Vous êtes sur la page 1sur 4

PROJETO JOVEM APRENDIZ

Mesmo com caractersticas de um trabalhador comum, o adolescente contratado como aprendiz ganha ateno diferenciada, principalmente no que diz respeito sua formao profissional. Por isso, importante ter conscincia de que o adolescente no um trabalhador qualquer, assim como os outros funcionrios da empresa. O trabalho o seu meio de aprendizagem.

Ao contratar, a empresa garantir aos aprendizes a oportunidade de aprender uma profisso e de coloc-la em prtica. Alm de cumprir com a cota obrigatria estipulada por lei, tanto o adolescente quanto a empresa so beneficiados, j que a ltima pode estar investindo nos seus futuros profissionais, atuando como uma empresa socialmente responsvel e ainda contribuindo com a renda familiar do adolescente.

CURSO DE APRENDIZAGEM EDUCACIONAL

O curso oferecido atravs desta proposta validado pelo MTE e ser ministrado na sede do Instituto Educacional Guarda Mirim, localizada Rua Silva Jardim, n 99, Centro, Itapetininga/SP, e atender jovens de ambos os sexos que tenham entre 14 (quatorze) a 24 (vinte e quatro) anos de idade. O curso ter durao de 24 (vinte e quatro) meses divididos em 6 (seis) mdulos cada. E ter como contedo os temas relacionados abaixo:

CURSO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO

MATRIAS DESENVOLVIDAS NO CURSO:

> Preveno ao uso indevido de lcool, tabaco e outras drogas; > Comunicao oral e escrita, leitura e compreenso de textos e incluso digital; > Direitos Humanos com enfoques sobre respeito de discriminao por orientao sexual; > Raciocnio lgico-matemtico, interpretao e anlise de dados estatsticos; > Diversidade cultural brasileira relacionada ao mundo do trabalho; > Educao para o consumo e informaes sobre o mercado e o mundo do trabalho; > Polticas de Segurana Pblicas voltadas para adolescentes e jovens; > Educao para a sade sexual reprodutiva, com enfoque nos direitos sexuais e nos direitos reprodutivos e relaes de gnero; > tica e Cidadania; > Apresentao pessoal e comportamento no trabalho; > Artes; > Ergonomia; > Arquivista; > Direito Trabalhistas Previdencirios; > Informtica; > Almoxarife; > Correspondncia comercial; > Noes bsicas de matemtica financeira; > Contnuo;

> Procedimentos bancrios, cartorrios e correio; > Noes bsicas de estatstica; > Auxiliar de escritrio.

Mudana na Lei do Aprendiz entra em vigor nesta sexta

A Lei do Aprendiz (Lei n 10.097, de 2000) sofrer modificaes que esto previstas para entrar nesta sexta-feira (30). As mudanas incluem alteraes na distribuio das cargas horrias dos cursos e a normatizao da oferta dos Programas de Aprendizagem Profissional. De acordo com o Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), os contratos realizados antes de 30 de novembro no sero afetados.

O contrato do aprendiz de natureza especial e seu prazo depende da durao do curso de aprendizagem atrelado a ele. O contedo do curso organizado por uma entidade qualificadora e validado no Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional do ministrio.

Entre outras mudanas, a portaria do MTE que entra em vigor no dia 30 muda a carga horria dos cursos a que o aprendiz deve se submeter. Pelo novo modelo, ele deve cumprir 80 horas sequenciais de estudo nas entidades qualificadoras antes do incio das atividades na empresa. " como se fosse um intensivo", diz a coordenadora de treinamentos internos do Ncleo Brasileiro de Estgios (Nube), Eva Buscoff.

Depois do incio, o curso ainda tem continuidade. Um dia por semana, o aprendiz ficar ausente de suas funes no empreendimento para receber o

treinamento. Na opinio de Eva Buscoff, a mudana na durao dos programas de aprendizagem torna-o mais flexvel.

Os cursos so obrigatoriamente relacionados atividade a ser desempenhada na companhia. "Antes, o jovem entrava na empresa e, concomitantemente s suas tarefas, fazia o curso terico. Agora, ele tem um tempo para se preparar antes do incio de suas atividades", compara a coordenadora do Nube.

A empresa A tendncia que as empresas tambm sejam favorecidas com a antecipao da carga terica. " algo bom para o empresrio, porque o jovem aprendiz comea a desempenhar suas funes j mais preparado", diz Eva. A carga horria total do curso ser calculada de acordo com o cdigo da ocupao descrito na Classificao Brasileira de Ocupaes (CBO), segundo o MTE.

Vous aimerez peut-être aussi