Vous êtes sur la page 1sur 21

A questo da "morte da arte" na filosofia de Hegel

Noli Correia de Melo Sobrinho

O assunto que nos propomos a tratar aqui est circunscrito questo da morte da arte no sistema hegeliano. Este escrito no tem a pretenso de esclarecer os pontos obscuros que envolvem tal problema, nem aprofundar as referncias aos aspectos estritamente estticos a encontrados; quer apenas fazer um relatrio sucinto e abreviado dos posicionamentos assumidos por Hegel em alguns lugares da sua Esttica, especificamente nos captulos I e IV do volume intitulado "A Idia e o Ideal" e na parte que trata da "Arte Romntica" no volume II da edio francesa. Embora tivssemos percorrido alguns comentadores pertinentes em relao a este ponto da obra hegeliana, somente incorporamos nossa exposio as observaes de Benedetto Croce, porque elas nos parecem mais prximas da linha de argumentao que desejamos apresentar aqui. Em se tratando de Hegel, cabe-nos ainda um ltimo aviso: este texto quer apenas alinhar alguns passos dados por este filsofo - cujo pensamento, todos reconhecem, bastante esotrico e muitas vezes impermevel - que nos permitam apontar a morte da arte como um evento histrico que corresponde a um momento da trajetria do Esprito Absoluto.

Comum - Rio de Janeiro - v.12 - n 27 - p. 5 a 25 - julho / dezembro 2006

1 De acordo com o sistema hegeliano, a Esttica a cincia que se ocupa do belo artstico, excludo o belo natural. O primeiro seria superior ao segundo, visto que aquele era "um produto do esprito" [Geist], e "tudo que provm do esprito superior ao que existe na natureza"1. Na medida em que o belo artstico participa do esprito, tambm se comunica com a verdade, e nisso reside a sua superioridade qualitativa sobre o belo natural, que no passa de um "reflexo do esprito", quer dizer, "um modo imperfeito do esprito", sem independncia e subordinado. O belo que interessa Filosofia um objeto criado pelo esprito; isto , o objeto da cincia da Esttica e, enquanto tal, estabelecendo uma relao mais ou menos prxima da Religio e da Filosofia. A esttica uma cincia que trata de um objeto existente e do qual ela diz o que ele . A filosofia da arte constitui um momento do sistema hegeliano e, assim, o belo da arte presta-se ao esprito como necessidade, como elo na cadeia que conduz o esprito sua realizao. O belo artstico ocupa um determinado lugar na totalidade orgnica do universal. na Histria, enquanto manifestao fenomnica da Idia, que a arte pode ser pensada: "a arte () um modo particular de manifestao do esprito" e, quando se pe como objeto do conhecimento filosfico um momento de "um crculo regressando a si mesmo"2. O objeto da arte no encontra o seu conceito em determinaes particulares, fenomnicas, mas na Idia, isto , no que h de universal nas coisas do mundo. As particularidades em que o Belo se d perfazem a diferenciao dessa idia numa pluralidade de formas [Gestalten] necessrias quele desenvolvimento. As obras de arte, de fato, esto necessariamente referidas "aos sentidos, sensao, intuio, imaginao"; nisso dizem respeito liberdade do esprito nas suas representaes. Ele se d "uma conscincia que lhe permite se pensar a si prprio e a tudo quanto origina"; ademais, "o pensamento constitui a mais ntima e essencial natureza do esprito". Embora as obras de arte se prestem sensibilidade [Sinnlichkeit], elas tm sua origem e natureza no esprito. Este se v a si prprio nas obras de arte: "A obra de arte, onde o pensamento de si se aliena, pertence ao domnio do pensamento conceitual (gn), e o esprito, submetendo-se ao exame cientfico, satisfaz a exigncia da sua mais ntima natureza".

COMUM 27

Ainda que a origem e a natureza da arte sejam de ordem espiritual, no se deve entender por isso que suas determinaes sejam, segundo Hegel, abstratas: abstraes so generalidades vazias e no contm nenhum elemento sensvel, que, de resto, prprio das obras de arte; estas devem ser concebidas como algo que est presente na "vida". Contudo, (...) como a nossa cultura no se caracteriza por um excesso de vida, como o nosso esprito e a nossa alma j no obtm satisfao dos objetos animados por um sopro de vida, no do ponto de vista da cultura, da nossa cultura, que podemos apreciar o justo valor, a misso e a dignidade da arte.3 Em outras palavras, a cultura alem em especial, cunhada na abstrao e na generalidade, no podia mais ligar a arte vida: "por isso, a arte j no ocupa o lugar de outrora no que h de verdadeiramente vivo na vida"4. As mltiplas formas produzidas pelo homem expressam apenas o estranhamento vigente entre as representaes e "as verdadeiras finalidades da vida". A arte se pe justamente na necessidade que tem o esprito de aparecer; a essncia, a verdade, tem necessidade de aparncia: o esprito [em-si] sai de si e se coloca no seu outro [para-si] e depois retorna a si mesmo [em-si-para-si]. Nesse sentido e nessa trajetria, a arte o esprito representado para si, um momento privilegiado na multido de fenmenos; e o que a torna especial exatamente o contedo que esta forma apresenta. No se trata aqui de uma aparncia qualquer; por isso o mtodo emprico no est apto a captar o verdadeiro sentido da arte, porque tambm ele lida com iluses: a realidade sensvel uma iluso maior do que a iluso da arte; aquela possui um contedo puramente material, ao passo que esta possui um contedo espiritual. Hegel no argumenta que a arte seja a verdade pura: esta aquilo que existe "em-si e para-si", enquanto que a arte, como j se disse, a representao do esprito para si, um instante da sua alteridade; mas, a despeito disso, atravs dela, possvel descobrir a verdade, a substncia, o universal: "as obras de arte no so, em relao realidade concreta, simples aparncias e iluses, mas possuem uma realidade mais alta e uma existncia verdica"5. H uma verdade atrs da arte, tal verdade o pensamento. O esprito se reconhece mais nas representaes artsticas do que na natureza externa. A arte participa da liberdade do esprito, ao contrrio do que ocorre com os fenmenos da natureza.

COMUM 27

A Arte, assim como a Religio e a Filosofia, uma expresso do divino, do numinoso; porm, ela difere de ambas porque lhe prprio a representao sensvel da idia, ao passo que as outras duas esto j cindidas com tudo o que sensvel, encontrando-se, portanto, mais prxima do em-si, da Idia, do Esprito Absoluto. Nesse quadro, ou melhor, nesse processo, a arte ocupa um lugar inferior ao da Religio e da Filosofia. Contudo, inegvel que a arte o modo extremo de "conciliao" do espiritual com o sensvel; ela a forma de redimir a ciso primordial e constitutiva do homem, isto , a conciliao do finito com o infinito, da liberdade com a necessidade. No obstante, a arte inferior: "a arte (...) no a forma mais elevada do esprito, (mas) recebe na cincia a sua verdadeira consagrao". O esprito encontra na arte um momento e um lugar j passados: J para ns a arte no possui o alto destino que outrora teve. J para ns apenas objeto de representao, a arte no possui aquela imediaticidade, aquela plenitude vital, aquela realidade que entre os gregos ela teve, na poca do seu florescimento6. No sistema hegeliano, a arte est marcada pela transitoriedade: "se a arte serve para tornar o esprito consciente dos seus interesses, ela no constitui o modo de expresso mais elevado da verdade". A arte encontra-se limitada por seu prprio contedo, que exige representao sensvel; por isso, apenas tem como contedo um determinado grau de verdade. Do ponto de vista fundamental da histria, a arte foi superada pelo cristianismo e este pela filosofia moderna. Portanto, a sua superao [Aufhebung] tambm a sua dissoluo, a sua morte; morte necessria, pois j agora ela se mostra "incapaz de satisfazer a nossa ltima exigncia de Absoluto. J nos nossos dias, no se venera as obras de arte, e a nossa atitude perante as criaes artsticas fria e irrefletida (gn). Nas palavras de Hegel: "j no vemos nela qualquer coisa que no poderia ser ultrapassada"; ou ainda: "as condies gerais do tempo presente no so favorveis arte". Enfim, a arte decai enquanto representao pura e simples: "Em todos os aspectos referentes ao seu supremo destino, a arte para ns coisa do passado. Com s-lo, perdeu tudo quanto tinha de autenticamente verdadeiro e vivo, sua realidade e necessidade de outrora, e se encontra agora relegada na nossa representao"7.

COMUM 27

2 Hegel levanta uma objeo contra a idia de que a perfeio da arte e aquilo que a define seja a "imitao da natureza", ou seja, a mmesis compulsiva do sempre igual. Nesse caso, o esprito ficaria submetido matria, a liberdade de criao memria e o contedo forma. No entanto, ao contrrio, "o valor de uma produo provm do contedo, na medida em que este participa do esprito". Quer dizer: o contedo material no o que garante a existncia da obra de arte, mas sim o seu contedo espiritual. Trata-se do fato de que a arte precisa tirar as suas formas da natureza (elemento sensvel), mas o seu contedo a idia (elemento espiritual). A arte no deve copiar passivamente a natureza, mas no pode recusar o material que esta lhe fornece. O interesse do artista lhe nasce de dentro e a sua conscincia o sujeito desse interesse espiritual que se exterioriza na obra. O objetivo ltimo da arte "despertar a alma", porque o contedo o mesmo da idia; "revelar alma tudo o que a alma contm de essencial, de grande, de sublime, de respeitvel e de verdadeiro". Nas palavras de Hegel: "o fim da arte consiste em pr ao alcance da intuio o que existe no esprito do homem, a verdade que o homem guarda no seu esprito"8. Em suma: "a arte cultiva o humano no homem". Ela desperta as paixes humanas atravs das suas representaes, e esta deve ser a sua finalidade maior. Ela opera atravs do sensvel: "Esta sensibilizao alcanada pela arte, no com o recurso a experincias reais, mas somente com a aparncia delas, sobrepondo, por intermdio da iluso, as produes artsticas realidade"9. A arte o intermedirio, quer dizer, a mediao entre o exterior e a alma-vontade e, enquanto tal, exerce um poder de persuaso e de paixo; mas estas paixes podem ser "nobres" ou "vis". Qual seria, ento, "o fim essencial, o fim em-si da arte"? Inicialmente, sua finalidade teria sido a de "abrandamento da barbrie", isto , a de "disciplinar (gn) os instintos, as tendncias e as paixes"10. Aqui, ela se mostraria "libertadora", na medida em que representava estas paixes e as reconhecia como alteridade; ou seja, elas se encontrariam "objetivadas", e, quando isto ocorria, j os nimos se tornam calmos e serenos. Em seguida, numa outra etapa, a arte se moraliza; j a a sua finalidade se estende no sentido de a alma subordinar ainda mais as paixes, purificando-as. Isto se fazia elevando os homens acima da natureza, fazendo do valor moral o conte-

COMUM 27

do da arte. Contudo, tal coisa trazia um problema: havia sempre o risco de que o elemento sensvel da obra de arte fosse subjugado por "proposies morais abstratas"11; o que tornaria o seu contedo demasiado geral e vago; alm do que, este ponto de vista poderia estar cavando cada vez mais fundo a ciso entre o sujeito e o objeto, o esprito e a natureza, e no, como deveria ser a arte, uma "reconciliao": misso da filosofia, sua principal misso, suprimir as oposies (...) e mostrar que os termos opostos no so, na realidade, to intransigentes e irresolveis como parecem, que a nica verdade enuncivel a propsito de cada um que no so verdadeiros em si e que a verdade de ambos s resultar da mtua conciliao, unio e harmonia. De um lado, h a liberdade, de outro, a necessidade. A liberdade essencialmente um atributo do esprito, a necessidade a lei da vontade natural.12 A arte aquilo que se dirige ao esprito atravs da sensibilidade; a reside o seu limite e nisso ela se distingue da cincia, pois esta busca o universal absoluto e o seu objeto est para alm do imediato sensvel: "O sensvel est, na arte, para o esprito, mas o objeto da arte no , como na cincia, a idia, a essncia, a natureza ntima deste sensvel" 13. Por isso tambm, "a fantasia a origem da arte e o motivo da sua limitao"14. Ela tem como fim a representao da verdade, e a, na imagem refletida da essncia, que se desenha o seu limiar. Ela certamente permite algum grau de "conciliao dos contrrios" e nisto habita "o fim supremo, o fim absoluto"; qual seja, a conciliao do esprito abstrato e da natureza, do "pensamento subjetivo" e da "realidade objetiva", do "universal abstrato" e do "particular sensvel". 3 No plano geral da Esttica, a arte aparece como "uma emanao da idia absoluta", cuja finalidade a "representao sensvel do belo", cujo contedo a "idia representada numa forma concreta e sensvel" e cuja funo a de "conciliar, numa livre totalidade, estes dois aspectos: a idia e a representao sensvel", mas, para cumpri-la, exige-se de antemo que haja adequao entre o contedo no-abstrato e a forma sensvel; desta adequao

10

COMUM 27

se obtm um concreto e este concreto a obra de arte. Na medida em que a obra de arte se revela como um apelo do esprito sensibilidade, no pode ser de sua natureza desinteressada; mas, de todo modo, no seu aspecto sensvel reside tambm a sua limitao: "a arte (...) no (...) o meio mais perfeito para apreender o concreto espiritual. Por isso, o pensamento lhe superior"15. A arte, como j se disse, um momento transitrio do processo que objetiva e realiza o esprito na histria: "antes de atingir o verdadeiro conceito da sua essncia absoluta, o esprito percorre os graus que o conceito impe". Por isso, "(Esta) evoluo do contedo pelo contedo imposto corresponde, em ntima conexo com ela, uma evoluo das representaes concretas da arte nas formas artsticas que, decifradas, do ao esprito a conscincia de si prprio"16. No movimento que percorre o esprito, encontramos o ideal artstico quando "h uma adequao completa entre a idia e a forma enquanto realidade concreta", isto , quando se d "a idia realizada em conformidade com o seu conceito, e isto constitui a verdade implicada na essncia da arte"17. Em outras palavras, a verdade inscrita nela o resultado de uma correspondncia ideal entre o contedo e a forma, quer dizer, a conformidade de uma idia com a sua representao: " dentro desse processo que a beleza artstica aparece como uma totalidade de graus e de formas particulares"18. Para que haja arte verdadeira, exige-se a adequao, pois a idia enquanto indeterminada abstrata no d surgimento forma verdadeira, concreta, mas somente representa o que lhe exterior. H, na verdade, de acordo com Hegel, uma hierarquia das formas artsticas e esta hierarquia se encontra na histria, na histria da objetivao e realizao do Esprito Absoluto. Em primeiro lugar, temos a "arte simblica", que "uma arte ainda imperfeita", que expressa o sentimento do sublime. Aqui, "turvo e abstrato o contedo (que) extrai o seu aspecto figurado da natureza imediata"19. O sublime, o desmedido, no deve ser confundido com a beleza, visto que aquele expressa somente a forma como sendo devorada por um arbitrrio universal indeterminado. Em resumo: "O smbolo consiste numa representao com um significado que no se conjuga com a expresso; mantm-se sempre uma diferena entre a idia e a forma. A arte simblica a tentativa frustrada, irrealizada por inadequao, no-conformidade, no-correspondncia, do ideal esttico".

COMUM 27

11

Em segundo lugar, encontramos a "arte clssica" ou o "ideal da arte". Nesse ponto da evoluo do esprito esttico, podemos observar "a livre adequao da forma e do contedo, da idia e da manifestao exterior; ou melhor, "um contedo dotado da forma que lhe convm, um contedo verdadeiro exteriorizado num aspecto verdico" (gn)20. A temos o ideal artstico consumado. No entanto, enquanto representao da idia, a arte clssica encontra tambm o seu limite, que, alis, o limite da arte: o esprito puro, absoluto e eterno no pode ser representado ou imaginado; nisso consiste "a fraqueza e a insuficincia da arte clssica"21. Num terceiro momento, aquele da ultrapassagem da prpria arte, da sua superao, est a "arte romntica ou crist". De imediato, ela significa "a ruptura do contedo e da forma e constitui "um regresso portanto ao simbolismo - inadequao entre contedo e forma -, mas ao mesmo tempo um "progresso" na espiritualizao, pois neste tipo de arte "se deu uma ciso entre a verdade e a representao sensvel" (gn), ao passo que a unidade e a reconciliao s possvel que se d "no esprito e na verdade"22. Em Hegel, romantismo quer significar libertao da idia, "ruptura da unidade entre o real e a idia". O romantismo se acha na fronteira da arte e, como tal, um lugar de superao desta manifestao do esprito. Diz Hegel: "A arte romntica atingiu, do ponto de vista da idia, o mximo, e haveria de sucumbir pelos defeitos provenientes das limitaes que a si prpria, enquanto romntica, se imps"23. Por outro lado, ao mesmo tempo em que o romantismo o lugar onde a arte morre, ela demonstra tambm, por causa mesmo disso, a sua superioridade sobre a arte clssica: Se, portanto, o em-si da fase anterior fica ultrapassado, se a unidade da natureza divina e da natureza humana deixa de ser uma unidade direta e imediata para se tornar unidade consciente, j no o sensvel e o corporal, representados pela forma humana, mas sim a interioridade consciente de si prpria que aparece agora como o contedo verdadeiramente real da arte.24 No obstante, apesar da ruptura, o romantismo ainda uma expresso esttica: "o romantismo consiste num esforo da arte para se ultrapassar a si prpria sem todavia transpor os limites da arte". Se isto verdade, ento, h uma relao entre a idia e o sensvel nesta expresso artstica: o

12

COMUM 27

sensvel se encontra submetido pela idia e s existe nela como sentimento e alma, sendo o esprito romntico ainda subjetivo. Aqui, "o espiritual aparece como espiritual, a idia livre e independente". O esprito domina de fato o sensvel e atribui a toda acidentalidade aparente uma significao: "Este mundo inteiro forma o contedo do romantismo e enquanto interior e na aparncia desta interioridade que recebe a sua representao"25. As diferentes artes aparecem da mesma maneira hierarquizadas num processo histrico no qual cada uma delas, tendo em vista as relaes de matria e forma, se aproximam mais ou menos do absoluto, do ideal que Deus, ou seja, o belo na sua mxima espiritualizao, aquele que se faz mundo. Nesta configurao, a arte simblica, cujo tipo ideal a arquitetura, a que representa a maior extremidade na relao entre forma-representao e contedo, obedecendo apenas as "regras abstratas de simetria". Diferentemente, na arte clssica, cujo tipo ideal a escultura, que encontramos a total identidade entre idia e matria, contedo e forma, a unidade que se d na pura universalidade, o deus transfigurado na obra. A culminao da arte, porm, est no romantismo que se expressa, respectivamente, na pintura, na msica e na poesia: No romantismo, a interioridade, o sujeito, o contedo da obra de arte abandona o seu tranqilo silncio, a sua unidade absoluta com a forma, a sua matria, a sua representao exterior, para regressar a si prpria, reintegrando a liberdade exterioridade, que, por sua vez, regressa a si mesma, quebra a unio com o contedo, torna-se-lhe estranha e indiferente.26 Neste processo de espiritualizao progressiva da arte, a poesia aquilo que a leva a seu termo. Na pintura e na msica, os elementos sensveis e subjetivos esto ainda bastante presentes. Na poesia, o elemento sensvel submetido a uma total idealizao, visto que as palavras j constituem sinais de interioridade espiritualizada que se exprimem em pensamentos e representaes: "a poesia comum a todas as formas do belo, porque o seu verdadeiro elemento a fantasia de que carece toda criao que, por intermdio de qualquer forma, vise beleza" (gn)27. Na poesia, "neste grau supremo, a arte se ultrapassa a si mesma para se tornar prosa, pensamento" (gn). Isto porque as "artes particulares" s podem ser pensadas num processo histrico de objetivao do esprito: elas constituem "as formas ge-

COMUM 27

13

rais da idia do belo em vias de desenvolvimento"28. O esprito do belo enquanto obra de arte se realiza e se supera na poesia romntica, mas, enquanto "arquiteto e operrio", ele "s estar terminado ao fim de milnios de histria universal". 4 O romantismo a ltima forma assumida pela arte antes de ser superada, que se determina "pelo conceito do contedo que se trata de representar", ou seja, "o contedo absoluto da verdade"29. O romantismo a culminncia de um processo que mostra a "tendncia da imaginao para se desligar da natureza e se orientar no sentido da espiritualidade"30. O que esta tendncia persegue abolir a dicotomia entre o "subjetivo em-si" e a "manifestao exterior", de modo a "permitir ao esprito um apaziguamento profundo atravs de um acordo mais estreito com a sua prpria esfera ntima"31; at porque retornando a si mesmo, sua identidade, que o esprito "goza assim de sua infinitude e liberdade"32. Esta elevao ao esprito a si mesmo, graas qual encontra em si mesmo a sua subjetividade, que ele estava obrigado at ento a achar no mundo sensvel e exterior, e graas qual adquire o sentimento e a conscincia da sua unio consigo mesmo, constitui o princpio fundamental da arte romntica.33 Na arte romntica, o esprito est em vias de se desligar dos elementos corporais externos e de suas representaes abstratas. E, caso se possa ainda falar aqui em beleza, trata-se ento de "uma beleza puramente espiritual, a da interioridade como tal, da subjetividade infinita e espiritual em si" 34 . O valor da arte romntica reside no seu contedo, isto , na "interioridade absoluta", qual se une a forma da "subjetividade espiritual consciente da sua autonomia e liberdade". Em outras palavras, o romantismo o produto da unio entre o infinito e o universal, produto esse que desconhece qualquer "particularidade", qualquer "separao", todo "processo natural". No obstante, enquanto arte, o esprito deve "penetrar na realidade exterior", ainda que seja para se reconhecer na alteridade e retornar outra vez para si mesma, para sua identidade absoluta.

14

COMUM 27

Deus aquilo para o que retorna o esprito quando atravessa as obras romnticas; contudo, Deus no acessvel atravs dos sentidos. Todavia, o romantismo enquanto arte precisa conter um elemento sensvel. Ento, como se apresenta este sensvel diante da atividade do esprito? Trata-se de um sensvel, diz Hegel, que se torna "subjetividade espiritual", isto , obtm "a certeza da sua realidade enquanto absoluto". Este Deus a "substncia divina que descansa infinita em si e ela mesma a fonte desta infinitude"35. Na arte, como de resto na religio, este Deus assume a forma humana, se apresenta enquanto homem que se constitui na ciso com a natureza e se define como razo, lampejo divino. Na arte, a interioridade infinita abandona a exterioridade corporal e garante para si independncia, liberdade, eternidade. Esprito liberdade e, nesse sentido, a arte romntica possui um rasgo de verdade: h algo da verdade nestas obras, e isto o seu contedo, a Idia. A "subjetividade absoluta" se manifesta de trs maneiras. 1 O Absoluto se sabe como esprito e se representa como homem. Enquanto "participante do divino", o homem intui a si prprio como "eterno e infinito de acordo com a verdade"36. Ele encontra em Deus o lugar da "conciliao do esprito consigo mesmo na sua subjetividade". 2 A conciliao o resultado de um processo de "ascenso do esprito" que ultrapassa o mundo da finitude e assim alcana a verdade de si. O mundo da finitude o reino do mal, o esprito no momento da sua alteridade necessria, mas atravs dele que possvel aceder ao "reino da verdade e da beatitude"37. A dor e o sofrimento pertencem natureza da arte romntica, porque o mal e a morte so aquilo para o que aponta a razo consciente de si que v o mundo como alteridade, como o lugar da "maldio eterna", mas que indica um futuro conciliado, onde o tempo no o devorador de seus rebentos, para um devir de eternidade. No romantismo, a morte como "aspirao da alma natural" s negao daquilo que j de si negao e alteridade, razo por que tal aspirao "afirmativa". 3 Quando o contedo vem representado pelo homem, temos a um contedo que finito e que se encontra aprisionado nos seus prprios limites. Enquanto contedo, o humano pode ser tomado de duas maneiras: ou pela sensibilidade [acidental] ou pela espiritualidade [essencial]. Quando os elementos sensveis determinam a configurao da obra, temos ento uma arte degradada; mas quando ocorre o inverso, encontramos a uma arte que se aproxima da verdade e um sujeito que conserva a sua autonomia.

COMUM 27

15

O divino se retira da arte porque um contedo que no pode caber em nenhuma representao sensvel: a natureza no apropriada para falar do divino. Se isto certo, ento, o contedo deve ser encontrado "na interioridade do esprito, no sentimento, e a representao na alma que aspira unio com a verdade, procurando evocar e fixar o divino no sujeito"38. Visto que o contedo se pe na "alma subjetiva", ele encontra a "uma extenso infinita"; o contedo se torna infinito. Nisso reside a "redeno": o esprito se redime da natureza e do sensvel, lugar onde habita o mal. Na arte romntica, a forma se torna indiferente ao contedo; ou melhor, o contedo tal que pode se verificar numa infinitude de coisas. Nesse caso, " o Absoluto universal em si (gn), que se oferece conscincia humana, o que constitui o contedo da arte romntica, a qual encontra assim uma matria inesgotvel na humanidade inteira e no conjunto do seu desenvolvimento"39. O contedo que este tipo de arte experimenta, quando exprimido, "existe j fora da esfera artstica, na representao, no sentimento". E, nesse sentido, "a religio, enquanto conscincia geral da verdade, constitui a pressuposio essencial da arte romntica"40. Aqui, a matria que oferece contemplao "indiferente", razo por que o esprito deve disso se afastar, para buscar sua satisfao em si mesmo. Na medida em que a exterioridade indistinta para o artista romntico, tambm no a beleza aquilo que ela formula. Em suma, no romantismo encontramos "dois mundos": um "mundo espiritual" perfeito, pacificado, reconciliado e retornado a si prprio e um "mundo exterior", emprico, desinteressante para a alma. O exterior j no exerce nenhuma seduo sobre a interioridade, sobre a subjetividade ntima do esprito: "Procedendo assim, a arte romntica deixa ao mundo exterior toda a sua liberdade, sem lhe impor o menor constrangimento, e sem lhe submeter a qualquer escolha"41. A conciliao promovida pelo processo de interiorizao s absorve a exterioridade, na medida em que ela se acha "desprovida de sua exterioridade objetiva, tornada invisvel e imperceptvel, uma sonoridade emanando de uma fonte misteriosa"42. Na verdade, a expresso mxima da arte romntica " de natureza musical e (...) lrica"43. Porque o contedo da arte romntica no aquilo que realiza a "substancialidade da vida subjetiva" e s lhe pode atribuir uma liberdade "formal", porque as formas atravs das quais este contedo se exterioriza so mltiplas e "desordenadas", "a arte romntica acaba": nela o interior e o

16

COMUM 27

exterior so acidentais; nela estes aspectos esto separados de tal modo, que "significa a negao mesmo da arte" (gn); nela surge "a necessidade para a conscincia de descobrir, para a apreenso da verdade, formas mais elevadas do que aquelas fornecidas pela arte"44. Enfim: porque o romantismo viceja na acidentalidade do seu contedo e das suas formas que ele se perde e se decompe. Os sentimentos da alma, a interioridade da alma romntica, desejam dar perenidade quilo que fugidio, cambiante, passageiro na natureza. Os meios, a matria, se mostram agora inadequados ao contedo, mas tambm agora ele se destaca do sensvel na senda para o Absoluto. J a no existe mais arte: "a arte tomba sob o imprio do capricho e do humor"45. Apenas aqui resta a subjetividade do artista, independente de tal ou qual contedo e forma. A ligao a um contedo particular e a um modo de expresso em relao com este contedo se tornou para o artista moderno uma coisa do passado, e a prpria arte se tornou um instrumento livre que ele pode aplicar (...) no importa que contedo, a qualquer natureza.46 A arte em geral procura atingir a "verdade absoluta" e exprimi-la atravs de alguma exteriorizao. Na "ltima forma de arte", isto , no romantismo, do qual se diz que a subjetividade imanente ao esprito, o "divino em-si" o que "constitui o principal objeto da arte"; contudo, dele exigido que estabelea uma relao com o "contedo profano da subjetividade" 47 . No obstante, o "humor" quebra tal relao e isola desta a espiritualidade. Com isso, ou seja, nessa "ultrapassagem da arte", o homem se volta sobre si e reconhece a sua verdade maior; ento, a arte reconhece no homem, na alma humana, o seu novo "santo". Portanto, agora (...) o artista encontra o seu contedo em si mesmo, ele o esprito humano que se determina a si mesmo, que medita sobre o infinito dos seus sentimentos (gn) e situaes, que descobre este infinito e o experimenta, esprito humano ao qual nada do que se agita na alma humana estranho.48 Quando a espiritualizao da arte chega a seu limite, a arte decai, na medida em que "caracterizada pela reproduo dos objetos externos em toda a acidentalidade de suas formas" e na medida em que somente "hu-

COMUM 27

17

mor como libertao da subjetividade abandonada sua acidentalidade interna"49. A arte romntica corresponde a uma situao contraditria entre o "significado interno" e a "forma externa" e da qual resulta que ela toma por contedo o acidental, da exterioridade ou da subjetividade. Como em toda obra humana, o contedo que na arte joga o papel decisivo. A arte, conforme o seu conceito, tem como nica misso tornar presente, de uma maneira concreta, aquilo que possui um contedo rico, e a tarefa principal da filosofia da arte consiste em apreender pelo pensamento a essncia e a natureza daquilo que possui este contedo e da sua expresso na beleza.50 5 Todas as observaes que encontramos nos textos aqui arrolados de Benedetto Croce, que agora apresentamos literalmente, levam admisso da morte da arte no sistema hegeliano. O seu argumento inicial o seguinte: (...) na filosofia de Hegel, a ordem lgica das categorias coincide com a sucesso histrica dos sistemas e de toda a vida espiritual, de maneira que a resoluo da arte na filosofia no pode ser nela um simples processo ideal e perptuo, mas deve ser no conjunto um acontecimento histrico.51 Alm disso, ele acrescenta:"No somente os graus de dissoluo e da morte da arte devem ser, no pensamento de Hegel, sucessivos no tempo, mas tambm devem ser tais, que "por eles a arte desaparece na lgica"52. A arte corresponde a um momento da histria do esprito que procura a sua prpria verdade, por isso a arte exige ser ultrapassada: "A arte deve se resolver na filosofia (...) ela mesma uma espcie de filosofia que a filosofia superior investe e torna sua"53. E finalmente: "mesmo que Hegel no tenha afirmado expressamente a mortalidade e, no mundo moderno, a morte efetiva da arte, seria sempre preciso dizer que a sua dialtica histrica e o seu conceito de arte para isto conduzem necessariamente"54. A arte no pode exprimir a Verdade:

18

COMUM 27

(...) a arte limitada no seu contedo a uma matria sensvel e em conseqncia somente capaz de um grau espiritual determinado de verdade. H uma existncia da Idia, mais profunda, que no pode ser expressa por intermdio do sensvel: e tal o contedo da nossa religio e da nossa cultura. (...) Nosso modo de religio e de cultura racional est colocado, (quer dizer) enquanto modo de expresso do Absoluto, num grau acima da arte. A obra de arte no pode satisfazer a nossa necessidade ltima e definitiva. (...) A obra de arte exige o nosso julgamento; ns submetemos a nosso exame o seu contedo e a convenincia da representao que ela d.55 Nessa altura, Croce cita um longo trecho de Hegel de 1828-29 em apoio sua tese: Os belos tempos da arte grega e da poca de ouro do fim da Idade Mdia passaram. Nossa poca, conforme sua condio geral, no favorvel arte. (...) mas toda a cultura espiritual assim feita de modo que ela mesma vive nesse mundo de reflexo e est submetida a suas condies. (...) Sob todas as relaes, a arte, considerada nas suas determinaes mais elevadas, e se torna para ns uma coisa passada. Assim fazendo, ela perdeu sua clareza de verdade e sua vivacidade, foi transferida na nossa imaginao e j no mantm na realidade a necessidade que outrora era a sua e a sua posio mais elevada.56 Disso conclui ele que (...) a dissoluo da arte, conforme os postulados lgicos da filosofia hegeliana, um processo ideal e histrico porque afirmam que a arte estava bem viva em outras pocas, mas que no presente lhe falta o ar respirvel, que no mais necessrio como qualquer coisa de atual, mas que qualquer coisa do passado, uma matria histrica.57 O processo no qual o esprito se realiza na obra de arte encontra o seu limiar no romantismo, quando, deixando para trs os elementos sensveis em que se inscrevia, o esprito retorna sobre si e devm filosofia: " parti-

COMUM 27

19

cularmente no ponto extremo da poca romntica que se pode considerar esta decomposio da arte, que, uma vez cindida a unidade no interior e no exterior, deixa, um diante do outro, um puro externo e um puro interno"58. Em suma: A arte morreu. (...) Trata-se de um processo intrnseco e mesmo de um processo graas ao qual a arte se liberta cada vez mais completamente do elemento representativo.59 A arte, a grande arte, a arte verdadeira, aquela que tem como contedo o Sagrado e o Eterno, aquela que foi outrora "representao sensvel da Idia", acabou definitivamente nos tempos modernos; e por isso que a arte enquanto arte est morta, e a arte que se seguiu uma arte despojada de seu poder, reduzida ao puramente humano.60 O fim da arte a identidade que produto do esprito e pelo qual o Eterno, o Divino, o Verdadeiro, se revela em-si e parasi sob a aparncia e a forma da realidade nossa intuio externa, ao sentimento e representao; mas o cmico destruiu tudo isto.61 Num outro lugar de sua obra, na sua prpria Esttica, Croce trata mais ao largo a Esttica hegeliana, o que nos permite, de resto, situ-la melhor no que diz respeito funo da arte no sistema hegeliano. Aqui, a arte a primeira forma de manifestao do Esprito Absoluto, seguido da religio e da filosofia. O que ela representa no o conceito abstrato, mas o conceito concreto, isto , a Idia; e, nesse sentido, a arte uma das trs formas nas quais a liberdade do esprito alcanada. Hegel mesmo quem afirma: A Verdade Idia enquanto Idia, de acordo com o seu serem-si e seu princpio universal, e at onde pensamento como tal. No h qualquer existncia sensvel ou material na Verdade; o pensamento no contempla nela seno a idia universal. Mas a idia deve tambm se realizar externamente e atingir uma existncia atual e determinada. A Verdade tambm como tal tem uma existncia, mas quando na sua existncia exterior determinada est para a conscincia, e o conceito permanece

20

COMUM 27

imediatamente um com a aparncia externa; a Idia no apenas verdadeira, mas bela. Dessa maneira, a Beleza pode ser definida como a aparncia sensvel da Idia.62 Assim, o contedo da arte a Idia na sua forma sensvel e representativa, e tal imaginao artstica no est aguilhoada a esta aparncia luminosa, mas caminha celeremente busca da verdade interior e da racionalidade do real: "uma obra de arte no deve apresentar intuio um contedo na sua universalidade, mas este universal individualizado convertido num individual sensvel"63. No sistema hegeliano, a arte certamente apresenta um carter cognitivo; quer dizer, ela ocupa a um lugar e significa um momento do Esprito Absoluto; mas, como tal, ela constitui um nvel inferior no que diz respeito filosofia, embora necessrio e indispensvel. Nessa medida, arte e religio "devem ter uma espcie de valor que se liga a fases histricas transitrias na vida da humanidade"64. Portanto, a arte algo que deve ser ultrapassado, superado. Hegel quem diz indiretamente: Apenas um crculo definido ou grau de verdade pode se tornar visvel numa obra de arte; quer dizer, esta verdade enquanto pode ser transformada no sensvel e adequado presentes nessa forma, como eram os deuses gregos. Mas existe uma concepo mais profunda da verdade, atravs da qual no se est to intimamente aliado ao sensvel nem se permite ser recebido ou expresso adequadamente numa roupagem material. A esta classe pertence a concepo crist da verdade; e, alm disso, o esprito no nosso mundo moderno, mas especialmente o de nossa religio e de nossa evoluo mental, parece ter passado o ponto no qual a arte o melhor caminho para a apreenso do Absoluto. No obstante, o carter peculiar da produo artstica satisfaz as nossas mais elevadas aspiraes. (...) Pensamento e reflexo superaram a bela arte.65 O diagnstico final de Croce o seguinte: "A Esttica de Hegel assim uma orao fnebre; ela passa em revista as sucessivas formas de arte, mostra os passos progressivos da consumao interna e repousa a totalidade no seu tmulo, deixando a Filosofia escrever o seu epitfio"66.

COMUM 27

21

O esprito v na conscincia, na forma da conscincia, a si prpria; isto , o esprito se representa para si mesmo e nesse espelhamento adivinha o poder criador da arte. Mas, para alm desse instante, o esprito retorna a si como tal: "o esprito vai alm da arte para alcanar a sua mais alta representao"67. Ento, a arte ainda constitui a ciso entre a conscincia e o real, entre o sujeito e o predicado: "a obra no para si a obra realmente animada, mas a totalidade apenas como devir"68. A filosofia de Hegel se apresenta como um sistema que se constitui na histria. O esprito percorre a trajetria onde ele se revela nas suas diferentes formas, desde as mais elementares e ordinrias at as mais complexas e sofisticadas. A razo se lana no mundo e se reconhece nas coisas que lhe pertencem; depois, retorna a si e se pe diante da sua necessidade e liberdade. O esprito algo que inexoravelmente diferente e oposto aos fenmenos sensveis, e s por astcia que vai at eles. Nesse sentido, a arte um momento de alteridade da Idia, quando ela tem de ser reconhecida nas obras estticas. No trabalho de regresso do esprito a si mesmo que se coloca a arte: ela o primeiro momento do retorno e por isso tambm se situa numa posio inferior religio e filosofia. Se o Esprito Absoluto deve necessariamente percorrer todo o caminho at a sua autoconscincia, ento, a arte deve ainda ser superada. nesta acepo que podemos dizer que a arte morre, embora o esprito devesse passar irremediavelmente por ela. A arte superada em Hegel, porque h no seu sistema uma teleologia histrica que aponta para a reconciliao dos contrrios na Idia. O Esprito retorna a si e no seu voltar passa pela arte como um momento histrico necessrio. A arte ainda a expresso do corte, da ciso esprito-natureza, liberdade-necessidade, contedo-forma, sujeito-predicado, conscinciarealidade. A reconciliao a unidade do esprito consigo mesmo, na sua eternidade, infinitude e universalidade, independente de qualquer elemento sensvel e, na medida em que a arte se encontra constitutivamente presa sensibilidade, ela no pode realizar a conciliao. Em outras palavras: as obras de arte, enquanto algo finito e transitrio, no podem encerrar o infinito e o eterno; enquanto algo natural e mundano, no podem deixar transparecer na sua plenitude o divino e o sagrado. A arte constitui ainda um momento negativo do esprito, aquilo que precisa ser superado.

22

COMUM 27

Notas
1. Hegel: (a) p. 79. 2. Idem, p. 83. 3. Idem, p. 90. 4. Ibid. 5. Idem, p. 92. 6. Idem, p. 89. 7. Idem, p. 94. 8. Idem, p. 99 (gn). 9. Idem, p. 100. 10. Idem, p. 101. 11. Idem, p. 104. 12. Idem, pp. 106-107 (gn). 13. Idem, p. 116. 14. Idem, p. 119. 15. Idem, p. 140. 16. Idem, p. 141 (gn). 17. Idem. p. 142. 18. Idem, p. 143. 19. Idem, p. 144. 20. Idem, p. 145. 21. Idem, p. 146. 22. Ibid. 23. Ibid. 24. Idem, p. 147 (gn). 25. Idem, p. 148. 26. Idem, p. 152. 27. Idem, p. 155. 28. Idem, p. 156. 29. Hegel, b, p. 243. 30. Ibid. 31. Idem, p. 244. 32. Ibid. 33. Idem, pp. 244-245. 34. Idem, p. 245. 35. Idem, p. 246. 36. Idem, p. 248. 37. Idem, p. 249. 38. Idem, p. 252. 39. Idem, p. 253. 40. Ibid. 41. Idem, p. 254. 42. Idem, pp. 254-255. 43. Idem, p. 255. 44. Idem, p. 256.

COMUM 27

23

45. Idem, p. 333. 46. Idem, p. 338. 47. Idem, p. 339. 48. Idem, p. 340. 49. Idem, p. 341. 50. Idem, p. 344. 51. B. Croce, a, p. 124 (gn). 52. Idem, p. 125 (gn). 53. Ibid. 54. Idem, p. 126 (gn). 55. Idem, p. 127 (gn). 56. Hegel, apud Croce, a, pp. 127-128 (gn). 57. Idem, p. 129. 58. Idem, p. 130. 59. Ibid. 60. Idem, p. 133. 61. Idem, p. 134. 62. Hegel, apud Croce, b, p. 299. 63. Idem, p. 300. 64. Idem, p. 301. 65. Hegel, apud Croce, idem, p. 302. 66. Idem, p. 303. 67. Hegel, c, p. 409. 68. Idem, p. 412.

Referncias bibliogrficas BRAS, Gerard. Hegel e a Arte. Uma apresentao Esttica. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1990. CROCE, Benedetto (a).La "fin de l'art" dans le systme hegelien. In: Essais d'Esthtique. Paris: Gallimard, 1991. CROCE, Benedetto (b). Aesthetics as science of expression and general linguistic. Londres: Vision Press-Peter Owen Ltd., 1953 (edio revista). FERRY, Luc. Homo Aestheticus. L'invention du gout l'age dmocratique. Paris: Livre de Poche, 1991. GILBERT, K. E. e KUHN, H. A History of Aesthetics. Bloomington: Indiana University Press, 1954 (edio revista e ampliada). HEGEL, G. W. F. (a). Esttica. A Idia e o Ideal. So Paulo: Abril Cultural, Coleo Os Pensadores, 1974. HEGEL, G. W. F. (b). Esthtique , II. Dveloppement de l'idal e sa differenciation en formes d'art particulires (terceira seo: L'Art Romantique). Paris: Aubier, Ed. Montaigne, 1944.

24

COMUM 27

HEGEL, G. W. F. (c). La Religin del Arte. In: Fenomenologa del Espritu. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1987. VATTIMO, Gianni. A verdade da arte. In: O fim da modernidade. Nihilismo e hermenutica na cultura ps-moderna. Lisboa: Presena, 1987. Resumo Este artigo apresenta uma interpretao da Esttica de Hegel em que se indicam os fatores que apontam para a morte da arte no seu sistema filosfico. Palavras-chave Hegel; Morte da arte; Romantismo. Abstract This paper shows an interpretation on the Hegel's Aesthetics in which we indicate the arguments that prove the death of art in the Hegelian philosophical system Key-words Hegel; The death of art; Romanticism

COMUM 27

25

Vous aimerez peut-être aussi