Vous êtes sur la page 1sur 31

ISSN 1809-5860

ANLISE TERICA E EXPERIMENTAL DE TRELIAS ESPACIAIS


Alex Sander Clemente de Souza1 & Roberto Martins Gonalves2

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre o comportamento de trelias espaciais formadas por elementos tubulares de seo circular, com nfase no desempenho das tipologias de ligao utilizadas no Brasil. Foram ensaiadas experimentalmente 7 trelias espaciais com vos de 7,5 x 15,0m e altura de 1,5m, variando-se o tipo de ligao entre barras, com o objetivo de caracterizar e comparar o comportamento dos sistemas de ligaes mais comuns (n tpico extremidade estampada, n de ao e n com chapa de ponteira). A anlise terica, via elementos finitos, tem como objetivo aferir a validade dos modelos numricos normalmente utilizados e refin-los incluindo as caractersticas do comportamento estrutural observadas em ensaio. A anlise numrica segue duas abordagens: anlise global da estrutura incluindo os efeitos nolineares, excentricidade na ligao e variao de seo nas extremidades das barras; com isso o comportamento das trelias ensaiadas foi representado de forma satisfatria. A anlise do comportamento do n tpico, modelado tridimensionalmente com elementos de casca, possibilitou analisar a interao entre as barras na regio nodal por meio de elementos de contato. Com esta modelagem, apesar das simplificaes, foi possvel reproduzir o modo de colapso observado experimentalmente. Palavras chave: trelia espacial; estrutura espacial; trelia tridimensional; ligaes; anlise experimental.

INTRODUO

Estruturas reticuladas tridimensionais so estruturas formadas por elementos lineares (barras) dispostos em planos diversos. As trelias tridimensionais, objeto de estudo deste trabalho, so um caso particular das estruturas reticuladas tridimensionais; sendo formadas por duas ou mais malhas planas, em geral paralelas, conectadas por meio de diagonais verticais ou inclinadas (montantes). Segundo DU CHATEAU(1984) as primeiras aplicaes de trelias espaciais segundo os conceitos atuais foram realizadas por Alexandre Graham Bell, em 1907, que desenvolveu sistemas estruturais reticulados formados por barras de ao
1 2

Professor do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar, alex@power.ufscar.br Professor do Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC-USP, goncalve@sc.usp.br

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

32

Alex Sander Clemente de Souza & Roberto Martins Gonalves

totalmente pr-fabricados, vislumbrando desde de ento a possibilidade da industrializao da construo sobretudo de trelias metlicas espaciais. No Brasil, o desenvolvimento e a utilizao de trelias espaciais teve grande impulso com a construo, na cidade de So Paulo, do Centro de Exposies do Anhemb no final da dcada de 60. A trelia espacial, projetada pelo engenheiro canadense Cedric Marsh, composta por cerca de 48.000 barras tubulares de alumnio para uma rea coberta de 62.500m2 sendo, at hoje, a maior estrutura em alumnio do mundo. Nas dcadas seguintes, as estruturas espaciais se multiplicaram no Brasil, com obras de relevante importncia e repercusso internacional como por exemplo: a estrutura da cobertura da Cervejaria Brahma, no Rio de Janeiro, que a maior trelia espacial do mundo com 132.000 m2 de rea coberta (vos livres de 30m e 60m) e o Pavilho de Feiras e Exposies de Braslia com 57.000 m2 de rea coberta, montada em apenas 100 dias. Um fator decisivo para o desenvolvimento e utilizao das trelias espaciais so os sistemas de ligaes entre barras. O primeiro sistema de ligao industrializado, denominado MERO, foi desenvolvido na Alemanha em 1943. Consistindo de uma esfera de ao onde era possvel conectar at dezoito barras de seo tubular em planos diferentes. Esse sistema de ligao foi bastante difundido em todo mundo e muitos outros sistemas de ligaes foram criados inspirados no n Mero. No entanto, os sistemas de ligaes tipo ns esfricos apresentavam custos elevados, muitas vezes inviabilizando os empreendimentos, principalmente em pases que no detm patentes destes sistemas de ligaes. Este fato tem levado pesquisadores e projetistas a buscar solues mais simples e econmicas para as ligaes empregadas em trelias espaciais tubulares, embora muitas vezes se percebe que o desempenho estrutural e a segurana so preteridos em relao a economia. Vrios sistemas de ligaes surgiram em todo mundo como uma alternativa mais econmica em relao aos ns esfricos industrializados, podendo citar: os sistemas Griagan GANDOLFI(1991), Waco De MARTINO(1992), Octatube GERRITS(1994), Catrus El- SHEIKH(1996) e o sistema de ligao australiano apresentado por COOD(1984). A configurao geomtrica de algumas dessas ligaes podem ser vistas na Figura 1.

Waco De MARTINO(19992) Octatube GERRITS(1994)

COOD(1984)

Figura 1 - Alguns sistemas de ligaes utilizados pelo mundo.

Alguns desses sistemas de ligaes foram estudados e testados quanto a segurana e desempenho estrutural, no entanto, muitos deles so baseados em hipteses simplistas e na experincia dos seus executores sem qualquer comprovao experimental. A maioria desses sistemas de ligaes, que alguns

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

Anlise terica e experimental de trelias espaciais

33

autores denominam de sistemas de ligaes com baixo aporte de tecnologia, apresentam excentricidades e bruscas variaes de sees nas extremidades das barras, para facilitar e permitir a ligao. Nem sempre esses aspetos so devidamente considerados na anlise e projeto das trelias espaciais com estas ligaes, o que tem sido a causa de uma expressiva quantidade de acidentes estruturais envolvendo colapso parcial e total destas estruturas, como por exemplo colapso do Centro de Esportes de Manaus apresentado na Figura 2.

Figura 2 - Acidentes com trelias espaciais.

Em face desse quadro e reconhecendo a necessidade do desenvolvimento de sistemas de ligaes que aliem baixo custo, eficincia estrutural, segurana e facilidade de montagem se insere a linha de pesquisa que visa estudar e caracterizar o comportamento dos principais sistemas de ligaes utilizados no Brasil, impondo limites e critrios de utilizao alm de propor solues para melhorar as tipologias de ligaes correntes.

1.1

Principais sistemas de ligaes utilizados no Brasil

As trelias espaciais construdas no Brasil, na sua maioria, so formadas por elementos de seo tubular circular com extremidades amassadas para facilitar as ligaes. As ligaes entre as barras so feitas com a superposio das extremidades amassadas das barras, unidas por um nico parafuso e comumente denominada n tpico. Utiliza-se tambm ns formados pela associao de chapas planas(ns de ao) ligadas diretamente s extremidades amassadas dos tubos, ou por meio de chapas de ponteiras soldadas internamente ao tubo, neste caso sem amassamento das extremidades. As principiais tipologias de ligaes utilizadas no Brasil, e que sero estudadas neste trabalho, esto apresentadas na Figura 3. Ressalta-se que as denominaes indicadas para esses sistemas de ligaes so utilizadas no mbito da Escola de Engenharia de So Carlos e, por no serem padronizadas, pode-se encontrar os mesmos ns com denominaes diferentes.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

34

Alex Sander Clemente de Souza & Roberto Martins Gonalves

N tpico

N de ao

N com ponteira

Figura 3 - Sistemas de ligaes utilizados no Brasil.

fcil perceber as excentricidades e variaes de seo nas barras inerentes aos sistemas de ligaes apresentados na Figura 3 sobretudo no n tpico que utiliza um parafuso nico para fazer a ligao. No pratica comum, nos escritrios de projeto, considera os efeitos da variao de seo e excentricidade das ligaes na anlise das trelias espaciais, que so realizadas com modelo de trelia ideal cujas hipteses de clculo na maioria das vezes no refletem o comportamento das barras e da estrutura como um todo. Fato justificado pela ausncia de recomendaes prticas para projeto, aliado a carncia de pesquisas especificas e troca de conhecimento entre o meio tcnico e acadmico. No que diz respeito ao comportamento da barras isoladas a variao de seo pode causar redues significativas na fora normal resistente a compresso em relao aos valores de normas considerando seo constante ao longo comprimento, e ainda altas concentraes de tenes na regio amassada. Quanto ao comportamento global das trelias espaciais cujos ns so formados por superposio de barras com extremidades estampadas podem apresentar valores reduzidos de capacidade de carga. Existem altas concentraes de tenses na regio nodal, separao e escorregamento entre barras o que pode aumentar sensivelmente os deslocamentos verticais levando a estrutura ao colapso. As excentricidades nas ligaes podem ocasionar acrscimos de tenses para uma rigidez nodal bastante reduzida. Outra caracterstica que vale ressaltar que o colapso de trelias espaciais com ns tpicos ocorre por runa da ligao com aproveitamento ineficiente da capacidade resistente das barras.

PROGRAMA EXPERIMENTAL

O programa experimental tem como objetivos identificar os modos de runa de cada sistema de ligao estudado. Foram ensaiados 7 prottipos de trelias espaciais formados por cada um dos trs tipos de ns mais comumente utilizados no Brasil:ns tpicos, ns de ao e ns com chapa de ponteira.

2.1

Descrio dos prottipos ensaiados

As trelias espaciais ensaiadas so do tipo quadrado sobre quadrado com mdulos piramidais de 2,5mx2,5m e altura de 1,5m. As estruturas foram apoiadas nos quatros vrtices com vo de 7,5m e 15m, sendo 3 mdulos na direo do menor vo e 6 mdulos na direo do maior vo, Figura 4.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

Anlise terica e experimental de trelias espaciais

35

Figura 4 - Esquema dos prottipos cotas em mm.

As trelias so diferenciadas pelo tipo de ligao entre barras, seo das diagonais de apoio e a existncia ou no de reforo no n tpico. Para todos os prottipos foram utilizados tubos de seo circular 76x2,0 nos banzos e 60x2,0 ou 88x2,65 nas diagonais. Um resumo dos ensaios realizados apresentado na Tabela 1.
Tabela 1 - Resumo dos ensaios a serem realizados

MODELO TE1 TE2 TE3 TE3-1 TE4 TE4-1 TE5

LIGAO N tpico N tpico N tpico N tpico N de ao N de ao N ao Chapa de ponteira

DIAG. APOIO 60x2,0 88x2,65 88x2,65 88x2,65 88x2,65 88x2,65 88x2,65

Observao

Ns de ao nas diagonais de apoio Ns de ao nas diagonais de apoio

2.1.1 Detalhamento e montagem As estruturas foram montadas no piso, iadas com uma ponte rolante e coladas sobre os pilares. Os pilares foram fixados laje de reao por meio de vigas

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

36

Alex Sander Clemente de Souza & Roberto Martins Gonalves

especialmente projetadas para produzir bases engastadas. As fotos das Figuras 5 apresentam algumas fases da montagem das trelias espaciais.

Figura 5 - Montagem dos prottipos para ensaio.

2.1.2

Instrumentao

O carregamento foi aplicado s estruturas em 10 ns do banzo inferior. Foram utilizados atuadores hidrulicos de fuste vazado da marca Enerpac com capacidade nominal de 300kN, acionados por uma bomba hidrulica eltrica que distribua o fludo para todos os atuadores. O carregamento foi introduzido aos ns da estrutura por meio de cordoalhas de ao com dimetro de 12,5mm, Figura 6.

Figura 6 - Vistas do aparato de aplicao de fora.

As medies de deslocamentos foram realizadas com transdutores de deslocamento da marca Kyowa, modelos DT50A e DT100A, com sensibilidade de 0,05mm e curso de 50mm e 100mm, respectivamente. A Figura 7 indica os pontos para medio de deslocamentos.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

Anlise terica e experimental de trelias espaciais

37

18 17 19 19 35 36

Transdutores de deslocamentos
21 24 22 37 38 20

29

30

31

32

33

34

25

26

27

28

23 11 13 12 16

15

14

29

30

31

32

33

34

19

22 20

17

18 P P P P P

21

Figura 7 - Posicionamento dos transdutores de deslocamento.

As deformaes foram medidas com extensmetros eltricos de resistncia da marca Kyowa com base de medida de 2mm. Foram feitas medies de deformaes na seo central da barra e em duas sees na extremidade, Figura 8.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

38

Alex Sander Clemente de Souza & Roberto Martins Gonalves

barras instrumentadas DET. 1


42 1TD1 a b

Posicionamento dos extensmetros


46

41

49

50 1TB1 57 58
1TB1

53

54 1TB1

45 1TD1

55

1TB1

56

47 39 1TD1 40

48 1TB1

51

52 1TB1 44 1TD1 43

DET. 2
67 70 69 S1
140mm
83

71 68 74 S2
50mm
86 84 85 S1
140mm

87 90 S2
50mm

47 88

72 73

89

SC 48

m 50m

125mm

50m

125mm

79 S2

59 S2 62 S1 66 65 63 64
40 S1

82 75

81

80

61

60
39 78 77 76

detalhe 1

detalhe 2

Figura 8 - Posies dos extensmetros para medio de deformaes.

2.1.3

Materiais

Foram utilizados tubos em ao tipo ASTM A570; chapas de ns, cobrejuntas e elementos de reforo em ao ASTM A 36, e parafusos do tipo ASTM A325. A caracterizao do ao foi realizada por meio de ensaio de trao axial em corpo-de-prova, conforme especificaes da American Society for Testing and Materials A 370/92. Foram retiradas duas amostras para cada dimetro de tubo, que so constitudas por segmentos de 50cm, dos quais foram extrados quatro corpos-deprova, em posies diametralmente opostas, sendo um dos corpos de prova na regio da solda. A Tabela 2 apresenta os resultados da caracterizao.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

Anlise terica e experimental de trelias espaciais

39

Tabela 2 - Resultados da caracterizao do ao - tubos

A Fy CP (%) (kN) 8,8 17,35 1* 23 12,6 2 60x2,0 26,5 13,4 3 21,4 11,4 4 13,5 13,0 1* 26,8 11,6 2 76x2,0 26,5 9,4 3 25 10,0 4 19,2 16,2 1* 26,2 13,75 2 88x2,65 28,8 12,2 3 28,2 12,1 4 Tenso de escoamento mdia Tenso ltima mdia
*

Tubo

Fu (kN) 18,6 14,8 14,8 14,2 14,8 13,25 12,65 12,6 18,2 15,85 15,65 15,45

fy fy (md) (MPa) (MPa) 580,65 580,65 421,7 484,46 429,22 381,5 495,24 495,24 438,40 355,25 391,02 379,43 471,27 471,27 400,0 368,97 354,9 352,00 fy =396,4MPa fu=477,2MPa

fu (MPa) 662,49 495,3 497,3 479,47 563,8 500,75 478,08 479,09 529,45 461,09 455,27 449,45

fu (md) (MPa)

490,7

485,64

455,27

Corpo-de-prova na regio da solda de costura

2.1.4

Previso de carregamento para ensaio

Uma previso simplista do carregamento mximo a ser aplicado s estruturas foi realizada segundo uma anlise elstica linear, utilizando um modelo de trelia ideal. Admitiu-se comportamento elstico linear at a runa e foi excluda a possibilidade de instabilidade do n, ou seja, o carregamento ltimo da estrutura corresponde ao carregamento que causa instabilidade das barras comprimidas mais solicitadas. A resistncia compresso das barras foi determinada segundo a NBR8800(1986), admitindo barras com seo constante e comprimento de flambagem igual a distncia entre ns. Na Tabela 3 esto os valores dos carregamentos ltimos tericos e deslocamentos mximos para cada uma das trelias ensaiadas.

Tabela 3 - Carregamento ltimo e deslocamento mximo em anlise elstica linear

TRELIA TE1

LIGAO N tpico

DIAG. APOIO 60x2,0 88x2,65 88x2,65 88x2,65 88x2,65

F mx (kN) Desl. (cm) 129,7 2,63

TE2 TE3/ TE3-1

N tpico

162,8 162,8 162,8 162,8

3,30 3,30 3,30 3,30

N tpico c/ n de ao vrtice TE4/TE4-1 N de ao TE5 N com ponteira

colapso previsto Flambagem diagonal de apoio Flambagem banzo superior Flambagem banzo superior Flambagem banzo superior Flambagem banzo superior

O valor de Fmx apresentado na Tabela 3 corresponde ao carregamento total aplicado na estrutura que foi distribudo em 10 ns do banzo inferior.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

40

Alex Sander Clemente de Souza & Roberto Martins Gonalves

ANLISE TERICA

A anlise terica das estruturas foi realizada segundo duas abordagens. A primeira anlise objetivava avaliar o comportamento global da estrutura, por meio de modelos de anlise que melhor representassem este comportamento e, ao mesmo tempo, fossem de fcil aplicao. A segunda anlise numrica direcionada para o comportamento local do sistema de ligao n tpico, buscando-se avaliar, por meio de modelos com elementos finitos de casca da ligao, a distribuio de tenses na regio nodal e o processo de transferncias de esforos nas barras que concorrem no n.

3.1

Anlise global

A anlise numrica das trelias foi realizada via MEF utilizando o programa Ansys. Com o objetivo de obter a melhor representatividade do modelo terico, iniciam-se as anlises por um modelo mais simples, que a trelia ideal em anlise elstica linear, e sucessivamente incorpora-se a esse modelo caractersticas especficas de cada tipologia estrutural, tais como: 1. 2. 3. 4. Excentricidades nas ligaes; Variao de inrcia nas barras; No-linearidade fsica; Sendo assim foram utilizados os modelos da anlise apresentados na Tabela

Tabela 4 - modelos de anlise terica

Tipo de trelia (ligao) Trelias com ns tpicos

Trelias com ns de ao Trelias com chapa de ponteira

Modelo de anlise utilizado Prtico espacial + variao de seo nas barras + excentricidades nas ligaes + no linearidade fsica. (modelo 1) Prtico espacial + variao de seo nas barras + no linearidade fsica. (modelo 2) Prtico espacial no linearidade fsica. (modelo 3)

A variao de inrcia nas barras estampadas foi considerada de modo simplificado, tendo em vista a dificuldade de se levantar a forma da seo na regio amassada dos tubos. Deste modo, as barras foram divididas em trs trechos conforme a Figura 8.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

Anlise terica e experimental de trelias espaciais

41

tre ch o

seo trecho 1
1

trecho 1

trecho 2 trecho 3

tre ch o

seo trecho 2
2

trecho 3

seo trecho 3

Barras dos banzos

Barras das diagonais

Sees

Figura 8 - Variao de inrcia nas barras.

O trecho 3 corresponde extremidade amassada (estampagem reta), o trecho 1 ao tubo de seo circular. O trecho 2 foi discretizado com dois elementos, acompanhando a mdia da variao de inrcia (Figura 9) da barra.

Tubo 88 x 2,65
seo 1 seo 2 seo 3

Tubo 76 x 2,0
seo 1 seo 2 seo 3

Tubo 60 x 2,0
seo 1 seo 2 seo 3

seo circular
120mm

seo circular
94mm

seo circular

100mm

90mm

90mm

100mm

90mm

90mm

seo 1

seo 2

seo 3 seo circular

8mm

seo 1

seo 2

seo 3 seo circular

8mm

seo 1

seo 2

seo 3 seo circular

Figura 9 - Discretizao das extremidades das barras.

Foram medidos, nas barras tubulares, dois dimetros em cada seo transversal sendo sua forma aproximada por uma elipse. Para considerar as excentricidades que ocorrem no n tpico, na modelagem das barras das diagonais, foi modelado o trecho dobrado conforme a geometria das extremidades das barras como mostra a Figura 10.

excentricidade 50mm e Diagonal p/ n excntrico N (PT)

1500mm

Diagonal p/ n centrado

60x2,0mmmm

N (PT)

Figura 10 - Modelagem das excentricidades no n tpico.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

42

Alex Sander Clemente de Souza & Roberto Martins Gonalves

A excentricidade vertical devido superposio das barras foi desprezada nesta modelagem, pois as mesmas tm valores reduzidos e so menos significativas que as excentricidades provenientes das diagonais dobradas. A Figura 11 apresenta o aspecto da regio nodal, com dimenses reais, aps a discretizao das extremidades das barras com elementos BEAM 24.

Figura 11 - Aspecto da regio nodal com elementos Beam 24.

Os elementos finitos utilizados foram o BEAM 24 e LINK8 e os diagramas tenso x deformao adotados na anlise no-linear foram os apresentados na Figura 12 e Figura 12a.

f cr

fy

0,1E

barras comprimidas

barras tracionadas

Figura 12 - Diagramas tenso x deformao utilizados na anlise no-linear (estruturas com ns de ao e ns com chapa de ponteira).

fy fp=0,5fy
0,1E

E=20500kN/cm2

Figura 12a - Diagramas tenso x deformao utilizados na anlise no-linear (estruturas com ns tpicos).

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

Anlise terica e experimental de trelias espaciais

43

3.2

Anlise do n tpico via FEM

A modelagem desenvolvida neste trabalho constitui um avano na anlise de ns tpicos incorporando, por meio de elementos de contato, a possibilidade de separao entre as barras. A separao entre as barras na regio da ligao provoca a degenerao do n, que uma das causas de colapso da estrutura. Ressalta-se que o objetivo inicial representar qualitativamente o comportamento do n, sendo que a calibragem do modelo ser objeto de estudo de trabalhos posteriores.

3.2.1 Geometria e malha de elementos finitos Para construir o modelo numrico foram utilizados elementos de casca e elementos de barra da biblioteca de elementos do programa Ansys. O elemento de casca utilizado foi o SHELL 43 O elemento SHELL 43 foi utilizado na discretizao das extremidades estampadas das barras que formam a ligao. Para discretizao do trecho central da barra e para as demais barras da trelia utilizou-se o elemento PIPE20. Para montagem do modelo foram obtidas a geometria da extremidade de cada barra que compe a ligao, dividindo o tubo em segmentos e desenhando-os em papel milimetrado para obter as sees transversais - Figura 13.

Figura 13 - Levantamento das dimenses das sees estampadas.

Em seguida, por meio de coordenadas, estes perfis foram gerados no Ansys; sobre eles foram construdas reas que foram discretizadas com elementos de casca - Figura 14.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

44

Alex Sander Clemente de Souza & Roberto Martins Gonalves

Linhas Contorno das sees reas construdas sobre as linhas malha de elementos finitos Figura 14 - Modelagem da extremidade das barras: linhas, superfcie e malha de elementos finitos.

O comprimento da extremidade modelada com elementos de casca de 350mm. Com as extremidades modeladas possvel montar a ligao completa sobrepondo estas barras, conforme ilustra a Figura 15.

Figura 15 - Montagem do modelo do n tpico.

Dependendo da localizao do n na estrutura pode-se ter:

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

Anlise terica e experimental de trelias espaciais

45

Oito barras (quatro banzos e quatro diagonais) n central; Sete barras (trs banzos e quatro diagonais) n lateral; Seis barras (dois banzos e quatro diagonais) n canto.

Na seqncia, estes ns (ligaes) so introduzidos em trelias espaciais modeladas com elementos de barra. A Figura 16 mostra o posicionamento e detalhes da malha de elementos finitos para um n de canto na trelia TE1.

Figura 17 - Posio e discretizao do n tpico.

3.2.2 Vinculao entre barras problema de contato A compatibilizao entre elementos de barra e elementos de casca foi conseguida pelo acoplamento dos graus de liberdade destes elementos a um n mestre, no centro da seo circular. Os ns junto ao furo, de todas as barras, tambm tiveram seus graus de liberdade acoplados para simular a presena do parafuso e chapa cobrejunta. Para a vinculao entre barras na regio da estampagem utilizou-se elemento de contato para simular a tendncia de separao entre barras observada experimentalmente. Observaes experimentais demonstraram que as trs diagonais inferiores no exercem influncia significativa no processo de desagregao do n, ou seja, a separao entre barras mais pronunciada entre os banzos e a diagonal de apoio. Sendo assim, foram eliminadas as trs superfcies de contato entre estas barras. Outra simplificao consiste em eliminar as seis superfcies de contato entre as faces internas das barras. Isto foi conseguindo acoplando, aos pares, os ns superiores e inferiores das estampagens em cada uma das barras. Portanto, restaram duas superfcies de contato, uma entre a diagonal de apoio e o banzo imediatamente acima e outra entre os dois banzos, conforme ilustra a Figura 18.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

46

Alex Sander Clemente de Souza & Roberto Martins Gonalves

regies de contato Figura 18 - Superfcies de contato adotadas na modelagem.

O programa Ansys trabalha com pares de contato, ou seja, para cada superfcie de contato deve ser criado um par de contato onde um dos componentes denominado CONTAT (contato) e o outro denominado TARGET (alvo), sendo associada a cada um destes componentes uma malha com elementos finitos de contato especfico para o problema. O problema em foco pode ser classificado, segundo os critrios do Ansys, em contato do tipo flexvelflexvel em que os dois corpos em contato possuem rigidezes equivalentes, neste caso, e para trabalhar em conjunto com os elementos de casca Shell 43, devem ser utilizados os seguintes elementos: CONTA173 e TARGE170.

3.2.3 Critrios para anlise no-linear O modelo constitutivo adotado para o material foi um multilinear com encruamento positivo e resistncia ao escoamento equivalentes aos valores mdios obtidos em ensaios de caracterizao do material, Figura 19.

fy 0,9fy
0,1E

E=20500kN/cm2

0,01

Figura 19 - Modelo constitutivo para anlise do n tpico.

O critrio de resistncia utilizado foi o de Von Mises, o algoritmo de soluo do problema no-linear foi o Newton - Raphson com critrio de convergncia em fora e tolerncia de 10-3. O carregamento foi imposto a estrutura em incrementos de 10kN por n, sendo este incremento reduzido, automaticamente, quando necessrio.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

Anlise terica e experimental de trelias espaciais

47

RESULTADOS E DISCUSSES

Inicialmente comparam-se os resultados experimentais com os tericos obtidos por meio de um modelo de trelia ideal em anlise elstica linear, que o mais comumente utilizado em escritrios de projetos. Neste caso, o carregamento ltimo terico determinado em funo da capacidade resistente compresso das barras. Na Tabela 5 esto os resultados tericos e experimentais para carregamento ltimo.

Tabela 5 - Carregamento ltimo terico e experimental

TRELIA LIGAO TE1 TE2 TE3 TE3-1 TE4 TE4-1 TE5 N tpico N tpico N tpico c/ n de ao vrtice N tpico c/ n de ao vrtice N de ao N de ao (7,5x7,5m) N com ponteira

F exp. (kN) 93,0 71,0 106,4 148,8 102,2 135,2 144,0

F teo F exp./F teo (kN) 129,7 0,72 162,8 162,8 162,8 162,8 162,8 162,8 0,43 0,65 0,91 0,63 0,83 0,88

Modo de colapso observado colapso do n de canto colapso do n de canto colapso do n de canto Deslocamento excessivo colapso do n colapso barra-n Flambagem barra

Para todas as trelias ensaiadas, o carregamento ltimo experimental resultou inferior ao terico. As maiores diferenas so verificadas nas estruturas cujo mecanismo de runa localiza-se no n. Fica claro, diante dos resultados experimentais, que a segurana de trelias espaciais com ns tpicos est comprometida, caso no se utilizem modelos de anlise que reflitam o comportamento da estrutura ou se introduzam coeficientes de segurana especficos. A economia a principal razo para o uso desse sistema de ligao e qualquer interveno na geometria do n ou nos procedimentos de projeto ir aumentar os custos. Logo, um problema cuja soluo vai alm dos conhecimentos tcnicos, ou seja, h a necessidade de avaliar os aspectos econmicos envolvidos. A comparao entre deslocamentos tericos e experimentais demonstra diferenas significativas de comportamento entre o modelo fsico e o terico, deixando claro que a anlise da estrutura supondo um modelo de trelia ideal elstico linear, absolutamente inadequada. Realizando uma anlise no-linear com a considerao de excentricidades e variaes de seo nas barras encontram-se os resultados apresentados na Tabela 6 e nos grficos da Figura 20, onde possvel uma avaliao global dos resultados tericos e experimentais para carregamento ltimo e deslocamentos mximos nas estruturas ensaiadas.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

48

Alex Sander Clemente de Souza & Roberto Martins Gonalves

Tabela 6 - Carregamento ltimo e deslocamento mximo em anlise no-linear

TRELIA TE1 TE2 TE3 TE3-1 TE4 TE4-1 TE5

F exp (kN) 93,0 71,0 106,4 148,8 102,2 135,2 144

F teo (kN) 90,0 79,07 200,0 200,0 166,5 166,5 168

F exp/ F teo 1,03 0,90 0,53 0,74 0,61 0,81 0,86

D exp (kN) 4,62 4,56 4,7 7,9 4,76 3,83 3,65

Dteo (cm) 5,5 3,55 7,5 7,5 4,9 4,9 3,74

D exp/ D teo 0,84 1,28 0,63 1,05 0,97 0,78 0,98

200

Carregamento ltimo (kN)

180 160 140 120 100 80 60 40 20 0 TE1 TE2 TE3 TE3-1 TE4

Deslocamento mximo (cm)

Experimetal Terico - NLF

8 7 6 5 4 3 2 1 0 TE1 TE2 TE3 TE3-1 TE4 TE4-1 TE5

Experimental Terico - NLF

TE4-1

TE5

Trelia espacial

Trelia espacial

Figura 20 - Carregamento e deslocamentos ltimos tericos e experimentais.

Percebe-se que h uma melhoria significativa na representatividade do comportamento das estruturas quando so inseridas na anlise as excentricidades, variao de seo nas barras e no-linearidades do material. Nas estruturas com ns tpicos os modos de falha observados esto relacionados ao colapso dos ns (TE1, TE2 e TE3). Nas Trelias TE1 e TE2 observou-se escorregamento entre barras na regio da ligao e plastificao das extremidades estampadas ocasionando aumento dos deslocamentos verticais e conduzindo a estrutura ao colapso para baixos valores de carregamento. Na trelia TE3 ocorreu o colapso de um n de ao junto ao vrtice, na direo de menor solicitao, o que foi atribudo a imperfeies geomtricas no n. Na trelia TE3-1, que uma repetio da trelia TE3, no houve colapso de ligaes; a presena dos ns de ao nos vrtices no alterou a rigidez da estrutura mas alterou o modo de colapso, que neste caso foi caracterizado por deslocamentos excessivos e incapacidade de incrementos de fora. As fotos da Figura 21 apresentam a configurao de colapso para estas trelias com ns tpicos.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

Anlise terica e experimental de trelias espaciais

49

trelia TE1

trelia TE2

trelia TE3

trelia TE3-1

Figura 21 - Configurao de colapso para trelias com ns tpicos (TE1, TE2, TE3 e TE3-1).

Na trelia TE4 (ns de ao) ocorreu colapso de uma ligao em zona de baixa solicitao o que foi atribudo a imperfeies de fabricao do n de ao. Na repetio deste ensaio (Trelia TE4-1) observou-se um modo de colapso combinado entre instabilidade da barras e falha no n, ou seja ocorreu o colapso da ligao para carregamentos muito prximo ao carregamento que causaria instabilidade nas barras comprimidas Figura 22. Na trelia TE5 (ns com chapa de ponteira) o colapso da estrutura ocorreu como o esperado e desejado para este tipo de estrutura, ou seja, por instabilidade dos banzos comprimidos Figura 22.

trelia TE4-1

trelia TE5

Figura 22 - Configurao de colapso para trelias TE4-1 e TE5.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

50

Alex Sander Clemente de Souza & Roberto Martins Gonalves

Nas trelias espaciais com ns tpicos a degenerao da rigidez do n gera aumento nos deslocamentos verticais e um comportamento fora x deslocamento acentuadamente no-linear. Este comportamento devido, principalmente, ao escorregamento entre barras, plastificao nas extremidades estampadas e acomodaes da estrutura. A Figura 23 apresenta os resultados de deslocamento terico x experimental para as trelias TE1 e TE2.
100

90 80

80

Fora aplicada (kN)

70

Fora aplicada (kN)

60 50 40 30 20 10 0

60

40

20

Trelia TE1 Experimental Terico modelo 1 (linear) Terico modelo 1 (NLF)


0 -1 -2 -3 -4 -5 -6

TE2 - Experimental TE2 - modelo 1 (linear) TE2 - modelo 1 (NLF)


0 -1 -2 -3 -4 -5

Deslocamento vertical (cm)

Deslocamento vertical (cm)

Figura 23 - Deslocamentos tericos e experimentais TE1 e TE2.

No caso das trelias TE4-1 (n de ao) e TE5 (n com ponteira) o comportamento fora aplicada x deslocamento prximo do linear, alm disso o carregamento ltimo experimental compatvel com o obtido teoricamente utilizando modelos anlise mais simples. A Figura 24 apresenta os resultados de deslocamento terico x experimental para as trelias TE4-1 e TE5.

180 160

180 160

Fora aplicada (kn)

120 100 80 60 40 20 0 0 -1 -2 -3 -4 -5 -6

Fora aplicada (kN)

140

140 120 100 80 60 40 20 0 0 -1 -2 -3 -4 -5

Terico modelo 2 TE4 Experimental TE4-1 Experimental

TE5 - Experimental TE5 - modelo 3

Deslocamento vertical (cm)

Deslocamento vertical (cm)

Figura 24 - Deslocamentos tericos e experimentais TE4-1 e TE5.

Percebe-se pelo os grficos da Figura 23 uma boa correlao entre resultados tericos e experimentais, sobretudo nas primeiras etapas de carregamento. As deformaes, nas sees centrais das barras, permanecem elsticas e lineares. No entanto, nas extremidades de barras com estampagem ocorre grande concentrao de deformaes com distribuio bastante complexa Figura 25. Este fato uma das causas do colapso prematuro da ligao e, conseqentemente, da estrutura.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

Anlise terica e experimental de trelias espaciais

51

100

80

Fora aplicada (kN)

60

50 m
SC 51

125mm

40

79 S2 82 81 80

20

Trelia TE1 C51 - exp C52 - exp Terico


0 -100 -200 -300 -400 -500

52

S1

Deformao axial ()
100 80 60 40 20
100 80 60 40 20 0

Fora aplicada (kN)

TE1 - experimental canal 80 canal 82


-6000 -5000 -4000

TE1 - terico canal 80 canal 82

Fora aplicada (kN)

TE1 - terico canal 79 canal 81


0 1000 2000 3000

TE1 - experimental canal 79 canal 81


4000 5000 6000 7000

0 -7000

-3000

-2000

-1000

Deformao axial ()

Deformao axial ()

Figura 25 - Deformaes nas barras TE1 (seo central e extremidade estampada).

Observam-se deformaes na regio da estampagem muito superiores as deformaes na seo central da barra, evidenciando que plastificao na estampagem conduz a estrutura ao colapso. O fluxo de deformaes de compresso tende a se concentrar nas bordas da extremidade estampada (canais 80 e 82 do grfico), em contrapartida no plano da estampagem (canais 79 e 81) as deformaes de compresso tendem a diminuir e, em alguns casos, resultam em deformaes de trao. Comparando resultados tericos e experimentais percebe-se que o modelo de anlise com excentricidades, variao de seo nas extremidades e no-linearidade fsica representa de forma satisfatria a distribuio de deformaes nas extremidades das barras.

4.1 Anlise localizada do n tpico


Do ponto de vista qualitativo o modelo proposto para analisar o comportamento localizado do n tpico apresentou resultados satisfatrios. A Figura 26 apresenta uma comparao entre deslocamentos experimentais e tericos obtidos segundo a metodologia apresentada no item 3.2.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

52

Alex Sander Clemente de Souza & Roberto Martins Gonalves

100 80 60 40 20 0 0 -1 -2 -3 -4 -5

100 80 60 40 20 0 0 -1 -2 -3 -4 -5

Fora aplicada (kN)

Trelia TE1 N 31 - Experimental N 31 - Torico

Fora aplicada (kN)

Trelia TE2 N 31 - Experimental N 31 - Torico

Deslocamento (cm)

Deslocamento (cm)

Figura 26 - Modelagem do n - deslocamentos tericos x experimentais.

Observando os grficos da figura 26 percebe-se que as diferenas entre deslocamento tericos e experimentais ainda so elevadas. No entanto, quando se analisa a distribuio de deformao nas extremidades estampadas da barra percebese que o modelo numrico bastante satisfatrio Figura 27.

50m

125mm

79 S2 82 S1 78 77
100 80 60 40 20 0 -12500 -10000 -7500 -5000 -2500 0
100

81

80

75 76

Fora aplicada(kN)

Fora aplicada(kN)

TE1- Terico canal 80 canal 82 TE1 - Experimental canal 80 canal 82

80 60 40 20 0 0 2000 4000

TE1 - terico canal 79 canal 81 TE1 - Experimental canal 79 canal 81

6000

8000

10000

12000

Deformao ()

Deformao ()

Figura 27 - Distribuio de deformaes nas extremidades estampadas.

Na figura 28 pode ser observado o panorama das deformaes no n, bem como a configurao final de colapso.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

Anlise terica e experimental de trelias espaciais

53

Figura 28 - Panorama das deformaes e configurao de colapso do n.

Diante das anlises numricas realizadas e comparando os resultados obtidos com anlise experimental observa-se que, para o comportamento global da estrutura, os modelos de barra so os mais adequados, sendo possvel incorporar caractersticas como variao de seo nas barras, excentricidades e nolinearidades, alm disso, estes modelos so passveis de utilizao em escritrios de projetos. Os modelos de ns discretizados com elementos de casca so mais importantes do ponto de vista acadmico, pois possibilitam avanar nas pesquisas sobre o comportamento de ligaes, reduzindo a necessidade de ensaios em modelos fsicos; obviamente, o modelo terico deve ser devidamente calibrado.

CONCLUSES

Neste trabalho buscou-se identificar os modos de colapso de trelias espaciais em funo do sistema de ligao empregado e, por outro lado, avaliar a eficincia dos modelos com hipteses simplificadas normalmente utilizadas e incluir nestes modelos, as principais caractersticas que influenciam o comportamento da estrutura. Para este fim, foram ensaiadas 7 trelias espaciais com ns tpicos, ns de ao e ns com ponteira. Sobre a metodologia de ensaio empregada pode-se concluir que: 1- O esquema de ensaio e a instrumentao proposta se mostraram eficientes para permitir as observaes desejadas sobre o comportamento da estrutura; 2- Para avaliao da distribuio de deformaes nas sees das extremidades de barras, recomenda-se uma instrumentao com maior nmero de extensmetros. Em alguns casos os quatro extensmetros utilizados no foram suficientes para analisar as deformaes na regio nodal, pois a variao de deformaes nesta regio complexa; 3- O sistema de montagem da estrutura e sua fixao laje de reao foi satisfatria; Com relao aos ensaios de trelias com ns tpicos pode-se fazer os seguintes comentrios:

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

54

Alex Sander Clemente de Souza & Roberto Martins Gonalves

1- O colapso da estrutura governado pela runa da ligao para carregamentos inferiores aos correspondentes capacidade resistente das barras. Conseqentemente, o carregamento ltimo experimental resultou, sempre, inferior ao terico, calculado com modelos de trelia em analise elstica linear. Para a trelia TE1, a diferena entre fora ltima terica e experimental de 28% e para a trelia TE2 esta diferena aumenta para 57%. Nos ensaios realizados por MAIOLA(1999) esta diferena da ordem de 40%; 2- O colapso dos ns ocorre segundo a seqncia de montagem, ou seja, o n cuja diagonal de apoio colocada logo abaixo dos banzos o primeiro a apresentar colapso; 3- Observa-se intensa deformao nas extremidades das barras, com formao de charneiras plsticas acompanhadas de separao entre as barras, causando a degenerao no n, aumento dos deslocamentos verticais e, conseqentemente, o colapso da estrutura; 4- O comportamento fora aplicada x deslocamentos fortemente no-linear devido degenerao do n, acomodaes e escorregamento entre barras, fenmenos observados nos ensaios. Obviamente, os deslocamentos medidos experimentalmente so sensivelmente maiores que os tericos, calculados com modelos simplificados; 5- Uma parcela significativa dos deslocamentos verticais pode ser atribuda ao escorregamento entre barras na regio da ligao; 6- Como o colapso da estrutura est relacionado com a ligao, aumentar dimetros de barras visando aumentar a resistncia deste elemento e da estrutura como um todo no uma soluo eficiente, ao contrrio, maiores dimetros exigem trechos estampados maiores nas extremidades, ocasionando maiores excentricidades da estrutura. Este fato foi observado na Trelia TE2, que teve o dimetro das diagonais de apoio aumentado para 88x2,65 a fim de conduzir a falha para o banzo superior e incrementar a resistncia da estrutura, mas obteve-se o efeito contrrio, ou seja, o n apresentou colapso para carregamentos inferiores aos obtidos para Trelia TE1, que possua diagonal de apoio de 60 x2,0; 7- Com o comportamento estrutural e os resultados observados experimentalmente comparados com resultados tericos, obtidos com hipteses e modelos de clculos simplificados, as trelias espaciais com ns tpicos apresentam correlao insatisfatria, no so recomendadas. Duas abordagens podem ser seguidas para enfrentar o problema das trelias espaciais com ns tpicos. Em primeiro lugar, so necessrias intervenes na geometria do n a fim de modificar os modos de colapso observados e aumentar a capacidade da ligao e da estrutura; isto particularmente importante na reabilitao de estruturas existentes. Para estruturas novas, este tipo de interveno poderia aumentar os custos e dificultar a fabricao e a montagem, de maneira que seria mais prudente optar por outro sistema de ligao como o n de ao ou o n com chapa de ponteira. Uma segunda abordagem est relacionada melhoria da representatividade dos modelos de anlise em relao ao comportamento da estrutura. Com os modelos propostos neste trabalho, que incluem os efeitos no-lineares, variaes de seo nas barras e excentricidades na ligao, obteve-se resultados satisfatrios quando comparados com os experimentais. No entanto, novamente vem tona a relao

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

Anlise terica e experimental de trelias espaciais

55

custo x benefcio; obviamente, uma trelia com ns tpicos adequadamente projetada e utilizando modelos de anlise mais refinados e mais adequados pode conduzir a custos compatveis com outros sistemas de ligao de melhor desempenho. Observaes experimentais mostraram que, para as trelias com ns tpicos, o comportamento da ligao mais crtico nos vrtices superiores, junto s diagonais de apoio. A fim de confirmar esta hiptese e avaliar o comportamento de ns tpicos na regio central da estrutura foram ensaiadas trelias espaciais com ns de ao nos vrtices e ns tpicos no restante da estrutura. Da analise dos resultados obtidos conclui-se: 1- No primeiro ensaio realizado ocorreu ruptura no n de ao, com carregamento muito inferior ao previsto, em um dos vrtices na direo de menor solicitao; 2- Este modo de colapso foi atribudo a imperfeies de fabricao do n ou de montagem da estrutura; 3- Diante destes resultados foi ensaiada uma segunda estrutura com as mesmas caractersticas. Neste novo ensaio, a estrutura no apresentou colapso nas ligaes, seja nos ns de ao ou ns tpicos. Houve, portanto, alteraes no modo de falha da trelia em funo da utilizao de ns de ao nos vrtices; 4- O colapso da estrutura foi caracterizado por deslocamentos verticais excessivos, que ocorrem principalmente em conseqncia de escorregamentos entre barras e acomodaes na estrutura; 5- O carregamento total aplicado estrutura foi de 148,8kN que 60% superior ao carregamento obtido para trelias construdas totalmente com ns tpicos; 6- Embora o n de ao nos vrtices tenha alterado o modo de falha da estrutura e aumentado o carregamento ltimo, os deslocamentos finais so grandes e sua previso pelos modelos simplificados insatisfatria. Com relao a trelias espaciais com ns de ao, o primeiro ensaio realizado resultou em colapso da ligao para baixos valores de fora aplicada. Este fenmeno era totalmente inesperado devido s verificaes realizadas e a anlise de resultados de ensaios desenvolvidos por outros autores. No entanto, durante a montagem da estrutura percebeu-se pequenas imperfeies em alguns ns; acredita-se que estas imperfeies tenham conduzido ao colapso do n e, conseqentemente, da estrutura. Desta forma conclui-se que, neste tipo de ligao, a fabricao dos elementos de ligao deva passar por um controle rigoroso e que estudos sobre a influncia de imperfeies do n sobre o comportamento da estrutura devam ser conduzidos. Para dirimir dvidas sobre a capacidade dos ns de ao, esses elementos foram ensaiados, isoladamente, trao e compresso, concluindo-se que sua resistncia compatvel com a resistncia das barras. Alm dos ensaios de ns isolados foi realizado um novo ensaio, em trelia espacial com ns de ao, com as mesmas caractersticas da anterior a fim de confirmar o modo de colapso observado, neste segundo ensaio foram feitas as seguintes observaes e concluses: 1- Houve falha do conjunto barra-n no banzo superior comprimido; 2- A estrutura apresentou baixos valores de deslocamentos se comparada com as demais estruturas ensaiadas, poucas acomodaes e ou escorregamentos entre barras foram observados;

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

56

Alex Sander Clemente de Souza & Roberto Martins Gonalves

3- O carregamento ltimo experimental foi compatvel com a capacidade resistente das barras; este fato deixa claro que a falha do n ocorreu simultaneamente ao incio da flambagem da barra comprimida; 4- Em trelias espaciais com ns de ao pode ocorrer o colapso da ligao, sendo que este fenmeno pode estar relacionado a imperfeies de fabricao e montagem. No outro extremo, pode ocorrer colapso por instabilidade das barras comprimidas; isto vai depender das caractersticas do n e da geometria da estrutura. No entanto, o modo de runa caracterstico observado foi o colapso do conjunto barran. Do ensaio conduzido com trelia espacial onde se utilizou ns com chapa de ponteira pode-se concluir que: 1- A estrutura apresenta rigidez flexo satisfatria, com comportamento fora aplicada x deslocamento praticamente linear em todas as etapas de carregamento; 2- O modo de colapso caracteriza-se pela instabilidade das barras comprimidas; 3- O comportamento da estrutura pode ser previsto de forma satisfatria com a utilizao de modelos simplificados de trelia em regime elstico linear. Analisando, comparativamente, as trelias ensaiadas conclui-se que dentre as ligaes estudadas, o n com chapa de ponteira apresenta o melhor desempenho, seguido pelo n de ao, que tambm apresenta comportamento estrutural satisfatrio, embora deva se dispensar, devido influncia das imperfeies, ateno especial ao detalhamento e a fabricao do n. O desempenho dos sistemas de ligao foi inversamente proporcional aos custos; o n com chapa de ponteira apresenta custos mais elevados enquanto o n tpico tem custos bastante reduzidos. O n tpico como, era esperado, foi o sistema de ligao com maiores deficincias estruturais. De modo geral, o n tpico deve ser usado com cautela; para estruturas de grande porte deve ser evitado. Vale ressaltar que nos ns de apoios no se deve utilizar o n tpico, independentemente das dimenses da estrutura. Neste sentido, a grande preocupao com relao aos milhes de m2 de trelias espaciais construdas com ns tpicos, espalhados Brasil a fora. Algumas delas, por fatores diversos, podem no apresentar qualquer tipo de problema. Outras, provavelmente, possuem margens de segurana restrita, e muitas j apresentaram problemas estruturais com colapso parcial e at total. Sendo assim, as pesquisas sobre este tipo de ligao assumem importncia fundamental no que tange preveno e correo destes problemas. Para isso, so fundamentais a caracterizao experimental e modelagem do comportamento do n.

AGRADECIMENTOS

Ao Fundo de Amparo a Pesquisa do Estado de So Paulo FAPES e ao Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq pelo apoio financeiro para realizao deste trabalho.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

Anlise terica e experimental de trelias espaciais

57

BIBLIOGRAFIA

AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS (1992). A-370 - Standard test methods and definitions for mechanical testing of steel products. Philadelphia. ANSYS (1997). Structural nonlinearities: users guide for revision 5.5. Houston. v.1. BATISTA, R. C.; BATISTA, E. M. (1997). Determinao experimental dos mecanismos de colapso de uma junta tpica de estruturas metlicas reticuladas espaciais. In: JORNADAS SUL-AMERICANAS DE ENGENHARIA ESTRUTURAL, 28., So Carlos, Set., 1997. v. 3, p. 665-674. BATISTA, R. C.; PFEIL, M. S.; CARVALHO, E. M. L. (1997). Habilitao via reforo da estrutura metlica de uma grande calota esfrica de cobertura. In: JORNADAS SULAMERICANAS DE ENGENHARIA ESTRUTURAL, 28., So Carlos, Set., 1997. v. 3, p. 1127-1137. BUTTERWORTH, J. W. (1981). Analysis of double-layer grids. In: MAKOWSKI, Z.S., (Ed.). Analysis, design and construction of double-layer grids. Applied Science. p. 57-91. COLLINS, I. M. (1984). An investigation into the collapse behaviour of double-layer grids. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SPACE STRUCTURES, 3., Guildford, UK, Sep., 1984. Proceedings... London/New York: Elsevier Applied Science. p. 400405. CUENCAS, L. S. (2002). The stainless steel structures of a sport stadium in quart. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SPACE STRUCTURES, 5., Guildford, UK, Aug. 2002. Proceedings... London, Thomas Telford. v. 1, p. 547-556. COOD, E. T. (1984). Low technology space frames. INTERNATIONAL CONFERENCE ON SPACE STRUCTURES, 3., Guildford, UK, Sep. 1984. Proceedings... London, Elsevier Applied, p. 955-960. CUOCO, D. A. (Ed.). (1997). Guidelines for the design of double-layer grids. New York: Task Committee on Double-Layer Grids ASCE, 1997. DADDI, I. (1969). Strutture reticolari spaziali per coperture piane. Costruzioni Metalliche, n. 6, p. 502-509. DE MARTINO, A. (1992). Relazione generale: progettaziopne, lavorazione e montaggio. Costruzioni Metalliche, n. 1, p. 14-54. DESTE, A. V. (1998). Comportamento de estruturas espaciais tubulares padronizadas. Rio de Janeiro. Dissertao (Mestrado) - Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro. DUBINA, D. (1991). New structural system for double-layer grids using bolted joints. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON STEEL AND ALUMINIUM STRUCTURES, Singapore, May, 1991. Proceedings... v. 1, p. 889-907.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

58

Alex Sander Clemente de Souza & Roberto Martins Gonalves

DUBINA, D. (1993). Structural solutions with cold-formed profiles for double and single layered grids. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SPACE STRUCTURES, 4., Guildford, UK, Set., 1993. Proceedings... London, Thomas Telford. v. 2, p. 1492-1500. DU CHATEAU, S. (1984). Structures spatiales. In: INTENATIONAL CONFERENCE ON SPACE STRUCTURES, 3., Guildford, UK, Sep., 1984. Proceedings London/New York: Elsevier Applied Science. p. 1058-1065. ELSHEIKH, A. I.; McCONNEL, R. E. (1993). Experimental study of behavior of composite space trusses. Journal of Structural Division, v. 118, n. 4. EL-SHEIKH, A. I. (1996a). Experimental study of behaviour of new space truss system. Journal of Structural Engineering, v. 122, n. 8, p. 845-853, Aug. EL-SHEIKH, A. I. (1996b). Development of a new space truss system. Journal of Constructional Steel Research, v. 37, n. 3, p. 205-227, Jan. EL-SHEIKH, A. I. (1997). Effect of member length imperfection on triple-layer space trusses. Enginnering Structures, v. 19, n. 7, p. 540-550. EL-SHEIKH, A. I. (1999). Design of web menbers in space trusses. International Journal of Space Structures, v. 14, n. 1, p. 25 32. EL-SHEIKH. A. I. (2000). Approximate dynamic analysis of space trusses. Engineering Structures, n. 22, p. 29-38. EL-SHEIKH, A. I.; EL-KANSSAS, E. (2002). Performace od curved space structures. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SPACE STRUCTURES, 5, Guildford, UK, Aug., 2002. Proceedings... London, Thomas Telford. v. 2, p. 1129-1138. FAKURY, R. H.; PAULA, F. A.; GONALVES, R. M.; SILVA, R. M. (1999). Investigation of the causes of the collapse of a large span structure. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON STEEL AND ALUMINIUM STRUCTURES, 4., Finland, June, 1999. Proceedings Elsevier Applied Science. p. 617-624. GERRITS, J. M. (1984). Space structures in the Netherlands since 1975. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SPACE STRUCTURES, 3., Guildford, UK, Sep., 1984. Proceedings... London/New York, Elsevier Applied Science. p. 28-32. GIORDANO, G. (1992). The steel frames for a new university building in via Marittima Naples. Costruzioni Metalliche, n. 1, p. 1-54. GONALVES, R. M.; RIBEIRO, L. F. R. (1995). Analysis of the behaviour and numerical simulation of nodes that are characteristic of spatial tubular structures. In: JORNADAS SUDAMERICANAS DE INGENIERIA ESTRUCTURAL, 27., Tucumn, Argentina, Sep., 1995. Memrias... Tucumm, ASAIE/ Laboratrio de Estructuras FCET - UNT. v. 4, p. 507-518. GONALVES, R. M.; FAKURY, R. H.; MAGALHES, J. R. M. (1996). Peformance of tubular steel sections subjected to compression: theorical and experimental analysis. In: INTERNATIONAL COLOQUIUM ON STRUCTURAL STABILITY, 5., Rio de Janeiro, Aug., 1996. Stability problems in designing, construction and rehabilitation of metal structures. Proceedings... COPPE-UFRJ. p. 439-449.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

Anlise terica e experimental de trelias espaciais

59

GONALVES, R. M.; MALITE, M.; SLES, J. J. (1999). Aluminium tubes flattened (stamped) ends subjected to compression - a theoretical and experimental analysis. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON STEEL AND ALUMINIUM STRUCTURES, 4., Finland, June, 1999. Proceedings... Elsevier Applied Science. p. 647-654. HANAOR, A.; MARSH, C. (1989). Modification of behaviour of double-layer grids: overview. Journal of Structural Engineering, v. 115, n. 5, p. 1021-1570, May. HANAOR, A. (1999). Joint instability in lattice structures Lesson from a recent collapse. International Journal of Space Structures, v. 14, n. 4, p. 205213. HANAOR, A. et al. (2000). Member buckling with joint instability Design application. International Journal of Space Structures, v. 15, n. 3/4, p. 257-267. IFFLAND, J. (1982). Preliminary planning of steel roof space trusses. Journal of the Structural Division, v. 108, n. 11, p. 2578-2589, Nov. IMAI, K. et al. (1993). The KT space truss system. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SPACE STRUCTURES, 4., Guildford, UK, Sep., 1993. Proceedings... London, Thomas Telford. v. 2, p. 1374-1382. IWATA, M.; KAMIYAMA, K. (1993). Development and projects of the NS space truss system. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SPACE STRUCTURES, 4., Guildford, UK, Sep., 1993. Proceedings... London, Thomas Telford. v. 2, p. 14171426. LANDOLFO, R. (1993). Qualification analysis of a new structural system. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SPACE STRUCTURES, 4., Guildford, UK, Sep. 1993. Proceedings... London, Thomas Telford. v. 1, p. 693-702. LIEW, J. Y. R. et. al. (1997). Advanced analysis and design of spatial structures. Journal of Constructional Steel Research, v. 42, n. 1, p.21-48. MADI, U. R. (1984). Idealising the members behaviour in the analysis of pin-jointed spatial structures. In: INTENATIONAL CONFERENCE ON SPACE STRUCTURES, 3., Guildford, UK, Sep., 1984. Proceedings London/New York: Elsevier Applied Science. p. 462-467. MADI, U. R.; EL-TAYEM, A. (1991). On the effective length of compression members in double-layer grids. International Journal of Space Structures, v. 6, n. 1, p. 33-39. MADI, U. R.; EL-TAYEM, A. (1994). Collapse patterns for double-layer grids. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SPACE STRUCTURES, 4., Guildford, UK, Sep., 1994. Proceedings... London, Thomas Telford. v. 1, p. 631-639. MAGALHES, J. R. M. (1996). Sobre o projeto e a construo de estruturas metlicas espaciais. So Carlos. Dissertao (Mestrado) - Escola de Engenharia de So Carlos - Universidade de So Paulo. MAIOLA, C. H. (1999). Anlise terica e experimental de trelias espaciais constitudas por barras com extremidades estampadas. So Carlos. Dissertao (Mestrado) - Escola de Engenharia de So Carlos - Universidade de So Paulo.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

60

Alex Sander Clemente de Souza & Roberto Martins Gonalves

MAKOWSKI, Z. S. (1981). Review of development of various types of double-layer grids. In: MAKOWSKI, Z. S., (Ed.). Analysis, design and construction of Doublelayer grids. Applied Science., p. 1-55. MAKOWSKI, Z. S. (1987). A worldwide review of space structures in sports buildings. In: INTERNATINAL COLLOQUIUM ON SPACE STRUCTURES FOR SPORTS BUILDINGS, Beijing, Oct. 1987. Proceedings London, Elsevier Applied Publishers. MAKOWSKI, Z. S ; LEUNG, D. (1987). Stress distridution in prefabricated double-layer grids and their use for large-span sports buildings. In: INTERNATINAL COLLOQUIUM ON SPACE STRUCTURES FOR SPORTS BUILDINGS, Beijing, Oct. 1987. Proceedings... London, Elsevier Applied Publishers. MALITE, M. et al. (1997). Barras de ao comprimidas de seo tubular com extremidades estampadas - anlise terica e experimental. In: JORNADAS SULAMERICANAS DE ENGENHARIA ESTRUTURAL, 28., So Carlos. Set., 1997. v. 1, p. 417-426 MALITE, M. (1997). Ensaio de compresso em barras de ao com extremidades estampadas. So Carlos. Laboratrio de Estruturas da Escola de Engenharia de So Carlos. Relatrio tcnico. MALLA, R. B.; SERRETTE, R. L. (1996). Double-layer grids: review of static and thermal analysis methods. Journal of Structural Engineering, v. 122, n. 8, p. 873881, Aug. MARSH, C. (1988). Improving space truss performance by member removal. In: IASS SYMPOSIUM ON SHELL, MEBRANES AND SPACE FRAMES, Osaka, 1988, Proceedings... Amsterdam, Elsevier Science. v. 3, p. 215-220. MARSH, C. (2000). Some observations on designing double layer grids. International Journal of Space Structures, v. 15, n. 3/4, p. 225-231. MURTHA-SMITH, E.; HWANG, S. H.; CHOU, Y. H. (1993). Space truss testing. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON SPACE STRUCTURES, 4., Guildford, UK, Sep., 1993. Proceedings... London, Thomas Telford. v. 1. MURTHA-SMITH, E. (1993). Compression-member models for space trusses: review. Journal of Structural Engineering, v. 120, n. 8, p. 2399-2407, Aug. PACKER, J. A.; HENDERSON, J. E. (1996). Design guid for hollow structural section connections. Canadian Institute of Steel Construction, Ontario Canada. SAKA, T.; HEKI, K. (1984). The effect of joints on the strength of space trusses. In: INTENATIONAL CONFERENCE ON SPACE STRUCTURES, 3., Guildford, UK, Sep. 1984. Proceedings... London/New York, Elsevier Applied Science. p. 417-422. SCHMIDT, L. C. (2000). Some design aspects peculiar to space trusses. International Journal of Space Structures, v. 15, n. 3/4, p. 215-223. SILVA, K. C. (1999). Anlise terico-experimental de barras comprimidas em estruturas metlicas espaciais. Ouro Preto. Dissertao (Mestrado) Escola de Minas - Universidade Federal de Ouro Preto.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

Anlise terica e experimental de trelias espaciais

61

SOUZA, A. S. C. (1998). Contribuio ao estudo das estruturas metlicas espaciais. So Carlos. Dissertao (Mestrado) - Escola de Engenharia de So Carlos - Universidade de So Paulo. SOUZA, A. S. C. (2003). Anlise terica e experimental de trelias espaciais. So Carlos. Tese (Doutorado) - Escola de Engenharia de So Carlos - Universidade de So Paulo. SOUZA, A. S. C.; GONALVES, R. M. (2000). Ligaes em trelias metlicas espaciais tubulares. In: JORNADAS SUDAMERICANAS DE INGENIERA ESTRUCTURAL, 29., Punta Del Este, Uruguay, nov., 2000. Memorias... Montevideo, Instituto de Estructuras y Transporte/Faculdad de Ingeniera, Universidad de la Repblica/ASAIE, 2000. 15p. 1 CD-ROM. SOUZA, A. S. C.; GONALVES, R. M.; MAIOLA, C. H. (2000) Modelos de anlise para trelias espaciais com ligaes excntricas e elementos tubulares com extremidades amassadas. In: JORNADAS SUDAMERICANAS DE INGENIERA ESTRUCTURAL, 29., Punta Del Este, Uruguay, nov., 2000. Memorias... Montevideo, Instituto de Estructuras y Transporte/Faculdad de Ingeniera, Universidad de la Repblica/ASAIE, 2000. 18p. 1 CD-ROM. SOUZA, A. S. C.; GONALVES, R. M.; VENDRANE, A. M. (2002). Anlise de ligaes em trelias espaciais pelo mtodo dos elementos finitos. In: JORNADAS SULAMERICANAS DE ENGENHARIA ESTRUTURAL, 30., Braslia-DF, maio, 2002. Anais... Braslia, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia civil e Ambiental. 16p. 1 CD-ROM. SOUZA, A. N. (2002). Anlise da concepo do projeto de estruturas metlicas espaciais: nfase em coberturas. So Carlos. Dissertao (Mestrado) - Escola de Engenharia de So Carlos - Universidade de So Paulo. SOUZA, J. L. C.; BATTISTA, R. C. (2002). Reticulado espacial composto para pisos de grandes vos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA CONSTRUO METLICA, 2., So Paulo, nov., 2002. Anais... 1 CD-ROM. THORNTON, C. H.; LEW, I. P. (1984). Investigation of the causes of Hartford Coliseum collapse. In: INTENATIONAL CONFERENCE ON SPACE STRUCTURES, 3., Guildford, UK, Sep. 1984. Proceedings... London/New York: Elsevier Applied Science p. 636-641. VENDRAME, A. M. (1999). Contribuio ao estudo das cpulas treliadas utilizando elementos tubulares em ao. So Carlos. Dissertao (Mestrado) Escola de Engenharia de So Carlos - Universidade de So Paulo.

Cadernos de Engenharia de Estruturas, So Carlos, v. 8, n. 31, p. 31-61, 2006

Vous aimerez peut-être aussi