Vous êtes sur la page 1sur 34

Carter Cristo

Introduo O dicionrio define carter como sendo qualidade inerente a uma pessoa que a distingue das demais; o conjunto de traos particulares, o modo de ser de um indivduo. Essa definio tambm serve para personalidade, qual a diferena entre os dois ento? Ou no h diferena? Na vida as duas coisas se misturam, mas aqui, didaticamente, diferenciamos o carter como sendo a soma das caractersticas ligadas ao ser moral. Para um cristo (seguidor de Cristo) o que significa ter a mente de Cristo (I Cor. 2:16), ou a afirmao que Paulo faz Cristo vive em mim (Gl. 2:20)? O que influencia no carter do seguidor de Cristo? Existem traos do carter de Cristo que a Bblia fala que devem estar presentes em um seguidor de Jesus Cristo? o que veremos neste mdulo sobre o carter cristo. 1) O que ? Como vimos na introduo carter o conjunto de traos particulares relacionados ao aspecto moral do ser. O carter cristo o conjunto das caractersticas que a Bblia fala que so inerentes a Jesus Cristo ou ao Esprito Santo, e, conseqentemente, deveriam ser parte da vida daqueles que nasceram de novo e tem o Esprito Santo (lio 4 do mdulo I). O carter pode e deve ser cultivado. O carter manifesto atravs da forma de pensar, estilo de vida (escolhas), hbitos, costumes e pela conduta de um indivduo. Todos ns temos um carter formado quando nos convertemos, carter marcado pela natureza pecaminosa. A medida que crescemos em estatura e graa diante de Deus o nosso carter vai sendo transformado (ou tratado), esse carter tratado que evidencia o nosso crescimento espiritual. No so os dons ou o conhecimento que evidenciam o crescimento, como muitos pensam, mas o carter tratado. Como vimos na lio sobre Dons e Ministrios do mdulo Fundamentos da F, possvel receber o dom do Esprito sem ter um carter santo. Com isso vemos que o carter cristo o carter que vem sendo transformado por Deus para assemelhar-se as caractersticas do carter de Cristo. 2) Como temos o carter tratado ? Para termos o carter tratado precisamos reconhecer as caractersticas que desagradam a Deus (pecaminosas) e arrepender-nos por elas. Devemos confessar e desejar abandonar o pecado. Devemos orar sinceramente a Deus pedindo que nos liberte e resgate desse ftil legado.
1

Devemos crer em Deus e depender do Esprito Santo para a transformao. Romanos 12:2 fala que somos transformados pela renovao da mente; ou seja, precisamos reaprender com Deus e Sua Palavra, mas dependemos do Esprito de Deus para transformar nosso conhecimento em ao; isso no pode servir de desculpa para no mudarmos pois sabemos ser esta a vontade de Deus, portanto se crermos e quisermos o nosso carter ser transformado por Deus. Resumindo. Temos o carter tratado atravs de: a) Reconhecimento do que desagrada a Deus (Is.6:5) b) Arrependimento sincero (Is.6:5) c) Confisso e entrega (Is.6:5) d) Buscando a Deus (I Tm. 4:13-15) e) Experimentando a transformao 3) Por que precisamos ter o carter tratado ? a) Fazer-nos vasos de honra ( II Tm. 2:20-21) b) Tornar-nos de utilidade a Ele ( II Tm.2:21) c) Aperfeioar-nos imagem de Jesus Cristo (II Cor.3:18 e Ef. 4:12 e 13) d) Limpar a sujeira para que produzamos mais fruto ( Joo 15:1-2) e) Sermos agradveis a Ele (Romanos 8:8) Concluso I Pedro 5:6 e Tiago 4:10 falam que devemos nos humilhar diante de Deus para que Ele, no tempo oportuno, nos exalte; portanto se o Esprito Santo tem nos mostrado reas que precisam de tratamento no devemos encobri-las, neg-las, justific-las ou resistir. Devemos nos dispor para mudar, suportar e aceitar o tratamento de Deus sem murmurar ( Tiago 1:12). Para nos aperfeioar Deus usar pessoas (Efsios 4:11-12). Nas prximas lies veremos algumas caractersticas do carter do cristo.

Aplicao
Avalie o seu procedimento e tente discernir quais as debilidades de seu carter. Exemplo: Voc ainda soberbo(a)?

Tarefa
Como pensa superar as debilidades? Escreva num papel e compartilhe com algum.

Questionrio
1) Carter cristo o carter que vem sendo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . por Deus para assemelhar-se ao . . . . . . . . . . . . . . . . . . de . . . . . . . . . . . . . 2) O carter de algum manifesto pela sua . . . . . . . . . . . . . . ; . . . . . . . . . . . . . . . e . ................. 3) O que evidencia o crescimento espiritual o . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4) Como temos o carter tratado ? Escreva resumidamente. .................................................................... .................................................................... .................................................................... 5) Por que precisamos ter o carter tratado ? Escreva 3 motivos. .................................................................... .................................................................... .................................................................... 6) Quando Deus nos trata o que devemos e o que no devemos fazer ? .................................................................... .................................................................... ....................................................................

Ensinvel Introduo
Talvez muitos de ns conheamos a histria do rapaz que foi ao cinema assistir a um filme da Metro, e quando o leo que o smbolo da Metro, rugiu antes do filme comear, ele levantou e saiu dizendo: Ah, esse filme eu j vi. Muitos tem essa atitude em relao a vida. Conhecem tudo, sabem tudo e no precisam da ajuda de ningum. A sua idia a melhor e s tem a ensinar, nunca a aprender. Tal atitude conhecida como arrogncia e fecha nossa alma para a ministrao do Esprito Santo em vrias situaes. Na carreira crist ns nunca nos bastaremos. Efsios 4:11-13, I Corntios 12:25 e Eclesiastes 4:9 deixam claro que ns precisamos uns dos outros para sermos aperfeioados , para crescermos, para nos mantermos sadios espiritualmente. A arrogncia nos impede de enxergar e admitir essa verdade, pois vida em comunidade uma troca; eu dou e recebo, ensino e aprendo. Para que isso possa acontecer preciso manter o esprito ensinvel. Veremos um pouco mais sobre isso neste estudo. 1) O que ser ensinvel ? Como diz o Pr. Josadak Lima em seu livro sobre o assunto ser ensinvel estar motivado para aprender. estar quebrantado pelo Esprito Santo de tal maneira que ficamos sensveis Sua direo e orientao. Prontos a aprender com as provas, dificuldades e com as pessoas. Ser ensinvel estar em crescimento constante, quando deixamos de aprender deixamos de crescer. prosseguir em direo ao alvo (Fil.3:14). Muitos por desconhecerem esse fato perdem o prmio citado por Paulo em Filipenses pois param de prosseguir antes do fim da carreira. Se no queremos correr este risco devemos nos manter ensinveis. Para isso precisamos vencer algumas barreias. 2) Barreiras a um esprito ensinvel. As principais barreiras a um esprito ensinvel so: a) Acomodao. A histria mostra que os times campees conseguiram manter-se no topo por, no mximo, trs temporadas. O crescimento e a busca pela excelncia exigem esforo e como conseqncia trazem desgaste e muitas vezes cansao. Em tais circunstncias acomodar-se uma grande tentao. Acomodar-se desistir antes do fim. Precisamos aprender a manter o nimo, estar motivados para o processo de aprendizagem. Para termos prazer e alegria em aprender precisamos estar descansados. Precisamos aprender a descansar e no a desistir (acomodar-se).
4

b) Dureza de corao. Ela em grande parte, conseqncia das decepes, acomodao e incredulidade (ceticismo). Quando, por algum motivo, desistimos de continuar avanando comeamos a perder a capacidade de acreditar que o novo pode ser melhor. Endurecemos o nosso corao a tudo que novo. c) Obstinao (teimosia). Insistir em um ponto de vista errado, ou parcialmente certo, nos impede de prosseguir em direo ao alvo correto. I Sm.15:23 compara essa atitude ao pecado da idolatria. Obstinao idolatria do ego, de suas prprias idias. O texto de Osias 6:3 nos fala que devemos conhecer, e prosseguir em conhecer ao Senhor. O obstinado fica impossibilitado de prosseguir pela sua prpria teimosia. d) Arrogncia (orgulho). Esse tipo de atitude totalmente avesso, ao esprito ensinvel. Achar que sabe tudo, ou que melhor que os outros, no mnimo ignorncia. Precisamos uns dos outros; e o orgulho, muitas vezes, nos priva disso. 3) Como manter-se ensinvel ? Joo Wesley falava que no devamos permitir que se passasse um dia sem que tirssemos ao menos uma hora para orarmos e meditarmos na Palavra de Deus (nossa vida devocional). Esta nfase de Wesley ilustra bem alguns pontos para manter-se ensinvel. a) Tire diariamente tempo para crescer. b) Desenvolva um plano para o crescimento pessoal. c) Ponha o plano em prtica rapidamente. d) Pratique o que aprende. e) Tenha algum a quem prestar contas (um discipulador). f) Considere os outros superiores (Fil.2:3-4). g) Procure situaes em que ir servir. O que aprendeu transmita a outros. h) Procure manter o seu nvel de crescimento constante. Concluso: O grande educador cristo Howard Hendricks disse que se hoje ns paramos de aprender, amanh devemos parar de ensinar. Deus nos escolheu para dar fruto abundante, no permita que nada torne a sua vida infrutfera ou irrelevante para o Reino de Deus, mantenha-se ensinvel. Conhea, e prossiga conhecendo ao Senhor.

Aplicao.
Avalie a sua vida, a luz do estudo e responda: a) Alguma das barreiras a um esprito ensinvel tem prejudicado meu crescimento espiritual ? b) Tenho mantido meu nvel de crescimento constante ? A quanto tempo ?

Tarefa.
Procure seu discipulador (se no tem procure outra pessoa) e compartilhe as suas dificuldades para manter um esprito ensinvel. Pea a ele(ela) que ore por isso ao final da conversa.

Questionrio
1) O que ser ensinvel ? .................................................................... .................................................................... .................................................................... 2) Quando deixamos de . . . . . . . . . . . . . . , deixamos de . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3) Cite 3 barreiras a um esprito ensinvel. .................................................................... .................................................................... .................................................................... 4) Cite 3 atitudes para manter-se ensinvel. .................................................................... .................................................................... .................................................................... 5) Se hoje ns paramos de . . . . . . . . . . . ., amanh devemos parar de . . . . . . . . . . .

Fiel Introduo
Na Bblia, no texto de I Corntios 4:1-2 vemos Paulo nos qualificando como despenseiros. O despenseiro algum que administra, cuida, zela do que no seu. Como cuida do que no seu tem que administrar da maneira como o seu senhor determinou; por isso que o texto diz a respeito de ns como despenseiros de Deus, aquilo que bvio, necessrio que o despenseiro seja fiel. Neste estudo veremos o que ser fiel, como podemos crescer em fidelidade, quais os benefcios para o fiel. Esperamos assim poder ajud-lo a ser achado fiel. 1. O que ser fiel ? O conceito que o dicionrio nos apresenta sobre o fiel aquele que digno de confiana, o que constante (estvel); aquele com quem se pode contar. Outra definio de fiel aquele que faz o que foi pedido, da maneira que foi pedido, no tempo combinado ou determinado. Fidelidade provada no pouco (Mt.25:21) e arrogncia tambm. Se somos negligentes em pequenas tarefas porque achamos que temos potencial para algo maior nos mostramos infiis. 2. Como crescer em fidelidade ? a) Comece pelo pouco (Mt.25:15-21). Deus d as tarefas de acordo com a capacidade. Aprimore-se antes de procurar tarefas maiores. b) Esteja atento ao que lhe pediram e faa conforme o pedido. c) Cumpra seus votos. Cumpra sua palavra. (Pv. 20:25). d) Aprenda a remir o tempo (Ef.5:15-16). e) Use o talento que Deus te deu, a maneira de Deus. Pratique (Hb.5:14) f) Assuma compromissos gradativamente. g) Mantenha-se firme no compromisso de ajudar outros a crescerem, mesmo quando lhes falham. Seja algum com quem se pode contar. 3. A recompensa do fiel No texto de Mateus 25:21 a Bblia diz que o servo que achado fiel recompensado pelo seu senhor. Ns tambm somos recompensados pelo nosso Senhor, se achados fiis. Algumas das recompensas que a Bblia nos apresenta so: a) Entrar no gozo do Senhor (Mt.25:21). b) Receber novas responsabilidades de Deus (Mt.25:21). c) Conhecer o que nem todos conhecem (I Co. 2:9-10) d) Crescimento espiritual (Hb. 5:14) e) Fazer mais com menos desgaste ou angstia. f) Aprender a depender de Deus. g) Tornar-se til e agradvel a Deus
7

Deus nos ama independente de qualquer coisa, mas para ser til e agradvel preciso ser achado fiel. h) Poder ajudar outros a conhecerem o Senhor Concluso. Percebemos aqui que Deus procura homens e mulheres que sejam fiis. Fidelidade no algo negocivel se queremos ser discpulos de Jesus; por isso, busque ao Senhor de todo o corao, seja um servo bom e fiel e desfrute da presena amorosa e animadora do Senhor.

Aplicao
O texto de II Cor 13:05 diz. Examine se a si mesmo. Faa um exame de sua vida. O quanto voc tem sido fiel ao Senhor? O que preciso para que voc melhore nesta rea?

Tarefa
Tendo visto o que , preciso para melhorar, procure algum e compartilhe o seu objetivo, pea a essa pessoa que o cobre regularmente, e ponha em prtica o que pensou.

Questionrio
1) O que Deus requer do despenseiro ? .................................................................... .................................................................... .................................................................... .................................................................... 2) O que ser fiel ? .................................................................... .................................................................... .................................................................... .................................................................... 3) O que posso fazer para crescer em fidelidade ? Cite 3 .................................................................... .................................................................... .................................................................... .................................................................... 4) Quais as recompensas da fidelidade ? Cite 3 .................................................................... .................................................................... .................................................................... ....................................................................

Submisso(a) Introduo
Existem leis estabelecidas por Deus para governar a Sua criao, fsicas e espirituais. Um dos princpios estabelecidos por Deus na criao foi o princpio de autoridade. O mundo foi criado debaixo de autoridade. Em Gnesis 1:3-25 vemos que Deus ordenava a matria, ela obedecia e tudo era criado. Deus falava, a matria submetiase a Palavra de Deus e o mundo foi criado. Hebreus 11:3 mostra essa realidade falando que o universo foi criado pela Palavra de Deus. O criador organiza a sua criao em harmonia e, para manter essa harmonia, estabelece princpios, regras e leis. Enquanto a Palavra de Deus obedecida e Sua autoridade respeitada, a harmonia da criao se mantm. A desordem entra na criao junto com a desobedincia as ordens estabelecidas por Deus. Quando o princpio de autoridade estabelecido sobre a criao desrespeitado, o caos e desarmonia entram no mundo. Estudaremos um pouco mais sobre isso. 1) Os dois princpios Hoje vemos dois princpios que imperam sobre a criao: submisso e obedincia, ou insubmisso e desobedincia. Todos os seres criados se pautam por um ou por outro princpio. A submisso(a obedincia) tem sua origem em Deus. Ele estabelece esse princpio quando fala a criao e ela se submete a Sua Palavra originando o mundo. J a insubmisso tem sua origem em Satans. Quando a serpente leva os seres humanos a duvidarem da Palavra de Deus e a desobedecerem suas orientaes (Gn.3:1-6) que a insubmisso e a desobedincia entram na criao. No h um terceiro princpio, um meio termo. Ns temos que escolher um dos dois. Quando escolhemos desobedecer a autoridade da Palavra de Deus seguimos a orientao satnica. 2) O que submisso? Se escolhemos ser discpulos de Jesus Cristo, seguidores do Mestre, no temos outra opo a no ser obedecer, sermos submissos(as). Mas o que ser submisso(a)? Ser submisso(a) escolher submeter-se , sujeitar-se; e estar disposto(a) a aceitar um estado de sujeio; escolher estar sob autoridade. Quando escolhemos obedecer a autoridade estabelecida por Deus, quando escolhemos a submisso, honramos a Deus pois escolhemos nos sujeitar ao princpio estabelecido por Ele. impossvel tentar servir a Deus e viver desonrando-o atravs da desobedincia e da insubmisso. Saul achou que podia fazer isso. Ele desobedece a Deus e tenta

10

justificar oferecendo sacrifcios, holocaustos ( I Sm.15:22-23). Muitos ainda imitam a Saul desenvolvendo assim ministrios abominveis. Honramos a Deus com nossa submisso a Ele e a Sua Palavra. 3) Reconhecendo a autoridade Em Mateus 28:18 Jesus declara que toda autoridade foi lhe dada no cu e na terra. O cristo reconhece isto e se submete a Jesus Cristo somo seu Senhor. Alm de Jesus o cristo submete-se a Deus e a Sua Palavra, e ao Esprito Santo, como autoridades diretas. Alm das autoridades espirituais diretas, tambm temos as autoridades espirituais delegadas; ou seja, pessoas que esto em posio de autoridade sobre as nossas vidas. Romanos 13:1 deixa claro que, em ltima instncia, essas autoridades procedem de Deus, so institudas por Ele e possuem a autoridade delegada por Ele . Devemos honr-los tambm com nossa submisso. So trs os lugares onde aprendemos a submeter-nos; aprendemos a obedecer: a) Na famlia b) Na Igreja c) No mundo secular. Romanos 13:5 ensina-nos que devemos submeter-nos por dever de conscincia e no por obrigao. A submisso acontece de bom grado, pela atuao do Esprito Santo em ns, gerando em nossas vidas o carter de Cristo. 4) Como reconhecer se algum submisso(a) ? Alguns indicativos da ao do Esprito Santo na vida de algum ensinando-a a ser submissa so: a) A pessoa no busca posio de autoridade. b) Ela sensvel a toda rebelio a sua volta. c) Sabe reconhecer a autoridade aonde quer que seja. d) No fala levianamente contra a autoridade. e) mansa (tem sua fora sob controle).

Concluso
Jesus deseja nos enviar para cumprir a vontade do Pai, como fez com seus discpulos (Mt.28:19-20). Deseja que sejamos seus discpulos, seus seguidores. S podemos ir por Ele se escolhemos o princpio de Deus e somos submissos e obedientes. Voc quer estar sob qual orientao: divina ou satnica? Se divina escolha hoje ser submisso(a).

11

Aplicao
Procure refletir sobre o valor da submisso e responder: escolho ser submisso ou no?

Tarefa
A luz do que foi ensinando sobre os lugares onde aprendo a obedecer e como se reconhece algum submisso perceba como voc tem agido, busque a Deus em orao e se necessrio, mude a sua atitude submetendo-se.

Questionrio
1) O que ser submisso? ................................................................... ................................................................... ................................................................... ................................................................... 2) Quais os dois princpios vigentes no universo em relao ao que vimos nesta aula e quem est por trs de cada um deles? ................................................................... ................................................................... ................................................................... ................................................................... 3) Submisso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . a Deus, mas devemos submeter-nos por dever de . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . no por . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4) Quais os lugares onde aprendo a obedecer? ................................................................... ................................................................... ................................................................... ................................................................... 5) Como reconhecemos se algum submisso? Cite 3 maneiras. ................................................................... ................................................................... ...................................................................
12

Amoroso Introduo
O texto de Joo 13:34-35 nos fala que os discpulos do Senhor seriam conhecidos pelo amor. O desejo do corao de Deus que os seguidores sejam todos dotados da capacidade de viver em amor e demonstrar amor afim de que no seja apenas um metal que soa (I Co. 13:1). A nossa vida, famlia, trabalho e ministrio sero bem, mais eficazes se em todas essas reas o amor do corao de Deus estiver reinando em nossos coraes. O nosso objetivo nessa lio demonstrar do seguidor de Jesus buscar ter como marca do seu carter um corao amoroso 1) O caminho sobremodo excelente ( I Co. 12:31) A Igreja de Corinto era uma comunidade extremamente ativa, seus cultos animados, os dons eram praticados com muito entusiasmo, a igreja se desenvolvia, porm Paulo percebe que a motivao maior de suas aes no era o amor. Pois havia entre eles divises, contendas e competies ( I Co 1:11-13; 3:3-4) Alguns se achavam mais espirituais que os outros. Eram profundamente amados por Deus. Porm no desfrutavam dessa ddiva nos seus relacionamentos. Paulo os encoraja a trilharem um caminho mais excelente. O aperfeioamento no amor no uma opo de vida crist, uma necessidade, visto que sem esse nvel de crescimento e compreenso no teremos sabedoria para agir diante dos conflitos existentes na vida de todos ns. 2) Como me torno uma pessoa mais amorosa ? a) Usufrua do amor de Deus ( II Cor.1:4). Se no nos sentirmos amados no seremos amveis. b) Feche a porta do passado. A nica forma perdo. c) Tenha pensamentos de amor. (Mt.9:36-38) (Fil.2:4). Deixe de pensar em si para pensar nos outros e pense o melhor sobre os outros. d) Aja com amor. (mesmo sem amar aja pela f- escolha) (Mt.5:44-45 e Mt. 7:12) e) Fale amorosamente (abenoe mesmo os que te caluniam). (Rm.12:14) f) Orar pelas pessoas (especialmente que nos maltrata). g) Espere o melhor das pessoas (Jo. 21:15-17). D-lhes uma nova chance. Acredite (isso o amor pela f). Trate-os como voc gostaria que fossem. 3) Benefcios do corao amoroso a) a possibilidade de desenvolver um relacionamento vivo, profundo e transformador com Deus (I Jo.4:19). b) a possibilidade de reagirmos de forma sadia frente aos desafios da vida (I Co 13), (I Jo. 4:17-18), (Tg 3:13-18).

13

c) A possibilidade de sermos conhecidos como filhos de Deus ( I Jo. 1:1-7;2:4-6; 2:911; 3:1-2; 3:10-24; 4:7-21) d) nos d A possibilidade de quebrar todo jugo que oprime e destri a vida das pessoas (Mt.5:43-48) 4) As tragdias de uma liderana sem o amor O trecho abaixo revela cinco reas que podem tornar-se trgicas na liderana se no forem motivadas pelo amor de Deus. a) Linguagem intil e insignificante ( I Co. 13:1). Os lderes precisam falar, os liderados precisam ouvir, se a motivao do nosso falar no for o amor, dificilmente conseguiremos efetuar comunicao eficaz. b) Conhecimento sem significado. (I Cor 13:2) c) Sem resultados permanentes. ( I Cor. 13:2) d) Ofertas sem significado ( I Cor. 13:3) e) Sacrifcios vos So apenas desperdcios. ( I Cor. 13:3) S um corao amoroso pode nos levar ao exerccio de um ministrio eficaz, transformador de vidas e que resulta em discpulos amadurecidos e produtivos para a glria de Deus.

Concluso
Quando conhecemos a Jesus, nos deparamos com a Lei do Amor. Esta no uma lei que tem muita lgica, mas que movida misericrdia e compaixo. A proposta firmada no Evangelho de Cristo vai alm de todo ideal humano, e est estabelecido no amor verdadeiro, que nos leva a perceber o outro como amado de Deus e como irmo e no como inimigo. Alias, Deus nos encoraja at mesmo a amar queles que achamos serem nossos inimigos ( Mt. 5:43-45) e a orar por aqueles que nos perseguem para que sejamos conhecidos como filhos do Pai celeste. O nosso desafio que voc busque do Pai um corao amoroso, inspirado no corao do Pai que te amou e que te ama. O amor Dele pode ser derramado em nosso corao ( Rm. 5:5). uma questo de escolha.

14

Aplicao
Procure refletir sobre a importncia de buscar da parte de Deus um corao cheio de amor e da necessidade de sentimento no exerccio de nosso ministrio. Qual a sua opinio a respeito ?

Tarefa
Julgue as suas aes nos ltimos dias, procurando perceber as reais motivaes em sua vida, famlia e ministrio. Compartilhe com outros sobre aquilo que Deus est lhe falando.

Questionrio
1) Qual a marca pela qual o discpulo de Cristo seria conhecido segundo Joo 13:3435 ? ..................................................................... 2) Segundo o texto do apstolo Paulo aos Corntios (I Co.13) qual o caminho mais excelente para o povo de Deus andar ? .................................................................... ..................................................................... 3) possvel que uma igreja tenha manifestaes de dons, seja alegre e ativa e ainda assim no desenvolva relacionamentos saudveis ? Por qu ? ..................................................................... ..................................................................... ..................................................................... 4) Como me tornar uma pessoa mais amorosa ? Cite 3 atitudes ..................................................................... ..................................................................... ..................................................................... 5) Quais as tragdias da liderana sem o amor de Deus ? Cite 3 ..................................................................... ..................................................................... ..................................................................... 6) Amar uma questo de . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
15

Manso Introduo
Temos uma idia errada do que seja mansido, ser manso. Achamos que ser manso ser fraco, ser capacho; no isso, que a Bblia nos mostra. Os exemplos no Antigo Testamento e Novo Testamento de pessoas mansas mostram claramente que a mansido e fraqueza no so sinnimos. No Antigo Testamento temos Moiss como exemplo, no Novo Testamento temos a Jesus. Nm.12:3 fala de Moiss como um homem manso, mas em Ex.2:12 vemos Moiss matando um homem. Aps ser tratado por Deus, em Nm.16, enfrenta a oposio de maneira diferente se ira mas no controlado por ela, nem age sob a ira; entrega a questo a Deus e ainda intercede pelos que o ofendem. 1) O que ser manso ? A Palavra grega traduzida por mansido significa literal fora sob controle. O manso, no dominado por seus sentimentos mesmo em circunstncias adversas. No refm (reage) agente (age). Mansido: capacidade de discordar agradvel; de lidar com a dor sem retaliao; de absorver o golpe sem revidar. 2) Atitudes para crescer em mansido Em relao a outros: a) Seja compreensivo. No crtico b) Seja complacente.No exigente c) Seja tolerante. Seja brando. No agressivo. Voc no precisa ser grosseiro para ser firme (manter as convices). Discorde agradavelmente. d) Aja. No reaja. Escolha sua linha de ao e mantenha-se no prumo.Ex: O homem que escolheu como seria o seu dia. Em relao a si: a) Mantenha-se ensinvel. Reconhea que no sabe e aprenda com outras (s pode ser assim quem tem uma forte estrutura interna). b) Admita seus erros. No justifique, admita. c) Dicas para acabar sozinho: Nunca admita um erro. Nunca permita que ningum lhe ensine nada. c) Escolha bem suas batalhas. Nunca entre numa luta na qual no ganhar nada ao vencer. Ex: disputa entre casal. 3) Benefcios de ser manso: a) Torna-se mais relaxado (tranqilo). b) Menos ansioso. Em paz.
16

c) Mais produtivo. Fora direcionada (faz mais do que o comum). d) Colhe mais frutos (Herda a terra) (Mt.5:5 e Sl.37:11) e) Aprendem os caminhos de Deus ( Sl.25:9) f) de ver. ( I Pe.3:4) Concluso: Melhor lugar para treinar mansido: com os que so prximos (casa, igreja, clula, discpulos)

17

Aplicao
A luz do que foi estudado, analise a sua vida e verifique se voc algum manso, de acordo com a Bblia.

Tarefa
Escolha e pratique pelo menos trs atitudes para crescer em mansido. Compartilhe isso com algum (seu lder pastoral de preferncia) e pea-lhe para cobrar- lhe semanalmente.

Questionrio
1) Mansido significa literalmente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2) Cite 3 atitudes para crescer em mansido. ....... .......... .................................................. ....... .......... .................................................. ....... .......... .................................................. ....... .......... .................................................. 3) Cite 3 benefcios de ser manso. ................. .................................................. ....... ......... .................................................. ................. .................................................. ....... .......... .................................................. 4) Qual o melhor lugar para praticar o mansido ? ................. .................................................. ................. .................................................. ................. .................................................. ....... .......... .................................................. 5) O manso no dominado por seus . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

18

Pacificadores Introduo
A paz alvo da busca de pessoas e naes. Quando a pessoa morre diz-se que descansou em paz, como se a vida fosse uma corrida atribulada pela paz e, ao menos na morte, a pessoa conseguiu o prmio. So realizadas manifestaes pela paz, passeatas pela paz, at mesmo guerras so realizadas em nome da paz. As pessoas buscam a paz interior (paz pessoal). Apesar de todo esse movimento em busca da paz, ela continua sendo um artigo escasso,e muitas vezes raro. Em tais circunstncias, pacificadores so extremamente relevantes e necessrios; ainda mais quando so portadores da paz de Deus, a paz que excede a toda compreenso (Fil.4:7). O que a paz de Deus ? Como obt-la ? Como mant-la ? Como podemos tornarnos pacificadores ? o que veremos a seguir. 1) O que a paz de Deus ? Um dos nomes com o qual Jesus identificado o de Prncipe da Paz (Is.9:6), o texto de Romanos 14:17 tambm nos diz que o Reino de Deus justia, paz e alegria no Esprito Santo. Vemos que a paz uma caracterstica inerente a natureza de Deus. Aquele(a) que recebe a Jesus Cristo, o tem como Senhor e batizado com o Esprito Santo, tem em si a paz de Deus. Ela fruto do Esprito Santo, fruto da ao do Esprito Santo em nossas vidas. Se permitimos que o Esprito Santo nos ensine, guie e revele a vontade do Pai, experimentamos a paz de Deus. A paz de Deus no o resultado da ausncia de conflitos e nem da falta de problemas, ela o fruto do Esprito Santo em nossas vidas. 2) Como obt-la ? Existem duas facetas da paz de Deus: a interior (conosco mesmos) e a exterior (com os outros). J vimos que a paz interior fruto do Esprito em ns, o resultado da ao da graa de Deus em nossas vidas. Para obt-la tudo que precisamos crer e receber a Jesus Cristo como Senhor. A paz exterior conseqncia dessa paz interior . Porque temos paz podemos ter atitudes que promovem a paz, cumprindo assim a palavra bblica de Romanos 12:18 que diz que no que depender de ns, devemos ter paz com todas as pessoas. A paz exterior s obtida quando praticamos a Palavra de Deus. Isso s possvel quele(a) que experimenta a paz de Deus em seu interior. S possvel a quem manifesta o fruto do Esprito Santo. Tanto a paz interior quanto a exterior so conseqncias da paz com Deus (reconciliao).

19

3) Levando a paz de Deus. Sendo um pacificador. Para sermos agentes da paz de Deus o que precisamos viver de acordo com as orientaes bblicas. Por exemplo, a Bblia diz que: a resposta branda desvia o furor (Pv.15:1); devemos amar nossos inimigos, bendizer os que nos amaldioam e orar pelos que nos perseguem (Mt.5:44 e Lc.6:27-28); se nosso inimigo tem fome devemos dar-lhe de comer, se tem sede devemos dar-lhe de beber (Rm.12:20). Alm disto, se queremos ter parte e sorte neste ministrio precisamos ter um corao reto para com Deus. Sem isso no teremos as caractersticas do carter de Cristo necessrias para tal ministrio. Alm da paz, precisamos de amor, humildade, sinceridade e transparncia; autenticidade, coragem, generosidade e renncia pessoal. Sentimentos como egosmo, orgulho, arrogncia; e atitudes como dissimulao, engano, disfarces e manipulaes da verdade so inimigos da paz de Deus. Concluso. A paz de Deus pode ser abalada ou perdida. O fato de termos a ela no presente, ou a termos tido no passado, no nos garante que a teremos futuramente. Para que a paz de Deus continue sendo uma realidade em nossas vidas faamos o que o texto de Osias 6:3 nos ensina: conheamos e prossigamos em conhecer ao Senhor. E que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guarde os nossos coraes e as nossas mentes em Cristo Jesus (Fil.4:7).

20

Avaliao
Procure discernir se a paz de Deus tem guardado a sua mente e corao. Quais as dificuldades que tem enfrentado para manter a paz de Deus. Suas atitudes tem sido a de um pacificador(a) ?

Tarefa
Procure seu(sua) discipulador(a) e compartilhe quais as dificuldades quem tem enfrentado para manter a paz de Deus. Orem ao final da conversa.

Questionrio
1) O que a paz de Deus ? .................................................................... .................................................................... .................................................................... 2) A paz de Deus no a . . . . . . . . . . . . . . . . . . e nem a . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3) Quais as duas facetas da paz de Deus ? .................................................................... .................................................................... .................................................................... 4) Para obter a paz interior precisamos . . . . . . . . . . . . . e . . . . . . . . . . . . . a Jesus Cristo como Senhor. A paz exterior(com outros) obtida quando . . . . . . . . . . . . . a Palavra de Deus. 5) O que precisamos fazer para sermos pacificadores ? .................................................................... .................................................................... ....................................................................

21

Perdoador Introduo
A questo do perdo uma das reas de maior complexidade na vida crist. No uma opo, no algo que sou convidado a praticar, faz parte da vida crist, essncia de um corao transformado pelo poder restaurador de Deus. A falta de perdo na vida crist tem sido responsvel por muitas tragdias no meio das famlias, no seio da Igreja e tem afetado at mesmo o avano da obra do Senhor. A falta de perdo impede o progresso espiritual e a vitria na vida de muitos cristos. O texto de Mateus 18:23-35 nos ensina sobre um padro de vida extremamente elevado, nos mostra na essncia o padro do perdo. Neste texto Jesus est falando sobre os diversos nveis de perdo e a perseverana para alcan-los. Este ensino de Jesus provoca uma forte reao na vida dos discpulos que prontamente questionam: Senhor! At quantas vezes devemos perdoar? Se no entendermos o padro do perdo, sempre acharemos que podemos colocar limites para o perdo. Sempre estaremos justificando e questionando: outra vez? nosso alvo nesse estudo crescermos e buscarmos um corao tratado e perdoador, para isto necessrio entendermos algumas questes envolvidas neste assunto. 1) O que perdo ? Deus tomou a iniciativa de nos perdoar, no nos julgou a partir de nossos mritos. Ele decidiu nos amar e tornou esse amor prtico ao nos oferecer seu Filho. Perdoar significa remoo de uma barreira entre ns e as outras pessoas, ou entre ns e Deus. A barreira entre ns e Deus era o pecado e Deus tomou a iniciativa para remov-la, Ele providenciou a cruz e nela somos perdoados. Perdo remisso de pena, de culpa. Podemos perdoar porque fomos perdoados. Ele nos deu o exemplo. O texto de Romanos 5:8 fala que Deus provou o Seu amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por ns, sendo ns ainda pecadores. 2) Conseqncias da falta de perdo. Muitas pessoas que ouviram a Palavra de salvao e creram, ainda experimentam em suas vidas conseqncias negativas advindas do fato de no terem verdadeiramente perdoado a outras pessoas. Veremos aqui trs coisas que a falta de perdo provoca. a) Satans tem vantagem sobre ns quando no perdoamos. Na luta contra o inimigo oferemos-lhe condies para nos derrotar, pois abrimos no da vitria na cruz quando renunciamos ao perdo Quando endurecemos o corao para perdoar, a vantagem sempre ser das trevas. A falta de perdo uma das reas de maior legalidade na vida de muitos homens e
22

mulheres de Deus, fazem muitas coisas boas e aceitveis diante de Deus, porm no possuem paz no corao, esto sempre em tormento diante de algumas pessoas ou situaes. Satans sempre est em vantagem. b) A falta de perdo bloqueia a orao e nos paralisa. Se no tivermos a capacidade de perdoar, gradativamente nos afastaremos da graa de Deus e no veremos respostas as nossas oraes. Se no estivermos em paz com os outros, de nada valem os nossos atos de misericrdia, oraes e jejuns, nossa f, nosso louvor, nossos dzimos. (Mateus 5:23-24; Marcos 11:25-26). c) A falta de perdo gera razes de amargura Algum disse que o dio alimentado assemelha-se a uma rvore, quanto mais velha, mais difcil de ser arrancada, porque suas razes se aprofundam com o passar dos anos. O mundo e a igreja esto cheios de pessoas rancorosas, vingativas, que se tornaram escravas do dio. No pode haver paz num corao assim. Pessoas assim adoecem espiritualmente, emocionalmente e muitos adoecem fisicamente, acabam desenvolvendo algum tipo de enfermidade ( Hebreus 12.14-15 e Colossenses 3.13). 3) Praticando o perdo Como j falamos perdoar remover as barreiras entre ns e o prximo, ou entre ns e Deus. Essa barreira, se for mantida, nos prejudicar em todas as reas de nossa vida. importante ressaltar que Deus nos oferece o seu perdo gratuitamente, e, com base nesse perdo, nos introduz a uma ntima e profunda comunho com Ele. Perdoados nos tornamos livres para ser o que Ele deseja que sejamos. Da mesma forma, ns temos que liberar perdo queles que cometeram ofensas contra ns; e, quando ns somos os ofensores, devemos tomar a iniciativa de pedir perdo. Quando vivenciarmos isso plenamente ento estaremos experimentando o que verdadeiramente liberdade em toda a sua plenitude.

Concluso
Para a sua prpria sade emocional, psquica, fsica e espiritual, perdoe. Perdoe inteira e completamente. Perdoe e caminhe num padro superior. Perdo uma deciso, e no um sentimento. No espere sentir, decida perdoar, decida ter um corao perdoador porque este um mandamento do Senhor. Examine-se e pea ao Esprito Santo que revele se existe falta de perdo em sua vida. Pode ser at em acontecimentos bem antigos (com pai, me, algum professor que o humilhou ou perseguiu, namorado(a),irmo(a), colega, patro,etc). Decida perdoar. Use o perdo de Deus e comece a experimentar libertao e a cura que se seguiro. Voc poder dizer: Senhor, peo que me perdoes por ter abrigado em meu corao sentimentos contrrios a tua vontade, mgoas, ressentimentos, dio, frieza, indiferena, falta de perdo. Eu agora decido usar o perdo com o qual tu me

23

perdoaste, firmado em tua graa, eu declaro que perdo.................... (cite o nome das pessoas) liberando-o/a e abenoando/a em nome de Jesus.

Aplicao
Analise a sua vida a luz deste estudo e aja como a concluso sugere. Libere o perdo. De tempos em tempos repita esse exerccio.

Tarefa
Procure as pessoas a quem voc feriu e pea-lhes perdo. Tome a atitude e restitua. Compartilhe o resultado com o seu(sua) discipulador(a).

Questionrio
1) O que perdo ?
................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ...................... ...................... ...................... ......................

2) Cite as trs coisas que a falta de perdo ocasiona.


................................................... ................................................... ................................................... ................................................... ...................... ...................... ...................... ......................

3) Deus nos perdoou, nos tornando livres para sermos o que Ele gostaramos que fssemos . Ns tambm devemos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . queles que nos . . . . . . . . . E pedir . . . . . . . . . . . . . . . a quem . . . . . . . . . . . . . .Sem isso a liberdade no plena. 4) Perdo uma . . . . . . . . . . . . . . . . . ., no um . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

24

Servo Introduo
No cristianismo o chamado para seguir a Cristo e ser conformado a imagem Dele essencialmente um chamado a servir ( Mt. 20: 27-28). Tornamo-nos discpulos para fazer discpulos; recebemos para compartilhar; os dons e ministrios so para o proveito comum e o aperfeioamento dos santos ( I Co. 12:7 e Ef. 4:11-12) e o maior ( o lder) reconhecido pelo exemplo e servio, no pelo ttulo. A vida crist uma vida de servio a Deus e ao prximo. Veremos neste estudo sobre o ser servo 1) O que ser servo ? a) Servir doar-se, dar de si, se voc assumir essa atitude viver o processo pelo qual se tornar mais semelhante a Cristo ( Ele veio para isso). Quando as pessoas seguem lderes que tm um corao de servo, Deus exaltado. b) Simplicidade Servir exige humildade pois no servio enfrentaremos oposio e dificuldades. As pessoas nem sempre reagiro gentil e educadamente, mas a grosseria no nos isenta da tarefa de servir por amor a Deus. Por isso necessrio pedir a Deus graa para desenvolvermos as caractersticas de um servo. 2) Caractersticas de um servo a) Misericordioso: Tem um interesse profundo pelas pessoas ( 1 Jo. 3:17). O servo se preocupa com os outros, sem pensar em retribuio. b) Disponvel. c) Limpo de corao: Serve sem reservas. d) Pacificador: O pacificador aquele que primeiramente est em paz consigo mesmo, tranqilo, sem agitao, sem tumulto, ele se esfora para acalmar os outros. e) Humilde. f) Sincero. g) Fiel.

Concluso
O servo um influenciador, influencia pelo exemplo. O servo sal e luz, por isso ele essencial a sobrevivncia do mundo. Descubra a tua funo e a melhor maneira de desempenh-la. Quando as pessoas seguem lderes que tm corao de servo, Deus exaltado.

25

Aplicao
Avalie o seu corao, a luz do estudo, e tente discernir se ele de servo. Tambm tente perceber qual a sua motivao em servir; se necessidade de reconhecimento, para ter retribuio, etc, ou glorificar e exaltar a Deus.

Tarefa
Procure algum que tem autoridade sobre sua vida e pergunte-lhe como ele(ela) v a sua atitude de servo (espontnea e contagiante, obrigatria e desgastante,etc).

Questionrio
1) No cristianismo o chamado para seguir a Cristo , essencialmente, um chamado a . ....................... Vida crist uma vida de servio a . . . . . . . . . . . . . . . . . e ao . . . . . . . . . . . . . . . 2) O que ser servo ? .................................................................... .................................................................... .................................................................... 3) Cite 3 caractersticas de um servo. .................................................................... .................................................................... .................................................................... 4) O servo influencia pelo . . . . . . . . . . . . . . . .Ele deve ser . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Assim Deus . . . . . . . . . . . . . . . .

26

A Alegria Introduo
O dicionrio define alegria como sendo contentamento, satisfao, jbilo. Muitas coisas geram esse sentimento na alma humana, e muitas pessoas que no tem a Jesus Cristo como Senhor de suas vidas experimentam esse tipo de sentimento. No que a alegria, que fruto do Esprito (Gal.5:22), difere do sentimento gerado na alma humana ? Como diferenci-la ? Como experiment-la ? Como usufruir dessa alegria que o texto de Neemias 8:10 diz ser a fora do servo de Deus ? Por qu o texto de Joo 16:22 diz que ningum tirar a alegria dos discpulos do Senhor ? o que veremos a seguir neste estudo sobre a alegria. 1) O que a alegria crist ? J apresentamos na introduo a definio de alegria, mas e a alegria crist ? No que difere da alegria segundo o mundo ? A alegria crist no difere na essncia , ela tambm contentamento, satisfao, jbilo. Ela difere na causa, o motivo que a produz. A alegria crist fruto da presena do Senhor em nossas vidas, fruto da atuao de Seu Esprito Santo em ns e conseqncia do reconhecimento das ddivas recebidas da parte de Deus. O pastor e professor John MacArthur define a alegria do cristo como um ato formal em resposta ao carter de Deus. Ele diz que a alegria, comea porque eu sei que meu Deus soberano, amvel, misericordioso, onipotente, onisciente e onipresente. Diz que somos alegres porque conhecemos a Deus e Ele nos conhece. Neste sentido que a alegria do Senhor a nossa fora (Neemias 8:10). Podemos ter certeza da vitria, no porque tudo vai bem, mas por causa da presena do Senhor em nossas vidas. No nos alegramos nas circunstncias, que muitas vezes so adversas; nos alegramos em Deus que soberano sobre todas as circunstncias. Por conhecermos a Deus e sabermos que Ele o Deus conosco (Mt.1:23) que nasce a confiana que gera a alegria que ningum pode tirar-nos. 2) Como experimentar a alegria crist ? Como vimos a alegria crist fruto da presena de Deus e de O conhecermos. Ela est baseada em Deus. Mas queremos ver aqui cinco desdobramentos dessa experincia que nos levam a experimentar a alegria. a) A presena de Deus. O salmista diz em Sl.16:11 que na presena de Deus h plenitude de alegria. A alegria como satisfao gerada pela presena de Deus. Criados para ter comunho com Ele s podemos ser plenamente satisfeitos em Sua presena. b) O recebimento da sua uno.
27

Tanto em Sl.45:7, como em Is.61:1-3, vemos a meno a uno com leo de alegria. Veremos isso mellhor no tpico 3. c) O servio a Deus. Para aquele(a) que conhece a si mesmo e reconhece a sua natureza pecaminosa, o ser achado(a) digno(a) de servir a Deus uma alegria e privilgio. Esta a experincia dos discpulos em Atos 5:41. Por isso podemos fazer o que o salmista nos diz em Sl.100:2: servir ao Senhor com alegria. d) Suas ddivas (bnos). (Sl.13:5-6). e) A ao de Seu Esprito Santo em nossa vida (Gal.5:22). 3) A ao do Esprito Santo gera alegria. Paulo, em Gal.5:22, fala do fruto do Esprito Santo e, uma das caractersticas que ele cita, a alegria; isso deixa claro que a ao do Esprito Santo em nossas vidas produz alegria. Ele quem nos unge com o leo de alegria. Concluso. William Barclay, descreve o cristo como sendo uma pessoa alegre. O cristo cheio de tristeza seria uma contradio a prpria essncia do cristianismo. certo que somos pecadores, e o pecado gera tristeza, mas somos pecadores redimidos. Nada pode acabar com a nossa alegria, ela independente das adversidades e mudanas que h no mundo. A base da nossa alegria o prprio Senhor. Ele o mesmo ontem, hoje e sempre. Creio que este entendimento levou o apstolo Paulo a afirmar: entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo. ( II Cor.6:10) A alegria crist nasce da presena de Cristo e de nossa comunho com Ele.

28

Aplicao.
Procure perceber o quanto as circunstncias tem roubado a sua alegria. Decida que de hoje em diante voc ter uma atitude diferente, pois isto depende de voc. Que as circunstncias no venham a determinar as suas reaes.

Tarefa.
Leia a carta de Paulo aos Filipenses e perceba os momentos em que ele fala sobre a alegria.

Questionrio
1) O que alegria crist ? ..................................................................... ..................................................................... ..................................................................... 2) Qual a base da nossa alegria ? ..................................................................... ..................................................................... ..................................................................... 3) Quais as cinco coisas que nos levam a experimentar a alegria crist ? ..................................................................... ..................................................................... ..................................................................... 4) A ao do . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . em nossas vidas produz . . . . . . . . . . . . . . . 5) Qual o nico motivo que pode gerar tristeza no corao do cristo, mas por pouco tempo? ..................................................................... ..................................................................... .....................................................................

29

Bondade e Benignidade
Introduo A bondade e benignidade so duas palavras que se confundem, pois elas em si transmitem uma mesma idia. Estas duas palavras trazem consigo a idia de que o corao, a ao e reao do cristo devem ser diferentes, pois agora h uma ao do Esprito Santo em sua vida. Vamos procurar entender cada uma das palavras distintamente e depois vamos procurar entender como estas duas palavras se juntam, formando um corao bondoso. 1) O que benignidade ? Pois a tua benignidade, tenho-a perante os olhos e tenho andado na tua verdade. Salmos 26:3 O salmista afirma que olha de forma continua para o Senhor, o que o possibilitou a andar na verdade. Ele pautou o seu andar olhando para a benignidade do Senhor. A benignidade serviu de inspirao para o andar dentro de um padro que fosse parecido com o querer de Deus. A bblia afirma que a benignidade uma das caractersticas do carter de Deus. Logo se faz necessrio em nossas vidas esta caracterstica, que somente o Esprito Santo pode produzir. William Barclay fazendo uma citao em seu livro que fala sobre o Fruto do Esprito afirma: Diz que conhecemos uma moeda e sabemos a quem a moeda pertence pela impresso existente nela; sabemos que o homem pertence a Deus quando tem em si o carimbo da mansido, da generosidade, da pacincia e benignidade. A benignidade de Deus algo que nos atrai a Ele com amor. No algo que nos assusta ou nos afasta. A benignidade de Deus nos traz alegria, pois, sabemos que Ele conhece todas as coisas que acontecem em nossas vidas. Salmos 31:7 Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois tens visto a minha aflio, conheceste as angstias de minha alma A benignidade de Deus algo que tem uma abrangncia universal. Deus no benigno porque o homem bom. Independente da condio do ser humano, Deus continua sendo o mesmo, pois Ele tem em Si Mesmo esta qualidade, impressa em Seu Carter. Salmos 89:2 Pois disse eu: a benignidade est fundada para sempre; a tua fidelidade, tu a confirmars nos cus, dizendo: Creio que existe uma necessidade urgente para que a benignidade esteja na vida de todo o cristo. ela que possibilita a liberao do perdo para com todos os que nos tem ofendido, assim como o Senhor nos tm perdoado. Jeremias 31:3 De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atra. Barclay afirma:
30

A benignidade crist bela e amvel e o seu encanto provm do fato de que ela significa tratar os outros do modo que Deus nos tratou.

2) O que bondade Esta palavra uma das mais difceis para entendermos, pois a usamos para muitas coisas. Descrevemos muitas situaes usando a palavra bondade. O conceito bblico de bondade no apenas uma dimenso tica ou moral, uma caracterstica que deve estar impressa no carter do ser humano. o que declara que houve em nossas vidas uma transformao, uma mudana radical em todos os sentidos. No podemos confundir com a bondade natural, pois o ser humano tem em algumas situaes a capacidade de reagir com bondade, mas a motivao pode ser as mais diversas. Quando temos a bondade de Deus em nossos coraes que podemos orar pelos nossos inimigos, pois assim como a bondade de Deus nos resgatou de uma vida de egosmo e rancores, para uma vida que percebe o real sentido de ser e existir num mundo cado. Por isso afirmamos que a vida crist s possvel pela ao e direo do Esprito Santo. Que deseja produzir em nos, cada uma destas caractersticas, a qual chama de Fruto do Esprito. O salmo 33:5 diz que a bondade de Deus enche toda a terra, logo entendemos que a bondade deve encher as nossas vidas. por isto que o Esprito Santo produz bondade. Ele produz algo que a natureza humana deseja, mas no consegue produzir por si s. Deus, portanto, est presente no desejo do bem e est presente na capacitao para a prtica deste bem. S produzimos o bem pela presena do Esprito conosco. Fora dEle, nossa inclinao para o caos, no para a beleza; para a maldade, no para a bondade. O caos e a maldade so naturais; a beleza e a bondade so espirituais. Estamos sendo naturais ou espirituais? Israel Azevedo Mas o Esprito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a pacincia, a delicadeza, a bondade. Gl 5.22 Podemos dizer que uma pessoa somente boa quando esta est em conformidade com a vontade de Deus. Tudo o que Deus criou Ele viu que era bom. O Pr. Walter Pacheco afirma em seu estudo sobre a bondade: - BONDADE isso: cumprir um propsito ser o que Deus queria que fosse. - Deus fez voc com um propsito. Quando voc vive da maneira que Deus pretendeu que vivesse, voc sente-se bem. Sua vida torna-se significativa mas qual a coisa boa para a qual Deus fez voc? Ef 2.10 diz: ...ele nos criou para que fizssemos as boas obras que ele j havia preparado para ns.
31

- No somos salvos por meio de boas obras; somos salvos para as boas obras (o estilo de vida do cristo de BONDADE). - Esse o estilo de vida que Deus quer para voc! 3) Alcanando um corao bondoso Creio firmemente que a vontade do Senhor que tenhamos um corao bondoso. A benignidade a expresso interior da ao de Deus no corao humano, que precisa ser expressa de forma exterior em atitudes de bondade. O ser humano por si s pode ter algumas atitudes de bondade, porm se no houver uma recompensa, esta ao pode se tornar em murmurao. J um corao benigno age com bondade, pois j sabe que agindo assim j possui a maior recompensa, que agradar a Deus em todos os momentos. Somos desafiados a agir com bondade em todos os momentos. Agindo assim estaremos revelando do que est cheio o nosso corao e o quanto a nossa mente tem realmente sido transformada.

32

Aplicao
Procure pautar todas as tuas aes pela orientao do Esprito Santo. Permita ao Esprito trabalhar as caractersticas do Fruto benignidade e bondade, transformando o seu corao em um corao que ama da mesma forma como somos amados por Deus.

Tarefa
Na primeira oportunidade que tiver procure demonstrar quem realmente est no controle de sua vida. Deixe o Esprito Santo conduzir toda situao. Voc perceber que Ele pode e vai te conduzir a toda a verdade.

Questionrio
1) Qual a idia que as palavras benignidade e bondade nos trazem? ..................................................................... ..... ..................................................................... ..... ..................................................................... ..... 2) No Sl 26: 3 o salmista fala sobre a benignidade. Como a benignidade inspirou o salmista? ..................................................................... ..... ..................................................................... ..... ..................................................................... ..... 3) O que a benignidade possibilita em nossas vidas? ..................................................................... ..... ..................................................................... ..... ..................................................................... .....

33

4) Qual o conceito Bblico sobre bondade? ..................................................................... ..... ..................................................................... ..... ..................................................................... ..... 5) Qual a ao do Esprito em relao a bondade no corao do ser humano? ..................................................................... ..... ..................................................................... ..... ..................................................................... .....

34

Vous aimerez peut-être aussi