Vous êtes sur la page 1sur 49

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL ESAB CURSO DE PS-GRADUAO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA CLNICO-INSTITUCIONAL

IVONE ALVINO DE BARROS GOMES

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NAS SRIES INICIAIS

BRASLIA - DF 2010

IVONE ALVINO DE BARROS GOMES

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NAS SRIES INICIAIS

Monografia apresentada ESAB Escola Superior Aberta do Brasil, sob orientao da Professora Mestre Lucia de Ftima Assis Rocha.

BRASLIA - DF 2010

IVONE ALVINO DE BARROS GOMES

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NAS SRIES INICIAIS

Aprovada em_____de______de 2010.

________________________________

________________________________

________________________________

BRASLIA - DF 2010

Dedico este trabalho primeiramente a Deus. Ao meu marido Paulo e as minhas filhas Rafaela e Gabriela que so a razo do meu viver.

s vezes, mal se imagina o que pode passar a representar na vida de um aluno um simples gesto do professor. O que pode um gesto aparentemente insignificante valer como fora formadora ou como contribuio do educando por si mesmo. (Paulo Freire)

RESUMO
Este trabalho discute a importncia do professor no processo de ensino/aprendizagem dos alunos com dificuldade de aprendizagem. Para isso analisei vrios autores, educadores e estudiosos do assunto e que se preocupam com a importncia de um profissional mais qualificado para identificar essas dificuldades. Verifica-se a importncia do professor como mediador para ajudar os alunos a terem uma formao eficaz e sadia atravs do preparo do docente que interagindo juntamente com o psicopedagogo e a famlia, possam identificar as barreiras no processo ensino-aprendizagem e assim traarem um plano eficaz. Atravs dessa reflexo possvel discutir solues e oferecer propostas que possam ajudar o trabalho docente com a ajuda da famlia e do psicopedagogo, que o profissional preparado para identificar e orientar nas solues de ajuda ao aluno que precisa enfrentar suas dificuldades.

SUMRIO

INTRODUO...........................................................................................................08 CAPTULO I O PROCESSO DE APRENDIZAGEM...............................................11 I.1 APRENDIZAGEM DEFINIO E CONCEPES............................................11 I.2 APRENDIZAGEM DE CRIANAS DE 6 A 7 ANOS DE IDADE............................13 I.3 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM................................................................18 CAPTULO II APRENDIZAGEM E AS METODOLOGIAS.....................................22 II.1 METODOLOGIAS QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM...................................22 II.2 O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NA APRENDIZAGEM............28 II.2.1 Formao continuada do professor..............................................................32 CAPTULO III PSICOPEDAGOGO, PROFESSOR E FAMLIA INTERAO EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM.........................................................................37 CONSIDERAES FINAIS.......................................................................................44 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..........................................................................48

INTRODUO: Dificuldade de aprendizagem, metodologia, psicopedagogia.

A Dificuldade de Aprendizagem um problema que est presente em todo meio educacional e quando as Dificuldades no so identificadas, acaba se tornando um peso para muitas crianas e adolescentes. Uma vez que a Dificuldade no diagnosticada a criana taxada de preguiosa e outros adjetivos negativos. A criana que se esfora mas no consegue obter xito escolar , frequentemente, rotulada de lenta, preguiosa e burra. Isto pode lhe causar danos. (GUERRA, 2002, p.15)

Muitos alunos sentem dificuldades no momento de aprender algo e quando esses obstculos no so identificados e procurados, de alguma forma, a serem sanados, acabam virando uma bola de neve. Segundo Furtado (2007, p. 03):
Quando a aprendizagem no se desenvolve conforme o esperado para a criana, para os pais e para a escola ocorre a "dificuldade de aprendizagem". E antes que a "bola de neve" se desenvolva necessrio a identificao do problema, esforo, compreenso, colaborao e flexibilizao de todas as partes envolvidas no processo: criana, pais, professores e orientadores. O que vemos so crianas desmotivadas, pais frustrados pressionando a criana e a escola.

Ainda sobre a Dificuldade de Aprendizagem, segundo Fonseca (apud Ferreira, 2008, p. 140) :
Um termo geral que se refere a um grupo heterogneo de desordens manifestas por dificuldades significativas na aquisio e utilizao da compreenso auditiva, da fala, da leitura, da escrita e do raciocnio matemtico. Tais desordens, consideradas intrnsecas ao indivduo, presumindo-se que sejam devidas a uma disfuno do sistema nervoso central, podem ocorrer durante toda a vida. Problemas de auto-regulao do comportamento, na percepo social e interao social podem existir com as DAs [Dificuldades de Aprendizagem]. Apesar das DAs ocorrerem com outras deficincias (por exemplo, deficincia sensorial, deficincia mental, distrbios socioemocionais) ou com influncias extrnsecas (por exemplo, diferenas culturais, insuficiente ou inadequada ou inapropriada instruo, etc.), elas no so o resultado dessas condies.

Como o professor dever adequar as suas aulas com metodologias que facilitem a aprendizagem? Como proporcionar essa aprendizagem de uma forma sadia e agradvel? Acredito que isso dependa do interesse da docncia e da ajuda famlia

em

observar

as

dificuldades

que

esto

interferindo

no

processo

ensino/aprendizagem. O professor como mediador, deve observar, analisar e procurar formas que motivem o aluno a sentir prazer em estar neste processo.

O problema da pesquisa verificar qual a metodologia mais adequada para facilitao do processo de aprendizagem de alunos com dificuldades nas sries iniciais.

A escolha do tema foi por conta da dificuldade de aprendizagem da pesquisadora, pois a mesma no tinha o apoio dos educadores e da famlia em observar e identificar suas dificuldades. Os professores no tinham muito interesse e nem preocupao em ajudar o aluno, eles estavam ali somente para cumprir o seu horrio e desenvolver as atividades que tinham que ser passadas naquele momento. Eram extremamente mecnicos e cumpriam suas atividades no horrio determinado e viviam como se a criana no existisse. Segundo Gomes (2006, p, 134):
A esperada escola de qualidade incide em posicionamentos polticos, institucionais e pessoais mais democrticos e exige cada vez mais que as instituies escolares sejam capazes de se especializarem nos estilos de aprendizagem de todos os alunos.

O objetivo geral da pesquisa analisar as metodologias da aprendizagem visando identificar as mais adequadas aos alunos com dificuldades nas sries iniciais.

Pretendemos, atravs deste trabalho, estudar as metodologias que motivam a aprendizagem, identificar a importncia do professor como mediador nesse processo de ensino/aprendizagem e demonstrar a importncia do Psicopedagogo na interao com o professor e a famlia na identificao da metodologia mais eficaz.

Muitos pesquisadores e estudiosos propuseram inovaes que ajudariam aos professores desenvolverem atividades que motivem os alunos a estarem ali, naquele convvio com outros alunos. Porque a aprendizagem no se referente somente a matrias, mas tambm o relacionamento, o respeito ao prximo, o convvio familiar, a partilha, o trabalho em grupo, enfim, a compreenso de que todos ns precisamos uns dos outros.

10

O mundo passa por transformaes dirias, onde a tecnologia avana e todos podem ter acesso muito rpido a informaes. E por que no atualizar a educao dando-lhe uma feio dialogal, ajudando o aluno e professor, protagonistas deste processo, a aprender e ensinar com prazer?

Neste trabalho a metodologia ser uma pesquisa bibliogrfica, atravs de coletas de informaes, conceitos e dados em livros, pois esta proporciona a verificao e o estudo de vrios autores que buscaram e buscam esta transformao positiva. A pesquisa bibliogrfica realizada em documentos escritos. Com ela se objetiva recolher e analisar as contribuies tericas sobre um assunto ou uma temtica interessante. DMITRUK (2001, p. 58). A experincia de vida da pesquisadora tambm ser de grande importncia, pois teve muitas dificuldades na educao escolar, porque os professores no tinham preparo nem pacincia de identificar os medos e obstculos em relao aprendizagem.

Esperamos desenvolver um trabalho que possa ajudar a nossa educao atravs do professor, e principalmente o aluno que o ator principal de processo de ensino/aprendizagem.

11

CAPTULO I O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

I.1 APRENDIZAGEM DEFINIO E CONCEPES

Aprendizagem a maneira pela qual se tem uma mudana de comportamento, obtida atravs de experincias construdas por vrios fatores, como por exemplo, o emocional, o neurolgico, os relacionamentos e o ambiente em que se est inserido, e o professor essencial neste processo de aprendizagem dos alunos. Aprender um confronto com a realidade. Segundo Antunes (2008, p. 32):

Aprender um processo que se inicia a partir do confronto entre a realidade objetiva e os diferentes significados que cada pessoa constri acerca dessa realidade, considerando as experincias individuais e as regras sociais existentes.

adquirir novos conhecimentos onde exista uma transformao de pensamentos e atitudes. Segundo Alves (2007, p. 18):

O processo de aprendizagem traduz a maneira como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competncias e mudam o comportamento. Trata-se de um processo complexo que, dificilmente, pode ser explicado apenas atravs de recortes do todo.

No contexto da aprendizagem, o conhecimento contnuo e estamos sempre aprendendo. O conceito de aprendizagem vem se modificando, uma vez que os tradicionalistas acreditavam que ao se jogar informaes, ao se decorar a criana estaria aprendendo. Segundo Antunes (2008, p.32):

Tempos atrs, quando o eixo da escolaridade se centralizava no professor e ao aluno outra atividade no se esperava que a de ouvi-lo e reter suas informaes ou suas instrues, todos sabiam que aprender era um processo atravs do qual se acessava um saber exterior ao sujeito, saber esse que poderia ser uma informao ou uma instruo.

12

Ainda segundo Antunes (2008, p. 32):


No difcil perceber que o conceito sofreu mudanas significativas, ainda que no se tenha buscado palavras novas para a nova aprendizagem que a escola atual busca desenvolver. Surge ento um conflito: continuar usando a definio tradicional de aprendizagem para informaes ou instrues e procurar novas palavras para expressar a aprendizagem verdadeira que o professor verdadeiro busca produzir.

necessrio que se d a oportunidade de aprendizagem, um ambiente propcio, o estmulo. Segundo Johnson& Myklebust (1987, apud GUERRA, 2002, p. 40):

[...] as crianas aprendem quando recebem oportunidades adequadas para tanto e quando esto presentes determinadas integridades representadas pelos fatores psicolgicos, funes do sistema nervoso perifrico e funes do sistema nervoso central.

Johnson& Myklebust (1987, apud GUERRA, 2002, p. 42) classifica a aprendizagem em diferentes nveis que so: a sensao, a percepo, a imagem, a simbolizao e a conceitualizao.

Segundo Johnson& Myklebust (1987, apud GUERRA, 2002, p. 39 40):

A sensao se refere somente ativao de estruturas sensrio neurais. A percepo o processo atravs do qual o sistema nervoso central inicia o processo cognitivo, envolvendo funes de pr-reconhecimento, como a discriminao e a identificao, e de reconhecimento, como a anlise e a sntese. [...] A imagem o processo que diferencia a percepo da memria. Permite reconstruir, relembrar e rechamar a informao sensorial anterior. [...] A simbolizao o processo humano por excelncia, visto ser o smbolo o verdadeiro produto mental que permite simplificar, reexperimentar e representar interiormente a experincia. O smbolo constitui um processo concreto para expressar o pensamento, por isso a criana comea por usar os objetos de uma forma inteligvel e no-verbal e, s mais tarde, interioriza a palavra (linguagem interior) depois de a ter compreendido, para, finalmente, no s manipular os objetos como tambm os nomear e identificar. [...] A conceitualizao o nvel mais elevado do processo cognitivo, incluindo todos os processos de classificao e categorizao da informao. Atravs desse sistema, atinge-se a generalizao por processos de agrupamento de caractersticas e de atributos, com os quais se atinge a abstrao e o pensamento formal.

13

O processo de aprendizagem constitudo por diversos fatores que determina se o indivduo aprendeu, observando o seu desempenho antes e depois da situao dada para a aprendizagem. Segundo Furtado e Borges (2007, p. 76)
Infere-se que a aprendizagem se realiza quando surgem diferenas entre a performance que o indivduo apresenta antes e que ele mostra aps ser colocado em situao de aprendizagem. A simples presena da performance no permite concluir que a aprendizagem ocorreu, para que isso acontea, necessrio provar que houve mudana de performance. A incapacidade de aferir a performance antes de realizar-se a aprendizagem dever ser levada em conta, assim como a capacidade de faz-lo depois.

I.2 APRENDIZAGEM DE CRIANAS DE 6 A 7 ANOS DE IDADE

A Aprendizagem trar o conhecimento e a criana ter a oportunidade de se transformar em um ser mais autnomo, pensante, independente e protagonista de sua prpria histria, onde possa ser respeitado e capaz de dar a sua opinio a favor ou contra algo, embasado em sua histria de vida e naquilo que acredita ser verdadeiro e essencial. Por isso de grande importncia um desenvolvimento sadio e que propicie uma aprendizagem de qualidade e com sade. Segundo Barbosa (2008, p. 13)

principalmente por meio do seu desenvolvimento motor que a criana deixa de ser a criatura frgil da primeira infncia e se transforma numa pessoa livre e independente do auxlio alheio. As atividades motoras desempenham tambm um papel importantssimo em muitas das suas primeiras iniciativas intelectuais, enquanto explora o mundo que a rodeia, com os olhos e com as mos, fornecendo-lhe tambm os meios pelos quais far grande parte dos seus contactos sociais com outras crianas.

Ao falarmos de aprendizagem de criana de 6 a 7 anos no podemos deixar de citar Piaget, Vygotsky e Wallom. Primeiramente temos que observar que Piaget e Vygotsky, apesar de terem algumas diferenas em seus pensamentos, tambm tiveram muitas coisas em comum, como por exemplo, acreditavam que a criana um ser ativo, pensante e atento. Algumas diferenas podemos citar com relao aos fatores externos e internos, onde Piaget acreditava nos fatores biolgicos e Vygotsky no ambiente social em que a criana nasceu. Segundo Guerra (2002, p. 92):

14

Vygotsky observa que a psicologia muito deve a Piaget, pois Piaget revolucionou o estudo da linguagem e do pensamento das crianas, desenvolvendo o mtodo clnico de investigao das ideias infantis, concentrando-se nas caractersticas distintivas do pensamento das crianas, naquilo que elas tm, e no naquilo que lhes falta, utilizando uma abordagem positiva, demonstrando que a diferena entre o pensamento infantil e o pensamento adulto era mais qualitativa do que quantitativa.

Conforme Antunes (2008), para Jean Piaget a aprendizagem no acontece atravs de conhecimentos prontos, onde o professor fala e o aluno escuta. Mesmo no sendo pedagogo e nunca tendo falado em construtivismo, ou mesmo se preocupado em fazer qualquer mtodo de ensino, ele teve muitos seguidores, como Emlia Ferreiro, que teve um papel muito importante para a educao, pois introduziu o essencial peagetiano em suas obras. Segundo Guerra (2002, p. 95)

Emilia Ferreiro introduziu o essencial piagetiano em suas prprias teorias. A concepo terica piagetiana, de uma aquisio do conhecimento baseada na atividade do sujeito em interao com o objeto do conhecimento, aparece tambm como sendo o ponto de partida necessrio para o estudo da criana confrontada com o objeto cultural que se constitui a escrita.

Para Piaget a aprendizagem acontece quando o aluno faz parte e participa ativamente, ou seja, uma aprendizagem construtivista e no um aprender mecnico. Segundo Antunes (2008, p. 157):

O construtivismo uma corrente educacional apoiada no princpio de que o conhecimento que conquistamos no algo que venha de fora, passando de uma pessoa a outra ou adquirido atravs de uma leitura, mas sim estimulando a partir de experincias quando das mesmas participamos ativamente, buscando conhecer e, assim, experimentando, pesquisando, refletindo.

Piaget autor de obras que ajudaram muitos estudiosos em psicologia e educao. Segundo Antunes (2008, p. 157):

[...] Piaget sempre buscou averiguar como se constri o pensamento e explicar o desenvolvimento da inteligncia humana. No , entretanto, difcil

15

associar a obra de Piaget ao construtivismo, pois em inmeros pontos essa relao se identifica.

Conforme Guerra (2002), para Piaget a linguagem o veculo da simbolizao. E cada faixa etria tem uma forma de interao, onde ele acredita que existem quatro perodos distintos. Mas somente iremos destacar dois onde esto includos as crianas de 6 a 7 anos.

Segundo Guerra (2002, p. 94) estes perodos so:

Perodo Pr-operatrio (dois a seis anos): aos dois anos, a criana estar desenvolvendo ativamente a linguagem, ocorrendo as primeiras representaes mentais. A linguagem infantil no um instrumento de comunicao, pois a criana fala para si mesma (fala egocntrica). medida que a criana vai crescendo, a evoluo da linguagem se d no sentido de uma maior socializao. Perodo operacional concreto (sete a onze/doze anos): Este perodo que corresponde praticamente idade escolar ser marcado por grandes aquisies intelectuais; acentuado declnio da linguagem egocntrica at seu completo desaparecimento; declnio do egocentrismo intelectual e um crescente incremento do pensamento lgico; as aes fsicas passam a ser internalizadas, passam a ocorre mentalmente.

Segundo Barbosa (2008) a idade de 6 a 7 anos o momento da descoberta e caracterizada como a fase do Movimento Fundamental, onde suas habilidades motoras comeam a se desenvolver. Essa fase possui 3 estgios.

Conforme Barbosa (2008, p. 16 17) estes estgios so:

Estgio inicial representa a primeira tentativa de meta orientada da criana. Durante esse estgio, a orientao espacial e temporal do movimento pobre, marcada pelo uso restrito ou exagerada do corpo com pouca coordenao e ritmo. Estgio Elementar envolve um maior controle e coordenao rtmica dos movimentos fundamentais e melhor orientao temporal e espacial. Estgio Maduro, caracterizado pela eficincia mecnica,coordenao e execues controladas dos movimentos fundamentais.

J Vigotsky acreditava na transformao intelectual de fora para dentro, do externo para o interno e que o pensamento e a linguagem so diferentes.

16

Para Vygotsky (1996, aput Guerra, 2002, p. 92):

[...] pensamento e linguagem tm razes diferentes, sendo que a linguagem no uma simples continuao do pensamento; h um estgio prlingustico no desenvolvimento do pensamento e um estgio pr-intelectual no desenvolvimento da fala e, por algum tempo, esses processos se desenvolvem independentemente; contudo, durante o desenvolvimento, h um encontro entre o pensamento e a fala, quando o pensamento se torna verbal e a fala racional.

Para Vigotskt a criana est em constante interao com o adulto, desde o seu nascimento, mediando sua relao com o mundo e passando sua cultura. Segundo Rego (2001, p. 59):

Desde o nascimento, o beb est em constante interao com os adultos, que no s asseguram sua sobrevivncia mas tambm medeiam a sua relao com o mundo. Os adultos procuram incorporar as crianas sua cultura, atribuindo significado s condutas e aos objetos culturais que se formaram ao longo da histria.

As crianas carregam experincias do convvio com a famlia. O comportamento da criana recebe influncias dos costumes e objetos de sua cultura, como por exemplo em nossa cultura urbana ocidental, dorme no bero, usa roupas para se aquecer e, mais tarde, talheres para comer, sapatos para andar etc. (REGO, 2001, p. 59).

Piaget no acreditava no papel da interao social e que a aprendizagem e desenvolvimento no esto relacionados, pois a criana antes mesmo de falar j pensa e a linguagem somente um meio de comunicao. Ao contrrio, Vygotsky acreditava que desenvolvimento e aprendizagem so processos que se influenciam e esto ligados entre si, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento. Segundo Guerra (2002, p. 92):
Ao abordar o desenvolvimento lingstico das crianas, Vygotsky desenvolve o seu tema relacionado interiorizao do dilogo em fala interior e pensamento, opondo seu ponto de vista ao esto adotado por Piaget, que considerava o desenvolvimento da fala como a supresso do egocentrismo.

17

Henri Wallon, psiclogo e filosofo francs, acreditava que o desenvolvimento intelectual muito mais do que usar o crebro. As suas ideias foram fundamentadas em quatro elementos bsicos que esto interligados, que a afetividade, o movimento, a inteligncia e a formao do eu como pessoa. Segundo Silva (2007, p. 01):
Henri Wallon, filsofo, mdico e psiclogo francs, contribuiu para a psicologia no apenas com uma teoria da emoo ou ainda com suas discusses e divergncias com Jean Piaget. Dentre suas contribuies pouco discutidas esto sua teoria sobre a inteligncia, suas discusses sobre a origem e o desenvolvimento do pensamento discursivo nas crianas e, talvez menos conhecidas, suas reflexes e proposies sobre a transio entre uma inteligncia sensrio-motora (caracterizada pela capacidade de resolver problemas prticos, mas sem o auxlio da reflexo) e uma outra, inteligncia discursiva (caracterizada pela utilizao e intermediao dos smbolos e representaes)

Wallon retratava o desenvolvimento do eu e o papel da emoo. Segundo Silva (2007, p. 07):

Wallon ir descrever o que vem a ser o estgio do espelho, momento do desenvolvimento infantil, por volta dos trs anos, em que a criana constri uma imagem externa, um esquema corporal de si. O eu no um dado original ou inicial na psicologia humana, seno o fruto de uma longa trajetria, repleta de momentos crticos ou crises. Mas, para Wallon, tais crises no so vistas como necessariamente negativas, ao contrrio, so momentos indispensveis para a constituio da personalidade.

Segundo Silva (2007), no ano de 1941, Wallon publicou um dos seus mais importantes livros: A evoluo psicolgica da criana; onde esto as fases do desenvolvimento propostas por ele.

Segundo Silva (2007, p. 8-9) as fases do desenvolvimento propostas por Wallon so:
Estgio impulsivo-emocional (0 a 1 ano), Estgio sensrio-motor e projetivo (1 a 3 anos), Estgio do personalismo (3 a 6/7 anos), Estgio categorial (7 a 11 anos) [e] Estgio da adolescncia (12 a 18 anos), [...] neste livro que Wallon indicar que a transio entre esses diferentes estgios se d por mecanismos de alternncia e preponderncia funcional, entre fases com nfase nos aspectos emocionais e outras com nfase cognitiva. Ou seja, inicialmente, no decorrer do desenvolvimento, a criana ir dispor apenas dos seus movimentos e de seu comportamento emocional para interagir com seu meio.

Para Wallon o dilogo de grande importncia para o desenvolvimento da criana de 5 a 12 anos. Segundo Silva (2007, p. 14):

18

As origens do pensamento na criana, [livro publicado em 1945], no qual Wallon dedica-se criana de 5 a 12 anos Aqui, Wallon quer explicar como se desenvolve o pensamento verbal. O pensamento entendido como um conjunto. Inicialmente, resume-se ao par para, mais tarde, tornar-se o conceito. o relacionamento dialtico entre os dois elementos do par, o comunicar algo para algum.

Ainda conforme Silva (2007, p. 17):


Para Wallon, desse modo, a passagem entre a inteligncia sensrio-motora e o pensamento simblico se d pela transformao e complexificao do ato motor, que se v opondo-se a uma outra funo: a representao. A representao garantida pela funo simblica, mas s desenvolvida no contexto social, uma vez que nasceu, no decorrer da filogenia da espcie, justamente como forma de contato entre os membros de uma comunidade.

Enfim, para Vygotsky a aprendizagem atravs do relacionamento social, contribuir para uma construo dos conhecimentos que daro suporte ao desenvolvimento mental. Para Wallon a linguagem se torna indispensvel ao progresso do pensamento, porque ela exprime e atua como estruturadora do mesmo. E para Piaget existem estgios para o desenvolvimento da aprendizagem e o professor deve conhec-los e respeitar esses estgios.

I.3 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

A Dificuldade de Aprendizagem um termo bastante debatido no campo educacional, porque quando uma criana desenvolve atividades positivas em sala de aula ela elogiada, tem uma auto-estima elevada. Mas quando se percebe que a criana no est tendo a aprendizagem, ento todos procuram de alguma forma descobrir o motivo deste empecilho ou mesmo arrumar uma resposta, qualquer que seja, mesmo que negativa. neste momento que muitas crianas so taxadas de preguiosa, agitada e lerdas.

importante saber que as Dificuldades podem ocorrer por motivos orgnicos e emocionais. Por isso necessrio a identificao para que seja desenvolvido um trabalho educacional no intuito de ajudar. A Dificuldade de Aprendizagem uma sndrome bio-psicossocial a ser compreendida em pelo menos trs constituintes

19

bsicas: a criana, a famlia e a escola MARTURANO (1993, apud FURTADO e BORGES, 2007, p.3):

As DAs mas conhecidas so a Dislexia, a Disgrafia, a Discalculia, a Dislalia, a Disortografia e o TDH ( Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade). Segundo Guerra (2002, p. 79):
As dificuldades de aprendizagem podem ocorre junto com outras sndromes clnicas (como transtorno de dficit de ateno ou transtorno de conduta) ou outros transtornos do desenvolvimento (como transtorno especfico do desenvolvimento da funo motora ou transtornos especficos do desenvolvimento da fala e linguagem)

A Dislexia uma DA da leitura onde existe uma dificuldade na compreenso de textos escritos. De acordo com Nicasio Garcia (1997 apud GUERRA, 2002, p. 46) a dislexia:
[...] definida divido presena de um dficit no desenvolvimento do raciocnio do reconhecimento e compreenso dos textos escritos. Este transtorno no devido a retardo mental, a uma escolarizao inadequada ou escassa, a um dficit visual ou auditivo, a um problema neurolgico. Somente se classifica como tal caso produza uma alterao relevante no entendimento acadmico ou na vida cotidiana. Caracteriza-se por uma leitura oral lenta, com omisses, distores e substituio de palavras, com paradas, correes e bloqueios, ocorrendo tambm um transtorno de compreenso da leitura.

A Disgrafia representada pelas dificuldades de escrita. Neste caso engloba somente um problema de motricidade. Segundo Furtado e Borges (2007, p. 141):
a dificuldade em passar para a escrita o estmulo visual da palavra impressa. Caracteriza-se pelo lento traado das letras, que em geral so ilegveis. A criana disgrfica no portadora de defeito visual nem motor, e tampouco de qualquer comprometimento intelectual ou neurolgico. No entanto, ela no consegue idealizar no plano motor o que captou no plano visual. Existem vrios nveis de disgrafia, desde a incapacidade de segurar um lpis ou de traar uma linha, at a apresentada por crianas que so capazes de fazer desenhos simples mas no de copiar figuras ou palavras mais complexas.

Cabe ao professor e a famlia observar os alunos e os encaminhar a um profissional qualificado no intuito de diagnosticar e procurar trabalhar e promover uma melhora nessas Dificuldades. No cabe ao professor taxar o aluno de qualquer adjetivo negativo, mas de incentiv-lo e trabalhar de forma motivadora e mediadora.

20

Uma dificuldade da matemtica a discalculia. Essa dificuldade interfere muito no desenvolvimento escolar ou na vida cotidiana, quando se necessita de uma habilidade matemtica. Segundo Johnson & Myklebust (1987, apud GUERRA, 2002, p. 60):
A linguagem matemtica [...] possui aspectos internos, receptivos e expressivos. Uma criana inicialmente assimila e integra as experincias no-verbais, depois ela aprende a associar smbolos numricos experincia e, finalmente, expressa as ideias de quantidade, espao e ordem usando a linguagem matemtica.

A Dislalia um distrbio da fala onde a criana tem uma dificuldade em articular as palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas. Segundo Furtado e Borges (2007, p. 98):
A dislalia um transtorno na articulao mas no por causa de leses ou alteraes do sistema nervoso e nisso se distingue da disartria, embora os sintomas de uma e da outra possam ser idnticos. Esta dificuldade em articular os fonemas pode ser classificada em: Dislalia fisiolgica aquela que se apresenta na criana durante o desenvolvimento da fala e tende a desaparecer antes de chegar a idade escolar (se persistir depois de 4 anos, deve ser considerada patolgica). Dislalia funcional Caracteriza-se pela omisso, substituio ou deformao de fonemas. Pode ser simples se afetar apenas um fonema, e mltipla se afetar mais de um fonema.

A Disortografia, assim como a Disgrafia, tambm uma dificuldade da escrita, mas est relacionada ao processo de ortografia. Segundo Furtado e Borges (2007, p. 142):
Caracteriza-se pela incapacidade de transcrever corretamente a linguagem oral, havendo trocas ortogrficas e confuso de letras. Essa dificuldade no implica a diminuio da qualidade do traado das letras. As trocas ortogrficas so normais durante a 1. e 2. sries da primeira srie do ensino fundamental (Grau- TIRAR), porque a relao entre a palavra impressa e os sons ainda no est totalmente dominada. A partir da os professores devem avaliar as dificuldades ortogrficas apresentadas por seus alunos, principalmente por aqueles que trocam letras ou slabas de palavras j conhecidas e trabalhadas em sala de aula.

O TDH (Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade) um transtorno observado em crianas muito agitadas, que no prestam ateno, tm dificuldades em manter a ateno nas atividades, no terminam o que comeas, esquecem as atividades dirias, e muitas outras. Segundo Guerra (2002, p. 79):

21

Os critrios diagnsticos adotados pelo DSM-IV (Manual diagnstico e estatstico de transtornos mentais), com referncia ao transtorno de dficit de ateno/hiperatividade, so destacados pois temos observado que esta sndrome, muitas vezes, encontra-se associada s dificuldades de aprendizagem.

Existem muitas outras dificuldades, e que podem levar o aluno ao fracasso escolar e consequentemente a escola tambm, pois fica subentendido que a instituio no soube lidar com estes problemas. O aluno acaba se tornando uma criana triste e desmotivada, por isso se torna importante o diagnstico e a ajuda, para que o discente se sinta encorajado para lidar com suas dificuldades.

22

CAPTULO II APRENDIZAGEM E AS METODOLOGIAS

II.1 METODOLOGIAS QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM

Determinar uma metodologia que motive a aprendizagem algo um pouco complexo, uma vez que cada aluno tem a sua histria de vida, tem as suas dificuldades particulares. O professor dever saber identificar as barreiras, procurando adaptar suas aulas motivando o aluno. Um verdadeiro docente est sempre atento para seus discentes, tentando aperfeioar o momento e transform-lo em algo prazeroso, deixando com que o aluno seja participativo.

Segundo Libneo (2008, p. 29):


O processo de ensino uma atividade conjunta de professores e alunos, organizado sob a direo do professor, com a finalidade de prover as condies e meios pelos quais os alunos assimilam atividades conhecimentos, habilidades, atitudes e convices.

O professor a pessoa que estar mais tempo com o aluno, que o acompanhar em grande parte do dia, e a criana acaba admirando e tendo o professor como o seu exemplo, acreditando e tomando como sua verdade tudo aquilo que o educador diz. O professor precisa deixar o aluno refletir e dialogar, tirar suas dvidas, pois os educadores tambm aprendem com as dvidas dos alunos. Por isso, para ensinar, necessrio que o professor esteja aberto tambm para aprender, acredito que quando o aluno participa das aulas ele se sente parte do processo e se motiva. No momento de ensinar o docente precisa perceber que no somente falar e transferir informao ao discente, mas que o que est sendo passado dever fazer parte da vida do aluno, de sua realidade.

O que seria ento ensinar?

Segundo Antunes (2008, p.30):

23

Ensinar quer dizer ajudar e apoiar os alunos a confrontar uma informao significativa e relevante no mbito da relao que estabelecem com uma dada realidade, capacitando-o para reconstruir os significados atribudos a essa realidade e a essa relao.

No basta apenas instruir, mas puxar do aluno as suas experincias e confront-las com o que est sendo passado, ou mesmo compar-las a sua realidade. Recebemos instruo para realizar determinada tarefa e, dessa maneira, somente diante da mesma a instruo se faz til. O aluno aprende para viver melhor e para colher informaes, confront-las com a realidade. (ANTUNES, 2008, p. 30).

Uma aula que seja essencial para os alunos com dificuldades aquela em que o professor consegue identificar os seus obstculos e procura desenvolver atividades que motivem o aluno a estar ali, naquele momento, interagindo e aprendendo com as experincias dos colegas e do prprio professor. No se pode dizer que uma aula foi proveitosa se no se tem o dilogo, o escutar, o tirar dvidas. Por isso cabe ao professor se qualificar e procurar estar atento s mudanas e aos prprios alunos, sabendo observar e coletar informaes para sempre estar modificando suas metodologias, caso necessrio. Por isso Uma aula excelente, no Brasil ou em qualquer pas do mundo, quando alcana com facilidade seu objetivo essencial, no caso ajudar o aluno a construir sua prpria aprendizagem. (ANTUNES, 2008, p.49)

Na tendncia liberal tradicional, percebe-se que a mesma no se preocupava com a participao do aluno, era autoritria, repetitiva nos ensinamentos, podemos perceber o seu reflexo, ainda, na educao hoje.

Conforme Luckesi (1994, p. 57):


[...] a autoridade do professor exige atitude receptiva dos alunos e impede qualquer comunicao entre eles no decorrer da aula. O professor transmite o contedo na forma da verdade a ser absorvida; em conseqncia, a disciplina imposta o meio mais eficaz para assegurar a ateno e o silencio.

Segundo Kauark e Silva (2008, p. 269):


[...] valoriza sempre o que o seu filho faz, mesmo que no tenha feito o que voc pediu e em nvel de que voc esperava; disponibilize materiais para auxiliar na aprendizagem; preciso conversar, informar e discutir com o seu

24

filho sobre quaisquer observao e comentrios emitidos sobre ele. E se voc no dispe desse tempo com o seu filho, no deixe de recomendar que as atividades que vo para a casa sejam acompanhadas e (re) ensinadas pela professora do reforo, ou por um parente, no esquea de reservar um tempinho para saber dele como vai na escola, quais as dificuldades e em que rea ele precisa desprender maior esforo. E nunca, o subestime.

O professor tem o papel de ajudar o aluno, de motiv-lo, de procurar desenvolver atividades que os provoquem a pesquisar mais, a se tornarem crticos. No basta apenas jogar informaes, mas propiciar um ambiente saudvel em que o discente se sinta confortvel em estar se relacionando com outros colegas e aprendendo a aprender.

Segundo Antunes (2008, p. 45):


Como educar no significa apenas transmitir o legado cultural s novas geraes, mas tambm ajudar o aluno a aprender o aprender, despertar vocaes, proporcionar condies para que cada um alcance o mximo de sua potencialidade e, finalmente, permitir que cada um conhea suas finalidades e tenha competncias para mobilizar meios para concretiz-las, chega-se ao sentido estrutural da questo: o que significa educar. Em sntese: aprender a conhecer, fazer, viver junto e aprender a ser.

Antunes (2008) acredita que cinco atributos so importantes para uma excelente aula: O Protagonismo, onde o aluno o ator principal do processo; a Linguagem, pois necessrio falar para aprenda; a Administrao de Competncias Essenciais Aprendizagem, ou seja, pensar, agir, refletir, perguntar; a Construo de Conhecimentos Especficos, onde o aluno faz uma ligao com o que se aprende e o que j se sabe; e o ltimo que a Auto Avaliao, que onde o aluno percebe o que sabia antes da aula e o que se sabe depois, ou seja, a transformao.

Torna-se necessrio que o educador se atualize em relao forma como as crianas e os jovens de hoje recebem informaes e aprendem, para rever os mtodos que utiliza no processo educacional.

No livro professores e professauros a importncia de uma aula excelente, exemplifica por 2 professoras em momentos diferentes e depois feita uma anlise de cada um. de grande importncia transcrever os exemplos, pois demonstrar uma metodologia eficaz para, principalmente, ajudar os alunos com dificuldades de

25

aprendizagem. Primeiramente ser transcrito literalmente sobre a PROFESSAURA Segundo Antunes (2008, p.53 54)
1 momento: __ Bom dia, queridos alunos. Vamos hoje estudar a Grcia Antiga. Para que a aula comece, por favor, alinhem suas carteiras. Isto, bem alinhadas, vocs compreendem que sem ordem impossvel a aprendizagem. Excelente. Agora, meus queridos, coloquem sobre sua carteira todos os recursos necessrios para a aula, mas apenas os necessrios. Lpis, borracha, canetas, rgua e, evidentemente, o caderno e o nosso livro didtico. Excelente. Podemos ento comear. 2 momento: __ Agora, queridos, prestem muita ateno. Vou escrever na lousa meu plano de aula, destacando o tema, seus subttulos e as ideias principais referentes a cada um deles. Copiem com ateno e, se notarem que sublinhei algumas palavras, sublinhem tambm. Aps o registro dessa matria, explicarei detalhadamente cada item proposto. No vejo razo alguma para conversarem durante essa cpia e, se isso ocorrer, imediatamente paro a aula e fao uma chamada oral, valendo para nota. Fui clara? 3 momento: __ Bem, meus anjos. Agora que todos j tm em seu caderno as anotaes bsicas que do estrutura ao tema, ouam minhas explicaes e os detalhes que apresentarei seguindo a sequncia da lousa. essencial que estejam atentos, primeiro porque se o pilhar distrados fao uma chamada oral e segundo porque, aps minhas explicaes, darei um tempo para que faam suas anotaes pessoais no caderno, logo abaixo da cpia do plano de aula. Fui clara? Ento vamos comear... 4 momento: __ Bem, meus queridos, como eu havia dito chegada a hora da construo. Vou percorrer as carteiras e se algum tiver alguma dificuldade, erga o brao que estarei pronta para a ajuda. Nesta oportunidade vocs tm a tarefa de sintetizar as explicaes que acabei de apresentar, anotando-as em seu caderno. No necessrio uma rotina e nem quero um ditado. Gostaria que vocs usassem suas prprias palavras para essa sntese. Podemos ento comear. 5 momento: __Muito bem amigos. A aula est chegando ao fim. Lio de casa. Devem procurar no nosso livro didtico o tema que apresentei. Est entre as pginas 39 e 46. Devemos ler esse contedo e se notarem elementos novos em relao aula, por favor anotem no caderno. Cada caderno deve assim conter, para cada item da matria, trs partes distintas: a primeira com a cpia de meu plano de aula, a segunda com as referncias pessoais de cada um de vocs a partir de minhas explicaes e a terceira, e ltima, possveis anotaes sobre acrscimos ao contedo, tomando por base nosso livro didtico. Tudo bem. Ento at logo, at a prxima aula.

Na anlise de Antunes (2008) com relao a esta aula, ele demonstra que a professora possui domnio sobre o contedo, bem organizada, mas no d a

26

oportunidade do aluno se expressar. O aluno somente escuta o que a professora diz, no houve dilogo.

Percebemos nesta aula que a professora muito rgida e no da oportunidade do aluno se expressar e dar a sua opinio. Ela somente impe o que deve ser feito e no deixa o aluno seguro para dizer algo que favorea a aprendizagem.

Agora ser retratada uma aula de uma PROFESSORA chamada Dorotha. Segundo Antunes (2008, p. 55 57):
1 momento: __Bom dia, queridos. Vamos comear nossa aula. Algum se lembra sobre o que ser? Sabe o que j sabemos e o que falta saber? Muito bem. Ento imaginem o seguinte: pensem que puderam entrar em meu sonho e que eu sonhei que o Ricardo que ali est sentado havia despencado de uma falsia. Provavelmente vocs sabem o que significa despencar, mas ignoram o que falsia. Ento, enquanto eu fao a chamada, organizem-se em duplas e discutam sobre o que poderia ser uma falsia, considerando o verbo despencar. Exponham ideias, discutam possibilidades. 2 momento: __Bem. Queridos, agora que vrias probabilidades foram cogitadas, pro favor me ajudem. Se eu desejar saber efetivamente o que falsia, como buscar essa resposta? Vamos l gente. Estou ponta para sugestes. Veja, a Helena falou em internet, a Claudinha mencionou uma enciclopdia, o Ricardo lembrou que certas entrevistas podem ajudar, a Paulinha recordou o nosso livro didtico e o Luiz Fernando lembrou que at um telefonema especfico pode nos ajudar. Viram? Quantas fontes podem ser buscadas? Mas de todas as que se citou, a que aqui disponho o livro didtico, vamos ento buscar essa resposta? Paulinha, procure essa resposta no livro e leia em voz alta para todos ns. Excelente. Agora vamos fazer uma experincia? Quero que vocs repitam o conceito de falsia que o livro destacou, mas no vale usar todas as palavras do texto. Modifiquem vontade, mas lembrem-se que o conceito tem que se manter vlido. Vocs sabem, existem sempre muitas maneiras de se dizer a mesma coisa. Excelente. J temos diversos conceitos de falsia aqui construdos. 3 momento: __Bem, amigos, prosseguindo, vamos ampliar a idia que o conceito nos traz. Vou percorrer as carteiras e atribuir a cada aluno uma cor diferente, entre seis que escolhi. Aceito sugestes. Muito bem, agora cada aluno j possui sua cor. Mudem de lugar e se agrupem conforme a cor indicada. Neste canto os verdes, por favor. Os amarelos ali. Excelente. Agora vou passar uma tarefa para cada cor pesquisar, debater, discutir e concluir. Verdes: Que tipos de perguntas se poderiam fazer sobre falsias? Amarelos: Que comparaes as falsias nos suscitam com outras formas litorneas aprendidas? Azuis: Em um sentido figurado, qual associao se pode fazer com falsia e um ato esportivo? Vermelhos: Como sintetizar esse conceito, de foram a torn-lo completo, ainda com menos palavras que as construdas originalmente? Alunos do grupo Branco: Pesquisem no espao que a escola ocupa onde mais encontrar explicaes sobre o tema. Excelente.

27

4 momento: Na mesma ou na aula seguinte: __Reparem agora, pessoal, que vou percorrer os grupos e atribuir para cada aluno uma letra diferente, assim qualquer grupo ter algum que, na prxima etapa, ser A, outro que ser B, outro C e assim pro diante. Pronto. Agora, pro favor, desfaam os grupos originais com nome de cores e formem novos grupos com alunos com a mesma letra. Excelente. Vocs repararam que na nova organizao grupal existe para cada novo grupo um ou dois dos grupos anteriores? Portanto, neste novo grupo, todos os temas anteriores esto presentes e, quando eu der um sinal, os verdes expem suas concluses, depois os amarelos e assim por diante. Quando todos terminarem, toda classe assumiu todas as discusses. Ento dessa forma prontos para que eu faa para qualquer um perguntas de todos os temas discutidos. 5 momento: __ Bem, amigos, nossa aula est terminando. Gostaria que agora, em suas casas, pesquisassem esse assunto no nosso livro didtico e em outros que eventualmente podem dispor. A tarefa ser a de ampliar os saberes sobre o tema e buscarem uma linguagem diferente para na prxima aula apresentar. Aceito respostas atravs de um coral, de um desenho, de mmicas, com montagens e recortes, como pardia de uma msica do momento. Enfim, a misso de vocs ser a de mostrar a todos ns que no apenas com palavras podemos expressar o contedo apreendido. Alguma dvida? Ento, at logo e passem bem.

Para Antunes (2008, p. 57):


evidente que esse fragmento mostra uma das maneiras de Dorotha ministrar sua aula, pois em outras de novas estratgias se valer. No parece muito provvel que a professaura conhea muitas estratgias, mas possvel imaginar que essa situao no est fora de cogitao.

Segundo Antunes (2008) a PROFESSORA interage com os alunos, apia-os a confrontar informaes com a realidade. O aluno participativo e protagonista no processo ensino/aprendizagem.

Percebemos nesses exemplos as diferenas que existem entre as duas professoras, uma que domina o contedo, mas no tem tcnicas que favoream ao aprendizado e a participao do aluno. A outra j tem o prazer de estar em sala de aula, se preocupa com os alunos, tenta fazer com que todos participem e que desenvolvam atividades prazerosas, estimulando a todos a estar ali com os outros alunos e interagindo, procurando aprender com as experincias dos outros colegas.

O professor precisa ser mediador e facilitador no processo de ensino/aprendizagem. Acreditamos que um dos grandes problemas para os alunos com dificuldades seja a

28

falta de estmulo, o compromisso do professor em fazer o seu papel e proporcionar um ambiente em que se tenha segurana e no medo. Porque a grande maioria dos alunos no tem respeito, mas medo do professor e por isso no se sente a vontade em tirar suas dvidas ou interagir com os colegas. O aluno deve se envolver com as atividades e todos juntos trabalharem em prol de uma educao com mais qualidade.

Segundo Kauark e Silva (2008, p. 269):


A metodologia da escola deve ser adequada, envolvendo seus alunos. E no momento em que surgir algum problema com algum aluno importante que haja uma mobilizao por parte da escola, a fim de que solucionem a possvel dificuldade. A escola deve esforar-se para a aprendizagem ser significativa para o aluno. Com isso todos ganham: a escola, a famlia e, principalmente, a criana.

II.2 O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NA APRENDIZAGEM

papel do professor proporcionar e promover uma aprendizagem significativa, atravs de suas intervenes pedaggicas. A motivao muito importante em todo o processo de ensino/aprendizagem. A criana ao se sentir segura ter mais liberdade em buscar solues para o seu processo de adquirir conhecimento. Segundo Fonseca (1995, p. 131):

A noo de motivao est tambm intimamente ligada noo de aprendizagem. A estimulao e a atividade em si no garantem que a aprendizagem se opere. Para aprender necessrio estar-se motivado e interessado. A ocorrncia da aprendizagem depende no s do estmulo apropriado, como tambm de alguma condio interior prpria do organismo (sede, curiosidade, etc).

O auxlio do docente deve ser proporcional necessidade de cada criana, procurando se dedicar mais as que tm dificuldades de aprendizagem, ajudando-as a superar os medos.

29

O professor tem que ser o mediador da aprendizagem, pois ele tem um papel muito importante e fundamental no crescimento da criana, mediando e propondo situaes que sejam positivas para uma boa qualidade de ensino. Uma pessoa no consegue aprender sem o outro, necessrio que exista a socializao e o professor essencial neste processo atravs de sua postura tica e observadora.

Segundo Libneo (2008, p. 47)


A caracterstica mais importante da atividade profissional do professor a mediao entre o aluno e a sociedade, entre as condies de origem do aluno e sua destinao social na sociedade, papel que cumpre provendo as condies e os meios (conhecimentos, mtodos, organizao do ensino) que assegurem o encontro do aluno com as matrias de estudo. Para isso, planeja, desenvolve suas aulas e avalia o processo de ensino.

O professor que se compromete com uma postura mediadora e com aes pedaggicas positivas, desenvolvendo atividades significativas em quem seja despertado o prazer, a vontade de estar partilhando com o outro, estar ajudando e favorecendo no processo da construo do conhecimento.

Ainda segundo este mesmo autor (2008, p. 47):


O trabalho docente constitui o exerccio profissional do professor e este o seu primeiro compromisso com a sociedade. Sua responsabilidade preparar os alunos para se tornarem cidados ativos e participantes na famlia, no trabalho, nas associaes de classe, na vida cultural e poltica. uma atividade fundamentalmente social, porque contribui para a formao cultural e cientfica do povo, tarefa indispensvel para outras conquistas democrticas

o professor que tem a responsabilidade de criar um ambiente educativo, onde possibilitar condies para o aprender, no se esquecendo que cada criana tem suas limitaes. Ser mediador no ser controlador, e sim observar o andamento do processo ensino/aprendizagem e conforme necessrio mudando a metodologia, ajustado uma coisa aqui, outra ali, ouvindo as opinies dos alunos e juntos procurarem uma melhor soluo. Sobre esta questo Freire (1996, p. 43) afirma que [...] na formao permanente dos professores, o momento fundamental a de reflexo crtica sobre a prtica. pensando criticamente a prtica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a prxima prtica.

30

As escolas antigamente usavam a educao bancria, onde os alunos tinham que ficar enfileirados, calados e prestando ateno no que o professor estava passando. Hoje se acredita e se v em muitas escolas as metodologias participativas, que so as mais eficazes ao aprendizado. Mas muitos professores ainda resistem a esta mudana, dificultando e prejudicando, principalmente, os alunos com dificuldades de aprendizagem. A metodologia eficaz aquela que ajude o aluno a pensar e a ver o mundo de uma forma diferente, em que cada dia que saia da sala de aula seja outra pessoa. essa a metodologia que ajuda o aluno a aprender a aprender.

Segundo Antunes (2008, p. 23):


Um verdadeiro mestre usa a sala de aula, mas sabe que seus alunos aprendem dentro e fora da mesma e, dessa forma, quando a esse espao se restringe faz do mesmo um elo estimulador de desafios, interrogaes, proposies e idias que seus alunos, em outros espaos, buscaro. Uma aula de verdade no se confina sala de aula e os saberes na mesma provocados representam desafios para que os alunos os contextualizem na vida que vivem. Professauros adoram salas de aula, pois, confinados em espao restrito, no contam com a crtica de quem analisa sua repetitiva conduta.

O papel do professor formar cidados crticos e atravs de sua postura dentro de sala de aula que o aluno se sentir a vontade para se expressar, dar a sua opinio. No se pode podar o aluno, deve deix-lo vontade, mas no esquecendo de que existem regras. No basta apenas deixar o educando fazer o que quer, mas mostrar que em toda sociedade temos regras e devemos segui-las.

necessrio que o professor esteja disponvel ao dilogo, e com est abertura poder mediar e guiar o aluno para um caminho de respeito, liberdade, conhecimento. A realidade de cada aluno pode ser um tema para discusso, mostrando os problemas de sua comunidade, comparando com outra e buscando at mesmo solues para os problemas enfrentados por eles. Porque O sujeito que se abre ao mundo e aos outros inaugura com seu gesto a relao dialgica em que se confirma como inquietao e curiosidade, como inconcluso em permanente movimento na Histria (FREIRE, 1996, p. 154):

31

O educador ao estar refletindo sobre suas prticas precisa entender a importncia do seu papel ao estar proporcionando meios para direcionar a criana e o jovem a um caminho de reconhecimento social. A criana e o jovem precisam perceber suas ralaes com os outros e assumir o seu papel perante sociedade, entendendo que possuem direitos e deveres, e que so capazes de expressar suas opinies e se sentir atuante e participante.

Segundo Freire (1996, p.46):


Uma das tarefas mais importantes da prtica educativo-crtica propiciar as condies em que os educandos em suas relaes uns com os outros e todos com o professor ou a professora ensaiam a experincia profunda de assumir-se como ser social e histrico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque capaz de amar. Assumir-se como sujeito porque capaz de reconhecer-se como objeto. A assuno de ns mesmos no significa a excluso dos outros. a outredade do no eu, ou do tu, que me faz assumir a radicalidade de meu eu.

Incentivar a exposies verbais um caminho bastante proveitoso, pois o professor estar dando a oportunidade do aluno dizer aquilo que pensa e o que deseja saber, no se esquecendo da importncia do educador como mediador no processo de aprendizagem.

Segundo Antunes (2008, p. 110):


Aceitar a idia de que os alunos possam substituir os professores significa reduzir o sentido e o valor de um verdadeiro mestre. Por essa razo, as exposies verbais podem ser utilizadas como interessante situao de aprendizagem desde que no visem transformar alunos em professores substitutos, mas sim em se constituir uma estratgia de aprendizagem na qual os alunos se apropriam dos conhecimentos que puderam construir e, orientados pelo professor, dividem esses conhecimentos com os colegas. , assim, uma situao de aprendizagem e no de ensino, razo pela qual importante que o professor possa ajudar os alunos em cada etapa do processo.

O professor precisa ser mediador e facilitador, favorecendo e direcionando o aluno para um caminho de autonomia e responsabilidade, mostrando a realidade e construindo um ambiente em que o aluno reflita sobre as atitudes ou aes que possam propiciar a sua vida e a de sua comunidade. E atravs desta autonomia

32

que o aluno se sentir preparado para questionar as dvidas que os incomodam e assim assumirem um papel principal no momento do ensino/aprendizagem

Segundo Freire (1996, p.66 - 67)


O professor que desrespeita a curiosidade do educando, o seu gosto esttico, a sua inquietude, a sua linguagem, mais precisamente, a sua sintaxe e a sua prosdia; o professor que ironiza o aluno, que o minimiza, que manda que ele se ponha em seu lugar ao mais tnue sinal de sua rebeldia legtima, tanto quanto o professor que se exime do cumprimento de seu dever de propor limites liberdade do aluno, que se furta ao dever de ensinar, de estar respeitosamente presente experincia formadora do educando, transgride os princpios fundamentalmente ticos da nossa existncia. nesse sentido que o professor autoritrio, que por isso mesmo afoga a liberdade do educando, amesquinhando o seu direito de estar sendo curioso e inquieto, tanto quanto o professor licencioso rompe com a radicalidade do ser humano a de sua inconcluso assumida em que se enraza a eticidade. neste sentido tambm que a dialogicidade verdadeira, em que os sujeitos dialgicos aprendem e crescem na diferena, sobretudo, no respeito a ela, a forma de estar sendo coerentemente exigida por seres que, inacabados, assumindo-se como tais, se tornam radicalmente ticos.

II.2.1 Formao continuada do professor

Muitos professores param no tempo, usando mtodos que hoje no iro surtir efeitos. Mesmo porque uma aula totalmente diferente da outra, os alunos so diferentes. As coisas mudam e devemos mudar e nos atualizar tambm. No se pode querer usar planos de aulas antigos com crianas de hoje em dia. Hoje se v uma juventude informatizada, capazes de lidar com computadores, jogos, internet, celulares. Devemos procurar sempre aprender mais e estar frente das coisas novas.

Segundo Ferreira (2008, p. 142):


A falta de profissionais qualificados, a carncia de material didtico, carncia na estrutura fsica e pedaggica, a m qualidade de ensino, tudo isso faz com que a escola seja um agente contribuinte dos problemas de aprendizagem e do fracasso escolar. Mas esse um problema que precisa da contribuio social e tambm educacional.

33

O professor precisa refletir sobre a sua postura crtica e avaliar a sua prtica dentro de sala de aula, procurando sempre se qualificar. Segundo Freire (1996, p. 43-44):
[...] na formao permanente dos professores, o momento fundamental o da reflexo crtica sobre a prtica. pensando criticamente a prtica de hoje ou de ontem que se pode melhorar a prxima prtica. O prprio discurso terico, necessrio reflexo crtica, tem de ser de tal modo concreto que quase se confunda com a prtica.

Um professor que no procura se aperfeioar, que no tem a curiosidade de procurar novas formas de ensinar, que no tenha amor quilo que se disps a fazer, no tem condies de ajudar um aluno com dificuldades e limitaes, no pode ser um mediador de uma aprendizagem significativa, capaz de transformar a vida do educando para uma postura crtica e autnoma.

Segundo Freire (1996, p. 103):


O professor que no leve a srio sua formao, que no estude, que no se esforce para estar altura de sua tarefa no tem fora moral para coordenar as atividades de sua classe. Isto no significa, porm, que a opo e a prtica democrtica do professor ou da professora sejam determinadas por sua competncia cientfica. H professores e professoras cientificamente preparados mas autoritrios a toda prova. O que quero dizer que a incompetncia profissional desqualifica a autoridade do professor.

atravs da educao que o aluno comea a reformular aquilo que j foi aprendido. Segundo Petraglia (1995, p. 76):
Acredita que cabe ao professor o incio da reforma do pensamento, que parte do simplista e linear para o complexo. Contudo, sabe que essa transformao no pode acontecer de maneira rgida ou ortodoxa, mas deve ser natural e progressiva.

Ainda segundo Petraglia (1995, p. 76) com relao ao pensamento de Morin:


Considera que o professor, individualmente, deve ir em busca de formao necessria para essa prtica renovadora e deve cultivar-se, sempre. Deve ser um autodidata, partindo do estudo do que chama de novo tipo de cincia: ecologia, cincias da terra e cosmologia.

O educador precisa reformular seus pensamentos e sua forma de ver a educao. Muitos no tm o apoio da instituio e acabam se desestimulando e deixando as coisas acontecerem. Por isso que se torna necessrio um educador que tenha amor

34

pelo que est fazendo. No pode haver o desnimo em continuar lutando por uma educao de qualidade. Tem que haver tambm a valorizao do professor. Segundo Petraglia (1995, p. 77):
preciso que os educadores iniciem o processo de reforma do pensamento, apesar das instituies tentarem bloquear suas iniciativas, pois, um dia, suas idias vingaro. preciso persistncia e dedicao quando se acredita nas prprias idias.

Muitos professores pararam no tempo, tm seus planos de aulas sempre os mesmos, no mudando nem uma vrgula, precisam perceber que o mundo se transforma rapidamente e que as coisas mudam, os pensamentos mudam e por isso se torna necessrio que eles se reciclem, procurem se aperfeioar e no ficarem estagnados no tempo, acomodados. Precisam sair da rotina, onde cumprem as matrias de forma mecnica. E no dia seguinte fazem a mesma coisa. Segundo Paes e Scicchitano (2008, p. 156):
importante considerar, tambm, que a persistncia das dificuldades e problemas de aprendizagem na alfabetizao inicial, na aprendizagem e no desenvolvimento da escrita e da leitura compreensiva, ao mesmo tempo que evidencia tratar-se de um problema complexo, aponta para a necessidade de se desenvolver aes preventivas como forma de enfrentar o problema. A primeira e mais evidente ao preventiva envolve a qualificao do professor para trabalhar em sala de aula.

Dentro de uma instituio e de uma sala de aula ou fora dela, preciso existir um transformado, uma pessoa que esteja disposta a interagir e aprender mais e mais. Porque o professor no um transmissor de conhecimento, mas aquele que tambm aprende. Segundo Libneo (2008, p.65)
A Didtica tradicional tem resistido ao tempo, continua prevalecendo na prtica escolar. comum nas nossas escolas atribuir-se ao ensino a tarefa de mera transmisso de conhecimento, sobrecarregar o aluno de conhecimentos que so decorados sem questionamento, dar somente exerccios repetitivos, impor externamente a disciplina e usar castigos.

O pensamento vivo de Paulo Freire segundo Antunes (2008, p. 183)


Formao de professores: A educao no pode abrir mo de uma formao tcnica e cientfica, mas necessita tambm abrir sonhos e utopias e, portanto, exige dupla leitura (palavra mundo texto/contexto) para que, como profissional, o professor se sinta sujeito da histria como tempo de possibilidades e no de determinismos e ainda saber que, embora a

35

educao no possa tudo, pode contribuir para a transformao do mundo em algo melhor.

Mas infelizmente se v muito distanciamento deste conceito de Paulo Freire, e hoje em dia a grande maioria dos professores pensam na educao somente como fontes de dinheiro, como uma profisso montona em que se trabalha de forma mecnica. Segundo Antunes (2008, p. 183):
O profissional em educao um trabalhador que maneja a aprendizagem como um mecnico a sua ferramenta, alienando-se de um significado para a transformao social. Sua racionalidade econmica sob a perspectiva da globalizao desperta uma viso fatalista e reduz o trabalho educativo conquista de uma tcnica.

necessrio que o educador perceba criticamente a realidade em que est inserido, que busque uma concepo de educao e uma prtica educativa que fomente a criticidade, a criatividade e a sensibilidade das pessoas, que acredite num futuro melhor e na potencialidade que as crianas e os jovens tm para fazer a diferena. Torna-se necessrio que o educador se atualize em relao forma como as crianas e os jovens de hoje recebem informaes e aprendem, para rever os mtodos que utiliza no processo educacional. preciso, ainda, que volte a viso de seus educandos para alm da sala de aula de forma a conscientiz-los acerca do mundo em que vivem e sensibiliz-los para a solidariedade e para a unio em prol de um mundo melhor, mais humano, mais igualitrio e que ao mesmo tempo entendam que existem diferenas e saibam respeit-las. Segundo Moran (2008):
Mudanas dependem de uma boa gesto institucional com diretrizes claras e poder de implementao, tendo os melhores profissionais, bem remunerados e formados (realidade ainda muito distante). Mas um dos caminhos que pode esclarecer algumas dificuldades da mudana pessoal que as pessoas tm atitudes diferentes diante do mundo, da profisso, da vida. Em todos os campos encontramos profissionais com maior ou menor iniciativa, mais ou menos motivados, mais convencionais ou proativos. Nas instituies educacionais organizaes cada vez mais complexas - convivem gestores e professores com perfis pessoais e profissionais bem diferentes.

Os educadores precisam refletir sobre a sua postura dentro de sala de aula, precisam ser mediadores e facilitadores em um processo de construo de cidados. Ou seja, precisam contribuir para a formao de pessoas com esperanas e desejos de um mundo melhor e com atitudes para constru-lo, pessoas protagonistas de sua histria.

36

Para Antunes (2002, p. 78) o professor precisa:


Se libertar da rotina, adquirindo a ousadia e a coragem de buscar novos caminhos, empolgar-se e com esprito crtico e bom senso, aprender coisas novas, transformando-as em ao. Formar-se integralmente significa aprender e se transformar a partir de procedimentos pessoais e coletivos de autoformao.

37

CAPTULO III PSICOPEDAGOGO, PROFESSOR E FAMLIA INTERAO EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM


No se pode jogar toda a responsabilidade do processo de ensino/aprendizagem somente ao professor. Segundo Paes e Scicchitano (2008, p. 156):
Uma ao preventiva que pode ser desenvolvida est relacionada atuao do psicopedagogo nos cursos de formao de professores e na escola, junto ao professor, ajudando-o a conhecer e compreender melhor o processo de aprendizagem e de desenvolvimento de leitura e da escrita de modo a desenvolver estratgias de trabalho pedaggico em sala de aula em que as situaes e as atividades de leitura e escrita tenham uma funo e um sentido reconhecido pelo aluno.

O educador tambm no pode se isolar do processo de ensino/aprendizagem. Segundo Bossa (2000, p. 14) [...] comum, na literatura, os professores serem acusados de si isentarem de sua culpa e responsabilizar o aluno ou sua famlia pelos problemas de aprendizagem. necessrio lembrar-se da importncia de se mudar os mtodos, quando no est dando certo. Neste momento o professor precisa da ajuda do psicopedagogo, para direcion-lo na melhor metodologia a ser utilizada. Segundo Ferreira (2008, p.141):
A Psicopedagogia a abordagem que investiga e compreende o processo de aprendizagem e a relao que o sujeito aprendente estabelece com a mesma, considerando a interao dos aspectos sociais, culturais e familiares. O psicopedagogo articula contribuies de reas como a Psicologia, Pedagogia e Medicina, entre outras, com o objetivo de por disposio do indivduo a construo do seu conhecimento e a retomada do seu processo de aprendizagem. E, ainda, busca possibilitar o florescimento de novas necessidades, de modo a provocar o desejo de aprender e no somente uma melhora no rendimento escolar.

A presena do psicopedagogo importante para auxiliar na identificao e na resoluo dos problemas no processo do ensino/aprendizagem. Este profissional est capacitado a lidar com as diversas dificuldades, pois tem um conhecimento cientfico nos processos do aprender. Cabe a ele verificar a soluo dos problemas de aprendizagem, realizar o diagnstico, intervir atravs de mtodos ou tcnicas prprias. A relao que existe entre o psicopedagogo, professor e famlia muito importante, pois juntos podem procurar definir atividades com o objetivo de solucionar os efeitos prejudiciais aos alunos com dificuldades. O profissional de

38

psicopedagogia elabora um trabalho junto com a famlia e a escola frente s dificuldades no processo do aprender, ter que encontrar uma soluo mais adequada para cada caso diagnosticado. preciso que o professor tenha prazer em ensinar para que possibilite o prazer do aluno aprender. O professor que se compromete com a educao deseja que seu aluno construa o conhecimento para a vida. Segundo Bossa (1994, p. 29):
O diagnstico psicopedaggico um processo, um contnuo sempre revisvel, onde a interveno do psicopedagogo inicia segundo vimos afirmando, numa atitude investigadora, at a interveno. preciso observar que esta atitude investigadora, de fato, prossegue durante todo o trabalho, na prpria interveno, com o objetivo de observao ou acompanhamento da evoluo do sujeito.

Tem que haver um processo de interao. A famlia tambm responsvel por esse processo, assim como o estado. Conforme a Constituio Federal Art. 205:
A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

O Psicopedagogo assume um papel muito importante no momento de procurar desenvolver atividades que ajudem na aprendizagem. O seu papel de avaliar a situao e procurar ajudar usando mtodos que favoream a aprendizagem e a quebra dos obstculos que impedem o aluno no momento do aprender. Segundo Bossa (l994, p. 23):
[...] cabe ao psicopedagogo perceber eventuais perturbaes no processo aprendizagem, participar da dinmica da comunidade educativa, favorecendo a integrao, promovendo orientaes metodolgicas de acordo com as caractersticas e particularidades dos indivduos do grupo, realizando processos de orientao. J que no carter existencial, o psicopedagogo participa de equipes responsveis pela elaborao de planos e projetos no contexto terico/prtico das polticas educacionais, fazendo com que os professores, diretores e coordenadores possam repensar o papel da escola frente a sua docncia e s necessidades individuais de aprendizagem da criana ou, da prpria ensinagem.

39

Para que haja uma identificao dos problemas que afligem as crianas com dificuldades saber olhar, escutar, observar. FERREIRA, 2008, p. 144):.
[...] o olhar, a escuta e a interveno psicopedaggica devem estar direcionados modalidade de aprendizagem em relao modalidade de ensino, que surge das posies subjetivas entre o aprendente e o ensinante frente ao conhecimento, no decorrer da construo da histria de vida do sujeito no ato de aprender, tendo como finalidade a autoria do pensamento, que a descoberta da originalidade, da diferena, da marca, e a partir da, abrir espaos para a criatividade.

Segundo Fernndez (apud

necessrio que se tenha uma interao com a famlia do aluno com dificuldades de aprendizagem, preciso escutar para assim procurar captar o problema existente. E atravs dessa conversa o psicopedagogo poder orientar

metodologicamente o professor. Mas esta orientao conforme o problema de cada aluno. Cada um tem suas particularidades.

Segundo Ferreira (2008, p. 140):


As dificuldades de aprendizagem acabam por provocar o fracasso escolar, a psicopedagogia, como abordagem que estuda o processo de aprendizagem, age para a superao dessas dificuldades sob um carter institucional ou clnico.

A aprendizagem no se faz somente na escola, mas atravs do convvio com outras pessoas, com a famlia. Quando chega a seu primeiro dia na escola ela j traz uma experincia e uma aprendizagem que a ajudou a construir seus saberes e sua viso de vida. A famlia ser o primeiro contato que dar ou no uma auto-estima e assim conseguirem se desenvolver positivamente na escola. Segundo Kauark e Silva (2008, p. 267)

[...] as crianas que apresentam pobre desempenho escolar e atribuem isso a incompetncia pessoal apresentam sentimento de vergonha, dvida sobre si mesma, baixa auto-estima e distanciamento das demandas de aprendizagem, caracterizando problemas emocionais e comportamentos internalizados.

A escola e a famlia so essenciais no momento de identificar quais so as dificuldades do aluno. Mas o Psicopedagogo o profissional qualificado e com

40

conhecimento cientfico que ajudar no momento de estabelecer mtodos para uma melhor aprendizagem. Posa-se dizer que a aprendizagem um processo complexo que se realiza no interior do indivduo e se manifesta em uma mudana de comportamento. (FERREIRA, 2008, p. 140).

A Psicopedagogia muito importante, pois trs suporte ao professor, dando respostas aos problemas identificados.

Segundo Ferreira (2008, p. 139):


[...] a psicopedagogia d respostas para alguns problemas que surgem no aluno, durante o processo de aprendizagem, mas que o maior problema est na educao. Portanto, acreditamos que quando houver melhoria na educao, tambm haver melhoras no processo de aprender.

O aluno com dificuldades necessita de uma orientao e o conhecimento do profissional dar uma base aos professores e famlia de como se trabalhar com estes alunos.

Segundo Kauark e Silva (2008, p. 268):


Torna-se necessrio orientar o aluno que apresenta dificuldades e/ou que fogem aos padres de aprendizagem correspondente a cada etapa do ensino (srie, ciclo, ano) e tambm a famlia e o professor, para que juntos aprendam a lidar com estes problemas, buscando a interveno de um profissional especializado (pedagogo, psicopedagogo, psiclogos).

A famlia o primeiro contato social que a criana tem. com a me que ela aprender a confiar, a ter amor. Por isso essencial a forma como a famlia direciona a criana. Suas crenas, seus valores sua viso de vida j internalizado dentro de casa, no convvio com os pais e os irmos.

Segundo Furtado e Borges (2007, p. 10 -11):


Os pais e os irmos constituem o ambiente social e emocional para desenvolver uma conduta afetiva positiva por meio da interao. Uma relao positiva com os demais permite que a criana satisfaa suas necessidades e consiga um controle para encarar seus sentimentos e aceitar os demais.

41

atravs da relao com o irmo, e atravs da mediao dos pais, que a criana ir aprender a dividir, a respeitar, saber olhar o outro. Por isso no se pode separar famlia, escola e sociedade. Todos esto interligados e um ser essencial para o outro.

Segundo Furtado e Borges (2007, p. 20):


Os pais e os irmos constituem o ambiente social e emocional para desenvolver uma conduta afetiva positiva por meio da interao. Uma relao positiva com os demais permite que a criana satisfaa suas necessidades e consiga um controle para encarar seus sentimentos e aceitar os demais.

Quando a criana chega ao primeiro dia em sala de aula ela j carrega experincias trazidas do seu convvio familiar e ali ela aprender com a experincia do outro, a ver as coisas de outra forma, saber comparar com seus conceitos, com sua realidade de vida. As experincias positivas sero importantes no momento da interao, mas as negativas j sero um dos pontos cruciais para ocasionar as dificuldades, seja nos relacionamentos ou na prpria aprendizagem.

Segundo Sanchis (2007, p. 171):


Quando a criana nasce, o universo para ela no composto por objetos permanentes, presentes em um espao objetivo; tambm as noes de tempo ou de causalidade ainda no se constituram. Mas desde esse momento ela comea a elaborar esse universo exterior, que vai sendo construdo e identificado na medida em que ela identifica e constri a si prpria.

Na escola a criana ter contato com outras crianas e ali aprender a trabalhar em grupo sabendo respeitar o prximo, mas tudo precisa de uma mediao do educador, onde o mesmo direciona as atividades que sero propostas em sala de aula. Segundo Piaget e Garcia (1983/1987 ,apud SANCHIS, 2007, p. 175) [...] o que a criana em si mesma se no existem crianas a no ser em relao a certos meios coletivos bem determinados? O ldico um bom caminho para se trabalhar, atravs de brincadeiras motivadoras em que o educando aprenda a perceber o outro como parte daquele ambiente e como parte de sua aprendizagem. Segundo Varanda, Prudncio e Bid (2005, p. 215):

42

No processo de aprendizagem dos alunos de escola fundamental e educao infantil, as brincadeiras so oportunidades para a satisfao de algumas necessidades nesse processo. Entretanto, o papel que o professor desempenha fundamental, tanto como um iniciador e mediador da aprendizagem, quanto como observador e avaliador dos processos ocorridos na aquisio de novos conceitos e contedos.

Segundo Piaget (1974, apud SANCHIS, 2007, p. 171):


[...] o estudo da tomada de conscincia nos conduziu a coloc-la na perspectiva geral da relao circular entre o sujeito e os objetos, o primeiro no aprendendo a se conhecer seno agindo sobre estes e os segundos s tornando-se conhecveis em funo do progresso das aes exercida por eles.

importante que a criana interaja com o outro, que saiba se relacionar. Segundo Sanchis (2007, p. 172):
A inteligncia no principia, pois, pelo conhecimento do eu nem pelo das coisas como tais, mas pelo da sua interao, e orientando-se simultaneamente para os dois plos dessa interao que a inteligncia organiza o mundo, organizando a si prpria

As situaes nas quais a criana age so engendradas pelo contexto social [...] A criana no assimila objetos puros, definidos por seus parmetros empricos. Ela assimila situaes nas quais os objetos cumprem certas funes e no outras. PIAGET E GARCIA (apud LAJONQUIRE, 1997)

Segundo Furtado e Borges (2007, p. 10):


O desenvolvimento e a aprendizagem comeam no momento em que a pessoa nasce e se relaciona com as necessidades, sentimentos e potencialidades. O desenvolvimento afetivo depende das atitudes da famlia e do interesse em fazer com que o sujeito aumente suas possibilidades como ser humano e seja independente.

A criana precisa ser direcionada para uma educao que a faa saber interagir na sociedade, fora do convvio familiar e escolar. Mas quando ela se depara com o mundo, passa a usar os seus valores, conduta e viso de vida. Segundo Furtado e Borges (2007, p. 22):
O processo de socializao traz implcito aprender a evitar condutas consideradas prejudiciais e, por outro lado, adquirir determinadas

43

habilidades sociais. Para isso necessrio que o sujeito esteja motivado a se comportar de forma adequada e desenvolva uma conduta de autocontrole, atendendo de forma positiva as expectativas do grupo. Considerando que os vnculos afetivos estabelecidos pela criana com os pais, irmos, amigos, professores, colegas, etc., so a base de seu desenvolvimento social, ento a empatia, o apego e a amizade tm influncia no desenvolvimento social de um individuo.

Segundo Kauark e Silva (2008, p. 269):


A escola um dos agentes responsveis pela integrao da criana na sociedade, alm da famlia. um componente capaz de contribuir para o bom desenvolvimento de uma socializao adequada da criana, por meio de atividades em grupo, de forma que capacite o relacionamento e participao ativa destas, caracterizando em cada criana o sentimento de sentir-se um ser social.

44

CONSIDERAES FINAIS

Conclumos que o melhor mtodo aquele em que o aluno seja parte importante e integrante do processo, onde o mesmo possa expressar as suas opinies e no venha a sentir medo do professor, mas respeito e apoio para poder contar com suas motivaes. O professor precisa mediar aprendizagem e as interaes com outros colegas. No basta apenas estar frente, na sala de aula, falando e fazendo com que os alunos engulam as informaes e no possam debater e expor as suas opinies, ansiedades e dvidas. O verdadeiro professor aquele em que motiva o aluno a procurar informaes e ser pesquisador em constante aprendizagem.

A criana com Dificuldade de Aprendizagem precisa de mais apio, mais ateno e observao. A famlia essencial no sentido de identificar o que est ocasionando a dificuldade, principalmente os pais, pois os mesmos podem e devem ajudar o professor a auxiliar o aluno, juntamente com um profissional, o psicopedagogo, que iro procurar estratgias que possam direcionar o aluno para uma aprendizagem eficaz e de qualidade.

Cabe exemplificar as dificuldades da pesquisadora dentro de sala de aula e fora dela, uma vez que ocorreram devido postura dos professores. Por serem muito tradicionalistas e autoritrios a fazia sentir medo de falar ou se expressar de alguma forma, seja verbal ou corporal. Sentia pavor e vergonha quando tirava notas baixas, pois os alunos a ficavam olhando de forma diferente. Aquela situao foi transformando-a em uma criana fechada e com baixa auto-estima. No tinha uma orientao e se sentia sozinha naquele mundo estranho. Houve um momento, na 4 srie (atual 5 ano), em que a professora pediu que todos os alunos ficassem de p, ao se levantar, sem querer a pesquisadora derrubou a carteira. A professora ficou irada, a apertou pelo brao e deu uma bronca na frente de todos. A partir daquele momento a pesquisadora procurou sempre ficar quieta, calada, sentada, olhando para frente, com medo da professora brigar com ela. Essa postura da professora foi extremamente errada, e ainda hoje vemos docentes com este pensamento e se sentido autoritrios e detentores do saber. Como uma criana pode aprender algo

45

em um ambiente que sente medo e pavor? Como interagir com outras crianas se para ela, naquele momento, era a coisa errada?

A pesquisadora, no seu relacionamento com famlia, no tinha muita segurana em se expressar com os pais, por serem muito autoritrios. Era muito tmida, quieta e isso se refletia dentro de sala de aula, pois se sentia um peixe fora dgua e no conseguia aprender, talvez por conta de sua me no ter identificado suas dificuldades, seja com observao ou com a ajuda de um profissional. O pai tambm, por conta do seu autoritarismo, a fazia sentir medo e pavor em falar algo ou questionar. Mas a forma em que os pais da pesquisadora a educava, era a forma que eles achavam correta. Acreditamos que se um profissional estivesse frente deste problema, a pesquisadora teria tido uma forma diferente de ver a vida, mas hoje, com uma maturidade j consegue entender a postura dos pais, e ela mesma teve que mudar e procurar a ajuda de um profissional. E foi assim que conseguiu ultrapassar as barreiras da baixa auto-estima, timidez, falta de confiana em si mesma. Foi assim que procurou quebrar a barreira e os obstculos das dificuldades.

Pode-se verificar nesses exemplos a importncia do professor e da famlia na vida de uma criana, se tornando necessrio o olhar, a observao, porque um gesto mal interpretado pode ocasionar traumas bastante desastrosos para a vida do aluno. Muitas crianas com dificuldades so vistas como preguiosas e que no tm interesse em aprender:

O psicopedagogo, profissional preparado, tem o papel de direcionar o professor e a famlia para uma postura de ajuda. Procurando identificar a melhor forma de solucionar o problema e procurando criar estratgias que iro ajudar o aluno a se posicionar de uma forma positiva perante a aprendizagem.

A criana com dificuldade, precisa se sentir segura no ambiente em que ocorre a aprendizagem, pois assim ela ter uma maior confiana em se expressar. A interao do professor, famlia e psicopedagogo, so relevantes e de grande valia para o processo de ensino/aprendizagem.

46

A formao continuada dos educadores um ponto muito importante para que haja uma mudana proveitosa na nossa educao. A interao com a famlia e o apoio e interveno dos psicopedagogos so essenciais, pois so profissionais preparados para lidar com este tipo de situao.

Um educador tradicionalista no ser capaz de educar pessoas crticas, porque para isso preciso que haja uma reflexo das coisas, das mudanas. Um professor que no procure se aperfeioar, no ser capaz de direcionar e mediar o educando para uma postura positiva perante a sociedade. necessrio que haja uma mudana na metodologia tradicional, bancria, porque o aluno precisa falar, dialogar.

importante que os professores procurem o melhor em termos de ensino, se interem dos fatos referentes sua rea, reflitam sobre suas prticas e sobre o porqu dessa prtica, se feita com carinho, com vontade, com alegria e com compromisso e responsabilidade. Essa atitude poder trazer um grande bem para todos os envolvidos com o processo pedaggico. Para ser professor importante que tenha o desejo de ser, e no simplesmente uma circunstncia que o levou a essa posio. Para ser professor importante que primeiro se queira.

O profissional precisa se qualificar e procurar sair da postura de inrcia tentando enxergar a sala de aula como um ambiente em que o aluno tambm possa se expressar e dar a sua opinio, no sendo um mero receptor de informaes mas aquele que soma e que trs tambm algo em que ser importante para todos.

Cabe ao professor e a famlia ficarem atentos ao desenvolvimento do aluno, procurando sempre observar e verificar se ele est conseguindo aprender de uma forma sadia e eficaz para o seu desenvolvimento.

Esse trabalho nos deu a oportunidade de verificar que a atuao do professor dentro de sala de aula e a falta de preparo em direcionar as crianas para uma autonomia positivamente estimulada, fortalecem mais as dificuldades dos alunos. Esses problemas ocorrem, por conta da metodologia e da dificuldade de trabalhar os limites e a relao com os alunos. Acreditamos que o ambiente alegre, onde se tenham

47

brincadeiras seja uma das metodologias que deveria estar inserida no ambiente escolar.

Enfim, o aluno no uma folha em branco, mas um ser que j vem com experincias e conhecimentos que podem ser acrescidos com as informaes de outros alunos. No cabe somente ao professor ficar em sala de aula, frente, em um patamar maior, como se fosse o detentor de todo o saber, mas como um mediador e facilitador de uma aprendizagem que favorea a todos, e ser, principalmente, um observador para saber identificar aqueles que precisam de mais ateno. Um verdadeiro docente o que se entrega a profisso, com amor e dedicao para que a nossa educao possa se transformar e ser vista como algo positivo e saudvel para as nossas crianas.

48

BIBLIOGRAFIA
ALVES, Doralice Veiga. Psicopedagogia: Avaliao e Diagnstico. 1 Ed. Vila Velha- ES, ESAB Escola Superior Aberta do Brasil, 2007 ANTUNES, Celso. Professores e professauros: reflexes sobre a aula e prtica pedaggica diversas. 2.ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2008. _______. Como desenvolver as competncias em sala de aula. 4 Ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. BARBOSA, Rita de Cssia Martins. Psicomotricidade, Jogos e Recreao. 1 Ed. Vila Velha- ES, ESAB Escola Superior Aberta do Brasil, 2008 BOSSA, Ndia. A psicopedagogia no Brasil: contribuies a partir da prtica. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1994. _______. Dificuldades de Aprendizagem: o que so e como trat-las. Porto Alegre: ARTMED, 2000. BRASIL, Constituio Federal do, 1988. DMITRUK (org), Hilda Beatriz. Cadernos Metodolgicos 1: diretrizes de metodologia cientfica. 5 Ed. Chapec: Argos, 2001. FERREIRA, Lcia Gracia. Duas Vises Psicopedaggicas sobre o Fracasso Escolar. Revista da Associao Brasileira de Psicopedagogia, n 77,So Paulo: ABPp, 2008. Disponvel em http://www.revistapsicopedagogia.com.br/download/77.pdf> Acesso em 25 jan. 2010 FONSECA, Vtor da. Introduo s Dificuldades de Aprendizagem. 2 Ed. Porto Alegre, Artmed, 1995. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 23 ed. So Paulo: Paz e Terra, 1996 FURTADO, Ana Maria Ribeiro, BORGES, Marizinha Coqueiro. Mdulo: Dificuldades de Aprendizagem. Vila Velha- ES, ESAB Escola Superior Aberta do Brasil, 2007. GOMES, Claudia. Estilos de Aprendizagem e Incluso Escolar: Uma proposta de qualificao Educacional. Revista da Associao Brasileira de Psicopedagogia, Artigo, n 71, So Paulo: ABPp, 2006. Disponvel em http://www.revistapsicopedagogia.com.br/download/71.pdf> Acesso em 27 jan. 2010. GUERRA, Leila Boni. A criana com Dificuldades de Aprendizagem: Consideraes sobre a teoria modos de fazer. Rio de Janeiro: Enelivros, 2002.

49

KAUARK, Fabiana da Silva. SILVA, Valria Almeida dos Santos. Dificuldades de Aprendizagem nas sries iniciais do Ensino Fundamental e aes Psico e Pedaggicas. Revista da Associao Brasileira de Psicopedagogia, n 78, So Paulo: ABPp, 2008 Disponvel em http://www.revistapsicopedagogia.com.br/download/78.pdf>Acesso em 01 fev. 2010 LAJONQUIRE, Leandro de. Piaget: notas para uma teoria construtivista da inteligncia. Artigo, 1997. Disponvel em HTTP://www.scielo.br> Acesso em 22 jan. 2010 LIBNEO, Jos Carlos. Didtica: Coleo magistrio, srie formao do professor. So Paulo: Cortez, 2008. LUCKESI, Cipriano Carlos.Filosofia da Educao. So Paulo: Cortez, 1994. MORAN, Jos Manuel. Por que as mudanas so to lentas na educao?Texto complementar do livro: A educao que desejamos: novos desafios e como chegar l. 3 Ed. Campinas: Parirus, 2008. Disponvel em http://www.eca.usp.br/prof/moran/lentas.htm>Acesso em 02 jan 2010 PAES Michele Fabiane A. S; SCICHITANO, Rosa Maria Junqueira. 20 Anos Depois: uma pesquisa sobre problema de aprendizagem na atualidade. Revista da Associao Brasileira de Psicopedagogia, Artigo, n 77, So Paulo: ABPp, 2008. Disponvel em http://www.revistapsicopedagogia.com.br/download/77.pdf>Acesso em 25 jan. 2010 PETRAGLIA, Izabel Cristina. Edgar Morin: Educao e a complexidade do ser e do saber. 5 Ed.RJ: Vozes,1995 REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: Uma perspectiva histrico-cultural da educao. 11 Ed. Petrpolis, RJ, Vozes, 2001. SANCHIS, Isabelle de Paiva; MAHFOUD, Miguel. Interao e Construo: o sujeito e o conhecimento no construtivismo de Piaget. Artigo, novembro/2007, Disponvel em: http://www.cienciasecognicao.com.br/pdf/v12/m347195.pdf>Acesso em 22 jan. 2010. SILVA, Dener Luiz da. Do gesto ao smbolo: a teoria de Henri Wallon sobre a formao simblica. Artigo, 2007, Disponvel em http://www.scielo.br/pdf/er/n30/a10n30.pdf > Acesso em 09 abr 2010 VARANDA, Cristina de Andrade. PRUDNCIO; rica Relvas. BID, Mrcia Cristina Portella Rocha. O Brincar e a Aprendizagem: Concepes de Professores da Educao Infantil e do Ensino Fundamental. Revista da Associao Brasileira de Psicopedagogia, Artigo, n 69, So Paulo: ABPp, 2005. Disponvel em http://www.revistapsicopedagogia.com.br/download/69.pdf> Acesso em 29 jan. 2010

Vous aimerez peut-être aussi