Vous êtes sur la page 1sur 6

Bomba de fumaa Introduo:

Experimento perigoso, deve ser feito em pequenas quantidades, e de preferncia em locais abertos. de todas as formas, um experimento simples.

Recomendaes:
Redobrar a ateno, quando estiver utilizando o bico de Bunsen; Use mscara.

Informaes adicionais:
Essa uma prtica de valores aproximados; Utilize 1 lata de cerveza ou refrigerante; 4 esptulas (ou colheres de ch) de carbonato cido de sdio (NaHCO3); 12 esptulas de salitre do chile (KNO3 NaNO3 Ba(NO3)2); 10 esptulas de sacarose (C12H22O11); No caso espatulas, corresponde a uma esptula com a ponta cheia do reagente, evitando assim, o uso da balana analtica; No utilize graus para essa esperincia, o aucar pode queimar marcando permanentementoe o grau; Cuidado! Se utilizar bckeres ou qualquer outra vidraria estreita, pode comear a reao ainda encima da tela de amianto, recomendamos para este fim uma panela de alumnio, de preferncia funda.

Desenvolvimento: Em uma panela funda de alumnio, coloque as 10 pores de sacarose e as 12 pores de salitre do Chile, no deixe o aucar carbonizar, portanto, no para de mexer a mistura; A mistura estar pronta quando o aucar estiver completamente derretido e misturado ao salitre; Retire do fogo; Adicione 4 pores de carbonato cido de sdio, no pare de mexer a nova mistura, pois haver uma reao, formando como que uma espuma, por isso recomendo o uso da panela funda, a fermentao aumenta muito o volume da mistura;

Corte a lata ao meio ou em (67%) da mesma; Coloque a mistura dentro da lata, antes que endurea; Coloque um palito acesso dentro da lata, no fique prximo; Pronto! Uma prtica de forte efeito visual.

Plvora negra Introduo:


Plvora negra um experimento perigoso, por se tratar de experimento incendirio; Os reagentes que compem essa experincia embora separados no tenham riscos, juntos j requerem cuidados especiais.

Recomendaes:
Uso de luvas de latex, culos de segurana e avental; No inalar nenhum dos vapores; O carvo ativado no deve ser agitado, muitssimo fino e provoca nvoa.

Informaes adicionais:
A plvora negra ideal considerada a mistura que obedece s seguintes propores: KNO3 75% C 14% S 12%

Todos estes valores so aproximados, e esto numa escala de erros decimais; Salitre do Clile um nome usual de todo salitrum, ou seja, de todo nitrato, sendo que o nitrato de potssio, pode ser substituido pelo nitrato de sdio, por exemplo. NUNCA use outros tipos de nitratos que no sejam da famlia I e II A, o Cu(NO3)2 por exemplo, se usado pode iniciar reao produzindo NO2, gs nocivo sade.

Desenvolvimento:
Utilizaremos 10g, para esta experincia; Quantidade x = KNO3 75% = = = 7.5g

C 14% =

= 1.4g

S 12% =

= 1.2g

Pesar em placas de Petri separadas: 7.5g; 1.4g e 1.2g de nitrato de potssio (ou similar); carbono e enxofre, respectivamente e ambos em p; Misturar em um grau de porcelana com o auxilio de um pistilo; Misturar e triturar eventuais pedras, formada por higroscopia; Coloque a mistura sobre uma tela de amianto, trip de ferro e bico de Bunsen. Acenda o bico. Controle a chama. Afaste-se! Pronto!

4KNO3 + S2 + 6C ---> 2K2S + 2N2 + 6CO2 16KNO3 + 6S + 13C ---> 5K2SO4 + 2K2CO3 + K2S + 8N2 + 11CO2

Materiais utilizados*:
3 placas de Petri mdias; 1 esptula; Balana; 1 grau de porcelana; 1 pistilo de porcelana; 1 tela de amianto; 1 trip de ferro; 1 bico de Bunsen; Nitrato de potssio (ou nitratos da famlia I e IIA) Carvo ativado em p; Enxofre puro em p.
*materiais utilizados para cada 1 grupo.

Brasa Viva
Introduo:
Brasa viva um experimento simples, que visa demonstrar a reao de decomposio do clorato de sdio.

Recomendaes:
Lembre-se sempre de que aquecimentos em tubos de ensaio devem ser feitos com o auxlio de pinas de madeira, com a boca do tubo voltada para o lado onde no houver nenhuma pessoa, e que o tubo deve ser segurado num ngulo aproximado de 45.

Informaes adicionais:
O clorato de sdio decompe-se quando aquecido, para acelerar a reao custuma-se colocar xido de mangans IV, que age como catalizador, mas para essa experincia, no utilizaremos; Faa o uso de luvas de l, ou um outro tecido, por se tratar de aquecimento. No se esquea de conservar o tubo num ngulo de 45 e no deixa-lo parado sobre a chama por um longo espao de tempo, movimente-o sobre a chama; Use tambm culos de segurana, para evitar que haja projees nos olhos.

Desenvolvimento:
Preencha do tubo com NaClO3;

Acenda o bico de Bunsen com a chama devidamente regulada; Com o auxlio da pina de madeira, coloque o tubo sobre a chama, movimentando-o sobre a chama, mantendo-o em 45, contra a parede; Aquea a ponta de uma espeto de madeira para churrasco, at que ele comea a queimar; Continue movimentando o tubo at que o clorato fique com aparncia lquida; Apague o fogo do espeto, coloque-o dentro do tubo at encostar no lquido. Voc observar a brasa se reacendendo e borbulhando o sistema, e tambm observar a formao de uma nvoa densa dentro do tubo, que no sair, ficando como que flutuando; Pronto, uma experincia de efeito visual, simples, rpida e eficiente.

2 NaClO3(s) 2 NaCl(s) + 3 O2(g)

Materiais utilizados*:
1 tubo de ensaio mdio; 1 pina de madeira; Bico de Bunsen; Espeto de madeira para churrasco; Clorato de sdio.
*materiais utilizados para cada 1 grupo.

Vous aimerez peut-être aussi