Vous êtes sur la page 1sur 2

MEDIDAS PARA PROTEO CONTRA RISCO ELTRICO Para proteo das pessoas em instalaes eltricas, os seguintes riscos eltricos

devem ser levados e conta para avaliao: Choque eltrico; Arco eltrico; Fogo de Origem Eltrica ( Classe C ). Conforme a norma, o princpio fundamental para proteo contra choque eltrico dever ser respeitado, sendo ele: Todas as partes vivas condutivas no devem ser acessves; Massas ou partes condutivas no devem oferecer perigo sejam em condies normais ou em defeito. Mesmo sendo uma diretriz nica, as metodologias para implantao na baixa e mdia tenso so diferenciadas. MEDIDAS PARA PROTEO ADOTADAS CONTRA CHOQUE ELTRICO (Alta Tenso / Mdia Tenso) Para garantir a proteo contra choque eltrico por contato direto e indireto, as segu intes medidas de controle esto implementadas: Isolao das partes vivas; Colocao fora do alcance; Aterramento e ligaes euipotenciais; Seccionamento automtico da alimentao; Limitar tenso de passo e de toque. MEDIDAS PARA PROTEO CONTRA CHOQUE ELTRICO (Baixa Tenso) Para garantir a proteo contra choque eltrico por contato direto e indireto, as segu intes medidas de controle esto implementadas: Isolao das partes vivas; Barreiras; Obstaculos; Invlucros; Aterramento e ligaes equipotenciais; Seccionamento automtico da alimentao ( dependendo do sistema de aterramento). MEDIDAS PARA PROTEO CONTRA FALHAS A ARCO INTERNO A ocorrncia de arco eltrico constitui um dos fenmenos com maior energia possvel para causar danos. Dever haver uma avaliao quanto a Arc Flash Analysys para definir as me didas de controle a serem tomadas ( NR10-10.2.9). Um estudo arco eltrico no site e um programa de gerenciamento de risco conforme a arco norma NFPA 70E so necessrios. Nesse programa, devero constar: Sinalizao; Limites de aproximao seguro; Etiquetas com nvel de energia incidente; Identificao dos EPIS necessrios. SISTEMA DE PROTEO CONTRA DESCARGAS ATMOSFRICAS O SPDA dever ter seu projeto em verso caractersticas da instalao.

as built alm das recomendaes de verificao con

Documentos exigidos conforme NBR 5149-2005: a) relatrio de verificao de necessidade so SPDA e de seleo do respectivo nvel de prot eo. A necessidade de instalao do SPDA dever ser documentada atravs dos clculos constan es na respectivas norma; b) desenhos em escala mostrando as dimenses, os materiais e as posies de todos os c omponetes SPDA, inlusive eletrodos de aterramento; c) os dados sobre a natureza e a resistividade do solo,, constando obrigatoriame nte detalhes relativos s estratificaes do solo, ou seja,o nmero de camadas, a espe ssura e o valor da resistividade de cada uma, se for aplicado;

d)um registro de valores medidos da resistncia de aterramento a ser atualizado n as inspees peridicas ou quaisquer modificaes ou reparos SPDA. A medio de resitncia de erramento.

Vous aimerez peut-être aussi