Vous êtes sur la page 1sur 2

Sistema educacional brasileiro uma continuidade histrica Ano novo, novo ano letivo.

. Perodo de matriculas, lojas cheias em busca de material escolar e livros. Todo ano sempre essa mesma cena, e os alunos nossos filhos, netos, sobrinhos entusiasmados a iniciarem o novo ano letivo para contar aos seus amigos como foram as frias e o que fizeram. Apesar de todas as mazelas conhecidas do ensino brasileiro, alguns retrocessos e avanos foram notados. O abandono do sistema de aprovao automtica (quem tem filho estudando no municpio sabe do que estou falando), que a nosso ver um crime hediondo que acaba por desqualificar ainda mais a nossa educao, foi uma das melhores coisas que pudemos presenciar, ns professores, nestes ltimos dois anos. No nossa inteno discorrer aqui sobre os retrocessos e os avanos da educao bsica brasileira, que mais conhecida que a prpria histria do ensino brasileiro, e sim descrever como era a rotina de um estudante morador de Jacarepagu do inicio do sculo passado. Magalhes Corra em sua obra Serto Carioca trs uma passagem do cotidiano de um estudante de escola municipal nos anos de 1930. Esta obra bastante importante para quem deseja conhecer Jacarepagu em outro momento histrico. Nele o autor apresenta uma descrio detalhada de suas pessoas, de sua fauna e flora, lugares que hoje no so mais vistos. Um Jacarepagu rural, bem diferente da selva de pedra atual. Reproduziremos a passagem respeitando a ortografia da poca. Um fragmento de documento que poder ser utilizada por diversas maneiras, principalmente para refletirmos o que realmente mudou no ensino da regio.
Neste pequeno stio reside o tamanqueiro com sua mulher, que tece esteiras nas horas vagas; l a encontrei no tendal; o casal tem um garoto que vae escola municipal, situada Estrada da Taquara, a quatro kilometros de distancia, pelas estradas sem arborizao e sem abrigo das chuvas ou sol. Assim mesmo, existe esta escola por ter sido lembrada e creada por iniciativa do inspecto escolar Dr. Durval Ribeiro de Pinho, quando dirigia o 23 Districto, tomando a denominao de 1 feminina e depois, 8 mixta, o qual tambm creou a escola de Vargem Pequena, 7 mixta. A populao escolar dessa zona obrigada a percorrer kilometros ao sol ou chuva, sendo a distancia entre ellas de oito kilometros. Si os paes quizerem que seus filhos aprendam a ler, com o regimem actual, quando nenhum material fornecido aos nossos gurys, tero a multa de 50$000 a 200$000 se estes faltarem mais de tres vezes! Isto prova que os nossos dirigentes da Instruo Publica, quando no so leigos, so verdadeiros provincianos, no conhecem os usos

e costumes e a psychologia dessa populao rural. O programma de ensino o mesmo que o do centro da capital da Republica!

O que podemos verificar no trecho acima a dificuldade de transporte para os alunos em 1930. Devemos lembrar que no existia gratuidade nesta poca e o material escolar no era oferecido pelo governo, bem diferente dos dias atuais. Outra situao interessante a que o autor se refere no caso da construo das escolas na regio. Mostra um descaso que visto nos dias de hoje, no em relao a construo de escolas, mas ao descaso que o ensino vive atualmente. Escola mista como se refere Magalhes Corra era a forma que a escola era dividida. No sculo XIX e inicio do sculo XX as escolas eram separadas por sexo e suas aulas tambm estavam voltadas para as prticas de cada gnero dentro da sociedade brasileira. Resumindo, as meninas aprendiam os afazeres domsticos e como ser uma boa esposa e me, ao passo dos meninos serem voltados ao exerccio de alguma profisso. No um ensino profissionalizante como conhecemos hoje, mas apenas colocar cada pessoa em seu devido lugar na sociedade. Nas escolas mistas, ambos os sexos estavam agora dividindo a mesma sala de aula, podendo receber os mesmos ensinamentos. Mas o mais interessante desta passagem era a multa aplicada aos pais dessas crianas. Caso faltasse por mais de trs dias sem justificativa eram multados em quantias bem desproporcionais aos ganhos dos jacarepaguenses do inicio do sculo passado que viviam basicamente de ofcios artesanais, retirando da floresta sua subsistncia. Seria essa uma forma de manter a criana na escola, sem perigo dela evadir durante o ano letivo? J que foi implementado no governo municipal passado a aprovao automtica, no ser surpresa se essa idia voltar em pauta para impedir desistncias no ensino bsico atual.

Feliz 2011! Adriana Caetano Pesquisadora IHJA

Fonte: CORRA, A.M. O Serto Carioca. Rio de Janeiro; Imprensa Nacional, 1936, pg. 114;

Vous aimerez peut-être aussi