Vous êtes sur la page 1sur 7

MATRIA: Direito Constitucional PROFESSOR: Luciana Russo Anotador:Mauricio A. S.

Prado Aula 2

PODER CONSTITUINTE

Titular: povo O poder constituinte o poder de criar a prpria constituio. Poder constituinte originrio o poder de criar uma nova constituio.

Caractersticas do poder constituinte originrio - de fato - porque emana do povo - ilimitado - porque no tem que observar normas anteriores - inicial - a partir dele que se origina o novo ordenamento jurdico - incondicionado - no existe uma regra preestabelecida de como ele vai ser exercido (por representantes, pela internet, por maioria simples, etc. tudo vai ser estabelecido), como se crissemos um novo jogo, criando, inclusive, todas as regras.

Poder constituinte derivado Caractersticas: - secundrio - vem depois, foi estabelecido pelo poder constituinte originrio - estabelecido - estabelecido pelo originrio - limitado - as regras so estabelecidas pelo originrio - condicionado - existem regras preestabelecidas que ele tem que seguir

Poder constituinte derivado divide-se em - reformador - art. 60, CF - Revisor ou revisional - art. 3, ADCT - Decorrente - art. 11, ADCT

MATRIA: Direito Constitucional PROFESSOR: Luciana Russo Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 2

Poder constituinte derivado decorrente (art. 11, ADCT)

Definio: o poder que os estados tm de elaborar as suas constituies estaduais. um poder limitado, condicionado, porque tiveram que observar os princpios da constituio federal. o poder que decorre da federao. Os estados tiveram 1 ano para elaborar suas constituies, porque era o prazo estabelecido na Constituio Federal de 1988 (todas as constituies estaduais foram feitas em 1989).

Poder constituinte revisor ou revisional (art. 3, ADCT)

A reviso da constituio deveria ocorrer 5 anos aps a elaborao da constituio, em sesso unicameral pelo congresso nacional, por maioria absoluta. Cmara dos deputados (513 deputados) Senado Federal (81 deputados) Sesso unicameral - unio das 2, ou seja, 594 votos. Foi feito em 1994 e foram aprovadas 6 emendas de reviso. At 1993 foram feitas 4 emendas constituio, aps essas vm as 6 emendas de reviso, depois continuam at a emenda 67 atual, ou seja, at a presente data temos 67 emendas constitucionais mais 6 emendas de reviso.

Poder constituinte difuso a alterao da constituio por mutao constitucional. O texto continua o mesmo, mas altera-se o contedo, o significado, a interpretao a ser dada para aquela norma constitucional. H uma nova interpretao da constituio. Assim, mutao constitucional uma alterao NO formal da constituio, pois no feita qualquer emenda de reforma ou reviso; o texto permanece o mesmo, mas a ele atribuda uma nova interpretao. Deciso do STF (pg. 36/37, do livro OAB nacional - Professora Luciana Russo, HC-QO 86009-DF, questo de ordem): Leitura.

MATRIA: Direito Constitucional PROFESSOR: Luciana Russo Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 2

Juizado especial, quando quero entrar com habeas corpus contra o JECRIM, onde vou propor este HC? Existia a Smula 690 o entendimento era que deveria ser proposto no STF, mas o STF mudou o entendimento e passou a entender competente o TJ. O texto constitucional no mudou, mudou apenas a interpretao, tendo ocorrido, ento, a mutao constitucional. Assim: JECRIM estadual - TJ JECRIM federal - TRF

EMENDA CONSTITUCIONAL Limites: podem ser expressos ou implcitos

Limites expressos: - Formais - procedimento - Circunstanciais pocas em que No pode haver emenda - Materiais - Clusulas ptreas

Limites expressos formais: - iniciativa - art. 60, I a III, CF - quorum - promulgao - impossibilidade - reapresentao na mesma sesso legislativa

Limite expresso formal de iniciativa (quem pode propor proposta de emenda constitucional): - presidente da repblica

MATRIA: Direito Constitucional PROFESSOR: Luciana Russo Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 2

- 1/3, no mnimo, da cmara dos deputados - 1/3, no mnimo, do senado federal (27 senadores) - mais da das assemblias legislativas, cada uma deliberando por maioria relativa. (14 assemblias)

- QURUM Para aprovao da emenda constitucional: 3/5 dos membros de cada casa legislativa, em dois turnos (a cmara aprova por 3/5, aguarda alguns dias e vota em segundo turno, onde tem que ser novamente aprovada por 3/5, depois vai para o senado, onde tem que ser aprovado novamente em 2 turnos, por 3/5).

- PROMULGAO Pelas MESAS da cmara dos deputados e do senado federal. Ler o Art. 57, 5, CF - composio das mesas.

As mesas da cmara e do senado so ELEITAS. A mesa do congresso nacional FORMADA, nela, o Presidente o presidente do senado federal, 1 vice o 1 vice da cmara, etc. No pode haver sano do presidente em emenda constitucional. Se tiver, a emenda inconstitucional.

Todo projeto de lei, aps aprovado, vai para o presidente sancionar ou vetar e depois publicar. As emendas so diferentes, elas no podem ir para o presidente.

REAPRESENTAO

Uma proposta de emenda rejeitada ou tida por prejudicada no pode ser reapresentada na mesma sesso legislativa. Esta regra aplica-se s medidas provisrias.

MATRIA: Direito Constitucional PROFESSOR: Luciana Russo Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 2

Prejudicada Ex. duas emendas tratam da mesma matria de modo diverso e quando uma aprovada, a outra fica automaticamente prejudicada. Sesso legislativa - a reunio anual do congresso nacional: 02/02 a 17/07 e 01/08 a 22/12. Recesso: de 18/07 a 31/07 e 23/12 a 01/02

Nota - se houver qualquer violao aos limites formais, a emenda constitucional ser inconstitucional.

LIMITES EXPRESSOS CIRCUNSTANCIAIS No pode ser feita emenda constituio (a constituio fica imutvel) nas seguintes circunstncias: - Estado de defesa - Estado de stio - decretado em caso de guerra. - Interveno federal

Assim existe possibilidade de imutabilidade da constituio. Cuidado: no existe constituio imutvel, no entanto, existe a possibilidade de imutabilidade em certas pocas, sob essas determinadas circunstncias.

Interveno federal - a interveno da Unio nos estados ou no DF. A interveno no municpio feita pelos estados. Em caso de interveno estadual pode haver emendas constituio. Embora no tenhamos territrios, podemos ter a criao de um territrio. Territrio no ente da federao, uma extenso administrativa da Unio, mas o territrio pode se dividir em municpios. O municpio ente da federao, mas nesse caso, como se o municpio estivesse estabelecido na Unio. Nesta hiptese a Unio pode fazer interveno no municpio, mas isso no interveno federal, portanto, pode haver emendas constituio federal nesta hiptese.

MATRIA: Direito Constitucional PROFESSOR: Luciana Russo Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 2

LIMITES EXPRESSOS MATERIAIS (clusulas ptreas)

Pode haver emenda clusula ptrea, desde que seja mera modificao de texto, sem comprometer a essncia, pois est protegido o contedo. So clusulas ptreas: - Forma federativa de estado - Separao dos poderes - Direitos e garantias individuais - Voto direto, secreto, universal e peridico

Voto direto - o cidado vota no candidato. Nos estados unidos o voto indireto - os cidados votam num delegado e este vota no candidato. Voto secreto - ningum pode saber em quem votei. Voto universal - para todos, no pode haver critrio discriminatrio, podem votar os analfabetos e os maiores de 16 anos (idade mnima para se ter discernimento). Voto peridico - deve se repetir em determinados perodos.

No so clusulas ptreas: - Obrigatoriedade do voto: A lei no pode tornar o voto facultativo, porque a lei no pode mudar a constituio, mas a emenda constitucional pode tornar o voto facultativo (porque isso no altera clusula ptrea). - O sistema eleitoral tambm no clusula ptrea. Hoje temos dois sistemas eleitorais: - sistema proporcional - usado na eleio dos deputados federais, deputados distritais, vereadores. - Sistema Majoritrio - Simples - Senadores e prefeitos de municpios at 200 mil eleitores (cuidado: no populao, nem habitantes, so 200 mil ELEITORES): o candidato tem que conseguir maioria simples dos votos - quem teve mais votos ganha.

MATRIA: Direito Constitucional PROFESSOR: Luciana Russo Anotador:Mauricio A. S. Prado Aula 2

- Sistema majoritrio absoluto - governadores e prefeitos dos municpios com mais de 200 mil eleitores: o candidato tem que conseguir mais da metade dos votos vlidos (no se computam os votos brancos e os votos nulos).

Uma emenda pode alterar o sistema eleitoral, porque isto no clusula ptrea.

Direitos e garantias individuais - Alm do art. 5, o STF j disse que so direitos e garantias individuais o art. 16 e o art. 150, quando trata das garantias dos contribuintes.

Separao dos poderes - Qualquer emenda que comprometa os freios e contrapesos ser inconstitucional, por violar clusula ptrea. Ex. CNJ - est no art. 92, CF. O CNJ rgo do judicirio. No poderia ser criado rgo externo de controle do judicirio, porque isso violaria a separao de poderes.

Forma federativa do estado -Autonomia dos entes da federao: Unio, estados, Municpios e distrito federal.

LIMITES IMPLCITOS (decorrem da prpria lgica do sistema)

- no pode ser alterado o titular do poder constituinte (povo). - no podem ser modificados os limites expressos

Vous aimerez peut-être aussi