Vous êtes sur la page 1sur 6

ndice

Introduo..................................................................................................................................................... 3 Romanos em territrio Portugus ................................................................................................................ 3 Romanos em Sintra .................................................................................................................................... 3,4 Fotos .......................................................................................................................................................... 4 A minha visita ao Museu (fotos) ................................................................................................................ 5,6 Bibliografia .................................................................................................................................................... 7

Introduo
Corria o ano de 218 a. C. quando Cneio Cornlio Cipio desembarcou em Emporion frente de um poderoso exrcito romano. No ano seguinte, o seu irmo Pblio Cipio juntou-se-lhe para partilhar o comando das foras militares romanas na Pennsula Ibrica. A chegada dos romanos no correspondeu, numa primeira fase, a uma inteno conquistadora, mas a uma manobra tctica no quadro da II Guerra Pnica, procurando atacar os cartagineses pela retaguarda e expuls-los do territrio itlico. Aps a derrota de Anbal, esta ocupao essencialmente militar e limitada ao sudeste da pennsula comea a ceder lugar s primeiras tentativas de administrao efectiva do territrio, acompanhadas da progresso para norte e ocidente. Registam-se ento os primeiros confrontos entre romanos e lusitanos, estes comandados por Viriato, que ops grande resistncia ao todopoderoso exrcito romano. A morte do carismtico chefe lusitano abriu as portas ocupao do extremo ocidental da Hispnia.

Romanos em territrio Portugus


A primeira grande campanha militar no que actualmente o territrio portugus ocorreu no ano 138 a. C. e foi comandada por Dcio Jnio Bruto. Sabemos por Estrabo que o general romano estabeleceu o seu quartel-general junto cidade de Morn (local ainda no identificado, que se situaria a cerca de 100 km da foz do Tejo e que alguns julgam tratar-se de Santarm), no vale do Tejo, e fortificou Olissipo. A cidade que viria a tornar-se a capital de Portugal era de vital importncia estratgica, controlando a entrada no Tejo e funcionando ainda como entreposto para abastecimento por via martima dos exrcitos em campanha.

Romanos em Sintra

Barragem de Belas

Podemos pois com alguma certeza apontar o ano de 138 a. C. como o ano de chegada dos romanos regio de Sintra. Integrada no ento denominado Municpio Olisiponense, a regio sintrense ocuparia um territrio limitado a norte pela foz da Ribeira de Ilhas, a sul pelo Cabo da Roca e prolongando-se a leste por Almargem do Bispo e Negrais (ver mapa). a regio que Cardim Ribeiro, especialista em romanidade sintrense, denomina como zona W do Municpio

Olisiponense. Esta vasta regio, que como podemos constatar ultrapassa os actuais limites do municpio sintrense, era, para os padres da poca, densamente povoada so cerca de meia centena os locais at hoje descobertos com vestgios arqueolgicos da poca romana e pautada por mltiplas villae de tipo latifundirio. A economia era essencialmente rural, revestidos contudo de grande importncia a explorao das ricas pedreiras de mrmore que ainda hoje existem no concelho. Dada a primitiva navegabilidade do rio Lisandro, pelo menos at Cheleiros, que permitia a exportao do mrmore via fluvial e martima, as pedreiras contriburam muito para o acentuado desenvolvimento scio-econmico da regio. Merece ainda uma especial meno a Serra de Sintra que, outrora como hoje, mais do que um mero acidente orogrfico, se revestia de um profundo significado simblico. o Mons Sacer Monte Sagrado a que se refere Varro, constituindo toda ela territrio sagrado. A os romanos ergueram diversos templos e santurios, de que hoje nos restam apenas memrias, consagrados ao Sol e Lua, cultos que mais tarde seriam associados ao culto imperial. De entre os numerosos vestgios romanos na regio de Sintra, destaca-se na actual vila de Sintra vestgios romanos avulsos, que sugerem a presena de um habitat ocupado desde os sculos II/I a.C.- V d.C.. Uma via ligaria este aglomerado zona rural a sudeste da Serra onde entroncaria na estrada para Olisipo. O troo seguiria grosso modo a Rua da Ferraria, a Calada dos Clrigos e a Calada da Trindade. Conforme o habitual uso que os Romanos tinham em colocar os seus tmulos ao longo das vias e sada dos habitats, tambm aqui se detectaram vestgios de lpides pertencentes a monumentos funerrios do sculo II d.C..

Ponte e calada de Catribana

Fontanrio de Arms

Villa de Santo Andr de Almoageme

As runas da villa romana

Lenda do Templo da Lua


Conhecida pelo nome de Promontrio Magno, ou da Lua, e fora de dvida que no tempo da dominao romana os povos, que habitavam nesta serra, edificaram ali um templo, que primeiramente quiseram dedicar ao imperador Octaviano Augusto II, e que por este no consentir, o consagraram Lua; como chamassem a este planeta Cinthia pois, se derivou com pouca corrupo o nome de Sintra. Estas memrias histricas acham-se confirmadas por vrios cipos e outras pedras com inscries, que se descobriram na mesma serra, e que se podem ver nas obras dos antiqurios.

Vous aimerez peut-être aussi