Vous êtes sur la page 1sur 4

PESQUISA DE MERCADO

Antes de organizar as atividades, estrutura e servios oferecidos pela Instituio de Ensino Infantil, Fundamental e Mdio, como tambm os recursos que sero alocados necessrio a realizao de um pesquisa aprofundada de Mercado do seguimento que deseja atuar. Para dar andamento ao Plano de Negocios deve-se analisar o que esse mercado oferece quais os servios prestados, qual o diferencial, capacitao do corpo docente e estrutura, levando-se em considerao os pontos fracos da concorrncia. Esta pesquisa serve para buscar elementos para responder as seguintes questes: Onde funciona o mercado onde esta localizada a sua Escola? Como ser o processo de Venda, isto , como conseguir clientes na quantidade necessria? Como ser o processo para ocupao do espao no mercado com clientes, concorrentes e fornecedores? Como ser a operao da Escola de forma a satisfazer e surpreender os clientes? Como ser sua equipe de funcionrios? Como ser seu formato de gesto? (Isto inclui fixar metas, elaborar planejamento para realiz-las, apurar resultados, corrigir rumo, obter a colaborao da equipe de funcionrios e desenvolver capacidade para aproveitar as oportunidades do dia-a-dia). Quando sua Escola estiver funcionando voc pretende ter frias regulares? Quem cuidar do negcio neste perodo? Voc ficar tranqilo durante as frias? Para comear buscaremos interao com empresrios do ramo em bairros distantes ou cidades vizinhas, mas especialmente os que no se sintam ameaados (principalmente para trocar informaes e o mais importante, entender do respectivo negcio). Identificaremos junto ao IBGE qual a porcentagem de crianas em idade ideal para frequentar uma escola de educao infantil, Fundamental ou Mdio. Feito isso, realizaremos visitas s escolas, pesquisando como cliente as seguintes variveis (Mtodo pedaggico, atividades extras curriculares, ambiente de recreao, estrutura fsica da escola, quadro de funcionrios, segurana e entre outros que achar necessrio). E identificaremos qual o potencial consumidor, quais as caractersticas do pblico-alvo (Na pesquisa sobre as caractersticas do pblico-alvo descobrir se os pais preferem escolas de meio perodo ou de perodo integral e estruture seus servios de acordo com a demanda). Aps os resultados da Pesquisa, planejar um servio diferenciado para montar a escola, onde podem ser: Funcionrios mais especializados, Espao fsico maior na veiculao de entrada e sada da escola evitando engarrafamentos, Mtodo pedaggico diferenciado, (alm do mtodo construtivo aplicado na maioria das escolas em ensino infantil, apresente um mtodo pedaggico com insero responsabilidade social e ambiental contribuindo com a formao dos princpios humanos da criana), Desconto na taxa de matrcula ou no primeiro semestre, Ambientes higienizados, Segurana, Transporte escolar, realizao de

visitas escolares a museus e eventos educacionais, realizar olimpadas esportivas ou acadmicas uma vez por ano. O Lacal escolhido da Instituio existe carncia de tal servio, sendo que os moradores da regio j comentaram com os pesquisadores da carncia de escola de educao Infantil, Fundamental e Mdio. Alm disso, uma rea com grande volume de indstrias e comrcios nas proximidades. Isso seria um ponto positivo para a escola, pois os pais podem deixar seus filhos na escola e ir trabalhar. A escola estar estrategicamente localizada, em um local que cresceu muito nos ltimos anos, com muitos sobrados e apartamentos sendo construdos nas proximidades. Nessa localidade, no se encontra uma escola. Os moradores e trabalhadores ficam sem tal prestao de servio. Nas proximidades do local da escola, esto sendo construdos diversos sobrados e Apartamentos, de padro de classe mdia. Geralmente, nesses casos, o homem e a mulher trabalham fora e necessariamente precisam de uma escola para deixar seus filhos. Por seus pais trabalharem e serem de classe mdia, a criana no consegue vaga na escola da prefeitura, precisando de uma escola particular na proximidade. Outra possibilidade fazer convnios com as empresas prximas, para que os pais deixem suas crianas na escola enquanto trabalham. Para isso, foi verificado que a escola dever ter um horrio de atendimento que oferece essa possibilidade, abrindo s 6:00 horas e fechando s 19:00 horas. A Instituio ser constituda em uma regio que hoje carente desse tipo de empreendimento, sendo que a escola mais prxima est a um raio de 1,4km. Essa escola da prefeitura e visa atender a populao de baixa renda. Nas proximidades, existem mais trs escolas, porm no so completas (Oferecendo somente educao Infantil, fundamental ou Mdio). A figura abaixo contm o mapa de localizao da escola. O crculo verde representa onde Ser a escola, os bales e o crculo vermelhos so as escolas de ensino fundamental e mdio e o crculo amarelo mostra a localizao da escola de educao infantil da prefeitura:

A expectativa que, em um espao de curto tempo, a escola necessite de contratar mais Professores para poder atender a demanda da regio, pois ao seu redor h diversas moradias e empresas e bem prximo existe um local que est crescendo muito nos ltimos meses, com a construo de sobrados e apartamentos, alavancada pelos financiamentos da Caixa. A populao da localidade de classe mdia e classe mdia alta, ratificando que as maiorias dos casais trabalham fora o dia inteiro, necessitando de um local para deixarem seus filhos. Os que acabam deixando de trabalhar ou at mesmo abandonam seus empregos para ficar com seus filhos vo ter uma nova opo, podendo deixar seus filhos na escola e irem trabalhar. A figura abaixo o mapa de atividades comerciais e desenvolvimento. Cada ponto vermelho e balozinho uma empresa da regio, sendo que esse mapa no mostra a totalidade real das empresas, mostrando somente as empresas que o Google Maps reconhece. Analisando-se o mapa, pode-se perceber que existem mais empresas que no tem o ponto vermelho. A regio que est marcada no mapa com um crculo verde a regio na qual esto sendo construdos diversos sobrados e apartamentos.

A figura abaixo mostra o mapa de captao de clientes. Com uma viso mais aproximada, pode-se ver, bem claramente, a regio que a escola pretende atender delimitada com um crculo amarelo. Dessa forma, observa-se com mais clareza a quantidade de casas e empresas da regio. A escola tem um ponto de referncia timo para os moradores da regio, pois fica na mesma quadra da igreja da comunidade do bairro, facilitando sua localizao:

Concluiu-se que o sucesso da escola ser no diferencial, apostar na inovao e em princpios bsicos essenciais, tais como transparncia, confiabilidade, segurana, respeito, tranquilidade, proporcionando s crianas um universo ldico e acolhedor, no qual se sintam seguras e acolhidas, desfrutando do melhor. O foco tambm oportunizar que os pais sejam participativos e colaborem com o desenvolvimento de seus filhos, tendo confiana na escola, podendo acompanhar em casa o que os filhos fazem na escola. A Instituio dever oferecer espaos ldicos, adequados e apropriados s crianas e jovens com brinquedoteca, biblioteca, parquinho, ptio espaoso, local seguro e sala de informtica. O horrio oferecido pela escola tambm dever ser oportuno para os pais,tendo a opo de turno integral, ou meio turno. Deve-se ter um horrio que permite aos pais deixarem seus filhos na escola e irem trabalhar sem terem de sair correndo. Da mesma forma, para busclas, pois sairo de seus trabalhos e tero tempo suficiente. Alm das atividades oferecidas pela escola, tambm foi verificado a importancia de oferecer atividades extras, como ginstica olmpica, futsal, dana, natao, entre outras, conforme a necessidade e solicitao dos pais e crianas. Todas sero integradas com a escola e os professores da escola acompanharo os alunos. A escola dever contar com profissionais adequados e preparados.

Vous aimerez peut-être aussi