Vous êtes sur la page 1sur 3

O que ?

O Tecido Acrobtico uma arte circense presente no Circo Contemporneo, tendo como mais famoso exemplo o Cirque du Soleil. A arte circense atual nos faz resgatar a beleza e riqueza do circo tradicional que marcou a infncia da maior parte das pessoas. Tecido Acrobtico uma atividade praticada em um tecido duplo, preso em altura mnima de 6 metros em que o acrobata executa movimentos com graa, beleza, leveza e suspense... a qualquer momento pode acontecer uma queda! A acrobacia area est saindo do picadeiro para entrar em escolas de circo, academias e eventos, atingindo assim um pblico maior, que busca alm de condicionamento fsico, uma atividade artstica que diverte e entretm. Durante o curso sero passadas tcnicas de acrobacia em tecido e exerccio complementares no cho. O curso prtico, no visa a formao de professores nesta rea. Benefcios: Trabalha muito resistncia muscular e flexibilidade, alm de graciosidade de movimentos e expresso corporal. Quando comear? Crianas partir de 8 anos e adultos de todas as idades. Material necessrio: Macaco de suplex Observaes importantes: NUNCA TREINE SOZINHO, todos os alunos que estiverem participando das aulas devero seguir as instrues do professor responsvel para que o curso tenha um bom resultado evitando assim, riscos no uso do equipamento. A prtica de Tecido Acrobtico no oferece risco, desde que praticada com responsabilidade.

http://www.bananabroadway.com.br/modalidades.asp?id=30 16/09/2011 s11:03

A Arte do Tecido Acrobtico by LA ZA HO RT EN CI O G O MES em

DANA

01/ 04/2 011

Sabe aquele momento no circo onde as mulheres dizem: Oh! Que lindo!!! e os homens dizem: Maneiro isso a que ela faz, hein!? A tcnica area circense, consiste em executar acrobacias utilizando um tecido, em geral, do tipo liganete, h 4 metros de distancia do cho, algumas vezes mais! A partir de uma estrutura fixa, com duas pontas pendidas so feitos os movimentos areos. No h relatos exatos de onde surgiu esta tcnica circense, que hoje em dia poetizada pelo artista contemporneo, sendo empregada, alm do circo, na rave, no teatro, nadana, na msica (TeatroMgico) e pela artista Pink! Tambm abusa da tcnica em seus shows. Pode ter sido criada pelo francs Gerrard Frazoly, ou h 5000 anos na china, seja derivada da corda indiana ou um cabar em Berlim definitivamente uma arte apaixonante que trabalha a coordenao motora, flexibilidade e muita fora. Uma arte que alimenta o seu lado mais ldico o aparelho mais malevel e de fcil aprendizado dentre os tradicionais areos circenses. O tecido se modela ao acrobata, facilitando o manuseio e a manobra, que intencionalmente parece leve, linda e graciosa.

Uma guerra declarada a gravidade, onde o objetivo encantar com a sensao de flutuar envolvente se entrelaar e governar os movimentos a metros do cho desenvolvendo coragem, auto-confiana e controle emocional, alm de beneficiar o aluno estimulando a circulao, trabalha a respirao e em uma hora de aula queimar 300 calorias. Durante as aulas, aprendemos pontos chaves de sustentao, onde controlamos os movimentos, os ns do tecido e a velocidade. Essas chaves so em geral nos ps, cintura, mos e braos.

http://entremundos.com.br/revista/tecido-acrobatico/ em : 16/09/2011 s 11:09

TECIDO ACROBTICO Exerccios no ar Quem v Aline Brachi praticando no Tecido Acrobtico logo pensa que to gostoso, to leve, to fcil... Ela no engana: gostoso, muito gostoso, mas fcil no . Mas todo mundo consegue fazer, se realmente quiser fazer. E vale a pena, tanto pelos benefcios ao fsico quanto pelo prazer de fazer. E o que o Tecido Acrobtico? uma arte circense que est chegando s academias. Aline d aulas na Academia Charis e, afirma ela, toda e qualquer pessoa a partir de 8 anos pode praticar.

Com

a prtica do Tecido Acrobtico, o aluno adquire fora nos msculos do corpo todo e ganha flexibilidade. Mas, mais interessante do que isso, experimentar as sensaes que o Tecidoproporciona, diz Aline, que bailarina, professora de Educao Fsica, Jazz e Tecido Acrobtico, que aprendeu com Ana Clara Atui, do Grupo Arte no Ar. Quando se est l em cima, de ponta-cabea, no d para ter referncia do que se faz somente pela viso. preciso criar outros meios de referncia, e cada um cria a seu modo. preciso sentir o que est fazendo. A prtica do Tecido Acrobtico tambm faz muito bem para auto-estima, destaca Aline. A cada aula, o aluno tenta se superar e, quando alcana o objetivo e todo mundo consegue ele se sente muito bem, se sente orgulhoso de si mesmo. E vai se sentir feliz por conseguir desafiar a gravidade e assim poder voar um pouquinho.

http://www.jornalmexa-se.com.br/edicao/0080/_home_4.asp em: 16/09/2011 as 11:12

Arte sobre panos Performances modernas desenvolvem acrobacias sobre tecidos O tecido acrobtico consiste em uma prtica circense relativamente recente, que deriva da modernidade, caracterstica do circo contemporneo. A primeira apresentao veiculada pela mdia de que se tem notcia foi realizada pelo Cirque de Soleil, em 1995. A atividade tambm conhecida por tecido circense, tecido areo, tissu areo, seda area ou cortina area se utiliza de um pedao de pano, em geral do tipo liganete,de comprimento correspondente ao dobro do espao em que ser praticado. Este tecido dobrado ao meio por meio de um n especfico, de forma a possibilitar por intermdio de uma faixa e mosquete de segurana, a fixao do material. A partir desta estrutura fixa, duas pontas longas ficam pendidas, nelas o acrobata desenvolve uma performance artstica.

Segundo o relatrio de Iniciao Cientfica: Metodologia de ensino de acrobacias areas no tecido circense, elaborado pela graduanda em Dana na Unicamp,Cleonice de Paula Pereira, as origens da prtica circense no so oficiais. Existem diversas explicaes que buscam datar a origem da acrobacia em tecidos,mas nenhuma de fato, constatada,afirma Cleonice. Tecido Acrobtico Conforme o relatrio, a primeira das verses no oficiais de que os chineses j realizavam acrobacias sobre a seda h 5000 anos atrs. Uma outra viso revela que a prtica teria sido inspirada, na corda indiana. H ainda a hiptese de que um francs, de nome desconhecido teria desenvolvido trabalhos acrobticos na seda, iniciados com experimentos a partir de correntes e uma ltima verso, a do ex-proprietrio do Circo Escola picadeiro e Presidente da ABRACIRCO que mostra o desenvolvimento da prtica de tecido acrobtico em 1996, onde seu criador, o francs Gerrad Frazoly, professor do Centre National ds Arts du Cirque, teria iniciado experimentaes. A acrobata e professora de tecido circense do Projeto de Extenso da Unicamp, Elisngela Ilkiu atenta para os benefcios que a prtica circense traz ao corpo. O tecido desenvolve a flexibilidade, a coordenao motora e traz condicionamento fsico, explica ela. Elisngela esclarece que no existem restries referentes faixa etria e o bitipo dos alunos, mas ressalva: Pessoas que apresentam sobrepeso tem dificuldades para suportar o prprio peso e desta forma, realizar as acrobacias no tecido. O circo apresenta a caracterstica da transmisso oral, repassada de gerao a gerao.O tecido acrobtico no foge regra e devido a isso at hoje no estabeleceu uma nomenclatura universal. Os nomes atribudos aos elementos acrobticos sofrem variaes nas mais diversas localidades em que a atividade se estabelece.O carter das performances que envolvem tecido acrobtico se modificou ao longo dos anos, afirma Elisangela Ilkiu.No incio eram simples acrobacias sobre panos, hoje a prtica de tecido uma arte, que integra teatro, dana e outras formas de expresso em um nico contexto, conclui. Por Tatiana Rabello Vocs sabiam que o Tecido Acrobtico tambm conhecido por: - Tecido Areo - Tecido Circense - Fita Circense - Acrobacia Area no Tecido - Dana Area - Dana no Tecido e muitos outros nomes.

http://www.arranhaceu.net/tecido-acrobatico em; 16/09/2011 s 11:20

Vous aimerez peut-être aussi