Vous êtes sur la page 1sur 13

Revista Trgica: estudos sobre Nietzsche. 1 semestre de 2011 Vol. 4, n 1, pp.

54-66

O critrio da avaliao nietzschiana para toda e qualquer moral


The criteria of Nietzsches evaluation for all and any moral

Mariana Lins Costa


Recebimento: 18/04/2011 Received in: 18/04/2011 Aprovao: 01/07/2011 Approved in: 01/07/2011

Resumo: Nietzsche afirma a existncia de diferentes tipos de moral que, por sua vez, expressam diferentes valores: determinadas morais so tidas como superiores a outras. No presente artigo, buscaremos encontrar e problematizar o critrio que permite ao filsofo valorar as diferentes morais. Palavras-chave: Moral; Genealogia; Vontade de poder. Abstract: Nietzsche affirms the existence of different types of moral which, at the same time, express different values: certain moralities are considered superior to others. Within this article, we will aim to find and question the criterion that allows the philosopher to value the different morals. Keywords: Moral; Genealogy; Will to power.

O objetivo deste artigo o de elucidar o critrio da avaliao nietzschiana dos diferentes tipos de moral. Isto : pretendemos elucidar o critrio que permitiu Nietzsche afirmar a superioridade de um tipo de moral em detrimento de outro. Antes, porm de nos dirigirmos diretamente para esta questo, indispensvel que compreendamos o pathos que conduziu o filsofo elaborao deste critrio. Elaborao esta que se confunde com a elaborao da sua prpria filosofia. Pathos, porque o problema da moral no se configura em Nietzsche como uma pura especulao filosfica. Do mesmo modo que o filsofo no compreende a moralidade como algo alicerado pela racionalidade, ele tampouco compreende a problematizao dela como um movimento puramente especulativo. A moral est na filosofia nietzschiana completamente relacionada vida. O que acaba por remeter, em alguma medida, vida do prprio filsofo. O percurso filosfico que conduziu Nietzsche compreenso da existncia de diferentes tipos de moral iniciou-se como investigao sobre a origem dos valores da moral dominante, entendida por ele como moral asctica. curioso notarmos como

Doutoranda em filosofia na Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil. Bolsista da Fapesb. Contato: marianalins_@hotmail.com

54
Revista Trgica: estudos sobre Nietzsche, Rio de Janeiro, vol. 4, n 1, 2011, pp.54-66

O critrio da avaliao nietzschiana para toda e qualquer moral Nietzsche compreende o surgimento, o porqu do seu interesse filosfico pela questo da moral. Este interesse surge em consonncia com uma suspeita. Suspeita que nos oferece uma primeira pista para a compreenso do pathos que impeliu o filsofo na elaborao do seu critrio de avaliao para os diferentes tipos de moral ou antes, na prpria possibilidade de compreender a moral como sendo vrias. Uma espcie de escrpulo para com a moral dominante seria o seu a priori existencial:
Por um escrpulo que me peculiar, e que confesso a contragosto diz respeito moral, a tudo o que at agora foi celebrado na terra como moral , escrpulo que surgiu em minha vida to insolicitado, to incontido, to em contradio com ambiente, idade, exemplo, procedncia que eu quase poderia denomin-lo meu a priori tanto minha curiosidade quanto a minha suspeita deveriam logo deter-se na questo de onde se originam verdadeiramente nosso bem e nosso mal (GM/GM, Prlogo, 3).

Apesar de no ser o nosso propsito tecer as possveis relaes entre o homem Nietzsche e a filosofia nietzschiana, em alguma medida isso se faz inevitvel, uma vez que queiramos contemplar, com propriedade, o problema da moral tal como o filsofo o concebeu. A atitude de trazer, para o mago do seu pensamento filosfico, uma suspeita apriorstica, um pathos ou em outras palavras, a sua individualidade, a sua pessoalidade no se configura como uma justificao de cunho subjetivista, e, muito menos, como um mero exibicionismo. Longe disso, algo que condiz diretamente com as suas concepes filosficas. Para Nietzsche, o homem o animal avaliador, o animal que conformado no s por um corpo, mas tambm por uma moral. A relao entre homem e moral , pois uma relao necessria1. Certamente, em tempos remotos, no era possvel colocar-se de maneira pessoal em relao moral. E isso no s por conta da opresso imposta nesses tempos remotos, mas tambm por que a possibilidade de colocar-se pessoalmente ante a moral pressupe uma autonomia que parece estar relacionada a uma decadncia da prpria moralidade. uma espcie de fruto tardio na histria do homem. Para Nietzsche, na modernidade que as imposies coercitivas da moral tornaram-se mais frouxas e, aos poucos, entraram em colapso. O questionamento pessoal ante a moral indica este colapso. E dado que a moral e a prpria condio humana esto intimamente relacionadas, o posicionamento perante a moral faz-se sentir
1

Se o bermensch no expressa nenhuma relao necessria para com a moral justamente porque ele est para alm do homem e isso, tanto no sentido existencial quanto fisiolgico.

55
Revista Trgica: estudos sobre Nietzsche, Rio de Janeiro, vol. 4, n 1, 2011, pp.54-66

Mariana Lins Costa

diretamente no plano existencial e da o posicionamento ser tambm individual, pessoal. Dito isso, podemos vislumbrar o motivo do estranhamento do filsofo ante a constatao da total impessoalidade com que o problema da moral continuava a ser tratado, isto , ante a total aceitao que, a seu ver, invariavelmente se encontrava presente nas investigaes (inclusive as mais ilustres) acerca da moral:
Como pode suceder, ento, que eu ainda no tenha encontrado ningum, nem mesmo em livros, que tomasse tal posio pessoal ante a moral, que conhecesse a moral como problema e este problema como sua aflio, volpia, paixo pessoal? Evidentemente, at agora a moral no foi problema; mas sim aquilo que os homens entravam de acordo, aps toda desconfiana, desavena, contradio, o sagrado local da paz, em que os pensadores descansavam de si prprios, respiravam, readquiriam foras (FW/GC, 345).

A crtica nietzschiana impessoalidade presente nas investigaes acerca da moral atinge diretamente o cerne da sua crtica prpria moral dominante e, desse modo, no o caso de desenvolv-la aqui com maior profundidade. Antes, porm, de encerrarmos essa questo, percebamos apenas que nessa atitude, a de colocar-se pessoalmente perante o problema da moral, reside uma determinada tonalidade que no pode ser ignorada na compreenso do problema da moral posto por Nietzsche. Afinal de contas, essa tonalidade se configura no s como afirmao de uma determinada postura para com a investigao filosfica, mas como uma determinada esttica da existncia que permeia e caracteriza a filosofia nietzschiana como um todo:
A ns, filsofos, no nos dado distinguir entre corpo e alma, como faz o povo, e menos ainda de diferenciar alma de esprito. No somos batrquios pensantes, no somos aparelhos de objetivar e registrar, de entranhas congeladas temos de continuamente parir nossos pensamentos em meio a nossa dor, dando-lhes maternalmente todo sangue, corao, fogo, prazer, paixo, tormento, conscincia, destino e fatalidade que h em ns. Viver isto significa em ns, transformar continuamente em luz e flama tudo o que somos, e tambm tudo o que nos atinge; no podemos agir de outro modo (FW/GC, Prlogo, 3).

Por se prenunciar em Nietzsche no s um interesse pessoal e filosfico no que diz respeito moral, mas tambm, e ao mesmo tempo, uma suspeita apriorstica para com esta, a sua perspectiva inquiridora para traar a genealogia da moral foi, naturalmente, bastante diferente da adotada pelos demais genealogistas que, a seu ver, sequer tomavam a moral como um problema. Esses investigadores, encerrados no mbito da 56
Revista Trgica: estudos sobre Nietzsche, Rio de Janeiro, vol. 4, n 1, 2011, pp.54-66

O critrio da avaliao nietzschiana para toda e qualquer moral prpria moralidade dominante, buscaram uma origem que reafirmasse os valores dela2. J Nietzsche, munido da sua desconfiana, dirigiu-se a ela com o intuito de solap-la:
Naquele tempo3 empreendi algo que no pode ser para qualquer um: desci profundeza, penetrei no alicerce, comecei a investigar e escavar uma velha confiana, sobre a qual ns, filsofos, h alguns milnios construamos, como se fora o mais seguro fundamento [...]: eu me pus a solapar nossa confiana na moral. Esto me compreendendo? (M/AA, Prefcio, 2).

bem verdade que o interesse de Nietzsche, como ele mesmo afirma, concentravase no propriamente na origem da moral, mas no valor da moral. A reconstruo da sua origem era apenas o meio escolhido para fazer emergir o seu pouco valor, o seu carter, j preconcebido, como doentio:
No fundo interessava-me algo bem mais importante do que revolver hipteses minhas ou alheias, acerca da origem da moral (mais precisamente, isso me interessava apenas com vista a um fim para o qual era um meio entre muitos). Para mim, tratava-se do valor da moral (GM/GM, Prlogo, 5).

Nesse sentido, observemos que ao questionar a moral dominante, Nietzsche questionava preceitos que eram tidos no como dominantes essa concepo de moral dominante j algo que se insere no interior da sua filosofia , mas como os nicos preceitos possveis, cujos valores eram verdadeiros e, assim, absolutamente inquestionveis:
Tomava-se o valor desses 'valores' como dado, como efetivo, como alm de qualquer questionamento; at hoje no houve dvida ou hesitao em atribuir ao 'bom' valor mais elevado que ao 'mau' [...] E se o contrrio fosse a verdade? [grifo nosso] (GM/GM, 6).

De acordo com Nietzsche, esses genealogistas da moral seriam constitudos, sobretudo, pelos psiclogos e utilitaristas ingleses. Tais psiclogos e utilitaristas ingleses aos quais se deveriam as primeiras tentativas de subtrair da metafsica o estudo dos problemas relativos conduta humana, para aplicar nesse domnio os mesmos mtodos empregados na filosofia da natureza (MARTON, Nietzsche: das foras csmicas aos valores humanos, p. 129) padeceriam do mesmo mal que os filsofos, qual seja: faltar-lhes-ia o esprito histrico. Desse modo, teriam produzido uma genealogia tosca que em nada questionaria os valores ou mesmo admitiria a mudana desses ao longo da histria (GM/GM, I, 1, 2). 3 O tempo referido por Nietzsche o tempo da execuo de Aurora. Este livro que se segue ao Humano demasiado Humano, ambos referentes segunda fase do pensamento nietzschiano, constituiria junto a esse as primeiras tentativas ostensivas de Nietzsche de reconstruo da origem e crtica dos valores dominantes.

57
Revista Trgica: estudos sobre Nietzsche, Rio de Janeiro, vol. 4, n 1, 2011, pp.54-66

Mariana Lins Costa

Devido a essa total ausncia de companheiros No vejo ningum que tenha ousado uma crtica dos juzos de valor morais (FW/GC, 345) e, sobretudo, prpria orientao da investigao bem verdade, a falta de companheiros se dava em decorrncia dessa orientao mesma , Nietzsche qualifica a sua empreitada filosfica como algo subterrneo, perigoso:
At agora foi sobre o bem e o mal que se refletiu da pior maneira: sempre foi um tema demasiado perigoso. na presena da moral, como diante de toda autoridade, no se deve pensar, menos ainda falar: a se obedece (M/AA, Prlogo, 3).

Apesar do excesso de clamor que, a nosso ver, muitas vezes acompanha as reivindicaes de Nietzsche, no nos parece exagerada a ousadia e o perigo evocados nesse caso. Afinal, no nada simples ir contra o cerne de uma moral tida at ento como algo de absolutamente inquestionvel, melhor dizendo, como o absolutamente inquestionvel. Ainda que ele no tenha sido condenado morte ou torturas fsicas o que fatalmente lhe aconteceria em pocas precedentes sua , foi condenado (ou autocondenou-se) a uma solido atroz e no nos dado saber por quais tipos de crises passou a sua conscincia como sugere a citao a seguir:
Supondo, porm, que algum tome os afetos de dio, inveja, cupidez, nsia de domnio, como afetos que condicionam a vida, como algo que tem de estar presente, por princpio e de modo essencial, na economia global da vida, e em consequncia deve ser realado, se a vida para ser realada esse algum sofrer com tal orientao do seu julgamento como quem sofre de enjoo ao mar. No entanto, mesmo essa hiptese est longe de ser a mais dolorosa e mais estranha nesse desmesurado, quase inexplorado reino dos conhecimentos perigosos; e existe, de fato, uma centena de boas razes para que dele mantenha distncia todo aquele que puder! (JGB/BM, 23).

Independentemente, das concepes nietzschianas acerca da genealogia da moral serem ou no pertinentes, Nietzsche, inegavelmente, contraps-se a aspectos muito caros moral ocidental ou, dito mais especificamente, aos valores socrtico-cristos. E dada a ostensividade da sua contraposio, ela, muitas vezes, tende a provocar certo desconforto e mesmo receio com relao s suas possveis implicaes. Vejamos o segundo aforismo de O Anticristo:
O que bom? Tudo o que eleva o sentimento de poder, a vontade de poder, o prprio poder no homem.

58
Revista Trgica: estudos sobre Nietzsche, Rio de Janeiro, vol. 4, n 1, 2011, pp.54-66

O critrio da avaliao nietzschiana para toda e qualquer moral


O que mau? Tudo o que vem da fraqueza. O que felicidade? O sentimento de que o poder cresce, de que a resistncia superada. No a satisfao, mas mais poder; sobretudo no a paz, mas a guerra; no a virtude; mas a capacidade (virtude maneira da Renascena, virt, virtude isenta de moralina). Os fracos e malogrados devem perecer: primeiro princpio do nosso amor aos homens. E deve-se ajud-los nisso. O que mais nocivo que qualquer vcio? A ativa compaixo por todos os malogrados e fracos o cristianismo...

Uma vez exposta uma das virulentas passagens da contraposio nietzschiana moral dominante, j no julgamos necessrio tentar afirmar o alto grau da ostensividade da sua contraposio e nem a sua periculosidade. Como no o nosso propsito tecer validaes ou invalidaes filosofia de Nietzsche por admitirmos a sua periculosidade, a partir de agora concentrar-nos-emos em compreender o critrio que conduziu Nietzsche sua avaliao da moral dominante e, concomitantemente, sua rejeio. Tal critrio, como veremos, ser aplicado no s para a avaliao da moral dominante, mas para a avaliao de toda e qualquer moral.

Apesar da rejeio quase que instintiva moral dominante, Nietzsche no pretende remontar a sua origem a partir de puras e simples idiossincrasias. Ao invs disso, e em oposio ao trabalho dos demais genealogistas da moral cujas hipteses se perdem no azul , o filsofo alemo busca desenvolver um olhar agudo, imparcial, cientfico para essa origem: ele visa desenvolver a efetiva histria da moral. Posto o seu intento, a filologia, a histria e a psicologia so as cincias reivindicadas como fundamentais para a reconstruo da origem dos valores morais:
Pois bvio que uma outra cor deve ser mais importante para um genealogista da moral: o cinza, isto , o efetivamente constatvel, o realmente havido, numa palavra a longa e quase indecifrvel escrita hieroglfica do passado moral humano (GM/GM, Prlogo, 7).

De acordo com Oswaldo Giacoia Jr., Nietzsche, ao se posicionar de maneira efetivamente cientfica ante a origem da moral, recusa a estratgia empregada pelos demais genealogistas, a da justificao, dado que esta estratgia estaria enraizada em uma crena irrefletida, que tambm a expresso erudita da mesma moralidade dominante e, com isso, a confisso velada de uma interdio (GIACOIA, Moralidade e 59
Revista Trgica: estudos sobre Nietzsche, Rio de Janeiro, vol. 4, n 1, 2011, pp.54-66

Mariana Lins Costa

memria: dramas do destino da alma, p. 192). Ora, ainda que admitamos que a estratgia de justificao se enraze numa crena irrefletida, ousamos discordar que a negao dessa estratgia, empreendida por Nietzsche se deva a uma postura efetivamente cientfica. De acordo com S. Kemal, no h na genealogia nietzschiana separao entre mtodo e finalidade: se o objetivo do diagnstico identificar a ordem e a relao entre valor e poder, ento, paradoxalmente, o mtodo deste [diagnstico] tambm consiste em identificar a ordem e relao entre valor e poder (KEMAL, Some Problems of Genealogy, p. 33). Traduzindo essa concepo, a partir das nossas palavras, isso significa que a genealogia da moral desenvolvida por Nietzsche pressupe na sua orientao metodolgica a hiptese que deveria tratar de provar, qual seja: a relao entre valor e poder, ou em outras palavras, a pertinncia da noo de vontade de poder. Da a Kemal afirmar que a genealogia de Nietzsche padece do mesmo mal que ele imputa s outras, afinal ela tambm se baseia em um ponto de vista determinado e determinante: a doutrina da vontade de poder que se configura como um contraponto radical moral vigente. Diante disso, temos que a genealogia de Nietzsche erigida a partir da nsia de refutao da moral dominante e concomitante afirmao da doutrina da vontade de poder, apresentando-se, portanto, to tendenciosa quanto aquilo que pretende negar e da que essa negao no se apresente, para ns, como fruto de uma postura efetivamente cientfica. Ainda no que diz respeito ao mtodo genealgico de Nietzsche, tenhamos em mente que para a reconstruo da origem da moral faz-se imprescindvel, como curiosamente ele mesmo afirma, uma boa dose de modstia. Uma vez que o conhecimento relacionado moral encontra-se ainda bastante tosco e incipiente, o que se faz justificvel, em um momento inicial, a concentrao em tarefas um tanto elementares, como: reunio de material, formulao e ordenamento conceitual de um imenso domnio de delicadas diferenas e sentimentos de valor que vivem, crescem, procriam e morrem4. Dito de maneira breve, isso significa que, para Nietzsche, os verdadeiros problemas da moral s emergem na comparao de muitas morais (JGB/BM, 186). De acordo com o filsofo, justamente a no admisso da validade de outras
Os valores morais e as civilizaes tambm possuem, como os homens e demais seres vivos, uma espcie de ciclo vital. Como exemplo para essa afirmao, lembremo-nos da civilizao grega cujos deuses, lngua, cidades, modos de vida esto mortos, apesar de ainda ecoar nas diversas esferas da nossa civilizao ocidental (o procriar).
4

60
Revista Trgica: estudos sobre Nietzsche, Rio de Janeiro, vol. 4, n 1, 2011, pp.54-66

O critrio da avaliao nietzschiana para toda e qualquer moral morais algo que ele relaciona tanto imodstia, quanto inocncia, que, a seu ver, so habituais na compreenso da moral , o motivo de faltar cincia da moral, o problema da moral mesma. Para ele, os filsofos da moral puseram-se sempre longe das tarefas relatadas acima, j que:
To logo se ocuparam da moral como cincia, [...] exigiram de si, com uma seriedade tesa de fazer rir, algo mais elevado, mais pretensioso, mais solene: eles desejaram a fundamentao da moral [...]; a moral mesma porm era tida como dada (JGB/BM, 186).

A lida com diversas morais, originada atravs do estudo de diversos povos e civilizaes (muitos dos quais j mortos), conduz concepo do carter perspectivo da moral algo que, por si s, abala os fundamentos da moral dominante. Se toda valorao configura-se como uma determinada perspectiva a saber, a da preservao e crescimento de um indivduo, comunidade, raa, Estado, igreja, f (NF/FP, 26[119] vero-outono de 1884) , ento a legitimidade da nossa moral socrtico-crist fica seriamente prejudicada uma vez que tal legitimidade reside justamente na crena acerca da sua universalidade e necessidade. Como bem afirma Giacoia, essa incondicionalidade absoluta reivindicada pela moral dominante se estabelece abstratamente atravs dos vnculos que alega ter com a racionalidade e com a verdade:
No h nenhuma outra moral alm de mim; isso equivale afirmao: em mim est contido o ncleo racional, portanto, verdadeiro, de toda moralidade, que compete filosofia apreender conceitualmente e explicitar. [...] Essa a insidiosa cumplicidade metafsica entre moralidade e verdade, que faz com que uma forma de moral se institua como a verdadeira moral (GIACOIA, Moralidade e memria: dramas do destino da alma, p.193).

Essa pretenso ao universal no algo que, para Nietzsche, esteja presente apenas na moral asctica, a dominante. certo que essa moral, como nenhuma outra, levou tal pretenso universalidade s ltimas consequncias, tendo em vista que a sua sustentao encontra-se justamente na comprovao seja atravs da f (religio), seja atravs da racionalidade (filosofia) dessa pretenso. Ainda que a comprovao abstrata seja algo de fundamental para a moral asctica, para Nietzsche, faz parte do carter geral da moral que, quando internalizada, a sua provenincia imposies coercitivas para a homogeneizao dos indivduos seja esquecida e que, assim, seus valores sejam considerados como a nica realidade possvel: 61
Revista Trgica: estudos sobre Nietzsche, Rio de Janeiro, vol. 4, n 1, 2011, pp.54-66

Mariana Lins Costa

Uma moralidade, um modo de viver experimentado e comprovado por uma longa experincia e teste, incorporada na conscincia como uma lei, como dominante [...]: ela se torna venervel, total, verdadeira; faz parte do seu desenvolvimento que a sua origem deva ser esquecida Esse um sinal de que ela tornou-se senhora (NF/FP, 14[105] primavera de 1888).

No difcil, aps tudo o que foi dito, compreender o porqu desse esquecimento. O fato de a moral expressar as condies de vida de um determinado homem ou grupo de homens significa que o mundo se apresenta unicamente por meio dela, que, sob os seus critrios, e somente sob os seus critrios, faz-se visvel: Extenso das valoraes morais: elas tomam parte em quase todas as impresses sensveis. Nosso mundo colorido por elas (NF/FP, 24[15] inverno de 1883-1884). Contudo, a partir do momento em que comparemos as diferentes morais, e isso o que Nietzsche pretende demonstrar, os seus valores se apresentam como perspectivos, circunscritos, e, assim, de acordo com a pretenso inerente a toda moral (a da sua universalidade), falsos e, portanto, imorais:
na comparao de valores mostra-se que coisas contraditrias j foram consideradas como valiosas, que muitas tbuas de valores j existiram (portanto, nada valioso em si mesmo) (NF/FP, 24[15] inverno de 1883-1884).

O carter perspectivo dos valores traz tona a concepo de que o mundo interpretvel de diversas maneiras, no possuindo, portanto nenhum sentido atrs de si, mas inmeros sentidos. Dado que o mundo no possui um cerne oculto, uma verdade alm-mundo a ser descoberta, ocorre que, para Nietzsche, o mundo aqui no sentido de existncia , do ponto de vista da moralidade, falso. Ora, observemos que essa falsidade e imoralidade conferida ao mundo no esto dispostas de modo a depreci-lo e tampouco de modo a depreciar a moralidade em geral. O fato de o mundo que nos diz respeito no ser nenhum fato, mas sim uma fbula e uma aproximao baseada em uma magra soma de observaes (NF/FP, 2[108] outono de 1885-1886), no deve ser tomado como motivo para descrena ou para a adoo de uma postura ctica para com o problema da moral. Na filosofia nietzschiana, a no formulao de hipteses ou a abstinncia face ao problema da moral, atitudes que configurariam o ctico, so compreendidas como

62
Revista Trgica: estudos sobre Nietzsche, Rio de Janeiro, vol. 4, n 1, 2011, pp.54-66

O critrio da avaliao nietzschiana para toda e qualquer moral expresses de certa debilidade da vontade5:
lhes agrada festejar sua virtude como uma nobre abstinncia, ao dizer como Montaigne, por exemplo: que sei eu?. Ou como Scrates: eu sei que nada sei. Ou: aqui no me atrevo, nenhuma porta se abre. Ou: se uma porta se abrisse, por que entrar logo?. Ou: para que servem as hipteses apressadas? No formular hipteses poderia muito bem ser parte do gosto. Vocs precisam absolutamente endireitar o que torto? E tapar cada buraco com uma estopa? Isso no pode esperar? O tempo no pode esperar? [...] (JGB/BM, 208).

O indivduo ctico, ao no conseguir afirmar sua interpretao, no consegue afirmar a sua vontade de poder, o que equivale a dizer que no consegue afirmar-se enquanto vontade de poder: Pois o ctico, essa criatura delicada, apavora-se facilmente; sua conscincia treinada para estremecer e sentir como que uma mordida face a qualquer No e mesmo Sim duro e decidido. Sim! e No! isto repugna a sua moral (JGB/BM, 208). Diante dessas consideraes, podemos observar que o fato de a genealogia nietzschiana partir de um ponto determinado, para tendenciosamente vir a se apropriar das experincias e informaes de modo a afirmar as suas prprias pretenses, no se configura como um problema, no interior da lgica nietzschiana. A universalidade simplesmente no para ele um critrio de valor. Como afirma o prprio Kemal: em Nietzsche, a genealogia torna disponvel um outro ponto de vista: o que escava as razes dos valores. [...] Deste modo, h apenas perspectivas, que no podem ser pontos de vista universais (KEMAL, Some Problems of Genealogy, p. 39). Tenhamos em mente que o ato de interpretar concebido por Nietzsche como vontade de poder, j que justamente o meio prprio de assenhorar-se de algo. Nesse sentido, tanto um terico do conhecimento quanto um rgo interpretam, tendo em vista que, em ambos os casos, d-se uma delimitao, uma definio de graus, de diferenas de poder. As diferenas de poder mesmas s so sentidas como tais, a partir de algo que quer crescer e interpreta o valor de tudo aquilo que quer crescer. Da Nietzsche afirmar que a vontade de poder interpreta, independentemente do nvel da
Naturalmente, no existe uma vontade dbil ou uma vontade forte a caracterizar um homem, mas uma espcie de resultante do conjunto de vontades de poder que pode ser compreendida como vontade dbil ou como vontade forte. Nesse sentido, vejamos a seguinte citao: Debilidade da vontade: uma metfora que pode nos levar ao erro. [...] A multiplicidade e a desagregao dos impulsos e a falta de qualquer ordem sistemtica entre eles resulta em uma vontade fraca; a coordenao destes sob o predomnio de um nico impulso resulta em uma vontade forte: no primeiro caso tem-se a oscilao e falta de gravidade; no ltimo, preciso e clareza na direo (NF/FP, 14[219] primavera de 1888).
5

63
Revista Trgica: estudos sobre Nietzsche, Rio de Janeiro, vol. 4, n 1, 2011, pp.54-66

Mariana Lins Costa

sua complexidade (NF/FP, 2[148] outono de 1885-1886). Em face dessa concepo, o avaliar tambm tido como uma interpretao, como um modo de interpretar, que , justamente, o que caracteriza a existncia humana como um todo. A partir dessas breves consideraes, podemos compreender porque, para Nietzsche, um homem que no consegue assegurar uma interpretao, apenas por estar ciente do carter perspectivo desta, configura-se necessariamente como um fraco. Como a verdade dada no mbito da moralidade recusada, tida como inevitavelmente falsa, resta-nos legitimar o seu sentido diante de um outro tribunal da que para Kemal, a genealogia subverta a legitimao dos valores (KEMAL, Some Problems of Genealogy, p. 38). Para que compreendamos essa outra forma de legitimao, notemos que, de acordo com a concepo aqui exposta, a verdade um determinar ativo o valor do mundo reside em nossa interpretao (NF/FP, 2[108] outono 1885-1886) , e no um tornar-se consciente de algo que fosse em si, firme e determinado. Com isso, podemos perceber claramente a associao entre verdade e vontade de poder e aqui temos o outro tribunal cunhado por Nietzsche: para este, podemos afirmar que o critrio de verdade reside na nfase do sentimento de poder. Ora, se a verdade justamente vontade de poder e se tudo vontade de poder, ento, como sintetiza Mller-Lauter, o critrio para falso e verdadeiro h que se encontrar naquilo que, sem encobrimento, vontade de poder [grifo nosso] (MLLERLAUTER, A doutrina da vontade de poder em Nietzsche, pp. 87-8). Nesse sentido, portanto, que a moral dominante seria posta por Nietzsche como falsa, j que nela tudo estaria disposto de modo a escamotear o seu carter como vontade de poder. Percebamos que essa concepo de verdade condiz completamente com a de O Anticristo, na qual Nietzsche define o que bom como tudo o que eleva o sentimento de poder, a vontade de poder, o prprio poder no homem. Alm disso, lembremo-nos de que a vida tambm por ele tida como vontade de poder, o que significa que, para ele, o bom e a vida so indissociveis6. Dito isso, finalmente, deparamo-nos com o objetivo do presente artigo que o de esclarecer os critrios gerais da avaliao nietzschiana dos tipos e das suas respectivas morais. O critrio elaborado por Nietzsche se mostra, no geral, atravs da doutrina da vontade de poder e, no especfico, atravs da concepo de vida como vontade de poder:

Aqui inevitvel que nos remetamos a Plato, tendo em vista que na sua filosofia o Bem estaria situado no alm-do-mundo (mundo inteligvel) e no no mundo.

64
Revista Trgica: estudos sobre Nietzsche, Rio de Janeiro, vol. 4, n 1, 2011, pp.54-66

O critrio da avaliao nietzschiana para toda e qualquer moral


Qual o verdadeiro valor das nossas estimaes e tbuas morais? Qual o resultado das suas regras? Para quem? Com relao a qu? Resposta: para a vida. Mas o que a vida? Aqui, precisamos de uma nova e mais definitiva formulao conceito vida. Minha frmula para isso : vida vontade de poder (NF/FP, 2[190] outono de 18851886).

Compreendido o espao no qual se movem as concepes de Nietzsche, podemos atentar, com mais propriedade, para os parmetros constituintes da efetiva histria da moral desenvolvida por ele. Tais parmetros, como vimos, formam-se no mbito da doutrina da vontade de poder e tm como fim ltimo a avaliao dos valores da moral dominantes:
sob que condies o homem inventou para si os juzos de valor bom e mau? E que valor tm eles? Obstruram ou promoveram at agora o crescimento do homem? So indcio de misria, empobrecimento, degenerao da vida? Ou, ao contrrio, revela-se neles a plenitude, a fora, a vontade de vida, sua coragem, sua certeza, seu futuro? (GM/GM, Prlogo, 3).

Ao realizar as tarefas por si mesmo propostas para a compreenso do problema da moral, Nietzsche visa, ainda que enquanto tentativa, tornar evidentes as configuraes mais assduas e sempre recorrentes dessa cristalizao [a possibilitada pela moral] como preparao para uma tipologia da moral (JGB/BM, 186). A tipologia da moral desenvolvida por ele constitui-se como o lastro, como o documento (pretensamente) histrico da sua crtica e mesmo denncia da moral dominante. Essa tipologia mais estrita, em total consonncia com o seu pensamento, conformada por dois polos bsicos que, naturalmente, esto relacionados ao grau de poder. Isto , ao critrio de avaliao das diferentes morais, sendo este: o pr-se de acordo/contra o carter da vontade de poder.

Referncias bibliogrficas GIACOIA JUNIOR, O. Moralidade e memria: dramas do destino da alma. In: PASCHOAL, A. E., FREZZATTI JR., W., orgs. 120 anos de Para a Genealogia da Moral. Iju: Editora Uniju, 2008, pp. 187-242.

65
Revista Trgica: estudos sobre Nietzsche, Rio de Janeiro, vol. 4, n 1, 2011, pp.54-66

Mariana Lins Costa

KEMAL, S. Some Problems of Genealogy. In: Nietzsche-Studien (9), Berlim: Walter de Gruyter, 1990, pp. 30-42. MARTON, S. Nietzsche: das foras csmicas aos valores humanos. So Paulo: Brasiliense, 1990. MLLER-LAUTER, W. A Doutrina da Vontade de Poder em Nietzsche. Apres. Scarlett Marton. Trad. Oswaldo Giacoia Junior. So Paulo: Annablume, 1997. NIETZSCHE, F. W. Alm do Bem e do Mal. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. _____. O Anticristo. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. _____. Aurora: reflexo sobre os preceitos morais. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. _____. A Gaia Cincia. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 2001 _____. Genealogia da Moral. Traduo, notas e posfcio Paulo Csar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. _____. Werke Kritische Studienausgable. Berlim/Munique: Walter de Gruyter, 1998.

66
Revista Trgica: estudos sobre Nietzsche, Rio de Janeiro, vol. 4, n 1, 2011, pp.54-66

Vous aimerez peut-être aussi