Vous êtes sur la page 1sur 130

Introduo

A importncia da famlia imensurvel, primeiro, porque foi a primeira instituio que Deus estabeleceu sobre a terra, segundo, porque foi exatamente nela que Deus planejou os princpios bsicos da sociedade; foi bem acertado o pensamento de Rui Barbosa, que disse: A ptria a famlia amplificada. S assim podemos entender porque tantos ataques malficos direcionados a famlia; porque desestruturando as famlias desmorona-se a nao. Assim sendo, a essncia da tradicional frase que diz: A famlia a clula mater da sociedade, uma verdade irrefutvel. Outra afirmativa que a reveste de uma importncia sem

igual; que a igreja comea na famlia. Porquanto a famlia deve ser uma igreja em miniatura, e a igreja uma famlia ampliada, por isso, a famlia se torna um fator determinante tanto para a igreja como tambm para a sociedade em geral. Ento examinemos as Escrituras Sagradas, que a nossa regra de f e prtica, na qual esto exarados os princpios divinamente traados para o bem estar da Famlia Crist

Como vai a Famlia?


1. No mundo, cada cinco casamento, dos no do certo, um fica regular e apenas dois do certo. 2. No Brasil cada trs casamentos, dois no do certo. 3. Consta que nos fruns tribunais, 18,6% dos processos so da rea de famlia.

4. Consta que no Brasil ocorre cerca de 10 separaes de casais por hora. 5. Segundo informao contida no Livro Excelentssimos Senhores, de Rubem Amorece, a durao de um casamento nos grandes centros dura aproximadamente 10 anos. 6. Segundo a UNICEF, 30,5% das famlias brasileiras com crianas entre 0 e 6 anos vivem na misria, ou seja, com uma renda mensal de meio salrio mnimo. 7. Informaes da mesma fonte acima, do conta de que em 1998, havia no Brasil 5.349 crianas notificadas com HIV positivo herdado da me. 8. A revista Veja ano 32 nmero 38 trouxe o triste relato de que 69% dos meninos de rua vo dormir em casa. Destes, 75% so submetidos a algum tipo de violncia pelos familiares; e segundo a mesma fonte, o Brasil tem atualmente cerca de 20.000 jovens infratores, dos quais, 8.000 esto presos.

9. Segundo a revista Veja ano 34 nmero 11, a idade mdia da primeira relao sexual das mulheres de 15 anos, significa que caiu 5 anos em relao ao ano de 1970. 10. O Ministrio da Sade informa que somente no ano de 1997, nasceram 26.924 crianas de meninas menores de 14 anos. 11. O aborto mata 4 milhes de crianas por ano no mundo; 400 mes morrem por ano em decorrncia do processo abortivo. 12. Segundo o IBGE, 26% das famlias brasileiras so chefiadas por mulheres. 13. Segundo uma entrevista realizada pela Revista Veja, 53% dos homens buscam relaes sexuais com prostitutas. 14. 70% dos casos de violncia contra mulheres acontecem em casa.

POPULAO POPULAO DELINQUENTES POPULAO

BRASILEIRA EVANGLICA

FILHOS DE
EVANGLICOS

CARCERRIA

Teorias Errneas:
a) Teoria de que o fruto proibido fosse a ma. b) Teoria de que o fruto proibido fosse o sexo. c) Teoria da evoluo das espcies.

A ORIGEM DA FAMLIA CRIST.


A famlia uma instituio divina, Gn 2.18. A soluo para o problema da solido do homem, Gn 2.18. Ado descansou em Deus ao preparar-lhe uma esposa, Gn 2.21. Deus criou a mulher usando a costela de Ado, Gn 2.22. Quatro pontos bsicos da Famlia, Gn 2.24. Por isso deixa o homem pai e me......(INDEPENDNCIA) Se une sua mulher..............................................(UNIO) Ilustrao das 2 folhas coladas Tornando-se os dois una s carne..................(UNIDADE) O homem e sua mulher estavam nus, e no se envergonhavam, Gn 2.25................................ (INTIMIDADE)

De um Deus fez dois, e dos dois, quer fazer um

1. Servir a Deus, Gn 3.8 2. Proporcionar bem-estar ao homem, Gn 2.18 3. Bem-estar social 4. Bem-estar afetivo 5. Bem-estar sexual e procriao, Gn 1.28 Vemos no Antigo Testamento que se e a famlia israelitas obedecessem ao Senhor, seriam prsperas e felizes: Felicidade, Sl 128.1 Prosperidade material, Sl 128.2 Bno na vida urbana, Dt 28.3 Bno na vida rural, Dt 28.3,4. Bno na vida domstica, Dt 28.5,8 Bno dentro e fora de casa, Dt 28.6 Bnos sobre os inimigos, Dt 28.7 Bnos sobre as condies atmosfricas, Dt 28.12a Bnos financeiras, Dt 28.12b Prosperidade espiritual, Sl 128.5,6.

Igualdades e Diferenas.
Homem e mulher se assemelham no aspecto espiritual, porque tanto o homem como a mulher foram criados conforme imagem e semelhana de Deus. Contudo, a constituio feminina diferente da constituio masculina. Analisemos os pontos a seguir: a) Diferena fsica. b) O homem mais biolgico que afetivo. A mulher mais afetiva que biolgica c) O homem um ser basicamente lgico e a mulher um ser basicamente emotivo. Por isso a mulher guarda mais facilmente datas que envolvem sua emoo. d) Deve ser pelo fato da mulher ser emotiva que Deus repetidas vezes diz: Maridos ame sua mulher. e) O homem mais racional e a mulher mais intuitiva. O homem mais pratico e a mulher v mais o lado esttico

esttico das coisas. O homem v o conjunto e a mulher v os detalhes. f) A Bblia mostra a diferena entre o homem e a mulher desde o nascimento. 1) - Quando nascia um menino, a purificao da mulher era 40 dias. Se fosse menina, era 80 dias, Lv 12.2-5. 2) - Quando votos eram feitos Deus envolviam pessoas, a qualificao do homem era o dobro da mulher, Lv 27.1-8. No casamento homem e mulher se completam, desde que no ignorem as diferenas. 1) Diferena constitucionais do homem e da mulher.
2) Diferenas Temperamentais. 3) Diferenas devido a formao, costumes, etc.. Ilustrao: Casando as diferenas

Conceitos Bsicos Sobre a Famlia


Conceito de famlia
A palavra (familia, ae), usada para definir um conjunto de pessoas que mantm um vnculo domstico, ntimo, ou seja, duas pessoas de sexo diferente legalmente casadas, sendo pois, marido e esposa ou pai, me e filhos. Ela o sistema social menor, que forma o sistema social maior, que a sociedade.

Conceito de Lar
O termo lar vem do latim lare que significa parte da cozinha onde se acendia fogo para preparar os alimentos e aquecer o ambiente; da vem o termo lareira. O lar, pois, o ambiente onde vive a famlia; ela deve ser aquecida no s pelo calor da lareira, mas acima de tudo, pelo calor humano.

Conceito de Casamento
O casamento uma instituio social de origem divina, fundada diretamente por Deus, no princpio da raa humana, para dar origem e sustentao famlia. Deus mesmo proveu o primeiro casamento entre Ado e Eva, quando ainda estavam no den, Gn 2. 18,22-24. Portanto, casamento a unio legtima entre um homem e uma mulher.

Conceito de amor e amar


Amar viver para o outro, para faz-lo feliz e viceversa. um auto-sacrifcio mtuo entre duas pessoas. Sacrifcio este alimentado pela comunho amorosa entre ambas as partes. amor uma auto-dedicao voluntria, amorosa e recproca entre duas pessoas, sendo essa auto-dedicao mantida pela comunho entre estas duas pessoas.

Conceito de Matrimnio
Do latim matrimonium significa maternidade legal, da significar tambm casamento, npcias, enlace, etc.

Conceito de Cnjuge
Cnjuge significa estar sob o mesmo jugo com algum, ou seja, tanto homem como mulher esto debaixo de normas e princpios em carter de igualdade, sem que um seja superior ao outro. Homem e mulher tm estruturas fsicas, sentimentais e emocionais diversas e Deus, que os criou sabe muito bem destas diferenas. Da porque estabeleceu funes distintas para o marido e para a mulher na vida conjugal, o que no seno a constatao de que eles so seres distintos, embora, diante de Deus, sejam iguais, pois para o Senhor no h acepo de pessoas, Dt 10.17. Marido e mulher devem viver em unio, em unidade de propsitos, no querendo um dominar ao outro, mas sabendo que nem mesmo os prprios corpos esto sob seu domnio, mas, sim, sob o domnio do cnjuge.

Os inimigos do Lar Cristo

O DEVER DE AMAR
Vs maridos, amai vossas mulheres. Ef 5.25,28; Cl 3.19. a) No relacionamento do casal, o homem o principal iniciador amoroso, Dt 24-5. O amor da mulher retributivo. b) Definio do amor no grego: 1- - Eros (instintivo) Os jovens precisam diferenciar entre Eros (instintivo) e Storge (afetivo), pois o primeiro leva a paixo cega. 2- - Storge (afetivo) Romntico, familiar, conjugal, domstico, une almas, vidas, coraes e no apenas corpos. Este amor sacrificial, exige disciplina, lealdade, respeito e honra. 3- - Phileo (filantrpico) Fraternal, amizade, social, humanitrio, patrstico.

4- - gape (divino) Este o amor com que o marido deve amar a sua esposa, pois a Bblia diz amai vossas mulheres como Cristo amou a Igreja. Este amor : Voluntrio, Gl 2.20; Profundo, Jo 15.13; Sacrificial, Jo 3.16 e Incondicional, I Jo 4.19. O amor deve crescer. Jesus censurou a Igreja de feso, porque deixou o seu primeiro amor, Ap 2.4.
O que nutre o amor ? 1. Proteo e cuidado. 2. Tratamento especial, I Pe 3.7. 3. Carinho, Ct 1.2,15,16; 5.16; 7.11,12. 4. Banir com cime doentio, veneno para o casamento. 5. Atrao mtua, fsica e mental. 6. Confiana mtua. 7. Respeito mtuo. 8. Aceitao mtua.

A IMPORTNCIA DA FAMLIA
Pelo fato de ser a primeira instituio divina, a famlia a principal base para todas as demais instituies e atividades. No lar os filhos recebem as primeiras refeies, como tambm, as primeiras lies de vida; alis, se os pais falharem na chamada educao de bero, o prejuzo ser irreparvel, tanto para o filho como para os pais e a sociedade em geral. Esta uma responsabilidade unicamente dos pais. Para os pais, a importncia da famlia reside no fato de que, se a famlia desmorona, desmoronase tambm, a vida profissional, econmica, espiritual, ministerial, social, emocional e psicolgica. A famlia to importante quanto bela. No dizer de Eula Kennedy Long, a coisa mais bela do mundo Em seu livro Coraes Felizes, ela transcreve uma parbola de W.O. Goodwin, autor e negociante cristo, que diz:

Um artista, que j era autor de muitas telas de grande beleza, pensou um dia que ainda no havia pintado Sua Tela, a que seria a suma expresso de sua arte. E como seguisse por uma estrada poeirenta a procurar alguma idia, encontrou-se com um velho padre que lhe perguntou o que pretendia fazer. No sei ainda, respondeu o artista. Desejo pintar a coisa mais bela do mundo. No poder dizer-me o que ? muito simples, disse o padre. Voc encontrar em qualquer igreja ou crena. A coisa mais bela do mundo a f. O artista continuou a caminhar. Da a algum tempo, encontrou-se com uma jovem noiva e perguntou-lhe qual era a coisa mais bela do mundo. o amor, respondeu a moa. O amor faz da pobreza, riqueza; suaviza as lgrimas; e transforma as pequenas coisas em portentos. Sem ele no existe beleza.

O artista prosseguiu a procurar. Como um veterano de guerra passasse tropegamente pelo seu caminho, o pintor fez-lhe a mesma pergunta. E o velho soldado respondeu: A coisa mais bela do mundo a paz. E a mais feia a guerra. Onde existe paz, existe beleza.

F, amor, e Paz, como poderei pint-los? Perguntou a si mesmo o artista. E abanando tristemente a cabea, voltou desanimado para casa. Mas ao transpor seu limiar, encontrou a coisa mais bela do mundo: No olhar de seus filhos, viu a F. No sorriso da esposa, brilhava o mor. E ali, no seu lar, havia a paz a que se referira o soldado. Desta forma, o artista conseguiu pintar a coisa mais bela do mundo. E ao terminar o seu trabalho, denominou-o LAR

LIO 2 - O PAPEL DA ESPOSA


A principal caracterstica de uma famlia no felicidade, filhos ou prosperidade. obedincia Palavra de Deus. A felicidade e senso de realizao experimentados pela famlia resultam dessa obedincia. Os dois requisitos bsicos para se ter felicidade so ouvir a Palavra de Deus e guardla.

A Esposa Como Auxiliadora


Deve se constituir motivo de grande satisfao para a mulher, o fato dela ser o primeiro ser criado com o propsito de completar afetuosamente a algum, I Co 11.9. A mulher desempenha a funo de auxiliadora em vrios sentidos: a) Auxiliadora no sentido afetivo Isto a faz mulher dum s homem, o seu marido. Deste modo ela se entrega a ele com amor e inteireza de corao.
b) Auxiliadora no sentido social Deste modo ela contribui no sentido de conservar a imagem do seu marido como um homem de bem diante da igreja e da sociedade, das quais so parte inseparvel.

c) Auxiliadora no sentido administrativo Nesta rea a mulher funciona como um ponto de equilbrio entre as

receitas e despesas do lar. E com sua intuio, participa positivamente nas decises do marido. d) Auxiliadora no sentido profissional Quando as coisas no vo bem na rea profissional, todo marido espera encontrar na esposa o apoio necessrio. e) Auxiliadora no sentido espiritual Algum disse que a mulher representa 50% do sucesso ministerial do obreiro. A mulher, com a sensibilidade que lhe peculiar, auxilia espiritualmente o marido, e como passa maior tempo com os filhos, ela responsvel por quase 100% da formao espiritual dos filhos.

A Esposa Deve Ser Virtuosa


Provrbios 31. 10-31 d todas as caractersticas da esposa como mulher virtuosa. Segundo este texto, a mulher

crist virtuosa deve levar uma vida moralmente sadia, honesta e de confiana toda prova. Deve ser fiel tanto em pensamentos como nas aes. Deve portar-se de forma tal a nunca atrair propositalmente a ateno impura de outros homens, pois fiel a seu marido. A Bblia diz: Ela lhe faz bem e no mal, todos os dias de sua vida.

A Esposa Ante o Relacionamento Sexual.


O padro de Deus para as esposas, segundo a primeira carta de Paulo aos Corntios, 7.4,5, que o ato sexual entre marido e esposa, absolutamente legtimo como coroamento do relacionamento afetivo entre ambos. neste aspecto que o casamento foi estabelecido com o propsito de frear a fornicao e o adultrio, I Co 7.2. deste modo, nem o marido, nem a esposa, tm o direito de defraudar um ao outro. Significa que no tem o direito de evitar ou boicotar um ao outro no relacionamento sexual.

A Esposa Como Me e Mestra.


mulher coube a sublime responsabilidade de procriar e de trazer filhos luz, Gn 1.28. Portanto, foi Deus quem planejou a maternidade, pois condicionou a mulher biologicamente para este fim. Porm, o sucesso da esposa como me no se restringe gerao de filhos, mas, sobretudo, na educao dos mesmos. Licurgo, o clebre jurista que deu leis a Esparta, quis dar uma lio prtica sobre a educao de filhos. Criou dois cachorros, irmos de pai e me. Um ficou em sua casa, onde o alimentou com comida

abundante; o outro treinou-o na arte de caar. Certa vez levou ambos praa pblica. vista de grande multido, ps no cho ramos de espinhos e, entre esses, alimentos delicados; depois, soltou uma lebre. Libertou os ces e cada um se dirigiu para o que estava acostumado: Um para a comida e outro foi correr atrs da lebre. Vejam! Dizia Licurgo, estes dois ces tm a mesma descendncia e origem; mas sua criao diferente os fez encaminhar para aquilo a que foram treinados. Se assim com os animais irracionais, imagine com os nossos filhos.

necessrio disciplin-los. E o que disciplina? A palavra disciplina tem origem latina e significa ensino metdico, ensino continuado, ensino voltado para a obteno de uma boa ordem. Disciplina palavra derivada de docere, que significa ensinar (da, por exemplo, corpo docente, ou seja, corpo de professores, de ensinadores). Logo, portanto, Os pais amam muito a seus vemos que disciplina no se confunde com castigo, nem filhos, a questo que andam muito ocupados, de com punio, castigo e punio maneira que no podem dar a ateno devida.

so apenas uma das formas de disciplina. A disciplina envolve, deste modo, a ao de ensino, a ao de ensino com mtodo, de um ensino voltado para um objetivo. Segundo o Dicionrio Teolgico, disciplina o regime de ordem imposta por fora da lei, ou consentida por um pacto, ou aliana, livremente estabelecido. A correo a essncia da disciplina. o amor, a alma da correo, pois o Senhor Deus castiga a todos quantos ama, e aqueles a quem toma por filhos. Nas Sagradas Escrituras, a disciplina uma das prerrogativas que Jeov usa para preservar os termos da aliana que ele firmou primeiramente com os filhos de Israel, e, mais tarde, com os que vieram a receber a Cristo. Para que a disciplina vingue seus objetivos, os judeus contavam com os Dez Mandamentos e as outras legislaes do Pentateuco. Na Igreja Primitiva, havia normas congregacionais para se manter a ordem e a decncia entre os salvos, I Co 5. 1-13. Disciplinar no banir; tornar o santo mais santo. Os pais no tm a funo de serem os eternos bonzinhos,

os eternos saciadores de desejos, mas devem ser aqueles que ensinam e que, na medida do necessrio, verifiquem se est havendo o aprendizado por parte dos seus alunos, que so, precisamente, os seus filhos. Nunca podemos retirar a disciplina da criana, Pv 23.13, inclusive a parte da disciplina relativa correo, pois a correo uma demonstrao de amor, Hb 12.6. Contudo, no devemos confundir disciplina ou correo, com violncia familiar. A violncia familiar pode vir atravs do uso da intimidao verbal ou no-verbal. Precisamos alertar os pais para o fato de que eles podem esconder-se atrs de textos bblicos que falam da disciplina, mas assim mesmo estarem praticando a violncia familiar, pois seu tratamento e sua conduta vo alm das normas e dos princpios da Palavra de Deus.

Doze regras para se criar um filho delinqente, de autoria de Maria das Graas Cunha:

1. Comece desde a infncia a dar a seu filho tudo o que quiser. Desta maneira ele crescer achando que o mundo tem que dar-lhe tudo.

2. Quando ele aprender palavres ria-se dele. Isto o far pensar que engraadinho e o encorajar a aprender frases mais engraadinhas ainda, que mais tarde vo lhe deixar completamente sem jeito.
3. Nunca lhe d treinamento espiritual algum. Espere at que ele tenha vinte e um anos e deixe-o decidir por si mesmo. 4. Evite o uso da palavra errado. Pode desenvolver nele um complexo de culpa. Isto condicionar seu filho a acreditar mais tarde quando for preso por roubar um carro, que a sociedade est contra ele e que est sendo perseguido.

5. Apanha tudo que seu filho deixar espalhado: Livros, sapatos, roupas e brinquedos, faa tudo por ele e assim ele

se acostumar a jogar todas as responsabilidades em cima dos outros. 6. Deixe-o ler tudo que lhe caia nas mos. Cuide sempre que as vasilhas, pratos, talheres e copos sejam esterilizados. Mas deixe que sua mente se alimente de lixo. 7. Brigue com seu esposo freqentemente na presena deles. Deste modo, eles no ficaro chocados mais tarde quando o lar desmoronar.

8. D-lhe todo o dinheiro que quiser, no permita que ele trabalhe para ganhar dinheiro; por que teria que adquirir as coisas com a mesma dificuldade que voc? 9. Satisfaa qualquer desejo de comida, bebida e conforto que ele tenha. Veja que todos os seus desejos sensuais sejam gratificados. A inibio dos desejos pode dar origem a uma perniciosa frustrao.

10. Tome partido dele contra vizinhos, professores e policiais. Todos eles esto de preveno contra seu filho. 11. E quando ele estiver seriamente envolvido em dificuldades. Desculpe-se a si mesmo, dizendo: Nunca consegui fazer nada com ele.
12. Prepare-se para uma vida de tristezas e sofrimento. Voc est fazendo tudo para t-la.

A Bblia diz: O homem insensato despreza a sua me, Pv 15.20. Enquanto voc est criando estes filhos insensatos, pode at ser muito querida por eles, mais tarde que eles iro odi-la, pois voc no teve nem amor nem fora suficiente para deter sua insensatez.

A Esposa como Dona-de-Casa.


O lar cristo a evidncia mais convincente no mundo, da realidade do Evangelho. Nele vemos pessoas vivendo um

relacionamento to achegado e realizado, a ponto de destacar a personalidade de cada um de seus membros. Os quais amam e servem tanto a Deus, como tambm uns aos outros; resolvem conflitos e obedecem a Deus. Mas um lar com estas caractersticas no mero fruto do acaso. resultado do esforo de cada um dos seus integrantes, e especialmente da esposa, me e dona-de-casa. a mulher que determina o ambiente do lar. A esposa, como dona-decasa empenha-se na organizao domstica, fazendo com que cada coisa tenha o seu lugar, estabelecendo tempo para tudo e um planejamento a ser seguido. A mulher que deseja uma casa bem arrumada, deve ser zelosa e trabalhadora, pois uma casa bem organizada exige esforos como qualquer realizao das mais nobres. Para se ter uma idia da fora e do esforo mostrados pela dona-de-casa no sentido de por todas as coisas em ordem e ainda cozinhar, lavar e passar, do comeo das suas lides domsticas at

noite quando ela vai para a cama, segundo uma enciclopdia de curiosidades, ela tem feito tanta fora, que se usada num s momento, daria para suspender trs elefantes a meio metro de altura.

A Esposa e a Submisso ao Marido.


Semelhantemente, vs, mulheres, sede sujeitas ao vosso prprio marido, para que tambm, se algum no obedece palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra I Pedro 3.1 Essa doutrinao pedrina destinava exclusivamente s mulheres cujos lares eram divididos, pois quando o Evangelho chegou naquelas regies, muitas mulheres se converteram a Cristo, ao passo que os seus maridos no. Porquanto, este texto no serve de base para que os jovens convertidos justifiquem um namoro com os infiis, alegando

que aps o casamento ganharo seus cnjuges pelo procedimento cristo; porque este texto doutrina as mulheres crentes, cujos maridos ainda no obedecem palavra, isto , no so convertidos; a essas mulheres ensina o apstolo o dever de submeterem-se aos seus prprios maridos, mesmo que ainda os mesmos no sejam crentes; ora, se esse ensino aplica-se s mulheres que no tm maridos crentes, no temos dvidas que o mesmo ensino se aplica quelas, cujos maridos obedecem palavra. Porm, ser submissa no significa ser inferior, porque em Cristo ambos so iguais, Gl 3.28. Imaginemos duas pessoas montadas num cavalo; uma ter que inevitavelmente assumir a liderana, a fim de conduzir o animal, ainda que as duas pessoas tenham iguais condies e capacidades, mas o cavalo no pode ser dirigido por duas pessoas ao mesmo tempo, ento a pessoa que est atrs deve se conscientizar que as rdeas devem estar nas mos daquela que est na frente. Assim acontece

no lar, ainda que ambos tenham condies de liderar, por amor ordem, o marido deve assumir a liderana, e a mulher que veio depois, deve lhe sujeitar por amor. claro que o apstolo estabelece aqui uma regra geral, e no trata das excees, porque h casos em que a mulher no deve obedecer ao seu marido, por exemplo: A histria relata que na Roma antiga, havia maridos que obrigavam as suas esposas a prostiturem-se com interesses financeiros; neste caso, como tambm em casos de relaes sexuais ilcitas, a mulher crente no deve obedecer. E apesar do marido ser cabea da mulher, como diz as Escrituras, ele no deve proceder como um mando, como um ditador, pois no caso dele ser um cristo, ele tambm tem o dever de ser submisso, porque ser submisso uma caracterstica de todo cristo autntico, sem levar em considerao o sexo, analise os textos seguintes:

sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus Efsios 5.21 Nada faais por contenda ou por vanglria, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo Filipenses 2.3 Contudo, no mbito da vida domstica, o Senhor Deus delineou o organograma, estabelecendo como cabea o homem e no a mulher. Porm sobre a submisso da mulher o apstolo Paulo foi alm, quando disse: Vs, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor Efsios 5.22. Por que a mulher se sujeita a Cristo ? Porque ele provou o seu grande amor, entregando-se a si mesmo por todos ns, Rm 5.8; nos amou primeiro, I Jo 4.19, e depois de tudo isso, nos enviou o Esprito Santo Consolador, Jo 14.16, e nos fez grandssimas e preciosas promessas, II Pe 1.4.

Significa que a submisso da mulher Cristo constitui-se numa resposta ao seu imensurvel amor. De mesma forma, se o marido deseja que sua esposa lhe obedea, deve amar a sua mulher como Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Ef 5.25. A mulher crente, cujo marido no obedece palavra, tem a grande responsabilidade de evangeliza-lo sem palavra, isto , demonstrar uma autntica vida crist a fim de ganh-lo para Cristo. Quando uma mulher se converte deve ter um procedimento tal, de forma que o seu marido nunca diga: O Cristianismo piorou minha mulher, muito pelo contrrio, sua conduta deve lev-lo a reconhecer o seguinte: O Cristianismo melhorou minha mulher, talvez possa fazer a mesma coisa por mim.

Esposa Como Ideal de Beleza Feminina


Adornos externos ...pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra, considerando a vossa vida casta em temor. O enfeite delas no seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jias de ouro, na compostura de vestes, mas o homem encoberto no corao, no incorruptvel trajo de um esprito manso e quieto, que precioso diante de Deus I Pedro 3.1b-4 Segundo o apstolo Pedro, a vida casta em temor das esposas crentes, seria melhor que qualquer mensagem evangelstica, pois com uma vida pura que levariam os seus esposos no crentes, a simpatizarem-se pelo cristianismo. Algum disse que quem passou pela experincia tem muito mais vantagem do que aquele que tem apenas o argumento, porquanto o silncio de uma vida pura persuade eficientemente, ao passo que o argumento pode falhar.

A palavra casta a traduo do termo grego agnos, que significa puro. O apstolo ensina que a mulher crente deve estar livre das influncias morais corruptoras do paganismo, caracterizado pela licenciosidade sexual, e outros atos inconvenientes. Em suma, a pureza de uma mulher crente deve ser demonstrada em suas palavras, em suas atitudes, na maneira de tratar esposo e filhos, nas suas vestes, em seus ornamentos e enfeites, etc. Diz o apstolo: O enfeite delas no seja o exterior Significa que a mulher no deve se avaliar, e nem ser avaliada pelos enfeites exteriores, e sim pelas jias imperecveis da graa divina em seu ntimo. Porm, o apstolo no ensina que as mulheres devem ser descuidadas em seu vesturio; o descuido e relaxamento com a aparncia, alm de chamar uma ateno negativa para si, denigre e deprecia o prprio Evangelho de Cristo, e acima de tudo, segundo as Escrituras quem assim procede amaldioado, Jr 48.10a.

O apstolo Pedro tambm no est proibindo as mulheres de fazerem tranas no cabelo, e nem de usaram frisos, e muito menos vestidos luxuosos, como muitos afirmam; o que o apstolo est dizendo, que as mulheres crentes devem evitar a ostentao nos penteados, no uso de jias e modo de vestir, como se tais enfeites fossem os instrumentos com os quais conquistariam os seus maridos para Cristo. A mulher crente deve se trajar de tal maneira, que no chame a ateno para os adornos ou para o seu corpo, e sim, para a sua maneira de ser, para o seu procedimento, pureza, santidade, para um carter genuinamente cristo, de forma a revelar Cristo em sua vida. O que faz a diferena na vida de uma mulher, no so os enfeites, adereos, nem a sua maneira de vestir com uma exagerada exibio externa, e sim Cristo, como bem expressou Elizabet Eliot :

O fato de ser mulher, no me faz um tipo de cristo diferente, mas o fato de ser uma crist, me faz um tipo de mulher diferente

Adornos do interior

Vesti-vos com a seda da honestidade, com o linho fino da santidade e com a prpura da castidade; assim adornadas, Deus ser o vosso amigo.
Tertuliano

Quando uma mulher procura chamar ateno para o seu exterior, e no para o seu interior, prova ter um carter vazio das virtudes crists, isto , prova que no h nada de especial em seu interior que realce a sua dignidade, por isso procura impressionar com uma extravagante exibio exterior. A mulher que age assim identifica-se com o personagem que a Bblia descreve como sendo o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura, Ez 28.12, contudo sobre o contedo do seu interior, a Bblia diz: Encheu-se de violncia, corrompendo a sua sabedoria, tornando-se por fim, num espanto para todos os povos, Ez 28.16-19.

Porm, a mulher que valoriza a sua beleza interior, identifica-se com o prprio Senhor Jesus, que a Bblia descreve como quem no tinha parecer nem formosura, em quem no havia nenhuma beleza exterior para que o desejssemos, Is 53.2; contudo, a Bblia diz que nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade, Cl 2.9. Em suma, a mulher crente deve ser moderada, no deve exagerar nos adereos externos, a ponto de ofuscar o seu brilho interior, mas tambm no deve se descuidar do seu exterior, a ponto de chamar para si uma ateno negativa; deve viver em santificao, porque a santidade um fator determinante no equilbrio e moderao do seu exterior; portanto a mulher crente deve ter uma sensibilidade espiritual que seja capaz de julgar corretamente o que ela deve, e o que no deve usar.

Devemos nos preocupar muito mais com o que interno e espiritual, do que com o que apenas externo e terreno. Conta-se que Sneca dizia: Grande aquele que usa sua loua de barro como se ela fosse de prata; no menor aquele que usa a sua prata como se ela fosse uma loua de barro.

O papel do marido no lar se reveste de uma importncia sem igual, pelo fato de que, exemplo do Senhor, o marido exerce o papel de rei, profeta e sacerdote. Como profeta ele o porta-voz de Deus no lar; como sacerdote, deve interceder pelos filhos diariamente; e como rei, cabe a ele exercer autoridade e governar bem a sua prpria casa. Porm, antes de comentarmos sobre o papel do marido no lar, estudaremos, ainda que sucintamente, sobre os temperamentos humanos.

TEMPERAMENTOS
O nosso temperamento herdado e congnito, e no pode ser mudado. Pode ser controlado pelo Esprito Santo, medida que progride a nossa santificao e segundo os entendidos do assunto, o temperamento herdado 50% dos pais, 25% dos avs,18% a 19% dos bisavs, 6% dos trisavs, leia x 20.5.

O estudo dos temperamentos humanos nos facilita: Conhecer melhor a ns mesmos. Conhecer melhor o nosso cnjuge. Ser mais prudente em nosso relacionamento.

Os primeiros estudos cientficos do temperamento foram feitos pelo maior mdico da Antigidade, o mdico grego Dr. Hipcrates (460 - 370 a.C.). Foram to bem elaborados que no sofreram mudanas at os dias atuais.
Existem quatro tipos gerais de temperamentos:
1) Introvertido ou melanclico. 2) Extrovertido ou colrico. 3) Super introvertido ou fleumtico.

4) Super extrovertido ou sangneo.

Eu preciso saber qual o meu temperamento e tambm o da minha esposa ?

Sendo, pois, o casamento indissolvel, se faz necessrio que haja um sincronismo entre as diferenas sexuais, emocionais, psicolgicas; as diferenas prprias da formao familiar, como tambm as diferenas temperamentais. Ilustraes

INTROVERTIDO OU MELANCLICO

1. perfeccionista (tende a procurar defeitos nos outros).


2. Quer tudo perfeito (cnjuge perfeito, filhos perfeitos, etc. Entre em conflito consigo).

3. organizado na vida e no trabalho.


4. calado. 5. muito sensvel. 6. sacrificial em relao ao prximo.

7. quieto. 8. propenso depresso, mau humor, amuado, etc.


9. Facilmente se zanga, da ter insnia. 10. Tem tendncia ao pessimismo. 11. Guarda ressentimentos.

12.Quer ver e ouvir tudo o que se passa sua volta. "Se no praticar a autocrtica e no viver com Cristo, estar sempre carrancudo, tanto na face como na voz, ainda que seja uma pessoa boa de corao. EXTROVERTIDO OU COLRICO

ativo, decidido, prtico, vivo, definido.


Tem esprito de liderana, s vezes insuportvel em casa, na escola, no trabalho, no lazer, em viagens, quer liderar tudo. apressado em tudo. otimista. tendente a hiperestesia (Sensibilidade excessiva e dolorosa).

Fala muito, quando deve e quando no deve. s vezes fala quando no deve, e quando deve falar, no fala.

SUPER INTROVERTIDO OU FLEUMTICO 1- submisso, frio, calmo, lento, passivo, parado.

2-Aprecia as artes e a natureza, flores, etc. 3-Costuma se atrasar com tudo e apressar os outros.
4- tendente a gostar de msica dolente. 5- organizado na vida e no trabalho. 6-Costuma perder as suas coisas e culpar os outros.

7-Tem a tendncia inata a ser bruto, ditador, mau, insensvel e preguioso.

SUPER EXTROVERTIDO OU SANGNEO

1. emocional, chora com facilidade, afetuoso, brincalho, alegre e animado. 2. Conversa quase sempre trocando as coisas e as

3 - D para orador, humorista, vendedor


4- gregrio, explosivo (d curto-circuito). 5- precipitado, no mede conseqncias dos atos. 6- imprudente na vida amorosa, nas finanas, nos negcios, nos compromissos, etc. Quando se arrepende, tarde.

7- propenso ira instantneas, mas no guarda ressentimentos.


8- propenso perda total ou parcial a vontade por doena). 9- Se cansa facilmente, por causa da muita e constante perda de energia fsica, emotiva e mental.

10-No descobre nem admira as belezas naturais, o por do sol, o canto das aves, o sorriso de uma criana, etc.

CONCLUSO
1) - A ignorncia dos temperamentos dos cnjuges resulta muitas das vezes nos chamados Incompatibilidade de Gnios. A propsito, pergunte ao seu cnjuge qual o seu temperamento, e onde voc precisa controlar mais ? 2) - No podemos julgar os outros luz do nosso temperamento. 3) - No podemos confundir temperamento com:

a) Falta de educao, m formao social.


b) Disfunes orgnicas do indivduo. c) Defeitos do carter.

SOLUO PARA AS NOSSAS DEFICINCIAS TEMPERAMENTAIS

Enchei-vos do Esprito, Ef 5.18.


E o resultado ser: 1) Uma vida alegre, Ef 5.19.

2) Uma vida de gratido, Ef 5.20.

OS DEZ MANDAMENTOS PARA O MATRIMNIO FELIZ

I Confiar total e completamente um no outro.


II Deixar que o amor seja o guia supremo. III Evitar dar crdito a evidncias circunstanciais. IV Estar disposto a sacrifcios.

V Lembrar que o companheirismo comea no lar VI No permitir ressentimentos.


VII Levantar um altar familiar. VIII Estar pronto a perdoar e a esquecer. IX Por a vontade de Deus acima da vontade individual.

O MARIDO COMO CABEA DA FAMLIA


O marido, diz a Palavra de Deus, deve ser a cabea do casal, I Co 11.3, ou seja, a direo, o planejamento familiar, a estruturao dos projetos, dos fins a ser perseguidos deve ser de iniciativa e deciso do marido. Isto, entretanto, no quer dizer, como tm entendido os homens brasileiros, tpicos machistas latino-americanos, que o marido deva ser um ditador no lar, o nico senhor, o dono absoluto da verdade, que pela ameaa, pela fora fsica e pela brutalidade domine os demais membros da famlia. Em primeiro lugar, a Bblia diz que, embora o marido seja a cabea da mulher, Cristo a sua cabea, I Co 11.3. Ora, toda e qualquer deciso, toda e qualquer autoridade do marido est submetida a Cristo e sua vontade. O marido , assim, mero despenseiro de Cristo no lar e, como tal, deve ser achado fiel ao seu Senhor, I Co 4.1,2. Quo diferente , pois, o modelo bblico do que vemos, freqentemente, nos lares de crentes brasileiros !

A cabea do casal importa em ter capacidade intelectual, em pensar, em ter condies de dirigir os demais membros da famlia. Lamentavelmente, vemos, hoje em dia, famlias desorientadas, perdidas, em que a mulher obrigada a tomar decises e a dar as rdeas na sua casa, porque o marido no tem juzo, no pensa, no raciocina, no se comporta como um verdadeiro "macho". Na Bblia, o "macho" aquele que pensa, que projeta, que planeja, no o que espanca, bate e usa da fora bruta. Um marido que no tem capacidade de planejamento, que no prev todas as hipteses possveis corre o risco de deixar sua famlia em situao difcil, ainda que seja santo, como o caso do profeta cuja viva teve de ter o socorro miraculoso de Eliseu para superar a dificuldade por ele deixada, I Rs 4.1-7. Portanto, o marido deve ser o provedor e protetor do lar, tanto no aspecto material como tambm moral e espiritual. Na lei de Moiss h uma determinao que demonstra que a proteo, responsabilidade do marido e pai, leia:

O PARAPEITO DO LAR
Quando edificares uma casa nova, fars no seu telhado um parapeito, para que no ponhas culpa de sangue na tua casa, se algum de alguma maneira cair dela, Deuteronmio 22.8

A Lei exigia a construo do parapeito em volta do terrao a fim de evitar que algum casse e morresse. Embora o texto seja literal, faremos uso dele, para ilustrarmos sobre a necessidade do parapeito moral e espiritual, que o marido e pai deve construir na sua casa. bem possvel que o parapeito material de sua casa esteja slido. Mas, e o parapeito moral e espiritual? Seria uma calamidade um filho sofrer um acidente na sua estrutura moral por culpa do pai! A fim de enfatizarmos sobre a importncia desse parapeito, transcrevemos a seguir, uma estatstica sobre duas famlias americanas, uma famlia convertida e outra totalmente incrdula:

Um moo totalmente incrdulo, casou-se com uma moa incrdula. Ambos eram rebeldes e destitudos de qualquer princpio cristo. A sua descendncia teve o seguinte resultado: 1026 descendentes. 300 morreram prematuros.
100 foram parar na penitenciria, condenados em mdia de 13 anos de recluso.

190 ingressaram no meretrcio.


100 foram alcolatras. Esta famlia custou ao governo americano milhes de dlares, pois mais de 60% dos seus membros sofreram as conseqncias da incredulidade do casal tronco.

Um pastor que viveu nos tempos coloniais, autor do conhecido sermo Pecadores nas mos de um Deus irado, que comoveu o pas; quando moo casou-se com uma moa crente de elevadas qualidades. E essa unio teve o seguinte resultado:
729 descendentes. 300 foram pastores. 65 foram professores de escolas secundrias.

13 foram presidentes de Universidades. 60 autores de bons livros.


3 foram membros do Congresso Americano. 1 foi Vice-Presidente dos Estados Unidos. Com exceo de um neto que se desviou, nenhum outro descendente pesou negativamente no oramento da Unio.

O MARIDO O PROTETOR DO LAR

Portanto, dever do marido, como cabea do lar, construir o parapeito moral e espiritual; e isso somente possvel com o temor a Deus, amor sem reserva famlia, muita dedicao, orao e dependncia espiritual, exemplo de vida, e finalmente, com o exerccio da disciplina, como preceitua a Palavra de Deus. Caso contrrio, pode ocorrer o que ocorreu com um pai que recebeu uma carta de adeus de seu filho de apenas 19 anos de idade; caso ocorrido em um hospital de So Paulo, a carta dizia:
Pai, acho que neste mundo ningum procurou descrever seu prprio cemitrio. No sei como meu pai vai receber este relato, mas preciso de todas as foras enquanto tempo. Sinto muito, meu pai, acho que este dilogo o ltimo que tenho com o senhor, sinto muito mesmo... Sabe, pai, est em tempo do senhor saber a verdade de que nunca desconfiou. Vou ser breve e claro, bastante objetivo. O txico me matou, travei conhecimento com meu assassino aos 15 anos de idade. horrvel, no, pai?

Sabe como conheci essa desgraa? Por meio de um cidado elegantemente vestido, bem elegante mesmo, e bem falante, que me apresentou ao meu futuro assassino: A droga. Eu tentei recusar, tentei mesmo, mas o cidado mexeu com o meu brio, dizendo que eu no era homem. No preciso dizer mais nada, no pai? Ingressei no mundo do vcio. No comeo foi o devaneio; depois as torturas e a escurido. No fazia nada sem que o txico estivesse presente. Em seguida, veio a falta de ar, o medo, as alucinaes. E logo aps a euforia do pico novamente, eu me sentia mais gente do que as outras pessoas, e o txico, meu amigo inseparvel, sorria, sorria. Sabe, meu pai, a gente, quando comea, acha tudo ridculo e muito engraado. At Deus eu achava cmico. Hoje no leito de um hospital reconheo que Deus mais importante que tudo no mundo. E que sem a sua ajuda eu no estaria escrevendo esta carta. Pai, eu s estou com 19 anos, e sei que no tenho a menor chance de viver. muito tarde para mim. Mas ao senhor, meu pai, tenho um ltimo

Pedido a fazer; mostre esta carta a todos os jovens que o senhor conhece. Diga-lhes que em cada porto de escola, em cada cursinho de faculdade, em qualquer lugar, h sempre um homem elegantemente vestido e bem falante que ir mostrar-lhes o futuro assassino e destruidor de suas vidas e que os levar loucura e morte, como aconteceu comigo. Por favor, faa isso, meu pai, antes que seja tarde demais para eles. Perdoe-me, pai... J sofri demais, perdoeme tambm por faz-lo padecer pelas minhas loucuras.
Adeus, meu pai Algum tempo aps escrever esta carta, o jovem morreu.

OS DEZ MANDAMENTOS PARA O PAI CRISTO


I No considerars nenhum outro grupo mais importante do que a tua famlia e a ela sers fiel em todas as circunstncias. II Ensinars aos teus filhos a amar, respeitar e obedecer. III Sers um esposo atencioso e dedicado..

IV No falars de modo imprprio a um cristo. V Fars do domingo um dia separado para Deus.
VI Providenciars o bem bsico e espiritual para sua famlia. VII Promovers e dirigirs o culto domstico no lar.

VIII Sers honesto em todo o procedimento. IX Respeitars os desejos e a liberdade individual dos seus.
X Sers o chefe da famlia guiando-a com amor e temor de Deus

O MARIDO COMO O AMADO DA ESPOSA

O um fogo que arde sem se ver.


Luiz de Cames

O amor o solo onde crescem todas as demais virtudes espirituais, o solo no qual surgem e se desenvolvem.
Dr. Champlin

Depois de Deus, o grande amor da vida de um homem deve ser sua esposa. O amor do marido pela esposa deve ultrapassar todos os limites humanos, pois o verdadeiro amor do marido de origem sobrenatural. o amor gape, amor divino, Ef 5.25. Amor incondicional, voluntrio, sacrificial e profundo. O amor a energia que vitaliza todos os elementos inerentes vida conjugal. Sem ele, a morte tem penetrao at mesmo no mais nfimo detalhe da vida de um casal. ORAO DOS DOIS
Pai e filho preparavam-se para dormir. O menino, ajoelhado junto a seu pai, disse com voz terna e f viva: Deus santo, faze que eu seja bom como meu pai, forte e sbio como ele. Peo por Cristo, nosso amado Senhor. Amm. Assim que o filho adormeceu, o pai se ajoelhou junto caminha e orou com sincera contrio e comovido at alma: Deus Pai, faze-me como meu filho, puro e inocente e d-me uma f simples como a dele. Por Cristo, Amm.

TIPOS DE MARIDOS MAL SUCEDIDOS Indeciso: nunca toma decises, no sei, etc. Crtico: em tudo v algo errado.

Explosivo: estopim curto, nunca se sabe quando explodir.


Preguioso: no trabalha. Silencioso: no se comunica no lar, massacra com silncio. Desequilibrado: um dia est para cima, outro para baixo.

Insensvel: nada lhe toca, no tem percepo, frio.


Teimoso: nunca admite o erro. Brincalho: no leva nada a srio.

Liberal: no h doutrinas, nem disciplina

Negligente: negligencia a responsabilidade. Ciumento: (sem causa) imaturo, desconfiado, inseguro.

Camaleo: se comporta conforme o ambiente: Democrtico: toma decises baseado em votaes.


Ditador: manda sozinho, sem ouvir a opinio da esposa. Hipcrita: fala bem da esposa e filhos na ausncia, mas hostil, calado e briguento na presena.

TIPOS DE MARIDOS IDEAIS


Amoroso.

Compreensivo.
Perdoador. convertido. Romntico.

Sincero. Cavalheiro.

Trabalhador. Honesto.
Fiel. Protetor. Provedor. Que nota sua esposa lhe daria como marido ? De 0 a 10.

LIO 4

Pais e Filhos

Cuidar de Filhos Cuidar de Vidas que Pertencem a Deus


Se Deus quisesse, Ele, que Onipotente, poderia ter feito o homem de modo diferente. Poderia ter criado uma rvore que gerasse seres humanos; poderia ter feito aparecer o homem dizendo apenas: Faa-se! Mas no foi assim. ? E por que no foi assim? Porque, sendo o homem imagem e semelhana de Deus, Ele quis que o ser criado participasse diretamente da procriao de novos seres, dando-lhes, no corpo, instrumentos maravilhosos, que so as glndulas, os rgos e o instinto sexual. A procriao, portanto, a continuao do ato criador de Deus, atravs do homem. Para tanto, o Senhor dotou o homem de capacidade procriadora, e instituiu o matrimnio e a famlia, objetivando a legitimao desse processo complexo, de significado transcendental.

Frutificai e multiplicai-vos, Gn 1. 27,28, foi a ordem de Deus ao primeiro casal. Essa ordem no foi dada a solteiros, mas a um casal. O uso dos rgos sexuais, na unio dos corpos, privativo dos casados, no plano de Deus. Fora do casamento, qualquer relao sexual ilegtima, clandestina, pecado. Na previso de Deus, a procriao seria efetivada na unio conjugal, sem as dores excessivas do parto. Mas, com a queda, o Senhor disse mulher: Com dor ters filhos, Gn 3.16. ainda assim, como um estmulo ao procriadora de Deus, Ele colocou na unio sexual o prazer, desfrutado pelo casal, no leito conjugal. A procriao algo sublime e maravilhoso. Se o homem pensasse profundamente nisso, ante os insondveis propsitos de Deus, ficaria feliz e orgulhoso de ser agente de to grande processo, originado na mente infinita do Criador. O salmista teve essa viso, dada pelo Esprito Santo. Ele, assim se expressou, pensando na procriao:

...Entreteceste-me no ventre da minha me. Eu te louvarei porque de um modo terrvel, e to maravilhosos fui formado; maravilhosas so as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos no te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe... Salmos 139. 13-16.
Que grande revelao!
O homem de Deus recebeu o entendimento de coisa to profunda, muito antes de haver a cincia penetrado nos arcanos do corpo humano. Ele compreendeu que foi entretecido no ventre de sua me. Viu que isso no era comum nem simples, mas que a formao do ser humano, no ventre, de um modo terrvel, e to maravilhoso.

A cincia, com permisso de Deus, j descobriu como se passa grande parte desse modo terrvel e maravilhoso. Resumidamente, desejamos registrar aqui o que aprendemos nos livros sobre concepo, e veremos que a Bblia tem razo, quando usa termos to elevados para descrev-la. Como se sabe, cada ms, num dos ovrios da mulher, um vulo se desenvolve e cresce. Ele tem cerca de um milsimo de milmetro de dimetro. Catorze dias depois, o vulo lanado numa das Trompas de Falpio, que uma espcie de condutor que vai at o tero. A viagem dura de dois a sete dias. A trompa de Falpio se movimenta, levando o vulo em direo ao tero. Se, dentro de 12 a 24 horas, o vulo encontrar um espermatozide, ser fecundado; se no, se degenerar. Enquanto isso, o tero se prepara para receber o vulo fecundado, que se chama ovo. Na relao sexual, o rgo masculino lana os espermatozides em direo ao tero da mulher. So cerca de 200.000.000, contudo,

somente um vai penetrar no vulo para fecund-lo. O espermatozide vai at a trompa, ali, pode esperar pelo vulo at dois dias. Se no o encontrar, morre. Encontrandoo, penetra no vulo, formando o ovo. Um s entre milhes! Por que este em vez de qualquer outro? impossvel saber. A cincia ignora tambm. Nenhum olho humano viu um espermatozide penetrar no vulo. Mas os olhos de Deus viram o meu corpo ainda informe. Quando o espermatozide penetra no vulo, o seu ncleo se funde com o ncleo do vulo. Nasce a primeira clula de um novo ser humano! Trs horas depois da fecundao, o ovo comea a se dividir, caminhando para o tero. Era uma clula; agora so duas; depois quatro; oito, dezesseis, e assim por diante... Chegando ao tero, o ovo se liga mucosa uterina. Nela penetra, fazendo um verdadeiro ninho, onde se desenvolver durante nove meses, alimentando-se e crescendo.

A vida e a estrutura de um homem ou de uma mulher esto definidas no lugar no lugar sagrado do tero materno: No oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Com menos de dois milmetros, pesando um grama, ali est uma pessoa, um ser vivo, criado por Deus. A prtica do aborto, segundo entendemos pela Bblia, um crime hediondo, um assassinato, pois, logo cedo, no tero, aps a fecundao, surge a primeira clula de uma pessoa, com seus caracteres definidos, desde a estrutura interna, os ossos, os tecidos, at a cor e ondulao dos cabelos, e a cor dos olhos! O homem, principalmente, o servo de Deus, deve, ento, sentir-se em um nvel superior, por saber que pode contribuir para o surgimento de uma nova vida, um ser humano, que no existia antes. No ato da procriao, o homem torna-se um co-participante da obra criadora de Deus.

As Primeiras Doze Semanas de Vida.


Dezoito dias O corao bate e bombeia sangue por vasos
circulatrios prprios.

Cinco Semanas Aparecem o nariz a as bochechas; h indcios


dos dedos.

Seis semanas Principia a funcionar o sistema nervoso.


Esboa-se o esqueleto; os rins, o estmago e o fgado comeam a trabalhar.

Sete semanas A criana ainda por nascer emite as suas


prprias ondas cerebrais. O bebezinho tem j todos os seus rgos externos e internos. Apresenta uma face, olhos, nariz, lbios e lngua.

Nove e dez semanas Funcionam as glndulas tiride e suprarenal. O beb pode piscar os olhos, engolir e reagir a sons fortes.

Dez semanas A criana por nascer tem basicamente tudo


que se pode achar na recm-nascida.

Doze semanas As impresses digitais acham-se


completamente formadas; manter-se-o inalterveis pelo resto da vida, a no ser pelo tamanho. O menino ou menina tem j uns dez centmetros e pesa cerca de 29 gramas. Para esta pequena criana tudo quanto agora resta crescer, se no for vtima de um aborto.

Para ilustrar a gravidade da prtica do aborto, reproduzimos a seguir um Dirio de uma criana que no chegou a nascer
5 de outubro: Hoje iniciou minha vida. Papai e mame ainda no sabem. Sou menor do que uma cabea de alfinete e, mesmo assim, j sou um ser independente. Todas as minhas caractersticas fsicas e espirituais j esto determinadas.

Terei, por exemplo, os olhos do meu pai e os cabelos louros e ondulados de minha me. Tambm isto est decidido: serei menina. 19 de outubro Meus primeiros vasos sangneos, minhas veias, so formadas. Como meus rgos ainda no esto completos, mame ainda precisa sustentar-me com seu metabolismo. Quando tiver nascida, somente vou precisar do seu leite por algum tempo. 23 de outubro Minha boca est se formando. Daqui a um ano j vou sorrir quando meus pais se debruarem sobre meu bero. Minha primeira palavra ser mame... A afirmao de que ainda no sou uma pessoa, mas somente parte do corpo de minha me, realmente ridcula! No tenho, nem ao menos, o mesmo grupo sangneo dela.

25 de outubro Meu corao comeou a bater. Ele executar sua tarefa, sem descanso, at ao final de minha vida. uma grande maravilha! 2 de novembro Meus braos e minhas pernas comeam a crescer; mas at ficarem totalmente completos e utilizveis, ainda vai passar um bom tempo, mesmo aps o meu nascimento. 12 de novembro Agora comeam a nascer os meus dedos. Com eles vou conquistar meu mundo e firmar amizade com outras pessoas. 20 de novembro Hoje o mdico disse minha me que ela me leva debaixo do seu corao. Como deve ser grande sua alegria!

25 de novembro Agora j se poderia ver que vou ser menina. Certamente meus pais esto pensando como vo me chamar. Ah! Se eu pudesse saber.
28 de novembro todos os meus rgos esto completos. Fiquei muito maior.

10 de dezembro Esto nascendo meus cabelos e minhas sobrancelhas. Como minha me ficar feliz com sua filhinha loura! 13 de dezembro Logo vou poder ver. Meus olhos somente esto fechados porque minhas plpebras esto presas. Luz, cores, flores tudo deve ser maravilhoso! O que mais me deixa feliz que vou ver minha me... Se no demorasse tanto! Ainda faltam mais de 6 meses...!

24 de dezembro Meu corao est completo. Dizem que

h bebs que j nascem com o corao doente. Ento so feitos enormes esforos para salv-los, por meio de operaes. Graas a Deus, meu corao perfeito, vou ser muito forte. Todos vo ficar felizes. 28 de dezembro Hoje minha me me matou!

Foi interrompido o maior projeto divino, a vida. Inmeras realizaes no sero mais realizadas. O sonho terminou. No se sabe quantos benefcios essa me furtou da humanidade, com este ato cruel e desumano.

A criana, ser humano em desenvolvimento, necessita ser formada e moldada para, ao atingir a idade adulta, poder cumprir os sublimes propsitos divinos estabelecidos para o homem. Deus criou a famlia, exatamente, para que haja esta formao e desenvolvimento. A famlia o ambiente em que a criana deve ter a mxima valorizao, pois, de certo modo, uma das razes de ser da instituio familiar a prpria gerao e formao das crianas para a perpetuidade da espcie humana na Terra. J vimos, na lio anterior, que os pais tm uma autoridade dada por Deus na famlia, autoridade esta que, como toda autoridade humana, uma verdadeira mordomia, ou seja, os pais recebem, da parte de Deus, uma responsabilidade, algo que os juristas denominam de poder-dever.

Alm dos pais serem co-participantes do ato criador de Deus, so eles tambm responsveis por educ-los, exercendo uma posio de superioridade em relao aos filhos, os quais, devem obedecer aos seus pais e lhes devotarem honra, no menos verdadeiro que, em correspondncia a esta honra e submisso, os pais, tambm, assumem compromissos diante dos filhos e, o que muito mais relevante, diante de Deus, uma vez que tero de educar, sustentar (material e espiritualmente) seus filhos at que eles prprios formem novas famlias, consoante a prpria determinao divina expressa em Gn 2.24. Os pais cristos precisam ter como base para o relacionamento com os seus filhos, o prprio relacionamento que Deus, como Pai celestial, mantm com os seus filhos espirituais. A Bblia demonstra que o relacionamento entre Deus e os primeiros pais era um relacionamento marcado por algumas caractersticas, que podemos aqui salientar, visto que tais caractersticas devem estar presentes em toda relao entre pais e filhos, a saber:

BNO A primeira atitude divina em relao ao homem, aps a criao, relatada nas Escrituras a bno, Gn 1.27,28. Assim como o primeiro casal foi de imediato, abenoado por Deus, temos hoje, o costume dos noivos comparecerem no altar a fim de receberem a bno de Deus para o seu enlace nupcial; contudo, no podemos esquecer que os filhos tambm so bnos que Deus concede aos pais, e os pais, enquanto verdadeiros instrumentos divinos para a formao deste novo ser, devem, antes de tudo, abenoar seus filhos. Os pais so abenoados para serem abenoadores. Este, alis, o sentido do velho costume de os filhos pedirem a bno de seus pais, costume este que, lamentavelmente, , hoje, rarssimo, mesmo no meio do povo de Deus. A palavra hebraica usada no Velho Testamento para bno uma das mais importantes da Bblia. Ela usada cerca de 640 vezes no Antigo Testamento. Na vida da famlia judaica, os filhos levavam muito a srio o fato de serem abenoados pelos seus pais; Abrao pronunciou bno para

seu filho Isaque. Isaque pronunciou bno para seu filho Jac. Jac pronunciou bno para seus filhos. bom que se diga que palavras negativas podem destruir os filhos emocionalmente. No costume judaico, antes que as crianas aprendam a andar, elas so levadas nos braos pelos seus pais, aos sbados e nos dias santos, para receberem a sua bno. Quando j sabem andar, devem ir de vontade prpria com o corpo inclinado e a cabea baixa e receber a bno. Desde os tempos do Antigo Testamento at os nossos dias, a bno tem sido uma ddiva importante oferecida s crianas judaicas. Na realidade, ela um dever dos pais para com os filhos. INSTRUO Deus jamais castigou ou puniu o homem sem antes lhe ensinar o que deveria fazer. Vemos que as primeiras palavras que Deus dirigiu aos seres humanos foram palavras de orientao, foram prescries de regras, com indicao das conseqncias pela sua inobservncia, Gn 1. 26,28-30; 2.16,17. Ser pai ser modelo. Permita-se admitir

Permita-se admitir estar errado, quando falhar na presena dos filhos. Eles precisam de PAIS HUMANOS e saber que ERRAR HUMANO. No se mostre onipotente na presena dos filhos. Eles precisam de pais ao alcance, e no de dolos distantes. Permita-se dizer NO SEI, em vez de dizer: agora no tenho tempo, ou no posso, ou pergunte para... Com certeza eles ficaro mais felizes por ter um pai ao alcance de seu conhecimento, um pai presente. No desrespeite NORMAS na presena de seus filhos, pois eles vo aprimorar os erros vistos nos pais. LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE Quando Deus prescreveu ordens e regras para o primeiro casal, f-lo de forma a garantir a liberdade para o casal primordial. De toda a rvore do jardim, comers livremente, Gn 2.16b, disse o Senhor, garantindo, assim, que os nossos primeiros pais teriam o livre-arbtrio, ou seja, o poder de escolher entre obedecer, ou no, ao Senhor.

Assim, os pais devem, tambm, relacionar-se com seus filhos de modo a preservar-lhes a liberdade. Deus nunca foi um ditador ou um tirano cruel e os pais no devem se comportar desta maneira com relao a seus filhos. Entretanto, liberdade no se confunde com libertinagem. CUIDADO CONTNUO Deus no criou o primeiro casal e o deixou prpria sorte. Muito pelo contrrio, Deus tratou de criar condies para que o casal cumprisse com o papel a ele destinado. Deus fez um jardim no den e nele colocou o homem, havendo, no jardim, todo o necessrio para a sobrevivncia com qualidade do ser humano, Gn 2.8-14. Os pais, tambm, no devem, simplesmente, gerar os filhos e deix-los prpria sorte, na escola do Deus te crie ou, como dizem outros, na escola da vida, mas devem criar as condies para que as crianas possam se desenvolver e se formar como homens e mulheres de carter e de habilidades mnimas para viverem em sociedade. Os pais devem criar o jardim no qual, os filhos possam se tornar

fisicamente sadios, onde tambm possam se tornar adultos com virtudes espirituais e morais. INTERESSE E ACOMPANHAMENTO Deus no se contentou, apenas, em criar condies para que o casal primordial vivesse bem, mas tambm, diariamente, ia ao encontro do casal, para com ele dialogar, Gn 3.8, permitindo aos nossos primeiros pais que apresentassem suas dvidas, angstias, desejos. Deus, dia aps dia, fazia o acompanhamento do casal primordial e se colocava sua disposio para todo e qualquer assunto, orientando-os, ensinando-lhes e aprofundando a comunho que existia entre o Criador e suas mais sublimes criaturas terrenas. Os pais, tambm, devem se apresentar, diariamente, a seus filhos, mostrando interesse, companheirismo e elucidando todas e quaisquer questes que se apresentem ao longo da vida. interessante que os pais estejam sempre atentos ao comportamento dos seus filhos, a fim de evitar desvios de rota.

Foi devido ao interesse e acompanhamento que Deus detectou o problema, antes mesmo que o homem dele tomasse conscincia, pois, viu Deus que no era bom que o homem estivesse s, Gn 2.18, criou, desta forma, uma estratgia para solucion-lo. ENSINO PRTICO Deus, apesar de ser onipotente, no um ser que prive o homem de iniciativas e de aes em geral. No episdio da criao da mulher e da famlia, Deus, embora tenha previsto o problema, no trouxe, de imediato, a soluo, nem impediu que o homem solitrio, por si s, entendesse a problemtica e tirasse importantes lies a respeito dela. Ao ver que o homem estava solitrio, o Senhor f-lo saber, em primeiro lugar, que tinha inteligncia, algo que mostrou de forma prtica, pois fez o homem nomear todos os animais, Gn 2.19,20. O homem, assim, percebeu sua importncia na ordem da criao, sua inteligncia e, simultaneamente, conscientizouse de que estava solitrio. S, ento, Deus providenciou o aparecimento da mulher e da famlia, Gn 2.21.

Com esta atitude, Deus nos mostra que os pais no devem fazer tudo para seus filhos, mas, sempre sob sua orientao, permitir que os filhos, paulatinamente, atravs de aes prprias, venham a adquirir independncia e faam o que est ao seu alcance. um grave erro a super proteo que caracteriza a educao de certas famlias, que cria homens e mulheres dependentes, sem iniciativa. Deus nunca faz aquilo que o homem pode fazer. O treinamento da criana no processo de educao deve responder a trs importantes perguntas: 1. A criana deve fazer isso? (uma questo de valor) 2. A criana pode fazer isso? (uma questo de competncia) 3. A criana quer fazer isso? (uma questo de motivao). O ensino jamais deve faltar na famlia. Verdade que, medida que os filhos vo crescendo e adquirindo independncia, a

interveno dos pais vai diminuindo, mas jamais os pais deixaro de ser mestres dos seus filhos. At hora da morte, os pais tm algo a ensinar a seus filhos, como se v nas Escrituras, como nos casos de Jac, Gn 49 e Davi, I Rs 2.111.

A Mordomia do Lar
Definio:
Mordomo Mor maior Domo da casa = Administrador As finanas em muitos lares tem sido um cavalo de batalha. O controle financeiro proporciona bem-estar na famlia. 1. Ponto Bsicos: a) Ter uma concepo bblica sobre o 6.12;19.21,25,31,34; I Tm 6.6-10; Pv 3.9,10. dinheiro, Mt

Ser dizimista, Ml 3.10; Ag 1. 6-11.


Investir no Reino de Deus (misses), I Rs 17. 8-16. b) Ter habilidade para fazer oramento, Ex 16. 17,18.

c) No permitir disperdcio, Jo 6.12. d) Saber aplicar a sobra, Lc 19.23.


e) Evitar tomar emprstimo, Dt 15.6; Rm 13.8. Para comprar itens suprfluos. Para comprar itens que desvalorizam

f) Antes de comprar qualquer coisa, pense: O que, por que, quando, onde e como comprar?
No esquea da ordem de prioridades domsticas.

g) Manter as despesas sempre abaixo da receita familiar.


No gastar por conta do dinheiro que ainda no recebeu.

h) Procurar viver de acordo com o seu poder aquisitivo, Pv 13.7; Hb 13.5; I Tm 6.8. i) Saber usar economicamente os seguintes itens: Alimentos
Sabo Sabonete Creme dental

Shampoo Creme de barbear

Papel higinico

Energia
Telefone gua, etc. etc.

Introduo
A famlia foi a primeira instituio criada por Deus para os homens, pois, sem ela, no poderia haver o cumprimento de todas as tarefas atribudas ao homem pelo Senhor. Antes da queda, era a nica instituio necessria para que houvesse a plenitude de vida ao homem. Entretanto, depois da queda, diante da necessidade da salvao do homem, Deus iniciou o Seu plano, existente desde antes da fundao do mundo, Ap 13.8, para o resgate do homem, plano este que contemplava um grande mistrio: a Igreja, que seria uma nova instituio, destinada a reunir, novamente, os homens com Deus, Ef 3. 9,10. Ora, ambas as instituies foram criadas por Deus e cada uma tem um propsito diverso: a famlia, como vimos na lio anterior, busca conceder os meios para que o homem cumpra o seu papel nesta terra; a Igreja uma reunio dos salvos para pregar o evangelho, atingir a perfeio espiritual e perseverar at o fim, a fim de alcanar a glorificao do corpo. Deste modo, vemos que a famlia e a Igreja tm objetivos distintos, mas que se interdependem, pois no pode um salvo cumprir sua tarefa na Igreja sem faz-lo dentro de sua famlia.

A FAMLIA COOPERANDO COM A IGREJA


A famlia exerce um papel primordial para a vida da igreja local. Como bem afirmou a verdade prtica desta lio, impossvel que surja alguma igreja sem famlia, da porque ser fundamental que a famlia colabore e coopere para a igreja, inclusive porque, sem a famlia, a igreja simplesmente no existir. neste passo, portanto, que devemos repudiar, com veemncia, prticas religiosas que tm como finalidade a excluso do integrante do grupo social religioso do seu convvio familiar. Alguns tm defendido esta prtica com base numa distorcida interpretao da passagem de Lc 14.26, segundo a qual, a vida crist estaria em contradio com a vida familiar, o que, entretanto, no verdade.

O texto nada mais fala seno que devemos dar prioridade a Deus sobre todas as coisas, mas jamais diz que a condio para que algum sirva a Jesus a de abandonar a sua famlia, tanto que o texto fala em aborrecer familiares e a si mesmo. Seguindo o raciocnio destas pessoas, ento, para se servir a Jesus, era preciso se suicidar ou odiar a si mesmo? Claro que no! A famlia, portanto, simplesmente por existir, j est contribuindo para o xito da igreja local, j que sua existncia permite que haja igrejas locais. Sem a famlia, a igreja, simplesmente, no existir e no poder cumprir o seu papel. Eis um dos mais importantes motivos para que o diabo tente destruir as famlias, pois, em as destruindo, estar atingindo, de modo fatal, as igrejas locais.

A primeira cooperao que a famlia pode dar igreja a de ser um lar onde o fogo do Esprito Santo nunca se apague, o de ser um altar dedicado a Deus. por isso que Josu podia dizer que, ainda que os demais israelitas escolhessem servir a outros deuses, sua casa continuaria servindo ao Senhor, Js 24.15 e porque a igreja no sucumbiu quando ocorreu a primeira grande perseguio, que procurou isolar os apstolos do restante dos crentes. A fora da igreja no pode estar na sua liderana, no seu governo, mas em cada famlia que a compe. A segunda forma de cooperao da famlia com a igreja local o bom testemunho, pratica de boas obras que faro com que os homens glorifiquem a Deus, Mt 5.16.

A importncia do testemunho tanta que a Bblia Sagrada diz que o testemunho do crente entre os seus familiares que no so crentes fundamental para a salvao dos demais integrantes da famlia, I Co 7.16; I Pe 3.1. Se um integrante da famlia tem este poder e autoridade, que dizer de uma famlia inteira? A famlia de Filipe era uma referncia na igreja de Cesaria, At 21.8,9, com certeza, a fonte de autoridade de seu ministrio ali, como, via de regra, deve ser a famlia de todo obreiro, I Tm 3. 4,5. A terceira forma de cooperao da famlia com a igreja local a educao doutrinrio-religiosa dos integrantes da famlia, mais precisamente, dos filhos pelos pais ou, ento, dos integrantes crentes mais antigos em relao aos novos convertidos. A famlia deve, tambm, transmitir a Palavra de Deus s crianas e aos jovens e adultos neoconversos, de modo a incutir-lhes a vontade de Deus atravs das Sagradas Escrituras.

Esta uma atividade que , precipuamente, da famlia, que no poder ser, em absoluto, substituda por qualquer departamento ou segmento da igreja local, Dt 6.6-9. A quarta forma de cooperao da famlia com a igreja local a sua presena regular nas reunies e atividades da igreja. Sem que a famlia participe das atividades e reunies da igreja local, no h como a igreja, que formada de famlias, poder cumprir o seu propsito de evangelizao e de aperfeioamento espiritual dos crentes. preciso que a famlia participe ativamente de todas as reunies e atividades da igreja local. importante salientar que os cultos promovidos pelo departamento da mocidade, deve ter a participao dos pais e vice-versa. Um bom modelo a ser seguido , precisamente, o da Escola Bblica Dominical, onde, apesar do respeito s especificidades de cada faixa etria e de gnero, as famlias no so repartidas nem desunidas na igreja local.

A quinta forma de cooperao da famlia com a igreja local a contribuio financeira. A igreja, como sabemos, enquanto organizao, uma pessoa jurdica e, como tal, depende de recursos materiais para a sua subsistncia. Como ensina conhecido lder das Assemblias de Deus no Brasil, Deus o dono da prata e do ouro, prata e ouro que colocou no bolso dos crentes. Por isso, indispensvel que, na organizao do oramento familiar, as famlias participantes da igreja local no se esqueam de providenciar recursos para a igreja, seja atravs do dzimo, seja atravs de contribuies voluntrias, seja, ainda, atravs da participao da ajuda aos necessitados do apoio econmico-financeiro da igreja local. Alis, desta contribuio que depender a prpria realizao de uma das tarefas da igreja local, que a assistncia social.

A sexta forma de cooperao da famlia com a igreja local est na abertura de espao do lar para a evangelizao. As famlias devem abrir suas portas para que a igreja efetue seu trabalho de evangelizao e de discipulado e integrao dos novos convertidos. Na medida do possvel e dentro das possibilidades de cada casa, devem os familiares colaborar com o trabalho de evangelizao da igreja local, disponibilizando seus lares para a realizao de cultos de pregao da Palavra de Deus, como tambm para a realizao de reunies de orao e de estudo da Palavra de Deus, sempre sob a superviso e coordenao da liderana da igreja. Muitas vezes, em virtude das dificuldades trazidas pelo trabalho de cada um, pela prpria distncia de certas reas do templo da igreja local ou outras dificuldades, torna-se impossvel a freqncia de determinado segmento da igreja a algumas reunies da igreja local.

As famlias devem estar sensveis a isto e se colocar disposio para suprimento destas deficincias, visando, sempre, o crescimento da igreja local, tanto na quantidade, quanto na qualidade. A stima forma de cooperao da famlia com a igreja local est na hospitalidade. As famlias devem abrir suas portas para hospedar visitantes e convidados de outras comunidades quando da realizao de grandes reunies e festividades na igreja local. Sabemos que os dias so trabalhosos e, mormente nas grandes cidades, impregnadas de violncia e criminalidade, a prtica da hospitalidade tem exigido um critrio cada vez mais rigoroso e, no raro, passa a ser algo totalmente inexistente no nosso meio. Entretanto, cabe s famlias, com prudncia, promover esta atividade, que muito contribuir para o bem-estar dos domsticos da f e para a prpria qualidade do trabalho que estar se desenvolvendo.

A IGREJA COOPERANDO COM A FAMLIA


A primeira forma de cooperao da igreja com a famlia a considerao da sua estrutura familiar. Jamais a igreja local poder tomar qualquer atitude, qualquer medida sem levar em conta o que isto representar para as famlias de que se compe. A liderana da igreja deve sempre, em seu planejamento, ter como fator relevante de toda e qualquer medida a ser tomada qual o efeito, qual a repercusso que se ter na vida familiar de cada membro esta, ou aquela, providncia. No pode a liderana levar em conta os laos e relacionamentos familiares, desprezando a Palavra de Deus, mas nunca poder ser negligente a ponto de no avaliar quais as conseqncias que se lanaro sobre as famlias uma certa ao.

Paulo, nas saudaes de suas epstolas, sempre menciona famlias e casas, a indicar que sempre levava em conta este aspecto no seu ministrio. A segunda forma de cooperao da igreja com a famlia a orao. A igreja local formada por justos e a Bblia nos ensina que a orao do justo pode muito em seus efeitos, Tg 5.16. Faz-se necessrio que a igreja local ore continuamente pelas famlias, pea a Deus discernimento para a soluo dos problemas familiares bem como identifique os dardos inflamados que o inimigo tem lanado sobre as famlias da igreja local. Outrossim, a igreja deve, sempre, despertar nos crentes um desejo e um hbito de orao, pois, sem a orao familiar, no h como a famlia subsistir e famlias que no oram forma uma igreja que no ora. A terceira forma de cooperao da igreja com a famlia o aconselhamento.

A igreja local deve ter pessoas preparadas para aconselhar os integrantes das famlias, pessoas idneas, dotadas de conhecimento e graa de Deus, que sejam referncias para promoo de aconselhamento a casais, em suas dificuldades conjugais; a pais e filhos, nos problemas oriundos do conflito de geraes; aos jovens, no tocante a namoro e noivado. A liderana da igreja deve estar bem assessorada por homens e mulheres de Deus que possam servir de conselheiros a estas pessoas, pois, como nos ensina Salomo, na multido dos conselheiros, tanto h segurana quanto os projetos se confirmaro, Pv 11.14; 15.22. Lamentavelmente, nos nossos dias, temos muitos mexeriqueiros, mas pouqussimos conselheiros. A quarta forma de cooperao da igreja com a famlia a visita. Dissemos que cada famlia deve ser um altar dedicado ao Senhor, deve ser o incio da igreja, pois, como ensina um grande lder das Assemblias de Deus, a

igreja no comea na porta do templo, mas na casa de cada um de ns. Se a famlia uma extenso da igreja local, no pode ficar merc da igreja, deve ser, constantemente, visitada pela igreja local, a fim de que sejam aumentados os laos da famlia com a igreja, bem como se crie um efetivo comprometimento da famlia com a obra de Deus. Notadamente as famlias necessitadas e que esto sob acompanhamento devem ser alvo de visitas por parte da liderana da igreja local, a fim de que o trabalho que est sendo realizado seja verificado in loco. A quinta forma de cooperao da igreja com a famlia o ensino do modelo bblico de famlia, promovendo dentro das possibilidades, seminrios, palestras para adolescentes e jovens, reunies especiais para a famlia, encontro de casais, etc. A sexta forma de cooperao da igreja com a famlia a preservao da sua intimidade. imperioso, fundamental que os

assuntos e temas familiares sejam tratados com sigilo, com respeito intimidade de seus integrantes, sem exposio, constrangimento ou vexame perante a igreja local e perante a sociedade como um todo. Recentemente, lemos uma entrevista de uma filha de pastor que estava extremamente ressentida com a igreja, precisamente porque, segundo ela, tratam a famlia do dirigente da igreja local no como um exemplo, mas como uma vitrine que deve estar exposio contnua dos membros. Sem dvida alguma este tem sido o comportamento de muitos nas igrejas locais, com os quais no podemos concordar.

CONCLUSO
Como vimos, no podemos separar a igreja da famlia, nem esta daquela; ambas fazem parte do grande projeto de Deus para a humanidade. A Igreja um somatrio de famlia, porque no dizer, a Igreja uma famlia ampliada, mas a famlia uma igreja em miniatura. Portanto, convm que as nossas famlias sejam slidas, unidas e espirituais; porque, assim sendo, nossas igrejas tambm sero slidas, unidas e espirituais.

A COMUNICAO NO LAR
Textos: Tg 3.5-11; I Pe 3.10; I Co 1.10 Dois tipos de Comunicao: 1) Positiva, Ef 4.29; Pv 18.19-21 2) Negativa, Tg 3.10; Tg 3.5.

Benefcios da Comunicao: 1) Integrao. 2) Conhecimento. 3) Desenvolvimento. 4) Revelao. Trs pontos importantes da comunicao: Falar, o mais fcil. Ouvir, Tg 1.19; Pv 18.13. Compreender, o mais difcil.
Consta que ouvimos apenas 20% do que nos dito.

CINCO CATEGORIAS DE COMUNICAO


5) Categoria: 4) Categoria: 3) Categoria: 2) Categoria: 1) Categoria: Apenas superficial. Troca de Informaes Troca de idias e opinies Verbalizao de sentimentos e emoes Profundo discernimento, participao mtua de idias, opinies e sentimentos.

Palavras que matam o casamento, Ef 4.29.


Estpido. Mentiroso. Depois. Voc muito enrolado. V se te enxerga. Se recolha sua insignificncia. Me arrependo de ter casado com voc. Palavras que restauram o casamento

Palavras de apreciao (Muito obrigado(a). Palavras de percepo (Voc est lindo(a). Palavras de humildade (Me perdoe). Palavras de elogia (Est delicioso). Palavras de estmulo (timo). Palavras de amor (Eu te amo). Palavras de reconhecimento (Foi muito bom).

OS CINCO SEGREDOS DO PERDO, SL 32.1 No pode ser perdoado o pecado no confessado.

No pode ser lembrado o pecado perdoado.


No pode ser rejulgado o pecado j julgado. Perdo mais importante que condenao. Perdo mais importante que a cura. O QUE IMPORTANTE EM UMA CONVERSAO?

O momento adequado.
O lugar adequado O tom de voz.

Ser claro e objetivo. Respeitar a opinio do outro.


No ferir a sensibilidade do cnjuge.

Atacar o problema e no a pessoa. No fugir do assunto e apresentar solues.

Ouvir antes de responder, Pv 18.13; Tg 1.19. Falar de maneira que seja entendido, Pv 15.23,28.
Falar com amor, Ef 4.15. No brigar, pode at discordar, Pv 17.14; 20.3. No responder com raiva, Pv 15.1.

No implicar, Pv 17.9.

"O amor do casal ter que ser sempre cultivado e protegido, seno vir a sofrer, esfriar e at morrer, pois trata-se de amor humano, Mt 24.2; Ap 2.4; 3.16.

O RELACIONAMENTO SEXUAL E A BBLIA Textos: I Co 7.2-5; Hb 13.4.

O SEXO ERA DESFRUTADO ANTES DA QUEDA.


Leia, Gn 1.28,31; 2.24. Leito sem mcula, Hb 13.4. (leito no grego koite, que significa implantao de espermatozide). Sexo sem pecado.

BNO DO RELACIONAMENTO SEXUAL: Companheirismo.


Unidade fsica. Unidade emocional. Unidade espiritual.

Procriao.
Prazer e gozo conjugal, Ec 9.9.

A IMPORTNCIA DO SEXO PARA O HOMEM: Satisfaz seu instinto sexual.

Satisfaz seu senso de masculinidade. Faz crescer o amor pela esposa.


o ponto clmax da experincia conjugal A IMPORTNCIA DO SEXO PARA A MULHER Satisfaz seu senso de feminilidade.

Assegura-lhe do amor do marido.


Relaxamento do sistema nervoso. o ponto clmax da experincia matrimonial. AJUSTAMENTO CONJUGAL

No havendo ajustamento na rea sexual, no haver em nenhuma outra rea.

O cnjuge deve compreender o direito que o outro tem sobre o seu corpo, I Co 7.3,4.

O cnjuge deve pensar no prazer sexual do outro. Deve haver uma comunicao entre os cnjuges.
Deve haver democracia no leito.

Os cnjuges devem estar de acordo com os desejos um do outro. Evite o egosmo, I Co 7.5; I Tm 4.3.
Reserve tempo suficiente para o exerccio do ato. A privacidade do casal importante. O homem se excita pelo que v e a mulher pelo que ouve.

No esquea do namoro romntico.


O marido no deve esquecer de perfumar, raspar a barba e se cuidar fisicamente.

A esposa sempre mais cuidadosa na rea do asseio, mas de vez em quando aparece uma porquinha.

A relao sexual no presta exclusivamente para a procriao. Por que ? O sexo, o romantismo no sufoca a espiritualidade. possvel ser espiritual e ao mesmo tempo ser carinhoso(a), Gn 26.8,9; Dt 24.5. O sexo uma ddiva de Deus, para ser utilizado conforme as leis da sua palavra. Ele uma fora poderosa, para o bem ou para o mal, depende de como o homem escolhe express-la.
AS TCNICAS BBLICAS DO ATO CONJUGAL. a) Para ele

Estimulao (olhar). Jogo do amor, Ct 1.2; 2.6,14; 4.1-7,10,11; 7.1-8.


Relao sexual (penetrao). Clmax (orgasmo).

b) Para ela Estimulao (carcia).

Jogo do amor, Ct 5.3-5, 10-16. Relao sexual (penetrao).


Clmax (orgasmo). Relaxamento "O livro de Cantares pode ser interpretado de trs formas: Deus e Israel, Cristo e a Igreja e Marido e sua esposa."

Quando o casal deve abster-se do sexo?


Por consentimento mtuo. Por tempo determinado. Para orao, ou por doena

Cuidado com as relaes pornogrficas, Rm 1.26,27. a) Taras: desejo sexual anormal, doentio, descontrolado, desenfreado e crnico. Analfilia: coito anal.

Cuninlingofilia: coito bucal do homem. Felatofilia: coito bucal da mulher.


Estupro ou violao: coito contra a vontade. Recomendao bblica: I Tm 6.11 e I Ts 4.3-8 Cuidado com Linfogranuloma venreo, uma doena que antigamente se localizava nos genitais, com a perverso do sexo oral, a doena se transferiu para a boca e garganta e at nos olhos. b) Masturbao (ou onanismo, devido a On, Gn 38.9). um desvio do sexo.

auto-excitao ou auto-satisfao sexual efetuada por qualquer meio, exceto pelo ato heterointerpessoal.

95% entre os rapazes e 80% entre as moas.


uma quebra de I Co 7.4 (poder sobre o prprio corpo). Deixa a pessoa viciada. Pode provocar um fracasso no desempenho nupcial nas npcias. Reduz o ato sexual normal egosta, busca a sua auto-satisfao.

pecado de impureza, no homem est atrelada a viso memorizada e na mulher a lembrana de algum fato.
RESULTADO:

SENTIMENTO DE CULPA.

c) Sadismo sexual Sentir prazer em aplicar torturas.

d) Masoquismo sexual. Sentir prazer em ser torturado.


e) Fetichismo. Ver, tocar ou cheirar objetos da pessoa desejada. f) Escopofilia.

Sentir prazer em apenas ver o corpo da pessoa desejada e nada mais.


Desejo sexual exagerado, insaciabilidade sexual.

g) Satirase / Ninfomania. h) Zoofilia ou bestialismo ou zooerastia.

Prtica sexual com animais, x 22.19; Lv 18.23; 20.15,16; Dt 27.21.

i) Incesto. . Sexo entre parentes.

j) Necrofilia ou vampirismo. Sexo com cadveres.


k) Pedofilia. Sexo com crianas. l) Gerontofilia.

Prtica sexual anormal com velhos, por parte de adolescentes.


m) Prostituio / Fornicao. Relao pr ou extraconjugal. Adultrio (termo original: Moicheia)

n) Homossexualismo masculino, Rm 1.27. Proibido no Velho Testamento, Lv 18.22; 20.13

Condenado no Novo Testamento, I Co 6.9; I Tm 1.10; Ap 21.8. Este foi o pecado de Sodoma, Gn 13.5,24,25; Jd 7.
o) Homossexualismo feminino. Chamado lesbianismo devido a poetiza grega Safo, que fundou uma escola para moas na Ilha grega de Lesbos, amou uma moa e no sendo correspondida, afogou-se.

Vous aimerez peut-être aussi