Vous êtes sur la page 1sur 2

Nota!

Por favor, leia este manual com ateno para uma utilizao correta e para garantir a instalao adequada do sistema. Todos os dados referidos neste manual so meramente informativos. Esto reservadas todas e quaisquer alteraes tcnicas ao produto, sem aviso prvio.

Guia de consulta rpida dos ndices de programao


Pressionar os 2 botes do transmissor: 1 vez: Programao automtica da central (ciclo completo). 2 vezes: Programao automtica da central iniciando pelo ajuste de pausa. 3 vezes: Apagando todos os transmissores da memria. 4 vezes: Configuraes padres de fbrica. 5 vezes: Ajuste do torque pulsante (peso do porto). 6 vezes: Ajuste da posio do fim de curso (abertura / fechamento). 7 vezes: Ajuste do limite do fim de curso (abertura / fechamento). 8 vezes: Ajuste do torque pulsante na memorizao (abertura / fechamento). 9 vezes: Ajuste de tempo de funcionamento do freio.

Fora do torque pulsante memorizao (abertura) = nvel 16. Fora do torque pulsante memorizao (fechamento) = nvel 10. Percurso = 0 Para retomar as configuraes padres de fbrica: 1. Fechar o jumper PROG. O led verde SN dever ficar fracamente aceso. 2. Pressionar e liberar, simultaneamente, os 2 botes do transmissor (gravado) 4 vezes pausadamente. O led SN pisca e aguarde 5 segundos. 3. Aps configuraes de fbrica, o led SN ir piscar 4 vezes. 4. Abrir o jumper PROG. Obs: Aps a programao do tpico Configuraes padres de fbrica, necessria a memorizao de percurso, caso contrrio a central no ir funcionar (Sistema de Fim de Curso Digital).

Led SN pisca 1 vez: Gravou transmissor. Led SN pisca 2 vezes: Transmissor j gravado. Led SN pisca 3 vezes: Memria cheia. 4. Liberar boto do transmissor. 5. Para continuar a gravar demais transmissores, continuar a partir do passo 2. 6. Para finalizar, abrir o jumper PROG. Obs: No modo de usurio (jumper PROG aberto), a central no aceitar o comando do transmissor com ambos os botes laterais pressionados simultaneamente ou o 3 boto do Piccolo/Tango. Se estivermos realizando a programao da central com o transmissor Piccolo/Tango, devemos lembrar a inverso das teclas, ou seja, os botes no Piccolo/Tango esto ao contrrio dos botes do transmissor TOK/CLIP .

Observaes importantes
1. Aps a instalao da central no automatizador, necessria a memorizao de percurso para o correto funcionamento. 2. Sempre que a central for ligada (primeiro comando aps queda de energia), o motor ser ligado (modo torque pulsante) para abertura at encontrar o stop mecnico de abertura. Aps isso, o funcionamento ser normal. 3. Sempre que for necessrio inverter a rotao do motor (fios preto e vermelho), a central dever ser desligada. Depois do primeiro comando aps relig-la, o procedimento de funcionamento ser idntico ao tpico anterior (no necessrio inverter a posio do encoder, pois a central corrige a posio automaticamente). A inverso do sentido de rotao do motor se faz necessria para adequar o funcionamento da central posio do porto. A no observao deste item pode acarretar funcionamento inadequado do automatizador, invertendo a lgica de funcionamento para comandos e fotoclula. 4. Quando memorizando o percurso ou prximo do fim de curso, o motor estar funcionando em modo de torque pulsante (o motor fica pulsando, ou seja, ligando e desligando continuamente). 5. O tempo de pausa mximo de 4 minutos. 6. Em equipamentos que estejam apresentando pouca fora para aprender o percurso, devemos abortar o processo e entrar na programao para aumentar a fora de torque pulsante na memorizao (pressionar 8 vezes os 2 botes do transmissor). 7. Para realizar qualquer um dos passos de programao na central de comando, no existe a necessidade de gravarmos as duas teclas do transmissor. Apenas com uma das teclas gravadas, podemos acessar todas as funes da eletrnica.

Programao automtica da central (ciclo completo)


1. Fechar o jumper PROG. O led verde SN dever ficar fracamente aceso. 2. Pressione, simultaneamente, uma nica vez, os 2 botes do transmissor (gravado). Em seguida libere-os (o led SN pisca) e aguarde 5 segundos para a central entrar em modo de programao automtica. 3. O porto fechar at encontrar o stop mecnico FCF (Fim de Curso de Fechamento) ou se ambos os botes do transmissor forem pressionados e liberados. Aps 1 segundo, ir abrir memorizando o percurso at encontrar o stop mecnico FCA (Fim de Curso de Abertura) ou se ambos os botes do transmissor forem pressionados e liberados. Obs: Motor em modo de torque pulsante. 4. O led SN comea a piscar como um relgio, a cada 1 segundo e fica aguardando ser programado o modo Automtico ou Semi-Automtico. Obs: Se forem pressionados e liberados ambos os botes do transmissor, o ajuste de pausa ser cancelado e ir para o prximo passo, deixando gravado o ltimo ajuste. Modo Automtico: Depois de aberto o porto, aps o tempo de pausa programado, fechar automaticamente. Para programar, pressionar e manter pressionado o boto direito do transmissor, contar os segundos pelo relgio para temporizar a pausa e em seguida liberar o boto. Modo Semi-Automtico: Depois de aberto o porto, ser necessrio outro comando para fechamento. Para programar, pressionar e liberar o boto esquerdo do transmissor. 5. O porto comea a entrar em ciclo de fechamento e abertura continuamente e fica aguardando ser programada a fora do motor (embreagem eletrnica). Essa fora deve ser verificada tentando-se segurar o porto. Para diminuir ou aumentar a fora exercida pelo motor deve-se proceder da seguinte forma: 3 4

Principais caractersticas
1. Sistema de Fim de Curso Digital / Analgico. 2. Mdulo receptor RF 433,92MHz. 3. Code learning at 160 transmissores diferentes e independentes dos botes. 4. Memorizao automtica do percurso. 5. Seleo do modo automtico ou semi-automtico, atravs do transmissor. 6. Programao do tempo de pausa para fechamento automtico, atravs do transmissor (mximo = 4,0 min). 7. Ajuste da embreagem eletrnica (fora), atravs do transmissor. 8. Comando para apagar todos os transmissores, atravs do transmissor. 9. Comando para configurar a central (padro de fbrica), pelo transmissor. 10. Interface serial RS-485 para automatizadores pivotantes e controle de acesso com PC (Central de Comando Serial).

P18350 - Rev. 0

Configuraes padres de fbrica


Fora = mximo. Fechamento = Semi-automtico. Tempo A/F = 120 seg. Tempo do freio (abertura / fechamento) = 500 mseg. Sistema de Fim de Curso Digital. Limite de fim de curso = percurso/16 Recuo FCA = 2 pulsos. Recuo FCF = 0 pulsos. Fora do torque pulsante (abertura) = nvel 12. Fora do torque pulsante (fechamento) = nvel 7. 2 Diminuir Fora: Pressionar e liberar o boto esquerdo do transmissor e verificar novamente a fora. Se necessrio, pressionar e liberar, pausadamente, o boto esquerdo at ajust-lo como desejado. Aumentar Fora: Pressionar e liberar, pausadamente, o boto direito do transmissor para aumentar a fora. Obs: Neste estgio, o porto no chegar at o stop mecnico (abertura/ fechamento) e sim no ponto do curso onde existe a mudana de velocidade alta para baixa no processo de abertura e fechamento do porto. Este ponto de transio programvel. Ver o tpico de Ajuste do limite de fim de curso. 6. Quando a fora desejada for selecionada, pressionar os dois botes do transmissor simultaneamente e em seguida libere-os, o motor ser desligado e a fora selecionada ser gravada na memria. Obs: Neste estgio se o jumper PROG for aberto, o motor ser desligado e no gravar o ajuste de fora, mantendo o registro anterior. 7. Para finalizar a programao automtica, abrir o jumper PROG. Obs: A programao automtica pode ser finalizada a qualquer momento do ciclo de configurao da central, apenas abrindo o jumper PROG. Durante o processo de programao, somente o transmissor gravado na memria e que iniciou a programao consegue interferir/alterar os parmetros da central. Para alterar a programao da central com outro TX (controle remoto/transmissor) gravado, devemos reiniciar o processo de programao.

Gravar transmissores
Permite gravar at 160 transmissores diferentes e independentes dos botes. 1. Fechar o jumper PROG. O led verde SN dever ficar fracamente aceso. 2. Pressionar e manter o boto do transmissor apertado. O led verde SN dever ficar piscando. 3. Pressionar e liberar o boto GRV. Verificar o led SN:

Ajuste da fora do Torque Pulsante independente para abertura e fechamento


A central fica pulsando o motor, ou seja, fica desligando e ligando rapidamente de modo que tenha fora em baixa rotao. Dependendo do peso do porto, o torque dever ser ajustado para moviment-lo. 1. Fechar o jumper PROG. O led verde SN dever ficar fracamente aceso. 2. Pressionar e liberar, simultaneamente, os dois botes do transmissor (gravado) 5 vezes pausadamente. O led SN pisca e aguarde 5 segundos. 3. O led SN ir ficar apagado e aguardando a programao do ajuste da fora torque pulsante. 4. Para ajustar a fora do torque pulsante no ciclo de fechamento, deve-se pressionar e liberar o boto GRV (o led SN pisca 1 vez). Caso o boto GRV no seja pressionado, o ajuste de fora do torque pulsante ser para o ciclo de abertura. 5. Ajustar a fora e verificar o led SN: Diminuir a fora do torque pulsante: Pulsar o boto esquerdo do transmissor at encontrar o ajuste desejado. Aumentar a fora do torque pulsante: Pulsar o boto direito do transmissor at encontrar o ajuste desejado. Finalizar a programao: Pressionar os botes esquerdo e direito do transmissor ou abrir jumper PROG. Esta funo possui at 23 nveis de ajuste: Led SN pisca lento 1 vez (2 seg.): fora no mnimo. Led SN pisca rpido: ajuste da fora entre o mnimo e mximo. Led SN pisca lento 1 vez (2 seg.): fora no mximo.

Recuar 1 pulso a posio do fim de curso: Pulsar o boto esquerdo do transmissor at encontrar o ajuste desejado. Avanar 1 pulso a posio do fim de curso: Pulsar o boto direito do transmissor at encontrar o ajuste desejado. Finalizar a programao: Pressionar os botes esquerdo e direito do transmissor ou abrir jumper PROG. Ajuste de at 21 pulsos.

Ajuste da fora do Torque Pulsante independente para abertura e fechamento na memorizao de percurso
Este tipo de ajuste idntico ao tpico Ajuste da fora do Torque Pulsante independente para abertura e fechamento, mas vlido somente para a memorizao de percurso (Pressionar os 2 botes do transmissor 8 vezes).

Tempo de acionamento do freio independente para abertura e fechamento


Este tipo de ajuste permite desligar ou temporizar o freio eletrnico. 1. Fechar o jumper PROG. O led verde SN dever ficar fracamente aceso. 2. Pressionar e liberar, simultaneamente, os dois botes do transmissor (gravado) 9 vezes pausadamente. O led SN pisca e aguarde 5 segundos. 3. O led SN ir ficar apagado e aguardando a programao da posio do fim de curso. 4. Para selecionar o ajuste do freio no fechamento, deve-se pressionar e liberar o boto GRV (o led SN pisca 1 vez). Caso o Boto GRV no seja pressionado, o ajuste do freio ser o de abertura. 5. Ajustando o freio: Diminuir o tempo do freio (led SN pisca rpido) ou desligar (led SN pisca lento): Pulsar o boto esquerdo do transmissor at encontrar o ajuste desejado. Aumentar o tempo do freio (led SN pisca rpido): Pulsar o boto direito do transmissor at encontrar o ajuste desejado. Finalizar a programao: Pressionar os botes esquerdo e direito do transmissor ou abrir jumper PROG. Ajuste de at 11 pulsos.

Ajuste do limite de fim de curso


O limite de fim de curso a distncia que falta para alcanar o stop mecnico, ou seja, a central fica monitorando a posio do porto continuamente e quando alcanar este limite, o modo de torque pulsante ligado para reduzir a velocidade e encostar-se ao stop suavemente. 1. Fechar o jumper PROG. O led verde SN dever ficar fracamente aceso. 2. Pressionar e liberar, simultaneamente, os dois botes do transmissor (gravado) 7 vezes pausadamente. O led SN pisca e aguarde 5 segundos. 3. O led SN ir ficar apagado e aguardando a programao do limite de fim de curso. 4. Ajustar o limite e verificar o led SN: Diminuir a distncia de fim de curso: Pulsar o boto esquerdo at encontrar o ajuste desejado. Aumentar a distncia de fim de curso: Pulsar o boto direito at encontrar o ajuste desejado. Finalizar a programao: Pressionar os botes esquerdo e direito ou abrir jumper PROG. Possui at 5 nveis de ajuste: Led SN pisca lento 1 vez (2 seg.): limite no mnimo. Led SN pisca rpido: ajuste o limite entre o mnimo e mximo. Led SN pisca lento 1 vez (2 seg.): limite no mximo. ndice de ajuste do divisor: 04, 08, 16, 32 e 64. Exemplo: Percurso memorizado pela central = 1000 pulsos. Limite fim de curso selecionado = divisor 04. Clculo = 1000 pulsos/04 = 250 pulsos restantes. Ento quando faltar 250 pulsos para alcanar o stop mecnico, a central ir reduzir a velocidade em torque pulsante para o porto encostar suavemente no stop. Quanto maior o divisor, menor ser a distncia para reduo da velocidade.

Programao automtica da central (a partir do ajuste de Pausa)


1. Fechar o jumper PROG. O led verde SN dever ficar fracamente aceso. 2. Pressionar e liberar, simultaneamente, os dois botes do transmissor (gravado) 2 vezes pausadamente. O led SN pisca e aguarde 5 segundos para a central entrar em modo de programao automtica (ver a partir do passo 4 do tpico Programao automtica da central [Ciclo completo]).

Apagando todos os transmissores da memria


1. Fechar o jumper PROG. O led verde SN dever ficar fracamente aceso. 2. Pressionar e liberar, simultaneamente, os dois botes do transmissor (gravado) 3 vezes pausadamente. O led SN pisca e aguarde 5 segundos. 3. O led SN ir ficar aceso e aguardando a confirmao para excluso dos transmissores ou cancelamento da operao. Para cancelar operao: Pressionar e liberar o boto esquerdo do transmissor. O led SN apaga, voltando a ficar fraco. Para apagar todos os transmissores: Pressionar e liberar o boto direito do transmissor. O led SN pisca 3 vezes indicando que apagou todos os transmissores. 4. Abrir o jumper PROG. 5

Ajuste da posio do fim de curso de abertura/fechamento


Este tipo de ajuste permite avanar ou recuar gradualmente o fim de curso independente para stop de abertura e fechamento. 1. Fechar o jumper PROG. O led verde SN dever ficar fracamente aceso. 2. Pressionar e liberar, simultaneamente, os dois botes do transmissor (gravado) 6 vezes pausadamente. O led SN pisca e aguarde 5 segundos. 3. O led SN ir ficar apagado e aguardando a programao da posio do fim de curso. 4. Para ajustar a posio do fim de curso de fechamento, deve-se pressionar e liberar o boto GRV (o led SN pisca 1 vez). Caso o boto GRV no seja pressionado, o ajuste da posio do fim de curso ser o de abertura. 5. Ajustando a posio do fim de curso:

Selecionando Sistema de Fim de Curso Digital ou Analgico


Permite selecionar o tipo de fim de curso, sendo Digital ou Analgico. Se o porto estiver em movimento de abertura / fechamento ou temporizando para fechamento automtico (Pausa), esta funo ser cancelada. 1. Porto parado e no temporizando para fechamento automtico. 2. Manter o jumper PROG aberto. 3. Selecionar a opo do tipo de fim de curso pelo jumper FC: FC Aberto: Analgico. FC Fechado: Digital. 4. Pressionar e liberar o boto GRV. O Led SN pisca 2 vezes (opo selecionada gravada). 5. Aps pressionar e liberar o boto GRV, ser necessrio a memorizao automtica de percurso. Caso contrrio, a central no ir funcionar (Fim de Curso Digital) ou tempo de abertura/fechamento (A/F) ser de 120 seg. (Analgico).

Controle de acesso
A Central de Comando Serial possui, incorporada na placa, o driver de comunicao serial RS-485 para interface com um PC. Em uma nica rede RS-485 (um par de fios do cabo categoria do tipo 5 cabo azul), at 64 placas de comando endereveis. O mtodo de comunicao baseia-se em pergunta (PC - software) e resposta (central de comando). Na rede RS-485, o fluxo de informaes inicializado pelo PC (Mestre) e respondido pela central de comando endereada (Escrava). Pelo software gerenciador do controle de acesso (PC - software), podem-se enviar para a central de comando endereada (escrava) comandos do tipo: Abrir, Fechar, Parada, selecionar modo Automtico ou Semi-Automtico e regulagem da fora do motor (embreagem). A central de comando endereada, ao receber uma requisio pergunta do PC (mestre), ir responder com informaes contendo o status do porto (Fechado, Semi-Aberto, Ciclo de Abertura, Ciclo de Fechamento, Temporizando a Pausa para fechamento automtico, Aberto ou Power-On-Reset), tempo que falta para o fechamento automtico e o Cdigo do Transmissor RF 433,92MHz que est sendo recebido pela central no momento do envio das informaes para o PC (mestre). Configurao serial: Velocidade: 4800 bps. N de bits: 8 Stop-Bit: 1 Paridade: Nenhum Cabo de rede: CAT-5. Distncia mxima entre PC (master) e ltima placa na rede RS-485: 800mts. Topologia da rede RS-485: Tipo Daisy-Chain ou Barramento. Esquema de ligao serial RS-485 entre o PC (mestre) e as centrais de comando: a) Rede RS-485 do tipo DAISY-CHAIN (RECOMENDADO)

b) Rede RS-485 do tipo BARRAMENTO (ACEITVEL)

Nota: Todas as centrais de comando contm internamente um nmero de identificao (IDnumber) nico (001 a 255). Para capturar este nmero ID, enviar o protocolo de interrogao com campo (+2) IDnumber = $00 e o campo (+3) Function = ?. (ver tabela do protocolo Master) Em resposta, a central de comando ir responder com o protocolo no campo (+2) IDnumber = nr ID da central. (ver tabela do protocolo Escravo central de comando Serial). Exemplo: Protocolo de interrogao do Master: $7E $05 $00 $3F $00 $C5 $81 Sendo: Campo (+0) = $7E = incio de telegrama. Campo (+1) = $05 = tamanho. Campo (+2) = $00 = n ID escravo. Campo (+3) = $3F = caracter ascii ?. Campo (+4) = $00 = data (nulo) Campo (+5) = $C5 = checksum Campo (+6) = $81 = fim de telegrama. Protocolo de resposta da Central de Comando: $7E $0F $01 $2B $53 $00 $67 $00 $00 $00 $00 $00 $9E $2E $15 $4B $81 Sendo: Campo (+0) = $7E = incio de telegrama Campo (+1) = $0F = tamanho Campo (+2) = $01 = n ID escravo Campo (+3) = $2B = caracter ascii + (ACK) Campo (+4) = $53 = caracter ascii S (porto semi-aberto) Campo (+5) = $00 = data (nulo) Campo (+6) = $67 = data (nulo) Campo (+7) = $00 = data (nulo) Campo (+8) = $00 = data (nulo) Campo (+9) = $00 = relgio do temporizador para fechamento automtico Campo (+10) = $00 = data (nulo) Campo (+11) = $00 = data (nulo) Campo (+12 +13 +14) = $9E $2E $15 = botes + cdigo fixo do transmissor presente = boto direito do transmissor 0E2E15 pressionado Campo (+15) = $4B = checksum Campo (+16) = $81 = fim de telegrama

Esquema de ligao

c) Rede RS-485 do tipo ESTRELA OU MISTO (EVITAR)

Descritivo do protocolo de comunicao serial: Ver a tabela abaixo.

10

11

12

Termo de garantia Protocolo de comunicao serial Central de Comando Serial


Setup = 4800,n,8,1 cks = Complemento da lgica .xor. dos bytes comeando do campo Size (+1) at ltimo byte do campo data. Mestre (PC) Buffer de transmisso serial mestre +0 Start $7E +1 Size $05 +2 IDnumber $00 +3 Function (ascii) "?" = Interrogao "A" = Comando Abrir "F" = Comando Fechar "P" = Comando Parada "T" = Seleciona Automtico "S" = Seleciona Semi-Automtico "E" = Embreagem eletrnica +4 Data $00 $00 $00 $00 $01 ,..., $FF ( segundos ) $00 $00 ,..., $0B Escravo (Central de Comando Serial) Buffer de transmisso serial escrava (Central de Comando Serial) +0 Start $7E +1 Size $0F +2 IDnumber IDnumber +3 Function (ascii) "+" = ACK +4 Data (ascii) Status da Central "F" = porto fechado "S" = porto semi-aberto "a" = ciclo de abertura "f" = ciclo de fechamento "P" = temporizando pausa "A" = porto aberto "R" = Power-On-Reset +5 Data +6 Data +7 Data +8 Data +9 Data Tempo de pausa para fechamento automtico ( segundos ). Obs. Tempo vlido quando campo Data (+4) = P temporizando pausa. Botes do transmissor Boto esquerdo pressionado Boto esquerdo liberado Boto direito pressionado Boto direito liberado bit 22 = 1 bit 22 = 0 bit 23 = 1 bit 23 = 0 Cdigo fixo do transmissor (hexa) bits 19 ,...,0 +10 Data +11 Data +12 Data 23 ,..., 16 +13 Data 15 ,..., 8 +14 Data 7 ,..., 0 +15 Checksum cks +16 Stop $81 +5 Checksum cks +6 Stop $81 A Motoppar Ind. e Com. de Automatizadores Ltda., localizada na Avenida Dr. Labieno da Costa Machado, n 3526, Distrito Industrial, Gara/SP , CEP 17.400-000, CNPJ 52.605.821/0001-55, IE 315.011.558.113 garante este aparelho contra defeitos de projetos, fabricao e montagem que o torne imprprio ou inadequado ao consumo a que se destina pelo prazo legal de 90 (noventa) dias da data da aquisio. Para tornar vivel e exigvel a garantia, devem ser observadas as orientaes de instalao. Havendo exigncia legal, deve ser contratada uma pessoa habilitada e com capacitao tcnica para o ato da instalao do produto, com o respectivo recolhimento da Anotao de Responsabilidade Tcnica. Em caso de defeito, no perodo de garantia, a responsabilidade da MOTOPPAR fica restrita ao conserto ou substituio do aparelho de sua fabricao, no incluindo os custos de retirada e reinstalao, bem como o transporte at a sede da fabricante. Por consequncia da credibilidade e da confiana depositada nos produtos, acrescemos ao prazo acima mais 275 dias, atingindo o total de 1 (um) ano, igualmente contado da data de aquisio a ser comprovada pelo consumidor atravs do comprovante de compra. No tempo adicional de 275 dias, sero cobrados as visitas e os transportes para eventuais consertos dos produtos. Nas localidades onde existam servios autorizados, as despesas de transporte do aparelho e/ou tcnico tambm correm por conta do proprietrio consumidor. A substituio ou conserto do equipamento no prorroga o prazo de garantia. Esta garantia perder o seu efeito se o produto: - sofrer danos provocados por acidentes ou agentes da natureza, tais como, raios, inundaes, desabamentos, fogo, etc; - for instalado em rede eltrica imprpria ou mesmo em desacordo com quaisquer das instrues de instalao expostas no manual; - for atingido por descargas eltricas que afetem o seu funcionamento; - no for empregado ao fim que se destina; - no for utilizado em condies normais, ou danificados por vandalismo; - sofrer danos provocados por acessrios ou equipamentos acoplados ao produto, ou outros aparelhos perifricos de outros fabricantes que tornem o produto inoperante; - interrupo de uso, que torne o equipamento obsoleto ou desatualizado acarretando assim problemas de funcionamento; - desateno da data de validade e manuteno do funcionamento das baterias. Recomendaes: Recomendamos a instalao pelo servio tcnico autorizado. A instalao por outrem implicar em excluso da garantia em decorrncia de defeitos causados pela instalao inadequada. Somente tcnico autorizado est habilitado a abrir, remover, substituir peas ou componentes, bem como reparar os defeitos cobertos pela garantia, sendo que, a no observao deste e qualquer utilizao de peas no originais constatadas no uso, acarretar a renncia deste termo por parte do consumidor. Se houver corte no fornecimento de energia eltrica, ou qualquer causa que eventualmente afetem o bom e prtico funcionamento dos aparelhos, isso isentar qualquer responsabilidade do fabricante, assim, recomendamos especial ateno quanto ao fornecimento desses servios. Caso o produto apresente defeito, procure o Servio Tcnico Autorizado. Comprador: ___________________________________________________________________________ Endereo: _____________________________________________________________________________ Cidade: _______________________________________________________________________________ Bairro: ___________________________________________________________ CEP: _________________ Revendedor: _____________________________________________________ Fone: _________________ Data da venda: __________________ ID: ___________________________________________________

Cdigo do transmissor (hexa)

Vous aimerez peut-être aussi