Vous êtes sur la page 1sur 3

Srie: 5 Prof: Camila M. Antunes Aluno(a):_______________________________________________N__________Data_____/_____/______.

CINCIAS
1) Ponha as frases sobre as etapas da formao do solo em ordem correta atravs de nmeros nos parnteses:
( ) Ocorre acmulo de gua nas rachaduras da rocha permitindo a fixao de microganismos que ajudam a transformar a rocha em solo. ( ( ) Exposio da rocha-me. ) Comea a colonizao de organismos pioneiros, como fungos, musgos, samambaias e gramneas.

( ) Com o passar do tempo, atravs da ao do intemperismo causado pelo sol e chuva, a rocha-me tornase cheia de fendas e rachaduras. ( ) O solo torna-se mais espesso, e arvores e arbustos tornam o ambiente propcio para a vida de animais que no toleram o sol.

2)
( )

Sobre o solo, marque V para verdadeiro e F para falso:

Intemperismo fsico o fenmeno de transformao das rochas atravs da alterao de temperatura.


( ) Intemperismo qumico o fenmeno de transformao das rochas atravs da ao do sol.

( ) Intemperismo biolgico o fenmeno de transformao das rochas atravs da ao de microrganismos e lquens.

2) Complete os termos abaixo: EROSO NUTRIENTES EQUILBRIO VENTO GUA - PRAGAS a) O solo considerado adequado para a agricultura deve ter _________________ entre seus componentes, ou seja uma quantidade adequada de cada um deles. b) Para que as plantaes dem um rendimento satisfatrio, preciso que ele seja rico em ___________________ , que haja disponibilidade de _______________________. Alm disso preciso que haja um bom controle das _______________________. c) Com o aumento da atividade humana sobre o solo ocorre mais facilmente um processo chamado ________________________, em que os sedimentos so levados para outros locais, principalmente pela ao da gua e do ___________________.

3) Marque a alternativa correta sobre o que um organismo transgnico: ( ( ( ) Um organismo que teve seu material gentico alterado em laboratrio ) Um organismo que no serve para alimentao ) Um organismo considerado uma praga

b) Marque a alternativa que contenha apenas frases corretas sobre as principais vantagens da agricultura transgnica: I) II) III) IV) Pode aumentar a produtividade nas plantaes. Aumenta os custos de produo pois se torna necessrio aos agricultores comprar herbicidas e pesticidas. Os vegetais tornam-se mais saudveis para a alimentao por no sem tratados com agrotxicos. Os alimentos transgnicos curam alergias.

Esto corretas: a) I e III

b) II e IV

c) II e III

d) Todas as alternativas.

4) Existem trs processos que esto relacionados com a mudana ambiental. O desmatamento, a desertificao e a sucesso ecolgica. Pense e responda marcando as alternativas corretas sobre as questes abaixo: a) O desmatamento ocorre muitas vezes decorrente de queimadas. Para que finalidade o homem provoca queimadas? ( ( ( ) Para a limpeza do terreno onde ser feita uma plantao ) Para recuperar o solo ) Para eliminar pragas

b) So consideradas causas de desertificao: ( ( ( ) Plantaes de espcies trangnicas ) Desmatamento, queimadas e utilizao exagerada de agrotxicos. ) Sucesso primria e sucesso secundria

c) Qual a diferena entre sucesso ecolgica primria e sucesso ecolgica secundria? ( ) Na sucesso primria ocorre um desenvolvimento de um ecossistema onde ocorreu desmatamento, enquanto na sucesso secundria ocorre um desenvolvimento de um novo ecossistema onde anteriormente havia um lago. ( ) Na sucesso primria ocorre um desenvolvimento inicial de um ecossistema, enquanto na sucesso secundria ocorre um desenvolvimento de um novo ecossistema onde anteriormente ocorreu uma destruio do ambiente original. 5) As espcies introduzidas podem ser divididas em dois tipos: Exticas e invasoras. Correlacione corretamente: a) Espcies exticas b) Espcies invasoras ( ) Espcies que vieram acidentalmente de outro ambiente ( ) Espcies que foram introduzidas pelo homem intensionalmente.

c) Agora responda: Quais os problemas causados por espcies invasoras em ambientes naturais? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 7) O que controle biolgico? ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________

BOA PROVA!!!! AMO VOC

Vous aimerez peut-être aussi