Vous êtes sur la page 1sur 9

Diviso funcional do SISTEMA NERVOSO ORGANIZACAO ANATOMICA E FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO

SISTEMA NERVOSO MOTOR - Conjunto de neurnios relacionados com as funes motoras somticas e viscerais SISTEMA NERVOSO SENSORIAL - Conjunto de neurnios relacionadas com as funes de decodificao e interpretao dos estmulos originados nos rgos sensoriais somticos e viscerais

SISTEMA NERVOSO

Viso da Quiropraxia

SISTEMA NERVOSO INTEGRATIVO - Conjunto de neurnios que realizam a integrao sensorial e motora, alm de interpretar e elaborar comandos motores

Prof. Danilo de Almeida Vasconcelos

O Sistema Nervoso dividido anatomicamente em:

A MEDULA situa-se dentro do canal vertebral. Assim como o encfalo, est envolta por membranas. Os nervos espinhais emergem aos pares de cada forame vertebral.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL


Encfalo Medula

SISTEMA NERVOSO PERIF PERIFRICO


Nervos espinhais e cranianos Gnglios Sensitivos Sistema nervoso autnomo Receptores Sensoriais Plexo Entrico O tecido nervoso formado basicamente de dois tipos de clulas: - Neurnios - Glicitos

A MEDULA dividida em 4 regies topogrficas. O seu comprimento total menor do que canal vertebral, mas os nervos espinhais guardam correlao topogrfica com os respectivas vrtebras.

MEDULA SUBSTNCIA CINZENTA

Fibras descendentes (motoras)

Fibras ascendentes (sensitivas)

MEDULA
SUBSTANCIA BRANCA
A substancia branca a regio de
trfego de fibras nervosas mielinizadas 1) do encfalo para a medula (Vias descendentes) 2) da medula para o encfalo (Vias ascendentes) 3) fibras prprias da medula (Tratos proprioespinhais)

NERVOS ESPINHAIS

MORFOLOGIA DOS NERVOS


As fibras nervosas variam no calibre e possuem bainha de mielina ou no

Conexo com a medula espinhal 31 pares


8 pares cervicais 12 pares torcicos 5 pares lombares 5 pares sacrais 1 par coccgeo

Nervos: cordes esbranquiados constitudos de fibras nervosas reforados por tecido conjuntivo.

NERVOS ESPINAIS
Nervos espinhais: Unio de uma raz
ventral (motora) e dorsal (sensorial). O tronco do nervo espinhal funcionalmente misto e deixa o canal vertebral pelo forame intervertebral. Ramo dorsal : inerva a pele e msculos da regio dorsal do tronco, da nuca e regio occipital da cabea. Ramo ventral: inerva a pele, musculatura, ossos e vasos dos membros e regio antero-lateral do pescoo e tronco.

Quando atingem o sitio de inervao, as fibras nervosas se ramificam em terminaes nervosas.

Fibras motoras: terminaes motoras que formam as junes neuro-musculares. Fibras sensoriais: terminaes sensitivas que possuem a capacidade de converter diferentes formas de energia fsica ou qumica em impulso nervoso.

Os nervos afastam-se do SNC, ramificam-se e atingem os respectivos campos de inervao sensorial ou motora.

NERVOS ESPINHAIS
1) Unissegmentar: derivados de um segmento medular 2) Plurissegmentar: derivados de vrios segmentos medulares

Os nervos espinhais torcicos so todos unissegmentares

Vrios nervos espinhais so plurissegmentares, i.e. derivados de plexos


PLEXOS: formao anatmica onde as fibras dos ramos ventrais se entrelaam sem perder a funcionalidade individual das suas fibras H 4 plexos nervosos CERVICAL BRAQUIAL LOMBAR SACRAL

PLEXO CERVICAL

Cada ramo ventral anastomosa-se com o subsequente formando trs alas de convexidade lateral:
C1-C2 C2-C3 C3-C4

Dessas trs alas derivam ramos que constituem as duas partes do plexo cervical: superficial e profunda

PLEXO CERVICAL
A PARTE SUPERFICIAL constituda por fibras sensitivas que formam um feixe que aparece ao nvel do meio da borda posterior do msculo ECOM ponto em que os filetes se espalham em leque para: a pele na regio circunvizinha, ao pavilho da orelha, pele do pescoo e regio prxima clavcula. A PARTE PROFUNDA constituda por fibras motoras Destinando-se musculatura nterolateral do pescoo e ao diafragma. Para isso, alm de ramos que saem isoladamente das trs alas, encontramos duas formaes importantes: a ala cervical e o nervo frnico.

PLEXO CERVICAL ALA CERVICAL formada por duas razes:


A raiz superior atinge o nervo hipoglosso quando este desce no pescoo. A raiz inferior desce alguns centmetros lateralmente veia jugular interna, fazendo depois uma curva para frente, anastomosando-se com a raiz superior.
emite ramos que inervam todos os mm infrahiideos.

NERVO FRNICO formado por:


fibras motoras que derivam de C3, C4 e C5 desce por diante do msculo escaleno anterior passa junto ao pericrdio, para se distribuir no diafragma.

PLEXO CERVICAL
Cada ramo divide-se em: parte ascendente e parte descendente que se unem em alas comunicantes (exceto o primeiro). Primeira ala (C2 e C3)
origina ramos superficiais que inervam a cabea e o pescoo.

Ramos Superficiais Ascendentes Nervo Occipital Menor (C2) inerva a pele da regio posterior ao pavilho da orelha; Nervo Auricular Magno (C2-C3) ramo anterior inerva a pele da face sobre glndula partida comunicando-se com o nervo facial; ramo posterior inerva a pele sobre o processo mastideo e sobre o dorso do pavilho da orelha; Nervo Transverso do Pescoo (C2-C3) ramos ascendentes sobem para a regio submandibular formando um plexo com o ramo cervical do nervo facial abaixo do platisma; ramos descendentes perfuram o platisma e so distribudos ntero-lateralmente para a pele do pescoo, at a parte inferior do esterno.

PLEXO CERVICAL

Segunda ala (C3 e C4)


origina os nervos cutneos do ombro e do trax.

Os ramos so: superficiais, que perfuram a fscia cervical para inervar a pele e formam grupos ascendentes e descendentes profundos, que inervam os msculos, e formam as sries mediais e laterais.

Superficiais Descendentes:

PLEXO CERVICAL

Ramos Profundos - Sries Mediais:

PLEXO CERVICAL

Nervos Supraclaviculares Mediais (C3C4) inervam a pele at a linha mediana, parte inferior da segunda costela e a articulao esternoclavicular;

Ramos comunicantes com o hipoglosso, vago e simptico;

Ramos musculares inervam os msculos:

Nervos Supraclaviculares Intermdios inervam a pele sobre os msculos peitoral maior e deltide ao longo do nvel da segunda costela; Reto lateral da cabea (C1), Reto anterior da cabea (C1 e C2), Longo da cabea (C1, C2 e C3), Longo do pescoo (C2-C4), raiz inferior da ala cervical (C2-C3), Msculos infra-hiideos (exceo do treo-hiideo)

Nervos Supraclaviculares Laterais inervam a pele das partes superiores e posteriores do ombro.

Nervo frnico (C3-C5) inerva o diafragma.

Ramos Profundos - Sries Laterais: Ramos comunicantes Os ramos profundos laterais do plexo cervical comunicam-se com: Razes espinhais do nervo acessrio (C2,C3 e C4) Msculo ECOM Trgono posterior do pescoo Parte posterior do trapzio;

PLEXO CERVICAL

PLEXO CERVICAL

Ramos musculares so distribudos para: Msculo ECOM (C2,C3,C4) Msculo trapzio (C2,C3), Msculo levantador da escpula (C3,C4) Msculo escaleno mdio (C3,C4).

PLEXO CERVICAL
Situado:

PLEXO BRAQUIAL

no pescoo e na axila Formado: por ramos anteriores de C5,C6,C7,C8 e T1 Localizao:

lateral coluna cervical entre os mm escalenos anterior e mdio, posterior e lateralmente ao ECOM, passa posteriormente clavcula e acompanha a artria axilar sob o msculo peitoral maior.

PLEXO BRAQUIAL
Na fossa supraclavicular

PLEXO BRAQUIAL
Os trs troncos dividem-se em dois ramos:

Tronco Superior: Ramos ventrais dos nervos C5-C6 que formam os fascculos, situados em torno da artria axilar.

Tronco Mdio: Ramo anterior do nervo C7

Fascculo Lateral Os ramos anteriores dos troncos superior e mdio Fascculo Medial O ramo anterior do tronco

Tronco Superior: Ramos anteriores dos nervos C8-T1

inferior Fascculo Posterior Os ramos posteriores dos trs troncos Na borda inferior e lateral do msculo peitoral menor, os fascculos se subdividem nos ramos terminais do plexo braquial.

Os ramos do plexo braquial podem ser descritos como: supra e infra-claviculares. Ramos Supra-claviculares: Nervos para os Msculos Escalenos e Longo do Pescoo originam-se dos ramos ventrais dos nervos C5,C6,C7 e C8, prximo de sua sada dos forames intervertebrais. Nervo Frnico anteriormente ao m escaleno anterior, o nervo frnico associa-se com um ramo proveniente do nervo C5. Nervo Dorsal da Escpula proveniente do ramo ventral de C5, inerva os mm levantador da escpula e rombide. Nervo Torcico Longo formado pelos ramos de C5, C6 e C7 e inerva o msculo serrtil anterior. Nervo do Msculo Subclvio origina-se prximo juno dos ramos ventrais dos nervos C5 e C6 e comunica-se com o nervo frnico e inerva o m. subclvio. Nervo Supra-escapular originado do tronco superior (C5 e C6), inerva os mm supra e infra-espinhoso.

PLEXO BRAQUIAL

PLEXO BRAQUIAL

PLEXO BRAQUIAL
Ramos Infra-claviculares: Fascculo Lateral Nervo Peitoral Lateral Proveniente dos ramos dos nervos C5, C6 e C7 Inerva a face profunda do msculo peitoral maior Nervo Musculocutneo Derivado dos ramos ventrais dos nervos C5, C6 e C7 Inerva os msculos braquial anterior, bceps braquial e coracobraquial Nervo Mediano (Raiz Lateral) Derivado dos ramos ventrais dos nervos C5, C6 e C7 Inerva os msculos da regio anterior do antebrao e curtos do polegar, assim como a pele do lado lateral da mo.

Ramos Infra-claviculares:

PLEXO BRAQUIAL

Fascculo Medial Derivados dos ramos ventrais dos nervos C8-T1 Nervo Peitoral Medial Inerva os msculos peitorais maior e menor. Nervo Cutneo Medial do Antebrao Inerva a pele sobre o bceps at perto do cotovelo e dirige-se em direo ao lado ulnar do antebrao at o pulso. Nervo Cutneo Medial do Brao Inerva a parte medial do brao; Nervo Ulnar Inerva os msculos flexor ulnar do carpo, metade ulnar do flexor profundo dos dedos, adutor do polegar e parte profunda do flexor curto do polegar, os msculos da regio hipotenar, terceiro e quarto lumbricais e todos intersseos; Nervo Mediano (Raiz Medial) Inerva os msculos da regio anterior do antebrao e curtos do polegar, assim como a pele do lado lateral da mo.

PLEXO BRAQUIAL
Ramos Infra-claviculares: Fascculo Posterior Nervo Subescapular Superior Originado dos ramos dos nervos C5 e C6 Inerva o msculo subscapular; Nervo Toracodorsal Originado dos ramos dos nervos C6, C7 e C8 Inerva o msculo latssimo do dorso; Nervo Subescapular inferior Originado dos ramos dos nervos C5 e C6 Inerva os msculos subscapular e redondo maior; Nervo Axilar Originado dos ramos dos nervos C5 e C6 Inerva os msculos deltide e redondo menor; Nervo Radial originado dos ramos dos nervosC5, C6, C7, C8 e T1 Inerva os mm trceps braquial, braquiorradial, extensor radial longo e curto do carpo, supinador e todos msculos da regio posterior do antebrao.

Nervo Musculocutneo

Nervo Mediano

Nervo Ulnar

Nervo Axilar

Nervo Radial

Plexo Braquial Nervo Radial

Plexo Braquial

Dermtomo: territrio cutneo de inervao sensorial da pele por uma nica raiz dorsal

O dermtomo identificado pelo nome da raiz que o inerva.

Campo radicular motor: territrio de inervao muscular de uma nica raiz ventral. A inervao de um msculo pode ser unirradicular (intercostais) ou pluriradicular (a maioria).

NERVOS CRANIANOS
Nervo Craniano I. Olfatrio II. ptico III. culo-motor IV. Troclear V. Trigmeo VI. Abducente VII. Facial VIII. Acsticovestibular IX. Glossofarngeo X. Vago XI. Acessrio XII. Hipoglosso Emergncia Telencfalo Diencfalo Mesencfalo Mesencfalo Ponte Bulbo/ponte Bulbo/ponte Bulbo Bulbo Bulbo Bulbo e medula Bulbo Principal funo Sentido especial (Olfao) Sentido especial (Viso) Motricidade somtica Motricidade somtica Sensibilidade e motricidade somticas Motricidade somtica Motricidade somtica e sentido especial (Gustao) Sentido especial (Audio/Equilbrio) Sensibilidade e motricidade somticas Sensibilidade visceral e motricidade visceral Motricidade somtica Motricidade somtica

Sistema Nervoso
Nervos Espinhais
Nervos proximais do membro superior
Nervo msculocutaneo Nervo axilar Nervo supra-escapular Nervo torcico longo Nervo acessrio Nervo escapular dorsal Nervo subscapular Nervo toracodorsal Nervos peitoral, medial e lateral Nervo subclvio Nervo cutneo medial do brao e antebrao

Sistema Nervoso
Nervos Espinhais
Nervo mediano

Sistema Nervoso
Nervos Espinhais
Nervo ulnar

Sistema Nervoso
Nervos Espinhais
Nervo radial

Vous aimerez peut-être aussi