Vous êtes sur la page 1sur 9

GUIA PRTICO

DISPENSA DE PAGAMENTO DE CONTRIBUIES 1 EMPREGO E DESEMPREGADO LONGA DURAO


INSTITUTO DA SEGURANA SOCIAL, I.P

Guia Prtico Dispensa de Pagamento de Contribuies 1 Emprego e Desempregado de Longa Durao

FICHA TCNICA

TTULO Guia Prtico Dispensa de Pagamento de Contribuies 1 Emprego e Desempregado de Longa Durao (2010 v5.5) PROPRIEDADE Instituto da Segurana Social, I.P.

AUTOR Instituto da Segurana Social, I.P.

PAGINAO Departamento de Comunicao e Gesto do Cliente

CONTACTOS Atendimento telefnico da Segurana Social: 808 266 266 (n. azul). Site: www.seg-social.pt, consulte a Segurana Social Direta.

DATA DE PUBLICAO dezembro de 2012

ISS, I.P.

Pg. 2/9

Guia Prtico Dispensa de Pagamento de Contribuies 1 Emprego e Desempregado de Longa Durao

NDICE A O que ? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 4 B1 Quem tem direito a este apoio? ------------------------------------------------------------------------------------------ 4 B2 Que outros produtos se relacionam com este? ---------------------------------------------------------------------- 5 C1 Que formulrios e documentos tenho que entregar? --------------------------------------------------------------- 5 C2 Quando que me do uma resposta? --------------------------------------------------------------------------------- 7 D1 Quais as obrigaes da entidade empregadora? ------------------------------------------------------------------- 7 D2 Em que condies termina? ---------------------------------------------------------------------------------------------- 7 E Quando termina o apoio, o que acontece? ----------------------------------------------------------------------------- 8 F Legislao Aplicvel ---------------------------------------------------------------------------------------------------------- 8

ISS, I.P.

Pg. 3/9

Guia Prtico Dispensa de Pagamento de Contribuies 1 Emprego e Desempregado de Longa Durao

A O que ?

As entidades empregadoras que contratem jovens procura de 1. emprego ou desempregados de longa durao ficam dispensadas de pagar contribuies segurana social a seu cargo (23,75%), por esses trabalhadores durante 36 meses (no mximo). No entanto, mantm-se a obrigao contributiva relativa s quotizaes dos trabalhadores, ou seja, os 11% a cargo do trabalhador. Para a dispensa de pagamento de contribuies para a Entidade Empregadora, consideram-se: Jovens procura de 1. emprego: jovens com idade superior a 16 e inferior a 30 anos que, data do contrato, nunca tenham tido um contrato de trabalho por tempo indeterminado. Desempregados de longa durao: desempregados que, data do contrato, estejam disponveis para o trabalho e inscritos nos Centros de Emprego h mais de 12 meses, mesmo que neste perodo tenham tido contratos de trabalho a termo, por perodos inferiores a 6 meses, cuja durao conjunta no ultrapasse 12 meses.

B1 Quem tem direito a este apoio?

Condies para ter direito dispensa de contribuies

Que entidades empregadoras no tem direito a este apoio

Condies para ter direito dispensa de contribuies Para ter direito dispensa temporria de contribuies, a entidade empregadora tem de cumprir todas estas condies: 1. Ter os pagamentos de contribuies segurana social em dia 2. Celebrar com um jovem procura do 1 emprego ou um desempregado de longa durao um contrato sem termo (pode ser a tempo inteiro ou parcial). 3. Ter ao seu servio um nmero de trabalhadores subordinados superior ao que tinham: Ou no ms imediatamente anterior ao da contratao de novos trabalhadores (no caso de a entidade empregadora ter iniciado a sua atividade no mesmo ano). em dezembro do ano anterior

Ateno: Pode substituir um trabalhador por outro nas mesmas condies (jovem procura do 1 emprego ou um desempregado de longa durao com um contrato sem termo), desde que a sada do primeiro no tenha sido por iniciativa da empresa, ou seja, o trabalhador tenha sado por vontade prpria. Neste caso, no tem de pagar contribuies pelo segundo trabalhador nos meses de iseno que ainda faltam para fazer os 36 meses.
ISS, I.P. Pg. 4/9

Guia Prtico Dispensa de Pagamento de Contribuies 1 Emprego e Desempregado de Longa Durao

Que entidades empregadoras no tem direito a este apoio As entidades empregadoras, no que respeita a trabalhadores abrangidos por esquemas contributivos com taxas inferiores estabelecida para a generalidade dos trabalhadores por conta de outrem, com exceo das entidades cuja reduo de taxa resulte do facto de serem pessoas coletivas sem fins lucrativos ou por pertencerem a setores considerados economicamente dbeis; As entidades empregadoras, no que respeita a trabalhadores abrangidos por bases de incidncia fixadas em valores inferiores remunerao real ou convencionais.

B2 Que outros produtos se relacionam com este?

Dispensa de pagamento de contribuies - Emprego a reclusos em regime aberto Dispensa de pagamento de contribuies - Rotao emprego-formao Reduo da taxa contributiva - Pr-reforma Reduo da taxa contributiva - Emprego a reclusos em regime aberto Reduo da taxa contributiva - Emprego a trabalhadores deficientes Reduo da taxa contributiva - Regies com problemas de interioridade Reduo da taxa contributiva Apoio ao emprego em micro e pequenas empresas Reduo de taxa contributiva Apoio reduo da precariedade no emprego Iseno do pagamento de contribuies - Apoio reduo da precariedade no emprego dos jovens

C1 Que formulrios e documentos tenho que entregar?


Formulrios Documentos necessrios Onde se pode pedir At quando se pode pedir

Formulrios GTE01-DGSS - Requerimento dispensa do pagamento de contribuies ou reduo da taxa contributiva, disponvel nos servios de atendimento da segurana social e para impresso na internet, em www.seg-social.pt. No menu Documentos e Formulrios, selecionar Formulrios e no campo pesquisa inserir o nome/designao (completo ou parte) do formulrio ou do modelo.

ISS, I.P.

Pg. 5/9

Guia Prtico Dispensa de Pagamento de Contribuies 1 Emprego e Desempregado de Longa Durao

RV1005-DGSS - Requerimento de inscrio / Enquadramento de trabalhador por conta de outrem, disponvel nos servios de atendimento da segurana social e para impresso na Internet, em www.seg-social.pt. No menu Documentos e Formulrios, selecionar Formulrios e no campo pesquisa inserir o nome/designao (completo ou parte) do formulrio ou do modelo

Documentos necessrios Fotocpia do carto de identificao da Segurana Social ou, na sua falta, documento de identificao vlido (carto do cidado, bilhete de identidade, certido do registo civil, boletim de nascimento ou passaporte); Boletim de identificao, no caso de no se encontrar inscrito na segurana social; Cpia do contrato de trabalho sem termo; Documentos comprovativos da atividade profissional anterior (fotocpia dos contratos de trabalho ou outros); Declarao do trabalhador de que no teve anteriormente qualquer contrato de trabalho sem termo, no caso de jovens procura do primeiro emprego; Declarao do Centro de Emprego da rea de residncia do trabalhador, comprovativa da situao de desemprego, da data de inscrio no Centro e da durao da inscrio.

Onde se pode pedir Na Segurana Social Direta, para as entidades empregadoras que tenham aderido aos Servios de Declaraes de Remuneraes, utilizando o acesso (NISS e palavra chave) do servio de Declarao de Remuneraes que utiliza, DRI ou DR-Online, acedendo ao servio Gesto de Taxas Especiais: Registar pedido de dispensa temporria de pagamento de contribuies Escolher a situao: Desemprego de longa durao; Primeiro emprego

Enviar o Formulrio GTE01-DGSS Requerimento dispensa do pagamento de contribuies ou reduo da taxa contributiva e os documentos necessrios em formato digital atravs da opo Incentivos Contratao. Caso no seja possvel o envio de todos os documentos, pode ser enviado mais tarde, atravs da opo Incentivos Contratao> Consulta do Pedido. Ou Nos servios da segurana social da rea da sede ou domiclio profissional da empresa, atravs do Formulrio GTE01-DGSS Requerimento dispensa do pagamento de contribuies ou reduo da
taxa contributiva, juntando os documentos necessrios.

At quando se pode pedir No ms seguinte quele em que foi feito o contrato de trabalho, para poder ter direito aos 36 meses de dispensa de contribuies (perodo mximo). Como os 36 meses comeam a contar do ms em que foi feito o contrato de trabalho, se a entidade empregadora apresentar o pedido mais tarde, s tem direito dispensa de contribuies a partir do incio do ms em que faz o pedido e durante o tempo que falta para completar os 36 meses.
ISS, I.P. Pg. 6/9

Guia Prtico Dispensa de Pagamento de Contribuies 1 Emprego e Desempregado de Longa Durao

C2 Quando que me do uma resposta?

No prazo de 30 dias a contar da entrega do pedido (se entregar o modelo/requerimento com todos os elementos necessrios).

D1 Quais as obrigaes da entidade empregadora?

A entidade empregadora tem de: Entregar dentro do prazo a declarao de remuneraes dos trabalhadores ao seu servio; Entregar dentro do prazo uma declarao de remuneraes parte para estes trabalhadores; Pagar pontualmente as contribuies segurana social de que no esteja isenta.

Ateno: Se o estabelecimento for vendido ou trespassado mas os contratos de trabalho celebrados com a anterior entidade empregadora se mantiverem, neste caso, a dispensa de pagamento de contribuies continua tambm.

D2 Em que condies termina?

A dispensa do pagamento de contribuies termina: Ao fim de 36 meses (se no houver suspenses por doena, maternidade, etc.). A contagem do perodo de dispensa de pagamento suspensa se o contrato de trabalho for suspenso devido ao trabalhador estar numa situao de incapacidade ou indisponibilidade temporria para o trabalho (devidamente comprovada); Deixem de se verificar as condies de acesso; Se verifique a falta de entrega, no prazo legal, das declaraes de remuneraes ou a no incluso de quaisquer trabalhadores; Se o contrato de trabalho cessar por iniciativa da entidade empregadora, com base em despedimento sem justa causa, despedimento coletivo, despedimento por extino do posto de trabalho ou despedimento por inadaptao.

Ateno: Se o estabelecimento for vendido ou trespassado mas os contratos de trabalho celebrados com a anterior entidade empregadora se mantiverem, neste caso, a dispensa de pagamento de contribuies continua tambm.

ISS, I.P.

Pg. 7/9

Guia Prtico Dispensa de Pagamento de Contribuies 1 Emprego e Desempregado de Longa Durao

E Quando termina o apoio, o que acontece?

So exigidas as contribuies relativas ao tempo de dispensa se, durante os 24 meses seguintes ao termo da concesso da dispensa de contribuies, houver cessao do contrato de trabalho por iniciativa do empregador, com base em despedimento sem justa causa, despedimento coletivo, despedimento por extino do posto de trabalho ou despedimento por inadaptao. Nas situaes anteriores, verifica-se tambm a impossibilidade de concesso de novas dispensas do pagamento de contribuies nos 24 meses seguintes ao da cessao do contrato de trabalho.

Nota: Se as contribuies de que tinha sido dispensada tm que ser pagas no prazo de 60 dias aps a cessao do contrato (se pagar mais tarde, tem de pagar juros de mora).

F Legislao Aplicvel
No menu Documentos e Formulrios, selecionar Legislao e no campo pesquisa inserir o nmero/ano do diploma. Lei n. 47/2012, de 29 de agosto de 2012 Procede quarta alterao ao Cdigo do Trabalho, aprovado pela Lei n. 7/2009, de 12 de fevereiro, alterada pelas Leis n. 105/2009, de 14 de setembro, 53/2011, de 14 de outubro, e 23/2012, de 25 de junho, por forma a adequ -lo Lei n. 85/2009, de 27 de agosto, que estabelece o regime da escolaridade obrigatria para as crianas e jovens que se encontram em idade escolar. Lei n. 105/2009, de 14 de setembro
os

Regulamenta e altera o Cdigo do Trabalho, aprovado pela Lei n. 7/2009, de 12 de fevereiro, e procede primeira alterao da Lei n. 4/2008, de 7 de fevereiro

Lei n. 7/2009, de 12 de fevereiro Aprova a reviso do Cdigo do Trabalho.

Lei n.110/2009, de 16 de setembro Cdigo dos Regimes contributivos do sistema Previdencial de Segurana Social

Portaria n. 130/2009, de 30 de janeiro Prev medidas excecionais de apoio ao emprego e contratao para o ano 2009.

Despacho n. 11 130/97, (2 srie) de 24 de outubro Esclarece dvidas sobre a dispensa temporria do pagamento de contribuies.

ISS, I.P.

Pg. 8/9

Guia Prtico Dispensa de Pagamento de Contribuies 1 Emprego e Desempregado de Longa Durao

Decreto-Lei n. 89/95, de 6 de maio Regula a atribuio de incentivos contratao de jovens procura do primeiro emprego e de desempregados de longa durao, alterado pela Lei n. 110/2009, de 16 de setembro que revoga os artigos 7., 9., 10.,11.e 12. do Decreto-Lei n. 89/95, de 6 de maio.

Despacho n. 130/SESS/91, de 17 de dezembro Refere o requisito da situao contributiva regularizada como condio para a concesso dos benefcios contributivos neles previstos.

ISS, I.P.

Pg. 9/9

Vous aimerez peut-être aussi