Vous êtes sur la page 1sur 6

PRINCIPAIS

DOENAS

DO

MARACUJAZEIRO

NA

REGIO

CENTRO-OESTE

PAULISTA E MEDIDAS DE MANEJO PRECONIZADAS

Ivan Herman Fischer PqC do Plo Regional do Centro Oeste/APTA ihfische@apta.sp.gov.br Csar Jnior Bueno PqC do Plo Regional do Extremo Oeste/APTA cjbueno@apta.sp.gov.br Aparecida Marques de Almeida PqC do Plo Regional do Centro Oeste/APTA almeida@apta.sp.gov.br

Maria Jos de Marchi Garcia PqC do Plo Regional do Centro Oeste/APTA jdemarchi@apta.sp.gov.br

A cultura do maracuj-amarelo vem se destacando na regio Centro-Oeste paulista, com mais de 60 produtores apenas na regio de Bauru. O longo perodo de safra (8 meses) permite um fluxo de renda mensal equilibrado, viabilizando economicamente pequenas propriedades rurais. Acompanhamento e auxlio do sistema de produo, do campo a comercializao do maracuj, vm sendo realizados por pesquisadores (APTA - Plo Regional Centro-Oeste/UPD de Bauru), professores (UNESP e USC de Bauru) e tcnicos (SAI-Sebrae e Sagra). Projetos de pesquisa financiados pela FAPESP e CNPq tm proporcionado apoio financeiro a Bauru-Frutas (Associao de Fruticultores de Bauru e Regio) para aquisio de um viveiro de mudas de maracuj e mquinas de seleo e processamento de frutos, estimulando ainda mais a cultura na regio.

www.aptaregional.sp.gov.br

A ocorrncia de problemas fitossanitrios vem reduzindo a vida til dos novos plantios e pode ameaar o sucesso da cultura na regio. As principais doenas, em funo da freqncia e dos danos ao maracujazeiro, so o vrus do endurecimento dos frutos, a podrido do colo e a mancha bacteriana. Para evitar o carter itinerante da cultura, decorrente do crescimento insustentvel de problemas fitossanitrios, palestras e visitas aos agricultores tm sido realizadas com o intuito de divulgar tecnologias adequadas de manejo. Aliado a isto, projetos de pesquisas comeam a ser desenvolvidos com o objetivo de resolver problemas de doena na regio.

Endurecimento dos frutos Passion fruit woodiness virus (PWV) A doena reduz severamente a produtividade do maracujazeiro, o valor comercial dos frutos e o perodo produtivo das plantas. Caracteriza-se pelo mosaico foliar e frutos menores e deformados (Figura 1).

Figura 1. Folha (A) e frutos (B) de maracujazeiro amarelo com sintomas do vrus do endurecimento dos frutos (Fonte: Almeida, A.M.).

As recomendaes de manejo visam prolongar a explorao econmica da cultura e minimizar os prejuzos decorrentes da doena. Essas recomendaes so: a) eliminar pomares velhos ou contaminados ao final do ciclo de produo, para que no sirvam de reservatrio de vrus antes do incio da nova plantao. A falta de legislao especfica, que permita a erradicao de lavouras contaminadas, faz com que o problema se agrave; b) utilizar mudas sadias, produzidas em viveiros protegidos e situados distantes de reas de plantio. Em locais com histrico da doena, o plantio de mudas maiores apresenta a vantagem de reduzir o perodo de pr-colheita no campo; c) evitar o escalonamento de

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 4, n.1 Jan-Jun 2007

www.aptaregional.sp.gov.br

pocas de plantio na regio, ou seja, conscientizar os produtores da importncia de sincronizar a poca de plantio; d) inspecionar periodicamente as plantas, erradicando as com mosaico nos primeiros cinco-sete meses aps o transplante das mudas em campo (roguing), a fim de retardar a disseminao do vrus na plantao, uma vez que infeces tardias causam menos danos a produo; e) desinfectar instrumentos de poda/desbrota para evitar a transmisso mecnica do vrus; f) manter o pomar roado, para evitar a formao de colnias dos pulges vetores; g) intensificar a adubao de cobertura e foliar, e polinizar para aproveitar o mximo da cultura. O controle qumico dos pulges geralmente no eficiente, pois alm de estes no colonizarem o maracujazeiro, o PWV transmitido de forma no persistente (perodo de aquisio e de transmisso do vrus de 15-30 segundos e ausncia de perodo latente). O desafio de convivncia com esta doena grande, e para se conseguir sucesso fundamental a participao de todos os setores envolvidos na cadeia produtiva do maracuj, desde a produo de mudas at a comercializao e processamento dos frutos.

Podrido do colo - Fusarium solani e Phytophthora parasitica Disseminada nas principais regies produtoras, responsvel pelo decrscimo da produtividade e constantes migraes da cultura. O primeiro sintoma visvel uma ligeira clorose, seguida pela murcha e morte da planta, resultado de uma podrido das razes e do colo da planta (Figura 2).

Figura 2. Plantas com sintomas de podrido do colo (A) e necrose do colo por Fusarium solani (B) (Fonte: Fischer, I.H.)

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 4, n.1 Jan-Jun 2007

www.aptaregional.sp.gov.br

O manejo preventivo uma vez que at o momento no so conhecidas medidas eficazes de controle aps a entrada dos patgenos. Os locais de plantio no devem apresentar histrico da doena. Deve-se evitar solos pesados e compactados; corrigir o pH do solo; manejar a irrigao de forma a se evitar o excesso bem como o estresse hdrico; manter a integridade do sistema radicular e erradicar plantas doentes. O uso de porta-enxerto resistente permite conviver com o problema em locais contaminados, entretanto menor desenvolvimento e produo das plantas enxertadas tm sido verificados. Pulverizaes no colo e nas razes das plantas com fungicidas eficientes em condies de casa-de-vegetao esto sendo testadas em condies de campo visando controlar a doena. Na APTA - Plo Regional do Centro Oeste/UPD de Bauru, um projeto ser desenvolvido com o objetivo de avaliar o comportamento de maracujazeiro amarelo a podrido do colo, em condies de casa-de-vegetao, com a interao de Fusarium solani e os nematides Meloidogyne incognita e Rotylenchulus reniformis. Esses

nematides causam ferimentos nas razes e esses locais servem de porta de entrada para os fungos causadores da podrido do colo, principalmente F. solani. Aliado a isso, h a hipotese destes nematides predisporem fisiologicamente o hospedeiro atuao do fungo.

Mancha bacteriana - Xanthomonas campestris pv. passiflorae Doena limitante em algumas propriedades. Os sintomas foliares iniciam-se na forma de pequenas manchas, de cor verde-escura, com aspecto encharcado e halo amarelo (Figura 3). Sob condies favorveis as leses aumentam de tamanho, adquirem colorao marrom, podem coalescer e atingir todo o limbo foliar, ocasionando seca e queda das folhas. Ocorre, ainda, o avano da infeco atravs das nervuras podendo atingir os feixes vasculares dos pecolos e ramos, provocando a seca destes rgos e at causar a morte da planta. Alm destes sintomas, a bactria tambm pode causar podrido e deteriorao interna de frutos.

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 4, n.1 Jan-Jun 2007

www.aptaregional.sp.gov.br

Figura 3. Folhas com sintomas de mancha bacteriana (Fonte: Fischer, I.H.)

O uso de mudas sadias a principal medida de manejo. A termoterapia das sementes em gua, a50 C, por 15 minutos eficiente em eliminar o patgeno, sem afetar o poder germinativo. Em plantas adultas, aplicaes quinzenais de oxicloreto de cobre ou oxicloreto de cobre + maneb + zineb reduzem a intensidade da doena. Agrimicina (oxitetraciclina + estreptomicina) tambm recomendada, em intervalos de sete dias, quando a incidncia da doena for muito elevada, embora este tratamento no seja sempre eficiente. A erradicao das pores vegetais doentes pode ajudar a reduzir a epidemia, atentando-se para a desinfestao das ferramentas de poda com produto de ao bactericida, como o hipoclorito de sdio ou amnia quaternria. O plantio de quebra-ventodiminui a ao do vento e da poeira sobre o pomar, contribuindo para a diminuio de ferimentos nas plantas e, conseqentemente, a possibilidade de entrada da bactria, como tambm a sua disseminao entre plantas. Uma vez que essa bactria facilmente disseminada pela gua da chuva e de irrigao, deve-se evitar a irrigao sobre-copa.

Referncias FISCHER, I.H., KIMATI, H., RESENDE, J.A.M. Doenas do maracujazeiro (Passiflora spp.). In: Kimati, H., Amorim, L., Resende, J.A.M., Bergamin Filho, A., Camargo, L.E.A. (Eds.) Manual de fitopatologia vol. 2 Doenas de plantas cultivadas - 4 ed. So Paulo: Agronmica Ceres, 2005. p.467-474. OLIVEIRA, H.J. Incidncia e manejo do vrus do endurecimento dos frutos (PWV) no Estado de Minas Gerais. In: Sampaio, A.C., Fumis, T.F., Rossi, A.D., Almeida, A.M., Garcia, M.J.M.

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 4, n.1 Jan-Jun 2007

www.aptaregional.sp.gov.br

(Eds.) Manejo no controle do vrus do endurecimento dos frutos (PWV) do maracujazeiro. Jaboticabal: Multipress Ltda. 2005. p.37-46. RUGGIERO, C., SO JOSE, A.R., VOLPE, C.A., OLIVEIRA, J.C., DURIGAN, J.F., BAUMGARTNER, J.G., DA SILVA, J.R., NAKAMURA, K.I., FERREIRA, M.E., KAVATI, R. & PEREIRA, V.P. Maracuj para exportao: aspectos tcnicos da produo. Braslia: FrupexEmbrapa, 1996. 63p.

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 4, n.1 Jan-Jun 2007

Vous aimerez peut-être aussi