Vous êtes sur la page 1sur 32

APRESENTAO

Este manual tem o objetivo de familiariz-lo com os itens de militarizao adicionados no caminho volkswagen 4X4. Aqui voc encontra informaes que lhe permitiro um melhor aproveitamento do caminho. Leia-o atentamente. Para a operao do caminho consulte o manual Instrues de Operao onde voc encontrar importantes informaes de operao, conduo e manuteno preventiva do caminho volkswagen.

A OPERAO CORRETA E A MANUTENO PREVENTIVA BEM EXECUTADA ALM DE DAR AO CAMINHO UMA VIDA TIL MAIS LONGA, COM ECONOMIA, CONTRIBUEM PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO AR QUE RESPIRAMOS.

NDICE

1. MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO Controles de iluminao militar ......................................................................... 06 Grade de proteo frontal (Quebra mato) .......................................................... 07 Corta o (tem opcional) .................................................................................... 07 Manilhas de iamento frontal............................................................................. 08 Pra-choque frontal ............................................................................................ 08 Iluminao dianteira........................................................................................... 09 Protetor............................................................................................................... 09 Estribo dianteiro ................................................................................................. 10 Santo Antnio..................................................................................................... 11 Cajados............................................................................................................... 13 Capota central .................................................................................................... 14 Capotas dianteira e traseira ................................................................................ 16 Caixa para alojamento do toldo ......................................................................... 17 Caixa para ferramentas ...................................................................................... 17 Bancos traseiros ................................................................................................. 18 Tampa traseira .................................................................................................... 18 Pra-lama ........................................................................................................... 19 Tanque reserva de combustvel (Camburo)...................................................... 19 P e machado/picareta........................................................................................ 20 Manilha traseira de iamento ............................................................................. 21 Iluminao traseira ............................................................................................. 21 Escada bi-partida ................................................................................................ 22 Suporte do estepe ............................................................................................... 22 Guincho hidrulico (Opcional) .......................................................................... 24 Manuteno preventiva ...................................................................................... 28

MILITARIZAO

Controles de iluminao militar

Fig.1

1 - Boto civil/militar 2- Reostato da luz de mapa (acende automaticamente quando o boto civil/militar colocado na posio MILITAR) 3- Luz de leitura de mapa

Fig.2

Chave seletora original

ATENO

Quando a viatura estiver fora de operao, com o motor desligado, o boto Civil/Militar dever estar na posio Civil ou a chave geral deve ser desligada, para evitar o descarregamento da bateria. Utilizao do boto CIVIL/MILITAR em conjunto com a chave seletora original Boto Posies da Funes chave seletora Lanternas e painel Posiso CIVIL Lanternas, farol e painel Freio, luz de mapa e lanternas Posio Freio, luz de mapa, lanternas e farol de aproxiMILITAR mao

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Grade de proteo frontal (Quebra mato)

Corta fio (tem opcional)

Fig.3

Fig.5 Tem como funo principal proteger a cabina e a parte frontal contra choques de os, arames e outros materiais metlicos que venham a danicar o veculo.

Fig.4 Grade para proteo do motor do caminho, com tubo de ao em seu contorno e barra chata de ao no sentido vertical.

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Manilhas de iamento frontal Pra-choque frontal

Fig.6 So montadas na parte frontal do prachoque dianteiro.

Fig.7

Fig.8 Construdo em chapa de ao confere maior resistncia mecnica e oferece proteo aos faris.

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Iluminao dianteira

Protetor

Fig.9 Instalao de: Um farol de aproximao (1) (somente lado esquerdo). Duas lanternas militares (2). Grade de proteo (3) para faris.

Fig.10 Tem por funo proteger a barra de direo, o radiador e o crter.

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Estribo dianteiro

Fig.11 Facilita a entrada de pessoas na cabine. Pode ser rebatido e preso ao suporte para aumentar a distancia da cabina ao solo em terrenos irregulares.

10

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Santo Antnio

Fig.12 Base do guia

Fig.15 Guia da travessa transversal

Fig.13 Travessa

Fig.16 1 - Parafuso, 2 - Pino passante um dispositivo de segurana, removvel, para a caamba, confeccionado de tubo de ao redondo. Pode instalar e desinstalar, proceda da seguinte maneira:

Montagem
O santo antnio dianteiro, traseiro e central so encaixados o nos guias, que esto xados na carroceria do caminho atravs de parafusos. Fig.15 1 - Parafuso
11

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Aps o encaixe, necessria a instalao de travessas transversais para que se trave o conjunto do santo antnio. Para que as travessas quem xas, necessrio parafus-las, conforme furo existente. Em cada extremidade dos guias, um parafuso colocado para evitar o jogo entre o guia e o santo antnio g.15. Alm do parafuso, um pino passante pelo guia instalado para que o santo antnio no desencaixe do guia g.16.

Desmontagem / Remoo
Retirar os pinos passantes localizados nas extremidades dos guias. Retirar os parafusos localizados prximo aos pinos passantes. Retirar os parafusos localizados nas travessas transversais. Retirar as 4 (quatro) travessas transversais. Retirar os 3 (trs) santo antnios.

12

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Cajados

Fig.17 Guia do cajado

Fig.19 Cajado

Fig.18 Detalhe da xao das travessas Os cajados so utilizados para acomodar a lona que cobre a caamba.

Fig.20 Conjunto montado

Desmontagem
Proceda na ordem inversa motagem.

Montagem
Encaixar o cajado no guia que est xado na carroceria do caminho g.17. Aps encaixar todos os cajados, instalar as travessas laterais e do teto que so xadas em todos os cajados por parafuso tipo borboleta.

13

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Capota central

Fig.21

Fig.23 1 - Gancho, 2 - Corda

Fig.22 Fabricadas de lona tipo trevira na cor verde oresta, as quais podem ser facilmente removidas soltando-se as velas. Opera-se da seguinte maneira:

Fig.24 Desdobrar a lona no sentido transversal ao caminho para os lados esquerdo e direito g.22. Executar a amarrao da corda capota nos ganchos localizados na carroceria g.23. Amarrao meia altura: Dobrar a lona at passar da altura das cintas. Prender as cintas s velas localizadas nos cajados.

Montagem
Posicionar a lona dobrada em uma das extremidades da carroceria. Desdobrar a lona da parte traseira parte dianteira do caminho ou vice-versa no sentido longitudinal g.21.

14

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Remoo
Desamarrar a corda presa carroceria do caminho. Dobrar a lona no sentido transversal ao caminho para os lados esquerdo e direito. Enrolar a lona da parte traseira parte dianteira do caminho ou vice-versa no sentido longitudinal. Retirar a lona dobrada entre os cajados no centro do caminho.

15

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Capotas dianteira e traseira

Fig.25 1 - Cajado (Lona dianteira) Fabricadas de lona tipo trevira na cor verde oresta. Opera-se da seguinte maneira:

Fig.26 1 - Furo da lona (Lona traseira) Repetir a operao at a corda passar por todos os furos da capota. Amarrar a outra extremidade da corda ao gancho localizado na carroceria.

Montagem
Amarrar uma das extremidades da corda ao gancho localizado na carroceria. Passar a corda pelo furo da lona e logo aps pela parte externa dos cajados.

Remoo
Desamarrar a corda do gancho em ambas extremidades. Retirar a corda dos furos da capota e dos cajados do caminho.

16

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Caixa para alojamento do toldo

Caixa para ferramentas

Fig.27

Fig.29 Construdo de chapa de ao em formato retangular, ca posicionada sobre o piso, na extremidade dianteira direita da carroceria.

Fig.28 Construdo de chapa de ao em formato retangular, posicionado sobre o piso na extremidade dianteira da carroceria. A tampa fechada com fecho rpido. Opcionalmente pode ser fechada com trinco com passador para cadeado.

17

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Bancos traseiros

Tampa traseira

Fig.30 Banco escamoteado

Fig.32 Tampa traseira fechada, 1 - Degraus


externos

Fig.31

Fig.33 Tampa traseira aberta, 1 - Degraus internos

Bancos com assento e encosto em ripa de madeira macia em nmero de 04 (quatro), dois em cada lado da carroceria, escamoteveis sobre as grades laterais e presas por cintas aveladas permitindo a otimizao da carroceria quando do transporte de carga. Possui cintos de segurana para cinco passageiros por banco, totalizando 20 soldados.

Construda em chapa de ao, instalada carroceria atravs de dobradias. Possui na prpria tampa degraus internos e externos que possibilitam o embarque e o desembarque com maior facilidade alm de permitir tambm o embarque com a tampa fechada.

18

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Pra-lama

Tanque reserva de combustvel (Camburo)

Fig.34 Reforos

Fig.36 Tanque de combustvel confeccionado de chapa de ao, acomodado numa caixa metlica instalado no pra-lama do caminho.

Fig.35 Alojamento para tanque de combustvel

Confeccionado em chapa de ao e com reforos ao longo de sua estrutura, confere maior rigidez e possibilita o alojamento para o tanque reserva de combustvel.

19

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

P e machado/picareta

Fig.37 Parafuso borboleta

Fig.39 Alojamento

Fig.38 Machado/picareta Localizados abaixo da carroceria, com alojamento entre eixos, no lado direito do caminho, com xao atravs de parafuso borboleta de fcil remoo.

Fig.40 P

20

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Manilha traseira de iamento

Iluminao traseira

Fig.41 So montadas na parte traseira da carroceria, entre o escapamento e o pneu traseiro.

Fig.43 1 - Lanterna militar, 2 - Proteo,


3 - Tomada de fora

Instalao de: Duas lanternas militares; Quatro grades de proteo para lanternas; Tomada de fora 7 facas.

Fig.42 Tampa de acesso a manilha traseira

21

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Escada bi-partida

Suporte do estepe

Fig.44 Dobradia

Fig.46

Fig.45 Reforos A escada, construda em ao com piso antiderrapante, possui 3 degraus sendo o primeiro degrau mvel.

Fig.47

Fig.48

22

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Construdo em ao com sistema de iamento por catraca, instruo de utilizao: Retirar o pino de xao do tirante g.46. Deslocar a trava da catraca, conectar a chave de roda e girar no sentido anti-horrio g.47. Fig.49 Descer o quadro at que este encostese no solo, para depois retirar o pneu g.48. Conectar a chave de roda e girar no sentido horrio para subir o suporte g.49. Subir o quadro at que este apie-se nos cavaletes de sustentao, posicione o tirante e o pino de xao g.50.

Fig.50

23

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Guincho hidrulico (Opcional)

Fig.51 Guincho hidrulico 6800 kg (15000 lb) com 30 metros de cabo de ao Como usar o guincho hidrulico: 12Instalar o cabo de controle remoto. Ligar o motor e pisar no pedal da embreagem at o m. OBS: O guincho s pode ser acionado quando o motor do veculo estiver ligado.

Fig.52 3Acionar a tomada de fora atravs do interruptor no painel e aguardar alguns segundos antes de liberar a embreagem.

Fig.53 4Soltar o freio do tambor localizado na lateral esquerda do guincho.

24

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

ATENO

Em qualquer situao de emergncia deve-se liberar a tecla de acionamento do controle ou pisar na embreagem do veculo. Estando em carga elevada, nunca que na linha do cabo de ao, pois no caso de uma ruptura pode ocasionar um chicoteamento ocasionando graves leses corporais. Nunca deixe menos de duas voltas de cabo enrolado no tambor, pois com menor nmero de voltas, o mesmo poder se desprender quando estiver sujeito a carga elevada. Ao rebobinar o cabo, distribua-o sobre o tambor de maneira uniforme mantendo-o esticado. Maiores informaes consulte o manual tcnico do guincho hidrulico.

Fig.54 5Colocar a alavanca de engate na posio Livre. Nessa posio possvel desenrolar o cabo de ao manualmente e estic-lo at o ponto de ancoragem. Aps ancorado, retorne a alavanca de engate para a posio Trao.

6-

Fig.55 Atravs do controle remoto, selecione o sentido de enleamento do cabo: Seta para cima = soltar o cabo Seta para baixo = puchar o cabo
25

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Fig.56

Fig.57

Verificao do nvel de leo do redutor


Verique o nvel de leo do redudor a cada 50 horas de operao, completando se necessario. Com o nvel normal, o leo dever escorrer pelo bujo de enchimento, localizado na lateral da caixa do guincho.

Troca de leo do redutor


Troque o leo do redutor a cada 200 horas de operao ou quando constatar presena de gua no reservatrio. Remova o bujo de enchimento Remova o bujo de dreno localizado na parte inferior da caixa do guincho e drene todo o leo Recoloque o bujo de dreno e abastea com leo mineral SAE 140 EP at o leo escorrer pelo prtico de enchimento.

26

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Troca de leo do sistema hidrulico


Troque o leo do sistema hidrulico a cada 1000 horas de operao ou quando constatar presena de gua no reservatrio. Remova tampa de enchimento. Remova o bujo de dreno localizado na parte inferior do reservatrio e drene todo o leo. Recoloque o bujo de dreno e abastea com leo mineral AW 68 at o nvel mximo.
NOTA

Fig.58 1 - Nvel de leo, 2 - Tampa de enchimento, 3 - Filtro

Verificao do nvel de leo do sistema hidrulico


Verique o nvel de leo do sistema hidrulico a cada 50 horas de operao, completando se necessrio.

A cada 500 horas de operao troque o ltro do sistema hidrulico. Especicao: Fabricante: HDA Modelo: FRT 60.10.088

Lubricantes Recomendados Fabricante Redutor do guincho: leo mi- Circuito hidrulico: leo mineral com aditivo SAE140-EP neral com aditivos anti-desgaste e anti-espumante Atlantic Ultragear SAE 140 Duro AWS 315 Castrol Hypoy B-140 Hyspin AWS 68 Esso GX-140 Nuto Ilto H-68 Ipiranga Ipergerol SP-140 Ipitur Aw 53 Mobil Mobilube HD-140 DTE Oil 26 Petrobrs TRM-5 SAE 140 HR 56 EP Shell Spirax 140 HD Tellus Oil 33 Texaco EP-140 Rando Rando Oil HD 68
27

MILITARIZAO VW 15-210 - EXRCITO

Manuteno preventiva
Pintura
Lavar com gua e sabo neutro evitando o excesso de atrito entre o pano e a lataria do veculo, por se tratar de pintura fosca, conservando assim a pintura.

Capotas
Lavar com gua e sabo neutro ou sabo de coco. No utilizar outros tipos de produtos pois podem prejudicar a vida til da lona.

28

VOLKSWAGEN CAMINHES E NIBUS Indstria e Comrcio de Veculos Comerciais Ltda. Servios e Assistncia Tcnica Art. n. 281 C1MI 66 Edio 05/2008

Impresso em papel 100% reciclado. A natureza agradece.

Vous aimerez peut-être aussi