Vous êtes sur la page 1sur 7

A transparncia na gesto pblica algo que vem sendo utilizado ao longo dos governos e aplicado cada vez mais

s nos dias de hoje. uma obrigao imposta a todos os gestores da administrao pblica, pois eles cuidam e guarda o patrimnio pblico de forma a apresentar uma gesto hbil, eficiente e eficaz, dando populao a garantia de todos os servios. A transparncia da administrao pblica a nica forma de impedir que o estado esteja mascarado ou confuso, fazendo com que a populao tenha um conhecimento das prestaes das contas pblicas de forma a garantir o bem estar coletivo. De acordo com a declarao dos direitos do homem e do cidado de 1789 em seu artigo 15 a sociedade tem o direito de pedir conta a todo o agente pblico de sua administrao. Ento levando em conta esse ponto de vista Gilberto Tristo (2000, p 01.), considera transparncia a democratizao do acesso as informaes, em contraposio ao sigilo das mesmas. Partindo desse pressuposto pode-se afirmar que a transparncia da gesto pblica uma obrigao imposta pelo gestor a fim de demonstrar atos e fatos pblicos de forma clara e precisa, objetivando o cumprimento dos princpios da contabilidade. Pois o cidado tem o direito de conhecer e de controlar as polticas pblicas e os atos do governo, seja na esfera federal, estadual,municipal ou distrital.Mas para que isso acontea o gestor pblico deve dar ferramentas necessrias para que a sociedade possa exercer seu poder e seus direitos. Segundo Teixeira (2001, p.38), a participao um instrumento de controle do estado pela sociedade, por conseguinte de controle social e poltico. Percebe-se ento que os gestores participam ativamente do controle da administrao pblica: planejando, organizando, dirigindo, coordenando e executando planos e metas. E quando a populao exerce seu poder ela atua de forma a auxiliar o estado a garantir o cumprimento dessas atividades. De acordo com Chevalier (1988, p.251)

transparncia designa a propriedade de um corpo que se deixa atravessar a luz e permite distinguir, atravs de sua espessura, os objetivos que se encontram atrs. Nesse sentido, a transparncia administrativa significa que atrs do invlucro formal de uma instituio se perfilam relaes concretas entre indivduos e grupos percebidos pelo observador.

Pode-se afirmar que a transparncia da gesto pblica um mecanismo muito importante e de grande relevncia para serem usado como modelo de ao poltica que fortalea a instituio da democracia. Observa-se a grande importncia no que se diz respeito ao fortalecimento da transparncia, pois quanto maior o nvel de corrupo, maior ser a onerao tributria de um pas e menor ser a qualidade dos servios pblicos prestados. A falta de maior acompanhamento por parte da populao resulta em uma poltica brasileira pouco transparente e como grandes nveis de corrupo. Fazendo com que os custos do pas se elevem, alm de deixar os produtos brasileiros pouco competitivos no mercado internacional, resultando tambm, da diminuio de ofertas de emprego. Para combater esses fatos prejudiciais a sade pblica necessria a existncia de uma transparncia firme, concreta e efetiva, que considerada essencial para o desenvolvimento do pas. Pois com a transparncia que o exerccio da cidadania praticado, gerando assim a democracia. Mas para isso, tanto os gestores quanto a populao devem agir de forma a cuidar do patrimnio pblico como um bem para sua vida social. Em breve comentrio a respeito da democracia no Brasil e sua influncia na transparncia pblica, Jardim (1999, p.197) afirma que: A pela transparncia do estado brasileiro foi inserida da agenda poltica de democratizao no pas, aps 21 anos de ditadura militar. A democratizao do estado tinha como um dos pressupostos o controle do seu aparelho pela sociedade civil. Para tal a transparncia do estado expressa na possibilidade de acesso da cidadania informao governamental, constitua um requisito fundamental. Configurada como um direito e simultaneamente, projeto de

igualdade, o acesso a informao governamental somou-se a outras perspectivas democratizantes. Percebe-se que a transparncia foi alcanada ao longo do tempo, gradativamente e se viu necessria para a aplicao de uma boa gesto pblica. Isso se deu pelo fato de a democratizao ter criado mecanismos de transparncia, fazendo com que o estado cada vez mais sentisse a obrigao de prestar contas de suas atividades pblicas. De acordo com a constituio federal de 1988, toda e qualquer pessoa que administre dinheiros, bens e valores pblicos dever prestar contas. Porm, para que esse fato acontea, necessrio public-lo oficialmente. A publicidade um princpio muito importante e necessrio para a divulgao das contas pblicas, permitindo que a populao e os rgos de controle fiscalizem a gesto pblica e fiscal do estado democrtico. Mas para que tal fato ocorra, o governo tem que no s publicar, mas agir de forma que garanta aos cidados e rgos fiscalizadores ferramentas que visem mostrar os seus mecanismos de gesto. Ento vrias ferramentas foram criadas para que a populao garanta o bom funcionamento da mquina administrativa. Um dos mecanismos usados para a transparncia e o controle da gesto pblica, foi a criao da lei complementar do dia 4 de maio de 2000, mais conhecida como LRF, que estabelece normas de finanas pblicas voltadas para a gesto fiscal. Anos depois foi criada outra lei, a lei complementar 131/2009 que veio reforar a transparncia da gesto pblica, pois acrescentou dispositivos LFR a fim de detalhar mais as contas pblicas. Essa funo administrativa do estado se faz presente nos trs poderes, sendo que exercida diretamente pelo poder legislativo e judicirio. Entretanto os gestores podem, no gozo de suas funes, ultrapassarem certos limites legais, infringindo a lei. Por esse motivo se torna necessrio o mecanismo de controle e fiscalizao para que se possa ter transparncia.

Um estado democrtico de direito tem como principal fundamento uma administrao pblica transparente, pois a mesma torna o governo mais democrtico e claramente conforta a populao que fiscaliza as aes de governo e da gesto. Por isso percebe-se a grande ligao entre a fiscalizao e o controle da administrao pblica. Uma fiscalizao forte por parte da populao e dos rgos competentes, bem como um controle de qualidade e organizado, resultar em uma gesto transparente. No mbito jurdico a transparncia da gesto pblica se faz cada dia mais importante e necessria. Um exemplo disso a promulgao da lei nmero 9755 de 1998, criada como o objetivo de mostrar dados e informaes especficas das contas pblicas da unio, estados, distrito federal e municpios. De acordo com o instituto de estudos socioeconmicos:
A transparncia do estado elemento estrutural da democracia porque alimenta a confiana do povo em seus representantes. A transparncia, pois viabiliza o monitoramento entre os poderes e, portanto o devido equilbrio entre eles, auferindo assim o quanto eles esto sendo exercidos em prol dos legtimos interesses da sociedade. Ou seja, a transparncia permite saber se os poderes trabalham para concretizar os direitos e as garantias fundamentais de um ano. (INESC, 2011, p.3).

Pode-se perceber que o exerccio do controle social pressupe a implantao de meios para o desenvolvimento da transparncia, padronizando assim as informaes. Mas para isso o exerccio da participao social deve ser colocado com prioridade pelos governos, mediante a criao de polticas pblicas especficas. Para Strider (2004): o poder democrtico em todos os seus nveis, deveria exercer-se como dentro de uma casa de cristal. De fora deveria ser possvel observar e acompanhar os atos de poder (...); a transparncia o sinal definitivo dos governos totalitrios predominam os arcanos do poder. A alegao de que o povo ignorante No tem condies de entender tais decises do poder. Na democracia isso deve ser diferente. De acordo com a lei complementar nmero 101/2000 em seu artigo 48 pargrafo nico a transparncia ser assegurada tambm mediante incentivo

participao popular e realizao de audincias pblicas, durante os processos de elaborao e de discusso dos planos, lei de diretrizes oramentrias e oramentos. A lei bem clara quando afirma o papel importante da sociedade no controle, na transparncia da gesto pblica. A referida enfatiza bastante a questo da participao social no quesito transparncia, deixando transpor a necessidade do governo em ter o povo como seu fiscalizador principal. Essa fiscalizao fundamental para a proteo de recursos pblicos alm de tornar confiveis os registros patrimoniais, oramentrios e financeiros, alm de prevenir erros e falhas. A populao estando presente forar o governo a ter um controle interno mais rgido, claro e preciso. 3) Controle social e Fiscalizao pblica

Diante do que foi apresentado viu-se que a transparncia pblica tem um significado bem amplo, pois consagra condies para se exercer a cidadania, estimulando os gestores a agira de forma tica e com responsabilidade. Vendo este fato, o controle social pode ser uma ferramenta bastante decisiva na transparncia pblica da unio, de um estado ou municpio, pois alm de ser um dever dos rgos pblicos apresenta s ferramentas necessrias a transparncia. A lei bastante clara ao definir planos, metas e estratgias de divulgao das informaes e exigir dos governantes uma gesto de qualidade, permitindo assim a populao participar de forma decisiva no governo. A transparncia pblica, a fiscalizao e o controle da gesto esto intimamente ligados com o controle social e conseqentemente, democracia no Brasil. A constituio federal em seu artigo primeiro diz que os fundamentos principais da repblica federativa brasileira so: a cidadania, a democracia e a dignidade da pessoa humana.

Ainda vale frisar que dentre os fundamentos apresentados na carta magna importante inferi que todo o poder em ana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da constituio. Analisando a frase acima, percebe-se que o controle social nada mais do que a capacidade da sociedade de forma organizada, atuar nas polticas pblicas, juntamente com os rgos fiscalizadores do estado, controlando assim, a execuo das despesas de forma transparente. A constituio federal de 1988 por sua vez criou instrumentos com os quais a sociedade pode utilizar para o efetivo controle social, em conjunto com os atos da administrao pblica, dentre eles destaca-se: Conselhos de gesto; comisses; conselhos de governo e cidados; Os conselhos so rgos colegiados que atuam no gerenciamento das polticas de governo que so constitudas por membros do setor pblico e da sociedade. Estes tem carter permanente e tem a funo de formular estratgias, controlar e fiscalizar a execuo dos planos de governo. Estes conselhos foram criados com o objetivo principal de controle por parte da sociedade para que se tenha um melhor atendimento a populao. J as comisses exercem o papel de assessoramento dos conselhos, fornecendo mecanismos de anlise para obteno de estratgias que visem a transparncia da gesto pblica. Eles no so deliberativos e nem normatizadoras. Para se ter uma transparncia no setor pblico, seja na esfera federal, estadual, municipal ou distrital, o exerccio de controle social deve exigir a socializao das aes dos gestores pblicos, o controle dos oramentos bem como da execuo de suas despesas e por fim a realizao reunies, fruns, audincias, ampliando assim, a participao do controle da sociedade nas polticas pblicas. Dessa forma, as ferramentas administrativas ainda se

tornam complexas e esto longe de serem de fcil acesso e entendimento devido o seu carter tcnico e a sua complexidade, j que a definio no controle social algo bem amplo, como define Castro: um instrumento disposto pelo contribuinte para que se permita a atuao da sociedade no controle das aes do estado e dos gestores pblicos, utilizando de qualquer uma das vias de participao democrtica (CASTRO, 2007, p.136). No que concerne a facilidade das informaes para o pblico, Ribeiro e Borborema (2006, p.33), ressaltam:
Entretanto, um alto grau de detalhamento e a presena de termos muito tcnicos fazem com que esses relatrios sejam de difcil compreenso para a grande parte da sociedade. Um controle social efetivo s ser alcanado por meio da criao de novos instrumentos que possam traduzir e resumir essa grande quantidade de informaes de modo a facilitar o entendimento de como so executadas as contas pblicas. Somente assim a sociedade poder ocupar seu lugar de co-participante do controle dos gastos pblicos.

Depois das citaes mencionadas acima se percebe que apesar de ser necessrio o controle social para uma maior transparncia pblica, a mesma ainda enfrenta desafios, pois seus dados e informaes por muitas vezes se apresentam de forma confusa, pois a populao, no tem conhecimento tcnico suficiente para analisar contas, balanos e sistema que so apresentados pelos gestores.

Vous aimerez peut-être aussi