Vous êtes sur la page 1sur 12

Exame de Seleo CTU/2009

LNGUA PORTUGUESA

Prova I Tipo A

Leia, atentamente, o seguinte texto, ao qual se referem as questes de 1 a 15. Volte a ele sempre que julgar necessrio. O POVO (1) No posso deixar de concordar com tudo o que dizem do povo. uma posio impopular, eu sei, mas o que fazer? a hora da verdade. O povo que me perdoe, mas ele merece tudo que se tem dito dele. E muito mais. (2) As opinies recentemente emitidas sobre o povo at foram tolerantes. Disseram, por exemplo, que o povo se comporta mal em grenais. Disseram que o povo corrupto. Por um natural escrpulo, no quiseram ir mais longe. Pois eu no tenho escrpulo. (3) O povo se comporta mal em toda parte, no apenas no futebol. O povo tem pssimas maneiras. O povo se veste mal. No raro, cheira mal tambm. O povo faz xixi e coc em escala industrial. Se no houvesse povo, no teramos o problema ecolgico. O povo no sabe comer. O povo tem um gosto deplorvel. O povo insensvel. O povo vulgar. (4) A chamada exploso demogrfica culpa exclusivamente do povo. O povo se reproduz numa proporo verdadeiramente suicida. O povo promscuo e sem-vergonha. A superpopulao nos grandes centros se deve ao povo. As lamentveis favelas que tanto prejudicam nossa paisagem urbana foram inventadas pelo povo, que as mantm contra os preceitos da higiene e da esttica. (5) Responda, sem meias palavras: haveria os problemas de trnsito se no fosse pelo povo? O povo um estorvo. (6) notria a incapacidade poltica do povo. O povo no sabe votar. Quando vota, invariavelmente vota em candidatos populares que, justamente por agradarem ao povo, no podem ser boa coisa. (7) O povo pouco saudvel. H, sabidamente, 95 por cento mais cries dentrias entre o povo. O ndice de morte por m nutrio entre o povo assustador. O povo no se cuida. Esto sempre sendo atropelados. Isto quando no se matam entre si. O banditismo campeia entre o povo. O povo ladro. O povo viciado. O povo doido. O povo imprevisvel. O povo um perigo. (8) O povo no tem a mnima cultura. Muitos nem sabem ler ou escrever. O povo no viaja, no se interessa por boa msica ou literatura, no vai a museus. O povo no gosta de trabalho criativo, prefere empregos ignbeis e aviltantes. Isto quando trabalha, pois h os que preferem o cio contemplativo, embaixo de pontes. Se no fosse o povo, nossa economia funcionaria como uma mquina. Todo mundo seria mais feliz sem o povo. O povo deprimente. O povo deveria ser eliminado.
VERSSIMO, Lus Fernando. O povo. In: MISERANI, Samir. Redao escolar: criatividade. 2. ed. So Paulo: tica, 1995. p. 98.

1- A crnica, como um todo, revela uma crtica: A) B) C) D) E) m educao do povo. omisso dos governantes. ao preconceito das elites. inoperncia dos mais pobres. s pessoas, indiscriminadamente.

2- Para fazer a crtica, a que se refere na questo anterior, o cronista vale-se de um tom: A) B) C) D) E) reverente. otimista. melanclico. irnico. agressivo.

Ensino Tcnico Integrado

-1-

Exame de Seleo CTU/2009

Prova I Tipo A

3- O segmento O povo no sabe votar. Quando vota, invariavelmente vota em candidatos populares que, justamente por agradarem ao povo, no podem ser boa coisa... ( 6) poderia, sem prejuzo do sentido que o cronista quer passar, ser ampliado como em: A) O povo no sabe votar. Quando vota, invariavelmente no podem ser boa coisa para esse mesmo povo. B) O povo no sabe votar. Quando vota, invariavelmente no podem ser boa coisa para eles prprios. C) O povo no sabe votar. Quando vota, invariavelmente no podem ser boa coisa para ningum. D) O povo no sabe votar. Quando vota, invariavelmente no podem ser boa coisa para o nosso pas. E) O povo no sabe votar. Quando vota, invariavelmente no podem ser boa coisa, na minha opinio. vota em candidatos populares que, justamente por agradarem ao povo, vota em candidatos populares que, justamente por agradarem ao povo, vota em candidatos populares que, justamente por agradarem ao povo, vota em candidatos populares que, justamente por agradarem ao povo, vota em candidatos populares que, justamente por agradarem ao povo,

4- No segmento As opinies recentemente emitidas sobre o povo at foram tolerantes. Disseram, por exemplo, que o povo se comporta mal em grenais. Disseram que o povo corrupto. Por um natural escrpulo, no quiseram ir mais longe... ( 2), o sujeito das formas verbais em destaque classifica-se como: A) B) C) D) E) simples. composto. indeterminado. inexistente. elptico.

5- No segmento O povo se comporta mal em toda parte... ( 3), o autor grafou, com acerto, mal (com l), mas cometeria erro de grafia se escrevesse algo como: A) B) C) D) E) Vivem dizendo que o povo d mal exemplo. H quem parece torcer pelo mal do povo. O povo est ficando mal-afamado. Mal publiquei a crnica, recebi crticas. O povo age muito mal em tudo.

6- No segmento ... haveria os problemas de trnsito se no fosse pelo povo? ( 5), o autor empregou a forma verbal haveria (no singular) porque: A) B) C) D) E) o verbo impessoal, mas poderia us-la tambm no plural: haveriam. o verbo impessoal, e, por isso, somente o singular aceito. o verbo no tem sujeito assim como o verbo existir, na mesma situao. fez a concordncia com o substantivo trnsito , que ncleo do sujeito. o contexto no permite determinar o agente do processo verbal.

7- Em Se no houvesse povo, no teramos o problema ecolgico. ( 3), destacou-se uma orao, cujo valor semntico idntico ao do segmento grifado em: A) B) C) D) E) Temos problemas medida que a populao cresce. Sempre que h problemas, costumam culpar o povo. H muitos problemas por causa da exploso demogrfica. Caso surjam problemas, procuremos os culpados. Os problemas, embora graves, sero facilmente contornados.

Ensino Tcnico Integrado

-2-

Exame de Seleo CTU/2009

Prova I Tipo A

8- No segmento Isto quando trabalha, pois h os que preferem o cio contemplativo... ( 8), o melhor sinnimo para a palavra em destaque : A) B) C) D) E) trabalho. labor. reflexo. entusiasmo. repouso.

9- Aponte a alternativa em que no se justifica adequadamente a acentuao grfica da palavra em destaque. A) B) C) D) E) As opinies (...) sobre o povo at foram tolerantes. ( 2) Acentua-se por ser oxtona terminada em e . Por um natural escrpulo, no quiseram ir mais longe. ( 2) Acentua-se por ser proparoxtona. O povo tem um gosto deplorvel. ( 3) Acentua-se por ser paroxtona terminada em l. O povo promscuo e sem-vergonha. ( 4) Acentua-se por ser paroxtona terminada em o. notria a incapacidade poltica do povo. ( 6) Acentua-se paroxtona terminada em ditongo.

10- Atentando para os segmentos (I) Disseram que o povo corrupto. ( 2) (II) O povo insensvel. ( 3) (III) O povo promscuo... ( 4) (IV) O povo no sabe votar. ( 6) (V) O povo no gosta de trabalho criativo... ( 8), est correto afirmar que a palavra povo modificada por adjetivo em: A) B) C) D) E) todos eles. I, II e III. nenhum deles. I, II e IV. III e V.

11- Em Se no fosse o povo, nossa economia funcionaria como uma mquina... ( 8), o autor empregou a forma verbal em destaque: A) no pretrito imperfeito do subjuntivo, e seria correto, tambm, escrever: Se o povo fizesse sua parte, nossa economia funcionaria como uma mquina. B) no pretrito imperfeito do subjuntivo, e seria correto, tambm, escrever: Se o povo quizesse, nossa economia funcionaria como uma mquina. C) no futuro do subjuntivo, e seria correto, tambm, escrever: Se o povo estivesse consciente, nossa economia funcionaria como uma mquina. D) no pretrito imperfeito do subjuntivo, e seria correto, tambm, escrever: Se o povo revesse suas metas, nossa economia funcionaria como uma mquina. E) no futuro do subjuntivo, e seria correto, tambm, escrever: Se o povo pudesse, nossa economia funcionaria como uma mquina.

Ensino Tcnico Integrado

-3-

Exame de Seleo CTU/2009


12- Atentando para os segmentos

Prova I Tipo A

(I) O povo que me perdoe, mas ele merece tudo que se tem dito dele. ( 1) (II) As lamentveis favelas que tanto prejudicam nossa paisagem urbana foram inventadas pelo povo, que as mantm contra os preceitos da higiene e da esttica. ( 4) (III) Quando vota, invariavelmente vota em candidatos populares que, justamente por agradarem ao povo, no podem ser boa coisa. ( 6) correto dizer que o pronome grifado refere-se ao antecedente em: A) B) C) D) E) I, somente. I e II. todos os casos. nenhum dos casos. III, somente.

13- Observe este segmento: Todo mundo seria mais feliz sem o povo. O povo deprimente. O povo deveria ser eliminado. ( 8) Preservando o sentido original, o autor poderia, tambm, escrever que: A) B) C) D) E) Todo mundo seria mais feliz sem o povo, porque ele deprimente e, apesar disso, deveria ser eliminado. Todo mundo seria mais feliz sem o povo, que deprimente porque deveria ser eliminado. Todo mundo seria mais feliz sem o povo embora ele seja deprimente e devesse ser eliminado. Todo mundo seria mais feliz sem o povo, mas ele deprimente e, por isso, deveria ser eliminado. Todo mundo seria mais feliz sem o povo, pois ele deprimente e, portanto, deveria ser eliminado.

14- Observe o segmento: ... justamente por agradarem ao povo... ( 6). O autor cometeria um erro quanto presena ou ausncia do sinal da crase, se redigisse algo do tipo: A) B) C) D) E) ... justamente por agradarem populao. ... justamente por agradarem todos. ... justamente por agradarem quelas pessoas. ... justamente por agradarem a mim. ... justamente por agradarem a pessoas do povo.

15- Em todas as alternativas, h prefixo de valor negativo, exceto em: A) B) C) D) E) ... foram inventadas pelo povo... ( 4) uma posio impopular... ( 1) O povo insensvel. ( 3) O povo imprevisvel. ( 7) ... invariavelmente vota em candidatos... ( 6)

Ensino Tcnico Integrado

-4-

Exame de Seleo CTU/2009

Prova I Tipo A

As questes de 16 a 20 referem-se ao livro Esmeralda, por que no dancei, de Esmeralda do Carmo Ortiz, obra publicada pela Editora SENAC. 16- Leia o fragmento: Eu fico me lembrando da histria que minha me contava: minha irm foi comprar sonho numa padaria longe de casa, porque por ali onde eu morava no tinha nada, no tinha a avenida de cima, aquele bairro todinho era s mato. Tinha s uma padaria na frente do circo. Minha irm saiu, minha me ficou esperando... (p. 29-31). A leitura da obra permite a informao de que a irm de Esmeralda: A) B) C) D) E) voltou tarde demais, deixando a famlia preocupada. foi vtima de estupro, morrendo a seguir. foi para o chafariz da praa da S, onde ficou nadando. foi seduzida pelo dono da padaria, que a levou para casa. foi vtima de atropelamento, mas se salvou.

17- Expresses ou construes sintticas prprias da linguagem oral informal encontram-se em todas as alternativas, exceto em: A) B) C) D) E) Quando meu irmo fugiu de casa, minha me ficou mal pra caramba. (p. 45) Eu no gostava dela. Xingava ela, entrava na sala dela e quebrava tudo. (p. 112) Depois de um tempo, comecei a entrar na nia de roubar... (p. 98) O Timba ia matar ele, mas o cara jurou de ps juntos ... (p. 82) Na S, encontrei pessoas com quem eu me identificava. (p. 83)

18- Leia o fragmento: Ento eu queria ter outra me, eu imaginava a me das minhas amigas sendo a minha me. (p. 37) A leitura integral da obra permite a informao de que a me de Esmeralda era: A) B) C) D) E) alcolatra e violenta, chegando a bater na filha quando esta dormia. pobre e conformada, ao contrrio da menina, cujo maior sonho era ser muito rica. ex-presidiria e muito doente, deixando a menina envergonhada. doente mental e pedinte, impedindo que a menina trabalhasse como domstica. traficante e violenta, tendo a casa invadida vrias vezes pela polcia.

19- Durante a autobiografia, Esmeralda s no se apresenta ao leitor como: A) B) C) D) E) sensvel problemtica das crianas de rua, mas ainda despreparada para ajudar. freqentadora de sesses de terapia psicolgica, para livrar-se das drogas. amante da msica, chegando a compor pagodes e a ganhar concurso na Febem. simpatizante de idias socialistas, que, a seu juzo, poderiam melhorar a sociedade. beneficiada por projetos como Travessia e Aprendiz, que a ajudaram a mudar de vida.

20- O ttulo da obra associa-se: A) B) C) D) E) a uma avaliao negativa da narradora quanto sua condio de vida desde a infncia at o momento da narrativa. a uma avaliao otimista da narradora em relao a suas condies de vida durante a infncia. a uma avaliao positiva da narradora quanto sua condio de vida no momento da narrativa. enorme frustrao da narradora em virtude das dificuldades por que passou durante a infncia. falta de talento da narradora para executar evoludos passos de dana nos ensaios de escola de samba. -5-

Ensino Tcnico Integrado

Exame de Seleo CTU/2009


FSICA Nas questes abaixo, quando necessrio, considere g= 10m/s2.

Prova I Tipo A

21- Galileu estudou o movimento de queda dos corpos sob a ao da gravidade e obteve resultados que foram importantes. A qual das concluses abaixo chegou Galileu ? A) Se dois corpos so abandonados simultaneamente em uma regio onde so desprezveis as foras de resistncia (atrito com o ar, por exemplo), o mais pesado chega primeiro que o mais leve. B) A queda dos corpos independe da forma dos corpos, mesmo quando no so desprezveis as foras de resistncia (atrito com o ar, por exemplo) ao movimento. C) A acelerao da gravidade a mesma para todos os planetas. D) A queda dos corpos independe das massas, quando as foras de resistncia (atrito com o ar, por exemplo) so desprezveis, ou seja, todos demoram o mesmo tempo, se abandonados nas mesmas condies. E) Ele nada concluiu. 22- Um aluno deseja utilizar um espelho plano para uma feira de cincias. De incio, ele coloca um lpis na frente desse espelho a uma distncia pequena. A imagem formada pelo espelho ter as seguintes caractersticas: A) B) C) D) E) maior que o lpis, mas ser real. menor que o lpis, mas ser virtual. do tamanho do lpis, mas ser real. do tamanho do lpis, mas ser virtual. no se pode formar imagem com esse tipo de espelho.

23- recomendada a retirada peridica do gelo nos refrigeradores, pois: A) B) C) D) E) o gelo um bom condutor de calor. o gelo um mau condutor de calor. o gelo representa um bom condutor eltrico e assim pode provocar acidentes indesejados. o gelo dificulta o processo de transmisso de calor por conveco. o gelo pode provocar danos na geladeira devido a seu peso.

24- comum, em aparelhos eltricos, aparecerem duas grandezas fsicas diferentes, por exemplo, 127 V e 100 W. Assinale, nas opes abaixo, quais so essas grandezas fsicas. A) B) C) D) E) corrente eltrica e freqncia corrente eltrica e potncia eltrica tenso e potncia eltrica corrente eltrica e tenso tenso e corrente eltrica

25- Um corpo abandonado do repouso, sob a ao da gravidade, de uma altura de 5 m. Com que velocidade esse corpo chega ao cho, em m/s? A) B) C) D) E) 5 10 15 20 200

Ensino Tcnico Integrado

-6-

Exame de Seleo CTU/2009


26- A densidade de uma dada substncia de 8,2 g/cm 3. O valor da respectiva densidade, em kg/m 3, : A) B) C) D) E) 8,2 . 10 3 8,2 . 10 1 8,2 . 10 3 8,2 . 10 2 8,2 . 10 1

Prova I Tipo A

27- O movimento da Terra em torno do sol descrito pela fora da gravitao proposta por Newton. Tal movimento ocorre devido ao fato de: A) a fora de atrao na Terra exercida pelo Sol ser desprezvel pelo fato de estarem muito distantes. B) a gravidade ser nula em qualquer regio do espao, inclusive o mesmo resultado para a Lua. C) como diz a msica de Belchior: "Pois o que pesa no norte, pela lei da gravidade, disso Newton j sabia! Cai no sul grande cidade So Paulo violento, Corre o rio que me engana"; s existir lei da gravidade na Terra. D) Se no existisse a fora de atrao gravitacional, a Terra deveria ter um movimento retilneo uniforme (inercial). Se ela tem um movimento de rbita em torno do sol, necessrio que exista uma fora de atrao gravitacional entre as massas, no caso entre as massas da Terra e do Sol. E) Normalmente os poetas sabem mais da gravitao do que os fsicos. 28- A respeito da velocidade do som nos slidos ( VS), nos lquidos (V L) e nos gases (VG) correto afirmar que: A) B) C) D) E) VS = VL = V G VS > VL = V G VS > VL > V G VL = VG > V S = 0 VG > VS = V L = 0

29- Uma parede, com tima pintura branca, recebe a luz do sol. Ela pode: A) B) C) D) E) refletir somente as cores vermelha, verde e violeta. refletir somente as cores alaranjada, amarela e anil. refletir somente a cor azul. refletir todas as cores. no refletir.

30- Uma pessoa est sentada em um nibus quando este freia bruscamente. Seu corpo arremessado para frente em relao ao banco em que estava sentado. Qual das leis fsicas abaixo explica esse fato? A) B) C) D) E) Lei da inrcia. Lei da reflexo da luz, pois o motorista no viu o que deveria pelo retrovisor. Gravitao Universal, pois massa atrai massa. Terceira Lei de Newton, j que a cada ao corresponde uma reao, de pisar no freio. Lei de Coulomb, j que todos os corpos possuem eltrons em suas composies.

Ensino Tcnico Integrado

-7-

Exame de Seleo CTU/2009


QUMICA

Prova I Tipo A

31- O municpio de Diamantina, em Minas Gerais, recebeu este nome em razo das minas de diamante ali existentes. Assinale a alternativa que apresenta a opo correta acerca do diamante. A) B) C) D) E) formado exclusivamente por tomos de carbono cuja outra forma alotrpica o grafite. formado por tomos de carbono e oxignio. formado exclusivamente por tomos de carbono cuja outra variedade alotrpica o oznio. formado por tomos de carbono e tomos de hidrognio. formado exclusivamente por tomos de carbono e no h outra variedade alotrpica para esse elemento qumico.

32- Ao distribuir os eltrons de um tomo ou on, devemos: A) B) C) D) E) respeitar a ordem de energia dos subnveis. respeitar a ordem de energia dos nveis. respeitar a ordem de energia dos nveis e dos subnveis. respeitar somente a ordem alfabtica dos subnveis. no preciso respeitar a ordem de energia dos nveis e dos subnveis.

33- Em relao queima de papel, formao da ferrugem e dissoluo de um comprimido efervescente em gua, podemos afirmar que: A) B) C) D) E) todos so exemplos de fenmenos fsicos. os dois primeiros so exemplos de fenmenos fsicos e o terceiro de fenmeno qumico. o primeiro um exemplo de fenmeno qumico e os outros de fenmenos fsicos. todos so exemplos de fenmenos qumicos. os dois primeiros so exemplos de fenmenos qumicos e o terceiro de fenmeno fsico.

34- Nos ltimos anos, foram descobertos no Brasil novos poos de petrleo. Os componentes dessa mistura podem ser separados atravs de: A) B) C) D) E) filtrao. destilao simples. destilao fracionada. decantao. flotao.

35- Marque a alternativa que apresenta somente ctions divalentes. A) B) C) D) E) Ca 2++, K1+, Al3+ Na 1+, K 1+, Li1+ Mg2+, Ca2+, O2Ca 2+, Mg2+, Zn2+ Cl2, N2, O 2

36- Nas substncias KF, O 3 e Hg, as ligaes entre os tomos so, respectivamente, do tipo: A) B) C) D) E) inica, metlica e molecular. inica, covalente e metlica. covalente, metlica e inica. metlica, molecular e inica. covalente, covalente e metlica. -8-

Ensino Tcnico Integrado

Exame de Seleo CTU/2009

Prova I Tipo A

37- No incio do sculo XX, surgiu o conceito de nmero atmico. Assinale a alternativa que apresenta a definio correta de nmero atmico. A) B) C) D) E) o nmero de nutrons de um tomo. o nmero de prtons e eltrons de uma espcie qumica. o nmero de prtons e nutrons de um tomo. o nmero de prtons de um tomo. a soma entre o nmero de prtons e o nmero de nutrons de um tomo.

38- O processo das mudanas climticas na Terra est associado emisso de gases na atmosfera. Assinale a alternativa que apresenta dois gases que podem contribuir para algumas das mudanas climticas. A) B) C) D) E) SO2 e CO CO e CO2 CO e SO3 CO2 e CH4 CO e CH4

39- Marque a alternativa incorreta acerca da tabela peridica dos elementos. A) B) C) D) E) Nela os elementos esto organizados em 18 famlias e 7 perodos. Nela os metais representam a maioria. Nela esto includos elementos que so encontrados nos estados slido, lquido e gasoso em temperatura ambiente. Nela esto includos elementos naturais e artificiais. Nela esto includos metais, ametais, semi-metais e gases nobres.

40- Produtos que contm o hidrxido de amnio so usados para a limpeza pesada, e o hipoclorito de sdio utilizado para eliminar germes. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as frmulas corretas dessas substncias: A) B) C) D) E) NaClO e NH4OH NH4OH e NaClO NH4Cl e NaCl NH4OH e NaCl NaCl e NaOH

Ensino Tcnico Integrado

-9-

Exame de Seleo CTU/2009


BIOLOGIA

Prova I Tipo A

41- O esquema abaixo representa uma pirmide ecolgica de energia, com quatro nveis de consumidores.

Qual o nvel da pirmide que armazena a maior quantidade da energia de uma cadeia alimentar? A) B) C) D) E) O nvel do consumidor de 3 ordem. O nvel do consumidor de 2 ordem. O nvel do consumidor de 1 ordem. O nvel do produtor. Todos os nveis armazenam a mesma quantidade de energia.

42- Um professor levou sua turma de 5 srie para explorar formaes rochosas. Chegando a uma caverna, os alunos observaram formaes de carbonato de clcio presentes no cho e no teto da caverna. O professor explicou que a formao situada no cho denominada __________ e a formao do teto denominada _______________. A) B) C) D) E) estalactites; pingentes estalactites; estalagmites estalagmites; pingentes estogomites; estegamitites estalagmites; estalactites

43- Os efeitos da poluio do ar so menores no vero e maiores no inverno. Esse fato se deve a mudanas na densidade do ar causada pela temperatura. No vero, o ar quente leva para o alto as partculas de impurezas. No inverno, porm, o ar frio fica mais denso e no sobe, aumentando a concentrao de poluentes na atmosfera. Esse fenmeno, que geralmente ocorre em grandes cidades, conhecido como: A) B) C) D) E) efeito estufa. poluio do ar. inverso trmica. contaminao do ar. n.r.a.

Ensino Tcnico Integrado

- 10 -

Exame de Seleo CTU/2009

Prova I Tipo A

44- Quando colocamos qualquer lquido gelado num copo, logo depois, a parte de fora do copo fica cheia de gotculas de gua. Isso acontece porque: A) B) C) D) E) no ar atmosfrico, existe vapor de gua, que se condensa em contato com o copo gelado. a quantidade de gs carbnico presente no ar atmosfrico maior do que a presente no lquido gelado. os gases atmosfricos esquentam o lquido do copo. na realidade, os gases atmosfricos, em contato com o copo gelado, reagem quimicamente com o lquido. n.r.a.

45- Em relao ao processo respiratrio, ordene as frases abaixo na seqncia correta : I O oxignio deixa a circulao sangnea e penetra nas clulas. II O ar inspirado percorre as vias areas at atingir os alvolos pulmonares. III As clulas produzem energia, gs carbnico e gua. IV O oxignio deixa os alvolos e passa para o sangue. O gs carbnico deixa o sangue e passa para as vias areas. A) B) C) D) E) II , III , IV , I II , IV , I , III II , I , III , IV II , IV , III , I II , III , I , IV

46- Na orelha interna, existem estruturas que no so rgos de audio. Essas estruturas so rgos relacionados ao equilbrio do corpo. So eles: A) B) C) D) E) martelo, bigorna e estribo. janela oval e janela redonda. martelo, bigorna, estribo e janela oval. ccleas. canais semicirculares.

47- H uma ordem de mamferos cujo nome provm de uma palavra latina que significa sereia. Nessa ordem, encontramos um animal que o nico mamfero aqutico herbvoro. Assinale a alternativa em que temos a ordem e o animal que a representa. A) B) C) D) E) ordem dos cetceos baleia ordem dos misticetos golfinho ordem dos sirnios peixe-boi ordem dos odontocetos botos ordem dos odontocetos toninhas

48- As cobras tm viso e audio pouco desenvolvidas, porm percebem muito bem o cheiro, o calor e as vibraes do solo. Essas percepes so sentidas pelas seguintes estruturas: A) B) C) D) E) cheiro foseta lacrimal; calor corpo; vibraes do solo corpo cheiro foseta lacrimal; calor foseta lacrimal; vibraes do solo corpo cheiro lngua bifurcada; calor foseta lacrimal; vibraes do solo corpo cheiro foseta lacrimal; calor lngua bifurcada; vibraes do solo corpo cheiro lngua bifurcada; calor corpo; vibraes do solo corpo

Ensino Tcnico Integrado

- 11 -

Exame de Seleo CTU/2009

Prova I Tipo A

49- O coral apresenta uma particularidade com relao reproduo, se comparado com a hidra e a gua-viva. Essa particularidade est expressa numa das afirmativas abaixo. Assinale a correta. A) O coral se reproduz exclusivamente de forma assexuada; a hidra e a gua-viva podem se reproduzir sexuada e assexuadamente. B) O coral se reproduz exclusivamente de forma sexuada; a hidra e a gua-viva podem se reproduzir sexuada e assexuadamente. C) O coral se reproduz de forma assexuada e sexuadamente; a hidra e a gua-viva podem se reproduzir apenas sexuadamente. D) O coral se reproduz exclusivamente de forma sexuada; a hidra e a gua-viva podem se reproduzir apenas assexuadamente. E) A afirmao est errada, pois o coral, a hidra e a gua-viva se reproduzem do mesmo modo sexuadamente. 50- Nas folhas das plantas que ficam expostas ao sol, onde provavelmente encontraremos mais estmatos? Na face superior ou na inferior? A) B) C) D) E) Devido exposio ao sol, encontramos mais estmatos na face superior. Independente da exposio ao sol, os estmatos se concentram mais na face inferior das folhas. Independente da exposio ao sol, os estmatos se concentram mais na face superior das folhas. Os estmatos so distribudos igualmente na folha, ou seja, na mesma quantidade na face inferior e superior. n.r.a.

51. Na capa de sua prova, encontra-se impresso o tipo do seu gabarito. Marque a letra A correspondente ao tipo do seu gabarito. Lembre-se de que a marcao desta questo de suma importncia para a correo de seu carto.
A B C D E

Ensino Tcnico Integrado

- 12 -

Vous aimerez peut-être aussi