Vous êtes sur la page 1sur 24

JORNAL DE GRANDE CIRCULAO NO ONTRIO

PORTUGAL MAIS PERTO

A taa j l est...

12

Gaspar cansou-se

...mas as manifestaes continuam!


A vitria da seleo de futebol do Brasil sobre a Espanha na Copa das Confederaes no foi recebida com a festa do costume e no levou os brasileiros a desistirem dos protestos nas ruas do pas desde h duas semanas.

O NOSSO PAS LINDO ! E D N A R G E

Segunda-feira, 01 de Julho 2013 Ano IV N.159 www.pcnewsnetwork.com

PORTUGUESE CANADIAN NEWSPAPER


DISTRIBUIO GRATUITA

Pride Parade mexeu com a cidade

Bellwoods Park cresceu


10

SENHOR PAS

BOM DIA

CANAD!

11

Nova baixa no Governo de Portugal


*Gaspar tinha j pedido a demisso h oito meses * Maria Lus Albuquerque vai substituir Vtor Gaspar
Na carta de demisso endereada ao primeiro-ministro, Vtor Gaspar relembra o chefe do executivo de que, h oito meses, pediu para ser substitudo como titular da pasta das Finanas. A carta foi divulgada s redaes pelo Ministrio das Finanas. No dia 22 de outubro de 2012, h um pouco mais de oito meses, dirigi-lhe uma carta em que assinalava a urgncia da minha substituio no cargo de ministro de Estado e das Finanas. Agora, em meados do ano seguinte, essa urgncia tornou-se inadivel, inicia Gaspar na carta endereada e Pedro Passos Coelho.

2 . Nossa gente

01 Julho 2013

de demisso que lhe foi apresentado pelo Doutor Vtor Gaspar do cargo de ministro de Estado e das Finanas. 17:38 - 01-07-2013 Gaspar acrescenta ainda que desejava ter sado mais cedo, s no o tendo feito por lhe ter sido pedido que continuasse para assegurar a concluso do stimo exame regular, a extenso do prazo de pagamento dos emprstimos oficiais europeus e a preparao do oramento retificativo, necessrio depois da prolao daquela deciso judicial, tarefas que j cumpriu na totalidade. O at agora ministro das Finanas escreveu ainda, na carta de demisso, que a repetio do incumprimento dos limites originais do programa para o dfice e a dvida, em 2012 e 2013 (...) minou a minha credibilidade enquanto titular daquela pasta.

Maria Lus Albuquerque vai substituir Vtor Gaspar nas Finanas


A Presidncia da Repblica confirmou a demisso do ministro das Finanas, Vtor Gaspar e aceitou a proposta do primeiro-ministro, Vtor Gaspar, para que a secretria de Estado do Tesouro, Maria Lus Albuquerque, substitua Gaspar no cargo. Nos termos da alnea h) do artigo 133 da Constituio, o Presidente da Repblica aceitou a proposta, apresentada pelo Primeiro-Ministro, de exonerao, a seu pedido, do Ministro de Estado e das Finanas, Prof. Doutor Vtor Lou Rabaa Gaspar, l-se no site da Presidncia da Repblica. O Presidente da Repblica aceitou a proposta, apresentada pelo Primeiro-Ministro, de nomeao da Dra. Maria Lus Casanova Morgado Dias de Albuquerque para o mesmo cargo, avana o comunicado. Maria Lus Albuquerque toma posse como ministra das Finanas, amanh, tera-feira, s 10 horas (hora de Toronto), no Palcio de Belm. Esta foi a segunda sada de um ministro do XIX Governo Constitucional, depois da demisso de Miguel Relvas do cargo de ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, em abril.

Na altura desse pedido inicial, Gaspar apontou, como principal razo, o acrdo do Tribunal Constitucional de 5 de julho de 2012 e uma eroso significativa no apoio da opinio pblica s polticas necessrias ao ajustamento oramental e financeiro na sequncia das alteraes ento propostas taxa social nica. Numa comparao entre o clima de crise social, eonmica e poltica que se vivia em outubro do ano passado e o que se snte este vero, Gaspar diz que lhe parece inevitvel a demisso, na sequncia do segundo acrdo negativo do Tribunal Constitucional.

Vtor Gaspar deixou ainda conselhos ao primeiro-ministro, agradecendo o enorme e inestimvel apoio que me prestou nestes dois anos de excelente cooperao: cabe-lhe o fardo da liderana, avisou Gaspar, dizendo estar confiante que o esforo deve ser dirigido preservao dessa confiana [dos credores externos], face aos resultados alcanados.

Propriedade:

Ficha tcnica

ABC Portuguese Canadian Newspaper Ltd


Conselho Empresarial: Fernando Cruz Gomes, Presidente; Paulo Fernando, Vice-Presidente; Carlo Miguel, Tesoureiro; e Lara Ingrid, Secretria.

Paulo Portas passa a nmero dois do Governo


O ministro de Estado e dos Negcios Estrangeiros, Paulo Portas, vai passar a nmero dois do Governo, com a sada de Vtor Gaspar. O ministro de Estado e das Finanas era formalmente o nmero dois do Governo, mas, com a sada de Gaspar, ir haver uma alterao na orgnica do executivo de coligao PSD/CDS-PP. O ministro das Finanas demissionrio reiterou ainda que o Pas tem que entrar na fase do investimento, explicando que esta evoluo exige credibilidade e confiana. Contributos que, infelizmente, no me encontro em condies de assegurar. Maria Lus Albuquerque vai substituir Vtor Gaspar nas Finanas e tambm ser ministra de Estado, mas ficar com o terceiro lugar na hierarquia formal do Governo.

Director: Fernando Cruz Gomes Redaco e Cronistas:

Antnio Pedro Costa (Ponta Delgada), Antnio dos Santos Vicente, Carlo Miguel, Conceio Baptista, Cristina Alves (Lisboa), Custdio Antnio Barros, Edgar Quinquino (Hamilton), Fernando Cruz Gomes, Fernando Jorge, Filipe Ribeiro (ABC Turismo), Guida Micael, Helder Freire (Lisboa), Humberto Costa (Luanda), Lara Ingrid, Luis Esgio, Luky Pedro ,Maria Joo Rafael (Lisboa), Pedro Jorge Costa Baptista, Srgio Alexandre, Snia Catarina Micael.

Passos Coelho elogia dedicao e lealdade de Vtor Gaspar


Num comunicado do gabinete do primeiro-ministro, enviado s redaes aps a confirmao da sada de Vtor Gaspar e da tomada de posse de Maria Lus Albuquerque como nova ministra das finanas, Pedro Passos Coelho elogiou o, at agora, ministro das Finanas. Passos Coelho sublinha o elevado sentido de Estado manifestado pelo Doutor Vtor Gaspar no desempenho das suas funes, que exerceu em prol da defesa do interesse nacional durante um perodo de elevadssima exigncia para o pas e sempre com esprito de total dedicao e lealdade. No documento, o gabinete confirma que o primeiro-ministro comunicou esta tarde ao Senhor Presidente da Repblica o pedido

Cambio

Secretria de Redaco:
Srgio Alexandre

Chefe Grfico:

Lara Ingrid

Telefones: 416 995-9904 * 647 962-6568 * 416 828 6568. E-mail: admin@abcpcn.com director@abcpcn.com advertising@abcpcn.com
725 College St. PO Box 31064 TORONTO ON M6G 1C0

Sul do Ontario com alertas de inundaes


*O ms de Julho vai ser de tempestade em muitas zonas
Dias de tempestade, e de fortes inundaes, so esperados no ms de Julho. O sul do Ontario est mesmo sob a ameaa de fortes chuvadas e inundaes. A situao no to grave como foi no sul de Alberta, apenas h uma semana, principalmente porque no h por c nenhumas montanhas que afectem a precipitao. No entanto, os meteorologistas esto a falar em valores de 50 mm de precipitao, nas prximas horas (o que , em mdia, o valor obtido em zonas como a cidade de KitchenerWaterloo, durante todo o ms de junho). De resto, avisos de chuva foram mesmo emitidos na manh de sexta-feira, falando-se nas margens do Lago Erie at a Pennsula Bruce. Havia ainda uma srie de avisos de trovoadas para todo o sudoeste do Ontrio devido a clulas de tempestade mais fortes, incorporado nas bandas de chuva. Na sexta-feira de tarde, comearam a surgir no Twitter imagens de chuvas torrenciais, em todo o sudoeste de Ontrio, incluindo Kitchener-Waterloo, Cambridge e partes de Toronto. O facto do Ontrio ter registado persistentes tempestades, nos ltimos dias, parece significar que o solo j est quase saturado, com a gua a fluir diretamente para rios e ribeiras. Foi por tudo isto que o Ministrio de recursos naturais emitiu um aviso de pequenos dilvios para a maioria de zonas do sul do Ontrio. Baseado no que est a ser divulgado em vrias fontes da Comunicao Social, parece que Kitchener-Waterloo e a rea circundante viu as chuvas mais pesadas, com as pessoas a falarem em inundaes, com muita gente a abandonar os automveis nas ruas. H indicaes de que no h nenhuma razo para pnico. H algumas inundaes localizadas, que podero ter causado alguns problemas.

01 Julho 2013

Comunidades . 3

Quatro mortos em coliso entre planador e avio


Quatro mortos em acidente que fez colidir no ar, perto de Pemberton, B. C., um planador e um Cessna 150. O centro de coordenao de resgates em Victoria disse que o incidente aconteceu, no sbado tarde logo na rea do Nairn Falls Provincial Park, perto de Pemberton, cerca de 50 km ao norte de Whistler. O Sgt. Rob Knapton, da RCMP de Whistler/Pemberton, disse que quando o pessoal de emergncia chegou cena, viu peas de aeronaves algumas das quais tinham pegado fogo espalhados pelas zonas florestais num um parque de campismo. Assim disse temos duas reas onde a fuselagem principal desceu, outra ao lado do Green River e um no lado leste do Rio. Foram recuperados os corpos do piloto e passageiro de cada aeronave. Uma coisa terrvel, sempre que algo assim acontece, disse, acrescentando ser algo de sorte ningum no parque de campismo, cheio na altura, tivesse ficado ferido, designadamenye pelas peas que cairam. Knapton disse que as identidades no sero divulgados at que as famlias de vtimas sejam notificadas. O Transportation Safety Board j informou que uma investigao est a ser levada a cabo.

Mrio Silva em conferncia com a Directora-Geral da UNESCO

Pierre Trudeau mantm-se como o mais popular PM

O Presidente da Aliana Internacional para a Memria do Holocausto (IHRA), Dr. Mrio Silva, esteve reunido com Irina Georgieva Bokova, directora-geral da UNESCO. Acentua, desde logo, em nota que nos foi enviada, que a IHRA tem o prazer de contar com a participao da UNESCO como observador permanente e durante o seu encontro com o secretrio-geral, o presidente da IHRA salientou a importncia de uma maior cooperao com a UNESCO. A UNESCO tem atividades culturais que procuram a salvaguarda do patrimnio cultural, mediante o estmulo da criao e a criatividade e a preservao das entidades culturais e tradies orais, assim como a promoo dos livros e a leitura. Durante a reunio, Mrio Silva fez notar que a Aliana Internacional para a Memria do Holocausto promove a reunio e os consensos dos representantes governamentais com especialistas de ONGs estimulando o dilogo e reforando as estruturas politicas, a fim de prevenir que genocdios e outras atrocidades massivas ocorram no futuro.

Quando se trata de saber quem foi o favorito PrimeiroMinistro do Canad, Pierre Trudeau pai de Justin continua em primeiro lugar. No princpio da semana passada, o chamado Forum Research divulgou os resultados da sondagem com perguntas feitas a 1.525 pessoas. A pergunta era to smente sobre qual dos nomes apontados foi o melhor primeiroministro. Pierre Trudeau 26 por cento; Stephen Harper, 15% Jean Chretien, 13%; Lester Pearson, 12%; Brian Mulroney, 8%; Paul Martin, 4%;; e Joe Clark, 3%. 21 por cento dos que

foram ouvidos disseram no responder ou no saber. Trudeau um dos pais da Carta dos Direitos e Liberdades do Canad est destacado na frente com mais de um quarto dos que responderam a considerarem-no o maior PM. Depois surgem, ento, Stephen Harper e Jean Chretien com 14% e 13% respectivamente. O Presidente da Forum Research, Lorne Bozinoff, comentou a manuteno da popularidade de Trudeau: Pode ter sido o mais controverso Primeiro-Ministro do Canad, mas mantm-se frente de todos. E acentuou: Pierre faz sempre a ltima pirueta.

O trabalho da Aliana Internacional para a Memria do Holocausto baseado, segundo a nota a que tivemos acesso, na Declarao de Estocolmo, que salienta a importncia de preservar a memria do Holocausto como um marco da compreenso da capacidade humana para o bem e para o mal. Durante a presidncia do Canada, Mrio Silva acentua que vai continuar a encorajar e a promover alianas e parcerias com outras organizaes internacionais como a UNESCO. Recorde-se que a Aliana Internacional para a Memria do Holocausto (IHRA) uma organizao intergovernamental fundada em 1998 pelo governo Sueco com o apoio do Primeiro-ministro do Reino Unido bem assim como pelo Presidente dos Estados Unidos.

*Destacados polticos participaram

Pride Parade animou a cidade


Muita msica. Cores vibrantes. A maior e mais vista Pride Parade tomou conmta das ruas de Toronto. Vibrou e fez vibrar. Milhares muitos milhares vieram para participar e ver a 33. parada anual. Se anotssemos tudo o que nos disseram teramos de reconhecer que vale a pena., Que a cidade vestiu outras cores e outras roupagens. E mesmo que, da nossa parte, entendamos que triste para uma sociedade fazer alarde a tudo isto... entendemos que

4 . Comunidades

01 Julho 2013

isto que faz um Pas como o nosso. necessrio. Triste porque a sociedade parece no ter entendido ainda certas diferenas. Que preciso, assim, lembrar. Talvez por isso a Premier do Ontario, Kathleen Wynne, o lder da Oposio, NDP, Thomas Mulcair e o lder liberal Justin Trudeau

Deputados neo-democratas como Craig Scott e Olivia Chow estiveram tambm presentes.

estiveram presentes. Integraram-se na parada e em vrias outras cerimnias que a acompanharam. Um servio religioso foi o ponto de partidfa. Jane e eu assim o disse Kathleen Wynne assistimos ao servio desta igreja por 20 anos. Isto para mim realmente a parte central das celebraes.

Tudo isto, para a Premier, d s pessoas um sentido de comunidade e da satisfao de estarmos juntos. Bandeiras do arco-ris, danas, msica, acompanharam as ruas da cidade, sbado e domingo.

bonito ver esta celebrao, com positivismo e orgulhjo, disse, por sua vez, Trudeau, acrescentando que estamos a ver uma comunidade a lutar pelos direitos e por igualdade.

01 Julho 2013 EDITORIAL * Informaes chocantes


Informaes algo chocantes. Surgiam, no h muito, de uma sondagem de uma firma de prestgio Canadian Press-Harris-Decima a tempo de ser divulgada em pleno Dia do Canad de ento. Por ela se sabia, e claramente, que o Pas conhece muito pouco da sua prpria Histria. Mesmo da Histria mais recente Apenas 42 por cento dos que responderam sabiam que o Canad tem trs Territrios. E mesmo quando surgiu a pergunta sobre quantos anos faz amanh o Canad, apenas 21 por cento responderam correctamente que o Pas - fundado em 1867 faz agora 146 anos. Neste aspecto, as respostas variavam desde os 38 anos at aos 287, colocando a data da fundao do Canad numa data qualquer entre a Guerra Espanhola da Sucesso e talvez os dias finais do Disco. H 4 por cento dos Canadianos a dizerem, por exemplo, que o Canad tem menos de 100 anos. Quando perguntados acerca do anterior primeiro-ministro, apenas 31 por cento nomearam Paul Martin. Vinte e dois por cento disseram Stephen Harper, 19 por cento Jean Chrtien, uma mo cheia de respostas falaram em Kim Campbell. Vinte e dois por cento no nomearam nenhum. Interrogados sobre a data em que a Terra Nova se juntou Confederao, 20 por cento responderam correctamente (1949). S que a variedade de respostas vagueou por datas como 1817, 1820, 1832, e at 2002. Pelo menos um respondeu que a Terra Nova se juntou depois do 11 de Setembro.
Tambm no novidade, em tempos de crise, quem tem unhas (Euros) que toca guitarra. Na verdade, com a economia a cair constantemente, com os preos dos bens duradouros em baixa, quem quiser investir agora, pode vir a lucrar, e muito no futuro. O problema que quem tem dinheiro limpo, so os grandes investidores e esses podem fazer bons negcios Quanto ao homem comum, a sua principal preocupao, como pr comida na mesa e mandar os filhos escola, com qualquer coisa quente no buxo.

Material Editorial . 5
Respostas fracas, muito fracas, quando se falou em cultura popular, desportos ou geografia. Apenas 29 por cento citaram o Montreal Canadiens, quando lhe perguntaram qual a ltima equipa canadiana a ganhar a Stanley Cup. Onze por cento disseram Calgary Flames e nove por cento Edmonton Oilers. Imaginem que at houve quatro por cento a dizer que foram os Maple Leafs... os ltimos vencedores canadianos da Stanley Cup. Apenas 16 por cento sabiam que o maior rio do Pas o Mackenzie. Algo chocante, sim. E a dizer-nos a todos que temos de insistir mais na cultura geral da nossa gente. Um tema no muito agradvel de tratar por alturas do Dia Nacional do Pas, 1 de Julho. Mas que teramos de deixar por aqui... pelo menos para fazer pensar.
s faltava mesmo as confederaes patronais juntarem a sua voz aos demais, pedindo que Passos Coelho mude de rumo, para evitar mais um desastre que se avizinha. Est o circo e o cerco armado. Vamos ver quem acende a chispa.

a t n o C e t n e r r o C
Segunda-feira

Helder Freire Jornalista(Lisboa)

Sbado

Quinta-feira

Sozinho em casa
As quatro confederaes patronais pediram uma audincia ao Presidente da Repblica e ao primeiro-ministro para apresentar o compromisso que desafia o Governo a mudar de polticas mas tambm para demonstrar o seu descontentamento com a desvalorizao da concertao social. A inteno, mostrar que o patronato est unido num compromisso que apela a um novo rumo para Portugal. As confederaes que representam a Indstria, o Comrcio, o Turismo e a Agricultura j fizeram uma conferncia de imprensa para apresentar este desafio e levaro agora o documento ao Governo e ao Presidente da Repblica. Por outro lado, os parceiros patronais tm vindo a acusar o Governo de desvalorizar a concertao social e este um dos temas que esperam discutir com Passos Coelho e a Cavaco Silva. No se sabe quais sero as consequncias destas conversaes, mas no se espera nada de bom. Veja-se o que disse o porta-voz do governo, a propsito da greve geral, segundo o qual, o governo gosta mais de quem no fez greve e garantiu que o pas no precisava de greves, mas de trabalho. Suprema ironia, quando se sabe que o governo tem sido o maior promotor do desemprego no nosso pas. Por outro lado, a nica instituio que ainda funcionava menos mal, a Concertao Social, tem sido transformada em sesses de surdos, onde o governo diz o que quer ver aprovado, praticamente sem discusso e sem aceitar as sujeies dos seus parceiros. Depois disto, o governo est mesmo sozinho em casa, sem ter com quem conversar. Mas diga-se, em abono da verdade, que tambm no faz muito, ou quase nada, para sair deste isolamento.

Zangam-se as comadres
O casamento entre a Comisso Europeia e o Fundo Monetrio Internacional tem-se deteriorado em virtude dos problemas nos resgates a vrios pases, nomeadamente Grcia e Portugal. A troca de acusaes entre Bruxelas e FMI sobe de tom de dia para dia e deixa a troika com os dias contados, segundo o dirio espanhol El Pas. Fontes prximas do FMI, por seu lado, acusam a Europa de continuar em Estado de negao com a Grcia, que necessita de uma nova reestruturao, e tambm com Portugal, para o qual defendem outro tipo de apoios. Quanto ao Chipre, a mesma fonte diz que est no caminho do desastre. No a zanga de comadres que nos deve preocupar, mas sim, a concluso a que o FMI chega, segundo a qual as medidas aplicadas aos pases em dificuldades, longe de os fazerem regressar aos mercados, empurra-os para uma pobreza infinita que, s por si, os impede de honrar os seus compromissos, condenando-os vil tristeza da misria. Mesmo assim, e apesar desta constatao, no se ouve uma palavra do governo portugus, mais no seja para se rebelar, ainda que de mansinho, contra a figura que o esto a obrigar a fazer.

No h maneira
O salrio dos trabalhadores vai continuar a encolher at 2015, antecipa a Comisso Europeia no relatrio da 7 avaliao a Portugal. Mas nem tudo so ms notcias: Bruxelas garante que os cortes nas penses e na despesa do Estado podem ser substitudos por outras medidas. A deciso cabe, assim, ao Governo. No documento, ontem revelado, os tcnicos de Bruxelas sustentam que uma procura interna deprimida e um mercado de trabalho enfraquecido devero continuar a exercer uma presso descendente sobre os salrios e os preos. E acrescenta: Os custos unitrios de trabalho nominais caram significativamente em relao mdia da Zona Euro nos ltimos trs anos e esta tendncia deve continuar em 2013 e tambm em 2014. Para as empresas pblicas a receita mesmo essa: cortar nos salrios para equilibrar as contas. Bruxelas reafirma a necessidade de reduzir os custos do Setor Empresarial do Estado (SEE), por via do nivelamento salarial, diminuio do nmero de trabalhadores e reduo da oferta de servio. Sobre os polmicos cortes na despesa do Estado e sobre a introduo da chamada TSU dos pensionistas, o relatrio da UE sustenta que as medidas podem ser parcial ou integralmente substitudas por outras de valor e qualidade equivalente. Ou seja, se no nos cortarem nos salrios e penses, metem-nos a mo no bolso por outro lado.

Tera-feira

nossa custa
O dfice das administraes pblicas melhorou 865 milhes de euros em maio, de acordo com a contabilidade da troika, devido ao aumento dos impostos diretos, IRS e IRC, em 21,8%. De acordo com a sntese de execuo oramental divulgada hoje pela Direo-Geral do Oramento, o dfice para efeitos de programa caiu para os 1.536,3 milhes de euros em maio, contra 2.401 milhes de euros que se verificavam no final de abril. Para os economistas esta no deixa de ser uma boa notcia. Para o cidado comum, a coisa no parece muito mal, embora no se compreenda muito bem esta linguagem de economs. Uma coisa certa, para a melhoria da situao das contas do Estado, muito contriburam as cobranas de IRS e IRC que, como se sabe, so contribuies das famlias e das empresas, que suportaram um enorme aumento da carga fiscal, como em tempo admitiu o prprio ministro das finanas.

Sexta-feira

A Chispa
O presidente da CIP, Antnio Saraiva, avisa que uma chispa pode fazer explodir a bomba relgio da paz social. Em entrevista Antena 1, o responsvel da confederao patronal, afirma que apesar de desejar que o governo cumpra a legislatura at ao fim, a bomba relgio da paz social poder explodir se o primeiro-ministro continuar a rejeitar as posies dos parceiros sociais sobre a situao do pas, como aconteceu na concertao social esta semana. O presidente da CIP lembra que se no houver um novo rumo e a manter-se o crescimento do desemprego haver um aumento do clima de tenso na populao, apesar dos esforos feitos pelos parceiros sociais. preciso ler estes sinais, alerta Antnio Saraiva, acrescentando que a fome m conselheira e que o ser humano sem esperana socialmente perigoso. Nunca as confederaes patronais foram to claras e chegaram to longe. Neste momento, s mesmo o governo (e no todo) e o Presidente da Repblica, acreditam na estratgia que obrigam o pas a seguir. Recorde-se que, quando o governo Scrates caiu, os banqueiros tinham ido ao Presidente da Repblica, manifestar a sua preocupao pelo rumo que as coisas estavam a levar. Desta vez, depois da unio estratgica das duas centrais sindicais,

Domingo

Nem estes
Os tcnicos da troika, partiram de Lisboa a abanar a cabea. Segundo rezam as crnicas, no acreditam que Portugal seja capaz de levar a cabo a reforma do Estado e consiga cumprir as metas a que se props. J sabamos que seria muito difcil e mesmo quase impossvel. At pelo historial; de ano a ano, a coisa repete-se: no conseguimos cumprir, negociamos novos prazos, empurramos os problemas coma barriga e nunca mais nos vamos ver livres da troika e da condio de protetorado. Ora, se nem estes acreditam em ns, e so dos principais interessados em que a coisa corra bem, como havemos ns de acreditar, se cada dia que passa o tnel est cada vez mais escuro e a tal luzinha no se deixa vislumbrar? Antevem-se, portanto, dias difceis, na prxima oitava avaliao que dentro de dias, os representantes do FMI, do BCE e da Unio Europeia, vm fazer a Lisboa. Vamos ver que mais sacrifcios nos vo impor, e se estamos dispostos a faz-los, mais uma vez. A troika ficou zangada pela cedncia do governo s reivindicaes dos professores. Quer-me c parecer que vai ter de se zangar outra vez.

Quarta-feira

No h dinheiro?
A recesso e a crise no impediram que o nmero de milionrios em Portugal aumentasse 3,4% no ano passado. O nmero de portugueses com mais de um milho de dlares (765 mil euros) subiu para 10.750, mais 350 que em 2011. Segundo o analista da Capgemini, David Wilson, explica, o crescimento no nmero de milionrios portugueses no ano passado foi conseguido devido ao aumento das poupanas em percentagem do PIB, mas tambm aos ganhos nos mercados acionistas.

6. Comunidades O Royal LePage centenrio

01 Julho 2013

Na celebrao do sculo... at o Futebol mandou na celebrao


O Royal LePage, empresa de imobiliria que tem agncias espalhadas por vrias partes do Canad, est a festejar 100 anos. Uma data interessante. Pela longevidade, sim, mas tambm pela qualidade dos servios que presta e pela forma como se vai integrando na comunidade em geral. Pois, a Royal LePage est a comemorar 100 anos. Um sculo de existncia. Entre ns, j funciona h muitos, muitos anos. E a verdade que vamos acompanhando tudo o que com a empresa de mediao est relacionado. E ao conhecermos os servios prestados comunidade em geral, acreditamos que o pblico entende que se trata de uma empresa que vale a pena acompanhar. E, depois, h coisas estranhas por ali. H, sim senhores... Duas guarda-redes? Pois... at isso vimos. E no so apenas Portugueses, no. Ou melhor, no so apenas os que dominam, cabalmente, a lngua de Cames e de Jorge Amado...

Uma festa com futebol


H dias... era a festa. A festa comemorativa do sculo de existncia. A festa a decorrer at num campo de futebol. Com pontaps na bola. Com um jogo que abarcou tudo e todos senhoras e cavalheiros os que sabiam tratar por tu a bola de futebol. E mesmo no tendo visto por l nenhum Cristiano Ronaldo... vimos o dinamismo a transbordar at para o tempo de lazer. Sim, sim... estivemos l. E como a funo prometia... at nos apetecia entrar em campo. Como Anabela Serra. Sim, porque se ela pode jogar e jogou tambm ns o poderamos fazer. No mesmo? Se bem que alguns ficaram por ali s a ver. Como foi o caso de Luis Cabral que, destra vez, sem treinos adequados, entendeu ficar por ali... a desfrutar o jogo dos colegas. Manny Andrade, que o maioral da empresa da Galleria Mall, e que tambm jogou, quase nem queria falar, to entusiasmado estava nas marcaes relacionadas com o tal futebol. A verdade que, localizado na Galleria Shopping Center, con ou sem futebol, vo servindo a GTA. E, a avaliar pelo que vimos por ali, a dois passos da sua sede, h toda uma gama de profissionais mediadores prontos a ajudar a fazer um bom negcio dentro e fora da GTA, por todo o pas e at internacionalmente.

Se nos lembrarmos das muitas actividades que tm a ver, at, com os mais necessitados, hemos de concordar que a empresa est no bom caminho. Ali no 1245 Dupont Street (na Galleria Mall), a agncia que est mais no corao da comunidade portuguesa, viveu-se a data. E ali tambm que certas organizaes assistenciais... tm um amigo. Vrios amigos, melhor dizendo.

Religio e F

Meditao
Nos pases do primeiro mundo as pessoas vivem numa sociedade muita agitada. Os casais trabalham demasiado e no tm tempo para terem uma relao amorosa e saudvel com o parceiro do seu casamento. O resultado que os casais acabam por serem estranhos vivendo na mesma casa e esto sempre em contendas. Muitos acabam por se divorciar. Os filhos sentem-se ignorados pelos pais porque eles no lhes do suficiente tempo e o carinho e a ateno de que eles precisam. Muitas pessoas, devido a toda esta agitao e presses, acabam por ter problemas do corao e de outras doenas associadas com as presses e preocupaes da vida. Toda esta presso de trabalho para casa e de casa para o trabalho, comprar casas e encher a casa de todo o tipo de materialsmo, contribuem para que as pessoas se esqueam no somente da famlia e do seu bem estar, mas tambm que Deus existe e que os pode auxiliar e lhes dar direco e propsito nas suas vidas. A Bblia nos d o seguinte conselho: Bem-aventurado o varo que no anda segundo o conselho dos mpios, nem se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois ser como a rvore plantada junto a ribeiros de guas, a qual d o seu fruto na estao prpria, e cujas folhas no caem, e tudo quanto fizer prosperar (Salmo 1:1-3). O primeiro conselho que lemos neste texto bblico que, se queremos ter uma vida feliz, no devemos seguir os conselhos dos mpios, nem fazer parte das suas actividades. H um ditado que diz assim: Diz-nos com quem andas e eu te direi quem s. Quem so os mpios? Os mpios so aqueles que rejeitam Cristo como seu Salvador e escarnecem de Deus e dos seus ensinamentos.

Rev. Joo Duarte


O segundo conselho que lemos neste texto bblico que, se queremos ter uma vida feliz, devemos tomar tempo para meditar nos bons conselhos que Deus nos d nas Sagradas Escrituras. Repare que o texto diz assim: Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Infelizmente as pessoas da nossa sociedade andam to ocupadas com os cuidados materiais deste mundo, que no tm tempo para Deus e muito menos para meditar diariamente nos seus ensinamentos. Um dia Jesus visitou a casa de duas irms, Marta e Maria. Maria assentou-se aos ps de Jesus e ouvia com muita ateno os seus conselhos. Todavia, Marta estava muito agitada e distrada em muitos servios. Marta achou que Maria no estava correcta e ento disse a Jesus: Senhor, no se te d de que minha irm me deixe servir s? Dizelhe que me ajude (Lucas 10:40). Jesus respondeu: Marta, Marta, ests ansiosa e afadigada com muitas coisas. Mas uma s necessria; e Maria escolheu a boa parte, a qual no lhe ser tirada (Lucas 10:41-42). Muitas pessoas so como Marta. No tm tempo para Cristo e para meditar nos seus bons conselhos porque andam ansiosas e afadigadas com os cuidados deste mundo. Reparem que o texto do Salmo 1:3 diz que aqueles que seguem o exemplo de Maria so comparados a uma ... rvore plantada junto a ribeiros de guas, a qual d o seu fruto na estao prpria, e cujas folhas no caem, e tudo quanto fizer prosperar. Meditao tomar tempo para estar com Deus em orao, ler as Sagradas Escrituras e pr em prtica aquilo que se aprende na Bblia. Quem faz isto feliz.

T.L.DUTRA Professional Legal Services


Immigration - Small Claims Court- Criminal Summary Landlord & Tenant / Ontario Court of Justice / Labour

Tony L. Dutra
533 College Street , Suite 306, Toronto ON, Canada M6G 1A8 Telephone: (416) 532-8400 - Fax (416) 532-6906 E-Mail: dutralegal@sympatico.ca L.S.U.C - P00405

Dia do Canad uma data com significado


Este ano, o Dia Nacional do Canad foi comemorado na Vila do Nordeste no dia 30 de junho, aproveitando a passagem por S. Miguel, da Embaixadora, tendo sido a primeira vez que um alto dignatrio canadiano se associou ao evento, que tem para a Associao de Amizade Aores Canad e para ns aorianos um sentido muito expressivo, pois contam-se aos milhares, os naturais destas ilhas que demandaram este pas. Na grande nao canadiana, as gentes das ilhas sentem-se em casa e vivem paredes meias e em harmonia com outras tantas raas, vindas dos quatro cantos do mundo, preservando os nossos usos e costumes e dando visibilidade pblica, sem complexos, nossa cultura insular nas paragens do norte da Amrica. As nossas comunidades guardam a sua identidade cultural atravs das mais diversas manifestaes, onde o movimento associativo responsvel pelo ensino da lngua portuguesa, assim como a criao de diversos rgos de comunicao social. As comunidades aorianas no Canad situam-se na provncia do Ontrio, designadamente, na cidade de Toronto e arredores, em Qubec, nas cidades de Montreal e arredores, na British Columbia, em Vancouver, e em Kitimat, em Manitoba, na cidade de Winnipeg e em Calgary, e em Edmonton e Victria, na provncia de Alberta. Assim, a influncia do Canad na vida de cada aoriano manifestamente um dado incontornvel, que at contribui muito positivamente no dia-a-dia do nosso Arquiplago, quer em termos Antnio Pedro Costa Ponta Delgada econmicos, quer em termos scio-culturais. Estou seguro que os Aores no seriam os mesmos sem a influncia do Canad, como pas acolhedor de tantos aorianos. So estas as razes pelas quais a Associao Aores-Canad assinala condignamente o Dia Nacional do Canad de forma simples, mas com um grande significado, para quantos viveram e trabalharam naquela grande nao e que um dia voltaram ao bero que os viu nascer, ou mesmo para aqueles que escolheram estas ilhas para viver. O hastear da bandeira do Canad, ao som do hino Canada nos Paos do Concelho da Vila do Nordeste, constituiu um momento marcante de quantos quiseram assistir ao acto. Esta a nossa forma de no s homenagearmos esta grande nao, como agradecer publicamente o exemplar acolhimento de que os aorianos so alvo naquelas bandas do outro lado do Atlntico. Impressiona andar pelas ruas e avenidas das grandes cidades canadianas e deparar-se com tanta gente, que deixou o nosso arquiplago em busca de um destino melhor, constituindo ali um exemplo de trabalho, honestidade, integrao e sentido de cidadania.

01 Julho 2013

Ainda Material Editorial . 7

Educao a ferro e fogo!


Cristina Alves jornalista (Lisboa)

As greves s avaliaes dos alunos, que j vo na terceira semana e tm impedido centenas de milhares de alunos de conhecerem as suas notas, vo parar. Sendo favorvel existncia de um sistema pblico de ensino (e, mais ainda, de um sistema pblico de sade), momentos como o actual fazem-me pensar que, tal como sucede noutros sectores (nas empresas pblicas de transportes, por exemplo), os inconvenientes podem afinal superar as vantagens. As medidas propostas pelo Governo no so simpticas (nunca o poderiam ser) e algumas talvez nem sejam justas. Mas sabemo-lo h mais de uma dcada o Estado tem de cortar na despesa e o sistema de ensino, com uma relao professores/aluno acima da mdia europeia (e, sim, eu sei que h mil e uma justificaes para tal, todas dignas de reformas que as faam desaparecer), no pode ficar de fora dos cortes. Por outro lado, tambm no sector privado h centenas de milhares de trabalhadores insatisfeitos com decises do seu empregador. Trabalhadores que, como os professores, viram os seus rendimentos diminuir e que, como os professores, receiam vir a perder o emprego (nem vale a pena mencionar os que j o perderam). E, contudo, no fazem greve. Porqu? Porque sabem que apenas se prejudicariam a eles mesmos; porque sabem que os contribuintes no salvaro a sua empresa. Revoltados ou resignados, essas centenas de milhares de trabalhadores esto a ajudar o pas a sair da crise. Os professores (que gostam de afirmar ser a educao fundamental para atingir tal objectivo) necessitam de decidir se querem juntar-se-lhes ou continuar a exigirlhes que paguem a factura. Mais importante: necessitam de pensar nos alunos que tiveram frente durante nove meses e decidir se a luta, nos termos em que a delinearam, compensa sacrific-los. Ainda por cima, provavelmente para nada. Os professores (ou, para ser mais precisa, os sindicatos dos professores) jogaram forte, ao escolher a data da greve. Mas talvez no tenham avaliado bem (ironias...) a firmeza do governo e as consequncias deste no ceder. A perturbao de Mrio Nogueira, secretrio-geral da Fenprof-Federao Nacional dos Professores, ao sair da reunio no Ministrio da Educao, mostra como os sindicatos esto conscientes de que, num futuro, e ainda que as greves tenham adeso elevada, podero ter jogado a cartada mais forte sem outros resultados prticos que no alienar parte da opinio pblica. O que faro a seguir? Boicotar outros exames? O ministro da Educao e o Governo parecem ter entendido que no podiam ceder. Ficaria tudo em causa: as reformas na Educao e em todos os outros sectores. At onde esto os professores dispostos a ir de futuro?

Hbitos e Culturas que nos vo deixando


Em Lisboa, aonde fui acabar de crescer, quando havia muita clientela na leitaria onde trabalhava, usava ouvir a outros que chegavam: hoje tens uma freguesia que nem um barbeiro ao sbado! A minha estranheza, era por os barbeiros da minha aldeia, estavam muito ocupados era ao Domingo pela manh. E porqu? Porque aos sbados, assim como os outros dias da semana andavam sempre ocupados a visitar os seus doentes. Muitas pessoas quando se falava em barbeiros, que tambm eles se ocupavam em medicina, riam-se... outros com mais confiana comigo, no tm escrpulo em me chamarem de tolo. Em especial os criados nas cidades, que desconheciam as aldeias. H tempos, atrs, falando destes, a um certo senhor, tambm com conhecimentos no campo da sade, perguntou-me se eles curavam por meio rezas, chs, ou outras alternativas? No... disse-lhes eu! pelo mesmo processo de qualquer mdico! Acreditados pelos farmacuticos, aviando qualquer receitas por eles passadas nas farmcias dos seus concelhos! No acredito! Se no acredita, fique-se com a sua... e eu fico-me com a minha! - Aonde J se viu um barbeiro tratar de doentes? No vamos falar mais disso... conclui: Duvidas, ou certezas, postas a seu respeito, pouco ou nada importam... o que importa a realidade dos seus feitos, em tantas vidas que salvaram. Claro, que estes amadores da sade no existiam em todas as aldeias rurais do territrio Nacional. A sua actividade era mais viva, em lugares pobres onde os mdicos no chegavam. s vezes em Municpio em que apenas havia um mdico, o Delegado de Sade, remunerado pelo estado. Eram os prprios Mdicos, conhecendo as suas aptides, que lhes davam a plena liberdade de exercerem a medicina. - No tempo, em territrios expansivos, sem carros nem estradas, apenas a cavalo, era impossvel chegarem a todo o lado. Por isso, estes homens, no eram s teis populao, como ao Mdico tambm, facilitandolhe a tarefa! J no tempo, os Mdicos gostavam de receber os doentes no seu consultrio, mas no de maleta na mo, a calcorrear quilmetros a cavalo, a qualquer hora do dia e da noite, quando no era debaixo de fortes tempestades? Todos sabia-mos que estes no eram mdicos universitrios... mas ningum ignorava que eram pessoas com bastos conhecimentos na misso que exerciam. Pois nenhum destes homens com a profisso de barbeiro, poisou o pente e a tesoura e foi dar uma injeco! Todos estes, antes de exercerem a medicina, foram aprender as bases principais e o resto vinha com a pratica e tempo. Os Mdicos

Os Barbeiros Mdicos
Antnio dos Santos Vicente
que os autorizavam, tinham a certeza dos seus conhecimentos. Sabe-se que salvaram muitas vidas... mas nunca se constou que tivessem morto algum! Eu mesmo, autor desta crnica, sou testemunha ocular de algumas vidas que salvaram... sendo eu uma delas! Tinha ento doze anos quando tive um acidente ao cair duma camioneta, ficando estatelado na estrada, desmaiado, sangrando da cabea e outras partes do corpo. Os meus colegas pastores deram-me os primeiros socorros, pondo-me terra sobre os golpes para fazerem estancar o sangue, enquanto um deles foi aldeia dar conhecimento minha me, ainda no auge da dor da sua viuvez. Algumas horas depois, chegaram com uma pequena escada, a servir de maca, para me levarem ao Barbeiro. Por azar meu, j tinha recuperados os sentidos. Agora, sentia as fortes dores, no s nos ferimentos, como em todo o corpo. Nesse percurso de uma hora e pouco, l chegamos ao Barbeiro, que j nos esperava. Depois de analisar o meu estado e antes de algo fazer, chamou a minha me de parte e disse-lhe: melhor chamar o Mdico! A pobre da mulher, que ainda h pouco tinha perdido o marido, cheia de filhos pequenos, sem po para lhes dar, sem ainda ter pago ao coveiro, disse ao Senhor: - chamar o Mdico impossvel por duas razes: - o nico meio de o chamar mandar um estafeta, que leva 4 horas ir e outras 4 de volta, com sorte se ele l estiver. Acha que o meu filho pode esperar esse tempo sem nada fazer por ele? A outra: para c vir, leva-me um dinheiro que eu no tenho... e para fazer o que o Senhor faz, no necessrio. Faa o seu melhor, porque se morrer, no o chamarei responsabilidade! O Senhor pensou... por um instante, para depois comear o seu trabalho, uma operao de sucesso, que um cirurgio no faria melhor. J l vo tantos anos... e ainda c estou! Conheo tantas outras histrias, deste e de outros, sem ser preciso sair do circulo familiar. Mas no se podem relatar todos num s artigo. Infelizmente, destes tambm s resta a saudade. Era bom que voltassem de novo, para tratarem de tantos... que necessitam de Mdicos e no os tm! ------------------------------------------------------------------------------No meu prximo escrito irei falar das parteiras amadoras.

8. Comunidades Num dos maiores Torneios de Golfe

Os Prmios sairam...
Mais ricas vo ficar umas quantas organizaes de caridade. Beneficiadas, afinal, com o que se foi fazendo em quatro campos Royal Ontario, Pipers Heath, Lionhead Legends e Lionhead Masters onde os praticantes de golfe (alguns, decerto, at com pouca experincia) fpram dando as tacadas da praxe, desta feita por uma boa cauisa. Na entrega de prmios e de vencedores de sorteio, foi uma alegria pegada. At quando se chamavam pessoas que era, por ali, bem conhecidas e bem estimadas. Como foi o caso, por exemplo, de Cosmo Manella, que foi dizendo que as pessoas o vitoriaram... apenas porque nunca ganha nada.... Jack Oliveira era, por isso, um homem feliz. At a receber quantos por ali compareceram. Insiste em que, a avaliar pelo que aconteceu este ano mais de 600 concorrentes, em quatro campos para o ano capaz de ser necessrio ir mais um ou dois campos. Ainda lhe perguntmos se tambm deu umas tacadas, No, no. O nosso trabalho no esse. ir l e agradecer a todos os contractores e s organizaes que estiveram a ajudar... . O Business Manager no jogou. Nem ficou no banco de suplentes. Andou por ali. A agradecer a presena de tantos jogadores de golfe. Andou por ali, afinal, a dizer a cada um que se deveriam sentir satisfeitos por ficarem na Histria de Torneios de Golfe... para uma boa causa. Uma vitria? Uma vitria em nmero de participantes e de dinheiro angariado? A outra vitria mesmo o facto de empresrios e trabalhadores sindicalizados estarem unidos nesta causa nobre.

01 Julho 2013

Um sucesso. A verdade que se trata de um dos maiores Torneios de Golfe do Canad, num s dia. O maior. Em nmero de jogadores, desta vez uns 600. E em nmero de dinheiro angariado, desta vez bastante para alm dos 300 mil dlares. Angariado para prmios... que sairam, afinal, a vrias organizaes de benemerncia. Algum nos diz no haver memria de haver outro igual. Se at nos dizem que, mesmo em termos de Amrica do Norte... caso para ver! Quem o diz Jack Oliveira, Business Manager da Local 183, que

Local 506 tambm l esteve


Carmen Principato, Business Manager da Local 506, tambm participou no conjunto geral de boas-vontades. E no jantar, no era, afinal, o menos satisfeito. Bem ao contrrio. Disse-nos, desde logo, no poder faltar a uma iniciativa da 183... que , desde j, a melhor. De resto, sinto-me feliz por fazer parte da famlia da Local 183. Quando trabalhamos em conjunto...

se sentiu, desde logo, feliz. E mesmo ele, que no de grandes manifestaes de alegria prefere trabalhar no silncio manifestase, desde logo, exuberante na alegria e na forma de a extravasar. Para ele, trata-se de um evento que todos os anos fazemos na Local 183 e este ano foi um evento que foi muito especial... e mais especial ser ainda no futuro. A verdade que tivemos mais de 600 golfistas, ou jogadores de golfe, como quiserem, e onde conseguimos juntar fundos em nmeros superiores a 300 mil dlares, para organizaes de garotos e outras com necessidade

* 14. Charity Golf Tournament da Local 183 foi acontecimento histrico


coisas maravilhosas acontecem. Tambm Tony do Vale insiste nos mesmos termos. A LIUNA est sempre em fora, tendo angariado mais de 300 mil dlares... que vo decerto ajudar as agncias de caridade que mais precisam. Acha, portanto, que valeu mesmo a pena. Para Bernardino Ferreira, o vice-presidente da Local e um dos outros pesos pesados no que toca ao bom andamento da Local 183, isto significa que levmos a cabo mais um sucesso, j que estamos a ter cada vez mais participantes, os nossos contractores, os nossos parceiros, toda a gente a colaborar. um sucesso, sim, mas uma alegria dar todo este dinheiro mais de 300 mil dlares a essses meninos, a essas crianas, aos deficientes... Insiste em que para ns um orgulho e um prazer... trabalhar muito para fazer este Torneio todos os anos, que nos tira muitas horas nossa vida, talvez nossa famlia... mas vale a pena. Vale mesmo a pena. O conjunto de esforos chegou, tambm, naturalmente, a Joe Mancinelli. O vice-presidente regional da LIUNA esteve por ali a dar o seu apoio. Para ele, fantstico... mesmo fantstico. Joseph Mancinelli acentua que isto importante para a comunidade e por mim sinto-me orgulhoso pelo que toda esta gente da Local 183 fez. A verdade que, nesta tera-feira se levou a cabo nas instalaes desportivas de quatro localidades, na GTA, este Dcimo Quarto Torneio de Golfe, organizado pelo Sindicato Local 183, cuja misso era mesmo angariar fundos destinados a ajudar vrias organizaes e causas humanitrias da Provncia do Ontario. Pode bem considerar-se com o Campeonato da Solidariedade.

de ajuda. E pensa estar certo de que, com este dinheiro que vai ser entregue a vrias agncias de benemerncia... vai haver muitos sorrisos na face dos que mais precisam. Sobretudo agora em tempos de crise, de que tanto se fala. Era a dcima quarta edio anual do Charity Golf Classic da LIUNA Local 183. Que teve ainda uma outra vitria: que juntou, no mesmo objectivo e no mesmo local, empresrios e trabalhadores. Sindicato e Patres, se quisermos.

a obras de caridade

01 Julho 2013

Comunidades . 9

Juntaram-se, afinal, empresrios, directores trabalhadores da Construo. E amigos das causas assistenciais e caritativas. O maior do Canad, quanto ao nmero de participantes, mais de 600 jogadores e amantes do Golfe. A juntar mais de 300 mil dlares.

de

empresas,

Aroma

Uma e muita vez, Jack Oliveira acentuava que por mim estou muito feliz. Quando a gente pode ajudar aqueles que tm necessidades... sinal de que temos sade e podemos fazer isso. E isso faz-nos felizes...

No final... demos connosco procura de um dos mais antigos membros da Local 183. Mrio Cirillo est h 58 anos no Sindicato. Considera tudo aquilo fantstico e reconhece, afinal, que h uns anos atrs no se fazia nada daquilo. Mas agora tudo isto diferente para melhor. Ajudamos os outros, os que no podem fazer o que ns ainda fazemos neste Sindicato... Fantstico.

Agora tambem em Bradford!

Muito mais do que um simples restaurante...

Mediterranean Restaurant & Wine Cellar Adega Lounge

DOCE MINHO
Pastelaria Fina Salo de ch Ambiente acolhedor

Po quente de hora a hora Broa de milho como se faz na terra

Uma casa com a tradio de bem servir porque sabe produzir melhor!

717 Richmond St, Unit 1, London, ON Felipe Gomes Telf. (519) 435 - 0616 Email- fg_international@bellnet.ca

Para encomendas ligue-

416 - 652 - 8666


2189 Dufferin St. Toronto (Entre a Rogers e Eglinton)

10. Comunidades 1 DE JULHO - DIA DO CANAD

01 Julho 2013

Bom dia, Senhor Pas!

J o deixmos escrito. Este Pas fantstico. Merece tudo. Bom dia, Senhor Pas... estou a dar a saudao matinal a mim prprio e aos meus. E a minha Terra... a minha Terra linda! 1 de Julho. Dia do Canad. Da Confederao, com a data de 1 de Julho de 1867, para alm da evoluo histrica das provncias e dos territrios. Lembrando que s em 2005, duas Provncias completaram o sculo. 2005 marcou, de facto, o centenrio de Alberta e de Saskatchewan. Um Pas novo... que j cresceu muito. Dia do Canad, em que, na Colina do Parlamento, em Otava, o Governador Geral, o Primeiro-Ministro, frente de milhares de canadianos se vo juntar decerto para vitoriar o Pas e as suas Gentes. O ar festivo tem de ir a todos os cantos. Do Leste ao Oeste. Uma excelente oportunidade para lembrar as instituies canadianas, bem como vitoriar os nossos feitos e inovaes na Cultura, na Cincia, na Tecnologia e (at) no Desporto. O Canad que somos todos ns, afinal - tem de facto razes para celebrar. No Dia do Canad, quando o Julho comeou, espreitando o alm que nos h-de dar o Dezembro do fim do ano, vamos deixar todos, no ar, o nosso Bom Dia. Portuguesa. Vamos andar todos por a a cantar loas ao Pas que tambm nosso e vitoriar a lembrana e ideia de quantos por c se entreteram a fazer uma Ptria grandiosa. Teremos de falar, igualmente, nos que j c estavam quando os Vikings vieram e nos que saudaram os Cortes Reais e os Cartiers. Acabaremos por irmanar, com o engenho e a arte que agumos na nossa prpria Histria. tudo e todos no mesmo abrao. Que todos o merecem, perdidos os nomes mas preservando a essncia. Todos os merecem. Os dos tempos remotos e os outros. Os que j se libertaram da lei da morte e os que por c andam. De facto, o Canad grande. Rico. Poderoso. Cheio de fora. Cheio de Raiva... para crescer ainda mais. Para avanar no emaranhado das situaes de guerra, nas quais vai estender a sua pomba da paz. Para inventar remdios para os males de muitos. Para crescer sem arrogncia e testar pontes para aqueles que detm o mando e os outros que so mais do que mandados. O Canad , de facto, um pas gigante... feito por gigantes. Importa deixar, bem arquivada, nas palavras e nas fotos, se for caso disso, a satisfao que vimos no olhar de quantos, j velhos ou ainda meninos, entendem o Pas como uma barca que importa fazer singrar no mar encapelado das intempries. Quase nos apeteceu pegar no tambor. Para incluir nobre que este Pas , que tudo admite - os arquinhos e bales da Lisboa que tambm est por a e os cornetins do tamanho de uma lgua que os tibetanos fazem ecoar, quando esto felizes. E os outros, todos os outros, que o nosso dicionrio pode no comportar, mas que o corao ainda v. Cantar, afinal, a alegria de viver num Pas Multicultural. Que s Canad, na sua essncia devido ao cadinho que transforma povos de todas as outras raas em canadianos... puros como os demais. Que s Canad no amor terra... que no tem paralelo no mundo, j que lhe foi emprestado - melhor dizendo, doado - pelos nacionalismos de outras zonas que aqui se transformaram na fbrica que o Multiculturalismo criou e fez prosperar... Bom dia, Canad! bonito este nosso Pas. grande. nobre. A permitirnos voar at s lonjuras que a vista no alcana. Que veja - de ontem e de hoje - os Vikings. E os outros Povos. Os Portugueses. Os Franceses. Os Ingleses. E tantos outros de tantas outras origens... que vieram para dar as mos aos que c estavam... e fazer uma Nao. E vamos ter de espreitar Chipre e Bsnia, Afeganisto, Israel e Iraque, onde os soldados de hoje... tentam manter a Paz. a Paz que nos interessa ver. A Paz de hoje e aquela que ainda estamos... a construir. A cano da festa uma cano de vitria no pas grandioso onde vivemos. Feito de muitos outros pases. Argamassado com sangue, suor e lgrimas... mas virado a uma unidade que s os grandes povos conseguem caldear. Os grandes povos e os grandes dirigentes. Onde surgem, de quando em vez, um Pierre Trudeau e um Mc Donald. Que puxam dos gales... e dizem a este Povo, feito de tantos povos, que o Canad grande e rico e poderoso, sem deixar de ser magnnimo e tolerante e agradecido. Bom dia, Canad. CG

01 Julho 2013

Comunidades. 11

A nossa gente veio c...

Todos os anos, por esta altura, a CHIN leva a efeito o seu Pic-Nic. uma forma de encontrar uma forma de celebrar o Canad, como diza o saudoso Johny Lombardi. O Pic-Nic mesmo assim para celebrar o Canad. E por esta altura est a decorrer na chamada CNE um festival multicultural. Que teve, tambm, a vantagem de trazer at ns o grande Marco Paulo. E mesmo pressa, sem tempo nem espao, no poderamos deixar de assinalar o Festival. Alberto Nogueira esteve por l.

Executive and Sta

CARPENTERS LOCAL 1030


UNITED BROTHERHOOD OF CARPENTERS AND JOINERS OF AMERICA

Ziggy P anzer, President Tony Candiano, Financial Secretary Daniel Avero David Aguiar Durval Terceira Fabiano Almeida Gary Realeijo Horacio Leal Jack Goncalves Jaime Melo Joe Jeronimo John Carvalho Tony Pacenza Tony Losak

O Canad o nosso Pas! Somos ns que o ajudamos a fazer ainda maior e mais prspero. O Sindicato CARPENTERS LOCAL 1030, com membros oriundos de muitas partes do Mundo, sauda todos os seus associados e a Comunidade em geral neste DIA DO CANAD!

Allied Construction Employees Local 1030


149 Main Street East Hamilton, ON L8N 1G4 Tel: 905-522-5379 Fax: 905-522-8678 222 Rowntree Dairy Rd Woodbridge, ON L4L 9T2 Tel: 905-652-4140 Fax: 905-652-4139

Os brasileiros venceram, em casa, a quarta Taa das Confederaes, ao bater a Espanha por um 3-0 altamente esclarecedor. Fred inaugurou o marcador no primeiro ataque baliza de Casillas, dando o mote para o que seria uma noite de sonho do escrete. Nuno Pedro Fernandes diz, em A Bola, que o Brasil foi, ao longo de todo o jogo, a melhor equipa e chegaria ao intervalo a vencer por 2-0, golo da autoria de Neymar, a fuzilar o guardio espanhol, sem apelo nem agravo. Antes, Espanha poderia ter chegado ao 1-1, por Pedro Rodrguez, mas valeu David Luiz que, em cima da linha de baliza, conseguiu evitar o empate atravs de um corte fantstico. A segunda parte comeou com o terceiro golo, que acabaria por, praticamente, selar o triunfo sul-americano, por Fred, que fecharia a contagem que ele prprio havia aberto. Espanha tentou reagir, por Jesus Navas, que saiu do banco, mostrando grande dinmica e o extremo que se mudou para o Manchester City neste defeso sofreria falta no interior da grande rea.

Brasil simplesmente irresistvel venceu e... convenceu

12 . Desporto

01 Julho 2013

O Brasil foi, apesar das oportunidades criadas por Espanha depois do 3-0, a equipa mais forte, acutilante, perigosa e organizada. Durante a segunda parte ficou sempre a sensao de que mais rapidamente os comandados de Luiz Felipe Scolari chegariam ao quarto golo do que os campees da Europa e do Mundo ao ttulo ao 3-1. Os brasileiros, depois de terem chegado vantagem de trs golos, ainda desfrutaram de oportunidades para chegar aos 4-0 (Piqu foi expulso depois de derrubar, de forma grosseira, Neymar) e, curiosamente, igualar o resultado alcanado por Portugal, num jogo amigvel, em 2010.

Sergio Ramos, chamado a converter o penalty, atirou ao lado. E nem David Villa (substituiu o apagado Fernando Torres) foi capaz de bater Jlio Csar que, por duas vezes, negou o golo ao ponta-delana, com intervenes de grande qualidade.

O Brasil no chegou ao dilatar a vantagem, mas quebrou a srie de 29 jogos oficiais sem derrotas dos espanhis e conseguiu uma vitria muito importante, voltando a conquistar um grande trofu, pela mo de Scolari, o ltimo treinador a dar o ttulo de campeo do Mundo canarinha, em 2002.

Scolari no tinha previsto um jogo assim...


O selecionador do Brasil, Luiz Felipe Scolari, citado por A Bola, confessou que a exibio da sua equipa, na vitria (3-0) diante da Espanha, na final da Taa das Confederaes, superou as suas expectativas. No tinha previsto um jogo assim. Este foi um caminho que percorremos. Cria-se agora uma situao confortvel para o Mundial, com um ambiente melhor. O que o povo fez pela nossa equipa foi fantstico. Temos de ter isso como princpio para o nosso pas. Amizade, unio e fazer com que as coisas possam evoluir e crescer, explicou Scolari, na flash interview. Apesar do ambiente de festa, houve tambm tempo para recordar o tempo que Scolari passou frente da seleo portuguesa, em particular a final do Euro-2004, frente Grcia. Perdi essa final. Foi uma

frustrao para o povo portugus. Eu considero-me um pouco portugus. So coisas da vida. Consegui vencer uma

final com o Brasil, outra com o Kuwait, perdi uma com Portugal e agora ganhei uma competio pelo Brasil, recorda.

Para Del Bosque o Brasil foi melhor


O selecionador Vicente Del Bosque reconheceu que o Brasil foi mais forte que a Espanha e que mereceu vencer o jogo (3-0) e conquistar a Taa das Confederaes. O Brasil foi melhor. Tivemos azar logo no incio do jogo, no final da primeira parte e no comeo da segunda parte, mas no quero arranjar desculpas porque eles foram melhores, afirmou Vicente Del Bosque. O selecionador espanhol no ficou desiludido com a participao: Realizamos uma boa Taa das Confederaes e trabalhamos o mximo ao longo dos 28 dias.

Neymar vence Bola de Ouro

Sem surpresas, o brasileiro Neymar venceu a Bola de Ouro da Taa das Confederaes, atribuda pelos jornalistas presentes no Brasil ao jogador que mais se destacou na competio. Andrs Iniesta, da Espanha, foi eleito o segundo melhor jogador do torneio, seguido de Paulinho. Jlio Csar venceu o prmio de melhor guarda-redes da competio, enquanto Iker Casillas ganhou o prmio de fair play. Fred e Fernando Torres marcaram ambos cinco golos na Taa das Confederaes, mas foi o espanhol a vencer a Bota de Ouro, que premeia o melhor goleador da competio, uma vez que jogou menos minutos do que o brasileiro.

01 Julho 2013 Mundial sub-20:

Desporto . 13

Portugal defronta Gana nos oitavos


Portugal, que venceu o Grupo B, poderia jogar com o terceiro dos agrupamentos A, C e D, sendo que, face aos qualificados, vai defrontar o terceiro do Grupo A. Na primeira fase, o Gana perdeu por 3-1 com a Frana e por 1-0 com a Espanha, para acabar com um triunfo por 4-1 sobre os Estados Unidos que lhe valeu o apuramento. O conjunto africano foi o quarto pior terceiro, com trs pontos e 5-5 em golos, beneficiando de ter mais golos marcados para deixar de fora o Egito (trs pontos e 4-4 em golos). Em caso de se qualificar, Portugal encontrar a 07 de julho, em Istambul, a partir das 21:00 locais (14:00 em Toronto), nos quartos de final o vencedor do embate entre a Crocia e o Chile.

Estrela dos Sub-20 pode estrear-se nos AA


Segundo o Correio da Manh, de Lisboa, o extremo sportinguista de 18 anos tem impressionado no Mundial de Sub-20 e j se prepara para mais altos voos com a camisola da Seleo A. Para breve, o encontro com o dolo Cristiano Ronaldo Paulo Bento est bastante impressionado com a evoluo de Bruma. Segundo apurou o Correio Sport, o selecionador nacional preparase para num futuro bem prximo chamar o extremo nascido na Guin-Bissau ao grupo que est a lutar pela qualificao para a fase final do Mundial de 2014 (Brasil).

Paulo Bento vai apostar em Bruma


A seleo portuguesa de futebol de sub-20 vai defrontar o Gana nos oitavos de final do Mundial, num embate marcado para quartafeira em Kayseri, na Turquia, a partir das 18:00 locais (11:00 em Toronto).

Rui Costa teve um dia para esquecer


O ciclista portugus Rui Costa, da Movistar, no escondeu a sua desiluso com o facto de ter sofrido uma queda na primeira etapa da Volta a Frana, da qual o alemo Marcel Kittel saiu vencedor. Hoje foi um dia para esquecer. O que eu mais temia, aconteceu: quedas. Fui o nico da Movistar a cair. Agora entendem porque costumo ser prudente? Esta j a minha quinta participao no Tour e j vai dando para perceber como as coisas acontecem, escreveu Rui Costa, na sua pgina oficial. O recente vencedor da Volta Sua explicou que caiu mal e que bateu com a cabea e com a mo direita no cho, acrescentando que ainda sente algumas dores. Felizmente, no fraturei nada. O Tour tem destas coisas. Sempre foi uma corrida muito competitiva e por isso com maior tenso em seu redor. Costuma haver muitas quedas e hoje no foi exceo. Pelo traado deste ano, d para perceber que esta edio do Tour ser das mais perigosas dos ltimos anos, mas eu gostava muito de estar enganado, declarou o ciclista.

O primeiro dia da Volta Frana

O Correio Sport sabe que Paulo Bento tem seguido com particular ateno o Mundial de Sub-20, competio na qual Bruma tem despontado como principal figura. A capacidade demonstrada em jogar a um ritmo superior, a forma como consegue criar desequilbrios e at a maior propenso para marcar golos (j apontou cinco em trs jogos) so predicados que agradam ao selecionador. J no Mundial de Sub-20 em 2011, Bento ficara de olho no grande destaque da seleo (o avanado Nlson Oliveira) nessa prova e, pouco depois, convocou-o para a fase final do Campeonato da Europa de 2012, que decorreu na Ucrnia e na Polnia O jovem de 18 anos, que tem como dolo Cristiano Ronaldo, poder mesmo integrar j o lote de pr-convocados para os dois prximos compromissos da seleo nacional: Holanda (jogo particular, a 14 de agosto) e diante da Irlanda do Norte (qualificao para o Mundial de 2014), no dia 6 de setembro.

14 . Desporto

A sorte estava lanada: o Chicago ganhou

01 Julho 2013

Fisco espanhol tambm suspeita de Mourinho


Jos Mourinho continua a dar que falar em Espanha. Depois de Messi, autoridades estaro a investigar tambm os rendimentos e impostos pagos pelo tcnico portugus durante os trs anos que passou no Real Madrid A revelao foi feita por Julin Redondo, presidente da Associao Espanhola de Imprensa Desportiva, rdio Onda Cero. Segundo o jornalista, Lionel Messi no a nica figura famosa do futebol a ser investigada pela Hacienda, que estar tambm a verificar a situao de Jos Mourinho e ainda do chileno Maurcio Pellegrini, que treinou o Real

Madrid antes de Mourinho e na ltima poca esteve ao comando do Mlaga. Em causa, explicou Redondo, esto todos os desportistas que ganham verbas milionrias e sobre os quais se suspeita que possam usar parasos fiscais para evaso aos impostos. Ainda de acordo com o presidente da Associao Espanhola de Imprensa Desportiva, citado por vrios media espanhis, o facto de ser representado pelo empresrio Jorge Mendes reforar as suspeitas sobre a situao fiscal de Mourinho, pois o agente portugus (e os jogadores e treinadores por si representados) ter sido dos primeiros sobre quem recaiu a ateno do Fisco espanhol.

Estavam dois perodos concluidos. Boston Bruins e Chicago Blackhawks estavam empatados: 1-1. Nenhuma equipa parecia querer ceder. Os 20 minutos finais do jogo 6 tinham a sensao de horas extras, e quando Milan Lucic marcou aos 12:11 do terceiro perodo, parecia que estvamos a ir para um stimo e decisivo jogo em Chicago na noite de quarta-feira. S que os Blackhawks no tinham interesse em voltar para Chicago, a no ser para um desfile. Logo a seguir no muito, aos 18:14 do terceiro perodo Lucic colocou Boston na frente. Bryan Bickell empatou o jogo. E, em seguida, apenas 17 segundos mais tarde, aos19:01, Dave Bolland numa movimentao junto ao poste esquerdo... fez o resto. Talvez que por essa altura, o Toronto Maple Leafs, que viu algo muito semelhante acontecer com eles, suspirou alto. E em outro lugar, o Pittsburgh Penguins, que marcou muitos gols em quatro jogos como Chicago marcou em 17 segundos, fez o mesmo. 59 segundos mais tarde, o Chicago Blackhawks tinha ganho tudo. Era uma histria de dois perodos de abertura, com os Bruins a dominar o primeiro e o Blackhawks no segundo.

'Dedada' de Mourinho em Tribunal


*Incidente remonta a 2011
A queixa apresentada contra Jos Mourinho, por um escritrio de advogados em Barcelona chegou ao Tribunal Constitucional (TC). Em causa est um episdio que ocorreu a 17 de agosto de 2011, quando na final da Supertaa de Espanha, o portugus, na poca treinador do Real Madrid, colocou o dedo no olho de Tito Vilanova, o ento treinador-adjunto do Barcelona. A equipa de advogados catales considerou a dedada de Mourinho um delito pblico e ao longo de dois anos o processo foi pulando de instancia em instancia at tutela do Tribunal Constitucional. Na poca do incidente, Mourinho foi castigado com dois jogos de suspenso e Vilanova com um, mas nenhum dos treinadores cumpriu as respectivas sanes,

16 . Ainda a tempo

visto que a deciso foi anulada pelo presidente da Real Federao Espanhola de Futebol, Angel Maria Villar.

18 Junho 2012

PARA QUE NO FALTE NADA NO SEU JARDIM OU QUINTAL VISITE

UM NOME QUE J POR SI TRADIO!

JOES GARDEN CENTRE & GRAPES

(416) 656-7250

1921 DAVENPORT ROAD EM TORONTO

Joes Garden Centre & Grapes Qualidade aprovada por ABC

VISITE JOES GROCERY PARA TODA ESPCIE DE MERCEARIA FINA

Na Escola Pope Paul VI

O Dia do Canad andou por a...


*No Earlscourt Park e no Bellwoods a Festa foi em grande
Primeiro fomos l acima, zona da St. Clair. Era uma celebrao que... j tem antecedentes, uma vez que Cesar Palcio por ali junta muitas e muitas pessoas, exactamente no Dia do Canad. E a verdade que uma rea de grande

01 Julho 2013

Na ltima hora . 15

Por toda a parte, a conversa, o dilogo... o ver, afinal, o que pode fazer pelo povo em geral. O mesmo com Olivia Chaw. Tambm ela, entusiasmada com os contactos que ia fazendo. E a dizer-nos que, afinal, este dia mesmo para festejar. densidade populacional multicultural. Gente de todas as origens. Gente que, especialmente hoje, 1 de Julho, tem uma ptrioa comum. E isso por demais importante. Csar Palcios haveria de nos dizer, desde logo, estar feliz por estar ali, no meio de tanta e tanta gente. O Canad mesmo isto. Um Pas Multicultural, que abarca todios os pontos do globo. Para alm disso, ns sentimo-nos unidos, juntos, em harmonia.

Celebrar, em suma, a nossa diversidade, como nos disse. O Dia do Canad, de facto, andou por a. E no apenas no Queens Park. Tambm nos subrbios, deixem-nos dzier assim...

Grande Arraial de So Pedro

Casa dos Poveiros soma e segue no amor tradio


Chamaram-lhe Grande Arraial de So Pedro. Com incio marcado para as 18 horas... l estvamos para ver, sobretudo, as pessoas que iam chegando. E a verdade que muita gente veio, logo s primeiras horas da convocatria. E foi-se entretando por ali. Umas sardinhas que se assavam... e se comiam, seno ali, pelo menos na sede, onde j havia muita gente. Mais tarde... estavam previstas desgarradas e concertinas. Tudo maneira do tal arraial de So Pedro, na Pvoa do Varzim. A verdade que a Casa dos Poveiros tem destas coisas. Primeiro que tudo... h o preservar das tradies. O trazer para c os usos e costumes de l. O sacrificar saudade, talvez para que ela a tal danada saudade se v embora. E mesmo que ela no v, e que para o ano haja, de novo, necessitar de reeditar tudo, a verdade que a Casa dos Pveiros tem esse condo. Tenta trazer para c os hbitos regionais to do agrado da nossa gente.

Foi depois da meia noite o ponto final


Quando saimos de l... j o ponteiro do relgio passara das 11 da noite... mas havia tanta gente por l que no acreditamos que tudo tenha terminado ainda no sbado. Sim... porque a madrugada de domingo no tardava. Viva os que fizeram do Arraial da Casa dos Poveiros... um verdadeiro arraial!

isso mesmo. Por ali, Fernando Valadares, figuera muito conhecida, dizia o mesmo. Que estava no meio da sua gente... e a sua gente hoje apenas a gente canadiana. Entre os presentes, Maria da Conceio. Com ela, uma netinha de alguns (poucos) anos. Entende a senhora que no Dia do Canad... somos todos amigos, vizinhos e, no fundo, Canadianos. A netinha... j nasceu por c. Ainda nem conhece outra terra.

Tudo comeou na sede


O Grande Arraial de So Pedro! Achamos que comeou na sede. Laurentino Esteves at ao balco a servir guas e bebidas fazia tudo por amor causa, a uma causa que, sem sombra de dvida, lhe deve muito. A ele e a todo um conjunto de boas-vontades que por ali se notavam desde logo. At quantos quantas, melhor dizendo num quartito a que chamavam cozinha... fazia uma delcia de caldo verde. Que todos elogiavam, note-se. At ns, que por norma no comemos nunca em servio... ficmos com gua na boca, como soe dizer-se... e s no comemos por amor a uma tradio nossa.

Olivia Chow e Rosario Marchese, no Bellwoods


C em baixo... no Bellwoods Park... vimos, pelo menos, dois polticos. Daqueles que, por norma, se interessam mesmo pelo povo em geral. Rosario Marchese um deles. O conhecido deputado provincial nem tinha mos a medir.

Depois, c fora, era o tal arraial. Com muita gente a danar. Ao som das concertinas, decerto, mas no s. Aquele grupo de concertinas... mesmo bom. Mestre Laurentino Esteves estava por ali, em todas, sendo ele mesmo um Poveiro, sabe como tudo se faz e tudo se prepara.

Para o ano h mais. Como j houvera no ano anterior... e no outro... e no outro! Este gnero de festas de cariz popular agradam sempre nossa gente. E a nossa gente... j no dispensa este gnero de festas. Que agradam a todos. Tanto... que muitos vieram de longe, para estar presentes. Para estar, afinal, bem pertinho das tradies de uma terra que, mesmo estando longe, est perto do corao. No Domingo, 7 de Julho, anunciia-se o Piquenique anual em parceria com o Arsenal do Minho, a realizar no Croatian Cultural Centre, 9118 Winston Church Blvd, a partir das 7h00. De tarde, os Ranchos Folclricos Arsenal do Minho, Poveiros, Nazar e Estrelas do Norte.

16 . Ainda a tempo Portugus... uma Lngua de Futuro?

01 Julho 2013

A Escola do First (quase 50 anos) vai cumprindo a sua misso


O Portugus mesmo uma Lngua de Futuro? Quando chegmos, l acima, Caledonia, tivemos a resposta. Uma resposta cabal. Dada, afinal, por quem, naturalmente, at nem necessitava de a dar. O deputado federal Andrew Cash viva, senhor portugus honorrio! disse-nos, desde logo, que cada vez mais importante aprender mais uma Lngua. Disse-nos em reportagem a ss e disse-o, afinal, quando foi ao microfone falar para toda a gente que estava na cerimnia da entrega de diplomas de Escolaridade aos meninos e meninas que por ali andam a aprender. Andrew Cash foi ainda mais longe, quando adregou de comear a cantar, em Portugus, uma das muitas canes populares que por a ouvimos. O Milho Verde serviu-lhe, naquela noite, de carto de visita... Quando o First nasceu pouco depois dos primeiros Portugueses chegarem a esta terra os progenitores de ento (todos quantos se interessavam pela terra) entenderam que era necessrio pr os meninos a aprender o Portugus. E nasceu, ento, a Escola de Portugus, por onde tm passado muitos e muitos dos que so hoje gente grande, quer sejam empresrios ou advogados, comerciantes ou simplesmente gente grande que vai estando por a frente de outras organizaes clubistas e associativas. Escola um asset que importa acarinhar A Escola Portuguesa do First verdadeiramente um asset que importa acarinhar. J no tem as muitas centenas de alunos que teve antes, no. Com a diminuio da Emigrao, com outras formas de evoluir... foram reduzindo os nmeros. Mas no, pelos vistos, os entusiasmos. Naquele sbado, assistimos a uma manifestao de querer e de avano. A Escola do First Portuguese - quase 50 anos de existncia estava em festa. Festa porque os alunos receberam os seus certificados de todo um ano de trabalho. Alunos da Pr-Primria, do 6., 9. e 11 anos de escolaridade, viram assim premiadas as horas que passaram naquela que foi a pruimeira escola dos Portugueses entre ns. E a verdade que tiveram uma visita especial... Ema Delgada a Directora Pedaggica, j h mais de uma dezena de anos, ela que foi, antes, durante 13 anos, professora. Como v, hoje, temos aqui uma festa muito divertida, alegre, j que estamos a celebrar o sucesso do ano lectivo, onde os alunos recebem os seus certificados e bolsas de Estudo.

A visita especial era o deputado federal Andrew Cash. Repetimos: disse ser importante aprender uma outra Lngua, acentuando que ele prprio aperendeu at a cantar em Portugus. E cantou mais ou menos bem, com a ajuda de Helder Pereira. Celina de Melo: a minha primeira casa Depois... depois, era a satisfao das mais antigas em dizer da sua alegria (era mesmo alegria...?!) em estarem nesta festa que , afinal, o corolrio de muitas e muitas horas de trabalho. Trabalho dos docentes e... dos discentes. Celina Melo Directora Administrativa, digamos assim, e considera a Escola a sua primeira casa... Ela o disse. A Escola do First a minha primeira casa. J estou aqui h 40 anos. Quatro dezenas... muito tempo. A verdade que a Escola vai fazer para o ano 50 anos... e a Celina j anda por ali h 42 anos. Mas tenho a mesma fora, o mesmo desejo de trabalhar de quando cheguei c... tinha 19 anos.

A este propsito, agradeceu, desde logo, Academia do Bacalhau, que nos tem brindado, j h uns anos, com duas Bolsas de Estudo e outra que oferecida pelo corpo docente, pelos professores da Escola do First, em honra da primeira Professora da Escola, a Dona Branca Gomes. Para o Dr. Toms Ferreira... j h muito habituado a este gnero de eventos... era a satisfao. Feliz por ver que os meninos e meninas da Escola do First esto a andar em frente.

O NOVO NOME DE COMPETNCIA E HONESTIDADE Paulo


Sutton Group Innovative Realty Inc.
ON L8W 3J6

PAULO

Antunes
escritrio

1423 Upper Ottawa St.

905 575 7070

HAMILTON

Fax: 905 575 8878 Telefone Directo:

91 Clinton av. $ 129,900 Em Hamilton os preos so inbatveis. uma casa separada por uma ninharia

1094 Cannon $124,900 Imagine este investimento... Arrendada por 900.00 por ms mais todas as despesas...

289 440-1319

146 Burton st. $ 119,500 Situada perto do hospital General em hamilton. Arrendada por 950.00 por ms mais as despesas.

24 Keith st $ 119,900 O seu dinheiro no banco sim plesmente no cresce. Que tal ser senhorio?

118 Campbell av. $ 132,900 Imagine com dois apartamentos alugados por 1500.00 por ms. A hipoteca pode ser menos de 650.00 por ms

4 Sherbourne av. $159,900 Situada em St. Catherines, esta casa contm dois apartamentos.

28 case av. $ 154,900 Casa com duas cozinhas. Arrendada por 1000.00 por ms mais as despesas.

348 Emerald st. $ 92,900 Como possvel? a mortgage seria menos do que $500.00 por ms. Perto da zona portuguesa de Hamilton

01 Julho 2013

Ainda a tempo . 17

Um Angrense de 39 anos a pensar o Futuro *Nem tido sido fceis os tempos...

J o dissemos. Vale a pena repeti-lo. O Sport Clube Angrense est a comemorar 39 anos de existncia. E a verdade que um clube como o Angrense, que tem por misso primeira, pelo menos entre ns, preservar os usos e costumes do lado de l, no menos verdade que nem tm sido muito fceis os tempos. Ouvimos isso, h dias, quando de uma festa de convvio, a

honra do padroeiro do clube. Tradicional baile Sanjoanino com participao do DJ Martins Sound Mix Entertainment, s 21h00. Dia do Scio. Domingo, 23 de Junho: Jogo de futebol, s 10h30. Cortejo dos emblemas do padroeiro do clube, s 9h00. Missa paroquial de S. Sebastio, de seguida, coroao e o respectivo cortejo de regresso ao clube, s 9h30.

Isto uma coisa que eu mais desejo, j que sou angrense, sou benfiquista 100 por cento e angrense 150 por cento. Claro que diz, desde logo, querer que o clube avance. Claro que no sou s eu. Tenho uma Direco e o que facto que vamos tendo dificuldades em arranjar pessoas... facto que h ainda mais a fazer. Em todos os domnios, designadamente a captao de mais interesse por parte dos actuais scios. Armando Teixeira, vicepresidente para as festas, tem o mesmo ponto de vista. Precisamos de mais gente a vir ao clube. Olhe, agora,

no esteja a desenvolver-se como ns gostaramos. Era importante que os scios voltassem, viessem ao clube participatr nas festividades, porque sem a participao dos scios, dos amigos e simpatizantes... isto no est com muita sade.

Mas , para alm disso, sem dvida, o chamado patriarca, no melhor sentido do termo, da colectividade da Bloor. Lembra que, nestes 39 anos, h que realar o esforo que todas as Direces fizeram para trazer o clube at aqui. Disse acreditar que a actual direco est a fazer um sacrifcio enorme para manter o clube e por forma a que ele sobreviva. Lembrando o dia especial do aniversrio, lembra tambm que a casa est cheia, o que um estmulo para esta gente... que est aqui a trabalhar.

Adalberto Bettencourt. Se ele voltasse atrs 39 anos... voltaria a ajudar a pr de p o Angrense? Concerteza. Valeu mesmo a pena. Ele o disse. Na memria as palavras de Jorge Medina: O Angrense so 4 paredes. A gente no pode gostar do Medina nem do Joo nem do Manuel. O importante que venham ao clube... que o Angrense. No o Jorge Medina, nem Antnio, nem Jos... isso mesmo. O Angrense merece.

O Patriarca da famlia Angrense


Ali a dois passos, Adalberto Bettencourt, que foi durante muito tempo presidente da Direco e presidente da Assembleia-Geral. Hoje , sobretudo, amigo e scio da colectividade.

que chamaram Tradicional Jantar Regional, durante o qual se levou a cabo a sesso solene comemorativa do aniversrio, em honra do Padroeiro do Clube, o Divino Esprito Santo. Uma casa cheia de que j no havia memria. Com muita gente. E com os dirigentes muito satisfeitos pelo ambiente e pela comparncia de tanta gente. Sesso solene comemorativa do 39. Aniversrio e em

Tradicional almoo de confraternizao, s 12h00.

Caminho traado
Tudo visto, motivos mais do que suficientes para que os dirigentes actuais entendessem que o caminho est traado... para novas realizaes. Por outras palavras o que diz o presidente Jorge Medina. So 39 anos... e mais que venham. Diz-nos estar a tentar que o clube continui. vamos fechar para a poca de vero, reabrindo mais ou menios em fins de Setembro, princpios de Outubro... e o pessoal tem continuar a vir, para termos possibilidades do clube ir para a frente. Reconhecendo que estava uma casa bem bonita... entende que preciso avanar ainda mais. E tem esperanas. O Esprito Santo vai ajudar a gente..., como diz acreditar. Na sesso solene comemorativa do trigesimo novo aniversrio e em honra do padroeiro do clube, o presidente da AssembleiaGeral, no era o menos animado. E entendia, mesmo assim, que era necessrio haver mais gente. Como os demais. Luis Rocha sabe que a sua funo menos difcil que a da Direco. Os 39 anos foram, decerto, bem difceis. H 22 anos que ando envolvido, umas vezes na Direco, outras na Assembleia-Geral e entendo que pena que tudo isto

Dra. Ema Secca


ADVOGADA em Portugal Pode resolver-lhe todos os assuntos em qualquer rea jurdica CONTACTE E TER BONS RESULTADOS Tel: 214418910 (Lisboa) Cel: 918825577 e-mail: emaseca@netcabo.pt

18 . Ler e contar Eu tenho um Pas Rico...!


Conceio Baptista
Tenho, de facto, um Pas Rico! Eu e muitos milhes de outros seres! Por aqui vivemos, neste rico e grande Pas. Aqui trabalhamos, lutamos, construimos e ensinamos os nossos filhos a am-lo, como tambm os ensinamos a amar o outro, que est longe, o que nos viu nascer. um Pas vibrante, colorido, pela cultura de muitas etnias, construido por muitas mos de diferentes cores de pele, de diferentes ideologias, crenas e opinies. Um Pas que tem tudo para ser rico... onde vamos crescendo, at em testemunho, do que queremos deixar s geraes vindouras. Muitas vezes... por aqui aprendemos a conhecer, a respeitar e a admirar outras culturas, a gostar de ver as suas demonstraes de orgulho - tal e qual como os outros povos respeitam as nossas! E neste mosaico humano que todos os dias lutamos por uma vida melhor. Por uma educao de qualidade para os nossos filhos e netos, pela igualdade de direitos, pela valorizao do nosso trabalho e justa participao na sociedade, pela nossa integrao sem no entanto abdicarmos das nossas tradies e razes. Aqui, h bem pouco tempo, uma amiga, de outras origens e costumes, e sabendo que estou envolvida numa colectividade na promoo das minhas razes, perguntoume se tem sido difcil ajustar-me por c. No pude responder logo, primeiro pensei na minha indignao contra as injustias desta sociedade, na pobreza, que ainda existe neste pas das abundncias, na discriminao, que infelizmente sabemos que existe... e respondi, minha amiga - que conhece todas estas revoltas e caminhadas to bem como eu - que para mim, tem sido difcil, mas que a aprendizagem tem sido rica, interessante, e que todas estas adversidades, que antes citei, as podemos encontrar em qualquer outra sociedade. Tambm... disse minha amiga, que a minha revolta contra injustia e desigualdade est sempre presente na minha ordem do dia e onde quer que eu viva sempre assim ser... e oxal assim seja! Quanto a este enorme Pas, que aprendemos a amar, h muitas coisas que gostaria de ver mudar. Por exemplo, o crime, que cresce de dia para dia - e para isso combater, gostaria de ver a criao de incentivos e apoios especiais para organizaes que desenvolvam actividades, visando a integrao dos jovens na vida social. Melhorar as condies de vida dos jovens, defender e garantir direitos e aspiraes. Por a... o caminho real para o combate ao crime. Uma poltica que d perspectivas de um futuro que lhes garanta o ensino e o emprego. Ser que estou a sonhar muito alto... neste Pas to lindo e to rico... que tambm nosso e que muito amamos? Este Pas - onde vive tanta gente boa, honesta, trabalhadora, que quer o melhor para os seus filhos - e para todos os outros povos?!

01 Julho 2013 Polmica com presidente da Comisso Europeia


A polmica est instalada: o presidente da Comisso Europeia, o ex-primeiro-ministro Duro Barroso foi apelidado pela verso francesa do site The Huffington Post de Duro Gaffoso, devido s suas gaffes. O caso fez a manchete do famoso site, na segunda-feira, e surge depois do ministro da Recuperao Produtiva, Arnaud Montebourg, ter dito, em entrevista rdio France Inter, que Duro o combustvel da Frente Nacional, numa aluso extrema-direita. Eis a verdade. o combustvel de Beppe Grillo [poltico e cmico italiano, lder de movimento de contestao], referiu Montebourg. O ministro francs criticava assim a postura da UE e a sua presso sobre os governos democraticamente eleitos. E justificou-se:

Barroso apelidado de Duro Gaffoso em Frana


O presidente da Comisso Europeia que diz todos os que so antiglobalizao, so reaccionrios, ou seja, pessoas que institucionalizaram a UE como antipovos europeus. Montebourg considera igualmente que a Europa est paraltica, de costas voltadas para as aspiraes populares. Antes, numa entrevista ao International Herald Tribune, Duro Barroso tinha apelidado de reaccionria a condio imposta pela Frana de excluir o setor audiovisual e cultural europeu das negociaes para o acordo de comrcio livre com os Estados Unidos. Barroso j veio dizer que a sua proposta, neste tpico, foi mal compreendida.

Circulao condicionada no centro de Moambique


Agentes econmicos moambicanos dizem que esto a perder muito dinheiro com a circulao condicionada de pessoas e bens na nica estrada que liga o Pas do Norte a Sul. A imposio da zona de excluso de 100 quilmetros entre Rio Save e Muxungue pela Renamo, desde a semana passada, reduziu o trfego rodovirio em mais de cinquenta por cento. Os agentes econmicos nacionais esto zangados e dizem que esto a perder dinheiro, correndo o risco de comprometer os contratos e cometimentos bancrios.

*Governo envia tropas para combater ameaas da Renamo nas provincias

lder Afonso Dhlakama que se encontra na antiga base militar da sua organizao em protesto contra o que considera destruio da democracia pela Frelimo em Moambique. Governo de Moambique envia tropas Cerca de meio milhar de tropas chegaram na manh de quinta-feira cidade da Beira, onde os residentes se queixam de insegurana que a presena militar est a colocar na regio. Na cidade da Beira, no centro de Moambique, a populao diz-se preocupada com pnico gerado com a presena de centenas de homens armados que chegaram quela cidade. Residentes da Beira alarmados com a resena de militares na cidade -01:52 O governo moambicano nos seus esforos para conter alegados ataques da Renamo enviou centenas de efectivos militares e de armamento para a regio centro do pas. O Jornal Verdade, na sua ltima edio, descrevia que as foras armadas teriam enviado efectivos e armamento para as provncias centrais de Manica e Sofala, e que tropas governamentais cercaram o aerdromo de Gorongosa estando cada vez mais prximas da regio de Satunjira onde se encontra baseado o lder da Renamo.

O Presidente da Confederao das Associaes Econmicas de Moambique, CTA, Rogrio Manuel, diz que os agentes econmicos querem falar com o Chefe do Estado, Armando Guebuza, para resolver o problema com a Renamo. A circulao de pessoas e bens no troo Rio Save-Muxungue condicionada. Os carros so acompanhados por escolta militar fortemente armada para protege-los dos ataques armados. Na semana passada pelo menos duas pessoas foram mortas e os carros queimados por homens armados. A Renamo imps a zona de excluso em alegada proteo do seu

Morreu o jornalista e escritor Guilherme de Melo


Gaivota: um olhar (por dentro) da homossexualidade (2002) e Crnicas de Bons Costumes (2004) so algumas das obras do jornalista e escritor Guilherme de Melo, que morreu no sbado aos 82 anos no hospital de So Jos, em Lisboa, onde estava internado h trs semanas devido a um cancro, como disse agncia Lusa o afilhado Guilherme de Sousa. Nascido em Loureno Marques no dia 20 de janeiro de 1931, Guilherme de Melo iniciou a sua carreira de jornalista em Moambique e terminou-a no Dirio de Notcias, em Lisboa, para onde foi trabalhar depois de se ter mudado para Lisboa, em outubro de 1974. A Estranha Aventura: contos (1961) o primeiro da dezena e meia de livros que escreveu, entre os quais se encontram igualmente Menino Candulo, Senhor Comandante (1974), Os Lees No Dormem Esta Noite (1989), Gaivota: um olhar (por dentro) da homossexualidade (2002) e Crnicas de Bons Costumes (2004). Recorde-se que o jornalista e escritor foi um dos primeiros homens

CLASSIFICADOS!!! ANUNCIOS FAA COM ABC

Telf. 416 995-9904

a assumir publicamente a sua homossexualidade. Um dos seus grandes amigos era Carlos Castro, cronista assassinado em Nova Iorque por Renato Seabra. Guilherme de Melo estava reformado h mais de 10 anos e j no escrevia h muito tempo, como adiantou Guilherme de Sousa.

01 Julho 2013 Animais domsticos a dar que falar


O felino ter-se-ia virado contra o homem e no o deixou recuperar a nota. Pelo menos assim no-lo dizem. H quem diga que os ces so os melhores amigos do homem. J dos gatos, parece que no se pode afirmar o mesmo. Na Rssia, um gato roubou o dinheiro ao seu dono. Quando o homem tentou recuperar a nota, o animal recusouse a devolver. Enquanto agarrava a nota com a boca, o gato intimidou o dono com patadas e tentou fugir depois do roubo. Espantado com a situao, o dono do gato filmou tudo, mas no conseguiu recuperar a nota. O vdeo est a fazer sucesso nas redes sociais e, at ao momento, conta com mais de seis mil visualizaes.

Ler e contar . 19
O CONTADOR DE HISTRIAS

Gato rouba dinheiro ao dono

Aquela boneca...
Fernando Cruz Gomes
A manh era fria, sim. A vontade da menina, porm, tinha mais fora do que as intempries. Insistia com a av para que fosse quela loja... para comprar a boneca de que a irm tanto gostava. E a av... que no queria ir ! E a menina que tanto teimava...! Encontrmos as duas, horas mais tarde, frente montra da loja grande... da cidade grande onde vivamos. Acercmonos porque ouvimos as duas a falar e a curiosidade que (deve ser) a primeira qualidade de um reprter forou-nos a isso. Acercmo-nos e fomos ficando. A menina insistia em comprar a boneca. E a senhora (que era a av) insistia que no havia dinheiro... que o dinheiro que ela tinha no chegava... A menina namorava a boneca. Contava e recontava o dinheiro, ela que mal sabia decifrar os nmeros das contas. A av afastou-se, pedindo-lhe para a esperar ali... E ns demos connosco a olhar a montra, a olhar a boneca, a olhar... a tristeza da menina. Indagmos mesmo o que se passava. E ela, que j nos tinha visto, vez por outra, foi falando. Que queria a boneca - aquela boneca... - porque era a boneca que a irm adorava. O pai j lhe dissera que a irm estava longe... e que a me tambm iria em breve ter com ela... porque - bem vs - a tua irm est agora szinha... A menina no percebia o que ns... percebemos desde logo. A menina-irm tinha morrido e, pelos vistos, o pai estava a prepar-la para a morte da me... que estava doente, desde h muito, com aquela doena que no perdoa. E enquanto a av no vinha... entendemos ns que tnhamos no bolso uns quantos dlares que reservvamos para o almoo... que poderia esperar. Demos connosco, rpidamente, a dizer menina... que era melhor ns contarmos o dinheiro para ver se chegava para a compra da tal boneca. Talvez que ela no soubesse contar bem. Ela aceitou e ns... juntmos s moedas que ela dera para contar, muitas outras que tnhamos no bolso. Dissemos-lhe que sim... que contasse melhor, porque o dinheiro era suficiente para a compra da boneca. E at sobrava... Abandonamos rapidamente o local. A av aproximava-se e era melhor que as duas se entendessem. Ainda ouvimos, enquanto nos afastvamos, que a menina contava av que, afinal, o dinheiro chegava. E eu que tanto pedi a Deus para me dar o dinheiro para a boneca... e at para comprar uma rosa branca de que a minha irm tanto gostava... e Deus deu-me o dinheiro... Nesse dia, no almomos, mas - sem saber porqu - sentimo-nos outro... mais humano... mais gente... maismais... No outro dia, no Jornal para onde trabalhvamos... soubemos que um acidente de carro tinha ceifado a vida a uma menina de 5 anos... e a uma av... na rua, na mesma rua onde a nossa conversa do fala-s se dera. Era importante saber tudo.... at porque alguma coisa nos dizia... que o problema da boneca tinha a ver com aquilo. Alguma coisa nos dizia que a menina linda que nos tinha ajudado a fazer a nossa boa obra do dia andava por ali. Quando chegmos casa funerria... o corao como que parou. que, de facto, ao lado da av, em caixo quase minsculo... estava a menina. Algum entendera o seu drama. Cruzara-lhe de encontro ao peito a boneca que ns ajudaramos a comprar. E a rosa branca tambm l estava... Ficmos com a certeza de que a menina-linda ia servir de emissria. Levava outra menina sua irm... a boneca que ela no teve em vida. Acompanhada de uma flor branca... que j no haver no jardim onde ela est. A histria termina... porque ns no sabemos avanar mais. Quem nos deu os contornos - atirados para a curiosidade de todos pela Internet da nossa angstia... no nos contou a histria toda. E ns s fizemos isto... Nada mais!

Co emociona ao enterrar cadver de cachorro


A bondade tambm existe no mundo animal. Exemplo disso um co que, ao ver um cachorro morto, decide enterr-lo na areia com o focinho. E f-lo, afinal, com uma certa mestria e persistncia. As imagens j esto a enternecer o Mundo... O animal esteve mais de trs minutos a empurrar cuidadosamente a areia para cima do cadver, certificandose de que nenhuma parte do corpo ficava vista. No se sabe ao certo se este animal um co ou uma cadela, nem se se trata do progenitor do chacorro ou se de um estranho com corao bondoso. Seja o que for, tudo parece indicar que encerra como que uma lio para alguns humanos... Segundo as notcias, o vdeo j se tornou viral.

Exerccio na meia-idade garante melhor sade na velhice


Pessoas de meia-idade que praticam exerccio fsico de forma regular apresentam menor risco de desenvolver doenas crnicas associadas a idade mais avanada, revela um estudo publicado no Archives of Internal Medicine. Investigadores do Cooper Institute, em Dallas, EUA, analisaram dados da Medicare (sistema de apoio de sade a idosos nos EUA) de cerca de 14 mil homens e quatro mil mulheres entre 1970 e 2008. Todos os participantes eram saudveis e possuam uma mediana de 49 anos de idade no incio do estudo.

*Estudo publicado no Archives of Internal Medicine


Diogo Fresco
DPOC (doena pulmonar obstrutiva crnica), AVC, cardiopatia isqumica, diabetes e insuficincia cardaca. Os participantes que apresentavam melhor condio fsica possuam uma incidncia consideravelmente menor de doenas crnicas numa idade mais avanada, quando comparados com aqueles que apresentavam pior condio fsica. A condio fsica dos participantes foi aferida atravs da realizao de atividades numa passadeira de corrida. O estudo revelou que uma boa condio fsica na meia-idade parece estar mais diretamente relacionada com uma menor incidncia de doenas crnicas alguns anos mais tarde do que com maior taxa de sobrevivncia. Comparados com os participantes com pior condio fsica na meia-idade, aqueles com melhor condio fsica pareciam gozar uma maior parte dos seus ltimos cinco anos de vida com menos doenas crnicas, explica o lder do estudo, Benjamin Willis. Assim, uma boa condio fsica na meia-idade aumenta as hipteses de viver com mais sade na terceira idade e diminui o risco de desenvolver doenas crnicas, para alm de beneficiar, embora mais ligeiramente, a longevidade. At para a semana!

A pesquisa centrou-se na incidncia de oito tipos de doenas crnicas aps os 65 anos de idade: a doena de Alzheimer, cancro do clon ou dos pulmes, doena renal crnica,

20 . Automobilismo

Renault Twizy ganhou uma mala

Decises do Conselho Mundial da FIA


O Conselho Mundial da FIA produziu um conjunto grande de decises na Frmula 1, que alteram alguns dos procedimentos atualmente em vigor. A primeira alterao passa pelo fornecimento de um jogo extra de pneus para ser utilizado nos 30 minutos iniciais do primeiro treino livre de cada sexta-feira de Grande Prmio, de modo a que os pilotos possam utiliz-los sem restries, j que esse jogo no conta para a contabilidade do fim de semana. Em 2014 os pilotos tero sua disposio um mximo de cinco motores por poca (quatro em 2015) e se ultrapassarem esse limite, quando tiverem montado o sexto motor no seu monolugar, partiro do pit-lane. Mas no s, j que qualquer troca de peas como o turbo ou unidades eltricas para alm das cinco permitidas resultar na perda de dez posies na grelha. As caixas de velocidade tero de passar a durar seis corridas ao invs das atuais cinco. Uma boa notcia para os adeptos que o bico de pato ser retirado. Outra alterao de monta a introduo de um sistema de pontos de penalizao, que podem levar os pilotos a serem excludos por uma corrida, caso atinjam os doze pontos. Os testes a meio da poca regressam e o primeiro apronto ter lugar ainda em janeiro, ao contrrio do habitual, no incio de fevereiro. O fabrico de novos motores fica congelado entre 2014 e 2020, com as nicas alteraes permitidas a serem as que tiverem a ver com a fiabilidade ou reduo de custos. Os novos motores so cerca de 35% mais econmicos que os atuais, o que se justifica pelo

01 Julho 2013
Paulo Alves Carlos Moreira

Aqui est a soluo que faltava para que o eltrico Renault Twizy se pudesse transformar num pequeno comercial urbano. Ganhou uma pequena bagageira com abertura exterior e 180 litros de volume. A Renault no desiste de criar novas solues para o seu micro citadino eltrico. Agora lembrou-se de lhe dar uma mala, mudandolhe o nome para Twizy Bag. Ao ganhar esta bagageira com porta o Twizy transforma-se numa verso comercial 100% elctrica, mais atrativa para as andanas urbanas de uma empresa. A bagageira de 180 litros e 75 kg de capacidade substitui o banco traseiro. O acesso feito pela parte traseira, atravs de uma porta com fechadura. Em Portugal, o Twizy Bag ser comercializado, sob encomenda, a partir de 8.010.

facto da FIA passar a permitir somente um mximo de 100 kg de combustvel por corrida. O limite de velocidade do pit-lane que atualmente 60km/h nas sesses de treinos livres e 100km/h durante a qualificao e corrida, passa a ser 80km/h nos trs dias de Grande Prmio, sendo que a justificao da FIA o facto de existirem muito incidentes durante a as qualificaes e corridas. Por fim, todos os mecnicos que participarem nas paragens nas boxes tero de utilizar capacetes.

Christian Horner: Desejamos a ele tudo de melhor na prxima etapa de sua carreira

Jaguar mostra C-X75 em pormenor

Na sequncia da deciso de Mark Webber se retirar da Frmula 1 no final do ano, a Red Bull Racing agradeceu a contribuio do australiano para a equipa durante as sete temporadas em que esteve (e ainda vai estar at ao final do ano) em Milton Keynes. Durante esse tempo, Webber conquistou nove vitrias, 35 pdios (36 no total da sua carreira na Frmula 1) e 11 pole positions: Tenho certeza que o Mark pensou muito antes de tomar a deciso, que ter sido sem dvida, muito difcil. Fez muito por ns na Frmula 1 e tenho certeza que ele vai continuar a dar o seu melhor at ao final da temporada. Apoiamos a deciso do Mark, pois ele tem sido um excelente complemento para a equipa desde que se juntou a ns em 2007 e desejamos a ele tudo de melhor na prxima etapa de sua carreira., disse Christian Horner.

design Jaguar. o veculo de testes mais veloz do mundo para as tecnologias mais avanadas do mundo, conjugando um sistema de motor/transmisso hbrido notvel com uma performance excecional, refere Adrian Hallmark, Diretor Global da Jaguar. Nesta fase, segundo este responsvel, a marca procura definir o design dos veculos do futuro e com projetos como o C-X75 estamos a criar os alicerces para a prxima gerao de inovaes Jaguar. O C-X75 mantem a configurao hbrida anunciada no concept, apesar de possuir algumas alteraes. O motor tem um quatro cilindros com 1,6 litros de capacidade, inspirado na Frmula 1, com um dbito de 502 cv s 10 000 rpm, que incorpora um turbo compressor e um compressor volumtrico. Este surge acoplado uma caixa automtica de sete

relaes, que assegura mudanas de caixa em menos de 200 milissegundos. O motor de combusto funciona em conjunto com um dois motores eltricos que ajudam a um dbito adicional de 390 cv, garantido, assim, uma potncia combinada superior a 850 cv, alm de um binrio de 1000 Nm. Estas caratersticas permitemlhe chegar aos 354 km/h e chegar aos 160 km/h em seis segundos, tendo, no entanto, emisses de CO2 de 89 g/ km. Em modo 100% eltrico, este modelo desenvolvido em parceria com a Williams Advanced Engineering e a Cosworth tem autonomia para 60 km. Cria mais de 200 kg de fora descendente aos 322 km/h, graas ao trabalho aerodinmico e ao aileron encaixvel. Por estes dias, o carro est a ser apresentado a um grupo restrito de jornalistas para raros ensaios dinmicos.

O superhbrido com eficincia de um veculo citadino de emisses reduzidas nunca chegou linha de produo, mas funciona como montra tecnolgica futuros modelos Jaguar/Land Rover. A Jaguar divulgou um vdeo promocional dos bastidores do desenvolvimento do C-X75, que comeou por ser apresentado como

concept C-X75 no Salo de Paris de 2010. O fabricante britnico ressalva que este superhbrido no ser produzido, apesar de ainda terem circulado rumores do contrrio, sendo antes uma verdadeira montra tecnolgica para os futuros modelos da Jaguar/Land Rover. O programa C-X75 representa o expoente mximo da engenharia e

01 Julho 2013 Esprito Santo em aco

A devoo ao Divino Espirito Santo, tanto por l, na nossa Terra, como por aqui, a expresso mais emocionante da religiosidade do nosso Povo. A realizao destas festividades, atravs das nossas Irmandades, e no seio das nossas prprias famlias, reflectem, sem dvida, a F da nossa gente ao Divino Esprito Santo. Por aqui fomos construindo a tradio e transmitindo a nossa f ao Divino, de uma maneira muito nossa. No princpio do povoamento das nossas Ilhas, a f ao Divino cresceu devido, ao isolamento dos primeiros povoadores e aos desastres naturais que afligiam e afligem todo o arquiplago. Por c, entretanto, temos precisado sempre da beno Divina, para nos ajudar na integrao, para nos ajudar, afinal, a enfrentar as adversidades da vida.

A F da nossa gente... move montanhas

Ainda a tempo . 21

E foi isso mesmo que aconteceu, h algum tempo atrs, quando o amigo Jaime Pacheco sofreu um acidente, que lhe deixou a mo esquerda impossibilitada de fazer qualquer movimento. Foi ento, que, com a sua f e a de sua esposa Lina, recorreram ao Divino Espirito Santo, para que os ajudasse em tamanha aflio.

E a amiga Lina adiantou, que em louvor do Divino Espirito Santo, agradece sua famlia - e a todos os amigos, a solidariedade recebida!

Por ns, agradecemos o convite - e estamos felizes por ter podido celebrar a vida e a sade, com a familia Pacheco! Bem hajam! - CB

VEJA S (Depois vai querer...)


Passado um ano, o amigo Jaime est recuperado - e j pode trabalhar! A grande devoo ao Divino, fez com que quisessem pagar a promessa organizando um jantar em louvor ao Divino Espirito Santo, convidado a famlia e amigos, que, num acto de f e solidariedade, festejaram com o casal Pacheco e as suas duas filhas, a recuperao do nosso amigo. Foi um Jantar delicioso, tradicional, com Sopas do Divino Espirito Santo e um cozido bem nossa maneira.

PROCURAMOS O MELHOR
Po de Vegetais Po de Azeitona Po de Milho Amarelo (mtodo natural, sem calorias) Bola de Carne * Bola de Sardinhas *Bola de Vegetais * Bola de torresmos

PADARIA NICA

PASTELARIA NICA: Pastis de Tentgal * D. Rodrigo * Chamarritas * Os Vulces * Queijadas da Ilha NICAS Sobremesas em bolos: Os Ambrsios * Os Bracarenses * Os Crocantes * Os semi-frios
Numa casa cheia de gente, feliz por poder celebrar a sade do amigo Jaime, havia uma alegria contangiante, uma amizade verdadeira e solidria uma enorme reverncia ao Altar do Divino, de uma arte fascinante, todo feito pelas mos do Jaime Pacheco, que nos transmitia uma mistura de felicidade e de orgulho, pelo seu lindo trabalho. Mais tarde, conversando com a nossa amiga Lina Pacheco, que nos disse estar radiante, pois a sade e a amizade so coisas que no tm preo. Tambm transmitiu a sua gratido a todos que estavam presentes, com especial destaque ao amigo Jos Carvalho e sua esposa Carmlia, a valiosa ajuda, pois desde a primeira hora estiveram presentes e foram tambm os mestres na confeco do delicioso manjar.

TUDO SERVIDO COM ESMERO E REQUINTE Sim... sim, pode telefonar antes de vir

352 Oakwood Ave, Toronto, ON

(416) 651-1780

22 . Passatempos

01 Julho 2013

Gossip
Ex-boxeur processado por se exibir em lingerie
A modelo Angelica Marie Cecora, de 25 anos, interps um processo contra o ex-boxeur Oscar De La Hoya, acusado de intimidao quando a jovem tentava sair de uma festa regada de drogas e sexo, num hotel de Nova Iorque. Segundo o jornal New York Post, a modelo disse que De La Hoya a obrigou, junto com uma amiga, a ceder as suas roupas ntimas para que ele pudesse vesti-las. Ele comeou a vestir as minhas roupas e a minha lingerie, disse Angelica, que admitiu ter mantido relaes sexuais com o ex-boxeador durante a festa. Segundo o jornal, esta foi a segunda vez que De La Hoya foi acusado de usar roupas ntimas femininas. Em Setembro, ele admitiu ter posado para fotos com

Horscopo
Carneiro - 21-3 A 20-4 Touro - 21-4 A 20-5
Se puder, procure evitar os trabalhos de rotina, minuciosos, pois este um tempo para se dedicar a tudo o que exija energia. Poder sentir tendncia para entrar em conflito com algum, talvez desnecessariamente.

Gmeos - 21-5 A 20-6

Poder sentir-se tenso e com uma sensao de incompreenso ou menor capacidade de controlo. Ouse vestir cores mais fortes.

Caranguejo - 21-6 A 20-7 Leo - 21-7 A 20-8


sapatos de salto alto, collants de rede e lingerie em Novembro de 2007.

Ateno s pessoas com as quais convive, j que estas podem no estar dispostas a aguentar o seu temperamento explosivo.

A sorte protege os audazes, por isso salte com confiana para o desconhecido. Aproveite para resolver ressentimentos.

Virgem - 21-8 A 20-9

Sudoku
3 9 5 9 1 5 1 9 3
2 4 7 1 9

Palavras Cruzadas
6 3 9 3 4 8 8 4 3 2 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 2 3 4 5 6 7 2 4 4
6 8 5

A sua fora interior ser a catapulta para atingir objectivos. Procure no ferir os outros e no criar atritos desnecessrios.

Balana - 21-9 A 20-10

O momento seu. Mas tente compreender quem no comungar dos seus ideais, s assim se poder fazer compreender.

Escorpio - 21-10 A 20-11 Sagitrio - 21-11 A 20-12

Aproveite para verbalizar e resolver ressentimentos e tenses. Verificar que so os outros que se sentem atingidos.

o momento oportuno para reatamento de relaes que qualquer mal-entendido tenha interrompido.

Capricrnio - 21-12 A 20-1 Aqurio - 21-1 A 20-2 Peixes - 21-2 A 20-3


Verticais

6 5 7 2
3

Converse com aqueles que o ofenderam a si ou aos seus. Ver que a sensao de esclarecimento mtuo ser muito libertadora.

8 9 10 11
Horizontais
1- Contr. da prep. em com o art. indef./Confuso; 2- Empunhar/Grand. desordem; 3- Planta medicinal da famlia das solanceas, bastante venenosa, cujos alcalides tm emprego medicinal/21. letra do alfabeto grego; 4- Grito de dor ou de alegria/ Crivo/rgo excretor que tem a funo de formao da urina; 5- A mim/Pequena serpente venenosa, semelhante vbora; 6-Jurssico inferior/Sete mais um; 7- Viaturas/Noroeste (abrev.); 8- Base area portuguesa/ Forma internacional de vltio/O espao areo; 9- Sdio (s.q.)/Malandro; 10- Pea de madeira , etc., para segurar apertando/Que tem de facto existncia; 11- Atentara contra o pudor/ Discurso;

Ter tendncia para criar disputas inteis ou tomar atitudes apressadas. Felizmente uma fase passageira.

Evite criar conflitos, criados por um excesso de emotividade, que lhe podero trazer alguns inconvenientes. 1- Terreno plantado de nabos/ Importncia de uma despesa; 2- Servi-me de/Recipiente cilndrico que acondiciona alimentos ou refrigerantes; 3- Um milhar/Instrumento de Matemtica/A tua pessoa; 4- Tornar menos assduo/ Seno; 5- Contr. da prep. de com o art. def. a/Instrumento com que os sapateiros e os correeiros abrem os furos no cabedal, por onde fazem passar o fio; 6- Alm/Relativo ao Sol; 7- Que tem l ou lanuagem/ Medida itinerria chinesa; 8- Ecoa; Colorir; 9- Aquelas/Qualq. cerimonial/ Exprime a ideia de novo (pref.); 10- Fiel, leal/Apertar com n; 11- Resina odorfera cor de enxofre/Haste florfera de algumas plantas;

Receita
Ingredientes: -10 Colheres (sopa) de Farinha -10 Colheres (sopa) de Acar - 6 Colheres (sopa) de Leite - 4 Colheres (sopa) de leo - 2 ou 3 Ovos -1 Colher (ch) de Fermento em p - 1 Colher (ch) de Canela - Gomos de Ma Confeco:

Bolo rpido de Ma

Sudoku

leia e divulgue o ABC

HORIZONTAIS 1- Num; Salsada 2- Asir; Caos 3- Beladona; Fi 4- Ai; Ralo; Rim 5- Me; spide 6- Lias; Oito 7- Carros; NO 8- Ota; Volt; Ar 9- Na; Meliante 10- Tala; Real 11- Abusara; Oro

2 1 5 3 7 8 9 4

9 7 4 2 6 5 1 3

3 4 8 1 9 6 7 2

VERTICAIS 1- Nabal; Conta 2- Usei; Lata 3- Mil; Mira; Tu 4- Rarear; Mas 5- Da; Sovela 6- Acol; Solar 7- Lanoso; Li 8- Soa; Pintar 9- As; Rito; Neo 10- Fido; Atar 11- Anime; Grelo

1 8 6 9 5 4 2

7 5 1 8 4 9 3 6

6 9 2 7 3 1 5 8

8 3 9 4 1 2 6 5

5 2 3 6 8 4 9
7

4 6 7 5 2 3 8 1

Misture a farinha com o acar, acrescente o leite, os ovos, o leo, o fermento e a Canela. Amasse tudo muito bem e junte mais um ovo se a massa

estiver muito seca. Transfira para uma forma redonda, previamente untada e enfarinhada e por cima disponha a Ma at cobrir completamente. Leve ao forno pr-aquecido a 180C por cerca de 40 minutos.

Palavras Cruzadas

01 Julho 2013 Estrela do Egipto


Antnio Custdio Barros (RNhP 7132) Tel. 416 533-8907
A Estrela-do-Egipto uma espcie vegetal tambm denominada como Margarida-Escura, Bela-Diana, Olho-de-Poeta. Adora a exposio solar, propaga-se por sementes, pode atingir 30 a 100 cm de altura e d umas flores entre o amarelo vivo e o laranja, durante o Vero, o que motivou o nome. A parte utilizada sozinha ou em chs de mistura, so as flores que so extremamente atractivas para os insectos nomeadamente as abelhas, que motivam o fabrico de mel de excelente qualidade. Usa-se na Medicina Natural no tratamento, reduz a gordura no sangue, reduz a gordura na parede das coronrias, sendo um excelente contributo para a beleza e para perder peso em excesso. Igualmente ajuda a dar uma melhor qualidade de sono, viso e um rejuvenescimento geral do corpo, tambm este ch tem uma aco desinflamante, que ajuda em inflamaes brnquicas, dos pulmes, e dos seios nasais. Este ch tem um excelente sabor e aroma que combate o frio, as inflamaes, e as alteraes intestinais. Uma boa semana!

Coisas e loisas . 23

Novos produtos... ao seu dispr...

OFERTAS DE EMPREGO
-Empregado para armazm de supermercado. 416-763-1592-Operrios com viatura prpria, para a construo civil. 416627-1178. -Padeiro com experincia. Contactar Joe. 416-533-6461. -Empregado para companhia de telhados. 416-291-7576. -Empregada de balco fluente em portugus e ingls, para estabelecimento de material de construo. Contactar Dino. 416-652-7330. -Pintor de armrios de cozinha, com experincia. 416-762-5591. -Cozinheiro com experincia para churrasqueira. Contactar Lia Azevedo. 416-875-4068.

Procurmos sempre o melhor para si!

ARSENAL DO MINHO - Domingo, 7 de Julho, Piquenique anual em parceria com a Casa dos Poveiros, a realizar-se no Croatian Cultural Centre, 9118 Winston Church Blvd. CASA DOS AORES Tera-feira, 23 de Julho, Torneio Anual de Golfe, para angariar fundos. Glen Eagle Golf Course, em Bolton. Informaes, 416 587 0926. CASA DO ALENTEJO Sbado e domingo, 27 e 28 de Julho, Picnique Paluca A unidade faz a fora. CASA DOS POVEIROS - Domingo, 7 de Julho: Piquenique anual em parceria com o Arsenal do Minho, a realizar-se no Croatian Cultural Centre (9118 Winston Church

Clubes e Associaes

1227 Dundas St. W. Toronto, M6J 1X6 Email: ervanaria@bam-internacional.com www.florauniversal.com Ns escrevemos! Crescemos a escrever!

FLORA UNIVERSAL /Lagoa Azul

Blvd), s 7h00. De tarde, os Ranchos Folclricos Arsenal do Minho, Poveiros, Nazar e Estrelas do Norte. Informaes: 416989-8289 . CENTRO CULTURAL PORTUGUS DE MISSISSAUGA Domingo, 7 de Julho, Piquenique Anual, no Karlovac Croatian Park, Milton. Entrada s 8 horas. Missa pelas 11 da manh. Tradicional feijoada Transmontana. FIRST PORTUGUESE - Domingo, 7 de Julho, Cruzeiro Anual no Lago Ontrio no Pioneer Queen. Bufete com msica por Gandarez. Informaes: 416-392-4010.

A B C
A si... s pedimos que continui a ler um Jornal que de c... nosso!

FACTO - Peixe incrivelmente bom para nossa sade. Rico em nutrientes, os vrios benefcios mostraram ser extremamente benficos para nossa sade e bem estar em geral. Escolha ter peixe a sua mesa pelo menos 4 dias por semana. Seu corpo vai agradecer.

PARA ENCONTRAR PEIXE MAIS FRESCO... SOMENTE NO MAR.

Vous aimerez peut-être aussi