Vous êtes sur la page 1sur 15

MATRIA: Direito Civil PROFESSOR: Fbio Figueiredo e-mail: fabio.figueiredo@damasio.com.br Anotador:Mauricio A. S.

Prado Aula 1

INTRODUO AO DIRIETO CIVIL CONSTITUCIONAL

Sculo XVIII - Perodo de evoluo das teorias pblicas. Estado Absolutista - Estado mximo e individuo mnimo. poca do renascimento. Trade axionmica: liberdade, igualdade, fraternidade. Os burgueses tm muito poder econmico, mas nenhum poder poltico, viviam em um estado absolutista. 1789 Revoluo francesa. 1804 - CC francs

No Brasil: 1850 - Teixeira de Freitas - CC com 5000 artigos. Este cdigo no foi aceito. Em 1911, comea a codificao de Clvis Bevilacqua, vigente de 1917 a 2003. O professor Teixeira de Freitas, escreveu a partir do que viria a ser a BGB - o cdigo civil alemo. O CC de Bevilcqua comeou como o Cdigo Alemo, mas sofreu modificao posterior e replicou o modelo Francs. O CC francs fundou a escola de exegese - determinava que o juiz no podia interpretar de maneira restritiva ou elaborativa, apenas declarativa. Surgiu para defender o patrimnio. O centro de proteo do CC Francs de 1804 e CC de 1916: proteo do patrimnio. Em 1988 - CF trouxe os conceitos de solidariedade, funo social da propriedade, etc muitos institutos que o CC/1916 no tratou, necessitando nova interpretao do direito privado, sendo, inclusive, fundada a cadeira de direito civil constitucional nas cadeiras de mestrado. A CF/88 - Existencialista - tinha como centro gravitacional a dignidade da pessoa humana. Miguel Reale diz que a cdigo civil est alicerado em trs fundamentos: socialidade, eticidade, praticidade. Com isso a legislao civil passa tambm a ser existencialista. 1948 - Declarao Universal dos Direitos do Homem - DUDH.

MATRIA: Direito Civil PROFESSOR: Fbio Figueiredo e-mail: fabio.figueiredo@damasio.com.br Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

1995 - Defesa da tese de doutoramento do professor Capelo de Souza - do Direito Geral de Personalidade - com isso, ele disse que evidente que qualquer texto normativo venha a esgotar os direitos da personalidade, sendo necessrio um direito geral da personalidade. Sob esta tica temos nova viso sobre os valores liberdade, igualdade, fraternidade. Esta trade axionmica privada (liberdade, igualdade, fraternidade), na revoluo francesa significava: Liberdade - a mais ampla e irrestrita liberdade de contratao possvel (essa a tese do liberalismo - o cidado tem o direito mximo e o estado, o direito mnimo). Igualdade - todos so iguais perante a Lei. Fraternidade - Boa f nos atos de comrcio. Esses princpios impulsionaram o CC francs, que teve reflexos no Brasil.

Hoje houve reformulao dessa trade:

LIBERDADE Liberdade: La Cordeile - fala que se houvesse liberdade de contratao, o forte oprimiria o fraco na relao contratual. Modernamente, a liberdade de contratao evolui para a autonomia privada de contratao: Autonomia da vontade, nos limites da lei, da ordem pblica instalada e da moral. Assim, so limites da autonomia da vontade: Lei - a mais rasa, a mais simples limitao de todas. Ordem pblica instalada - so os anseios populacionais de uma dada nao. Ex. reviso dos contratos indexados em dlar, quando o dlar disparou nas pocas de inflao, foram revisados com base na ordem pblica instalada, no havia lei para isso. Moral - limite de contratao.

MATRIA: Direito Civil PROFESSOR: Fbio Figueiredo e-mail: fabio.figueiredo@damasio.com.br Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

IGUALDADE Igualdade: no tratar a todos igualmente. o princpio aristotlico de igualdade - tratar desigualmente os desiguais na medida de suas desigualdade. A IGUALDADE, assim, a isonomia substancial. Ex. dada a hipossuficincia do empregado diante do empregador foi necessria a criao de um direito especializado. Em 1916 - havia um artigo que dizia que o homem era senhor da casa, ele detinha o ptrio poder. Ele era o chefe da sociedade conjugal. Necessitou-se do estatuto da mulher casada. Outro exemplo a lei Maria da Penha. A CF/88 - traz a isonomia perante a lei, mas a lei vigente era o CC de 1916. Houve necessidade de mudana. Fraternidade - era a boa f nos atos de comrcio. Esta boa f nos atos de comrcio evoluiu. Ex. 1 - Hoje, ajudar idoso a atravessar na faixa de pedestres no dever moral, pois o art. 3, CF, instituiu o solidarismo, portanto dever jurdico e no moral. Ex. 2 - Fbio Figueiredo compra um terreno e quando est construindo, vem fiscal e pede EIA/RIMA, quando sai o laudo, ele negativo, pois se trata de rea de manancial e ele impedido de construir em razo do solidarismo constitucional. Ex3 - quadro da pegadinha do Joo, onde o ator fingia ser cego e depois jogava fora o culos e ria da cara da pessoa que o tinha ajudado a atravessar a rua. O MPF entrou com ao com base no solidarismo e o juiz fixou astreintes de 1 milho de reais. O contrato com o apresentador foi declarado ineficaz por falta de solidarismo constitucional e a emissora (rede TV) ficou 2 dias fora do ar e quase perdeu a concesso televisiva.

VETORES DE INTERPRETAO DO CDIGO CIVIL

So 6 artigos do CC que comandam a autonomia privada (estes vocs tm que decorar). Se for chutar na hora da prova, chutar com base nesses 6 artigos.

MATRIA: Direito Civil PROFESSOR: Fbio Figueiredo e-mail: fabio.figueiredo@damasio.com.br Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

ART. 112, CC - INTENCIONALIDADE - NAS DECLARAES DE VONTADE SE ATENDER MAIS A INTENO DAS PARTES DO QUE O QUE EST ESCRITO.

a inteno da parte que vale mais do que o que est expresso. a inteno consubstanciada.

Ex: Novao Objetiva X Dao em pagamento.

Se Devo o apagador a Jos e dou ao Jos o apagador - Isso pagamento (satisfativa) Se Devo apagador, mas dou a caneta e Jos aceita - dao em pagamento (satisfativa) animus solvendi. Se Prometo dar a caneta a Jos daqui a um ms no lugar do apagador - Novao (no satisfativa) - animus novandi. Mesmo que eu coloque outro nome no contrato, continuar sendo novao. Animus novandi - a inteno de extinguir uma obrigao criando uma nova. Animus sovendi - solve a obrigao.

Art. 113, CC - ETICIDADE - BOA F OBJETIVA. Obs - aquele que rompe com a boa f objetiva ser responsvel por perdas e danos.

Art. 114, CC - INTERPRETAO ESTRITA (INTERPRETAO RESTRITIVA) - OS NEGCIOS JURDICOS BENFICOS E A RENNCIA INTERPRETAM-SE

RESTRITAMENTE. Negcios jurdicos benficos - so os negcios jurdicos gratuitos: doao pura. Se esse ato (renncia e negcio jurdico benfico) no for Expresso, Formal, Solene, Com outorga - no pode gerar efeitos. Ex. Renncia Herana - Art. 80, CC - imveis para os fins legais.

MATRIA: Direito Civil PROFESSOR: Fbio Figueiredo e-mail: fabio.figueiredo@damasio.com.br Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

Ex. 2 - Assuno de dvida:

Credor ---------------------------------devedor Terceiro

O credor notificado e, em 30 dias no responde se aceitou ou no a assuno de dvida. Como interpreto? O credor est abrindo mo do direito, ato de renncia. Assim, se ele no se manifesta, ele no aceitou a assuno. Art. 299, CC. Ex3. art. 93, CC - Pertenas - Leitura do artigo. Art. 94 - exemplo das colheitadeiras que no so doadas com a Fazenda, porque como o ato benfico, no se presume, tem que ser expresso.

Art. 421 - FUNO SOCIAL DO CONTRATO A funo do contrato pode ser intrnseca ou extrnseca. A intrnseca trata do equilbrio contratual e a extrnseca trata da anlise do potencial lesivo do contrato a toda coletividade.

Art. 422, CC - PROBIDADE Os contratantes devem ter uma conduta honesta, conduta dotada de lisura. So os deveres anexos do contrato. Alm do dever nuclear h os deveres de probidade, que so excutves judicialmente. A ruptura do dever probidade gera o dever de indenizar.

MATRIA: Direito Civil PROFESSOR: Fbio Figueiredo e-mail: fabio.figueiredo@damasio.com.br Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

Art. 423, CC - CONTRATOS POR ADESO Tm vontade de ambas as partes, apenas no tem a fase de negociao, mas tem a vontade da outra parte de aderir ao contrato. Sempre que for omisso ser interpretado favorecendo o aderente, porque ele no teve a oportunidade de excutir o contrato.

PARTE GERAL DO CDIGO CIVIL

Obs - a LICC foi revogada, a LICC se chama agora LINDB - Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro. Lei 12.376/2010 de 30/12/2010 - mudou apenas o nome da LICC, as normas continuam iguais.

CAPACIDADE A capacidade civil capacidade de direito ou capacidade de fato. A capacidade de direito a aptido genrica para que o indivduo seja sujeito de direitos e deveres. A capacidade de direito se confunde com a personalidade jurdica. A capacidade de fato consiste na aptido para o exerccio de direitos e deveres. Art. 3, CC determina quem so os absolutamente incapazes. (decorar) Art. 4, CC determina quem so os relativamente incapazes. (decorar) Tem capacidade todo aquele que nasceu com vida - ar nos pulmes (Lei 6015/73) avaliado pelo mtodo da dosimetria hidrosttica de Galeno, onde se colocam os pulmes da criana numa bacia com gua e, se flutuar porque tem ar nos pulmes e, portanto, viveu. O absolutamente incapaz necessita de representao para os atos da vida civil. Este indivduo, se no tiver representao, tem ato nulo de pleno direito (art. 166, I, CC). O relativamente incapaz necessita de assistncia, se no for assistido, os atos so anulveis (nulidade relativa-art. 171, CC).

MATRIA: Direito Civil PROFESSOR: Fbio Figueiredo e-mail: fabio.figueiredo@damasio.com.br Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

Cessao da incapacidade Fomas: - voluntria - judicial - legal

Cessao voluntria da incapacidade aquela em que os pais levam o filho menor entre 16 e 18 anos ao cartrio e promovem a sua emancipao. No tem homologao judicial nem participao do ministrio pblico. Se houver discordncia entre os pais, s se resolve pela via judicial.

Cessao judicial da incapacidade Enquanto que os pais podem levar seus filhos para o cartrio para emancipao, tutores e curadores no podem. H necessidade de homologao judicial e interveno do ministrio pblico. Assim, cabvel a emancipao judicial na tutela, curatela e quando houver discordncia dos pais.

Cessao legal da incapacidade Ocorre nos casos previstos em lei - art. 5, CC. So eles: - Casamento - A idade nbil no Brasil de 16 anos. O indivduo se casa com autorizao dos pais e se torna plenamente capaz. - Emprego pblico efetivo - hoje no mais utilizada. - Colao de grau em curso de nvel superior - Economia prpria - na prtica exigida ao judicial para aferio.

MATRIA: Direito Civil PROFESSOR: Fbio Figueiredo e-mail: fabio.figueiredo@damasio.com.br Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

INDIVIDUALIZAO DA PESSOA NATURAL (Nome)

Compe-se de: - prenome - o que identifica a pessoa, individualiza o sujeito perante a sociedade. - patronmico/apelido de famlia/sobrenome - individualiza o grupo familiar ao qual o indivduo pertence. - Alcunha - o apelido pelo qual conhecido - Agnome - individualiza o sujeito dentro do grupo familiar dele, porque ele tem um homnimo dentro do grupo familiar. Ex. Jnior, filho, neto, etc.

O nome imutvel. O nome no pode ser alterado.

Excees imutabilidade do nome: So situaes especficas, especiais e excepcionais.

1)

Erro grfico evidente - questo de foro ntimo, uma faculdade a alterao nesse caso. Ex. Crudio.

2)

Exposio ao ridculo - Ex. pai que colocou o nome das filhas de: xerox, fotocpia, autenticada.

3)

Uso prolongado de alcunha - pode-se pedir a insero da alcunha no nome. Ex. Xuxa, Lula, Pel, etc.

4) 5) 6) 7)

Uso prolongado de nome diverso daquele que consta no registro civil. Adoo Proteo testemunha Mudana de estado individualizador familiar (solteiro, casado, divorciado, separado) - colocao ou retirada do sobrenome do cnjuge.

8)

Traduo do prenome

MATRIA: Direito Civil PROFESSOR: Fbio Figueiredo e-mail: fabio.figueiredo@damasio.com.br Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

Prazo: Primeiro ano aps a maioridade civil. A alterao imotivada (Lei 6015/73 prev assim). Na prtica no desta forma, o sujeito tem que ingressar com ao judicial.

Estado Individualizador - Individual - poltico - Familiar

O estado individualizador individual - so os caracteres fsicos e traos da personalidade do sujeito. Usado muito no processo penal, quando se desconhece a identidade da pessoa. Ex. Joo que mora perto da padaria, tem 1 metro e oitenta, etc

O estado individualizador poltico - dita se o sujeito brasileiro, se ele estrangeiro, se brasileiro nato ou naturalizado.

DOMICLIO Pode ser simples ou necessrio.

Domiclio simples O domiclio simples pode ser comum ou de eleio. (H divergncia da doutrinria: alguns doutrinadores chamam o domiclio simples de domiclio comum e dividem esse gnero em simples ou de eleio.)

O domiclio comum exige dois componentes: - fsico - local de moradia - espiritual - animus de fixar residncia.

MATRIA: Direito Civil PROFESSOR: Fbio Figueiredo e-mail: fabio.figueiredo@damasio.com.br Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

O domiclio de eleio o foro de eleio.

Domiclio necessrio O domiclio necessrio aquele disposto em lei. H distino entre domiclio necessrio e legal, mas o examinador tem usado como expresses sinnimas. Domiclio legal - so as situaes de domiclio apontadas na lei. Tm domiclio legal: - Incapaz - domicilio do tutor ou curador - Martmo - local em que o navio estiver matriculado - Militar- local em que estiver servindo as foras armadas - Servidor pblico - local em que estiver prestando servios - Preso - No local onde estiver cumprindo a pena.

Nota - Navios e aeronaves esto sujeitos a hipoteca e no a penhor, mas continuam sendo bens mveis. So sujeitos a hipoteca, porque tm matrcula (como os imveis), no se transmite posse no caso de navios e aeronaves, registra-se a hipoteca na matrcula.

Assim, os navios e aeronaves so bens mveis imobilizados para fins de hipoteca. 1473, do Cdigo Civil cc 138, do Cdigo Brasileiro de aeronutica.

Domiclio necessrio - Diplomata - quando citado no exterior, alegar extraterritorialidade. Neste caso, o seu domiclio ser o Itamarati. - A pessoa que tem diversos domiclios distintos - todos eles sero domiclios do indivduo. o caso de domiclio plrimo.

MATRIA: Direito Civil PROFESSOR: Fbio Figueiredo e-mail: fabio.figueiredo@damasio.com.br Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

- A pessoa que no tem domiclio algum - o domiclio ser o local em que for encontrado.

DIREITOS DA PERSONALIDADE

Tm previso: - no artigo 1, inciso III, CF - dignidade da pessoa humana - No artigo 5 da CF - todos os incisos - art. 11 a 21, CC

Os direitos da personalidade so resguardados atravs de uma tripartio da personalidade: 1- integridade fsica 2- integridade moral 3- integridade intelectual

1 - Integridade fsica - Direito vida - Direito tutela sobre o prprio corpo - Direito alimentos

Nota - os direitos de personalidade so inesgotveis. O rol acima apenas exemplificativo. O examinador pode trazer outros e voc ter que analisar se aquilo faz parte do plexo mnimo existencial do ser humano.

2 - Integridade moral - nome - honra - Sigilo domstico - Sigilo profissional

MATRIA: Direito Civil PROFESSOR: Fbio Figueiredo e-mail: fabio.figueiredo@damasio.com.br Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

- intimidade - privacidade - Imagem - DNA - tudo o que for extrapatrimonial.

3 - Integridade intelectual Sob o ponto de vista do direito empresarial - Lei 9279/96, que trata da propriedade industrial: marcas, patentes, indicaes geogrficas, modelos de utilidade, desenhos industriais. Sob o ponto de vista do direito civil - Lei 9610/98, que trata do direito de autor (ou direito autoral), que cuida das obras literrias, artsticas e cientficas.

CARACTERSTICAS DOS DIREITOS DE PERSONALIDADE

O examinador pode tratar de vrias, mas todas elas decorrem de 3 principais: - inalienabilidade - imprescritibilidade - oponibilidade geral

Inalienabilidade No se pode alienar a imagem, privacidade, intimidade, mas pode-se fazer a cesso para explorao econmica desses direitos. Ex. art. 24, da Lei 9610/98 - direitos morais do autor - inciso VI - pode retirar materiais de circulao (letras de msica, etc), mediante indenizao, sempre que a explorao implique em afronta sua imagem.

MATRIA: Direito Civil PROFESSOR: Fbio Figueiredo e-mail: fabio.figueiredo@damasio.com.br Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

Imprescritibilidade Os efeitos dos direitos de personalidade duram para todo o sempre, no acabam com a morte. Ex. A famlia pode defender a honra do morto (Art. 12, CC), sempre que se tocar uma msica ou citar uma obra, mesmo que no se paguem mais direitos autorais, dever ser citado o nome do autor da obra.

Oponibilidade geral (oponibilidade erga omnes) um dever de absteno geral. Todos tm o dever de no lesar meus direitos de personalidade.

DEFEITOS DO NEGCIO JURDICO Tema de extrema relevncia - sempre cai em provas. Pode ser cobrado em qualquer dos 5 livros do cdigo civil.

So eles: - inexistncia - nulidade - anulabilidade - ineficcia

Para que saibamos esses defeitos, precisamos analisar os elementos do negcio jurdico

ELEMENTOS DO NEGCIO JURDICO - essenciais existncia ou validade - acidentais: termo, condio e o modo (ou encargo)

MATRIA: Direito Civil PROFESSOR: Fbio Figueiredo e-mail: fabio.figueiredo@damasio.com.br Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

Elementos essenciais de existncia do negcio jurdico - vontade humana - idoneidade objetiva - finalidade negocial

Elementos essenciais de validade do negcio jurdico Esto previstos em lei. So os previstos no artigo 104, CC (decorar).

1 - DA INEXISTNCIA

A inexistncia uma tese, uma teoria. No h momento algum em que o legislador diga isso, porque no cabe lei tratar do que no existe. Por tratar-se de uma teoria, de todos os defeitos, o mais complexo. o menos cobrado, mas sempre est na prova, mesmo como alternativa errada.

Vontade humana Se faltar um elemento de existncia, ele no existe para o direito. Pode existir e produzir efeitos de fato. diferente de vcio. Ex. colocar arma na cabea de algum e faz-lo assinar documento. Existe vontade, mas a vontade viciada pela coao. O vcio de vontade gera anulabilidade nulidade relativa. Inxistncia- no existe vontade, nem sequer vontade viciada. Ex. colher digital de algum em coma para validar contrato. Ex2. Casamento inexistente - casamento por procurao, quando o outorgante da procurao j est morto.

MATRIA: Direito Civil PROFESSOR: Fbio Figueiredo e-mail: fabio.figueiredo@damasio.com.br Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 1

Idoneidade objetiva No se podem firmar negcios jurdicos com objetos ilcitos (ex. negociar cocana). H, no entanto, objetos inidneos para compra e venda. Ex. rgos humanos (podem ser doados), Imagem (no posso vender, mas posso ceder para explorao econmica), emprestar apagador atravs de comodato (quando o correto seria atravs de mtuo, por tratar-se de bem fungvel), etc.

Finalidade negocial (MARTE): modificar, adquirir, resguardar, transmitir, extinguir negcio jurdico. M odificar A dquirir R esguardar T ransmitir E xtinguir

Qual o efeito material da sentena que declara a inexistncia? ex tunc, retroage data do ato. O efeito da sentena e no do negcio jurdico, porque o negcio inexistente e o que inexiste no gera efeitos.

DA NULIDADE ART. 166 - traz as hipteses de nulidade do negcio jurdico - (Decorar) ART. 167 - (Decorar) O examinador costuma colocar casos de nulidade em questes sobre anulabilidade, sabendo, excluem-se essas hipteses.

Vous aimerez peut-être aussi