Vous êtes sur la page 1sur 22

Simulado 198 para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno Uma semana para o fim!!!!!!! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS
1

Uma das constantes aspiraes dos homens a de viver em uma sociedade de iguais. 4 Mas claro que as desigualdades naturais so muito mais difceis de vencer que as desigualdades sociais. Por essa razo, aqueles que resistem s reivindicaes de maior igualdade 7 so levados a considerar que as desigualdades so, em sua maior parte, naturais e, como tais, invencveis ou mais dificilmente superveis. Ao contrrio, aqueles que lutam por maior igualdade 10 esto convencidos de que as desigualdades so, em sua maior parte, sociais ou histricas. Pense-se no prncipe dos escritores igualitrios: Rousseau. No Discurso sobre a Origem da 13 Desigualdade entre os Homens, ele sustenta que a natureza fez os homens iguais e a civilizao os tornou desiguais ou, em outras palavras, que as desigualdades entre os homens tm uma 16 origem social e, por isso, o homem, voltando natureza, pode retornar igualdade. Experimente-se agora considerar o prncipe dos escritores no igualitrios: Nietzsche. Para o autor 19 de Alm do Bem e do Mal, os homens so, por natureza, desiguais e apenas a sociedade, com sua moral de rebanho, com sua religio baseada na compaixo, que fez que eles se tornassem 22 iguais. Onde Rousseau v desigualdades artificiais e, portanto, condenveis e superveis, Nietzsche v desigualdades naturais e, portanto, no condenveis nem superveis. Ao passo que 25 em nome da igualdade natural o igualitrio condena as desigualdades sociais, em nome da desigualdade natural o no igualitrio condena a igualdade social. 28 A diferena entre desigualdade natural e desigualdade social relevante para o problema do preconceito pela seguinte razo: com frequncia, o preconceito nasce da 31 superposio desigualdade natural de uma desigualdade social que no reconhecida como tal, sem, portanto, que se reconhea que a desigualdade natural foi agravada pela superposio de 34 uma desigualdade criada pela sociedade e que, ao no ser reconhecida como tal, considerada ineliminvel.
Norberto Bobbio. Elogio da serenidade e outros escritos morais. So Paulo: Ed. UNESP, 2002, p. 112-3 (com adaptaes).

Julgue os itens subsequentes, relativos s ideias e estrutura lingustica do texto acima. 1 Os vocbulos espcies, difceis e histricas so acentuados de acordo com a mesma regra de acentuao grfica. Errado Espcies e difceis so acentuadas por serem paroxtonas terminadas em ditongo e histricas por ser proparoxtona. 2 No trecho com sua moral de rebanho, com sua religio baseada na compaixo ( L. 1920), a vrgula empregada para separar elementos que exercem a mesma funo sinttica na orao. Correto So termos apositivos explicativos. 3 Depreende-se do texto que a distino entre desigualdade natural e desigualdade social est relacionada capacidade que a natureza humana tem de aceitar as diferenas raciais, sociais e religiosas. Errado Ideia no encontrada em nenhum local do texto.

4 Ao citar Rousseau e Nietzsche, o autor emprega, no desenvolvimento do primeiro pargrafo, um recurso prprio do texto dissertativo-argumentativo, que consiste em fundamentar sua ideia por meio de analogia. Errado Isso no analogia, mas sim citao. 5 Infere-se do texto que o preconceito se fundamenta em uma desigualdade que pode ser eliminada. Correto Ideia demonstrada em especial no ltimo pargrafo. 6 No trecho esto convencidos de que as desigualdades so, em sua maior parte, sociais ou histricas (L. 8-10), a omisso da preposio de prejudicaria a correo gramatical do perodo. Correto A regncia nominal correta com a preposio de. O governo garante que no faltaro recursos para as obras de infraestrutura. As favelas ocupadas dispunham de cerca de 827 milhes de reais do Programa de Acelerao do 4 Crescimento para obras de saneamento e outras intervenes urbanas. Tambm foram 7 anunciados a construo de 19 escolas, obras de conteno de encostas e um programa habitacional orado em 144 milhes de reais, entre outras medidas. A retomada de uma rea to 10 populosa, que at pouco tempo era dominada por criminosos que andavam livremente pelas ruas com fuzis e metralhadoras, animou at mesmo quem faz oposio ao governo. No h como 13 no reconhecer que a retomada do controle da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemo foi um marco na histria do Rio, porque finalmente libertou uma populao acuada pelo trfico, afirma o 16 presidente da Comisso de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa; contudo, continua: precisamos deixar o ufanismo de lado e colocar o p no cho. O trfico no acabou. A polcia no 19 prendeu nenhum grande traficante, apenas algumas lideranas que atuavam no varejo. Ningum sabe quem so os atacadistas. No houve sinalizao de plano de combate ao trfico de armas, 22 ponto central nessa discusso. No se consome mais droga no Rio que em So Paulo. A diferena que aqui o trfico controla territrios com armamento de guerra. Por isso, aqui o trfico 25 mais violento que em qualquer outra capital.
CartaCapital, 8/12/2010, p. 28 (com adaptaes).
1

Julgue os itens seguintes, referentes aos sentidos e a aspectos lingusticos do texto acima. 7 No trecho No houve sinalizao de plano de combate ao trfico de armas, ponto central nessa discusso (L. 20-21), a substituio de sinalizao por sinais manteria a correo gramatical da orao.

Correto E as ideias seriam mantidas.

8 No trecho A diferena que aqui o trfico controla territrios com armamento de guerra (L. 22-24), a orao introduzida por que complementa o sentido do nome diferena. Errado Orao subordinada substantiva predicativa aquela que exerce a funo de predicativo do sujeito da orao principal. Nesse caso, o verbo que antecede a conjuno subordinativa um verbo de ligao. 9 Infere-se do texto que a entrada da polcia nas favelas era dispensvel, tendo em vista que o governo j havia alocado recursos para a ocupao da rea por meio de obras de infraestrutura e de desenvolvimento social. Errado O texto no fala isso. Apenas diz que a entrada da polcia no o suficiente. 10 Na linha 5, a substituio de foram anunciados por correo gramatical do texto. Errado Isso causaria erro de concordncia. A respeito da Redao de documentos oficiais, avalie os prximos itens. 11 A reviso, uma das etapas da elaborao de expedientes oficiais, deve contemplar, entre outros aspectos, a correo ortogrfica do texto, uma vez que um erro de grafia pode prejudicar a compreenso da mensagem contida no documento. Correto Por certo. 12 O pronome de tratamento a ser empregado em expediente oficial dirigido a arcebispos e bispos Vossa Excelncia Reverendssima Correto De acordo com o MRPR. 13 A exposio de motivos de carter meramente informativo deve apresentar, na introduo, no desenvolvimento e na concluso, a sugesto de adoo de uma medida ou de edio de um ato normativo, alm do problema inicial que justifique a proposta indicada. Errado Se de carter informativo, no precisa de tudo isso. 14 A estrutura do telegrama e da mensagem por correio eletrnico de carter oficial flexvel. Correto Exatamente. foi anunciado manteria a

A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 Caso um usurio envie uma mensagem de correio eletrnico e deseje que ela no possa ser lida por algum que, por algum meio, a intercepte, ele deve se certificar que nenhum processo de criptografia seja usado para codific-la. Errado justamente o processo de criptografia (se for utilizado) que impedir algum no autorizado a ler a mensagem, caso ela venha a ser interceptada. 16 Na rede social conhecida como Via6, o usurio poder compartilhar informaes e dados como vdeos, artigos, notcias e apresentaes com outros usurios que fazem parte dos seus contatos. Correto Uma rede social no to conhecida, mas cobrada pelo CESPE. 17 As principais funcionalidades propiciadas pelo MS Word so: navegar na Internet, criar links em documentos, editar vdeos, filmes e sons. Errado Para navegar na Internet utilizamos um browser como o Internet Explorer. A criao de links pode ser realizada no Word. A edio de vdeos, filmes e sons deve ser feita por softwares especficos. 18 A Internet financiada pelo custo do envio de mensagens eletrnicas, as quais so contabilizadas pelos provedores de acesso Internet e repassadas para o usurio a partir da sua conta telefnica, domstica ou empresarial. Errado O envio de mensagens eletrnicas (e-mails) no serve como parmetro para mensurar o uso da Internet. O usurio tem direito de enviar e receber a quantidade de mensagens eletrnicas que desejar. 19 Em ambiente operacional, o gerenciador de arquivos utilizado para se visualizar a estrutura de diretrios e respectivos arquivos. No Linux, o Konqueror constitui exemplo de gerenciador de arquivos. Correto O gerenciador de arquivos permite a visualizao da estrutura de diretrios (pastas) e respectivos arquivos e o Konqueror um exemplo de ferramenta desse tipo que pode ser encontrada no Linux. 20 A barra de endereo permite tanto navegar pela estrutura de diretrios quanto acessar a Web ou outros servios de Internet, tais como o FTP. Correto A barra de endereos tem a flexibilidade de redirecionar a navegao para o aplicativo correto. Se digitarmos um endereo Internet, o Explorer executar o navegador padro. A respeito dos acontecimentos atuais e seus desdobramentos, julgue os itens. 21 Em meio a mais grave crise da Unio Europeia, a Alemanha destoa dos demais pases, se mantendo com vigor na economia. Isto se deve s exportaes para pases emergentes. Correto Exato.

22 Aps o fim da guerra civil, a economia de Angola uma das que mais cresce na frica, impulsionada pelo petrleo. Correto O crescimento do PIB tem sido em torno de 8%. 23 Em 2012, 30 aniversrio da Guerra das Malvinas, a disputa pela ilha voltou a ganhar fora entre Reino Unido e Argentina. Correto Exato. 24 A Austrlia tem criado controvrsia por conta de sua poltica de conteno de entrada de imigrantes no pas. Correto O pas tem sido acusado de deixar refugiados em condies precrias e mand-los para outras ilhas da Oceania. 25 Os partidos de extrema-direita tm crescido nas ltimas eleies europeias. Correto Com suas plataformas nacionalista, anti-imigrao e islamofbica, estes pases tm angariado votos nas ltimas eleies.

Utilizando raciocnio lgico, resolva os prximos itens. 26 Um feixe de 4 retas paralelas determina sobre uma reta transversal, A, segmentos que medem 2 cm, 10 cm e 18 cm, respectivamente. Esse mesmo feixe de retas paralelas determina sobre uma reta transversal, B, outros trs segmentos. Sabe-se que o segmento da transversal B, compreendido entre a primeira e a quarta paralela, mede 90 cm. Desse modo, as medidas, em centmetros, dos segmentos sobre a transversal B so iguais a 6, 34 e 50. Errado Primeiramente monta-se o desenho da situao descrita.

O Teorema de Tales diz que se duas retas so transversais de um feixe de retas paralelas, ento a razo entre dois segmentos quaisquer de uma delas igual razo entre os respectivos segmentos correspondentes da outra. Observe que, na reta A, o segmento compreendido entre a primeira e a quarta reta paralela do feixe mede 2 + 10 + 18 = 30. O seu segmento correspondente na reta B mede 90 cm (exatamente o triplo). Ento os segmentos correspondentes na reta B de 2, 10 e 18 sero exatamente o triplo. Podemos afirmar que:

27 Um crime cometido por uma pessoa e h quatro suspeitos: Andr, Eduardo, Rafael e Joo. Interrogados, eles fazem as seguintes declaraes: Andr: Eduardo o culpado. Eduardo: Joo o culpado. Rafael: Eu no sou culpado. Joo: Eduardo mente quando diz que eu sou culpado. Sabendo que apenas um dos quatros disse a verdade, o culpado certamente Rafael. Correto A nica forma de um dizer a verdade apenas Rafael estar mentindo, pois se ele dissesse a verdade haveria sempre mais de uma pessoa o fazendo. Assim, Rafael mente e portanto culpado. 28 Em um tribunal, deve ser formada uma comisso de 8 pessoas, que sero escolhidas entre 12 tcnicos de informtica e 16 tcnicos administrativos. A comisso deve ser composta por 3 tcnicos de informtica e 5 tcnicos administrativos. Nessa situao, a quantidade de maneiras distintas de se formar a comisso pode ser corretamente representada por Errado Deve-se multiplicar, no somar as combinaes.

29 Admita que, em um grupo se algumas pessoas no so honestas, ento algumas pessoas so punidas. Desse modo, pode-se concluir que, nesse grupo se ningum punido, ento no h pessoas desonestas. Correto A afirmao inicial A->B tido como sendo V. Se B F, ento A deve ser F, portanto a negao de algumas pessoas no so honestas verdadeira. Mas a negao de algumas pessoas no so honestas todas as pessoas so honestas. Portanto, no h pessoas desonestas. 30 A proposio (p ^ q) v (p ^ (~q ^ r)) equivale a p v q v r. Correto Ou se monta a Tabela-Verdade, ou se usa equivalncias: (p ^ q) v ((p ^ ~q) ^ r) Associativa ((p ^ q) v (p ^ ~q)) v ((p ^ q) v r) Distributiva (p ^ (q v ~q)) v ((p ^ q) v r) Distributiva p ^ 1 v ((p ^ q) v r) Complemento p v ((p ^ q) v r) Identidade (p v (p ^ q)) v r Associativa (p v p) ^ (p v q) v r Distributiva p ^ (p v q) v r Idempotncia p ^ p v (q v r) Associativa p v (q v r) Idempotncia Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 Na conduo dos processos disciplinares, as reunies e as audincias das comisses sero abertas ao pblico e no podero ter carter reservado, sob pena de nulidade. Errado De acordo com o RJU, em seu art. 150 e pargrafo nico, a Comisso exercer suas atividades com independncia e imparcialidade, assegurado o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da administrao, tendo suas reunies e as audincias carter reservado. 32 Os trabalhos relativos a percias se enquadram entre os servios tcnicos profissionais especializados. Os contratos correspondentes devero, preferencialmente, ser celebrados mediante a realizao de concurso, e o autor dever ceder os respectivos direitos patrimoniais. Correto No concurso h a estipulao prvia de prmio ou remunerao ao vencedor na realizao de seu trabalho artstico, cientfico ou social, sendo o resultado cedido Administrao 33 Joo, inspetor do trabalho, servidor do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), fiscalizou a empresa Beta e, aps detectar diversas irregularidades, lavrou auto de infrao, fixando multa. A empresa entendeu que o auto de infrao no era cabvel, pois, na sua viso, no havia qualquer irregularidade que a justificasse. A empresa, ento, resolveu recorrer no prazo legal. Entretanto, ao protocolar o recurso, teve notcia de que deveria realizar prvio depsito de 30% do valor da multa fixada para poder recorrer. Tendo como referncia a situao hipottica apresentada, julgue: O MTE exemplo de entidade administrativa, ou seja, unidade de atuao dotada de personalidade jurdica. Errado Portanto, o MTE no uma entidade administrativa, no possui personalidade jurdica, e integra a estrutura da Administrao Pblica Direta da Unio.

34 O rgo competente para decidir o recurso administrativo poder, de ofcio, confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso recorrida, se a matria for de sua competncia, mesmo quando o tema no for objeto de recurso voluntrio. Da mesma maneira, no h necessidade de, na hiptese de a nova deciso agravar a situao do recorrente, dar oportunidade ao interessado para formular alegaes antes da nova deciso. Errado O controle administrativo, realizado por meio do controle interno, amplo, ou seja, realizado sob os aspectos de legalidade e de mrito do ato administrativo. Assim, uma vez provocado, por fora de recurso administrativo, ou de ofcio o rgo poder rever seus atos, confirmando-os, modificando-os, anulando-os ou mesmo revogando-os, total ou parcialmente, observada a competncia interna. No entanto, se de referida deciso agravar a situao do recorrente, dever, obrigatoriamente, ser expedido comunicado para que se manifeste, a fim de se observar os princpios constitucionais do contraditrio e ampla defesa, conforme dispe o art. 64 da Lei n 9.784/99 Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 A pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva. Correto a cpia do art. 5, XXVI: a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento. 36 Em carter excepcional, direito dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social, proteo em face da automao, na forma da lei. Errado A proteo em face da automao, na forma da lei direito dos trabalhadores que no possui carter de excepcionalidade. 37 Considere que Adriano julga que determinado contrato celebrado pelo estado do Par com uma empresa privada lesivo ao patrimnio pblico e viola o princpio da moralidade. Nessa situao hipottica, Adriano tem direito a postular judicialmente a anulao do referido contrato, mediante ao popular. Correto A ao popular cabvel para anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. Portanto, Adriano poderia propor uma ao popular. 38 A dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, bem como a construo de sociedade livre, justa e solidria, figuram entre os fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. Errado Uma forma alternativa de decorar os fundamentos seria identific -los por suas iniciais, formando o mnemnico SOCIDIVAPLU. A construo de (construir) uma sociedade livre, justa e solidria um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil (no um fundamento).

No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 Crime unissubsistente o que se consuma com a simples criao do perigo para o bem jurdico protegido, sem produzir dano efetivo. Errado A assertiva associa o crime unissubsistente criao do perigo, independentemente de resultado, o que est incorreto. O crime unissubsistente, como o prprio nome diz, realiza-se apenas com um ato, ou seja, a conduta una e indivisvel (ex.: injria), coincidindo o ato, temporalmente, com a consumao, de modo que no admitem tentativa. 40 Joo o funcionrio pblico responsvel pelo abastecimento de veculos da Prefeitura de uma cidade. O motorista de um veculo oficial solicitou que abastecesse um veculo particular de sua propriedade, dizendo que iria utiliz-lo em servio. Joo atendeu e efetuou o abastecimento, negligenciando quanto verificao da existncia de autorizao para tanto e quanto veracidade da afirmao feita pelo motorista, que viajou com a famlia para o litoral. Joo, nesse caso, cometeu crime de peculato culposo. Correto Joo comete o peculato culposo, pois foi negligente em sua atuao, concorrendo para o delito do funcionrio (motorista). 41 Considere a seguinte situao hipottica. Durante um entrevero, Carlos desferiu um golpe de faco contra a mo de seu contentor, que veio a perder dois dedos. Nessa situao, Carlos praticou o crime de leso corporal de natureza grave, por resultar debilidade permanente de membro. Correto No caso em questo, no resta dvida que a leso corporal de natureza grave. Todavia, a banca tenta confundir o candidato quanto circunstncia qualificadora. Caso o indivduo perdesse a mo, seria leso corporal qualificada pela perda ou inutilizao do membro, sentido ou funo. Entretanto, como perde apenas os dedos, trata-se de leso corporal qualificada pela debilidade permanente de membro, sentido ou funo. 42 Poder ser concedido perdo judicial para o autor do crime de injria no caso de ter o ofendido, de forma reprovvel, provocado diretamente a ofensa. Correto O perdo judicial poder concedido ao infrator no caso de haver provocao reprovvel da vtima (PROVOCAO) ou no caso de ofensa proferida imediatamente aps outra ofensa (RETORSO). Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 O direito processual regula os meios de prova, que so os instrumentos que trazem os elementos de convico aos autos. A finalidade da prova o convencimento do juiz, que seu destinatrio. Correto As provas so todos aqueles elementos de convico trazidos aos autos com o objetivo de melhor esclarecer determinados fatos, circunstncias ou alegaes. O destinatrio da prova o juiz, j que este proferir a sentena final, condenando ou absolvendo o acusado.

44 Um menor de 14 anos no pode ser testemunha, na medida em que no pode ser responsabilizado por seus atos. Errado O menor de 14 anos pode ser testemunha, no prestando, entretanto, compromisso (art. 208 do CPP). 45 No se reconhece a figura da notcia annima, sendo proibido autoridade policial iniciar investigao com base em informaes apcrifas, uma vez que a CF veda o anonimato. Errado A delao apcrifa (denncia annima) uma espcie de notitia criminis, podendo a autoridade policial utiliz-la para proceder investigaes. 46 Na hiptese de representao da autoridade policial, o juiz, antes de decidir pela priso temporria, deve dispensar a oitiva do MP e proferir sua deciso no prazo de 24 horas. Errado O Juiz dever ouvir o Ministrio Pblico. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 Aos integrantes da Carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil, por exercerem, dentre outras, funes fiscalizatrias, garantido o porte de arma de fogo. Correto De acordo com a legislao. 48 A lei n 4.898 de 9 de dezembro de 1965, regula o Direito de Representao e o processo de Responsabilidade Administrativa Civil e Penal, nos casos de abuso de autoridade. Assim, o direito de representao e o processo de responsabilidade administrativa civil e penal, contra as autoridades que, no exerccio de suas funes, cometerem abusos, so regulados pela presente lei. Dessa forma, constitui abuso de autoridade qualquer atentado violabilidade do domiclio, aos direitos e garantias sociais assegurados ao exerccio do voto indireto e aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio profissional, mediante autorizao legal. Errado No h a necessidade de autorizao legal para que a conduta de atentado aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio profissional seja configurada crime de abuso de autoridade. 49 Caso, no decorrer do cumprimento de mandado de busca e apreenso determinado nos autos de ao penal em curso, o policial responsvel pela diligncia apreenda uma correspondncia destinada ao acusado e j aberta por ele, apresentando-a como prova no correspondente processo, essa conduta do policial encontrar-se- resguardada legalmente, pois o sigilo da correspondncia, depois de sua chegada ao destino e aberta pelo destinatrio, no absoluto, sujeitando-se ao regime de qualquer outro documento. Correto A fim de que se possa falar em sigilo, a correspondncia deve esta LACRADA. No h, portanto, no caso em anlise, a violao do sigilo da correspondncia depois de sua chegada ao destino e j aberta pelo destinatrio.

50 Harold Becker, suo residente no Brasil, preencheu todos os requisitos exigidos na lei e a ele foi concedida, pelo Ministrio da Justia, no dia 27/04/11, a sua naturalizao. correto afirmar que a partir desta data estar extinta qualquer responsabilidade civil ou penal a que estava anteriormente sujeito em seu pas. Errado A lei clara: a naturalizao no extingue a responsabilidade civil ou penal a que o naturalizando estava anteriormente sujeito em qualquer outro pas (art. 124 da Lei 6.815/80).

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

Considere que a amnia (NH3), largamente empregada como gs refrigerante, em razo de seu elevado calor de vaporizao, pode ser obtida a partir da reao Considere, ainda, a tabela acima, em que constam as entalpias de ligao, a 25 C, das ligaes rompidas ou formadas durante a reao em questo. Com base no conjunto de informaes apresentado, julgue os itens que se seguem. 51 - A reao de formao da amnia, a partir de H2 (g) e N2(g), libera mais calor quando processada a volume constante, comparando-se quando processada a presso constante. Errado No importa a forma como a reao processada e sim as ligaes envolvidas. 52 - A energia livre padro dG da reao de formao da amnia pode ser calculada por meio da expresso abaixo, em que R a constante universal dos gases, T, a temperatura em Kelvin, e aNH3, an2 e ah2 as atividades das respectivas espcies quando atingido o equilbrio qumico.
0

Correto Essa a equao correta realmente.

53 - temperatura de 25 C, a energia liberada na formao de um mol de NH3 (g), a partir de H2(g) e N2(g), menor que 50 kJ. Correto Conforme a tabela, temos que 3 mol de H2 possui energia de 3x436 = 1308 kJ/mol e N2 = 944 kJ/mol. Resultando em um total de energia dos reagentes (1308+944) = 2252 kJ/mol para cada ligao N-H temos 391, ento temos 3x391= 1173 kJ/mol para NH3, entretanto temos 2 mols de NH3 o que resulta em energia do produto em (2x1173) = 2346 kJ/mol. Assim, a energia liberada dada pela energia dos produtos - reagentes: 2346 - 2252 = 94 kJ/mol . Mas isso para formar 2 mols de NH3. logo, para 1 mol temos 47Kj/mol.

Considerando que, sob presses elevadas, os gases deixam de apresentar comportamento ideal, e que a figura acima apresenta as curvas do coeficiente de compressibilidade (Z) para o N 2 (g) em duas temperaturas distintas (T e T), julgue os itens subsequentes. 54 - A temperatura T superior temperatura T. Errado Quanto maior a temperatura, maior a proximidade com o modelo do gs ideal. Portanto, T maior. 55 - temperatura T e presso de 200 atm, o N 2 (g) apresenta volume molar maior que o previsto pela lei dos gases ideais. Correto Basta ver que Z maior do que 1 nesse ponto.

Tem-se demonstrado em estudos que a reao de formao de NH 3(g) a partir de H2(g) e N2(g), catalisada pelo ferro e a temperaturas elevadas, usualmente segue a lei de velocidade representada por

em que k a constante de velocidade da reao, t o tempo de reao, e [N2] e [H2], as concentraes em quantidade de matria do N2(g) e do H2(g), respectivamente. Com relao reao em apreo e considerando-se condies em que a lei de velocidade acima apresentada , de fato, obedecida, julgue os itens seguintes. 56 - A construo de um grfico de ln [N2], em funo de t, resulta em uma linha reta. Errado Isso ocorre quando a reao apenas de primeira ordem. Aqui h a interferncia do H 2. 57 - A reao acima elementar, ou seja, processa-se em uma nica etapa. Errado Como os valores dos coeficientes na equao da cintica no so iguais aos coeficientes estequiomtricos, no se trata de uma reao elementar.

58 - Para a reao apresentada Correto Isso decorre da estequiometria da reao. A respeito dos conceitos de entropia, avalie os itens. 59 A entropia uma medida da desordem. De acordo com a segunda lei da termodinmica, a entropia de um sistema isolado diminui em qualquer processo espontneo. Errado A entropia aumenta. A desordem aumenta, no a ordem. 60 As entropias de todos os cristais perfeitos so as mesmas no zero absoluto de temperatura. Correto Essa a definio dada pela Terceira Lei da Termodinmica. A respeito dos conceitos da Qumica Inorgnica, avalie os itens. 61 Uma molcula de hidrognio mantida por uma ligao . Correto De acordo com a TLV. 62 A fuso de dois orbitais atmicos chamada sobreposio de orbitais; e quanto maior for a sobreposio entre os orbitais, mais forte a ligao. Correto Exatamente.

63 Ligao do tipo pi ocorrem nos haletos de hidrognio. Errado Neles existe apenas a ligao sigma. 64 Todas as ligaes covalentes simples so ligaes pi. Errado So ligaes sigma. 65 Embora uma ligao apresente densidade eletrnica em cada lado do eixo internuclear, h somente uma ligao, com a nuvem de eltrons se apresentando em forma de dois lbulos. Correto Correto conceito. 66 Em uma ligao com duas ligaes , tal com o N2, as densidades eletrnicas das duas ligaes se fundem e os dois tomos aparecem rodeados por um cilindro de densidade eletrnica. Correto Assim ocorre nos alcinos. 67 Uma ligao tripla uma ligao mais duas ligaes . Correto Exatamente isto. 68 Cada ligao desprende energia quando se forma. Desta forma, apesar da energia gasta para a promoo do eltron, a energia total da molcula CH 4 menor que a que teria se o carbono formasse somente duas ligaes C-H. Correto Assim, ocorre a promoo. 69 Embora a promoo de um eltron envolva um orbital de maior energia, ele experimenta maior energia de repulso com relao aos outros eltrons. Errado Ele experimenta menor energia. 70 O nitrognio, vizinho do carbono, no pode utilizar a promoo para elevar o nmero de ligaes que pode formar. Correto Essa promoo no aumenta seu nmero de eltrons desemparelhados.

A respeito dos compostos orgnicos e suas propriedades, julgue os itens. 71 Sais de diaznio copulam com aminas e fenis dando origem aos azocompostos, substncias coloridas, muitas das quais se enquadram dentro da classe dos azocorantes. Correto Estas so reaes de interesse industrial. 72 Os cidos sulfnicos so ismeros dos hidrogenossulfitos, dos quais podem ser facilmente diferenciados. Enquanto os hidrogenossulfitos so steres facilmente hidrolisveis, os cidos sulfnicos no so. Correto Informao adequada. 73 Os cidos sulfnicos alifticos de baixo peso molecular so lquidos pesados, de baixo ponto de ebulio e insolveis em gua. Errado Eles apresentam altos pontos de ebulio e so geralmente solveis em gua. 74 Os cidos sulfnicos so cidos fortes e formam sais com hidrxidos ou carbonatos. Correto Por certo. 75 cidos sulfnicos podem ser esterificados diretamente pelo aquecimento com os alcois. Errado No podem ser formados diretamente. A respeito das reaes orgnicas, avalie os itens. 76 Aminas podem ser preparadas pela reduo de iminas (ou ons imnios), por um processo chamado de aminao redutiva. Correto Estas so importantes reaes. 77 O nuclefilo na reao de Wittig um ildeo de fsforo. Correto Ildeo qualquer composto com cargas opostas em tomo adjacentes, ligados por uma ligao covalente, cada um dos quais com o octeto completo. 78 A reao de Wittig completamente regiosseletiva. Correto Exatamente. 79 Uma das reaes mais importantes para a formao de ligaes carbono-carbono em Qumica Orgnica o ataque de um enolato a um carbono carbonlico Correto Esta uma reao de condensao aldlica.

80 O grupo protetor ideal para uma reao aquele que pode ser facilmente inserido na molcula, que seja resistente a vrias condies reacionais (inclusive condies drsticas) e que seja facilmente removido posteriormente. Correto Certo conceito. Acerca das reaes abaixo mostradas, avalie os prximos itens.

81 O composto A um haleto. Correto Exata classificao. 82 O composto B um reagente de Jones. Errado um reagente de Grignard. 83 Na reao 1, se R um alquil e R um grupo vinil ento o composto C um alcano. Errado um alceno, pois haveria a dupla ligao. 84 A reao 1 usa catalisadores metlicos. Correto Exatamente isto, como se pode ver pela representao. 85 A reao 1 um acoplamento de Kumada. Correto Exato nome para essa reao.

86 O composto D a ciclopentenen-2-ona. Errado a ciclopent-2-enona. 87 O composto D um enol. Errado uma enona. 88 O composto E o ciclopent-2-enol. Correto Exato nome. 89 O composto D tem maior ponto de ebulio que o composto E. Errado No, pois o composto E forma ligaes de hidrognio. 90 A reao 2 uma reduo de Luche. Correto Exata nomenclatura. No que concerne os erros e a anlise estatstica dos dados, avalie os itens. 91 Exemplos de erro sistemtico so a perda de analito por evaporao durante uma etapa de aquecimento em um experimento e os erros causados pela m-calibrao de uma bureta. Correto Bons exemplos. 92 Erros aleatrios so reprodutveis e podem ser determinados e descontados do valor das medidas. Errado Somente os erros determinados, ou sistemticos, o podem ser. 93 Erros aleatrios so erros que ocorrem de forma ocasional, so freqentemente grandes e podem influenciar o resultado em qualquer sentido. Errado Essa classificao mais prpria dos erros grosseiros. 94 Os erros grosseiros significativamente dos demais. Correto Correta informao. 95 Exemplo de erro grosseiro no levar em conta gotas ou bolhas em uma bureta, ou tocar com os dedos em um pesa-filtro j tarado. Correto Esses so alguns exemplos comuns desse tipo de erros. levam a valores anmalos, valores que divergem

Julgue os itens a respeito da espectroscopia no infravermelho. 96 Compostos contendo grupos hidroxila apresenta bandas de estiramento O H larga devido associao inter e intramoleculares como consequncia de deformao de ligaes de hidrognio. Bandas O H livres so observadas somente em solues diludas e em solventes que no formam ligaes hidrognio. Correto Certos conceitos. 97 O espectro no infravermelho contm muitas absores associadas com inmeras formas de vibrao das molculas que so analisadas. Sendo assim, uma molcula em particular fornecer uma srie de bandas caractersticas, associadas com seu modo de vibrao. Correto Tudo verdade. 98 As bandas situadas entre 900 e 1400 m so a regio de impresso digital do espectro do IV. Errado -1 -1 A ordem de grandeza de cm e no m . 99 De modo geral, a disponibilidade de janelas de NaCl e KBr suficiente para a maioria dos trabalhos no IV. Tais janelas permitem, respectivamente, trabalhar na faixa de nmero -1 -1 de onda de 5000-600 cm e 5000-400 cm , faixa na qual a maioria dos grupamentos qumicos absorve. Correto Certo. 100 Na maioria dos casos, as amostras para IV so montadas no interior de algum tipo de cela (cela para lquidos ou gases), ou fixadas num suporte visando sua introduo no compartimento de amostras do equipamento. Correto Tudo adequado. A respeito dos conceitos da Qumica Analtica ainda, julgue os itens. 101 Utiliza-se a vaporizao eletrotrmica para introduo de amostras slidas, lquidas e em soluo na espectrometria atmica. Correto um dos mtodos empregados. 102 Na absoro atmica, as interferncias espectrais so mais comuns do que as interferncias qumicas na maioria das vezes. Errado As interferncias qumicas so mais comuns que as espectrais.
-1

103 Uma das vantagens do uso da deteco espectromtrica de massas com plasma indutivamente acoplado em vez da deteco tica a facilidade de deteco dos espectros de massa. Correto Geralmente o nmero de picos formados bem menor realmente. 104 Fosforescncia s um fenmeno usualmente observado, para a maioria das molculas, a baixas temperaturas ou meios altamente viscosos. Correto Verdadeira informao. 105 A pequena largura dos picos, a radiao espria e as celas estreitas exigidas em algumas anlises dificultam os mtodos quantitativos no IV. Correto Outros fatores, como no-obedincia a Lei de Beer so importantes. Com relao ao tema da Qumica Analtica e sua aplicao em cincias forenses, analise as prximas questes. 106 Precipitados formados por nucleao apresentam partculas mais finas e em maior quantidade do que os formados por crescimento de partculas. Correto A velocidade que cada um destes processos ocorre um dos principais fatores em determinar o formato das partculas. 107 Precipitados feitos de partculas maiores so desejveis em anlises gravimtricas porque partculas maiores so mais fceis de filtrar e lavar. Entretanto, este tipo de precipitado geralmente menos puro do que os finamente divididos. Errado A segunda afirmao falsa, pois os precipitados maiores geralmente so tambm mais puros. 108 Coprecipitao a precipitao de espcies mais insolveis que a espcie de interesse, atrapalhando nos resultados da anlise. Errado Coprecipitao o fenmeno onde compostos que so solveis so removidos da soluo durante o processo de precipitao. 109 Um padro secundrio um composto cuja pureza foi estabelecida por anlise qumica e serve como material de referncia em anlises de titulao. Correto Geralmente estes compostos so analisados atravs do uso de um padro primrio. 110 So caractersticas desejveis para um padro primrio: alta pureza, estabilidade no contato do ar, ausncia de gua de hidratao, alta solubilidade no meio de anlise e alta massa molar. Correto Todas estas caractersticas so desejveis, embora nem sempre sejam encontradas, para cada mtodo, em uma substncia.

A respeito da Portaria 344, julgue os itens. 111 As embalagens de medicamentos devem ser inviolveis e de fcil identificao. Correto Exato. 112 vedado s farmcias fracionar medicamentos de sua embalagem original. Errado Drogarias que tm essa restrio. 113 Embalagens dos medicamentos da lista A devem conter uma faixa preta. Correto Exato. 114 As embalagens de anfepramona (anorexgeno) devem conter instruo de que o medicamento pode causar hipertenso pulmonar. Correto De fato. 115 funo da SVS/MS padronizar bulas. Correto Realmente. No que diz respeito Portaria SVS/MS 344/1998, avalie os prximos itens como corretos quando fizerem adequada associao entre os produtos e a lista controlada a que pertencem. 116 Substncias entorpecentes Lista A1 Correto So sujeitos a notificao de receita A. 117 Substncias psicotrpicas Lista A2 Errado Estas so da lista A3 ou B1. 118 Substncias entorpecentes de uso permitido somente em concentraes especiais Lista A3 Errado Esta a lista A2. 119 Substncias psicotrpicas anorexgenas Lista B2. Correto Adequada associao. 120 Talidomida Lista C1. Errado Esta da lista C3.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Vous aimerez peut-être aussi