Vous êtes sur la page 1sur 3

PONTFICIA UNIVERSIDADE CATLICA DO PARAN ESCOLA DE EDUCAO E HUMANIDADES LICENCIATURA EM FILOSOFIA

EDUARDO FELIPE HENNERICH PACHECO

Resenha da obra Pedagogia da autonomia para ser apresentada disciplina de Didtica sob orientao da professora Ermelina Generosa Bontorin Thomacheski.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996.

Um livro esperanoso, otimista, mas no ingenuamente construdo de otimismo falso e de esperana v, assim que o pedagogo Paulo Freire define seu livro Pedagogia da Autonomia. O pblico alvo so os docentes formados ou em formao acadmica, insistindo que formar um aluno muito mais que treinar e/ou depositar conhecimentos simplesmente e, ainda que, para formao, necessitamos de tica e coerncia que precisam estar vivas e presentes em nossa prtica educativa, pois esta faz parte da responsabilidade dos agentes pedaggicos. Paulo Freire elabora em seu livro didaticamente trs temas bsicos para construir o que ele denomina de Pedagogia da Autonomia (que leva formao para vida), so eles: a) no h docncia sem discncia; b) ensinar no transferir conhecimento e; c) ensinar uma especificidade humana. O tema central da obra a formao docente ao lado da reflexo sobre a prtica educativa progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos.

No primeiro captulo da obra Freire elabora de forma esquemtica pontos de apoio para desenvolver seu estudo. Entre eles Ensinar Exige rigorosidade metdica (O educador comprometido com sua proposta de educao deve afirmar a rigorosidade do mtodo com o qual trabalha, tendo clareza em seus objetivos e com um discurso que no pode ser diferente da prtica); Ensinar exige pesquisa (De acordo com Paulo Freire, no h ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. O professor tem que ser pesquisador); ensinar exige respeito aos saberes dos educandos ( preciso estabelecer uma intimidade entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experincia social que eles tm como indivduos. Respeitar e utilizar esses saberes); Ensinar exige criatividade (A curiosidade inerente ao processo de ensino-aprendizagem. No h criatividade sem curiosidade); Ensinar exige esttica e tica (Se, se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos contedos no pode dar-se alheio formao moral do educando. Educar formar); Ensinar exige a corporeificao das palavras pelo exemplo ( A prtica educativa em si deve ser um testemunho rigoroso de decncia e de pureza, j que nela h uma caracterstica fundamentalmente humana: o carter formador); Ensinar exige risco, aceitao do novo e rejeio a qualquer forma de discriminao (Pensar certo fazer certo, ter segurana na argumentao saber discordar do seu oponente sem ser contra ele ou ela, sem qualquer tipo de discriminao. Ao educador, cabe desafiar o educando e produzir sua compreenso do que sendo comunicado); Ensinar exige reflexo crtica sobre a prtica (A prtica docente crtica envolve o movimento dinmico e dialtico entre o fazer e o pensar sobre o fazer); e ao trmino do captulo Freire enfatiza que ensinar exige o reconhecimento e a assuno da identidade cultural ( Ao nos assumirmos no estamos excluindo os outros, significa assumir-se como ser histrico e social, pensante, transformador e criador). Nos segundo captulo da obra vemos Freire abordar uma especificidade ainda mais peculiar da ao docente e das prticas educativas, para ele ensinar no transferir conhecimento, ao contrrio para Paulo Freire ensinar ter a certeza e a plena conscincia de que ensinar um processo que nunca acaba, um reconhecimento dos condicionamentos que cercam o ser humano, ter um profundo respeito pela autonomia adquirida do ser do educando,

como diria Descartes na abertura de seu livro ter bom senso pois o melhor distribudo, por a prtica educativa a diante com humildade, tolerncia lutando sempre pelos direitos dos educandos e educadores, no ser omisso em relao a realidade que nos cercam, sermos esperanosos e alegres para com ela termos convico de que a mudana possvel e por fim sermos eternos curiosos. No terceiro e ltimo captulo da obra ele afirma que: Ensinar uma especificidade humana. Neste captulo, Freire mostra a necessidade de segurana, do conhecimento e da generosidade do educador para que tenha autoridade, competncia e liberdade na conduo de suas aulas. Homens e mulheres so seres programados, mas, programados para aprender. Ensinar na pedagogia de Paulo Freire exige comprometimento, liberdade e autoridade, exige sobretudo tomada consciente de decises, exige saber a arte de escutar, reconhecer que a educao ideolgica, mas que existem sim possibilidades de dilogos, e por fim Freire ressalta que no h separao entre educao e afetividade, o educador deve ser um eterno enamorado pela arte de educar, pois s assim poder promover as mudanas necessria para a realizao plena de sua profisso.

Vous aimerez peut-être aussi