Vous êtes sur la page 1sur 3

Igor Augusto Ferreira de Souza PPN4

Anlise Crtica: Dossi Collor

Fernando Affonso Collor de Mello foi presidente do Brasil do incio do anos 1990 1992. Mesmo com uma idade considerada, na poca, inferior aos antecessores, Fernando foi o poltico mais jovem a ocupar a mesa da presidncia do pas. Aos 40 anos de idade, Collor tambm entrou para histria com outro fato. Aps o regime militar que durou de 1964 a 1985, o povo voltou a entrar no processo de democratizao ao o eleger atravs do voto direto. A ltima vez tinha sido em 1969 com o ex-presidente Jnio Quadros. Fernando Collor tinha uma personalidade ambiciosa e audaciosa, pois mesmo com a presso de sua idade, no teve medo e encarou a responsabilidade de comandar um pas enorme e com grade potencialidade no cenrio mundial. Ao pesquisar a situao politica brasileira neste contexto podemos perceber que o brasil ainda esta tentando se estabilizar na democracia e no formato politico adequado com a cultura e a realidade do brasileiro. Collor responsvel pela grande reforma econmica, j que o Brasil sofria com uma inflao absurda onde os brasileiros no tinham uma estabilidade para ir as ruas comprarem os seus bens de consumo. A cada dia um pozinho que voc comprava por um valor no dia passado, no outro dia estava o triplo do valor. Fernando implantou o Plano Collor I e Plano Collor II, onde visava reorganizar financeiramente o pas. O presidente teve que tomar atitudes que geram muita discusso at os dias de hoje, uma delas o congelamento do dinheiro do povo que estava em caderneta de poupana, Collor fez isso para diminuir radicalmente a movimentao do dinheiro. Collor tambm trocou a moeda corrente da poca o Cruzado Novo para a moeda Cruzeiro. O que poderia ser marcado por um governo ps-militarismo democrtico, limpo, honesto e com altas atitudes corajosas e com a vontade de melhorar o pas virou uma catstrofe no ano de 1992, quando uma srie de denuncias ps o seu governo abaixo com o impeachment em 26 de agosto a renncia e a condenao em 29 de dezembro.

Centro Universitrio Una

Igor Augusto Ferreira de Souza PPN4

Collor teve as mdias como propulsoras ao pice e ao declnio de sua experincia como presidente. Para se conquistar a eleio, Collor teve grande ajuda da televiso onde investiu em muito marketing, como entrevistas exclusivas e comcios, inclusive comentarista atribuem a vitria de Collor Rede Globo de televiso, onde em debate no jornal nacional deu grande repercusso a suposto benefcio da rede. A revista Veja publicou uma srie de reportagens com diversas denncias em uma das edies do dia 27 de maio, Pedro Collor, irmo do presidente deu uma entrevista a revista confirmando e informando detalhes de toda a corrupo que estava envolvendo o governo de Collor.

A Rede Globo tambm, de forma indireta, incentivou os jovens a uma manifestao contra o governo de Collor com a novela Anos rebeldes que comeo a passar justamente durante as acusaes. Esta novela de Gilberto Braga, narrava a vida de jovens que lutavam contra o regime militar. Esta novela gerou o movimento dos caras pintadas que em sua primeira reunio j virou noticia pelo grande numero de manifestantes. Lindberg Farias, o ento presidente da UNE (Unio Nacional dos Estudantes disse: A Rede Globo estava passando a minissrie Anos Rebeldes, de Gilberto Braga, que falava sobre o papel dos estudantes contra a ditadura. Em nossa primeira passeata, a gente colou um cartaz que dizia "Anos Rebeldes, Prximo Captulo" Este jovens manifestaram durante vrios dias contra a corrupo, e a cada dia o numero de manifestantes amentavam e assim criou um movimento social que dominou o pas naquela poca. Colocando assim presso nos envolvidos.

Agora a pergunta a mdia ajuda na movimentao de informaes e opinies ou ela influencia de acordo com os interesses dos mais fortes? Percebemos que a mdia teve influncia tanto no pice quanto no declnio da sua carreira. Mas enfim, foi planejado ou simplesmente foi a inteno de informar. Vrios autores afirmam que a populao carente a respeito de culturas bem definidas o que causa uma certa ignorncia das pessoas que se contentam com produtos miditicos de baixa qualidade. Carentes de culturas bem
Centro Universitrio Una

Igor Augusto Ferreira de Souza PPN4

definidas por nossa cultura ser uma mistura de diversas outras culturas. No caso da televiso, uma mdia de massa que est em quase 100% das residncias do Brasil atualmente, ela monta sua programao de acordo com o seu publico, podemos notar a diferena de qualidade dos programas de acordo com horrios especficos onde exige um raciocnio mais logico e rpido, como por exemplo o Jornal Nacional. J nos jornais e revistas, o publico mais selecionado, mas que o mesmo atinge todo o tipo de publico de acordo com cada diferencial do jornalA Globo teve uma influncia menor do que a Revista Veja, j que a mesma produziu em um perodo prximo de 6 meses mais de 10 matrias de capa envolvendo o governo de Collor, mas no foi o simples numero de capa que a fez ter mais influencia e sim as entrevistas exclusivas e matrias que passavam da barreira da prpria mdia e entraram tambm em outras mdias como televiso, jornais, rdios e entre outros. At mesmo um ano depois quando a secretria do Collor foi a nica do esquema a ser presa, a revista deu uma capa especial relembrando este assunto. Certamente a Revista Veja foi propulsora deste movimento de democracia. Na poca houve tambm outros veculos que tambm contriburam com a mobilizao urbana e politica como o jornal O Globo, Revista poca e entre outros.

O que influencia uma populao a falta de informao, mas quem as informa justamente a mdia. Com isso podemos notar que a cultura tem sim uma grande importncia na construo da personalidade e em ns como ser pensante. No bom pensar em influncia e sim em uma capacidade de pesquisar mais a fundo de certos assuntos que esta sendo jogado todos os dias em nossa rotina. Pois isto ativa nosso senso crtico, e no acreditamos ou desacreditamos com facilidade de informaes. Isto gera opinio e sabedoria at mesmo nas nossas decises pessoais sejam elas sentimentais ou racionais. Cada pessoa que tem esta capacidade de ter uma opinio de acordo no somente com um veiculo de informao e sim com vrios, gera a sua prpria opnio o que o resguarda de certos acontecimentos que possa ser imposto pela mdia como consumo, e etc.. Um grande exemplo desta importncia deste nosso senso crtico as matrias universitrias que aprofundam nisto no aluno para que assim seja um profissional completo.
Centro Universitrio Una

Vous aimerez peut-être aussi