Vous êtes sur la page 1sur 6

Manual Para Lderes

153

Bibliografia Comentada
As Chaves Para Relacionamentos Saudveis, uma publicao do Ministrio Igreja em Clulas (descrito abaixo), 1998. Contm um excelente formulrios de avaliao pessoal e quatro lies excelentes para um retiro de lderes de grupos familiares (clulas) ou equipes de ministrio entenderem melhor suas personalidades e como que as diferenas podem ser beno ao invs de problema.

Blackaby, Henry; e King, Claude; Conhecendo a Deus e Fazendo Sua Vontade, Junta de Misses Nacionais Batistas. Livro fantstico para o discipulado de lderes, ajudando eles de forma participativa e indutiva aprender como ouvir a voz de Deus e tornar-se scio com Ele. Castellanos, Csar; Sonha e Ganhars o Mundo, Palavra da F Produes, 1998/1999. Conta a histria de como Deus levou o grupo de oito pessoas reunidas em sua sala em 1983 a tornar-se a maior igreja de Amrica Latina com 100,000 membros 15 anos depois, quando escreveu este livro. Sua igreja em Bogot tem sido a fonte para o movimento G-12 (Grupo de doze) que tem impactado muito ao Brasil. O modelo dele inclui quatro reunies de pr-encontro, um fim de semana de encontro profundo com Deus e quatro reunies de ps-encontro seguido pela escola de lderes onde num ano o novo convertido e preparado para discipular doze outros (G-12) e liderar uma clula evangelstica. De Arajo, Gedimar; alem dos livretes publicados pela Editora Sepal, Gedimar tem uma srie de livretes para grupos familiares de forma pr-publicao. Mais informao atravs dele na Segunda Igreja Presbiteriana

154

Implantando Grupos Familiares

de Vitria, Rua Nilo Paiva, 74, Santo Antnio, CEP 29.026, Vitria, ES. Editora ABU, C. P. 7550, 01064-970, SP, SP; fone: (11)240-6278. Tem diversos livros para grupos pequenos, geralmente para pessoas com segundo grau completo. Seu forte estudo bblico indutivo de um livro da Bblia. Editora Palavra da F Produes Ltda., Av. Marqus de So Vicente, 576, Barra Funda, SP CEP 01139-000; fone: (11)-3662-1551; Fax: (11) 826-0411. E-mail: palavra.da.f@uol.com.br. Alm de fitas em udio e vdeos do pr-encontro, encontro e ps-encontro, tem traduzido e publicado diversos livros e materiais da igreja em clulas com modelo G-12. Editora SEPAL, C. P. 7540, 01064-970, SP, SP; fone: (11)523-2544; fax (11) 523-2201; E-mail: editorasepal@xc.org; site: www.editorasepal.com.br. Na dcada de 1980 publicou uma srie de livros avulsos para grupos pequenos. Na dcada de 1990, comeou a publicar as seguintes sries: Grupos Familiares: livretes simples de 22-24 pginas, fcil para usar com pessoas no crentes como tambm com crentes. Muitos dos ttulos desta srie esto alistados na pgina 141. Grupos Familiares Pastorais: livretes de 50 pginas com estudos simples e comentrios de duas pginas para cada estudo, formando a viso e prtica de ser uma igreja em miniatura, um grupo familiar. Estudando a Bblia em Grupo de Lyman Coleman: livros de 90-94 pginas com 13 estudos em cada livro.

Manual Para Lderes

155

Lderes de Grupos Familiares: fascculos de oito lies para treinar esses lderes, lanado no ano 2000.

Editora Vida, www.editoravida.com, . Oferece trs sries de oito livros (total de 24 livros), cada um com 8-13 estudos. Srie Bem-aventuranas. Bill Hybels; Fruto do Esprito

Fletcher, William M.; O Segundo Grande Mandamento (Um Apelo para uma Vida de Servio Pessoal e em Grupo) , Ed. Vida, 1983/1986, 173 pginas. Trs partes do livro tratam de: 1) o amor (4 captulos); 2) transformando o corpo local (descobrindo e curando as feridas; tornandose famlia; aprendendo a amar; e adotando um esprito de gentileza); e, 3) cuidando de grupos especiais (idosos, solitrios enfermos, aflitos. . .). Cada captulo termina com perguntas de aplicao e o livro termina com um excelente apndice sobre como iniciar um ministrio de atendimento em sua igreja. Kivitz, Ed Ren, Koinonia (Manual Para Lderes de Pequenos Grupos), Abba Press, 1994, 124 pginas. Divertido, com bons desenhos e bastante criatividade! Tem seis excelentes dinmicas para treinar lderes em diferentes aspectos de grupos pequenos e tem perguntas para discusso ou aplicao em quatro dos oito captulos. bem amplo, tratando de grupos pequenos para crentes, indicando que existem diferentes tipos de grupos e dando dicas gerais para qualquer tipo de grupo. Termina com algumas dicas para os lderes administrarem as dinmicas, e um esboo de sete estudos para grupos pequenos sobre as declaraes de Jesus no evangelho de Joo quando ele diz Eu sou. . . .

156

Implantando Grupos Familiares

Kornfield, David; Crescendo na Comunho (Srie Grupos de Discipulado, Volume 1), Ed. SEPAL, 1994, 79 pginas. Indica como fazer um retiro, e dois meses de encontros semanais para comear um grupo de discipulado. Aprofunde a passagem de Atos 2.42-47, levando o grupo a definir como isso se aplicaria a eles. Inclui tarefas para cada encontro e dicas para os lderes dirigirem cada encontro. Como nos outros livros da srie, tem uma bibliografia comentada. Os livros seguintes da srie, tratam da Palavra, da orao e da vida simples, Repasse e Seleo, que indica as dicas para esse grupo se multiplicar e dois livros para um segundo ano sobre evangelismo pessoal e desenvolvendo carter. Kunz, Marilyn e Schell, Catherine; Como Comear um Estudo Bblico com os Vizinhos, Editora ABU, 1966/1982, 16 pginas. Este um excelente guia para discusso em grupo. Trata de como comear um estudo bblico com os vizinhos; explica as regras de uma boa discusso, indicando os objetivos e vantagens de tal estudo; e d dicas para os lderes. MAPI (Ministrio de Apoio para Pastores e Igrejas) oferece treinamentos para pastores e lderes sobre diversos temas incluindo grupo familiares, discipulado (de liderana), equipe pastoral (leiga), equipes de ministrio e dons espirituais, viso panormica da igreja saudvel, pastoreio de pastores e cura interior (grupos de apoio). Mais informaes atravs do site: www.mapi-sepal.org; ou email: mapidk@attglobal.net ou C. P. 2029, So Paulo, SP CEP 01060-970; telefone: (11) 523-2544; Fax (11) 5232201. Ministrio Igreja em Clulas, Rua Ver. Antnio Carnascialli, 1661, 81.670-420, Curitiba, PR. Tel/Fax (41) 276-8655. E-mail: celulas.im@aol.com.br; site: www.celulas.com.br.

Manual Para Lderes

157

Liderado por Roberto Lay, a IEC oferece quatro mdulos de treinamento para implementar seu modelo na igreja. Sua eclesiologia completa e radical alicerado por livros e apostilas muito bons traduzidos do Ralph Neighbor e seus scios. Inclui o Manual do Auxiliar de Clula e o Manual do Lder, junto com muitos outros livros para ajudar o novo convertido se firmar, se multiplicar e se tornar lder. Neumann, Mikel; Alcanar a Cidade (As Clulas na Evangelizao Urbana), Ed. Vida Nova, 1993, 62 pginas. Baseado na experincia em Madagascar de uma associao estagnada de igrejas da capital que subitamente experimentaram um crescimento em disparada. Possivelmente o melhor resumo conciso deste tema. Esclarece bem a viso e apresenta as bases para comear as clulas. Conclui com uma srie de perguntas para a implementao de clulas. Traduzido do ingls, tendo uma boa bibliografia de livros em ingls. Solonca, Paulo; e Messina, Srgio; Manual de Treinamento para Lderes de Clulas de Discipulado , Editora do Discpulo, C.P. 111, Florianpolis, SC CEP 88000-000. A Editora do Discpulo publica uma srie de excelentes manuais prticos para lderes de grupos pequenos, incluindo este. A primeira parte do manual d uma viso e prtica de clulas bem parecido a este manual (26 pginas). Isto seguido por dois mdulos: A) Doze estudos aprofundando as qualidades de liderana a base de 1 Timteo 3 e Tito 1; e, B) Sete estudos para desenvolver as habilidades de um lder de uma clula. O manual feito em forma de esboo, tendo assim muito contedo. Explica o sentido das palavras chaves no grego. Ao mesmo tempo muito prtico, tendo tarefas e exerccios de auto-avaliao para cada estudo.

158

Implantando Grupos Familiares

Van der Meer, Antonia; O Estudo Bblico Indutivo, Orientao para Voc Mesmo Preparar e Dirigir Estudos Bblicos, ABU Editora, 1986, 50 pginas. Trata de como estudar a Bblia e como preparar e dirigir um estudo bblico evangelstico. Ao final d sugestes para variar os estudos. Videira, revista bimensal sobre igreja em clulas que comeou em 1999. Endereo: Rua C-31 Qd.30 Lt.3 no177 Jardim Amrica CEP 74.265-210; Fone/Fax (62) 251-0505. E-mail: marcelo@videira.org.br; Site: www.videira.org.br. Yonggi Cho, Paul; Grupos Familiares e o Crescimento da Igreja, Ed. Vida, 1976/1982, 192 pginas. Baseando-se na histria de sua prpria igreja, a maior do mundo, Yonggi Cho detalhe como comear grupos familiares, enfatizando a importncia do pastor liderar tal movimento, mulheres poderem liderar os grupos, tal trabalho ser uma grande ferramenta missionria e evangelstica, o desenvolvimento de dons e milagres nos grupos, e cada membro da igreja participar.

Vous aimerez peut-être aussi