ANA Analista Administrativo Desenvolvimento de Sistemas 2009 - adaptada) O modelo de processo de software caracterizado por intercalar as atividades de especificao, desenvolvimento e validao, denomina-se a) modelo de workflow. b) modelo de fluxo de dados. c) desenvolvimento evolucionrio. d) transformao formal. e) modelo em cascata. 6 Questo) (ESAF SEFAZ/CE Analista de Tecnologia da Informao 2006) Analise a seguinte descrio relacionada ao modelo espiral para a engenharia de software. O modelo espiral para a engenharia de software, alm de abranger as caractersticas do ciclo de vida clssico e o da prototipao, apresenta um novo elemento, denominado _____________, que faltava a esses paradigmas. Escolha a opo que preenche corretamente a lacuna acima. a) planejamento b) anlise de riscos c) engenharia d) projeto e) teste 7 Questo) (FCC Companhia do Metropolitano de So Paulo Analista Desenvolvimento Gesto Jnior Cincias da Computao 2012) O processo de desenvolvimento em cascata um exemplo de processo dirigido a planos, pois, em princpio, necessrio planejar e programar todas as atividades do processo antes de comear a trabalhar nelas. So exemplos de estgios desse modelo: a) Integrao de Produto, Definio de Processo Organizacional e Gerenciamento de Riscos.
Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 27

b) Anlise e Definio de Requisitos, Implementao de Teste Unitrio e Integrao e Teste de Sistema. c) Inicial, Gerenciado e Em Otimizao. d) Engenharia de Requisitos, Ciclo de Vida de Projetos e Gesto de Incidentes. e) Acompanhamento e Controle de Projeto, Medio e Anlise e Desenvolvimento de Requisitos.

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

8 Questo) (ESAF Prefeitura de Natal Auditor do Tesouro Municipal Tecnologia da Informao - 2008) O modelo Espiral para a Engenharia de Software define quatro importantes atividades representadas pelos quatro quadrantes da figura (no existe figura na questo). Quanto a estas atividades, correto afirmar que a a) determinao dos objetivos das alternativas e das restries integra a atividade de Planejamento. b) identificao dos riscos integra a atividade de Planejamento. c) avaliao dos resultados da engenharia integra a atividade de Anlise de Risco. d) avaliao dos resultados da engenharia integra a atividade de Planejamento. e) resoluo dos riscos integra a atividade de Planejamento. 9 Questo) (ESAF CGU Analista de Finanas e Controle Desenvolvimento de Sistemas de Informao 2008) No modelo de desenvolvimento em espiral, cada ciclo da espiral representa uma fase do processo de software. Nesse modelo, a atividade que obrigatoriamente estar presente em todos os ciclos : a) Planejamento de desenvolvimento. b) Anlise de requisitos. c) Teste de unidade. d) Anlise, Projeto, Implementao e Teste. e) Anlise de riscos.

10 Questo) (ESAF Receita Federal Tcnico Tecnologia da Informao 2006) Segundo os princpios da Engenharia de Software, o paradigma do Ciclo de Vida Clssico requer uma abordagem sistemtica, sequencial ao desenvolvimento do software, que a) gira em torno de um prottipo, at a aprovao do projeto.
Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 27

b) se inicia no nvel do projeto e avana ao longo da codificao, anlise do sistema, teste e manuteno.

Tecnologia da Informao para EPPGG Teoria e Exerccios Prof Victor Dalton Aula 00

c) se inicia no nvel do sistema e avana ao longo da anlise, projeto, codificao, teste e manuteno. d) se inicia no nvel do projeto e avana ao longo da codificao, teste, anlise do sistema e manuteno. e) gira em torno da evoluo de um prottipo, buscando a aprovao por ciclo at a aceitao final do projeto pelo cliente.

GABARITO 1.c 2.b 3.d 4.b 5.e 6.b 7.b 8.a 9.e 10.c

Prof. Victor Dalton

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 27

Vous aimerez peut-être aussi