Vous êtes sur la page 1sur 8

1

QUMICA GERAL E EXPERIMENTAL RESUMO


AULA 6. LIGAES QUMICAS Os tomos dificilmente ficam sozinhos na natureza. Eles tendem a se unir uns aos outros, formando assim tudo o que existe hoje. Alguns tomos so estveis, ou seja, pouco reativos. J outros no podem ficar isolados. Precisam se ligar a outros elementos. As foras que mantm os tomos unidos so fundamentalmente de natureza eltrica e so chamadas de Ligaes Qumicas. Toda ligao envolve o movimento de eltrons nas camadas mais externas dos tomos, mas nunca atinge o ncleo.

ESTABILIDADE DOS GASES NOBRES De todos os elementos qumicos conhecidos, apenas 6, os gases nobres ou raros, so encontrados na natureza na forma de tomos isolados. Os demais se encontram sempre ligados uns aos outros, de diversas maneiras, nas mais diversas combinaes. Os gases nobres so encontrados na natureza na forma de tomos isolados porque eles tm a ltima camada da eletrosfera completa, ou seja, com 8 eltrons. Mesmo o hlio, com 2 eltrons, est completo porque o nvel K s permite, no mximo, 2 eltrons. Regra do Octeto Os elementos qumicos devem sempre conter 8 eltrons na ltima camada eletrnica ou camada de valncia. Na camada K pode haver no mximo 2 eltrons. Desta forma os tomos ficam estveis, com a configurao idntica dos gases nobres. Observe a distribuio eletrnica dos gases nobres na tabela a seguir: NOME HLIO NENIO ARGNIO CRIPTNIO XENNIO RADNIO SMBOLO He Ne Ar Kr Xe Rn Z 2 10 18 36 54 86 K 2 2 2 2 2 2 L 8 8 8 8 8 M 8 18 18 18 N 8 18 32 O 8 18 P 8 Q -

A estabilidade dos gases nobres deve-se ao fato de que possuem a ltima camada completa, ou seja, com o nmero mximo de eltrons que essa camada pode conter, enquanto ltima. Os tomos dos demais elementos qumicos, para ficarem estveis, devem adquirir, atravs das ligaes qumicas, eletrosferas iguais s dos gases nobres.

H trs tipos de ligaes qumicas: - Ligao Inica perda ou ganho de eltrons. - Ligao Covalente compartilhamento de eltrons. - Ligao Metlica tomos neutros e ctions mergulhados numa "nuvem" de eltrons. LIGAO INICA A ligao inica resultado da alterao entre ons de cargas eltricas contrrias (nions e ctions). Esta ligao acontece, geralmente, entre os metais e no-metais. Metais 1 a 3 eltrons na ltima camada; tendncia a perder eltrons e formar ctions. Elementos mais eletropositivos ou menos eletronegativos. No-Metais 5 a 7 eltrons na ltima camada; tendncia a ganhar eltrons e formar nions. Elementos mais eletronegativos ou menos eletropositivos. Ento: METAL + NO-METAL LIGAO INICA Exemplo: Na e Cl Na (Z = 11) K = 2 L = 8 M = 1 Cl (Z = 17) K = 2 L = 8 M = 7 O Na quer doar 1 O Cl quer receber 1 Na+ (ction) Cl (nion)

O cloro quer receber 7 na ltima camada. Para ficar com 8 (igual aos gases nobres) precisa de 1. Na+ ction Cl nion

NaCl cloreto de sdio

As ligaes inicas formam compostos inicos que so constitudos de ctions e nions. Tais compostos inicos formam-se de acordo com a capacidade de cada tomo de ganhar ou perder eltrons. Essa capacidade a valncia. Observe a tabela com a valncia dos elementos qumicos (alguns alcalinos, alcalinos terrosos, calcognios e halognios): SMBOLO Na K Mg Ca ELEMENTO QUMICO SDIO POTSSIO MAGNSIO CLCIO CARGA ELTRICA +1 +1 +2 +2

Al F Cl Br O S

ALUMNIO FLOR CLORO BROMO OXIGNIO ENXOFRE

+3 -1 -1 -1 -2 -2

Valncia de outros elementos qumicos: SMBOLO Fe Fe Ag Zn ELEMENTO QUMICO FERRO FERRO PRATA ZINCO CARGA ELTRICA +2 +3 +1 +2

Exemplo: Mg e Cl Mg+2 ction Cl 1nion MgCl2

cloreto de magnsio

Pode-se utilizar a Regra da Tesoura, onde o ction passar a ser o nmero de cloros (no-metal) na frmula final e o nion ser o nmero de magnsio (metal). Outro exemplo: Al e O Al +3 ction O -2 nion Al2O3

xido de alumnio

Neste caso, tambm foi utilizada a Regra da Tesoura. A frmula final ser chamada de on frmula. Frmula Eletrnica / Teoria de Lewis

A frmula eletrnica representa os eltrons nas camadas de valncia dos tomos. Ex. NaCl A frmula eletrnica tambm chamada de frmula de Lewis por ter sido proposta por esse cientista.

LIGAO COVALENTE A ligao covalente, geralmente feita entre os no metais e no metais, hidrognio e no metais e hidrognio com hidrognio.

Esta ligao caracterizada pelo compartilhamento de eltrons. O hidrognio possui um eltron na sua camada de valncia. Para ficar idntico ao gs nobre hlio com 2 eltrons na ltima camada. Ele precisa de mais um eltron. Ento, 2 tomos de hidrognio compartilham seus eltrons ficando estveis: Ex. H (Z = 1) K = 1 H H H2 O trao representa o par de eltrons compartilhados. Nessa situao, tudo se passa como se cada tomo tivesse 2 eltrons em sua eletrosfera. Os eltrons pertencem ao mesmo tempo, aos dois tomos, ou seja, os dois tomos compartilham os 2 eltrons. A menor poro de uma substncia resultante de ligao covalente chamada de molcula. Ento o H2 uma molcula ou um composto molecular. Um composto considerado composto molecular ou molcula quando possui apenas ligaes covalentes Observe a ligao covalente entre dois tomos de cloro:

Frmula de Lewis o Cl Cl Frmula Estrutural

u Frmula Eletrnica

Cl 2 Frmula Molecular Conforme o nmero de eltrons que os tomos compartilham, eles podem ser mono, bi, tri ou tetravalentes. A ligao covalente pode ocorrer tambm, entre tomos de diferentes elementos, por exemplo, a gua.

Frmula de Lewis

Frmula Estrutural

H2O Frmula Molecular A gua, no exemplo, faz trs ligaes covalentes, formando a molcula H2O. O oxignio tem 6 na ltima camada e precisa de 2 para ficar estvel. O hidrognio tem 1 e precisa de mais 1 para se estabilizar. Sobram ainda dois pares de eltrons sobre o tomo de oxignio. A ligao covalente pode ser representada de vrias formas. As frmulas em que aparecem indicados pelos sinais . ou x so chamadas de frmula de Lewis ou frmula eletrnica. Quando os pares de eltrons so representados por traos (-) chamamos de frmula estrutural plana, mostrando o nmero de ligaes e quais os tomos esto ligados. A frmula molecular a mais simplificada, mostrando apenas quais e quantos tomos tm na molcula. Veja o modelo: H. . H Frmula de Lewis ou eletrnica HH Frmula Estrutural Plana H2 Frmula Molecular

Tabela de alguns elementos com sua valncia (covalncia) e a sua representao: ELEMENTO HIDROGNIO CLORO OXIGNIO ENXOFRE COMPARTILHA 1 1 2 2 VALNCIA 1 1 2 2 REPRESENTAO H Cl O e O= S eS= | NITROGNIO 3 3 N,=N eN | CARBONO 4 4 C ,=C=,=C | | e C

LIGAO METLICA Ligao metlica a ligao entre metais e metais. Formam as chamadas ligas metlicas que so cada vez mais importantes para o nosso dia-a-dia.

No estado slido, os metais se agrupam de forma geometricamente ordenados formando as clulas, ou grades ou retculo cristalino. Uma amostra de metal constituda por um grande nmero de clulas unitrias formadas por ctions desse metal. Na ligao entre tomos de um elemento metlico ocorre liberao parcial dos eltrons mais externos, com a conseqente formao de ctions, que formam as clulas unitrias. Esses ctions tm suas cargas estabilizadas pelos eltrons que foram liberados e que ficam envolvendo a estrutura como uma nuvem eletrnica. So dotados de um certo movimento e, por isso, chamados deeltrons livres. Essa movimentao dos eltrons livres explica por que os metais so bons condutores eltricos e trmicos. A considerao de que a corrente eltrica um fluxo de eltrons levou criao da Teoria da Nuvem Eletrnica ou Teoria do Mar de eltrons. Pode-se dizer que o metal seria um aglomerado de tomos neutros e ctions, mergulhados numa nuvem ou mar de eltrons livres. Esta nuvem de eltrons funcionaria como a ligao metlica, que mantm os tomos unidos.

Figura geomtrica do NaCl (cloreto de sdio)

Um cristal ou retculo cristalino de NaCl aumentado 300 vezes So estas ligaes e suas estruturas que os metais apresentam uma srie de propriedades bem caractersticas, como por exemplo, o brilho metlico, a condutividade eltrica, o alto ponto de fuso e ebulio, a maleabilidade, a ductilidade, a alta densidade e a resistncia trao. As ligas metlicas so a unio de dois ou mais metais. s vezes com no-metais e metais. As ligas tm mais aplicao do que os metais puros.

Algumas ligas: - bronze (cobre + estanho) usado em esttuas, sinos

- ao comum (ferro + 0,1 a 0,8% de carbono) com maior resistncia trao, usado em construo, pontes, foges, geladeiras.

- ao inoxidvel (ferro + 0,1 de carbono + 18% de cromo + 8% de nquel) no enferruja (diferente do ferro e do ao comum), usado em vages de metr, foges, pias e talheres.

- lato (cobre + zinco) usado em armas e torneiras.

- ouro / em jias (75% de ouro ou prata + 25% de cobre) usado para fabricao de jias. Utiliza-se 25% de cobre para o ouro 18K. E o ouro 24K considerado ouro puro.

As substncias metlicas so representadas graficamente pelo smbolo do elemento: Exemplo: Fe, Cu, Na, Ag, Au, Ca, Hg, Mg, Cs, Li.

Fonte: http://www.soq.com.br/conteudos/ef/ligacoesquimicas/

Vous aimerez peut-être aussi