Vous êtes sur la page 1sur 2

RESUMO DE HISTRIA CAPTULO 4: O ILUMINISMO. O pensamento iluminista Principais pensadores iluministas Jonh Locke e o Direito Natural. (pg.

pg. 65) Adam Smith e o Liberalismo econmico. (pg. 66) Voltaire e luz sobre a ignorncia. (67) Montesquieu e a diviso dos poderes. (67) Rousseau e a bondade natural do homem. (68)

CAPTULO 5: A REVOLUO INDUSTRIAL. Antes da Revoluo: Sistema de produo domstico. (80) Sistema de produo manufaturados. (80) Depois da Revoluo: Indstria Moderna. (81) Sistema de trabalho maquinofaturado. (81) Diviso do trabalho. (81) Conseqncias da Revoluo: Revoluo tecnolgica. (82-83) Problemas ambientais. (84) Revoluo nos transportes. (85) Formao dos sindicatos. (87) CAPTULO 6: A Independncia dos EUA: Relaes dos ideais iluministas, revoluo gloriosa e Revoluo industrial com a independncia das 13 colnias americanas. (98) CAPTULO 7: A Revoluo Francesa. Relao entre as idias iluministas com o movimento de Revoluo na Frana. (110) Sociedade francesa no antigo regime. (108) Declarao dos direitos do homem e do cidado. (114)

EXERCCIO DE FIXAO 1- Sobre o que foi o iluminismo, assinale a alternativa correta: a) Foi um pensamento priorizava a razo sobre a religiosidade. b) Foi um movimento intelectual que apontava a razo como meio de libertao da ignorncia nos mais variados mbitos da vida humana. c) Foi um movimento de libertao contra o antigo regime ingls. d) Foi um movimento de renovao intelectual que conciliava razo e religio. 2- Observe a frase abaixo e explique o emprego das metforas destacadas: O iluminismo marcou o inicio de uma nova era, o sculo das luzes e o fim da Idade das trevas . 3- Descreva o ideal de cada um dos filsofos iluministas abaixo: a) Locke. b) Adam Smith. c) Voltaire. d) Montesquieu. e) Rousseau. 4- Classifique cada uma das caractersticas de produo com sua fase correspondente. Para isso use A para antes da Revoluo Industrial e D para as caractersticas depois da Revoluo. ( ) a) Sistema de produo domstico. ( ) b) o empresrio era o responsvel por todas as fases de produo. ( ) c) o uso de mquinas aceleraram a produo e o lucro. ( ) d) rgido controle do tempo por parte do patro. ( ) e) o domnio de uma fase da produo ou todas era dispensvel. 5- Cite uma conseqncia positiva da Revoluo Industrial inglesa a nvel mundial frente a uma negativa. Em seguida d sua opinio sobre os fins justificam os meios dentro deste mbito. Releia a Declarao de independncia dos EUA e a Declarao do homem e do cidado e em seguida identifique quais ideais iluministas estiveram influenciando os movimentos revolucionrios estudados neste bimestre. 6- Analise a charge da pgina 108 e identifique e caracterize a hierarquia estamental do antigo regime francs. 7- Releia do artigo sexto da Declarao dos Direitos do Homem e do cidado na pgina 114 e em seguida comente: a) Voc considera que antes e atualmente os homens (humanidade) so julgados de igual maneira em todos os casos e com as mesmas condies igualitrias? Justifique sua opinio. b) Voc considera possvel uma sociedade baseada literalmente neste artigo? Comente.

Vous aimerez peut-être aussi