Vous êtes sur la page 1sur 5

RESOLUO CFC N. 1.

373/2011 Regulamenta o Exame de Suficincia como requisito para obteno ou restabelecimento de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE , no exerccio de suas atribuies legais e regimentais, CONSIDERANDO que o disposto no art. 12 do Decreto-Lei n. 9.295/46, com redao dada pela Lei n. 12.249/2010, prescreve que os profissionais de que trata o referido Decreto somente podero exercer a profisso aps a regular concluso do respectivo curso, reconhecido pelo Ministrio da Educao, aprovao em Exame de Suficincia e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos; CONSIDERANDO que cabe ao Conselho Federal de Contabilidade, por competncia definida na alnea f do art. 6 do Decreto-Lei n. 9.295/46, regulamentar o Exame de Suficincia, RESOLVE: CAPTULO I DO CONCEITO E OBJETIVO Art. 1 Exame de Suficincia a prova de equalizao destinada a comprovar a obteno de conhecimentos mdios, consoante os contedos programticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Cincias Contbeis e no curso de Tcnico em Contabilidade. Pargrafo nico. O Exame se destina aos Bacharis do curso de Cincias Contbeis e aos que concluram o curso de Tcnico em Contabilidade, bem como aos estudantes do ltimo ano letivo do curso de nvel superior. Art. 2 A aprovao em Exame de Suficincia constitui um dos requisitos para a obteno ou restabelecimento de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade.

Pgina 1 de 5

CAPTULO II DA PERIODICIDADE, APLICABILIDADE E APROVAO NO EXAME Art. 3 O Exame ser aplicado 2 (duas) vezes ao ano, em todo o territrio nacional, sendo uma edio a cada semestre, em data e hora a serem fixadas em edital, por deliberao do Plenrio do Conselho Federal de Contabilidade, com antecedncia mnima de 60 (sessenta) dias da data da sua realizao. Art. 4 O candidato ser aprovado se obtiver, no mnimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos possveis. Art. 5 A aprovao em Exame de Suficincia, como um dos requisitos para obteno ou restabelecimento de registro em CRC, ser exigida do: I- Bacharel em Cincias Contbeis e do Tcnico em Contabilidade; II- Portador de registro provisrio vencido h mais de 2 (dois) anos; III- Profissional com registro baixado h mais de 2 (dois) anos; e IV- Tcnico em Contabilidade em caso de alterao de categoria para Contador. Pargrafo nico. O prazo a que se refere os incisos II e III devero ser contados a partir da data do vencimento ou da concesso da baixa, respectivamente. CAPTULO III DAS PROVAS E DO CONTEDO PROGRAMTICO Art. 6 O Exame de Suficincia ser composto de uma prova para os Tcnicos em Contabilidade e uma para os Bacharis em Cincias Contbeis, obedecidas s seguintes condies e reas de conhecimentos: I - Tcnicos em Contabilidade: a) b) c) d) e) f) g) Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Noes de Direito; Matemtica Financeira; Legislao e tica Profissional; Princpios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Lngua Portuguesa.

II - Cincias Contbeis: a) Contabilidade Geral;


Pgina 2 de 5

b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) m)

Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Teoria da Contabilidade; Legislao e tica Profissional; Princpios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contbil; Percia Contbil; Noes de Direito; Matemtica Financeira e Estatstica; Lngua Portuguesa.

Pargrafo nico. Compete ao Conselho Federal de Contabilidade ou a instituio/empresa contratada, elaborar e divulgar, de forma obrigatria no Edital, os contedos programticos das respectivas reas que sero exigidos nas provas para Tcnicos em Contabilidade e Bacharis em Cincias Contbeis. Art. 7 As provas devem ser elaboradas com questes objetivas, mltipla escolha, podendo-se a critrio do CFC, incluir questes para respostas dissertativas. CAPTULO IV DA REALIZAO E APLICAO DO EXAME Art. 8 Para a realizao do Exame, o Conselho Federal de Contabilidade constituir uma Comisso de Acompanhamento do Exame. 1 A Comisso de Acompanhamento do Exame ser formada por, no mximo, 6 (seis) conselheiros do CFC, com mandato de 2 (dois) anos, no podendo ultrapassar o trmino do mandato como conselheiro, e deve ser presidida pelo(a) vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional, que acompanhar a realizao do Exame. Art. 9 A elaborao e aplicao das provas podero ser realizadas por instituio contratada pelo Conselho Federal de Contabilidade, cabendo aos CRCs colaborar, naquilo que lhe couber, na realizao do Exame. Art. 10. O processo de aplicao das provas de Exame de Suficincia ser supervisionado, em mbito nacional, pela Comisso de Acompanhamento do Exame.

Pgina 3 de 5

CAPTULO V DOS RECURSOS DAS PROVAS DO EXAME Art. 11. O candidato poder interpor recurso contra os gabaritos das provas e do resultado final dentro dos prazos e instncias definidos previamente em edital. CAPTULO VI PRAZO PARA REQUERIMENTO DO REGISTRO Art. 12. Ocorrendo a aprovao no Exame de Suficincia, o Conselho Regional de Contabilidade disponibilizar ao candidato a Certido de Aprovao, para ser apresentada quando da solicitao do registro profissional. 1 O candidato ter o prazo de at 2 (dois) anos, a contar da data da publicao do resultado oficial do Exame no Dirio Oficial da Unio (DOU), para requerer, no CRC, o Registro Profissional na categoria para a qual tenha sido aprovado. 2 Em caso de aprovao no exame, o candidato, a que se refere este artigo, somente poder obter registro profissional, provisrio ou definitivo, aps atendido todos os requisitos previstos no Art. 12 do Decreto-lei n. 9.295/46 e conforme previsto na resoluo que disciplina a matria, no obstante a exigncia contida no pargrafo nico do art. 12 desta norma. CAPTULO VII DAS DISPOSIES GERAIS Art. 13. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), seus conselheiros efetivos e suplentes, seus empregados, seus delegados e os integrantes da Comisso de Acompanhamento do Exame, no podero oferecer, participar ou apoiar, a qualquer ttulo, os cursos preparatrios para os candidatos ao Exame de Suficincia, sob pena de aplicao das penalidades cabveis. Art. 14. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) desenvolver campanha publicitria no sentido de esclarecer e divulgar o Exame de Suficincia, sendo de competncia dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) o reforo dessa divulgao nas suas jurisdies. Art. 15. Ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) caber adotar as providncias necessrias ao atendimento do disposto na presente Resoluo, bem como dirimir todas as dvidas e interpret-las. Pargrafo nico. Nas questes consideradas urgentes, aplicar-se- o inciso XXI, art. 27 da Resoluo CFC n. 1.252/2009 (Regimento do CFC).
Pgina 4 de 5

Art. 16. O portador de registro provisrio ativo, obtido at 29 de outubro de 2010, ter seus direitos garantidos conforme a norma vigente no ato do registro. Art. 17. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio, especialmente a Resoluo CFC n. 1.301/10. Braslia, 8 de dezembro de 2011.

Contador Juarez Domingues Carneiro Presidente

Pgina 5 de 5

Vous aimerez peut-être aussi