Vous êtes sur la page 1sur 31

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012.

Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

PROJETO DE LEI N. ___, DE ___ DE ____________ DE 2012

Regulamenta os arts. 21, XV, e Constituio Federal, cria Cartogrfico Nacional, cria Nacional de Cartografia e providncias.

22, XVIII, da o Cdigo a Agncia d outras

O PRESIDENTE DA REPBLICA, Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: TTULO I DA POLTICA CARTOGRFICA NACIONAL CAPTULO I Dos Princpios e Objetivos Art. 1o A poltica nacional para a cartografia brasileira visar aos seguintes objetivos: I - preservar o interesse nacional; II desenvolver, aprimorar e integrar a cartografia brasileira; III - propor objetivos e estratgias para a atividade cartogrfica, tendo em vista a sua dinamizao, a otimizao dos recursos disponveis e a obteno de economias de escala; IV - proteger os interesses do consumidor quanto a preo, qualidade e acesso a informao cartogrfica a preos mdicos; V garantir, com eficincia e racionalidade, o acesso a recursos tecnolgicos para produo cartogrfica em todo o territrio nacional; VI - promover a livre concorrncia; VII - atrair investimentos para a indstria voltada a infraestrutura cartogrfica; VIII - ampliar a competitividade do Pas no mercado internacional; IX - fomentar a pesquisa e o desenvolvimento relacionados cartografia; e X fortalecer as profisses afetas a cartografia.

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

CAPTULO II Das Definies Art. 2o. Para os fins desta Lei e do Sistema Cartogrfico Nacional, consideram-se: I - Cartografia Privada: toda e qualquer cartografia produzida pela iniciativa privada que seja registrada pela Agncia Nacional de Cartografia ANCAR nesta categoria. II - Cartografia Pblica Civil: cartografia produzida por rgos governamentais, agncias reguladoras, autarquias, fundaes e institutos federais, estaduais, distritais e municipais, ou por entes privados, desde que sejam homologadas pela Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR, nos termos da poltica pblica a ser conduzida pelo CONCAR. III - Cartografia Pblica Militar: cartografia produzida ou gerida pelo Ministrio da Defesa, por meio da Diretoria do Servio Geogrfico do Exrcito, da Diretoria de Hidrografia e Navegao da Marinha e da Diretoria de Rotas Areas da Aeronutica, nos termos da poltica pblica a ser conduzida pelo CONCAR. IV - Cartografia Sistemtica: representa o Espao Territorial brasileiro por meio de cartas, elaboradas seletiva e progressivamente, consoante prioridades conjunturais, segundo os padres cartogrficos definidos pela Agncia Nacional de Cartografia ANCAR ou pelo Ministrio da Defesa, conforme o caso. V - Cartografia Sistemtica Aeronutica : realiza a representao da rea nacional, por meio de sries de cartas aeronuticas padronizadas destinadas ao uso da navegao area. VI - Cartografia Sistemtica Nutica: realiza a representao hidrogrfica da faixa ocenica adjacente ao litoral brasileiro, assim como dos rios, canais e outras vias navegveis de seu territrio, mediante sries padronizadas de cartas nuticas, que contero as informaes necessrias segurana da navegao e dos usos mltiplos das guas. VII - Cartografia Sistemtica Terrestre: realiza a representao terrestre da rea nacional, por meio de srie de cartas terrestres padronizadas, nos termos a ser regulamentado pela Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR para a finalidade civil, e pela Diretoria do Servio Geogrfico do Exrcito para a finalidade militar. VIII - Dado ou informao geoespacial: aquele que se distingue essencialmente pela componente espacial, que associa a cada entidade ou fenmeno uma localizao na Terra, traduzida por sistema geodsico de referncia, em dado instante ou perodo de tempo, podendo ser derivado, entre outras fontes, das tecnologias de levantamento, inclusive as associadas a sistemas globais de posicionamento apoiados por satlites, bem como de mapeamento ou de sensoriamento remoto; IX - Diretrio Brasileiro de Dados Geoespaciais - DBDG: sistema de servidores de dados, distribudos na rede mundial de computadores, capaz de reunir eletronicamente produtores, gestores e usurios de dados geoespaciais, com vistas ao armazenamento, compartilhamento e acesso a esses dados e aos servios relacionados; e

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

X - Espao Territorial: critrio espacial do Estado brasileiro, representado por meio de cartas e outras formas de expresso afins, nos termos a serem regulamentados pelo CONCAR. XI - Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE: conjunto integrado de tecnologias; polticas; mecanismos e procedimentos de coordenao e monitoramento; padres e acordos, necessrio para facilitar e ordenar a gerao, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminao e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal; XII - Instrues Reguladoras das Normas Tcnicas da Cartografia Nacional: estabelecem procedimentos e padres a serem obedecidos na elaborao e apresentao de normas da Cartografia Nacional, bem como padres mnimos a serem adotados no desenvolvimento das atividades cartogrficas. XIII - Metadados de informaes geoespaciais: conjunto de informaes descritivas sobre os dados, incluindo as caractersticas do seu levantamento, produo, qualidade e estrutura de armazenamento, essenciais para promover a sua documentao, integrao e disponibilizao, bem como possibilitar a sua busca e explorao; XIV - Norma Cartogrfica Brasileira: constituda de identificao, elementos preliminares, texto e informaes complementares. XV - Plano Cartogrfico Nacional: instrumento que determina as diretrizes que o Sistema Cartogrfico Nacional deve seguir, atendida a segurana nacional, o desenvolvimento econmico social e os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil. XVI - Plano Cartogrfico Finalitrio: plano cartogrfico referente a finalidade determinada e especfica, observando o critrio espacial de cada atividade prevista no 2 do art. 9 da presente Lei. XVII - Polticas Pblicas Multifinalitrias: corresponde a polticas pblicas atreladas s referncias locais ou setoriais que tenham como um de seus objetivos a elaborao de cartas que devem, por fora desta Lei, constituir a Cartografia Pblica Civil. XVIII - Ponto Coordenado: ponto perenizado, homologado pela Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR, em que constem as coordenadas geogrficas utilizadas, o mtodo de coordenao, a altitude e nvel de referncia, os pontos utilizados para a coordenao, a descrio do ponto e demais parmetros da qualidade, nos termos a serem regulados pela ANCAR. XIX - Produo Cartogrfica: Toda e qualquer produo que busque representar o Espao Territorial. XX - Servio Cartogrfico: toda operao de apresentao da superfcie terrestre ou parte dela, por meio de imagens, cartas, plantas e outras formas de expresso afins. XXI - Servio Cartogrfico Correlato: toda ao, operao ou trabalho destinado a apoiar ou implementar um servio cartogrfico ou de natureza cartogrfica. XXII - Sistema de Informaes Geogrficas do Brasil - SIG Brasil: portal brasileiro de dados geoespaciais que disponibilizar os recursos do DBDG para publicao ou 3

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

consulta sobre a existncia de dados geoespaciais, bem como para o acesso aos servios relacionados. XXIII - Sistema Cartogrfico Nacional: corresponde ao conjunto de entidades nacionais, pblicas e privadas, que tenham por atribuio executar trabalhos cartogrficos ou atividades correlatas, conforme diretrizes reguladas pelo CONCAR. XXIV - Sistema Geodsico Brasileiro: Compreende o conjunto de pontos geodsicos implantados em territrio brasileiro, determinados por procedimentos operacionais e de clculos, segundo modelos geodsicos de preciso, a ser regulado pela Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR. XXV - Zona de Fronteira: aquela definida nos termos do artigo 1o da Lei Federal n. 6.634, de 1979. CAPTULO III Do Conselho Nacional de Cartografia - CONCAR Art. 3o Fica criado o Conselho Nacional de Cartografia CONCAR, vinculado Presidncia da Repblica e presidido pelo Ministro de Estado da Casa Civil, com a atribuio de propor ao Presidente da Repblica polticas nacionais e medidas especficas destinadas a: I - promover o aproveitamento racional dos recursos cartogrficos do Pas, em conformidade com os princpios enumerados no captulo anterior e com o disposto na legislao aplicvel; II - rever periodicamente as matrizes cartogrficas aplicadas s diversas regies do Pas, considerando as tecnologias disponveis, propondo aprimoramentos; III planejar e estabelecer diretrizes para a Cartografia Pblica Militar, a Cartografia Pblica Civil e a Cartografia Privada, bem como sua harmonizao; IV - estabelecer diretrizes para a conexo entre a cartografia brasileira e a cartografia internacional; V - sugerir a adoo de medidas necessrias para garantir o atendimento demanda nacional de informaes cartogrficas, considerando o planejamento de longo, mdio e curto prazos, podendo indicar localidades que devam ter prioridade de serem cartografadas, tendo em vista seu carter estratgico e de interesse pblico; VI - definir a estratgia e a poltica de desenvolvimento econmico e tecnolgico da indstria cartogrfica, bem como da sua cadeia de suprimento; VII - induzir o incremento dos ndices mnimos de contedo local de bens e servios; VIII - acompanhar e monitorar as atividades desempenhadas pela Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, pela Diretoria do Servio Geogrfico do Exrcito, pela Diretoria de Hidrografia e Navegao da Marinha e pela Diretoria de Rotas Areas da Aeronutica; IX - definir as diretrizes para o DBDG, com o objetivo de subsidiar a ao da Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR e do IBGE; 4

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

X - formular proposta oramentria de cada rgo do Sistema Cartogrfico Nacional, destinada a atender demanda requerida pelo Plano Cartogrfico Nacional, ou a outras necessidades tecnicamente definidas; e XI - propor a distribuio de recursos previstos em lei ou disponveis para a dinamizao da Cartografia Sistemtica, bem como para a coordenao da Poltica Cartogrfica Nacional. 1o O CONCAR ser regulamentado por decreto do Presidente da Repblica, que determinar sua composio e a forma de seu funcionamento. 2 Para o exerccio de suas atribuies, o CONCAR contar com o apoio tcnico da Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, da Diretoria do Servio Geogrfico do Exrcito, da Diretoria de Hidrografia e Navegao da Marinha e da Diretoria de Rotas Areas da Aeronutica. Seo I Do Plano Cartogrfico Nacional Art. 4o. Cabe ao CONCAR criar o Plano Cartogrfico Nacional, que determinar as diretrizes que o Sistema Cartogrfico Nacional dever seguir, atendida a segurana nacional, o desenvolvimento econmico social e os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil. 1o A execuo da cartografia do Espao Territorial da competncia das entidades integrantes do Sistema Cartogrfico Nacional. 2o A execuo do Plano Cartogrfico Nacional, consoante as prioridades estabelecidas pelos rgos competentes, obedece a programas anuais e plurianuais, que incluiro estimativas dos recursos necessrios. 3o O Plano Cartogrfico Nacional ser dotado de flexibilidade que permita incorporar levantamentos cartogrficos destinados a atender necessidades supervenientes. 4o A elaborao do Plano Cartogrfico Nacional poder ser delegada a rgo federal, nos termos de regulamentao por Decreto, condicionada a aprovao do relatrio final ao CONCAR. Art. 5o. Eventuais planos e programas de interesse comum a entidades do Sistema Cartogrfico Nacional no previstos no Plano Cartogrfico Nacional, sero elaborados pelos rgos mencionados no 2 do art. 11 e devero ser homologados pela Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR. Art. 6o. Os rgos mencionados no 2 do art. 11 ficam obrigados a enviar, a Agncia Nacional de Cartografia ANCAR, o Plano Cartogrfico Finalitrio a cada 24 meses, de forma a permitir que a Agncia Nacional de Cartografia ANCAR subsidie o CONCAR no que se refere a elaborao do Plano Cartogrfico Nacional. Pargrafo nico. As entidades que deixarem de cumprir o disposto no caput estaro sujeitas as penalidades a serem fixadas pela Agncia Nacional de Cartografia ANCAR.
o

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

Seo II Do Sistema Geodsico Brasileiro Art. 7o. O Sistema Cartogrfico Nacional dever ser sistematizado com base no Sistema Geodsico Brasileiro, baseado em sistema plano-altimtrico nico, de pontos geodsicos de controle, materializados no terreno por meio de marcos, pilares e sinais, assim constitudo: a) Sistema Geodsico Brasileiro, interligado ao sistema continental; e b) redes secundrias, apoiadas na fundamental, de preciso compatvel com as escalas das cartas a serem elaboradas. Pargrafo nico. So admitidos sistemas de apoio isolados, em carter provisrio, somente em caso de inexistncia ou impossibilidade imediata de conexo ao sistema plano-altimtrico previsto no caput, nos termos a ser regulados pela Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR. Art. 8o. Os marcos, pilares, sinais e pontos geodsicos sero regulamentados por Decreto. 1o Na hiptese de os elementos do caput serem considerados obra pblica, as reas adjacentes necessrias sua proteo podero ser desapropriadas como de utilidade pblica, nos termos a serem regulados pela Agncia Nacional de Cartografia ANCAR. 2o Os marcos, pilares e sinais contero obrigatoriamente a indicao do rgo responsvel pela sua implantao, seguida da advertncia: "Protegido por Lei" (Cdigo Penal e demais leis civis de proteo aos bens do patrimnio pblico). 3o Qualquer nova edificao; obra ou arborizao, que a critrio do rgo cartogrfico responsvel, possa prejudicar a utilizao de marco, pilar ou sinal geodsico, s poder a ser autorizada aps prvia audincia da Agncia Nacional de Cartografia ANCAR. 4o Quando no efetivada a desapropriao, o proprietrio da terra ser obrigatoriamente notificado, pelo rgo responsvel, da materializao e sinalizao do ponto geodsico, das obrigaes que a lei estabelece para sua preservao e das restries necessrias a assegurar sua utilizao. 5o A notificao ser averbada gratuitamente, no Registro de Imveis competente, por iniciativa do rgo responsvel. Art. 9o. Os operadores de campo dos rgos pblicos e das empresas oficialmente autorizadas, quando no exerccio de suas funes tcnicas, atendidas as restries atinentes ao direito de propriedade e segurana nacional, tero acesso s propriedades pblicas e particulares, nos termos a serem regulamentados pela Agncia Nacional de Cartografia ANCAR.

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

TTULO II DO SISTEMA CARTOGRFICO NACIONAL CAPTULO I Da Cartografia Pblica Militar, da Cartografia Pblica Civil e da Cartografia Privada Art. 10o. As atividades cartogrficas, em todo o territrio nacional, so levadas a efeito por meio do Sistema Cartogrfico Nacional, sujeito disciplina de planos e instrumentos de carter normativo, consoante os preceitos desta Lei. Art 11. O Sistema Cartogrfico Nacional obedecer as diretrizes da CONCAR e ser composta pela Cartografia Pblica Militar, pela Cartografia Pblica Civil e pela Cartografia Privada. 1o O estabelecimento da Cartografia Pblica Militar tem por fim a representao da rea nacional, por meio de sries de cartas gerais contnuas, homogneas e articuladas, sendo de competncia do Ministrio da Defesa a expedio de atos tcnicos e normativos nos seguintes termos: a) Diretoria do Servio Geogrfico, no que concerne s sries de cartas gerais de qualquer escala; Diretoria de Hidrografia e Navegao, no que concerne s cartas nuticas de qualquer escala; e Diretoria de Rotas Areas, no que concerne s cartas aeronuticas de qualquer escala.

b)

c)

2o O estabelecimento da Cartografia Pblica Civil tem por fim a representao da rea nacional, por meio de sries de cartas gerais contnuas, homogneas e articuladas, em quaisquer escalas, sendo de competncia do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, a expedio de atos tcnicos e normativos por meio da Agncia Nacional de Cartografia ANCAR, que homologar a cartografia produzida pelos: I - rgos mencionados no art. 1 e 25 da Lei n. 10.683, de 28 de maio de 2003; II - rgos pblicos, autarquias, entidades paraestatais, sociedades de economia mista e fundaes que elaborarem, direta ou indiretamente, cartas para quaisquer fins e em quaisquer escalas; II rgos estaduais, distritais e municipais; e III - concessionrias, permissionrias e autorizadas de servio pblico federal, estadual, distrital e municipal. 3o Os rgos mencionados no 2 so obrigados a seguir as regras da Cartografia Pblica Civil para cumprimento de suas atividades pblicas, sob pena prevista no art. 34 da presente Lei. 4 O estabelecimento de critrios para a Cartografia Privada compete ao Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, que regular, por meio da Agncia Nacional 7
o

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

de Cartografia - ANCAR, a produo cartogrfica realizada pela iniciativa privada, incluindo as hipteses de dispensa de registro e de homologao. 5o As formas de interao entre a Cartografia Pblica Militar e a Cartografia Pblica Civil observaro os princpios desta lei e as competncias da CONCAR, de forma que Decreto regulamentar: I o uso de Cartografia Pblica Militar pela Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR; II o uso da Cartografia Pblica Civil pelos rgos do Ministrio da Defesa; III o uso da cartografia em estado de calamidade pblica; IV o uso do Sistema Cartogrfico Nacional na Polcia Federal, Polcias Militares e Polcia Civil, bem como a produo de dados sobre segurana pblica. 6o As empresas concessionrias e permissionrias de servio pblico de energia eltrica, saneamento, transportes, gs canalizado e petrleo ficam obrigadas a desenvolverem sistemas de informaes geogrficas para o cumprimento de suas atividades, na qualidade de Cartografia Pblica Civil, sob pena a ser fixada pela ANCAR. 7o Na elaborao das Normas Tcnicas sero respeitados os acordos e convenes internacionais ratificados pela Unio. Art. 12. Entende-se por cartografia oficial, para efeitos do Sistema Cartogrfico Nacional, aquela apta para o desenvolvimento de Polticas Pblicas Multifinalitrias e considerada como Cartografia Pblica Militar ou Cartografia Pblica Civil, nos termos a serem regulados pela CONCAR. 1o A Agncia Nacional de Cartografia ANCAR poder regular sobre eventuais descaracterizaes de elementos da Cartografia Pblica Civil enquanto cartografia oficial, nos termos a ser regulamentado por Decreto. 2o Compete a Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR assegurar a publicao da cartografia prevista no caput no Dirio Oficial da Unio e proceder respectiva divulgao em sua pgina da Internet. CAPTULO II Da Regulao Art. 13. A regulao a ser realizada pelos rgos do Sistema Cartogrfico Nacional devero produzir normas, por meio de resolues, nos termos a serem regulamentados pela CONCAR, com os seguintes fundamentos: I- A identificao deve abranger ttulo, tipo, identificao da instituio que elabora a norma, ano de publicao, classificao e numerao. II - O ttulo deve ser to conciso quanto o permitam a clareza e distino, observadas as diretrizes da CONCAR, estabelecidas por meio de Resoluo.

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

III - O texto deve conter as prescries da norma, apresentando-se subdividido em captulos, sees e eventualmente alneas e sub-alneas, e incluindo, quando necessrio, figuras, tabelas, notas e anexos. 1o A norma ser classificada em: I - Norma Cartogrfica de Padronizao, sendo a norma destinada ao estabelecimento de condies a serem satisfeitas, uniformizando as caractersticas fsicas, geomtricas e geogrficas dos componentes, parmetros e documentos cartogrficos; II - Norma Cartogrfica de Classificao, sendo a norma destinada a designar, ordenar, distribuir ou subdividir conceitos ou objetos; III - Norma Cartogrfica de Terminologia, sendo a norma destinada a definir, relacionar ou conceituar termos e expresses tcnicas, visando o estabelecimento de uma linguagem uniforme. IV - Norma Cartogrfica de Simbologia, sendo a norma destinada a estabelecer smbolos e abreviaturas, para a representao grfica de acidentes naturais e artificiais. V - Norma Cartogrfica de Especificao, sendo a norma destinada a estabelecer condies exigveis para execuo, aceitao ou recebimento de trabalhos cartogrficos, observados os padres de preciso exigidos. VI - Norma Cartogrfica de Procedimento, sendo a norma destinada a estabelecer condies:
a) b) c) d)

para execuo de projetos, servios e clculos; para emprego de instrumental, material e produtos decorrentes; para elaborao de documentos cartogrficos; e

para segurana no uso de instrumental, instalaes e execuo, de projetos e servios. VII - Norma Cartogrfica de Mtodo de Ensaio ou Teste, sendo a norma destinada a prescrever a maneira de verificar ou determinar caractersticas, condies ou requisitos exigidos de: a) b) material ou produto, segundo sua especificao; servio cartogrfico, obra, instalao, segundo o respectivo projeto; e

c) mtodo ou rea de teste ou padronizao, segundo suas finalidades e especificaes. VIII - Norma Geral, sendo aquela que, por sua natureza, abrange mais de um dos tipos anteriores.

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

2o As entidades que, em virtude de acordo internacional ou norma interna especfica, devam usar forma e estmulos prprios, podero faz-lo, obedecida a conceituao a ser regulamentada pela CONCAR. 3o As unidades e a grafia de nmeros e smbolos a serem utilizadas nas normas sero as previstas na Legislao Metrolgica Brasileira. 4o As normas que, em virtude de acordo internacional, devam usar unidades estranhas Legislao Metrolgica Brasileira devero faz-las acompanhar, entre parnteses, das unidades legais brasileiras equivalentes. 5o Caber ao CONCAR dirimir, por meio de resoluo, eventuais conflitos de competncia entre o exerccio da Cartografia Pblica Civil e da Cartografia Pblica Militar. 6o As cartas, segundo seus elementos obrigatrios e sua exatido, sero reguladas pela Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR. CAPTULO III Da Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR Art. 14. instituda a Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR, autarquia sob regime especial vinculada ao Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto , com sede e foro no Distrito Federal, prazo de durao indeterminado e integrante do Sistema Cartogrfico Nacional. Art. 15. A Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR tem por finalidade regular e fiscalizar a cartografia brasileira, em conformidade com as polticas e diretrizes do CONCAR. Pargrafo nico. As entidades previstas no 1 do art. 11 colaboraro, sempre que necessrio, nas aes previstas no caput, prestando apoio tcnico. Art. 16. Compete ANCAR: I - implementar as polticas e diretrizes do governo federal para o desenvolvimento da cartografia, expedindo os atos regulamentares necessrios ao cumprimento das normas estabelecidas na legislao; II - coordenar a atividade dos organismos e servios pblicos produtores de cartografia, dirimindo divergncias no mbito administrativo; III - promover a cobertura de todo o territrio com cartografia oficial nos tipos e escalas necessrios satisfao dos interesses nacionais; IV estabelecer mecanismos de regulao e fiscalizao para garantir que seja cartografada, em mltiplas escalas, totalidade do territrio nacional; V - promover o estabelecimento do Sistema Geodsico Brasileiro; VI interagir com os rgos ligados ao Ministrio da Defesa referentes a produo cartogrfica militar;

10

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

VII gerir a INDE, incluindo a regulao e fiscalizao os padres utilizados; VIII - garantir que o DBDG seja implantado e mantido em conformidade com as diretrizes do CONCAR e observando os Padres de Interoperabilidade de Governo Eletrnico, mantidos pela Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao, do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto; IX - promover o desenvolvimento de solues em cdigo aberto e de livre distribuio para atender s demandas do ambiente de servidores distribudos em rede, utilizando o conhecimento existente em segmentos especializados da sociedade, como universidades, centros de pesquisas do Pas, empresas estatais ou privadas e organizaes profissionais; X - coordenar a implantao do DBDG de acordo com o plano de ao para implantao da INDE; XI - sugerir s autoridades competentes a adoo de novas medidas legais e a regulamentao das normas legais vigentes, no que concerne Cartografia; XII - fixar multas administrativas a serem impostas a empresas homologadas, observado o limite, por infrao, de 2% (dois por cento) do faturamento; XIII - promover a integrao da base cartogrfica nacional aquelas dispostas por outros pases e por rgos internacionais; XIV - elaborar e propor normas tcnicas no domnio da produo e reproduo cartogrfica, incluindo aquela referente a cartografia oficial; XV - construir, disponibilizar e operar o SIG Brasil, em conformidade com o Plano Cartogrfico Nacional; XVI - exercer a funo de gestor do DBDG, por meio do gerenciamento e manuteno do SIG Brasil, buscando incorporar-lhe novas funcionalidades; XVII - divulgar os procedimentos para acesso eletrnico aos repositrios de dados e seus metadados distribudos e para utilizao dos servios correspondentes em cumprimento s diretrizes definidas pela CONCAR para o DBDG; XVIII - observar eventuais restries impostas publicao e acesso aos dados geoespaciais definidas pelos rgos produtores; XIX - preservar, conforme estabelecido na Lei no 5.534, de 14 novembro de 1968, o sigilo dos dados estatsticos considerados dados geoespaciais nos termos da Legislao; XX - apresentar as propostas dos recursos necessrios para a implantao e manuteno da INDE; XXI - fomentar a formao e o aperfeioamento profissionais nos domnios da cartografia e afins; XXII cooperar com entidades que prossigam objetivos de interesse cartogrfico;

11

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

XXIII - promover a cartografia brasileira nos rgos cartogrficos internacionais e correlatos; XXIV - propor medidas destinadas ao incentivo do ensino e pesquisa cartogrficos; e XXV - definir os referenciais planimtrico e altimtrico para a Cartografia Brasileira, necesssrios para definir o Sistema Geodsico Brasileiro SGB. 1o A ANCAR enviar CONCAR, anualmente, relatrio das atividades realizadas com base neste artigo. 2o Caber Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratgicos, do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, promover, junto aos rgos das administraes federal, distrital, estaduais e municipais, por intermdio da ANCAR, as aes voltadas celebrao de acordos e cooperaes, visando ao compartilhamento dos seus acervos de dados geoespaciais. Art. 17. A ANCAR ser dirigida por um Diretor-Geral e quatro Diretores, escolhidos dentre brasileiros de ilibada reputao moral e reconhecida capacidade tcnica e administrativa. 1o A ANCAR ser regida em regime de colegiado, cujas funes sero estabelecidas no ato administrativo que aprovar a estrutura organizacional da autarquia. 2o O decreto de constituio da ANCAR indicar qual dos diretores da autarquia ter a incumbncia de, na qualidade de ouvidor, zelar pela qualidade do servio pblico de cartografia, receber, apurar e solucionar as reclamaes dos usurios. 3o O processo decisrio que implicar afetao de direitos dos agentes econmicos, agentes pblicos ou dos consumidores, mediante iniciativa de projeto de lei ou, quando possvel, por via administrativa, ser precedido de audincia pblica convocada pela ANCAR. Art. 18. O Diretor-Geral e os demais Diretores sero nomeados pelo Presidente da Repblica para cumprir mandatos no coincidentes de quatro anos. Pargrafo nico. A nomeao dos membros da Diretoria depender de prvia aprovao do Senado Federal, nos termos da alnea "f" do inciso III do art. 52 da Constituio Federal. Art. 19. Est impedida de exercer cargo de direo na ANCAR pessoa que mantiver vnculos com qualquer empresa que exera Cartografia Pblica Civil ou Cartografia Privada com receita anual superior a R$10 milhes. Art. 20. A administrao da ANCAR ser objeto de contrato de gesto, negociado e celebrado entre a Diretoria e o Poder Executivo no prazo mximo de noventa dias aps a nomeao do Diretor-Geral, devendo uma cpia do instrumento ser encaminhada para registro no Tribunal de Contas da Unio, onde servir de pea de referncia em auditoria operacional. 1o O contrato de gesto ser o instrumento de controle da atuao administrativa da autarquia e da avaliao do seu desempenho e elemento integrante da prestao de contas do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto e da ANCAR, a que se 12

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

refere o art. 9o da Lei no 8.443, de 16 de julho de 1992, sendo sua inexistncia considerada falta de natureza formal, de que trata o inciso II do art. 16 da mesma Lei. 2o Alm de estabelecer parmetros para a administrao interna da autarquia e para os procedimentos administrativos, o contrato de gesto deve estabelecer, nos programas anuais de trabalho, indicadores que permitam quantificar, de forma objetiva, a avaliao do seu desempenho. 3o O contrato de gesto ser avaliado periodicamente e, se necessrio, revisado por ocasio da renovao parcial da diretoria da autarquia, sem prejuzo da solidariedade entre seus membros. Art. 21. O ex-dirigente da ANCAR continuar vinculado autarquia nos quatro meses seguintes ao exerccio do cargo, durante os quais estar impedido de prestar, direta ou indiretamente, independentemente da forma ou natureza do contrato, qualquer tipo de servio s empresas sob sua regulamentao ou fiscalizao, inclusive controladas, coligadas ou subsidirias. 1o Durante o prazo da vinculao estabelecida neste artigo, o ex-dirigente continuar prestando servio ANCAR ou a qualquer outro rgo da administrao pblica direta da Unio, em rea atinente sua qualificao profissional, mediante remunerao equivalente do cargo de direo que exerceu. 2o Incorre na prtica de advocacia administrativa, sujeitando-se o infrator s penas previstas no art. 321 do Cdigo Penal, o ex-dirigente da ANCAR, inclusive por renncia ao mandato, que descumprir o disposto no caput deste artigo. 3o Exclui-se do disposto neste artigo o ex-dirigente que for exonerado no prazo indicado no caput do artigo anterior ou pelos motivos constantes de seu pargrafo nico. Art. 22. Os cargos em comisso da autarquia sero exercidos nos termos a ser regulamentado por Decreto. Seo I Da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE Art. 23. Fica mantida, no mbito da Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR, a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE, com o objetivo de: I - promover o adequado ordenamento na gerao, no armazenamento, no acesso, no compartilhamento, na disseminao e no uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal, em proveito do desenvolvimento do Pas; II - promover a utilizao, na produo dos dados geoespaciais pelos rgos pblicos das esferas federal, estadual, distrital e municipal, dos padres e normas homologados pela Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR; e III - evitar a duplicidade de aes e o desperdcio de recursos na obteno de dados geoespaciais pelos rgos da administrao pblica, por meio da divulgao dos metadados relativos a esses dados disponveis nas entidades e nos rgos pblicos das esferas federal, estadual, distrital e municipal.

13

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

Pargrafo nico. Para o atingimento dos objetivos dispostos neste artigo, ser implantado, sob responsabilidade da ANCAR, o Diretrio Brasileiro de Dados Geoespaciais - DBDG, que dever ter no Portal Brasileiro de Dados Geoespaciais, denominado Sistema de Informaes Geogrficas do Brasil - SIG Brasil, o portal principal para o acesso aos dados, seus metadados e servios relacionados. Art. 24. Os dados estatsticos produzidos pelo IBGE podem, a critrio da ANCAR, ser considerados como dados geoespaciais, desde que estejam de acordo com a legislao em vigor. Art. 25. Sero considerados dados geoespaciais oficiais aqueles homologados pela ANCAR. Art. 26. O compartilhamento e disseminao dos dados geoespaciais e seus metadados obrigatrio para todos os rgos e entidades do Poder Executivo federal e voluntrio para os rgos e entidades dos Poderes Executivos estadual, distrital e municipal. 1o Constituem exceo a esta obrigatoriedade as informaes cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado, nos termos do art. 5o, inciso XXXIII, da Constituio e da Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005. 2o Os dados geoespaciais disponibilizados no DBDG pelos rgos e entidades federais, estaduais, distritais e municipais devem ser acessados, por meio do SIG Brasil, de forma livre e sem nus para o usurio devidamente identificado, observado o disposto no 1o. 3o O compartilhamento e disseminao dos dados geoespaciais dos rgos e entidades dos Poderes Executivos estadual, distrital e municipal passar a ser obrigatrio aps dez anos da publicao da presente Lei. Art. 27. Os rgos e entidades do Poder Executivo federal devero: I - na produo, direta ou indireta, ou na aquisio dos dados geoespaciais, obedecer aos padres estabelecidos para a INDE e s normas relativas Cartografia Nacional; e II - consultar a ANCAR antes de iniciar a execuo de novos projetos para a produo de dados geoespaciais, visando a eliminar a duplicidade de esforos e recursos. Seo II Das receitas e do acervo da ANCAR Art. 28. Constituem receitas da Agncia Nacional de Cartografia - ANCAR: I - recursos ordinrios do Tesouro Nacional consignados no Oramento Fiscal da Unio e em seus crditos adicionais, transferncias e repasses que lhe forem conferidos; II - produto da venda de publicaes, material tcnico, dados e informaes, inclusive para fins de licitao pblica, de emolumentos administrativos e de taxas de inscrio em concurso pblico;

14

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

III - rendimentos de operaes financeiras que realizar; IV - recursos provenientes de convnios, acordos ou contratos celebrados com entidades, organismos ou empresas, pblicos ou privados, nacionais ou internacionais; V - doaes, legados, subvenes e outros recursos que lhe forem destinados; VI - valores apurados na venda ou aluguel de bens mveis e imveis de sua propriedade; VII a Contribuio para o Desenvolvimento da Indstria Cartogrfica Nacional Condecar; VIII a receita proveniente do registro na ANCAR; IX - a receita proveniente de penalidades aplicadas a empresas registradas e/ou homologadas; e X - outros recursos captados ou que lhe venham a ser destinados. Seo III Do Registro e da Homologao Art. 29. Para fins de utilizao pblica: I - Entidades produtoras de Cartografia Privada devero requerer registro na ANCAR. II - a Cartografia Privada encontra-se sujeita a homologao a ser requerida aos rgos do Sistema Cartogrfico Nacional, instrumento pelo qual passar a ser considerada Cartografia Pblica Civil. III as entidades previstas no 2 do art. 11 desta Lei devero homologar as respectivas Polticas Pblicas Finalitrias na ANCAR, bem como a produo cartogrfica resultante das Polticas Pblicas Finalitrias. Pargrafo nico. A homologao prevista ser obrigatria no que se trata a ANCAR e condicionada a regulao do CONCAR no que se refere a homologao dos rgos afetos ao Ministrio da Defesa. Art. 30. A homologao de produo cartogrfica deve ser realizada nos seguintes termos: I - A homologao da cartografia terrestre sempre estar condicionada a homologao na ANCAR. II - A homologao da cartografia terrestre em zona de fronteira sempre estar condicionada a homologao concomitante na ANCAR e no Exrcito. III - A homologao da cartografia hidrogrfica sempre estar condicionada a homologao concomitante na ANCAR e na Marinha.

15

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

IV - A homologao da cartografia area sempre estar condicionada a homologao concomitante na ANCAR e na Aeronutica. Art. 31. A homologao depende da verificao, por amostragem e por Pontos Coordenados, que a produo cartogrfica cumpre os padres tcnicos considerados adequados para o tipo de cartografia em causa. Pargrafo nico. As regras de concesso da homologao so aprovadas por resoluo dos rgos do Sistema Cartogrfico Nacional, que divulgaro no Dirio Oficial da Unio e nos respectivos stios eletrnicos listagem com os resultados dos processos de homologao de produo cartogrfica que lhes tenham sido submetidos, ressalvados os casos em que o sigilo da informao seja obrigatrio. Art. 32. Os rgos mencionados no 2 do art. 11 ficam obrigados a enviar, a Agncia Nacional de Cartografia ANCAR, cpia dos contratos, dos ajustes ou dos convnios de prestao de servios cartogrficos, firmados com terceiros, para efeito de homologao. 1o No ser homologado qualquer contrato, ajuste ou convnio que esteja em desacordo com a regulamentao da Agncia Nacional de Cartografia ANCAR. 2o A homologao condio obrigatria para validade e eficcia dos contratos, dos ajustes ou dos convnios de prestao de servios cartogrficos, firmados com terceiros, pelos rgos mencionados no 2 do art. 11. Seo IV Das Garantias Art. 33. Ser aplicada a produo cartogrfica, no que couber, a legislao referente a propriedade intelectual e aos direitos de autor. 1o Sem prejuzo da legislao aplicvel, proibido a qualquer entidade, pblica ou privada, utilizar para fins prprios, ceder a terceiros a qualquer ttulo, incluindo o gratuito, reproduzir, divulgar por qualquer forma, ou comercializar, mesmo que sem fins lucrativos, a produo cartogrfica ou dados tcnicos, originais ou transformados, que fazem parte da produo cartogrfica propriedade de outra entidade, sem que para tal tenha sido devidamente autorizada. 2o Respeitada a legislao em vigor, a ANCAR poder regular excees ao 1 do caput.

Seo VI Das Penalidades Art. 34. Caber a Decreto regulamentar as penalidades nas quais empresas registradas e/ou homologadas estaro sujeitas. 1o Caber a ANCAR determinar a instaurao de processos de fiscalizao, bem como a aplicao de penalidades, de ofcio ou motivada.

16

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

2o As entidades previstas no 2 do art. 11 tem a obrigao de comunicar a ANCAR de eventuais divergncias entre a produo cartogrfica finalitria e as demais produes cartogrficas produzidas por outros setores. 3o Caber a Decreto regulamentar formas de repasse de receita decorrente de penalidade da ANCAR para as entidades previstas no 1 do art. 11. CAPTULO IV Da Contribuio para o Desenvolvimento da Indstria Cartogrfica Nacional Condecar Art. 35. A Contribuio para o Desenvolvimento da Indstria Cartogrfica Nacional Condecar ter por fato gerador: I o registro de empresas que contemplem trabalhos cartogrficos, topogrficos, batimtricos, geodsicos e aerofotogramtricos; elaborao de cartas geogrficas; seus servios afins e correlatos; e II a homologao de obras que contemplem trabalhos cartogrficos, topogrficos, batimtricos, geodsicos e aerofotogramtricos; elaborao de cartas geogrficas; seus servios afins e correlatos. Art. 36. A Condecar ser devida: I - a cada 12 (doze) meses, no caso de registro; e II como prerrogativa de homologao de trabalhos cartogrficos, topogrficos, batimtricos, geodsicos e aerofotogramtricos; elaborao de cartas geogrficas; seus servios afins e correlatos, para servio de radiodifuso de imagens, servios de comunicao eletrnica de massa por assinatura ou para outros mercados, conforme regulamentado por Decreto. 1o Nas hipteses do inciso I do presente artigo, a Condecar ser determinada, a cada 12 meses, mediante o maior valor entre R$10.000,00 (dez mil reais) e a alquota de 5% por cento sobre o valor do capital social integralizado da empresa. 2o Nas hipteses do inciso II do presente artigo, a Condecar ser determinada mediante a aplicao de alquota de 5% por cento sobre o valor da totalidade dos Pontos Coordenados dispostos nas atividades previstas no caput. 3o O valor dos Pontos Coordenados, a que se refere o 2o do presente artigo, ser definido nos termos do regulamento. Art. 37. O produto da arrecadao da Condecar ser destinado ao Fundo Nacional de Geomtica - FNG e alocado para a ANCAR, cabendo a Decreto regulamentar formas de repasse de receita para as entidades previstas no 1 do art. 11. Art. 38. A Condecar ser devida pelos seguintes sujeitos passivos: I - detentor dos direitos de explorao comercial ou de licenciamento de trabalhos cartogrficos, topogrficos, batimtricos, geodsicos, aerofotogramtricos, cartas geogrficas, servios afins e correlatos; 17

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

II - empresa produtora de trabalhos cartogrficos, topogrficos, batimtricos, geodsicos, aerofotogramtricos, cartas geogrficas, servios afins e correlatos; III - o responsvel pelo pagamento, crdito, emprego, remessa ou entrega de trabalhos cartogrficos, topogrficos, batimtricos, geodsicos, aerofotogramtricos, cartas geogrficas, servios afins e correlatos; IV - as concessionrias, permissionrias e autorizadas de servios pblicos. Art. 39. A Condecar dever ser recolhida ANCAR, na forma do regulamento. Art. 40. O no recolhimento da Condecar no prazo sujeitar o contribuinte s penalidades e acrscimos moratrios previstos nos arts. 44 e 61 da Lei no 9.430, de 27 de dezembro de 1996. Art 41. A administrao da Condecar, inclusive as atividades de arrecadao, tributao e fiscalizao, compete ANCAR. Pargrafo nico. Aplicam-se Condecar, na hiptese de que trata o inciso I do caput, as normas do Decreto no 70.235, de 6 de maro de 1972. Art. 42. So isentos da Condecar: I - a obra cartogrfica com finalidade jornalstica; II - as obras cartogrficas referentes a Municpios que totalizem um nmero de habitantes a ser definido em regulamento; III - a exportao de obras cartogrficas brasileiras; IV - obras cartogrficas brasileiras de carter beneficente, filantrpico e de propaganda poltica; e V - as Foras Armadas, a Polcia Federal, as Polcias Militares, a Polcia Rodoviria Federal, as Polcias Civis e os Corpos de Bombeiros Militares. TTULO III Das Disposies Gerais e Transitrias Art. 43. O art. 9o-A da Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 9o-A. ............................ 1o .................................. I - memorial descritivo da rea da servido ambiental, contendo pelo menos um ponto de amarrao georreferenciado, nos termos regulamentados pela Agncia Nacional de Cartografia ANCAR;

18

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

Art.44. Os arts. 169 e 225 da Lei n o 6.015, de 31 de dezembro de 1973, passam a vigorar com as seguintes alteraes: "Art. 169. ......................................... ....................................................... 3o Nos casos de desmembramento, parcelamento ou remembramento de imveis rurais, a identificao prevista na alnea a do item 3 do inciso II do 1 o ser obtida a partir de memorial descritivo, assinado por profissional habilitado e com a devida Anotao de Responsabilidade Tcnica ART, contendo as coordenadas dos vrtices definidores dos limites dos imveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodsico Brasileiro e com preciso posicional a ser fixada pela Agncia Nacional de Cartografia ANCAR, garantida a iseno de custos financeiros aos proprietrios de imveis rurais nos termos da regulamentao. 4o A identificao de que trata o 3 o tornar-se- obrigatria para efetivao de registro, em qualquer situao de transferncia de imvel rural, nos prazos fixados por ato do Poder Executivo."(NR) "Art. 225. .............................................. ......................................................... 3o Nos autos judiciais que versem sobre imveis rurais, a localizao, os limites e as confrontaes sero obtidos a partir de memorial descritivo assinado por profissional habilitado e com a devida Anotao de Responsabilidade Tcnica ART, contendo as coordenadas dos vrtices definidores dos limites dos imveis rurais, georreferenciadas ao Sistema Geodsico Brasileiro e com preciso posicional a ser fixada pela Agncia Nacional de Cartografia ANCAR, garantida a iseno de custos financeiros aos proprietrios de imveis rurais nos termos da regulamentao.

Art. 45. O Pargrafo nico do art. 3 da Lei n. 12.608, de 10 de abril de 2012, passa a ter a seguinte redao: Art. 3 .................................... Pargrafo nico. A PNPDEC deve integrar-se s polticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, cartogrfica, sade, meio ambiente, mudanas climticas, gesto de recursos hdricos, geologia, infraestrutura, educao, cincia e tecnologia e s demais polticas setoriais, tendo em vista a promoo do desenvolvimento sustentvel. Art. 46. O art. 3-A da Lei no 12.340, de 1o de dezembro de 2010, passa a vigorar com o seguinte dispositivo:

19

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

Art. 3-A. ............................... ........................... 2o Os Municpios includos no cadastro devero: ............................ V - elaborar carta geotcnica de aptido urbanizao, estabelecendo diretrizes urbansticas voltadas para a segurana dos novos parcelamentos do solo e para o aproveitamento de agregados para a construo civil, nos termos regulamentados pela Agncia Nacional de Cartografia ANCAR. Art. 47. Os arts. 18, 26, 29, 34, 45 e 53 da Lei n o 12.651, de 25 de maio de 2012, passam a vigorar com o seguinte dispositivo: Art. 18. ................................ 1o A inscrio da Reserva Legal no CAR ser feita mediante a apresentao de planta e memorial descritivo, contendo a indicao das coordenadas geogrficas com pelo menos um ponto de amarrao, nos termos regulamentados pela Agncia Nacional de Cartografia ANCAR. Art. 26. ............................... ...................................... 4o ........................................ I - a localizao do imvel, das reas de Preservao Permanente, da Reserva Legal e das reas de uso restrito, por coordenada geogrfica, com pelo menos um ponto de amarrao do permetro do imvel, nos termos regulamentados pela Agncia Nacional de Cartografia ANCAR. Art. 29. ................................... 1o ........................................ .................................... III - identificao do imvel por meio de planta e memorial descritivo, contendo a indicao das coordenadas geogrficas com pelo menos um ponto de amarrao do permetro do imvel, informando a localizao dos remanescentes de vegetao nativa, das reas de Preservao Permanente, das reas de Uso Restrito, das reas consolidadas e, caso existente, tambm da localizao da Reserva

20

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

Legal, nos termos regulamentados pela Agncia Nacional de Cartografia ANCAR. Art. 34. ............................ ..................................... 2o ........................ ......................................... II - indicao das reas de origem da matria-prima florestal georreferenciadas, nos termos regulamentados pela Agncia Nacional de Cartografia ANCAR. Art. 45. ............................ 1o ................................ .......................................... V - memorial descritivo do imvel, com a indicao da rea a ser vinculada ao ttulo, contendo pelo menos um ponto de amarrao georreferenciado relativo ao permetro do imvel e um ponto de amarrao georreferenciado relativo Reserva Legal, nos termos regulamentados pela Agncia Nacional de Cartografia ANCAR. 2o ................................ ........................................ III - a dimenso e a localizao exata da rea vinculada ao ttulo, com memorial descritivo contendo pelo menos um ponto de amarrao georreferenciado, nos termos regulamentados pela Agncia Nacional de Cartografia ANCAR; Art. 53. Para o registro no CAR da Reserva Legal, nos imveis a que se refere o inciso V do art. 3 o, o proprietrio ou possuidor apresentar os dados identificando a rea proposta de Reserva Legal, cabendo aos rgos competentes integrantes do Sisnama, ou instituio por ele habilitada, realizar a captao das respectivas coordenadas geogrficas, nos termos regulamentados pela Agncia Nacional de Cartografia ANCAR.

Art. 48. As entidades pblicas pertencentes ao Sistema Cartogrfico Nacional devem estabelecer esquema de apoio recproco, por forma a promover, pela integrao de meios plena utilizao de seus equipamentos e servios.

21

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

Art. 49. O reequipamento dos rgos cartogrficos da esfera pblica deve ser levado a efeito visando obteno de produtividade mxima, pela eliminao dos estrangulamentos porventura existentes nas respectivas linhas de produo e em funo do desenvolvimento da tcnica cartogrfica. Art. 50. Os levantamentos Hidrogrficos, no destinados Carta Nutica, executados por rgos pblicos da Administrao Central, ou pelas autarquias e entidades paraestatais, federais, devero ser homologados na ANCAR, que ficar responsvel por informar o rgo afeto previsto no 1o do art. 11. Art. 51. Todo contrato, ajuste, convnio ou instrumento similar, referente a servios de natureza cartogrfica, da iniciativa de rgo Pblico, Autarquia, Entidade Paraestatal, Sociedade de Economia Mista e Fundao, incluir obrigatoriamente clusulas a serem reguladas pela ANCAR. Pargrafo nico. Caso os contratos, ajustes ou convnios a que se refere o artigo 29 sejam considerados lesivos ao interesse pblico, a Agncia Nacional de Cartografia ANCAR adotar medidas legais adequadas, podendo promover sua anulao administrativa, resguardado o devido processo legal. Art. 52. Ressalvados os acordos ou tratados internacionais em vigor, a execuo de qualquer atividade cartogrfica no Territrio brasileiro, por organizaes estrangeiras, governamentais ou privadas, dever ser realizada mediante prvia autorizao da Agncia Nacional de Cartografia ANCAR. Art. 53. At que seja provido o cargo de Procurador-Geral da ANCAR, a Consultoria Jurdica do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto e a Advocacia-Geral da Unio prestaro autarquia a assistncia jurdica necessria, no mbito de suas competncias. Art. 54. Sero transferidos para a ANCAR o acervo tcnico e patrimonial, as obrigaes, os direitos e receitas do Departamento de Cartografia DECAR do Instituto Nacional de Geografia e Estatstica IBGE, ficando facultado a transferncia de profissionais, nos termos a ser regulamentado por Decreto. Art. 55. Esta Lei entrar em vigor aps 180 dias de sua publicao, ficando revogadas todas as disposies em contrrio, incluindo o Decreto-Lei n 243, de 28 de fevereiro de 1967, o Decreto n 89.817, de 20 de junho de 1984, o Decreto n 5.334 de 6 de janeiro de 2005, o Decreto s/n. de 1 de agosto de 2008 e o Decreto n 6.666, de 27 de novembro de 2008. Pargrafo nico. Enquanto a ANCAR no regulamentar o disposto no inciso XXV do art. 16, fica vigente o art. 1 do Decreto n 5.334, de 2005.

22

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

JUSTIFICAO

A infraestrutura cartogrfica tem obtido importncia e relevncia no Brasil e no exterior, a ponto de algumas instncias internacionais a considerarem imprescindvel em um futuro prximo. Previses do Comit Geoespacial da ONU estimam que, em 10 anos, a informao geoespacial, reproduzida por mtodos cartogrficos, se tornar to fundamental quanto a energia eltrica, e o governo ser mais regulador e menos produtor de dados geoespaciais. A tradio cartogrfica brasileira vem de longa data, e comumente se mistura s competncias geogrficas, geolgicas e estatsticas. D. Pedro I j havia demonstrado enorme preocupao em levantar informaes sobre o territrio e a populao, ao criar Comisso de Estatstica Geogrfica em 1830 e buscar universalizar os mapas, por meio da venda, a preos mdicos. Aps o Primeiro Reinado, pode-se afirmar que a Cartografia comeou a obter carter aplicado no Brasil em 1831, com o interesse da Regncia Imperial (1831 1840) em mapear os rios da Provncia de Minas Gerais. A Regncia Imperial no estava alheia necessidade de desenvolver o ensino da Geografia. Ao menos duas normas, o Decreto n. 16, de 26 de julho de 1833, que criou a cadeira de Geografia no Piau, bem como o Decreto n. 2, de 20 de junho de 1834, que criou a cadeira de Geografia em Gois, demonstra o interesse regencial em descentralizar tal ramo cientfico. Afinal, se a populao teria liberdade de locomoo, como previa a Constituio de 1824, era o manuseio da cartografia, por meio de conhecimentos geogrficos, que indicaria aonde esse direito seria exercido. Por fim, a criao do Instituto Histrico Geogrfico Brasileiro IHGB, ocorrida em 1838, seria uma instituio que demonstraria grande eficcia no Segundo Reinado. Com D. Pedro II assumindo o trono brasileiro em 1840, o IHGB buscaria formar cientistas em Histria Natural (que envolve a Geologia) e em Geografia. Em 1842 foi criada a Seo de Mineralogia, Geologia e Cincias Exatas no ento Museu Imperial. No ano seguinte, foi instituda a Seo de Agricultura, Minerao, Colonizao e Civilizao dos Indgenas na Secretaria de Estado dos Negcios do Imprio. Em 1859, o Decreto n. 2.335, de 8 de janeiro, criou a cadeira de Geografia no Rio Grande do Sul. Em 1879, o Decreto n. 7.315, de 14 de junho, aprovou os estatutos da seo da Sociedade de Geografia de Lisboa no Brasil. Era a busca do Imperador em constituir uma identidade nacional a fim de dar unidade ao pas. E empregava a Geografia para alcanar este objetivo. No contnuo processo de consolidao das Geocincias no Segundo Reinado, o gelogo americano Orville Adelbert Derby (1851-1915) teve fundamental importncia no Brasil. Advindo da Universidade de Cornell, Derby terminou seu doutorado em junho de 1874, sob o ttulo " On the Carboniferous Braquiopoda of Itaituba, Rio Tapajs. Em 1876, Derby foi contratado para a seo de Mineralogia do Museu Nacional. Naquela poca, havia o entendimento interdisciplinar da cincia geogrfica, enquanto especialidade de engenharia. Como exemplo, o Decreto n. 3.001, de 9 de outubro de 1880, estabelecia os requisitos que deviam satisfazer os Engenheiros Civis, Gegrafos, Agrimensores e os bacharis formados em matemticas, nacionais ou estrangeiros, para poderem exercer empregos em comisses. Com a contribuio de Derby, foi fundada a Comisso Geogrfica e Geolgica do Estado de So Paulo, por meio da Lei Provincial n. 9, de 27 de maro de 1886. 23

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

Com a abolio da escravatura em 1888 e o advento da Repblica em 1889, o Brasil obteve a regulamentao do servio cartorial, denominado poca de geogrfico. A concepo de Geografia se transformava na Repblica, que passava, assim, como era a Cartografia, a ser uma especializao da atividade do engenheiro. Interessante notar que esta atividade ficaria sob a responsabilidade de ministrio militar da Guerra. A justificativa deste Decreto foi elaborada por Rui Barbosa, que fundamentava perante o ento presidente, general Deodoro da Fonseca, a criao do Servio Geogrfico, com o objetivo de satisfazer um anseio econmico e jurdico. Ainda na Repblica Velha, fruto da reportagem da guerra de Canudos de 1896, Euclides da Cunha publicou, aps receber as opinies de Derby e do engenheiro gegrafo Teodoro Sampaio, sua obra magna Os Sertes, de grande e consistente significado geocientfico. O Decreto n. 908-A, de 13 de novembro de 1902, regulava a colao do ttulo de Engenheiro Gegrafo aos alunos da Escola Politcnica da Capital Federal e da Escola de Minas de Ouro Preto. Em 1906 foi criado o Ministrio dos Negcios da Agricultura, Indstria e Comrcio, por fora do Decreto n. 1.606, de 29 de dezembro de 1906. O Ministrio tinha sob sua responsabilidade setores como agronomia, questes indgenas, questes atinentes a fauna e a flora, astronomia, meteorologia, cartografia, irrigao e drenagem, minerao e legislao respectiva, exploraes e servio geolgico, estabelecimentos metalrgicos e escolas de minas, dentre outras. A minerao e a Geologia se profissionalizavam, permitindo criar a base, ainda que insipientes, da explorao de hidrocarbonetos e minerais energticos do Brasil, tais como o urnio, trio, dentre outros. Assim, em 1910 o Decreto n. 8.359, de 9 de novembro, reorganizava o Servio Geolgico e Mineralgico do Brasil. Os anos seguintes foram de constante capitalizao do Servio Geogrfico Militar, fato que se prolongou por toda Repblica Velha. Somente no primeiro governo Vargas (1930 1945) houve uma preocupao em reorganizar as instituies nacionais em geral e segregar as funes da Geologia e Geografia da Engenharia em especfico. A presente iniciativa culminou na criao, dentre outros rgos, do: (i) Regulamento do Servio Geogrfico, que passava a ser delegado ao Exrcito, por fora do Decreto n. 21.883, de 29 de setembro de 1932; Instituto Geolgico e Mineralgico do Brasil; do Instituto Biolgico Federal; do Instituto de Meteorologia, Hidrometria e Ecologia Agrcola; e do Instituto de Qumica, todos por fora do Decreto n. 22.508, de 27 de fevereiro de 1933; Departamento Nacional de Produo Mineral DNPM, vinculado ao Ministrio da Agricultura; por fora do Decreto n. 24.648, de 10 de julho de 1934; e do Instituto Nacional de Estatstica INE, por fora do Decreto n. 24.609, de 6 de julho de 1934. Interessante notar que o servio censitrio, o demogrfico e o econmico estariam sob responsabilidade do Ministrio da Justia e Negcios Interiores (art. 3, 2, I).

(ii)

(iii)

(iv)

24

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

Assim, o Brasil se sofisticava e impunha a necessidade de novos instrumentos de gesto pblica do territrio em geral e das Geocincias em especial. Com o advento do Estado Novo, bem como da Constituio Federal de 1937, pela primeira vez se busca identificar regionalidades, por intermdio de agrupamentos municipais para instalao, explorao e administrao de servios pblicos comuns. Esta Carta Magna aproximou a Geografia das questes econmicas e sociais, formando parte do trip de atribuies do Conselho da Economia Nacional. A Constituio de 1937 possibilitou a criao do Conselho Brasileiro de Geografia, criado por fora do Decreto n. 1.527, de 1937, e orientado por uma lgica internacional e outra nacional. Havia o interesse de que o Brasil fizesse parte da Unio Geogrfica Internacional, bem como a necessidade de constituir um organismo de cooperao das atividades geogrficas brasileiras. Este dispositivo legal permitiu que o presidente Getlio Vargas se utilizasse dos preceitos internacionais e nacionais para criar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE, em 26 de janeiro de 1938. Por intermdio do DecretoLei n. 311, de 02 de maro de 1938, tambm conhecida como a Lei Geogrfica do Estado Novo, houve a criao de poltica de diviso territorial regional para dirimir conflitos e utilizar como instrumento de manuseio de dados estatsticos. Eram conceitos que misturavam critrios geogrficos, cartogrficos e jurdicos com a finalidade de harmonizar as competncias federativas por intermdio de diviso territorial. Mas o IBGE estava criado, o primeiro censo j estava previsto para acontecer em 1940, por fora do Decreto-Lei n. 237, de 2 de fevereiro de 1938, e havia a previso jurdica de que a dinmica territorial interna seria aperfeioada. Mas o pas entraria na Segunda Grande Guerra no incio da dcada de 1940 e iniciaria uma srie de dificuldades institucionais, de forma que o servio de Geografia e Cartografia do IBGE somente seria criado pelo Decreto-Lei n. 6.828, de 25 de agosto de 1944. A Constituio Federal de 1946 pode ser considerada como um momento de inflexo da infraestrutura nacional, notadamente a cartogrfica. No governo do presidente Dutra, foram fixadas as normas para a uniformizao da cartografia brasileira. O Decreto-Lei n. 9.210, de 29 de abril de 1946, autorizou alguns rgos com competncia necessria para produzir cartas, quais sejam: o Conselho Nacional de Geografia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica e o Servio Geogrfico do Exrcito. Para tanto, as normas tcnicas referentes ao preparo das cartas hidrogrficas ficaram a cargo da Diretoria de Navegao da Marinha, sendo aquelas aeronuticas sob responsabilidade da Diretoria de Rotas Areas da Aeronutica. Por fim, as normas tcnicas relativas s cartas geolgicas e climatolgicas ficaram, respectivamente, sob responsabilidade da Diviso de Geologia e Mineralogia e do Servio de Meteorologia do Ministrio da Agricultura. A Lei n. 960, de 8 de dezembro de 1949, disciplinou, pela primeira vez, as atividades de aerolevantamento no Brasil, fixando competncia para a Unio e para algumas empresas privadas. Segundo o IBGE, as transformaes econmico-sociais ocorridas nas dcada de 1950 e a primeira metade da de 1960 impuseram a reviso das divises regionais, utilizando como base caractersticas de homogeneidade de produo. A Geografia produzida pelo IBGE se afastava dos propsitos iniciais de revitalizar municpios ou atuar na rediviso territorial, de forma que passava a atuar com foco nos 25

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

aspectos scio-econmicos. Os censos de 1950 e 1960 ocorreram dentro das prioridades nacionais daqueles momentos. Sob a tica legal, no foi um perodo de grandes inovaes metodolgicas ou de alterao das funes do IBGE, mas de constante valorizao de suas atribuies e contnuo aprimoramento institucional. As grandes inovaes retornaram com o Regime Militar de 1964, que tinha como um de seus discursos a necessidade de planejar o pas, com importante repercusso no setor cartogrfico. Com a Constituio de 1967, iniciam-se as preocupaes com o desenvolvimento nacional (art. 8) e com o Congresso Nacional podendo dispor sobre planos e programas nacionais e regionais (art. 46). Ato contnuo, a Carta outorgada inovou ao empregar o conceito de regio para institucionalizar dotaes plurianuais para a execuo dos planos de valorizao das regies menos desenvolvidas do Pas (art. 65) e para estabelecer regies metropolitanas, compostas por municpios que integravam a mesma comunidade scio-econmica, mesmo com vinculao administrativa distinta. Para alcanar os objetivos constitucionais, houve uma aproximao com os Estados Unidos na rea cartogrfica. No binio 1966/1967, o Presidente Castelo Branco estabeleceu grupo de trabalho para definir as Diretrizes e Bases da Poltica Cartogrfica Nacional, que culminou no Acordo Brasil - Estados Unidos Sobre Servios Cartogrficos CMEABEUSC. A justificativa para tanto que o desenvolvimento econmico e social do pas estava atrelado segurana nacional. Assim, em fevereiro de 1967 foram publicados dois Decretos-Lei que conferiram novos parmetros a Geografia e a Cartografia nacional: (i) Decreto-Lei n. 161, de 13 de fevereiro de 1967: Autorizou a instituio da Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica Fundao IBGE; do Plano Nacional de Estatstica; e do Plano Nacional de Geografia e Cartografia Terrestre; e Decreto-Lei n. 243, de 28 de fevereiro de 1967: Fixou as Diretrizes e Bases da Cartografia Brasileira, criando o sistema nico, chamado Sistema Cartogrfico Nacional - SCN, sujeito disciplina de planos e instrumentos de carter normativo; e a Comisso de Cartografia (COCAR), rgo do IBGE incumbido de coordenar a execuo da Poltica Cartogrfica Nacional, constitudo por representante do Ministrio da Marinha, da Guerra, da Aeronutica, da Agricultura, das Minas e Energia e da Associao Nacional de Empresas de Aerofotogrametria.

(ii)

Assim, a representao do Espao Territorial brasileiro seria realizada por cartas, elaboradas seletiva e progressivamente, consoante prioridades conjunturais, segundo os padres cartogrficos terrestre, nutico e aeronutico. Por sua vez, os levantamentos cartogrficos sistemticos seriam apoiados obrigatoriamente em sistema plano-altimtrico nico, de pontos geodsicos de controle, materializados no terreno por meio de marcos, pilares e sinais, constitudos na forma da lei. Este sistema cartogrfico permitiu considervel desenvolvimento da infraestrutura cartogrfica do pas, contribuindo sensivelmente em projetos estruturantes, como as hidreltricas de Itaipu e Tucuru, a Ponte Rio-Niteri, a rodovia Transamaznica, dentre outros. Pode-se afirmar que, concomitante ao Milagre Econmico, o Brasil teve o auge de sua produo cartogrfica, decorrente da modernizao dos equipamentos e dos processos de produo. 26

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

Posteriormente, o Decreto n. 89.817, de 20 de junho de 1984, estabeleceu as Instrues Reguladoras das Normas Tcnicas da Cartografia Nacional, de forma a criar, aps homologao do COCAR, a Coletnea Brasileira de Normas Cartogrficas, foi pea fundamental de um sistema codificado de Geografia. Esse modelo de Geografia e Cartografia, baseado na forte centralizao do planejamento, com grande produo cartogrfica, imporia novos paradigmas aps a Constituio de 1988. Atualmente, para as Geocincias, a s competncias da Unio para organizar e manter os servios oficiais de estatstica, geografia, geologia e cartografia de mbito nacional esto expostas no artigo 21, inciso XV, CF, que ainda reserva como privativo da Unio legislar sobre sistema estatstico, cartogrfico e geolgico (art. 22, XVIII, CF) e a faculta articular sua ao em um mesmo complexo geoeconmico para reduzir desigualdades regionais (art. 43, CF). Estas so as bases para justificar a atuao estatal nas geotecnologias em geral e aplicar a corrente doutrinria do Geodireito em especfico, para compreender as repercusses jurdicas desta interdisciplinaridade perante as Geocincias, aqui compreendida naquilo que concerne a Cartografia, a Geografia e o Direito. A corrente doutrinria do Realismo Jurdico anglo-saxo do Law & Geography fornece relevantes contribuies no sentido de se buscar um sistema Cartografia-Norma, uma vez que a Cartografia cada vez mais refora sua funo enquanto instrumento de desenvolvimento de polticas pblicas. Neste sentido, o realinhamento na governana cartogrfica brasileira aps a Constituio de 1988 foi iniciada com a criao da Comisso Nacional de Cartografia Concar, sob a tutela do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, por fora do Decreto s/n., de 10 de maio de 2000, e do Decreto n. 4.781, de 16 de julho de 2003. Era a adequao das normas cartogrficas ainda com tmidos resultados prticos, em que pese o planejamento estratgico da Concar estar vigente desde 2005. Sua principal iniciativa a viabilizao da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais INDE que, instituda pelo Decreto n. 6.666, de 27 de novembro de 2008, definida como conjunto integrado de tecnologias; polticas; mecanismos e procedimentos de coordenao e monitoramento; padres e acordos, necessrio para facilitar e ordenar a gerao, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminao e o uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal. Logo, ao analisarmos o artigo 21, inciso XV, CF, que reserva como privativo da Unio legislar sobre sistema estatstico, cartogrfico e geolgico, percebese que o sistema estatstico e o geolgico tem uma governana instituda e consolidada desde a dcada de 1930. Independentemente da necessidade de aprimoramentos, o sistema estatstico gerido pela Unio por meio do IBGE, sendo o sistema geolgico de responsabilidade do Departamento Nacional de Produo Mineral DNPM. O mesmo no ocorre com a infraestrutura cartogrfica, que gerida pelo CONCAR, sem personalidade jurdica, fato que dificulta o desenvolvimento da infraestrutura cartogrfica brasileira no que concerne as atividades de regulao e fiscalizao. Este modelo colegiado de gesto cartogrfica tem produzido retrabalhos pelos rgos da Unio, gerando ineficincia administrativa, principalmente pelo fato de no haver um rgo, com personalidade jurdica, apto a regular e fiscalizar estas iniciativas. H diversas polticas pblicas em nvel federal que buscam a intensificao 27

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

do emprego das geotecnologias. H ao menos trs iniciativas que merecem destaque, em que pesem se encontrar em nveis distintos de aprimoramento da poltica pblica: a) A Lei n. 10.267, de 2001, que tornou obrigatrio o georreferenciamento para desmembramento, parcelamento ou remembramento de imveis rurais. A grilagem, prtica secular no Brasil, encontrara uma forma eficaz de ser combatida: pela latitude e a longitude, consubstanciadas no Direito, que conferiu as imagens aeromtricas fora normativa para o caso concreto. A Lei n 12.608, de 2012, que obriga a Unio a instituir cadastro nacional de municpios com reas suscetveis ocorrncia de deslizamentos de grande impacto, inundaes bruscas ou processos geolgicos ou hidrolgicos correlatos, bem como obriga os municpios a elaborar mapeamento contendo as reas suscetveis ocorrncia de deslizamentos de grande impacto, inundaes bruscas ou processos geolgicos ou hidrolgicos correlatos, bem como elaborar carta geotcnica de aptido urbanizao, estabelecendo diretrizes urbansticas voltadas para a segurana dos novos parcelamentos do solo e para o aproveitamento de agregados para a construo civil. A Lei n. 12.651, de 2012, conhecida como Cdigo Florestal, que contempla o uso do georreferenciamento para fixar critrio espacial na Reserva Legal, no Programa de Regularizao Ambiental PRA, no Plano de Suprimento Sustentvel PSS, na Cota de Reserva Florestal CRA e no instituto da servido florestal.

b)

c)

As propostas partem do pressuposto de que a cartografia no Brasil tem se tornado complexa e compartilhada entre diversas instituies, o que se comprova nas quase 65 mil cartas nas escalas de 1:25.000 a 1:250.000, que refletem 8,5 milhes de km com diversos enfoques de polticas pblicas multifinalitrias. Logo, a governana setorial pode estar demonstrando esgotamento frente s diversas demandas que tm surgido. Estudos de Direito Comparado apontam que os Institutos Geogrficos, enquanto fundaes e como observado na realidade ibrica, latino-americana e francfona, encontram dificuldades de organizar a cartografia em pases de grandes extenses territoriais e que envolvam questes federativas. Por outro lado, o modelo de agncia, tpico na realidade anglo-sax, na Alemanha e na Rssia, por terem uma governana semelhante a uma autarquia, regulando e fiscalizando os servios cartogrficos, demonstram uma performance mais adequada para atendimento destas demandas. A ttulo ilustrativo, segue abaixo tabela com a estrutura cartogrfica adotada pelos pases europeus, incluindo seu nome original e sua traduo para o idioma ingls:

Albnia: ALUIZNI (Agency of Legalisation Urbanisation and Integration of Informal Zone/Building); Alemanha: Bundesamt fr Kartographie und Geodsie (Federal Agency for Cartography and Geodesy) e Arbeitsgemeinschaft der Vermessungsverwaltungen der Lnder der Bundesrepublik Deutschland (AdV) (Working Committee of the Surveying Authorities of the Laender of the Federal Republic of Germany); Armnia: State Committee of the Real Property Cadastre;

28

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

ustria: Bundesamt fr Eich und Vermessungswesen (Federal Office of Metrology and Surveying); Blgica: Nationaal Geografisch Instituut; Institut Gograhique National (National Geographic Institute) e Administration Gnrale de la Documentation Patrimoniale / Algemene Administratie van de Patrimoniumdocumentatie (General Administration of Patrimonial Documentation); Bielorussia: The State Committee on Land Resources Geodesy and Cartography; Bsnia & Herzegovina: Federalna uprava za geodetske i imovinsko-pravne poslove (Federal Administration for Geodetic and Real Property Affairs) e Republika uprava za geodetske i imovinsko-pravne poslove Republike Srpske (Republic Authority for Geodetic and Property Affairs of Republic of Srpska); Bulgria: Geodesy, Cartography and Cadastre Agency; Chipre: Tmima Ktimatologiou Kai Chorometrias (Cyprus Department of Lands and Surveys); Crocia: Drzavna Geodetska Uprava (State Geodetic Administration of the Republic of Croatia); Dinamarca: Kort & Matrikelstyrelsen (National Survey and Cadastre); Eslovquia: rad geodzie, kartografie a katastra Slovenskej republiky (Geodesy, Cartography and Cadastre Authority of the Slovak Republic); Eslovnia: Geodetska uprava Republike Slovenije (Surveying and Mapping Authority of the Republic of Slovenia); Espanha: Instituto Geogrfico Nacional (National Geographic Institute) e Direccin General del Catastro (General Directorate for the Cadastre); Estnia: Eesti Maa-amet (Estonian National Land Board); Finlndia: Geodeettinen Laitos (Finnish Geodetic Institute) e Maanmittauslaitos (National Land Survey of Finland); Frana: Institut national de linformation gographique et forestire (IGN) - France (National Institute of Geographic and Forest Information); Georgia: Sajaro Reestris Erovnuli Saagento (National Agency of Public Registry); Gr Bretanha: Ordnance Survey; Grcia: (Hellenic Military Geographical Service), (Hellenic Mapping & Cadastral Organisation) e KTHMATOLOGIO A.E (KTIMATOLOGIO S.A); Holanda: Kadaster en Openbare Registers (Cadastre and Land Registry Agency); Hungria: Geoinformation Service of Hungarian Defence Forces (GEOS HDF) e Fldmrsi s Tvrzkelsi Intzet (Institute of Geodesy, Cartography and Remote Sensing); Irlanda do Norte: Land and Property Services; Irlanda: Suirbhireacht Ordnis ireann (Ordnance Survey Ireland); Islndia: Landmlingar slands (National Land Survey of Iceland) e jskr slands (Registers Iceland); Itlia: Istituto Geografico Militare Italiano (Italian Military Geographic Institute) e Agenzia del Territorio (National agency for cadastre, cartography, land registration, real estate market monitoring and appraisal services); Kosovo: Agjencioni Kadastral i Kosovs (Kosovo Cadastral Agency); Letnia: Latvijas Geotelpiskas Informacijas Agentura (Latvian Geospatial Information Agency) e Valsts Zemes Dienests (The State Land Service); Litunia: Nacionalin ems tarnyba prie ems kio ministerijos (National Land Service under the Ministry of Agriculture); Luxemburgo: Administration du Cadastre et de la Topographie (Administration of the Cadastre and Topography); Macedonia: (Agency for Real Estate Cadastre); Malta: L-Awtorita` Ta' Malta Dwar L-Ambjent u L-Ippjanar (Malta Environment and Planning Authority); Moldvia: Agentia de stat relatii funciare si cadastru (State Agency for Land Relations and Cadastre); Montenegro: Uprava za nekretnine Crne Gore (Real estate administration of Montenegro); Noruega: Statens kartverk (Norwegian Mapping Authority); Polnia: Glwny Urzad Geodezji i Kartografii (Head Office of Geodesy and Cartography); Portugal: Instituto Geogrfico Portugus; Repblica Checa: Cesk rad zememerick a katastrln (Czech Office for Surveying, Mapping and Cadastre);

29

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

Romnia: Agentia Nationala de Cadastru si Publicitate Imobiliara (National Agency for Cadastre and Land Registration of Romania); Rssia: Rosreestr (Federal Service for State Registration, Cadastre and Cartography (Rosreestr)); Srvia: Republicki geodetski zavod (Republic Geodetic Authority); Sucia: Lantmteriet (The Swedish mapping, cadastral and land registration authority); Sua: Bundesamt fr Landestopographie (Federal Office of Topography); Turquia: Milli Savunma Bakanligi, Harita Genel Komutanligi (General Command of Mapping); e Ucrnia: State Service of Geodesy, Cartography and Cadastre.

Afinal, polticas pblicas multifinalitrias envolvem conflitos de interesses entre diversos segmentos da sociedade, de forma a demandar um rgo especfico para realizar este ordenamento da infraestrutura cartogrfica. No Brasil, em uma realidade na qual o novo Cdigo Florestal aponta 13 itens de interesse geomtico, a Agncia Nacional de Energia Eltrica deseja elaborar um SIG Regulatrio e os municpios passam a ser obrigados a ter cartas geotcnicas, precisa haver regras claras e um rgo autrquico para funcionar como maestro destas iniciativas. Para dar a organicidade ao setor de geotecnologias, importantssimo ao desenvolvimento e aprimoramento das polticas pblicas nacionais, o presente projeto de lei prope o aprimoramento do Sistema Cartogrfico Nacional, de forma a eficientizar a gesto sobre a cartografia brasileira, preservando o desenvolvimento do atual sistema geodsico. Como reflexo dessa governana, espera-se aprimorar a infraestrutura cartogrfica ante os desafios do sculo XXI, bem como garantir aos consumidores dos servios cartogrficos, acesso e qualidade da informao a preos mdicos. Imprescindvel se torna, no sistema proposto, compor as diversas atividades cartogrficas. Para tanto, foi proposto: (i) manter as instncias de cartografia militar, que atualmente se encontram em um ministrio nico (Defesa); (ii) reorganizar em uma nova agncia a cartografia civil, conferindo uma espcie de maestro para todas as iniciativas cartogrficas que tm sido produzidas pelos mais diferentes rgos pblicos, em todas as esferas civis, e (iii) criar um ente suprainstitucional, que discuta as competncias cartogrficas como um todo, seja militar ou civil, funo destinada ao Conselho Nacional de Cartografia CONCAR. Importante destacar que a Comisso Nacional de Cartografia CONCAR ser extinta neste novo modelo, sendo que suas atribuies seriam destinadas parte ao Conselho Nacional de Cartografia CONCAR, no que se refere ao desenvolvimento de poltica pblica cartogrfica, e parte a Agncia Nacional de Cartografia ANCAR, naquilo que concerne a regulao, fiscalizao, mediao e gesto da INDE. Prope-se que o CONCAR, com personalidade jurdica, fique alocado na Casa Civil, uma vez que envolver discusses militares (Ministrio da Defesa) e civis (Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, que ter alocada a ANCAR, bem como demais ministrios que tenham atividades que produzam cartografia). A transformao do CONCAR em Conselho de Estado, bem como a criao da ANCAR, segue a tendncia do observado em diversos setores da indstria nacional. Esta configurao pode ser observada: (i) no setor energtico, que conta com o Conselho Nacional de Poltica Energtica (CNPE) enquanto rgo de assessoramento do Presidente da Repblica, e com duas agncias reguladoras (Aneel e ANP); (ii) no setor espacial, que tem o Conselho Nacional de Polticas Espaciais e a Agncia Espacial Brasileira (AEB) como instrumentos de governana; (iii) no setor de 30

MINUTA DE DISCUSSO - Cdigo Cartogrfico e Agncia Nacional de Cartografia Contribuies sero recebidas no email igd@geodireito.com at 7/9/2012. Aps esta data as contribuies sero consolidadas e enviadas ao Dep. Arnaldo Jardim para apresentao de Projeto de Lei.

transportes, com o Conselho Nacional de Integrao de Polticas de Transporte, que contempla trs agncias (ANTT, Antaq e ANAC); dentre outros exemplos no meio ambiente, propriedade intelectual etc.. Para manter as atividades fiscalizatrias da ANCAR, sua receita ser formada por: (i) recursos ordinrios do Tesouro Nacional consignados no Oramento Fiscal da Unio e em seus crditos adicionais, transferncias e repasses que lhe forem conferidos; (ii) produto da venda de publicaes, material tcnico, dados e informaes, inclusive para fins de licitao pblica, de emolumentos administrativos e de taxas de inscrio em concurso pblico; (iii) rendimentos de operaes financeiras que realizar; (iv) recursos provenientes de convnios, acordos ou contratos celebrados com entidades, organismos ou empresas, pblicos ou privados, nacionais ou internacionais; (v) doaes, legados, subvenes e outros recursos que lhe forem destinados; (vi) valores apurados na venda ou aluguel de bens mveis e imveis de sua propriedade; (vii) a Contribuio para o Desenvolvimento da Indstria Cartogrfica Nacional Condecar; (viii) a receita proveniente do registro na ANCAR; (ix) a receita proveniente de penalidades aplicadas a empresas registradas e/ou homologadas; e (x) outros recursos captados ou que lhe venham a ser destinados. Para fins de utilizao pblica da cartografia, sero obrigatrios o registro e a homologao das entidades produtoras pela ANCAR. Ainda, ser proibido a qualquer entidade, pblica ou privada, utilizar para fins prprios, ceder a terceiros a qualquer ttulo, incluindo o gratuito, reproduzir, divulgar por qualquer forma, ou comercializar, mesmo que sem fins lucrativos, a produo cartogrfica ou dados tcnicos, originais ou transformados, que fazem parte da produo cartogrfica de propriedade de outra entidade, sem que para tal tenha sido devidamente autorizada. Fundamental, portanto, o estabelecimento da Condecar, contribuio destinada ao desenvolvimento da indstria cartogrfica e decorrente dos atos de registro e homologao, e das penalidades que, a exemplo de outros setores regulados, sero posteriormente regulamentadas, de modo a coibir infraes cometidas contra o Sistema Cartogrfico Nacional. A dosimetria proposta ser um valor a ser conferido a cada Ponto Coordenado, a ser regulamentado por decreto, mas com a alquota fixada em lei (5%). O presente projeto tambm tratou de submeter as atividades cartogrficas realizadas por empresas estrangeiras prvia autorizao da ANCAR, preocupandose com as questes afeitas soberania brasileira. Dada a relevncia dos trabalhos desenvolvidos ao longo do tempo pelo Departamento de Cartografia DECAR do Instituto Nacional de Geografia e Estatstica IBGE, ficam transferidos seu acervo tcnico e patrimonial para a ANCAR, conferindo a opo aos funcionrios do IBGE afetos a cartografia a serem transferidos para a ANCAR ou se manterem no IBGE com funes voltadas para Geografia e Estatstica. Logo, os princpios e preceitos acima possibilitam iniciar uma cultura regulatria na infraestrutura cartogrfica brasileira, necessidade j percebida em outros segmentos da indstria e que possibilita reforar a individualizao de direitos e deveres do governo, das empresas e dos cidados.

31

Vous aimerez peut-être aussi