Vous êtes sur la page 1sur 10

EXTINO DA PESSOA NATURAL Artigo 6, CC: A existncia da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos

ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura da sucesso definitiva. Pode-se falar em: - morte real; - morte simultnea ou comorincia; - morte presumida. MORTE REAL - a designada no artigo 6 do Cdigo Civil; - Prova da morte real: a) atestado de bito; b) ao declaratria de morte presumida, sem decretao de ausncia (artigo 7, CC); c) justificao de bito artigo 88 da Lei de Registros Pblicos (Lei 6.015/73) quando h certeza da morte em alguma catstrofe, no sendo encontrado o corpo do falecido. -Diagnstico da morte: Artigo 3, da Lei 9.434/97 paralisao da atividade de enceflica. Obs.: necessrio laudo mdico que confirme a morte. Este laudo mdico necessrio para a elaborao do atestado de bito. O atestado de bito deve ser registrado no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Naturais, conforme exigncia do artigo 9, I do Cdigo Civil. MORTE SIMULTNEA OU COMORINCIA - a prevista no artigo 8, do Cdigo Civil: Se dois ou mais indivduos falecerem na mesma ocasio, no se podendo averiguar se algum dos comorientes precedeu aos outros, presumir-se-o simultaneamente mortos.

- O artigo em anlise refere-se ao momento da morte e, no ao lugar. - Portanto, o comando em questo no exige que a morte tenha ocorrido no mesmo local, mas ao mesmo tempo. - A regra pertinente quando os falecidos forem pessoas da mesma famlia e, com direitos sucessrios entre si. - A comorincia, ou seja, a ocorrncia de mortes simultneas trata-se de presuno relativa que pode ser afastada por laudo mdico ou outra prova efetiva e precisa do momento da morte real. Em caso de dvidas, prevalece a presuno legal do artigo 8, CC. MORTE PRESUMIDA Pode ser com ou sem declarao de ausncia. MORTE PRESUMIDA SEM DECRETAO DE AUSNCIA - Artigo 7, CC: Pode ser declarada a morte presumida, sem decretao de ausncia. (caput) - Hipteses nas quais h a declarao da morte presumida sem decretao de ausncia: I- se for extremamente provvel, a morte de quem estava em perigo de guerra; II- se algum, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, no for encontrado at dois anos aps o trmino da guerra. Obs.: A declarao de morte somente ser possvel depois de esgotados todos os meios de buscas e averiguaes do corpo da pessoa, devendo constar da sentena a data provvel da morte da pessoa natural.

Nelson Nery Jr. Entende que esse dispositivo equivale ao artigo 88 da Lei de Registros Pblicos (Lei 6.015/1973), que j tratava da morte por justificao. MORTE PRESUMIDA COM DECRETAO DE AUSNCIA AUSENTE: a pessoa que desaparece de seu domiclio sem dar notcia de seu paradeiro e sem deixar um representante ou procurador para administrar-lhe os bens. Artigo 22, CC. Artigo 22 do Cdigo Civil: Desaparecendo uma pessoa do seu domiclio sem dela haver notcia, se no houver deixado representante ou procurador a quem caiba administrar-lhe os bens, o juiz, a requerimento de qualquer interessado ou do Ministrio Pblico, declarar a ausncia, e nomear-lhe- curador. Artigo 23 do Cdigo Civil: Tambm se declarar a ausncia, e se nomear curador, quando o ausente deixar mandatrio que no queira ou no possa exercer ou continuar o mandato, ou se os seus poderes forem insuficientes. Fases da decretao de ausncia: I) Curadoria do ausente objetiva-se preservar os bens deixados pelo ausente, para a hiptese de seu eventual retorno. II) Sucesso provisria nesta fase o legislador passou a preocupar-se com os interesses dos sucessores do ausente. III) Sucesso definitiva - s permitida aps um longo perodo de ausncia. Obs.: A curadoria do ausente fica restrita aos bens, no produzindo efeitos de ordem pessoal. DA CURADORIA DOS BENS DO AUSENTE - Artigo 22 do Cdigo Civil; - Desaparecimento do indivduo, sem dele haver notcia; - A pessoa desaparecida no deixa procurador para zelar dos seus bens;

Quem pode requerer a decretao da ausncia? - Qualquer interessado (sucessores do ausente); - Membros do Ministrio Pblico. - Juiz decreta a ausncia e nomeia curador para guardar os bens do ausente. Quem pode ser curador do ausente? - Artigo 25 do Cdigo Civil. Artigo 25, CC. O cnjuge do ausente, sempre que no esteja separado judicialmente, ou de fato por mais de dois anos antes da declarao da ausncia, ser o seu legtimo curador. 1. Em falta do cnjuge, a curadoria dos bens do ausente incumbe aos pais ou aos descendentes, nesta ordem, no havendo impedimento que os iniba de exercer o cargo. 2. Entre os descendentes, os mais prximos precedem os mais remotos. 3. Na falta das pessoas mencionada, compete ao juiz a escolha do curador. 1) Cnjuge possui a condio de curador legtimo, sempre que no esteja separado judicialmente ou de fato h mais de dois anos. Obs.: Emenda Constitucional 66/10 Divrcio direto 2) Pais do ausente; 3) Descendentes do ausente. Obs.: Lembre-se que os mais prximos excluem os mais remotos. 4) Na falta das pessoas mencionadas acima, o juiz escolher o curador. Obs.: O companheiro merece o mesmo tratamento oferecido ao cnjuge. Enunciado 97 do CJF/STJ: No que tange tutela especial da famlia, as regras do Cdigo Civil que se referem apenas ao cnjuge devem ser estendidas situao jurdica que envolve o companheirismo, como, por exemplo, na hiptese de nomeao de curador dos bens do ausente (artigo 25, CC). Poderes do curador - So fixados pelo juiz, conforme as circunstncias. (artigo 24, CC)

Artigo 24, CC: O juiz, que nomear o curador, fixar-lhe- os poderes e obrigaes, conforme as circunstncias, observando, no que for aplicvel, o disposto a respeito dos tutores e curadores. - Comunicada a ausncia ao juiz, este determinar a arrecadao dos bens do ausente e os entregar administrao do curador nomeado. Cessa a curadoria: A) Pelo comparecimento do ausente, do seu procurador ou de quem o represente; B) Pela certeza da morte do ausente; C) Pela sucesso provisria. DA SUCESSO PROVISRIA Quando se d a abertura da sucesso provisria? - Artigo 26, CC. - Um ano aps a arrecadao de bens do ausente e da correspondente nomeao de um curador ou; - Caso o ausente tenha deixado representante legal, o prazo excepcionado, aumentando para trs anos. Artigo 26, CC. Decorrido um ano da arrecadao dos bens do ausente, ou se ele deixou representante ou procurador, em se passando trs anos, podero os interessados requerer que se declare a ausncia e se abra provisoriamente a sucesso. Quem pode requerer a sucesso provisria? - Os interessados ou, - No havendo interessados e, aps o trmino do prazo estabelecido no artigo 26, CC o Ministrio Pblico. - Artigo 27, CC e artigo 28, 1, CC.

Interessados: 1) Cnjuge no separado judicialmente; Obs.: O companheiro, tambm, deve ser incluso, conforme ressalva feita anteriormente. 2) Herdeiros presumidos, legtimos ou testamentrios; 3) Os que tiverem sobre os bens do ausente direito dependente de sua morte; 4) Os credores de obrigaes vencidas e no pagas. Sentena da sucesso provisria - A sucesso provisria decretada por meio de sentena. - A sentena que decreta a sucesso provisria s produz efeitos aps 180 dias de publicada na imprensa, no transitando em julgado no prazo legal. - Artigo 28, caput, CC. A sentena que determinar a abertura da sucesso provisria s produzir efeitos cento e oitenta dias depois de publicada pela imprensa, mas, logo que passe em julgado, proceder-se- abertura do testamento, se houver, e ao inventrio e partilha dos bens, como se o ausente fosse falecido. Obs.: Artigo 28, 2, CC: No comparecendo herdeiro ou interessado para requerer o inventrio at trinta dias depois de passar em julgado a sentena que mandar abrir a sucesso provisria, procederse- arrecadao dos bens do ausente pela forma estabelecida nos arts. 1.819 a 1.823. Bens mveis do ausente - Artigo 29, CC. - O juiz pode ordenar a converso dos bens mveis em imveis ou em ttulos garantidos pela Unio. - Bens mveis sujeitos a extravio ou deteriorao. - Momento: antes da partilha. Bens imveis do ausente -Alienao ou hipoteca. -S ocorre por determinao judicial. - E, para evitar runa. - Artigo 31, CC. - O imvel pode ser desapropriado.

Artigo 31, CC. Os imveis do ausente s se podero alienar, no sendo por desapropriao, ou hipotecar, quando o ordene o juiz, para lhes evitar a runa. Bens do ausente e imisso na posse -Para imisso na posse dos bens do ausente, os herdeiros prestaro garantias da restituio deles, mediante penhores ou hipoteca equivalentes aos quinhes respectivos, em razo da incerteza da morte do ausente. Artigo 30, caput, CC: Os herdeiros, para se imitirem na posse dos bens do ausente, daro garantias da restituio deles, mediante penhores ou hipotecas equivalentes aos quinhes respectivos. Obs.: Artigo 30, 2, CC: Os ascendentes, os descendentes e o cnjuge, uma vez provada a sua qualidade de herdeiros, podero, independentemente de garantia, entrar na posse dos bens do ausente. - E o herdeiro que no possui condies de prestar a garantia? Como que fica a sua situao? Ser excludo da sucesso provisria. O seu quinho (a sua parte) ficar a cargo da administrao do curador ou de outro herdeiro designado pelo juiz e que preste a garantia de restituio. Artigo 30, 1, CC: Aquele que tiver direito posse provisria, mas no puder prestar a garantia exigida neste artigo, ser excludo, mantendo-se os bens que lhe deviam caber sob a administrao do curador ou de outro herdeiro designado pelo juiz, e que preste essa garantia. Obs.: Artigo 34, CC: O excludo, segundo o art. 30, da posse provisria poder, justificando falta de meios, requerer lhe seja entregue metade dos rendimentos do quinho que lhe tocaria. Frutos e rendimentos dos bens imveis - Ascendente, descendente ou cnjuge: ficaro com todos os frutos e rendimentos dos bens que a este couberem; - Outros herdeiros: devem capitalizar a metade desses frutos e rendimentos, segundo o disposto no artigo 29, CC (adquirir imveis ou ttulos garantidos pela Unio), de acordo com o Ministrio Pblico e devem prestar contas anualmente ao juiz competente.

Artigo 33, CC: O descendente, ascendente ou cnjuge que for sucessor provisrio do ausente, far seus todos os frutos e rendimentos dos bens que a este couberem; os outros sucessores, porm, devero capitalizar metade desses frutos e rendimentos, segundo o disposto no art.29, de acordo com o representante do Ministrio Pblico, e prestar anualmente contas ao juiz competente. Representao do Ausente -Aps os herdeiros empossarem nos bens, estes passam a representar o ausente ativa e passivamente, de modo que contra eles correro as aes pendentes e que de futuro quele forem movidas. - Artigo 32, CC: Empossados nos bens, os sucessores provisrios ficaro representando ativa e passivamente o ausente, de modo que contra eles correro as aes pendentes e as que de futuro quele forem movidas. Consegue-se provar a poca exata do falecimento do ausente - Artigo 35, CC - Provando a poca exata do falecimento do ausente, considera-se, nesta data, aberta a sucesso em favor dos herdeiros, que o eram quele tempo. Artigo 35, CC. Se durante a posse provisria se provar a poca exata do falecimento do ausente, considerar-se-, nesta data, aberta a sucesso em favor dos herdeiros, que o eram quele tempo. Aparecimento do Ausente Frutos e Rendimentos - Artigo 33, pargrafo nico. Se o ausente aparecer, e ficar provado que a ausncia foi voluntria e injustificada, perder ele, em favor do sucessor, sua parte nos frutos e rendimentos. - Ausncia voluntria e injustificada: perde a sua parte nos frutos e rendimentos. - Ausncia involuntria ou justificada: possui direito a sua parte nos frutos e rendimentos. Direito aos bens - Os herdeiros perdero os direitos quanto aos bens. Ou seja, cessa para logo as vantagens dos sucessores nela imitidos.

- Artigo 36, CC. Se o ausente aparecer, ou se lhe provar a existncia, depois de estabelecida a posse provisria, cessaro para logo as vantagens dos sucessores nela imitidos, ficando, todavia, obrigados a tomar as medidas assecuratrias precisas, at a entrega dos bens a seu dono. SUCESSO DEFINITIVA Quando se inicia a sucesso definitiva? -Aps 10 anos do trnsito em julgado da sentena que concedeu a abertura da sucesso provisria. Artigo 37, CC. Dez anos depois de passada em julgado a sentena que concede a abertura da sucesso provisria, podero os interessados requerer a sucesso definitiva e o levantamento das caues prestadas. - Se o ausente conta oitenta anos de idade, e que de cinco datam as ltimas notcias dele. Artigo 38, CC. Pode-se requerer a sucesso definitiva, tambm, provando-se que o ausente conta oitenta anos de idade, e que de cinco datam as ltimas notcias dele. O que se requer nesta fase? - A sucesso definitiva e o levantamento das caues prestadas. Retorno do Ausente - Se retorna nos 10 anos subseqentes abertura da sucesso definitiva. artigo 39, CC. Ter direito: Aos bens existentes no estado em que se acharem; Aos bens sub-rogados no seu lugar, ou seja, os bens que foram comprados da venda dos bens que lhe pertenciam, o que necessita de prova; O preo que os herdeiros e demais interessados houverem recebido pelos bens alienados depois daquele tempo.

Obs.: Essa regra tambm se aplica se surgirem ascendentes ou descendentes do desaparecido, nesse prazo, tendo sido atribuda a herana para sucessores de outras classes. - Aps esse prazo de dez anos, se no regressar o ausente, os bens arrecadados sero definitivamente dos herdeiros, no tendo o desaparecido qualquer direito. Obs.: Artigo 39, pargrafo nico. Se, nos dez anos a que se refere este artigo, o ausente no regressar, e nenhum interessado promover a sucesso definitiva, os bens arrecadados passaro ao domnio do Municpio ou do Distrito Federal, se localizado nas respectivas circunscries, incorporando-se ao domnio da Unio, quando situados em territrio federal.

Vous aimerez peut-être aussi