Vous êtes sur la page 1sur 2

Campi Taguatinga M Norte Curso Tcnico em Suporte e Manuteno em Informtica Mdulo I Vespertino Energia Aplicada a Informtica Tasa Felix

lix Aluna: Nalyanne R. Silva

O que Aterramento?
Aterramento: termo empregado no campo de instalaes que engloba diversos elementos instalados no solo com a funo bsica de proteo de seres vivos, edificaes e equipamentos e, de assegurar desempenho de sistemas eltricos, eletrnicos, processamento de dados e comunicao, ou seja, elemento que deve estar presente em todo local onde exista atividade humana ou equipamento instalado. Sua funo dispersar no solo, de maneira segura, as correntes provenientes de descargas atmosfricas, falhas na isolao de equipamentos e operaes na instalao. O procedimento para dimensionamento e instalao baseia-se em normas e na literatura tcnica. A palavra aterramento refere-se terra propriamente dita. O aterramento o fio ou a barra de cobre enterrado, onde passa a corrente eltrica para o solo. Quando se diz que algum aparelho est aterrado(ou eletricamente aterrado) significa que um dois fios de seu cabo de ligao est propositalmente ligado terra. Ao fio que faz essa ligao denominamos "fio terra". obrigatrio que todas as tomadas tenham o seu fio terra. Normalmente elas j vm com o fio terra instalado, seja no prprio cabo de ligao do aparelho tomada, seja separado dele. No primeiro caso preciso utilizar uma tomada com trs polos onde ser ligado o cabo do aparelho. No segundo caso, uma tomada com dois plos suficiente. O fio terra do aparelho (que obrigatoriamente deve ser verde ou verde-amarelo e que fica normalmente no fundo do equipamento) deve ser ligado diretamente ao fio terra da rede. Alguns aparelhos eltricos no precisam de fio terra, Eles so construdos de tal forma que a corrente "fugitiva" no cause risco s pessoas. Para a sua ligao usada uma tomada com apenas dois plos, um para o fio fase e outro para o fio neutro. O fio fase e o neutro so aqueles que levam a energia para os aparelhos. Por norma, a cor do fio neutro obrigatoriamente azul. O fio fase pode ser vermelho, branco ou marrom. Em caso de dvidas, consulte o manual do aparelho preparado pelo fabricante.

Qual a importncia do aterramento para a informtica?

Proteger o sistema eltrico em caso de surtos ou raios. Caso no exista aterramento o sistema tentar outros meios para estabilizar-se o que fatalmente implicar na queima de modems, hubs, switchs, impressoras e at mesmo outros computadores que estiverem interconectados. O aterramento protege tambm mdulos de memria e disco rgidos, e na falta de aterramento estes componentes podem apresentar falhas. Mas o aterramento somente no garante o perfeito funcionamento do micro. preciso que a tomada seja instalada em conformidade com as normas eltricas pois todos os pinos da tomada devem ser conectados ao fio correto (Neutro, Fase, Terra) e utilizar um estabilizador ou no-break.

Vous aimerez peut-être aussi