Vous êtes sur la page 1sur 8

Pode ser a gota dgua: enfrentar a direita avanando a luta socialista Por Mauro Iasi.

O mundo se move sob nossos ps, as velhas formas se rompem, surgem novas e as contradies que se acumulavam explodem buscando o caminho necessrio, encontrando sua forma de expresso.

A exploso social que abalou o pas brotou do terreno escondido das contradies. La para onde se costuma exilar as contradies incmodas: a misria, a dissidncia, a alteridade, a feiura, a violncia. Germinaram no terreno do invisvel, escondido e escamoteado pela neblina ideolgica e o marketing cosmtico que epidermicamente encobre a carne pobre da ordem capitalista com grossas camadas de justificativa hipcrita, de cinismo laudatrio de uma sociabilidade moribunda.

As autoridades, os especialistas, socilogos, politiclogos e jornalistas esto perdidos dando razo dissertativa atribuda a Marx segundo a qual a histria s surpreende quem de histria nada entende. Declamam seu espanto querendo acreditar na extrema novidade, pois s isto explicaria sua brutal ignorncia. No terreno da histria nada absolutamente novo.

Se h algo que muito conhecido para quem no se limita ao presentismo ou, foucaultianamente, lea singular do acontecimento a insurreio, a exploso de massas. Caso tenham preconceitos contra nossa tradio marxista e se recusem a ler as brilhantes anlises de Lnin em Os ensinamentos da insurreio de Moscou, ou de Trotski em A arte da insurreio, pode se remeter aos estudos de Freud em A psicologia de massas e anlise do eu, ou a magistral anlise de Sartre em A critica da razo dialtica.

As massas explodem em uma dinmica que altera profundamente o comportamento dos indivduos isolados que pacificamente se dirigiam diariamente ao matadouro do capital, em ordem, pacificamente, saindo de suas casas humildes, pegando nibus superlotados e precrios, sendo humilhados pela polcia, vivendo de seus pequenos salrios, vendo a orgia ostensiva do consumo e tendo que subviver com o que no tem.

Os jovens do Movimento Passe Livre (MPL) esto de parabns por uma luta que no vem de agora (lembremos de Goinia e Florianpolis) e por conseguir dar consistncia a

esta luta e ao confronto que os levou a dobrar a prepotncia dos que afirmavam de incio que a tarifa no seria rebaixada. As manifestaes contra o aumento da passagem, no entanto, so apenas o desencadeador de algo muito maior. O movimento funcionou como um catalisador de um profundo descontentamento que estava soterrado pela propagando oficial.

Analisemos, ento, as determinaes mais profundas que se apresentam nesta exploso social.

Em primeiro lugar as manifestaes expressam um descontentamento que germinava e que era alimentado pela ao que queria neg-lo, isto , pela arrogncia de um discurso oficial que insistia em afirmar que tudo ia bem: a economia estava bem, no porque garantia a produo e reproduo da vida, mas porque permitia a reproduo do capital com taxas de lucros aceitveis, o Brasil escapara do pior da crise internacional a golpes de pesados subsdios s empresas monopolistas, a inflao estava dentro da meta, o Brasil recebia eventos esportivos e se transformava em um canteiro de obras, os trabalhadores apassivados e suas entidades amortecidas pelo transformismo e pela democracia de cooptao se rendiam ao consumo via endividamento, o governo se regozijava com ndices de aceitao que pareciam slidos.

Acontece aqui um velho e conhecido fenmeno. A vida real no combina com o discurso ideolgico. A inflao dentro da meta explodia na hora das compras, de pagar o aluguel, de pagar as contas, de pegar um nibus. As delcias do consumo voltavam na forma de dvidas impagveis. O acesso ao ensino vira o pesadelo da falta de condies de permanncia. O emprego desejado se transforma em doena ocupacional. O orgulho de receber eventos esportivos internacionais se apresenta na farra do boi de gastos enquanto a educao, a sade, a moradia, os transportes ficam s moscas.

O estopim foi o aumento das passagens, e aqui se apresenta um elemento altamente esclarecedor. Nas primeiras experincias de governos municipais do PT o enfrentamento da questo do transporte se deu atravs da municipalizao deste servio. Em So Paulo chegou-se a falar e tarifa zero no governo de Erundina. Em uma segunda gerao de governos petistas, todas as empresas municipais foram devolvidas aos empresrios que exploravam o setor (e explorar um termo preciso). Coincidentemente os empresrios do transporte se tornaram uma das principais fontes de financiamento das campanhas deste partido.

Entendendo que a exploso perfeitamente compreensvel como forma de manifestao de um profundo descontentamento, sabemos que mais do que isto. Representa, tambm, o esgotamento de uma forma que tem sido muito eficaz de domnio e controle poltico. Cultivamos um fetiche pela forma democrtica como se ela em si mesmo fosse a soluo enfim encontrada pela humanidade para superar um dilema histrico da ordem burguesa que a acompanha desde o nascimento e que no tem soluo dentro da sociedade capitalista: o abismo entre sociedade e Estado.

A sociedade se representa atravs de polticos eleitos que formam as esferas decisrias, legislativas ou executivas, por meio do voto que transfere o poder para um conjunto de pessoas que supostamente expressam as diferentes posies e interesses existentes na sociedade. Abstrai-se, desta forma, o quanto os reais interesses polticos e econmicos em jogo deformam esta suposta lmpida representao resultando na consagrao do poder das classes dominantes, confirmando a dura descrio e Montesquieu segundo a qual a Repblica uma presa; e sua fora no passa do poder de alguns cidados e da licena de todos, ou na ainda mais incisiva afirmao de Marx (e depois de Lnin): a democracia o direito dos explorados escolher a cada quatro anos quem os representar e esmagar no governo.

Desta maneira compreensvel o espanto daqueles que acreditavam que estava tudo bem em uma sociedade marcada pelas contradies da forma capitalista e de sua expresso poltica, ignorando as profundas e conhecidas contradies que tal ordem gera inevitavelmente.

Uma contradio, no entanto, encontra sempre uma forma particular para se expressar. A forma como se expressaram as contradies descritas tambm perfeitamente compreensvel.

O ltimo perodo poltico foi marcado por uma profunda despolitizao dos movimentos sociais e dos movimentos reivindicativos da classe trabalhadora. Em dez anos de governo os trabalhadores no foram uma vez sequer chamados a participar ativa e independentemente da correlao de foras polticas em defesa de seus interesses e no terreno que lhe prprio: as ruas, as praas, a cidade. Optou-se por uma governabilidade sustentada por alianas de cpula nos limites da ordem poltica existente e do presidencialismo de coalizo, mantendo seus mtodos, isto , oferta de cargos, liberao de verbas e facilidades. No de se estranhar que em dez anos no se tenha implementado uma reforma poltica.

Em nenhum momento no qual uma demanda das massas trabalhadoras (reforma agrria, previdncia, direitos trabalhistas, garantia de servios pblicos, etc.) que se chocava com a resistncia dos setores conservadores foi resolvida chamando os trabalhadores a se manifestar e inverter a correlao de foras desfavorvel s mudanas. Pelo contrrio, via de regra, as solues conservadoras foram propostas pelo governo que se pretendia popular e se pedia s massas que se calassem e dessem, como prova de sua infinita pacincia, mais um voto de confiana em suas lideranas que deles se alienavam.

Quando os trabalhadores se chocam com a orientao governista, como na ltima greve dos professores e dos funcionrios pblicos federais, so tratados com arrogncia e prepotncia.

Por isso, no nos espanta que a exploso social se d da forma como se deu e traga os elementos contraditrios que expressa: despolitizada e sem direo, ainda que com alvos precisamente definidos: os governos e aquilo que representa a ordem estabelecida.

A despolitizao se expressa de varias formas, mas duas delas se apresentam com mais evidentes: violncia e antipartidarismo. Comecemos pela violncia.

Quanto forma violenta que tanto espanta os ardorosos defensores da ordem temos que constatar que ela no homognea. H pelo menos trs vertentes da violncia. Uma delas, difusa e desorganizada, aquela que expressa a raiva e o dio contra uma ordem que oprime, no por acaso esta se dirige contra as expresses desta ordem, seja os prdios pblicos que abrigam as instituies da ordem poltica burguesa (sedes de governo, parlamentos, prdios do judicirio, etc.), mas tambm os monoplios da imprensa, da televiso, assim como os templos do consumo ostensivo. Esta manifestao compreensvel e at, em certa medida, justificada. Marx e Engels, ao analisar a situao alem de 1850 dizem a respeito:

Os operrios no s no devem opor-se aos chamados excessos, aos atos de vingana popular contra indivduos odiados ou contra edifcios pblicos que o povo s possa relembrar com dio, no somente devem admitir tais atos , mas assumir sua direo. [Mensagem do Comit Central Liga dos Comunistas]

Deixemos aos patticos novos defensores da ordem e da tranquilidade a defesa do fetiche do patrimnio pblico, uma vez que esta ordem que tem garantido s classes dominantes e seus aliados de planto a tranquilidade para saquear e depredar o verdadeiro patrimnio pblico.

H uma segunda vertente da violncia. Jovens das periferias, dos bairros pobres, das reas para onde se expulsou os restos incmodos desta ordem de acumulao e concentrao de riqueza, que so cotidianamente agredidos e violentados, estigmatizados, explorados e aviltados, que agora, aproveitando-se do mar revolto das manifestaes expressam seu legtimo dio contra esta sociedade hipcrita e de sua ordem de cemitrios. Sua forma violenta em saques e depredaes assustam, verdade, mas a conscincia cnica de nossa poca passou a assumir como normal as chacinas, a violncia policial. Pseudointelectuais chegaram a justificar como normal que a polcia entre nas favelas e invada casas sem mandato, prenda, torture e mate em nome da ordem; ou seja, a violncia s aceitvel contra pobres, contra bandidos, contra marginais, mas inadmissvel contra lixeiras, pontos de nibus, bancos e vitrines.

H uma terceira violncia e esta no espontnea e emocional como as duas primeiras: a extrema direita. Ela, l dos esgotos para onde foi jogada pela histria recente, se sentia tambm ofendida e agredida evidente que no pela ordem burguesa e capitalista que sempre defendeu, mas pelo irrespirvel ar democrtico que acertava as contas com nosso passado tenebroso, como a denncia contra o golpe de 1964 e seus sujeitos, com as comisses da verdade, mas sobretudo o mal estar desta extrema direta com um regime poltico que permite a organizao dos trabalhadores e sua expresso, mesmo nos precrios limites de uma democracia representativa de cooptao. Assim como os movimentos sociais e de classe se despolitizam, a direita tambm. Para a extrema direita no interessa que a atual forma poltica permita aos monoplios seus gigantescos lucros e burguesia sua pornogrfica concentrao de riquezas. A burguesia que j se serviu da truculncia para garantir as condies de acumulao de capital, hoje se serve da ordem e tranquilidade democrtica para os mesmos fins e neste contexto no h funo clara para seus antigos ces de guarda.

Estes no suportam nos ver andando com nossas camisetas que lembram nossos mrtires, nossas bandeiras que recolhem o sangue de todos que lutaram, nossas firmes convices que nos mantm nas lutas dirias ao lado dos trabalhadores em defesa da vida, mas com o olhar certeiro no futuro necessrio e urgente que supere a ordem do capital por uma alternativa socialista. Por isso nos atacam, usam das manifestaes para acertar suas contas com a esquerda, de forma organizada, intencional e, certamente, com apoio formal ou informal dos aparatos de represso.

A ao da extrema direita encontra respaldo na despolitizao das massas, principalmente na expresso gritante do antipartidarismo. No entanto, neste caso temos que ter cautela ao analisar os fatos. O comportamento contra os partidos compreensvel, ainda que no justificado. Compreensvel por dois motivos: as massas, graas triste experincia petista, esto cansadas de partidos que usam as demandas populares para eleger seus vereadores, deputados e presidentes que depois voltam as costas para estas demandas para fazer seus jogos e alianas para manter em seus cargos; tambm, acertadamente, no podem aceitar que certos partidos pulem na frente de manifestaes e movimentos para tentar dirigi-los sem a legitimidade de ter construdo organicamente as lutas.

Tal atitude, portanto, compreensvel, injustificvel pelo fato que ao mirar os partidos de esquerda erra pelo fato que foram os militantes dos partidos de esquerda e dos movimentos sociais que mantiveram no pior momento da correlao de fora desfavorvel as lutas entorno das demandas populares, por moradia, na luta pela terra, contra a reforma da previdncia, contra as privatizaes, em defesa da educao e da sade pblicas, contra os gastos com os eventos esportivos, contra as remoes. E o fizeram em um contexto em que as massas estavam submetidas a um profundo apassivamento e no qual o transformismo do PT em partido da ordem isolava a esquerda e a estigmatizava. Neste sentido os partidos de esquerda como o PCB, o PSTU, o PSOL e outras organizaes de esquerda, assim como os movimentos sociais e sindicatos, no precisam pedir licena a ningum para participar de lutas e manifestaes sociais, conquistaram legitimamente este direito na luta, com sua coerncia e compromisso.

Para onde vo as manifestaes? Alguns ingenuamente, ou de forma interesseira, acreditam que a mera existncia da ao independente de massas configura em si mesma um fator positivo de transformao. Infelizmente, a histria tambm nos traz elementos para questionar esta tese. Alguns exemplos da histria muito recente: muitos saudaram a derrocada do leste europeu advinda do desmonte da URSS como a possibilidade de uma revoluo poltica que retomasse o rumo interrompido das experincias socialistas, mas o que vimos foi a restaurao capitalista. Agora sadam a chamada primavera rabe, mas o que temos visto, e a Lbia e o Egito so exemplos paradigmticos, o aproveitamento dos monoplios na partilha do botim de pases estratgicos isolando mais uma vez os setores populares.

O sentido e futuro das manifestaes esto em disputa e temo em dizer que a esquerda est perdendo esta disputa para um sentido perigosamente direitista e conservador.

Recentemente afirmei que a experincia poltica do ltimo perodo, ao contrrio do que alguns esperavam, havia produzido um desmonte na conscincia de classe e se expressava em uma virada conservadora no senso comum. Este processo ficou evidente nas manifestaes, para alm da inteno de seus originais promotores. O produto multifacetado das contradies mescla nas manifestaes elementos de bom senso e senso comum, criticas difusas s manifestaes mais evidentes da sociabilidade burguesa em que estamos inseridos ao lado de reafirmaes de valores prprios desta mesma ordem, o que seria natural se entendermos o processo de despolitizao descrito.

Quando os adeptos do espontanesmo alardeiam a virtude de uma manifestao sem direo e que hostiliza partidos, esquecem-se de que se voc no tem uma estratgia, no se preocupe, voc faz parte da estratgia de algum. Alm da evidente eficincia dos monoplios da comunicao o partido da pena, nos termos de Marx em pautar o movimento selecionando as bandeiras que interessa ordem (luta contra a corrupo, nacionalismo, diminuio de impostos, etc.), outros elementos muito perigosos se apresentam.

Um cartaz na manifestao no Rio dizia: se o povo precisar, as Foras Armadas esto prontas para ajudar. Significativamente os militantes antipartido no destruram esta faixa, talvez porque no sabem que existe, alm do partido da pena, o partido da espada. Em nota dos clubes militares da marinha, exrcito e aeronutica, os militares afirmam que as manifestaes expressam majoritariamente a indignao com o descaso das autoridades com as aspiraes da sociedade e que diante da dos vcios e omisses que se repetem chegou a hora de se manifestar clamorosamente e no aceitar ser conduzido, resignadamente, como grupo ingnuo dando um basta impostura e impunidade. A nota dos militares termina com uma clara provocao e cita Vandr: quem sabe faz a hora, no espera acontecer.

A direita s germina e cresce no vazio deixado pela esquerda. A iluso de um desenvolvimento capitalista capaz de resolver as demandas populares e garantir lucros aos capitalistas, sustentado por um governo de coalizo com a burguesia desarma os trabalhadores e a direita ocupa o terreno. H um evidente cheiro de golpe no ar. A embaixadora dos EUA que estava na Nicargua na poca dos contras, na Bolvia quando da tentativa de dividir o pais, no Paraguai quando do golpe contra Lugo, chegou ao Brasil.

Ao prefaciar o livro sobre de Leandro Konder sobre o fascismo republicado em 2009, dizia, alertando para a atualidade do risco desta alternativa contra aqueles que achavam que este fenmeno estaria condenado ao passado:

Capital monopolista em crise, imperialismo, ofensiva anticomunista, criminalizao dos movimentos sociais, decadncia cultural, hegemonia da poltica pequeno-burguesa em detrimento da poltica revolucionria do proletariado, irracionalismo, neopositivismo, misticismo, chauvinismos nacionalistas acompanhados ou no de racismo No se enganem. S posso alertar, como certa vez fez Marx: esta fbula trata de ti.

A exploso de massas deu o recado: olha s meu corao, ele um pote at aqui de mgoa, qualquer desateno, faa no pode ser a gota dgua.

Vous aimerez peut-être aussi