Vous êtes sur la page 1sur 22

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS -

MTODO 3G GENBA, GENBUTSU, GENJITSU


Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013 BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS STATUS ATUAL MUITAS EMPRESAS BUSCAM IMPLANTAR EM SUA GESTO FERRAMENTAS OU METODOLOGIAS PARA SOLUES DE PROBLEMAS, TEMOS INMEROS NOMES PARA ESTAS FERRAMENTAS QUE FORMAM MTODOS MAIS COMPLEXOS QUE ABRANGEM QUASE QUE TODAS ESTAS FERRAMENTAS, ESTES MTODOS SO DE FATO EFICZES. FERRAMENTAS: Diagrama de Pareto, Ishikawa, Histogramas, Folhas de Verificao, Grficos de Disperso, Cartas de Controle, Fluxogramas, Brainstorm, etc... METODOLOGIAS: MASP, DMAIC, 8D, KAIZEN, Etc... MESMO CONHECENDO ESTAS FERRAMENTAS E MTODOS, MUITAS EMPRESAS FALHAM EM REALMENTE CHEGAR A CAUSA RAIS DE UM PROBLEMA E ENTRAM NO CIRCULO VICIOSO DA REINCIDNCIA, VISANDO ENTENDER OS MOTIVOS DESTAS FALHAS, EFETUEI UM LONGO ESTUDO E ME DEPAREI COM UMA PROVAVEL CAUSA PARA ESTAS FALHAS, NOSSA CULTURA, INSISTIMOS EM TREINAMENTOS E CONHECIMENTO MAS OPTAMOS SEMPRE PELO MAIS FCIL, TENTAR RESOLVER OS PROBLEMAS DE DENTRO DA SALA, OU EM UMA REUNIO COM EQUIPE MULTIFUNCIONAL LONGE DO PROBLEMA, ESTA INFELIZMENTE NOSSA REALIDADE.

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS ENTENDENDO UM POUCO SOBRE A CULTURA JAPONESA Depois de ver inmeros fracassos em vrias empresas na tentativa de implantar um Sistema Lean, e debantendo este tema com vrios amigos na Europa e USA, observei que onde chamamos de primeiro mundo e que sofrem os mesmos problemas que temos quanto a cultura, vi que estes j no mais estudam o Sistema Toyota de Produo, eles passaram a entender e a compreender a Cultura Japonesa, conhecer ferramentas e mtodos no o suficiente para ns ocidentais, ns precisamos de disciplina e rigor com nossos times. Hoje j muito comum em empresas de consultoria, em empresa que j esto a um nvel melhor de Lean ouvir falar em Genba, vamos ao Genba, faa o Genba mas se for procurar alguma literatura que defina claramente um mtodo de Genba no se encontra, temos somente o conceito claramente definido. Estudando ento a cultura Japonesa, encontrei j algo que tenta em teoria criar um mtodo para o Genba, conhecido como Mtodo 3G, enraizado em trs digamos ento atos para a soluo de um problema, na cultura Japonesa, no se tenta resolver um problema longe do mesmo, no se tenta resolver um problema sem ver o mesmo e no se tenta resolver um problema ser conhecer a condio presente que gerou o mesmo, isso posto, fica ento o objetivo deste trabalho: Definir em base ao que j foi praticado e que em nossa cultura permite de fato a chegar na causa raiz de um problema.

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS -

Entendendo um pouco dos termos em Japons O primeiro passo para avanarmos neste trabalho fazermos uma pequena adaptao lingustica ou gramatical que seja pois se queremos mudar uma cultura devemos tambm respeita-la, logo em nossa lngua, um m sempre precede a uma consoante e no um n ento vamos fixar Genba como GEMBA. Gembutso Pea Real que apresenta o problema. Gemba Local Real onde o problema foi gerado Genjitsu Condio Real onde o problema foi gerado. Observem este fato, muitos j devem ter ouvido o termo Gemba, vamos ao Gemba, agora vejam a sequncia acima, antes do Gemba, temos o Gembutsu, olhem a sequncia, como podemos ir ao Gemba se no tiver de fato com a Pea Real em nossas mo, este um erro bsico que muitos cometem, principalmente ns Brasileiros que temos o pssimo costume de estudar somente um pouco as ferramentas e achamos que somos j doutores no assunto.

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS -

MTODO 3G E AS DEMAIS METODOLOGIAS O mtodo 3G no elimina as demais metodologias, ele apenas as completa de forma cultural, sempre iremos manter as metodologias definidas pelos gestores empresarias e que em muitos casos so determinadas ou recomendadas pelos seus clientes, no Brasil, por exemplo no segmento automotivo, cada montadora possui e recomenda o seu mtodo a seus fornecedores, isso no muda e no deve mudar pois praticar os 3Gs ir apenas complementar estas metodologias, tratamos aqui a forma cultura que precisamos mudar para realmente chegar a causa raiz de um problema. Nosso maior erro como ocidentais e principalmente Brasileiros, querer resolver um problema sem tirar a bunda da cadeira, tentar resolver um problema sem mesmo ver o mesmo, tentar resolver um problema sem mesmo saber como o produto em questo fabricado, isso os orientais so muito mais disciplinados e rigorosos que ns. Um bom exemplo desta disciplina um ditado comum aos ocidentais: Dizem que os Japoneses passam 80% do tempo planejando e 20% executando e ns fazemos exatamente o contrrio, planejamos 20% e passamos os outros 80% executando e refazendo os erros cometidos.

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS -

GEMBUTSU PEA REAL COM O PROBLEMA muito comum no Brasil, termos um problema mas nem sempre podemos ver este problema, vamos pegar por exemplo o segmento automotivo, onde uma pea pode ter gerado um problema mas ela no devolvida para o fornecedor, existem inmeras variveis que possibilitam isso, entretanto nunca se deve analisar um problema sem ter pelo menos uma pea com o mesmo em mos, qualquer tentativa para se resolver um problema sem ter a pea em mos est fadada ao fracasso pois a evidncia costuma contrariar as suposies. Na ausncia de uma pea com o real problema, deve-se buscar insistentemente a simulao de uma pea defeituosa, e olhem, no se surpreendam e nem super valorizem seus processos, costumamos sempre quando tentamos simular um defeito descobrimos que o mesmo possvel de ocorrncia.

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS -

GEMBA LOCAL REAL ONDE O PROBLEMA OCORREU muito comum no Brasil, quando vamos analisar um problema no prprio local, encontrarmos surpresas como por exemplo a pea no ter sido produzida no local designado, as vezes planejamos para uma prensa de 400 ton e quando chegamos no local descobrimos que a pea esta sendo produzida em uma prensa de 250 ton. Quando ouvimos falar que devemos ir ao Gemba, isso a pura verdade, devemos sempre ter a Pea Real e ir ao Local Real, avaliar como o local esta sendo utilizado e os riscos do mesmo ter influenciado na falha, muitas vezes uma mquina mesmo tendo as mesmas caractersticas da original definida para o processo no produz as peas iguais. Ir ao local real, conversar com o operador real muito gratificante para uma anlise e possibilita excelentes resultados.

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS -

GENJITSU CONDIO REAL ONDE O PROBLEMA OCORREU muito comum no Brasil, quando vamos analisar um problema no prprio local, encontrarmos condies de trabalho completamente diferente ao processo desenvolvido, surpresas como por exemplo parmetro fora do especificado, operador no treinado, dispositivos ou ferramentas deteriorados, mquinas com sensores jampeados e a pea sendo produzida nesta situao. Quando ouvimos falar que devemos ir ao Gemba, isso a pura verdade, devemos sempre avaliar como a condio de trabalho est definida e como realmente est sendo executada. Ir ao local real, conversar com o operador real muito gratificante para uma anlise e possibilita excelentes resultados.

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS -

DESENVOLVIMENTO E APLICAO DO MTODO 3G GEMBUTSU: 1) A pessoa responsvel pela anlise e soluo de algum problema, deve em um primeiro momento obter a pea com a falha, na ausncia desta, simular a falha imprescindvel e praticar o Genbutsu, isso significa, olhar para a pea, identificar a falha, entender o ocorrido e seu impacto. Deve em seguida convocar uma reunio com os envolvidos no processo, Analista da Qualidade, Analista do Processo, Auditor da Qualidade, Lder ou Supervisor e apresentar a falha e seu respectivo impacto para o produto e para a empresa. Promover o entendimento e a compreenso da falha e seu respectivo impacto para o produto e para a empresa, em seguida convida todos a avanarem para o passo seguinte indo ao Local Real onde a falha ocorreu.

2)

3)

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS -

DESENVOLVIMENTO E APLICAO DO MTODO 3G GEMBA: 1) Local Real onde a falha ocorreu e neste momento, ter a conivncia do responsvel da rea mandatria, informa-se ao responsvel da rea e pede-se autorizao para conversar com o operador, neste momento efetua-se uma entrevista com o mesmo, mostra-lhe a pea com a falha e pede sua opinio de qual poderia ser a causa desta falha, com certeza ele ir lhe direcionar rapidamente para a mesma, entretanto comum em nossas empresas chegarmos no Local Real e encontrar um operador executando a operao sem treinamento nenhum, ou mesmo a operao sendo executada de forma completamente diferente do processo desenvolvido e ai j pode estar a causa raiz do problema, caso tudo ok vamos ento ao passo seguinte. Promover o entendimento e a compreenso da falha e seu respectivo impacto para o produto e para a empresa no Local Real avaliando todas as possveis falhas deste local torna-se muito importante, isso posto vamos todos a avanar para o passo seguinte observando a Condio Real onde a falha ocorreu.

2)

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS -

DESENVOLVIMENTO E APLICAO DO MTODO 3G GENJITSU: 1) Condio Real onde a falha ocorreu neste momento onde normalmente encontramos a causa raiz, com certeza podemos encontrar uma operao sendo executada com os parmetros fora do especificado, falta de documentao tcnica ou esta desatualizada, ferramentas ou dispositivos sem pontos de referimento, mtodo inadequado de operao, fluxo diferente do proposto, materiais e componentes misturados gerando alto risco de contaminao, ausncia de dispositivos ou meios para controle do processo, neste passo deve-se ir no detalhe, avaliando todas as possibilidades. Novamente, promover o entendimento e a compreenso da falha em seu respectivo ambiente deve ser ressaltado e neste momento faz necessrio um Brainstorm listando em um formulrio prprio todos os potenciais de falha, a participao de todos neste momento muito importante e todas as ideias devem ser relacionadas.

2)

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS -

DESENVOLVIMENTO E APLICAO DO MTODO 3G PRATICANDO: Visando criar uma sistemtica at ento no desenvolvida para o GEMBA, e pensando ainda em manter o uso das mesmas ferramentas ou metodologias j existentes nas empresas ou recomendadas pelos seus clientes, optei por utilizar um arquivo fsico e eletrnico para estas anlises, criando tambm formulrios prprios para uso no decorrer das atividades. Dentre estes formulrios, foi ento criado um para compilao das ideias originrias do Brainstorm, este formulrios tambm foi pensado para j para pontuar individualmente cada possvel causa visando assim definir prioridades. Um link com o respectivo PFMEA muito importante para uma boa avaliao e tambm pela manuteno dos registros e processos. Um limite de pontuao deve ser determinado para se definir quando uma ao corretiva ou preventiva deve ser aplicada a cada potencial de falha, no slide seguinte lhe apresento este modelo:

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS -

BRAINSTORM PARA ANLISE - MTODO 3G


ITEM

FALHA

MOTIVO

GRAU DE POSSIBILIDADE

MDIA PARA PRIORIZAO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11
PFMEA PRODUTO: _______________________ OPERAO: _____________________________ DESCRIO: _____________________________ EQUIPE:
_____________ _____________ ______________ _____________ ______________ ______________
CRITRIO DE VALIDAO DA POSSIBILIDADE: PARA CADA MOTIVO DEVER SER PONTUADO POR CADA MEMBRO DO TIME O GRAU DE POSSIBILIDADE DO MESMO SER A CAUSA RAIZ. A APONTUAO SER DE 0 A 10 E AES PREVENTIVAS/CORRETIVAS TOMADAS QUANDO A MDIA DE PONTOS DOS MEMBROS DO TIME FOR SUPERIOR A 6.

Importante: Um equipe composta por 06 pessoas no mnimo para se caracterizar um bom Brainstorm e todos devem pontuar cada potencial de falha. Observem tambm que o link com PFMEA tambm deve ser considerado.

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS -

DESENVOLVIMENTO E APLICAO DO MTODO 3G PRATICANDO: Visando a utilizao dos dados colhidos durante o Brainstorm e aplicando o uso de ferramentas j conhecidas, onde uma das mais utilizadas ainda o Ishikawa, cada potencial de falha deve ser reportado em um grfico Espinha de Peixe, classificando este potencial dentro de um dos 6M j muito difundido em nosso meio e o que nos possibilitar identificar a que classe este potencial pertence: Mtodo Material Mquina Mo de Obra Medio Meio Ambiente Para tal, mais um formulrio foi concebido para compilao dos potenciais de falha elencado a cada M:

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS -

Importante: O campo destinado a observaes pode deve ser utilizado para elencar assuntos pertinentes a aes tomadas ou no tomadas quanto a pontuao, por exemplo, um potencial de falha mesmo com uma pontuao mesmo baixa pode ser tratada devido a gravidade determinada por um especialista.

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS -

DESENVOLVIMENTO E APLICAO DO MTODO 3G PRATICANDO: Com todas as consideraes levantadas, respectivamente pontuadas e classificadas dentro dos 6Ms, as aes corretivas ou preventivas devem ser relacionadas em um plano de ao tipo PDCA para respectivo monitoramento. Com os trs formulrios devidamente compilados com as respectivas assinaturas dos envolvidos, estes documentos devem ser armazenados como histrico do processo para soluo dos problemas, lies aprendidas neste processo, devem alimentar tambm o Banco de Lies Aprendidas, aes definidas devem ser tambm verificadas em abrangncia a outros processos e boas prticas devem expandir a outros e novos processos. Visando um bom histrico das evidncias coletadas durante o processo, uma formatao PowerPoint deve fazer parte do processo evidenciando tambm o correto uso dos 3Gs, para isso os slides seguintes definem um padro de apresentao para cada G:

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS PLANO DE AO PARA ANLISE - MTODO 3G

FALHA

CAUSA

AO PREVENTIVA

RESPONSVEL

DATA

AO DETECO

RESPONSVEL

DATA

PFMEA PRODUTO: _______________________ OPERAO:_____________________________ DESCRIO:_____________________________

EQUIPE:
_______ ________ _______ ________ _______ ________

OBERVAES:

Importante: O campo destinado a observaes pode deve ser utilizado para elencar assuntos pertinentes a aes tomadas ou no tomadas quanto a pontuao, por exemplo, um potencial de falha mesmo com uma pontuao mesmo baixa pode ser tratada devido a gravidade determinada por um especialista.

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS GEMBUTSU: Pea Real Cdigo da pea: Descrio da pea: Modo de Falha: Foto da Pea com a falha Consideraes:

Importante: O uso de recursos como setas, fotos sobrepostas, bales, devem ser usados para clarificar mais o problema, se necessrio mais um slide deve ser utilizado.
Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013 BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS GEMBA: Local Real Cdigo da mquina: Descrio da mquina: Consideraes positivas: Foto da Mquina que gerou a falha Consideraes negativas:

Importante: O uso de recursos como setas, fotos sobrepostas, bales devem ser usados para clarificar mais o problema, se necessrio mais um slide deve ser utilizado.
Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013 BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS GENJITSU: Condio Real Cdigo do setor: Descrio da Operao: Consideraes positivas: Foto do posto de trabalho que gerou a falha Consideraes negativas:

Importante: O uso de recursos como setas, fotos sobrepostas, bales, devem ser usados para clarificar mais o problema, se necessrio mais um slide deve ser utilizado. Avaliar todos os aspectos do posto, como documentao tcnica, meios de controle, mtodo de trabalho, etc...
Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013 BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS CONCLUSO:

Descrio resumida da metodologia aplicada, dos pontos positivos e negativos e da provvel causa raiz definida pelo time

Importante: Elencar no final o nome e setor de todos os participantes.

Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013

BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

GESTO INDUSTRIAL EM UM SISTEMA LEAN - SOLUO DE PROBLEMAS -

FIM e OBRIGADO
Jose Donizetti Moraes - 28/02/2013 BETIM MINAS GERAIS - BRASIL

Vous aimerez peut-être aussi