Vous êtes sur la page 1sur 17

Mdia, mediana e moda conceitos e clculos

s m edid as de te n d n cia ce n tra l so va lo re s que, de certa fo rm a , e de m aneira condensada, traze m co n s ig o in fo rm a e s co n tid a s nos dados e s ta ts tic o s sejam eles, p o p u la c io n a is ou a m o s tra is . Elas fu n c io n a m co m o um a espcie

de m e d id a s -re s u m o , pois nos passam a idia, d ig a m o s, do c o m p o rta m e n to geral das obse rva e s estudad as. P odem os d izer ainda que elas so co m o va lo re s de refe rn cia, em to rn o dos quais, os o u tro s se d is trib u e m . Q uando esto a ssociada s aos dados p o p u la c io n a is, so cham adas de p a r m e tro s ; qua ndo so calcula das a p a rtir de a m o stra s , so de n o m in a d a s e s ta ts tic a s . Essa d ife re n a o co rre p o rque os p a r m e tro s so v a lo re s c o n s ta n te s (fix o s ), pois so ca lcu la d o s a p a rtir de to d o s os dados de um ce rto c o n ju n to , is to , a p op ulao de in teresse . P orm , se tra b a lh a m o s com a m o stra s , as m edid as e s ta tstica s o b tid a s va ria r o de a co rd o com as ob se rva e s que fo ra m selecio nadas. Por isso , elas no so v a lo re s fix o s , pois dependem dos e lem e nto s da a m o stra p a rtic u la r que fo i e scolhida. Verem os, agora, os conceitos e os clculos de cada um a delas.

M dia A ritm tica , ou sim plesm ente m dia, uma medida que funciona com o o ponto de equilbrio de um conjunto de dados, representada pela letra grega ^ (devem os ler m i ), quando seu clculo feito a partir de todos os valores de uma populao. Se usam os dados am ostrais para obt-la, referida com o x (lem os Xis barra ). a medida de tendncia central mais popular (desde o incio de nossa vida escolar, j nos habituam os com seu clculo) e pelas suas propriedades m atem ticas bastante usada na Estatstica Inferencial.

Mdia Aritmtica
H dois casos a serem considerados no clculo da mdia.

1 Caso - Quando tratamos com dados isolados ou no tabelados.


Por exem plo: suponha que suas notas em uma seleo para um curso de aperfeioam ento foram 5,6; 4,8; 8,0; 8,6; 6,8; 9,4. Ento, se todas tm o m esm o peso, sua mdia ser:

Portanto, sua mdia foi 7,2, concorda? Form alizando o que fizem os, definirem os a mdia da seguinte form a:

2 Caso - Quando os dados esto organizados em uma tabela de freqncias.


Com earem os com um exem plo, no qual as observaes estatsticas so tabeladas, porm no agrupadas em intervalos. Retome a seguinte tabela, apresentada na aula 5. Tabela 1 - Pontuao no teste objetivo de M atem tica, na am ostra das turm as da 8a srie/m anh, na
E. E. Nair Burgio, m unicpio de Carapeba, em abril de 2004.

Fonte: Dados fictcios.

Vim os que para calcular a mdia aritm tica de um conjunto devem os som ar todos os valores deste e d ivid ir o resultado dessa adio pelo nm ero de observaes/valores.

Atividade 1
Vamos ver o que aprendem os? Calcule a pontuao mdia no teste objetivo para a am ostra das turm as da noite, cujos dados se encontram na aula 5, quando estudam os distribuio de freqncias.

L
intervalos de classe .

^
Agora, explorarem os o clculo da mdia para dados tabelados e agrupados em

Como no tem os mais os valores originais, pois estes esto diludos nas respectivas classes, usam os os pontos m dios dos intervalos de classe, ( x /s ,) para substitu-los. Nesse caso, o clculo da mdia basicam ente o m esm o para dados tabelados e no agrupados que acabamos de expor. A nica diferena que os x's no so os valores originais, um a vez que quando agrupam os em intervalos, perdem os essa inform ao. Ento, com o fazem os para encontrar a mdia? Ns calculam os o ponto mdio (x) e o consideram os com o representante de todos os valores da classe correspondente i. A partir da, terem os, pois, com o calcular a mdia: tom a m os os valores te rico s da varivel, x s, e suas respectivas freqncias e aplicam os a m esm a f rm u la utilizada para dados tabelados no agrupados em classes. Para ilustra r esse clculo, considere a Tabela 2 a seguir, referente s mdias trim estrais de M atem tica da am ostra das turm as da 8a srie da manh. Tabela 2 - D istribuio das mdias trim e stra is de M atem tica, na am ostra das turm as da 8a srie/
manh, na E. E. Nair Burgio, m unicpio de Carapeba, em abril de 2004.

Fonte: Dados fictcios.

Atividade 2
Calcule a m dia das notas trim estrais para a am ostra das turm as da 8a srie/ manh, na E. E. Nair Burgio, m unicpio de Carapeba cujos dados esto na tabela a seguir. Compare esse resultado com o que calculam os para a turm a da manh. O que voc pode concluir sobre o desem penho dessas turm as? Tabela 3 - Distribuio das mdias trimestrais de Matemtica, na amostra das turmas da 8asrie/noite, na E. E. Nair Burgio, municpio de Carapeba, em abril de 2004.

Fonte: Dados fictcios.

Ateno!
A mdia, apesar de ser uma medida bastante utilizada para representar um conjunto de dados, tem uma desvantagem: ela afetada por valores extrem os. O que isso significa? Para calcular a mdia x, necessrio som arm os todos os dados da srie, ou seja, essa m edida leva em conta todas as observaes. Por isso, quando tem os uma situao em que aparecem alguns valores, ou m uito baixos, ou m uito altos, se com parados com os demais elementos da srie (esses so os que cham am os de e xtre m o s ), a mdia influenciada por eles.

Atividade 3
Considere os conjuntos que se seguem: A={2,3,5,6} e B={2,3,5,26}. Calcule a mdia para cada um deles e observe com o o valor 26, no conjunto B, puxou a mdia para cima.

Mediana (Md )
M ediana (M d) definida com o o valor que ocupa a posio central em um conjunto de dados ordenados . Conseqentemente, ela tem a propriedade de d ivid ir um conjunto de observaes em duas partes iguais quanto ao nm ero de seus elementos: o nm ero de dados que so menores ou iguais m ediana o mesmo que o nm ero de dados que so maiores ou iguais a ela. Dessa m aneira, afirm am os que 50% das observaes que com pem um conjunto qualquer de dados estatsticos so m enores ou iguais observao correspondente sua mediana, e, conseqentem ente os 50% restantes, so observaes m aiores ou iguais a essa medida. Ao contrrio da mdia, a m ediana no influenciada por valores extrem os, visto que ela uma m edida essencialm ente vinculada posio que ocupa no conjunto ordenado . Assim , se algum valor fo r dem asiado grande ou pequeno - valores extrem os - , estes no afetaro o clculo da mediana, j que no alteraro a ordem . Por exem plo, sejam os conjuntos A e B: A = { 1, 2, 1000 } e B = { 1, 2, 10 }. Em am bos, a m ediana 2, ou seja, ao se trocar o 10 por 1000, ela no sofreu alterao. Por isso, quando trabalham os com observaes que apresentam valores extrem os, optam os por usar a m ediana ao invs da mdia, pois ela representar m elhor dados que tm essa caracterstica. Para encontrar a mediana em um conjunto qualquer de dados estatsticos, precisam os conhecer a posio que ela ocupa em relao aos n elem entos ordenados desse conjunto. Para tal, devem os considerar duas situaes para as quais adotarem os distintos procedim entos:

1o Caso - Quando os dados se apresentam isolados ou ento quando esto tabelados, porm no agrupados em intervalos de classes.
Em tais circunstncias, estam os diante de dados discretos, ou pelo menos, tratados com o tal, e, para encontrar a mediana, precisam os prim eiram ente construir o rol . Em seguida, devemos calcular o elem ento mediano (EMd). O que isso? a posio que a mediana ocupa no conjunto ordenado . Para obt-la, indispensvel verificar se n (o nm ero de observaes do conjunto de dados) par ou m par , pois, dependendo dessa inform ao, procederem os de maneira distinta.

Fonte: Dados fictcios.

Ateno!
O elemento mediano, , nos inform a apenas sobre a posio da mediana na

srie ordenada. Ele no o v a lo r dessa m edida. Assim , somente aps calcul-lo, podemos localizar tal posio no conjunto de dados ordenados.

Considerarem os novamente a pontuao no teste objetivo de M atem tica na am ostra das turm as da manh, exibida na Tabela 5 a seguir: Tabela 5 - Pontuao no teste objetivo de Matemtica, na amostra das turmas da 8a srie/manh, na E. E. Nair Burgio, municpio de Carapeba, em abril de 2004.

Fonte: Dados fictcios.

2 Caso - Dados tabelados agrupados em intervalos de classes.

Conclum os, portanto, que metade da turm a (50% ) obteve um a mdia igual ou inferio r a 7,5 e o restante (os outros 50% ) apresentou nota igual ou superior a 7,5 pontos.

Atividade 4
Calcule a nota m ediana para a am ostra da turm a da noite (Tabela 3) e com pare o resultado com a turm a da manh.

Moda (Mo )
Por definio, a moda de um conjunto de dados o valor que aparece mais vezes, ou seja, aquele que apresenta a m aior freqncia observada . H situaes nas quais ela no nica, pois pode acontecer de se ter, em uma srie estatstica, duas ou mais observaes que tenham se destacado de form a idntica, isto , que tenham ocorrido com a mesma freqncia m xim a. Ento, conform e o caso, terem os distribuies bim odais (duas modas), trim od ais ou m ultim odais. Tambm possvel acontecer que todos os elem entos tenham apresentado exatamente o m esm o nm ero de ocorrncias. Isso significa que no h moda, pois nenhum dado se destacou; o conjunto , ento, cham ado am odal . Dentre as trs m edidas de tendncia central, a m oda a nica que pode ser usada quando as variveis so qualitativas nominais (vim os isto na aula 2, lem bra?). Por exem plo, se distribussem os os alunos da am ostra da turm a da manh (do exem plo que estam os trabalhando) por sexo e obtivssem os que 70% so m eninas, poderam os dizer que a moda o sexo fem inino, pois essa categoria apresentou a m aior freqncia. Da m esm a form a que a mediana e a mdia, para se obter a m oda, devemos considerar dois casos que a seguir especificam os.

1o Caso - Dados isolados no tabelados ou tabelados, porm no agrupados em intervalos de classes.


Nesses casos, a m oda obtida apenas por uma sim ples inspeo em relao s repeties dos valores. No caso das tabelas, observarem os as freqncias absolutas sim ples (/* ). Procuram os, ento, qual(is) o(s) valor(es) que apresenta(m ) o m aior nm ero de ocorrncias (repeties). Este(s) valor(es) (so) denom inado(s) moda.

Atividade 5
Calcule a nota m odal para a am ostra da turm a da noite (Tabela 3) e com pare o resultado com a da manh. O que voc pode co ncluir sobre o desem penho dos alunos, a partir desses dois resultados?

Qual m edida de tendncia central devem os usar? Acabam os de explicar trs m edidas estatsticas conhecidas com o M edidas de Tendncia Central ou M edidas de Posio. Elas tm a finalidade, com o j com entam os no incio desta aula, de sintetizar as inform aes de um conjunto de dados resum indo-as em um nico valor. Uma vez que o objetivo das trs semelhante, talvez voc agora esteja se perguntando: quando devo usar a mdia? E a m oda? E a mediana? Se estam os diante de um a situao na qual essas trs m edidas apresentam o m esm o valor, tal fato nos inform a que adistribuio dos dados sim tric a ; quando resultam em valores diferentes, porm m uito prxim os, indica que a form a dessa distribuio aproxim a dam ente sim tric a . Nesses casos, optarem os por qualquer um a das trs: mdia, m oda ou mediana. Nos dem ais casos, devemos analisar as esp e cificid ades da situao estudada e escolher entre elas a mais adequada. A seguir, apresentam os um quadro de resum o que ir ajud-lo a optar por uma das trs, em bora nada o im pea de calcular todas elas.

Resumo
Nesta aula, conhecem os as m edidas de tendncia central: mdia aritm tica, mediana e moda. V im os que elas servem para resum ir inform aes sobre um conjunto de dados ajudando-nos a descrev-los. Estudam os seu clculo, considerando valores isolados e tam bm quando esto organizados em tabelas de freqncias (agrupados ou no). Alm disso, enfatizam os a interpretao de tais m edidas, explicando, inclusive, as peculiaridades de cada um a e orientando a escolha adequada, de acordo com as especificidades da situao pesquisada.

Auto-avaliao

n n

Pergunte a vinte pessoas entre seus fam iliares e/ou vizinhos, a idade de cada um e form e uma am ostra (de tam anho n = 20). Organize esses dados em um a tabela e calcule a idade mdia, a m ediana e a idade m odal dessa am ostra.

Procure saber a tem peratura m ensal do seu m unicpio durante todos os meses do ano de 2004. Com esses 12 dados, determ ine as tem peraturas mdia, m ediana e m odal do referido ano.

Vous aimerez peut-être aussi