Vous êtes sur la page 1sur 19

Instalao Eltrica sem Segredos

Introduo

A energia eltrica , sem dvida, um dos maiores bens essenciais de que atualmente podemos dispor.

Os avanos tecnolgicos dos ltimos sculos se mostraram de extrema importncia para a sociedade moderna. Equipamentos eletroeletrnicos, como computador, televiso, aparelhos de som, condicionadores de ar, aquecedores e diversos outros equipamentos s existem graas energia eltrica.

A descoberta das cargas eltricas por Tales de Mileto, na Grcia antiga, foi fundamental para a evoluo tecnolgica dos tempos modernos e hoje j no conseguimos mais imaginar nossa vida sem a energia elctrica, pois ela que ilumina nossos lares, movimenta nossos eletrodomsticos, permite o funcionamento dos aparelhos eletrnicos e aquece nosso banho.

Por outro lado, a eletricidade quando mal empregada, pode trazer alguns riscos e prejuzos como: choques, curtos-circuitos, aquecimento dos condutores, causadores de tantos incndios, queima prematura de equipamentos, perdas eltricas na rede e at o aumento do consumo involuntariamente.

A melhor forma de convivermos em harmonia com a eletricidade conhec-la, tirando-lhe o maior proveito e desfrutando de todo o seu conforto com a mxima segurana.

O objetivo deste curso fornecer, em linguagem simples, as informaes mais importantes relativas a eletricidade e seu emprego em instalaes eltricas, quais seus principais componentes, como dimension-los e escolh-los.

Curso On-line - Ago/2012

Instalao Eltrica sem Segredos

Captulo 1 Noes Gerais sobre Eletricidade

1.1 - Energia

Energia a capacidade de produzir trabalho e ela pode se apresentar sob vrias formas:

Energia trmica; Energia mecnica; Energia eltrica; Energia qumica; Energia atmica, etc.

Uma das mais importantes caractersticas da energia a possibilidade de sua transformao de uma forma para outra. Por exemplo: a energia trmica pode ser convertida em energia mecnica (motores de combusto interna), energia qumica em energia eltrica (pilhas), etc. Entretanto, na maioria das formas em que a energia se apresenta, ela no pode ser transportada, ela tem que ser utilizada no mesmo local em que produzida.

1.2 Energia Eltrica

A energia eltrica uma forma de energia que pode ser transportada com maior facilidade, pois bastam termos condutores (fios) que conseguimos lev-la de um local para outro. Para chegar a nossas casas, nas ruas, no comrcio, etc... ela percorre um longo caminho a partir do ponto onde gerada.

Curso On-line - Ago/2012

Instalao Eltrica sem Segredos

A energia eltrica passa por 3 principais etapas:

Gerao: A energia eltrica produzida a partir da rotao de um eixo de uma turbina que movimenta um gerador. Esta rotao causada por diferentes fontes, como por exemplo, a fora da gua (hidreltrica), a fora do vapor (termoeltrica) que pode ter origem na queima do carvo ou leo combustvel, na fisso do urnio (nuclear) e ainda com a fora dos ventos (elica). Temos ainda a gerao de energia atravs de painis fotovoltaicos que convertem a luz solar em energia eltrica.

Fontes geradoras de energia eltrica (hidreltrica, elica e fotovoltaica)

Transmisso: As usinas hidroeltricas nem sempre se situam prximas aos centros consumidores de energia eltrica. Por isso, preciso transportar a energia eltrica produzida nas usinas at os locais de consumo: cidades, indstrias, propriedades rurais, etc. Para viabilizar o transporte de energia eltrica, so construdas as Subestaes elevadoras de tenso e as Linhas de Transmisso.

Torres de transmisso

Curso On-line - Ago/2012

Instalao Eltrica sem Segredos

Distribuio: Nas cidades so construdas as subestaes transformadoras, cuja funo baixar a tenso do nvel de transmisso (muito alto), para o nvel de distribuio. A Rede de Distribuio recebe a energia eltrica em um nvel de tenso adequado sua distribuio por toda a cidade, porm, inadequada para sua utilizao imediata para a maioria dos consumidores. Assim, os transformadores instalados nos postes das cidades fornecem a energia eltrica diretamente para as residncias, para o comrcio e outros locais de consumo, no nvel de tenso (127/220 Volts, por exemplo), adequado utilizao.

Distribuio Subestao, Linhas de distribuio e Transformador

1.3 Histria Cronolgica da Eletricidade

Ao longo do tempo, a eletricidade foi marcada pela evoluo tcnica e pelos desenvolvimentos cientficos, estendendo-se a diversos campos da cincia e a inmeras aplicaes prticas.

A palavra Eletricidade provm do latim electricus, que significa literalmente produzido pelo mbar por frico. Este termo tem as suas origens na palavra grega para mbar elektron.

O filsofo grego, Tales de Mileto, ao esfregar um pedao de mbar numa pele de carneiro, observou que este atraa pedaos de palha.

Curso On-line - Ago/2012

Instalao Eltrica sem Segredos

Em 1600 William Gilbert estudando esses fenmenos, verificou que outros corpos possuam a mesma propriedade do mbar. Designou-os com o nome latino eltrica.

A partir de 1729, Stephen Gray descobriu a conduo da eletricidade, distinguindo entre condutores e isolantes eltricos, bem como, da induo eletrosttica.

Benjamin Franklin descobriu em 1750 que, os relmpagos so o mesmo que descargas eltricas e inventou o para-raios.

Charles Augstin de Coulomb publicou em 1785, estudos sobre medio das foras de atrao e repulso entre dois corpos eletrizados (Lei de Coulomb).

Em 1788 James Watt construiu a primeira mquina a vapor. Esse invento que impulsionou a 1 Revoluo Industrial. Em sua homenagem, foi dado o seu nome unidade de potncia eltrica: Watt (W).

Foi fundado na Inglaterra em 1799, o Royal Institution of Great Britain que ajudou o campo de investigao da eletricidade e magnetismo.

Tambm em 1799, Alessandro Volta provou que a eletricidade podia ser produzida utilizando metais diferentes separados por uma soluo salina. Volta utilizou discos de cobre e zinco separados por feltro embebido em cido sulfrico para produzir este efeito. Alessandro Volta explicou a experincia de Luigi Alosio Galvani em 1786, colocando entre dois metais a perna de uma r morta, produzindo contraes nesta. Ao agregar estes discos uns por cima dos outros, Volta criou a pilha eltrica. A pilha foi a primeira forma controlada de eletricidade contnua e estvel. Em sua homenagem, foi dado o seu nome unidade de medida de potencial eltrico: Volt (V).

Em 1819, Hans Christian Oersted detectou e investigou a relao entre a eletricidade e o magnetismo (eletromagnetismo).
Curso On-line - Ago/2012

Instalao Eltrica sem Segredos

Andr Marie Ampre desenvolveu em 1820, um estudo e estabeleceu as leis do eletromagnetismo. Em sua homenagem, foi dado o seu nome unidade de medida de intensidade de corrente eltrica: Ampre (A).

Em 1827, Joseph Henry iniciou uma srie de experincias eletromagnticas e descobriu o conceito de induo eltrica, construindo o primeiro motor eltrico.

Tambm em 1827, Georg Simon Ohm, trabalhando no campo da corrente eltrica desenvolveu a primeira teoria matemtica da conduo eltrica nos circuitos: Lei de Ohm. O trabalho s foi reconhecido em 1841. Em sua homenagem, foi dado o seu nome unidade de resistncia eltrica: Ohm ().

Em 1831, Michel Faraday descobriu o fenmeno da induo eletromagntica, explicando que necessria uma alterao no campo magntico para criar corrente. Faraday descobriu que a variao na intensidade de uma corrente eltrica que percorre um circuito fechado, induz uma corrente numa bobina prxima. Observou tambm, uma corrente induzida ao introduzir-se um im nessa bobina. Estes resultados tiveram uma rpida aplicao na gerao de corrente eltrica.

Em 1838, Samuel Finley Breese Morse conclui o seu invento do telgrafo.

Em 1860, Antonio Pacinotti construiu a primeira mquina de corrente contnua com enrolamento fechado em anel. Nove anos depois, Znobe Gramme apresentou a sua mquina dnamo - eltrico, aproveitando o enrolamento em anel.

Em 1875 foi instalado, em uma estao de trem em Paris, um gerador para ascender as lmpadas da estao, atravs da energia eltrica. Foram fabricadas mquinas a vapor para movimentar os geradores. A distribuio de eletricidade feita inicialmente em condutores de ferro, posteriormente de cobre e a partir de 1850, os fios so isolados por uma goma vulcanizada.
Curso On-line - Ago/2012

Instalao Eltrica sem Segredos

Em 1873 foi realizada pela primeira vez a reversibilidade das mquinas eltricas, atravs de duas mquinas Gramme que funcionavam, uma como geradora e a outra como motora. Ainda neste mesmo ano foi publicado o Tratado sobre Eletricidade e Magnetismo por James Clerk Maxwell. Este tratado, juntamente com as experincias levadas a efeito por Heinrich Rudolph Hertz em 1885 sobre as propriedades das ondas eletromagnticas geradas por uma bobina de induo, demonstrou que as ondas de rdio e luz so ondas eletromagnticas, diferindo apenas na sua frequncia.

Em 1876, Alexandre Graham Bell patenteou o primeiro telefone com utilizao prtica.

Thomas Alvas Edison fez uma demonstrao pblica de sua lmpada incandescente, em 1879. No mesmo ano, Ernest Werner Von Siemens ps em circulao, em uma exposio em Berlim, o primeiro comboio movido energia eltrica.

A primeira central hidroeltrica foi instalada em 1886 nas cataratas do Nigara. Na dcada subsequente foram ensaiados, os primeiros transportes de energia eltrica em corrente contnua. Mquinas eltricas como o alternador, o transformador e o motor assncrono foram desenvolvidas ao ser estabelecidas a supremacia da corrente alternada sobre a corrente contnua.

Gugliemo Marchese Marconi aproveitando estas idias dez anos mais tarde, utiliza ondas de rdio no seu telgrafo sem fio. Em 1901 foi transmitida a primeira mensagem de rdio atravs do Oceano Atlntico.

O eltron, partcula de carga negativa presente no tomo, foi descoberto por Joseph Jone Thompson em 1897.

Em 1907 Ernest Rutherford, Niels Bohr e James Chadwick estabeleceram a atual definio de estrutura do tomo, at ento, considerada a menor poro de matria no divisvel.
Curso On-line - Ago/2012

Instalao Eltrica sem Segredos

1.4 O tomo

Tudo que ocupa lugar no espao matria. A matria constituda por partculas muito pequenas chamada de tomos. Os tomos por sua vez so constitudos por partculas subatmicas: eltron, prton e nutron, sendo que o eltron a carga negativa (-) fundamental da eletricidade e esto girando ao redor do ncleo do tomo em trajetrias concntricas denominadas de rbitas.

O prton a carga positiva fundamental (+) da eletricidade e esto no ncleo do tomo. o nmero de prtons no ncleo que determina o nmero atmico daquele tomo. Tambm no ncleo encontrado o nutron, carga neutra fundamental da eletricidade.

No seu estado natural um tomo est sempre em equilbrio, ou seja, contm o mesmo nmero de prtons e eltrons. Como cargas contrrias se anulam, e o eltron e prton possuem o mesmo valor absoluto de carga eltrica, isto torna o tomo natural num tomo neutro.

Estrutura do tomo

Curso On-line - Ago/2012

Instalao Eltrica sem Segredos

1.5 tomo Estvel e Instvel

Um tomo estvel como vimos anteriormente, quando a quantidade de energia dos eltrons (-) e dos prtons (+) so iguais. Como os eltrons esto divididos em camadas distanciadas proporcionalmente do ncleo, os mesmo possuem energias diferentes, chamados nveis de energia. O nvel de energia de um eltron diretamente proporcional a distncia do seu ncleo. Os eltrons situados na camada mais externa so chamados de eltrons de valncia. Quando estes eltrons recebem do meio externo mais energia, isto pode fazer com o eltron se desloque para um nvel de energia mais alto. Se isto ocorre, dizemos que o tomo est num estado excitado e, portanto instvel. Na camada mais externa suficiente, alguns dos eltrons de valncia abandonaro o tomo, se tornando eltrons livres que produz a corrente eltrica num condutor metlico.

1.6 Lei das Cargas Eltricas

Alguns tomos so capazes de ceder eltrons e outros so capazes de receber eltrons. Quando isto ocorre, a distribuio positivas e negativas que era igual deixa de existir. Um corpo passa a ter excesso e outro falta de eltrons. O corpo com excesso de eltrons passa a ter uma carga com polaridade negativa, e o corpo com falta de eltrons ter uma carga com polaridade positiva.

Cargas negativas se repelem

Cargas negativas se repelem

Cargas opostas se atraem

Curso On-line - Ago/2012

10

Instalao Eltrica sem Segredos

Captulo 2 Grandezas Eltricas Bsicas

2.1- Condutores e Isolantes

A estrutura ntima dos materiais um ramo da Fsica que ainda no est completamente estudado. No entanto, grande parte dos fenmenos eltricos e eletromagnticos pode ser explicada usando-se um modelo bastante simples, conhecido como o tomo de Rutherford.

tomo de Rutherford

O modelo de Rutherford, tambm chamado planetrio prope que qualquer tomo possui um ncleo composto por cargas positivas (prtons) e neutras (nutrons) em torno do qual circulam cargas negativas (eltrons) em rbitas bem definidas.

Para o estudo de Eletricidade importam apenas os eltrons que ocupam a camada mais distante do ncleo.

So as propriedades desses eltrons que ditaro as caractersticas eltricas do material. Assim, se os eltrons da camada mais externa estiverem frouxamente ligados ao ncleo, eles podero fugir do tomo, tornando-se eltrons livres, capazes de se movimentar aleatoriamente atravs do material. Na maior parte dos casos prticos,
Curso On-line - Ago/2012

11

Instalao Eltrica sem Segredos

so esses eltrons livres que participam dos processos eltricos como portadores de corrente.

Materiais condutores so aqueles que possuem grande quantidade de eltrons-livres: mesmo pequenas quantidades de energia so suficientes para desaloj-los de seus tomos. Materiais desta categoria, que inclui a maioria dos metais, so adequados para a confeco de fios, fusveis, contatos, etc.

Nos materiais isolantes, mesmo os eltrons mais externos esto fortemente ligados ao ncleo, de forma que s podem ser libertados pela aplicao de grandes quantidades de energia. Isso os tornando adequados para a confeco de dispositivos de isolao (dieltricos): borrachas, cermicas e poliestireno so alguns desses materiais.

No linguajar dos eletricistas, o termo condutor costuma ser aplicado aos fios e cabos, elementos usados na transmisso e distribuio de energia eltrica. Os fios so condutores macios e rgidos; cabos so condutores formados por dois ou mais fios, geralmente tranados, o que lhes confere maior flexibilidade.

2.2 - Tenso e Corrente Eltrica

Como vimos anteriormente, o tomo composto de trs partculas bsicas: Prtons, Nutrons e Eltrons. Os Prtons e os Nutrons formam o ncleo do tomo. O Prton tem carga positiva e Nutron no possui carga eltrica. As suas massas so equivalentes. O Eltron possui uma carga negativa e a sua massa, por ser muito pequena, desprezvel.

Em um tomo, o nmero de Eltrons igual ao nmero de Prtons, sendo portanto, o tomo eletricamente neutro, pois a soma das cargas dos Eltrons (negativas) com as cargas dos Prtons (positivas) igual a zero.
Curso On-line - Ago/2012

12

Instalao Eltrica sem Segredos

Os Eltrons existentes em um condutor de eletricidade esto em constante movimento desordenado.

Movimento desordenado de eltrons

Para que estes eltrons se movimentem de forma ordenada nos fios, necessrio ter uma fora que os empurre. Essa fora chamada de Tenso Eltrica (U). Sua unidade de medida o Volt. O smbolo desta unidade V. Exemplo: Tenso eltrica de 127 V (Volts).

Movimento ordenado de eltrons

O movimento ordenado de eltrons, provocado pela tenso eltrica, forma uma corrente de eltrons. Essa corrente de eltrons chamada de Corrente Eltrica (I). Sua unidade de medida o Ampre. O smbolo desta unidade A. Exemplo: Corrente eltrica de 10 A (Ampres).

Nos condutores metlicos as cargas disponveis so negativas (eltrons livres), de modo que o seu deslocamento coincide com o chamado sentido eletrnico da corrente. No entanto, historicamente os conceitos da Fsica foram criados a partir de cargas positivas; chama-se sentido convencional quele do deslocamento dessas cargas positivas.

Curso On-line - Ago/2012

13

Instalao Eltrica sem Segredos

Movimento ordenado de eltrons em um fio

Sentido da corrente eltrica

Para que se tenha uma ideia do comportamento da tenso e da corrente eltrica, vamos fazer uma comparao com uma instalao hidrulica. A presso feita pela gua depende da altura da caixa dgua. A quantidade de gua que flui pelo cano vai depender desta presso, do dimetro do cano e da abertura da torneira.

A presso que empurra a energia eltrica chamada de Tenso Eltrica (U).

A Corrente Eltrica (I) que circula pelo circuito depende da Tenso e da Resistncia Eltrica (R).

A Resistncia Eltrica (R) que o circuito eltrico oferece passagem da corrente medida em Ohms () e varia com a seo (bitola) dos condutores eltricos.

2.3 Corrente Contnua e Alternada

Quando o fluxo e o sentido da corrente em um condutor no variam com o tempo, est-se tratando de corrente contnua (CC). Equipamentos alimentados por pilhas ou baterias operam com correntes desse tipo.

Se o fluxo e o sentido variam no tempo de forma a serem descritos por uma funo senoidal, diz-se tratar de corrente alternada (CA), utilizada em nossas residncias.

Curso On-line - Ago/2012

14

Instalao Eltrica sem Segredos

A Corrente Alternada (CA) tem a sua polaridade invertida um certo nmero de vezes por segundo. O nmero de oscilaes que a corrente eltrica faz por segundo denominado de Frequncia. A sua unidade Hertz e o seu smbolo Hz. Um Hertz corresponde a um ciclo completo durante um segundo.

Corrente contnua (CC)

Corrente alternada (CA)

2.4 - Resistncia Eltrica Lei de Ohm

Resistncia Eltrica (R) a oposio que o circuito oferece circulao da corrente eltrica. A unidade da Resistncia Eltrica o Ohm e o seu smbolo o (letra grega chamada de mega).

Lei de Ohm assim chamada, devido ao fsico que a descobriu. Essa Lei estabelece que se for aplicado em um circuito eltrico, uma tenso (U) de 1 Volt, cuja resistncia eltrica seja de 1 , a corrente que circular pelo circuito, ser de 1 Ampere.

Temos ento: I=U/R

Onde: I = a corrente eltrica U = a tenso R = a resistncia do circuito.

Curso On-line - Ago/2012

15

Instalao Eltrica sem Segredos

2.5 Potncia Eltrica

A Potncia definida como sendo o trabalho efetuado na unidade do tempo. A Potncia Eltrica (P) calculada atravs da multiplicao da Tenso pela Corrente Eltrica de um circuito. A unidade da Potncia Eltrica o Watt e o seu smbolo o W.

Uma lmpada ao ser percorrida pela corrente eltrica acende e aquece. A luz e o calor produzidos nada mais so do que o resultado da potncia eltrica que foi transformada em potncia luminosa (luz) e potncia trmica (calor).

Temos ento: P=U/I

Onde: P = a potncia eltrica I = a corrente eltrica U = a tenso

Abaixo temos uma tabela resumo das grandezas, unidades e seus mltiplos e submltiplos.

Curso On-line - Ago/2012

16

Instalao Eltrica sem Segredos

2.6 Fator de Potncia

A potncia aparente (VA) composta por duas parcelas: A potncia ativa e a potncia reativa.

A potncia ativa representa a energia que est sendo convertida em trabalho no equipamento e sua unidade o watt (W).

A potncia reativa representa a energia que est sendo utilizada para produzir os campos eltrico e magntico necessrios para o funcionamento de alguns tipos de cargas como, por exemplo, motores, transformadores, reatores, etc... e sua unidade volt-ampre reativo (Var).

Para melhor entender o real significado dessas trs potncias, vamos fazer novamente uma analogia, agora com a cerveja.

Como pode ser visto na figura acima, a Potncia Ativa (W) representa a poro lquida do copo, ou seja, a parte que realmente ser utilizada para matar a sede.

Curso On-line - Ago/2012

17

Instalao Eltrica sem Segredos

Como na vida nem tudo perfeito, junto com a cerveja vem uma parte de espuma, representada pela Potncia Reativa (VAr). Essa espuma est ocupando lugar no copo, porm no utilizada para matar a sede.

O contedo total do copo representa a Potncia Aparente (VA)

Tanto espuma quanto cerveja ocupam espao no copo, da mesma forma que potncia ativa e reativa ocupam a rede eltrica, diminuindo a real capacidade de transmisso de potncia ativa da rede, em funo de potncia reativa ali presente.

Com base nos conceitos bsicos apresentados pode se dizer que o Fator de Potncia a grandeza que relaciona a Potncia Ativa e a Potncia Aparente.

A analogia da cerveja pode ser utilizada para as seguintes observaes iniciais:

- Quanto menos espuma tiver no copo, haver mais cerveja. Da mesma maneira, quanto menos Potncia Reativa for consumida, maior ser o Fator de Potncia.

- Se um sistema que no consome Potncia Reativa possui um Fator de Potncia unitrio, ou seja, toda a potncia drenada da fonte (rede eltrica) convertida em trabalho.

Em um mundo ideal, relembrando a analogia da cerveja, VAr deve ser muito pequena (a espuma deve se aproximar de zero) com W e VA praticamente iguais, com menos espuma e mais cerveja. Desta forma h um melhor aproveitamento da capacidade do copo (rede eltrica).

Em projetos de instalao eltrica residencial os clculos efetuados so baseados na potncia aparente e potncia ativa. Portanto, importante conhecer a relao entre elas para que se entenda o que fator de potncia.
Curso On-line - Ago/2012

18

Instalao Eltrica sem Segredos

2.7 Clculo da Energia Eltrica

A Energia Eltrica (E) a Potncia Eltrica (P) vezes o tempo de utilizao do qual o fenmeno eltrico acontece (uma lmpada acesa, por exemplo). A unidade de Energia Eltrica (E) o Watt-hora e o seu smbolo Wh.

Temos ento: E = (U x I) x t ou E = P x t

Onde: E = a energia eltrica P = a potncia eltrica I = a corrente eltrica U = a tenso t = o tempo (normalmente em horas)

Vamos calcular a Corrente, Resistncia e Energia consumida, considerando uma lmpada incandescente de 100 Watts em 127 Volts ligada 12 horas por noite.

a) Corrente Eltrica (I = P / U) 100W/127V = 0,787 Amperes

b) Resistncia Eltrica (R = U / I) 127V/0,787A = 161,37

c) Energia Eltrica (E = P x t) 100W x 12h = 1200 Wh ou 1,2KWh

Considerando o valor do kWh residencial como R$ 0,48, teremos ao fim do perodo de um ms (30 dias) o custo de R$ 17,28 para manter esta iluminao. 1,2 x R$0,48 x 30 dias= R$ 17,28
Curso On-line - Ago/2012

19

Vous aimerez peut-être aussi