Vous êtes sur la page 1sur 6

Reflexo da essncia que vive por trs da aparncia que vemos Na leitura do conto O espelho do livro Primeiras Estrias

(2001) de Guimares Rosa com apoio terico de talo Calvino Seis Propostas Para o Prximo Milnio (1990), observamos a trajetria existencial do personagem no conto que cumpre o papel de personagem-narrador. O ponto central da histria a busca do eu por detrs de mim nas imagens que se refletem no espelho. Guimares, (usamos sempre o ultimo sobrenome do autor, neste caso Rosa) que por seus romances alcanou notoriedade,(se eu no estou enganada Guimares escreveu apenas um romance, Grande Serto: Veredas, os outros textos so contos, poemas e novelas) no foi menos feliz quando escreveu pequenos contos, por realmente acreditar na fora do trabalho criativo e atento para o poder de sua contstica, para a elaborao to bem acabada de seus textos. Nestes em que ele faz permear a vida comum de cada dia com questionamentos que se desenrolam em matrias to diversas de estudo. Isto se evidncia principalmente quando percorremos com mais ateno todo o seu trabalho ficcional, percebendo em cada detalhe um ponto a mais de significao. Neste conto o personagem-narrador passa por diversas transformaes no decorrer de sua vida buscando significao num mundo acometidamente pobre de sentidos, se pormenoriza at chegar ao mais intrnseco dos desejos, a verdade sobre o que podemos conhecer de ns mesmos, do mundo, a busca do conhecimento sobre o que significa o Ser. Talvez seja difcil imaginar um texto literrio to escabrosamente filosfico, perguntando questes de to fundamental importncia para a tradio de estudos metafsicos iniciados pelos gregos. E mais ainda poderia se supor as consideraes supracitadas demasiadas ontolgicas a um trabalho artstico que se pressupe diferenciado de certa cientificidade mais recentemente impregnada no bojo da disciplina grega. Por onde se considere a questo a de se levar em conta que a criao literria toma como contedo o ser humano e tudo tende a se relacionar com suas formas de habitar o mundo, de relativiz-lo, entend-lo, associ-lo aos outros seres, bem como a suas noes dele. Por este motivo o papel caracterstico da atividade ficcional estende-se ao empenho da compreenso do humano num ambiente que, nossa poca, o condiciona, cristaliza, subjuga em detrimento de uma parca idia de desenvolvimento. Assim como poderiam pensar a literatura no est distante das perguntas, ela, antes, conforma um alto teor filosfico e tem tentado responder-lhes.

O poder exercido pelo temor que temos de sermos descobertos alarga seu domnio cada vez mais que nos experimentos no desconhecido. Porquanto, esta infindvel conscincia de solido que a incomunicabilidade de ns mesmos faz surgir algo de que o ser humano comunga em seu ntimo e, sem o qual a sua prpria existncia no estaria completa. A cada movimento os transtornos de uma identidade nos comprime, isto talvez seja, a mais das vezes, pela prpria ausncia dela que, em certa medida, provoca o incomodo de sermos pegos, seres indefinidos O prprio ser da vontade um querer incessante e eterno, um ansiar que nunca pode ser satisfeito, pois a satisfao seria a prpria contradio lgica da vontade (ROSENFELD, 1993:57). Os caminhos que se apresentam assero de um rosto que nos defina abrem possibilidades variadas na composio de nossas inquietudes perante aquilo que de imediato nos parece certo e com formas definidas. Ao tomarmos, no mnimo, uma primeira conscincia desses fatores inexpugnveis a ns mesmos, o destino parece rodeado de setas que apontam, contudo, para o indefinvel, para a direo em que os homens no podem seguir e, constitui, no entanto, lugar de auto-revelao. O ttulo do conto O espelho nos fornece pistas de como acontece a reflexo do prprio eu. O espelho parti de uma metfora da literatura para discutir as complexas relaes entre imagem e realidade, verdade e iluso. Rosa desperta possibilidades de compreenso mais que variadas do que seja, propriamente, o ser humano. Neste sentido, pesquisar sobre literatura e mais especificamente sobre Rosa reiterar a significncia do entendimento que o ser humano constri em relao a si mesmo e em relao ao mundo que o rodeia. Por isso, percebendo o quanto este autor significa para o cenrio artstico-cultural de nosso pas, este trabalho tem como fundamento norteador a perspectiva de que o trabalho criativo do escritor, principalmente no que se refere as personagens, concebe-se como maneira de libertao, como refgio, afinal, como fonte propcia a um estudo, pormenorizado, sobre ns mesmos, e sobre o que vivemos; e por este caminho que tencionamos enveredar. O personagem de Guimares Rosa traz consigo o mundo, pensa, vasculha sua prpria alma e tenta achar respostas, busca uma realidade mais verdadeira por trs da imagem, uma essncia alm da aparncia. Percorre uma jornada reflexiva e filosfica: Necessitava eu de transverberar o embuo, a travisagem daquela mscara, a fito de devasar o ncleo dessa nebulosa a minha vera forma ( ROSA, 2001:123).

A mutao do personagem inicia-se quando o personagem-narrador olha-se no espelho e v uma imagem repulsiva E o que enxerguei, por instante, foi uma figura, perfil humano, desagradvel ao derradeiro grau, repulsivo seno hediondo (Ibid p.122), assim ele empreende questionamentos sobre sua essncia, aventura-se numa viagem, uma busca de conhecimento de si mesmo, para conhecer-se de maneira profunda. O autor traz indagaes sobre os questionamentos humanos por isso o protagonista no tem nome, afinal cada um de ns nos encaixamos na busca por esta resposta. O texto de Guimares extremamente filosfico indaga questes sentimentais e intelectuais. O trabalho criativo do autor codifica cada trao do ser humano, pe no cenrio de suas histrias o homem ao encontro de si mesmo. A narrativa em primeira pessoa obtm um contato direto com o leitor atravs de um monlogo, embora transparea um dialogo propiciar esta aproximao leitor/narrador-personagem. Observamos que a pergunta que guia o personagemnarrador sobre a imagem na vida cotidiana: Como que o senhor, eu, os restantes prximos, somos, no visvel? (Ibid, p.120). E o prprio personagem-narrador discorda Ainda que tirados de imediato um aps o outro, os retratos sero entre si muito diferentes ( ROSA, 2001, p. 120) . O encontro do eu depende do encontro com a alma interior, a essncia, o encontro por meio de um reflexo, a busca incessante por si mesmo, leva-o a questionarse Voc chegou a existir? (Ibid,p. 128). Neste momento percebemos que o autor condensa a crise existncial do sculo XX. Este conto revela a narrativa moderna e mostra o momento que urge uma vontade pelo novo pela busca das inquietaes humanas. Para tanto, como apoio terico nos embasaremos no livro Seis Propostas Para o Prximo Milnio (1990) de talo Calvino, sendo o ltimo livro escrito pelo autor que reuni cinco qualidades do texto literrio para o prximo milnio intitulado como: leveza, rapidez, exatido, visibilidade, multiplicidade e a sexta proposta consistncia no foi escrita devido ao falecimento do autor. Neste trabalho pretendemos fazer uma melhor compreenso deste conto de Guimares os captulos intitulados como leveza, rapidez,exatido e multiplicidade. Em sua primeira conferncia a Leveza o propsito do autor retirar o peso da narrativa, da linguagem. Neste conto, O espelho percebemos que o autor usa essa leveza transformando assuntos das indagaes humanas, de fato algo difcil de escrever pois a melancolia humana que parte de um interior difcil de ser discutido, ento o

autor em seu texto faz uma reflexo com uma leitura leve, com dialogo e usando elementos que envolve o leitor para que o peso da leitura no se transforme em monotonia. As imagens de leveza que busco no devem, em contato com a realidade presente e futura, dissolver-se como sonhos...(CALVINO, 1990:19 ). O sofrimento do personagem se desloca entre alma sensitiva e alma intelectiva, Calvino descreve a leveza em trs caractersticas 1) levssima; 2) est em movimento; 3) um vetor de informao.(1990:24). Guimares renova a linguagem literria brasileira aproveitando a linguagem coloquial, mais acessvel ao leitor e segundo Calvino: a leveza algo que se cria no processo de escrever, com os meios lingsticos do poeta, independentemente da doutrina filosfica que este pretenda seguir (1990:22). A segunda conferencia a Rapidez, o autor questiona o prolongamento das histrias que no prximo milnio deve ser mais objetiva, melhorando a forma de trabalhar o tempo na narrativa. A rapidez no a velocidade fsica, mas a relao entre velocidade fsica e velocidade mental (Ibid, p.54), no conto em debate h elementos dessa velocidade fsica e mental:
O senhor, como os demais, no v que seu rosto apenas um movimento deceptivo, constante. No v, porque mal advertido, avezado; diria eu: ainda adormecido, sem desenvolver sequer as mais necessrias novas percepes. No v, como tambm no se vem, no comum, os movimentos translativo e rotatrio deste planeta Terra, sobre que os seus e os meus ps assentam. Se quiser, no me desculpe; mas o senhor me compreende ( ROSA, 2001: 123)

Calvino escreve sobre a multiplicidade, argumentando que ela no est condicionada extenso do texto, e sim capacidade do autor de lidar com diferentes categorias de pensamento e diferentes discursos narrativos. Ele aponta a multiplicidade como um valor importante na literatura do prximo milnio, a inter-relao de assuntos distintos e Guimares ao indagar questes filosficas aborda temas variados sejam eles intelectuais ou sentimentais. O conto rosiano ternima com a questo Ser este nosso desengoo e mundo o plano interseco de planos onde se completam de fazer as almas? ( Ibid, p.128). O conto termina com uma interrogao, a duvida figurativizada e no resolvida, o narrador solicita a opinio sobre o assunto ao leitor, sendo assim o conto termina como comeou com dvidas e questionamentos da existncia humana. (Kelli, eu no li este conto do Rosa, mas pelo que pude perceber atravs da leitura do seu texto que o personagem est em busca constante de conhecimento do eu, sendo assim, o personagem e o prprio autor no esto interessados em respostas, mas sim em conhecimento, conhecer no significa encontrar a resposta de determinados

questionamentos, uma vez que os questionamentos por si s proporcionam conhecimento. Tem um fragmento do Herclito em que ele diz: Pois preciso que de muitas coisas sejam inquiridores os homens amantes da sabedoria. (549-470 A.C p.91) Ou seja, so os questionamentos que proporcionam conhecimento e sabedoria, porque quando o personagem questiona significa que ele est inquieto consigo mesmo, e essa inquietude o que provoca a vontade de conhecer o prprio eu. Estou dizendo isso, pq vejo que em alguns trechos do seu texto vc diz que o personagem est em busca de uma resposta, ento fica um pouco confuso pq, o texto literrio no quer responder nada, pelo contrrio, h no texto literrio, em especial neste conto pelo que notei, uma provocao ao leitor para que este ao fechar o livro fique inquieto consigo mesmo a ponto de comear a questionar, tanto que o conto termina com perguntas, ou seja, questionamentos..... Ento o personagem-narrador ao questionar ele no quer a opinio do leitor, mas sim provoc-lo. Por isso, uma busca constante de conhecimento do eu, pq agora o leitor que comear a questionar.... certo? Outra coisa, como vc se props a analisar o conto com base na teoria do Calvino, creio que vc precisa aprofundar um pouco mais a discusso proposta por ele e trazer o texto do Rosa mostrando como isso funciona... Blza? Do mais isso, seu texto est bom. Bjo Bjo...

Referncias

CALVINO, Italo. Seis Propostas Para O Prximo Milnio . Traduo de Ivo Barroso. So Paulo: Cia. das Letras, 1990 MARTINS, Jos Maria. Guimares Rosa: o alquimista do corao. Petropolis, RJ: Vozes, 1994. ROSA, Joo Guimares. O Espelho. In: Primeiras estrias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001 ROSENFELD, Anatol, 1912-1973. TEXTO/CONTESTO ll. So Paulo: Perspectiva: Editora da Universidade de So Paulo; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas,1993.

Vous aimerez peut-être aussi