Vous êtes sur la page 1sur 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC n 02.928/12 RELATRIO


O presente processo trata da Prestao Anual de Contas do Fundo Estadual da Criana e do Adolescente, exerccio 2011, tendo como gestora a Sra. Maria Aparecida Ramos de Menezes. Aps exame da documentao pertinente, notificao e apresentao de defesa por parte da Sra. Maria Aparecida Ramos de Menezes, gestora da FUNDESC, a Unidade Tcnica emitiu relatrio entendendo remanescerem como falhas: 1. Reincidentemente verificou-se a regulamentao do Fundo mediante instrumento inadequado, infringindo o disposto no art. 7 da Lei 7.273/02, o qual prev que a regulamentao se dar por Decreto do Chefe do Executivo, evidenciando tambm a reincidncia da irregularidade retro mencionada e descumprimento dos acrdos APL - TC 156/2009 e 0335/2011. 2. Conforme constatado no Tramita, como tambm durante inspeo in loco, o Relatrio de Atividades do exerccio, est muito simplrio, no trazendo detalhes das atividades fins do rgo, prejudicando um juzo de valor factvel sobre o aspecto operacional do Fundo. 3. Ausncia de providncias administrativo-jurdicas com vistas a coibir a falta de prestao de contas e prestaes de contas de forma irregular, no que tange a convnios. Ao se pronunciar sobre a matria, o MPjTCE, por meio do Douto Procurador Marclio Toscano Franca Filho, emitiu COTA, s fls. 185/186 dos autos, nos seguintes termos: - Quando da anlise da irregularidade contida no item 3 (Ausncia de providncias administrativojurdicas com vistas a coibir ausncia de prestao de contas e prestaes de contas de forma irregular, no que tange a convnios), a Unidade de Instruo, s fl. 179, assim se manifestou: A defendente solicita prazo de 90 (noventa) dias a fim de que possa apresentar o resultado da Tomada de Contas Especial que foi instaurada com vistas ao convnio 005/2010 e informa a remessa de processo administrativo contendo a prestao de contas do convnio 007/2010 celebrado entre o FUNDESC e a Pia Sociedade Nicola Mazza. A Auditoria no encontrou no Tramita nenhuma informao quanto ao envio do convnio 07/2010, razo pela qual sugere a concesso do prazo solicitado para apresentao do resultado da Tomada de Contas Especial, bem como da apresentao da Prestao de Contas do Convnio 07/2010. O membro do Ministrio Pblico de Contas, corroborando com o entendimento da Auditoria, acima transcrito, pugnou pela baixa de Resoluo assinando prazo gestora, Sra. Maria Aparecida Ramos de Meneses, para que adote as providncias sugeridas pela Auditoria, s fl. 179.

o relatrio. PROPOSTA DE DECISO


Considerando as concluses da Auditoria, bem como o parecer oferecido pelo representante do MPjTCE, proponho que os Exmos. Srs. Conselheiros membros do E. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA assinem prazo de 90 dias a Sra. Maria Aparecida Ramos de Menezes, para que restabelece legalidade, enviando a esta Corte os documentos/justificativas reclamados pela Auditoria, sob pena de aplicao de multa, conforme reza o art. 56 da LOTCE.. a proposta.
Antnio Gomes Vieira Filho Auditor Relator

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PROCESSO TC n 02.928/12


Objeto: Prestao Anual de Contas rgo: Fundo Estadual da Criana e do Adolescente Gestora Responsvel: Maria Aparecida Ramos de Menezes.
PRESTAO ANUAL DE CONTAS. EXERCCIO 2011. ASSINAO DE PRAZO PARA PROVIDNCIAS.

RESOLUO RPL - TC - n 0012/2013


Os MEMBROS do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, no uso de suas atribuies constitucionais e legais, e tendo em vista o que consta no Processo TC n 02.928/12, que trata da Prestao Anual de Contas do Fundo Estadual da Criana e do Adolescente FUNDESC, exerccio 2011, tendo como gestora a Sra. Maria Aparecida Ramos de Menezes, RESOLVEM: Assinar prazo de 90 (noventa) dias a Sra. Maria Aparecida Ramos de Menezes, gestora do Fundo Estadual da Criana e do Adolescente FUNDESC, para que restabelea legalidade, enviando a esta Corte os documentos/justificativas reclamados pela Auditoria, sob pena de aplicao de multa, conforme reza o art. 56 da LOTCE. Publique-se, registre-se e cumpra-se. TC Sala das Sesses - Plenrio Ministro Joo Agripino. Joo Pessoa, 19 de junho de 2013. Conselheiro Fbio Tlio Filgueiras Nogueira
PRESIDENTE

Cons. Arnbio Alves Viana Cons. Fernando Rodrigues Cato

Cons. Antnio Nominando Diniz Filho Cons. Umberto Silveira Porto

Cons. Arthur Paredes Cunha Lima Antnio Gomes Vieira Filho


AUDITOR RELATOR

Cons. Andr Carlo Torres Pontes

Procuradora Isabella Barbosa Marinho Falco


REPRESENTANTE DO MINISTRIO PBLICO JUNTO AO TCE-PB

Em 19 de Junho de 2013

Cons. Fbio Tlio Filgueiras Nogueira PRESIDENTE

Auditor Antnio Gomes Vieira Filho RELATOR

Cons. Arnbio Alves Viana CONSELHEIRO

Cons. Umberto Silveira Porto CONSELHEIRO

Cons. Arthur Paredes Cunha Lima CONSELHEIRO

Cons. Antnio Nominando Diniz Filho CONSELHEIRO

Cons. Andr Carlo Torres Pontes CONSELHEIRO

Isabella Barbosa Marinho Falco PROCURADOR(A) GERAL

Vous aimerez peut-être aussi