Vous êtes sur la page 1sur 8

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN DEPARTAMENTO DE DIREITO DED FACULDADE DE DIREITO FAD

Disciplina: Trabalho de Concluso de Curso I Docente: Vnia Furtado Discente: Francisco Richardson dos Santos Turno: Noturno

REFERENCIAL TERICO
MONITORAMENTO ELETRNICO: Sistema da vigilncia indireta sob uma perspectiva ftica e

constitucional

Mossor/RN 26/06/2013
1. O Monitoramento Eletrnico

O ordenamento jurdico ptrio atravs da lei n 12.258/10 previu o instituto do Monitoramento Eletrnico. Esta lei alterou dispositivos do Cdigo Penal e da Lei de Execues Penais, estabelecendo a possibilidade de utilizao de equipamento de vigilncia indireta pelo condenado nos casos em que especifica. De fato, a aludida lei 12.258/10 assim assevera:

Art. 146-B. O juiz poder definir a fiscalizao por meio da monitorao eletrnica quando: I - (VETADO); II - autorizar a sada temporria no regime semiaberto; III - (VETADO); IV - determinar a priso domiciliar;

V - (VETADO); Pargrafo nico. (VETADO).

Com esta previso passou o ordenamento jurdico ptrio a reger uma espcie de vigilncia sobre o ressocializando que j vinha sendo utilizada por ordenamentos aliengenas. Pases como Estados Unidos da Amrica do Norte, Sucia, Reino Unido, Esccia, Itlia, Alemanha, Andorra etc., j vivenciam esta experincia h alguns anos. No caso dos EUA a vigilncia atravs do monitoramento eletrnico data da dcada de 80 (oitenta). A discusso acerca do uso desta forma de monitoramento ganha em doutrina uma relevncia muito grande, pois se do lodo a favor da medida encontra-se argumentos como o da reduo com os gastos com o socializando, do outro lado se argumenta que em nome da economia no se pode mitigar direitos fundamentais como o da intimidade e o da dignidade da pessoa humana. Carlos Roberto Mariath citando Carlos Weis aduz que:
a ideia de se monitorar presos no merece prosperar por violar a intimidade, por criar maiores entraves para obteno da liberdade e por afrontar a presuno de inocncia. Em apertada sntese, o professor (2007, p.8) afirma que o dispositivo constitui meio humilhante de punio, incompatvel com o princpio da reintegrao social, expondo o monitorado "ao escrutnio pblico, o que viola o direito fundamental do cidado preservao da intimidade, previsto pela Constituio Federal de 1988, que dispe serem inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas 1".

V-se, ento, que a temtica do monitoramento eletrnico no guarda unanimidade a seu favor na doutrina ptria. Como se viu, o argumento contrrio ao monitoramento instalado pela Lei 12.258/10 o de que o mesmo fere o princpio da dignidade da pessoa humana. Deve ser observado nesta discusso, outrossim, a posio dos que defende o instituto. Os
1 MARIATH, Carlos Roberto. Monitoramento eletrnico de presos. Dignidade da pessoa humana em foco. Jus Navigandi, Teresina, ano 14, n. 2340, 27 2009. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/13919>. Acesso em: 27 jun.2013.

argumentos expostos por estes vo desde a economia de recursos at a diminuio da populao carcerria brasileira, que como cedio extremamente elevada. Segundo o professor Carlos Eduardo A. Japiass:
a vigilncia eletrnica afigura-se como uma alternativa interessante, j que recorre tecnologia e experincia comparada, considerando que j se existem experincias positivas em diversos pases do mundo, sobretudo na Amrica do Norte e na Europa Ocidental2.

Continua o citado autor dizendo que trata-se, pois, de medida inovadora, que busca atenuar os rigores da pena de priso, consistindo em medida mais adequada prpria evoluo do Direito Penal e um verdadeiro marco em matria de execuo penal.

O instituto tem-se mostrado to atrativo que foi objeto de normatizao em outra lei. Dessa vez coube lei 12.403/11 tecer consideraes sobre a liberdade vigiada. A referida lei modificou o artigo 319, inciso IX, do Cdigo de Processo Penal, inserindo a monitorao eletrnica como uma medida cautelar manejvel no curso do procedimento penal. Sendo assim, inovou ao autorizar a aplicao do monitoramento eletrnico aos indiciados ou acusados e no apenas, como at ento, aos condenados. Deste modo, o artigo 319 passou a fixar como medidas cautelares diversas da priso: aa monitorao eletrnica. Ora, conforme destacado, o monitoramento eletrnico est expressamente inserido como uma medida de natureza cautelar processual, podendo ser aplicada antes mesmo do decreto condenatrio, ou seja, durante a fase do inqurito policial e, tambm, da ao penal, quando verificados os pressupostos legais. Assim, h quem entenda, depois da introduo das leis citadas, que a monitorao eletrnica passou a ser substitutiva inclusiva da priso preventiva. Leandro Gornicki. Alternativas para a priso preventiva e o monitoramento eletrnico: avano ou retrocesso em termos de garantia liberdade? Disponvel em: <http://revista.oabjoinville.org.br/artigo/19/> Acesso em: 01 jul 2013.
2 NUNES,

Flix Arajo e Rebeca Rodrigues so neste sentido:

com a edio da Lei n 12.403/2011, a monitorao eletrnica foi instituda como uma medida cautelar substitutiva priso preventiva, apresentando-se, pois, como uma relevante alternativa ao crcere. No caso em apreo, a Lei n 12.403/2011 consagrou o monitoramento eletrnico como uma importante alternativa priso preventiva. Tanto que no 6 do inciso II do art. 282 do texto normativo, o legislador estabeleceu que a priso preventiva ser determinada quando no for cabvel a sua substituio por outra medida cautelar (art.319) (BRASIL, 2011). Portanto, o monitoramento eletrnico, conforme institudo, um autntico substitutivo da priso preventiva. Basta verificar que antes de ser decretar a priso preventiva, faz-se imprescindvel analisar a possibilidade de aplicao de medidas cautelares. E entre tais medidas, se encontra o monitoramento eletrnico 3.

importante destacar que o monitoramento eletrnico consiste em um mtodo eficaz de

controle acerca da localizao do individuo monitorado, consistindo em importante ferramenta para o Estado fiscalizar o cumprimento de suas decises judiciais e, tambm, para evitar o desnecessrio encarceramento de seres humanos. certo que o uso do monitoramento eletrnico se constitui em alternativa ao sistema prisional tradicional. Ocorre que sua aplicabilidade, nas condies atuais, extremamente limitada s hipteses definidas em lei: priso domiciliar, medida cautelar processual e permisso de sada no regime semiaberto. Ora, com o avano tecnolgico, o prottipo da priso tradicional passa a ser um instrumento ainda mais obsoleto e decadente. necessria a ampliao das possibilidades de utilizao do sistema telemtico que pode substituir ainda mais a priso. Poderia, ainda, manejar tal dispositivo como uma pena autnoma (como conseqncia jurdica do delito), como pena restritiva de direitos e, ainda, como instrumento de apoio s polticas de ressocializao. O certo que a vigilncia eletrnica um instrumento que surge com a perspectiva de 3 ARAJO NETO, Felix; MEDEIROS, Rebeca Rodrigues Nunes. O monitoramento Eletrnico de presos e a Lei n 12.403/2011. In: mbito Jurdico, Rio Grande, XIV, n. 90, jul 2011. Disponvel em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/revista_artigos_leitura>id=9894> Acesso em jul 2013.

substituir as deficientes estruturas penitencirias tradicionais. Assim, o monitoramento eletrnico se apresenta como um meio a colaborar com o Estado na busca por solues aos grandes desafios como, por exemplo, as mazelas provocadas pelo crcere, seu alto custo e a superpopulao.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

MARIATH, Carlos Roberto. Monitoramento eletrnico de presos. Dignidade da pessoa humana em foco. Jus Navigandi, Teresina, ano 14, n. 2340, 27 2009. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/13919>. Acesso em: 27 jun.2013.

NUNES, Leandro Gornicki. Alternativas para a priso preventiva e o monitoramento eletrnico: avano ou retrocesso em termos de garantia liberdade? Disponvel em: <http://revista.oabjoinville.org.br/artigo/19/> Acesso em: 01 jul 2013. ARAJO NETO, Felix; MEDEIROS, Rebeca Rodrigues Nunes. O monitoramento Eletrnico de presos e a Lei n 12.403/2011. In: mbito Jurdico, Rio Grande, XIV, n. 90, jul 2011. Disponvel em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/revista_artigos_leitura>id=9894> 2013. Acesso em jul

Vous aimerez peut-être aussi