Vous êtes sur la page 1sur 280

Treinamento Bsico

Importante
Este documento usado como material de treinamento pela Seacam. No um material usado para treinamento a distncia, mas como uma ajuda para o instrutor durante o treinamento e como material de consulta para o aluno.

A Delcam juntamente com a Seacam no tm controle sobre o uso do software descrito neste documento e no pode aceitar qualquer responsabilidade por qualquer perda causada pelo uso do software. Os usurios so aconselhados a verificar todos os resultados do software por uma pessoa competente de acordo com bons procedimentos de controle de qualidade.

O software descrito neste documento controlado por uma licena e s pode ser usado estando o usurio de acordo com os termos de tal licena.

Copyright 2006 Delcam plc. Todos os direitos reservados.

Traduzido por Viviane Aparecida de Alencar

Departamento de Treinamento Seacam Comrcio e Indstria Ltda. Telefone: (+5511) 5575-5737

PowerSHAPE

Contedo

PowerSHAPE - Contedo
Captulos Nmero da Pgina

01. Introduo 02. Gerando Modelo de arames 03. Planos de Trabalho 04. Superfcies Parametrizadas 05. Superfcies de Preenchimento 06. Limitando Superfcies 07. Nveis 08. Power Surfaces 09. Superfcies a partir de Modelos de Arames 10. Superfcies Fillet 11. Superfcies de Sada e Fechamento 12. Editando Superfcies 13. Fronteiras e P-curves 14. Sombreamento 15. Exemplo do Pisto 16. Modelamento Bsico em Slido 17. Relao das Figuras em Slidos 18. Assistente de Molde 19. Volumes 20. PS-Estimator Anotaes

003 015 039 053 075 079 087 093 095 117 133 149 177 191 195 207 241 255 265 269 275

PSHAPE Verso 7

Contedo

PowerSHAPE

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

1. Introduo

1. Introduo
O PowerSHAPE um pacote de modelamento composto de um Mdulo Principal e diversos mdulos especializados. So o PS-Draft (gerao de desenhos detalhados), o PSMoldmaker (projeto de molde), PS-Electrode (assistente de modelo slido de eletrodo), PSEstimator (ferramentas bsicas de estimativa), PS-Assembly (montagens de modelos slidos) e PS-Shoemaker (assistente de calado).

Para abrir o PowerSHAPE, clique duas vezes no cone PowerSHAPE.

Uma vez carregado, a tela aparece como segue.


Opes de menu Seleo de comando

Botes de seleo de vista

Botes de exibio de vista

rea grfica

O PowerSHAPE carrega automaticamente um novo modelo para trabalho. O nome (New_Model_1:1) mostrado no canto superior esquerdo.

PSHAPE Verso 7

1. Introduo

PowerSHAPE

Este modelo pode ento ser salvo com um novo nome ou fechado, e ento um modelo salvo pode ser aberto para edio. O PowerSHAPE possui a habilidade de trabalhar com diversos modelos abertos e dados podem ser copiados de um modelo para outro. Na parte superior da tela existe uma srie de menus suspensos.

Selecione o menu Arquivo, utilizando o boto Esquerdo do mouse.

Este menu contm uma lista abrangente de operaes disponveis.

Abaixo dos menus suspensos esto os cones que quando pressionados trazem um formulrio ou executam uma ao. A figura no cone representa a ao que ele ir executar; por exemplo, o cone com um disquete ir salvar seu modelo.

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

1. Introduo

Se voc repousar o mouse sobre um cone por um segundo, uma descrio do cone aparecer.

Na parte inferior esquerda est o menu de nveis.

Na parte inferior da tela esto o Seletor de Plano de Trabalho, o seletor de Plano Principal, a definio de grade, a posio do cursor, a tolerncia e a rea de entrada de posio XYZ.

Na parte superior direita esto as opes de Plano de Trabalho, Linha, Arco, Curva, Anotao, Superfcie, Slido, Figura, Assembly e Assistentes.

Quando um desses cones selecionado, um menu de contexto sensvel aparece esquerda na tela. O menu de contexto sensvel exibe todas as opes para criao do tipo de objeto selecionado.

Selecione o menu de criao de linha.

O menu de contexto sensvel esquerda agora exibe as opes de criao de linhas.

Barras de Ferramentas
Todas as barras de ferramentas podem ser ativadas e desativadas no menu suspenso Vista selecionando Barra de Ferramentas .

PSHAPE Verso 7

1. Introduo

PowerSHAPE

Opes do PowerSHAPE
A pgina Ferramentas ambiente. Opes permite que voc configure o PowerSHAPE e altere seu

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

1. Introduo

As opes so agrupadas sob categorias principais. Alterando essas opes voc pode modificar o modo como o PowerSHAPE trabalha, e voc pode salvar essas alteraes de forma que elas sejam utilizadas toda vez que voc abrir o PowerSHAPE. Alternativamente voc pode realizar as alteraes somente na seo atual do PowerSHAPE.

Sob o tpico Geral selecione Propriedades.


Essa a rea de controle principal onde voc pode salvar quaisquer alteraes e, alm disso, definir o intervalo de tempo em que o PowerSHAPE deve lembr-lo de salvar o modelo.

Selecione Cancelar.

Contedo e ndice da Ajuda


O PowerSHAPE possui um extenso ndice de Ajuda que pode ser acessado tanto selecionando Ajuda no menu superior quanto simplesmente pressionando F1 no teclado.

Pressione F1 no teclado.

PSHAPE Verso 7

1. Introduo

PowerSHAPE

A ajuda exibida numa nova janela do lado esquerdo da tela. Tpicos so listados do lado esquerdo e o lado direito exibe a ajuda para aquele tpico. O boto Ocultar pode ser pressionado para esconder os tpicos. O boto passa ento a dizer EXIBIR. Se for pressionado, a lista de tpicos reaparece.

Se a ajuda no for mais necessria, ela pode ser fechada selecionando o x .

Feche a ajuda utilizando o boto no seu canto superior direito.

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

1. Introduo

Botes do mouse
Cada um dos trs botes do mouse realiza uma operao diferente no PowerSHAPE. Utilizando as teclas ALT, Ctrl ou Shift, essas operaes podem ser estendidas como explicado abaixo.

Boto Esquerdo do Mouse: Captura e seleo

Este boto utilizado para seleo de itens dos menus suspensos principais, insero e seleo de partes do modelo.

Boto Central ou Roda: Dinmica


Aproximao: - Mantenha pressionada a tecla CTRL e o boto/roda e movimente o mouse para cima e para baixo para aproximar e afastar a vista. Mantenha pressionadas as teclas CTRL, Shift e o boto/roda para selecionar uma rea com uma caixa e aproximar a vista. Arraste: - Mantenha pressionada a tecla SHIFT com o boto/roda e movimente o mouse na direo que voc deseja visualizar. Rotao: Mantenha pressionado o boto/roda e movimente o mouse. Uma esfera de rolagem exibe a rotao assim como o eixo de rotao no canto inferior esquerdo da tela. Se rotao contnua estiver ativa, a vista ir girar at que voc clique novamente. A roda pode ser utilizada para rolar texto caso seu mouse possua uma.

Boto Direito do Mouse: Menus Especiais

Quando este boto pressionado, traz um novo menu baseado no que quer que esteja sob o mouse. Se nada estiver selecionado, o menu de Vista aparece. Se uma linha estiver selecionada, por exemplo, ento o menu de Linha aparece.

PSHAPE Verso 7

1. Introduo Exerccio: Controles dinmicos do mouse.

PowerSHAPE

Para este exerccio voc ir abrir um modelo armazenado e ir ento alterar as vistas utilizando as opes dinmicas.

Clique em Arquivo e selecione a opo Abrir.

Todos os modelos disponveis no PowerSHAPE so exibidos. Selecionar o modelo exibe uma imagem thumbnail do mesmo para uma identificao visual.

Selecione o modelo golf-fin e pressione Abrir.


Quando um modelo aberto, ele exibido numa vista sob o eixo Z. A barra de vista, do lado direito da janela do PowerSHAPE, pode ser dividida em 3 reas principais: vistas padro, dinmicas e sombreamento.

Selecione a vista Iso 1.

O modelo est agora posicionado numa vista isomtrica. A fim de proporcionar melhor nitidez, uma verso sombreada pode ser exibida em lugar de modelo de arames.

10

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

1. Introduo

A partir da barra de vistas selecione o menu de Vista Sombreada. Nas opes disponveis selecione Vista Sombreada.

As superfcies foram sombreadas a fim de parecerem um modelo acabado. O modelo de arames tambm exibido. O modelo pode ser rotacionado dinamicamente de forma que a parte inferior possa ser visualizada.

Mantenha pressionado o boto do meio do mouse e movimente o mouse para exibir a parte de baixo. Mantenha pressionada a tecla Shift e o boto do meio do mouse e movimente o mouse para ajustar o modelo na vista.

O lado de baixo pode agora ser visto claramente. Existem vrias opes diferentes que podem ser selecionadas para visualizao do modelo. Existe tambm uma variedade de teclas de atalho que voc pode utilizar.

PSHAPE Verso 7

11

1. Introduo
Selecione Vistas nica (da seleo).

PowerSHAPE

Os atalhos do teclado para vistas so listados, isto , Alt + 1 para Iso 1. Ativando Num Lock no seu teclado, voc pode usar o teclado numrico com a tecla Alt para alterar as vistas. H tambm a opo Modo Perspectiva, que exibe o modelo em qualquer vista em modo real com as partes mais prximas exibidas maiores e as partes mais distantes parecendo menores.

Selecione Atrs [+Y].


Outra vista exibida. O modelo PowerSHAPE precisa ser fechado. Neste caso no precisa ser salvo, uma vez que o modelo no foi alterado.

Selecione Arquivo

Fechar.

Uma mensagem aparece perguntando se voc deseja salvar as alteraes. Nenhuma alterao foi realizada, portanto a resposta NO. Se voc responder CANCELAR o modelo no ser fechado.

Selecione No.
O modelo chamado golf-fin fechado e isso deixa o modelo New_Model_1:1 aberto para edio se desejado. Esse modelo precisa ser fechado para sair do PowerSHAPE. Para fechar este modelo e sair do PowerSHAPE de uma vez, selecione Sair.

Selecione Arquivo

Sair.

Uma caixa de mensagem aparece pedindo permisso para sair do PowerSHAPE.

Selecione Sim.
O PowerSHAPE foi fechado.

12

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

1. Introduo

Modelos PowerSHAPE
Modelos PowerSHAPE podem consistir em uma variedade de entidades diferentes, as quais pertencem a trs tipos principais: modelo de arames, superfcies e slidos.

Modelo de Arames no PowerSHAPE


Itens em arame incluem linhas, arcos, curvas, pontos, texto, dimenses etc. Podem ser 2D ou 3D e so essenciais em desenho e adicionais na gerao da maioria dos tipos de superfcies e slidos.

Superfcies no PowerSHAPE
Superfcies podem ser geradas a partir de modelo de arames, criadas diretamente como formas primitivas padro, ou pela converso de um modelo slido. Uma superfcie uma casca esticada sobre os elementos quadrilteros de uma rede de arames. Um modelo 3D criado como superfcie comporta-se como uma figura oca.

Slidos no PowerSHAPE
Slidos so gerados diretamente de um modelo de arames, criados diretamente como formas primitivas padro, ou pela converso de uma seleo de superfcies. Um modelo 3D criado como slido comporta-se como uma massa fechada.

PSHAPE Verso 7

13

1. Introduo

PowerSHAPE

14

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

2. Gerando Modelo de arames

2. Gerando Modelo de arames


O PowerSHAPE pode criar Pontos, Linhas, Arcos, e Curvas em ambos os espaos 2D e 3D. Estes so conhecidos como entidades modelo de arames e so utilizados para construir certos tipos de Superfcies e Slidos, podem ser usados no PS-Draft, PS-Estimator ou podem ainda ser Exportados para outro produto software como PowerMILL.

Exemplo do Octgono
O PowerSHAPE possui uma opo localizada no menu de linha para criao de polgonos com nmero de lados especificado pelo usurio. Todavia este exemplo demonstra a criao de um octgono a partir de linhas de comprimento nico de 50 utilizando o Menu de Posicionamento.

Abra o PowerSHAPE.
Um novo modelo aberto automaticamente. A geometria em arames pode agora ser criada.

Na barra de ferramentas principal selecione o menu Linha. No menu de linha selecione a opo Linha Contnua.

Linha nica. Linha Contnua . Retngulo. Polgono. Caixa 3D em torno dos objetos selecionados. Linha mais curta entre 2 objetos. Chanfro trimado. Chanfro no trimado.
PSHAPE Verso 7

15

2. Gerando Modelo de arames

PowerSHAPE

Movimente o mouse pela rea grfica.


Uma linha temporria atada ao cursor. Conforme o cursor movimentado, as coordenadas da posio so rastreadas na rea de coordenadas XYZ na parte inferior da tela, dependendo de qual plano esteja ativo.

Insira a coordenada inicial de 0 (para X0 Y0 Z0) e pressione Enter.

Isso fixa uma extremidade da linha. Conforme o cursor movimentado pela tela, uma indicao do comprimento e ngulo da linha exibida. Essa uma funo do Cursor Inteligente. A: 35 L: 49 um ngulo de 35 e um comprimento de 49.

Movimente o mouse ao redor at que um ngulo de 0 (leste num compasso) seja alcanado. (O indicador de ngulo ir desaparecer neste ponto). Estenda a linha at um comprimento de 50, e clique com o boto esquerdo do mouse
A linha ficar amarela, indicando que est agora completa. A linha seguinte continuar automaticamente a partir da extremidade da linha anterior.

Movimente o mouse ao redor para selecionar um ngulo de 45 , e clique com o boto esquerdo do mouse para terminar a linha com qualquer comprimento.

Saia do modo de criao pressionando a tecla Esc.

16

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

2. Gerando Modelo de arames

A linha finalizada torna-se amarela e possui uma seta indicando sua direo. Esta linha precisa ser modificada para ter um comprimento de exatamente 50mm.

Movimente o cursor na linha at que ele mude para uma mo. Selecione a linha com o boto direito do mouse.

Este menu um menu de linha e destaca as opes disponveis. O ttulo indica que o item uma linha e est no nvel chamado General, que nesse caso o nvel padro 0. A linha pode ser cortada, copiada ou apagada do modelo. Seleo Seguinte permite a seleo seqencial de itens coincidentes que compartilham a posio da linha. Ocultar ir esconder a linha selecionada e Ocultar Exceto ir esconder todas as entidades exceto a linha selecionada. Desfazer ir reverter o ltimo comando do PowerSHAPE. Informaes da seleo ir exibir detalhes sobre a linha. Modificar abre o menu ou barra de ferramentas de edio.

Selecione Modificar.

PSHAPE Verso 7

17

2. Gerando Modelo de arames

PowerSHAPE

O menu de edio para o tipo de objeto (nesse caso uma linha) aparece mostrando as opes disponveis.

Altere o Comprimento para 50 e Aceite o menu.


DICA: Clicar duas vezes numa linha usando o boto esquerdo do mouse tambm abre o Editor de Linhas.

No Menu de Linhas, selecione a opo Linha Contnua. Movimente o mouse na direo da extremidade da ltima linha. Quando o cursor inteligente encontrar o ponto final, a palavra Fim aparece.

O cursor inteligente pode tambm localizar o ponto-mdio ou a distncia ao longo da linha. Assim que o texto aparece, clicar com o boto esquerdo do mouse trava naquela exata posio.

Clique com o boto esquerdo do mouse. Movimente o mouse verticalmente para cima at que um valor de distncia de 50 seja exibido e pressione o boto esquerdo do mouse.

18

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

2. Gerando Modelo de arames

As prximas poucas linhas sero inseridas diretamente utilizando o menu de Posio.

Na parte inferior da tela, selecione o boto do Menu de Posicionamento.

O menu Posio aparece, com a ficha Cartesiano selecionada para exibir opes Cartesianas, isto , movimentos em X, Y e Z.

Este formulrio possui vrias opes de entrada de posio.

Selecione a ficha Polar.

PSHAPE Verso 7

19

2. Gerando Modelo de arames

PowerSHAPE

A ficha polar permite que ngulos sejam definidos no plano atual a partir de uma posio selecionada (relativo) ou da posio absoluta X0 Y0 Z0. ngulo o ngulo medido em torno do ponto, Distncia o comprimento da linha e Elevao o ngulo segundo o qual a linha se eleva a partir do plano. Se ele for deixado como 0, um ngulo 2D plano produzido. Outras maneiras de definir uma distncia so cobertas pelas outras fichas de opo.

Insira um ngulo de 135 e uma Distncia de 50 e pressione Aplicar.


A linha desenhada e o menu de posio permanece aberto at que Aceitar ou Cancelar seja selecionado.

Selecione a ficha Cartesiano no formulrio. Insira uma Distncia de X -50 em X. Pressione Aplicar.

Metade da forma do Octgono foi gerada.

20

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

2. Gerando Modelo de arames

Selecione a ficha Polar no formulrio.

Insira um ngulo de 225 e uma Distncia de 50. Aplique o formulrio. Selecione a ficha Cartesiano e insira uma distncia de -50 em Y.

Pressione OK. Movimente o Cursor para a Extremidade da primeira linha, at que a palavra Fim aparea e clique com o boto esquerdo do mouse para aceitar aquela posio.

Abandone o modo de criao pressionando a tecla Esc. Clique numa rea vazia do modelo para desfazer a seleo da linha.

O modelo de arames do octgono est agora completo.

PSHAPE Verso 7

21

2. Gerando Modelo de arames

PowerSHAPE

Clique com o boto esquerdo e com o boto direito sobre uma das linhas para selecionar e abrir o menu local e ento selecione Ocultar (atalho Ctrl J):- A linha selecionada no ser mais exibida. Clique com o boto esquerdo e com o boto direito sobre uma das outras linhas para selecionar e abrir o menu local e ento selecione Ocultar Exceto (atalho Ctrl K):- Todas as outras entidades no selecionadas sero escondidas. Clique com o boto direito na rea grfica e no menu local selecione Mostrar (atalho Ctrl L):- Todos as Linhas ocultas sero selecionadas e exibidas junto s entidades (no selecionadas) existentes.
A seguir, o octgono ser transferido para um novo Nvel no qual grupos inteiros de entidades armazenadas podem ser rapidamente selecionados, temporariamente removidos ou mostrados novamente na rea grfica conforme necessrio. Isso mais permanente que utilizar Ocultar/Mostrar (o nvel padro 0).

No lado inferior esquerdo da janela, selecione o boto Nveis.

O formulrio de Nvel aparece, o qual utilizado para definir nomes novos para nveis e para ativ-los ou desativ-los. Novos nomes para nveis so inseridos nas posies vazias conforme necessrio.

22

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

2. Gerando Modelo de arames

No Nvel 5, digite o nome Octgono e clique com o boto esquerdo do mouse no X vermelho ao lado do nmero 5.

O nvel agora exibido e um novo boto 5 aparece no lado esquerdo, indicando que um novo nvel foi nomeado.

Selecione OK. Estenda uma caixa sobre todas as linhas. (Todas elas esto agora selecionadas/amarelo) Movimente o cursor sobre o boto do nvel 5 e clique com o boto do meio do mouse.
O clique do boto do meio do mouse atribui todos os itens selecionados para aquele nvel.

Clique com o boto esquerdo do mouse no boto do nvel 5. (desativar)

O boto esquerdo do mouse ir ativar ou desativar o nvel. O Octgono desaparece da tela quando o nvel desativado. O modelo pode agora ser salvo.

Selecione Arquivo

Salvar.

Como um modelo novo estava aberto, o PowerSHAPE abriu o formulrio Arquivo Salvar Como.

Digite o Nome do Modelo como my-wireframe e pressione Salvar.


O novo nome exibido no topo.

PSHAPE Verso 7

23

2. Gerando Modelo de arames Exemplo do Came

PowerSHAPE

O seguinte exemplo demonstra o uso de arcos na criao da forma de came mostrada abaixo.

Arcos so gerados num plano, como o XY. Para melhor visualizao, a vista tambm precisa ser alterada.

Selecione uma vista pelo eixo Z. No menu de Planos na parte inferior da tela defina o plano atual como sendo Z.

Selecione o Menu de
As opes no menu de Arco so as seguintes:

Arco.

Arco completo (crculo). Arco por trs pontos. Arco por centro, raio e abertura. Fillet. Fillet no trimado.

24

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

2. Gerando Modelo de arames

Selecione a opo Arco Completo no menu.


Quando este comando selecionado, a posio central do crculo necessria. Ela pode ser inserida como um valor ou pode ser posicionada utilizando o cursor interativo.

Na Caixa de Entrada de Comando digite 0 para o centro do crculo e pressione Enter.

Uma pr-visualizao do crculo foi criada com um raio baseado no valor padro. O raio pode ser alterado arrastando as setas exibidas para o valor desejado. Para aceitar o crculo, pressione a tecla Esc ou outro comando.

Com o crculo selecionado, clique e segure as alas (setas) e movimente dinamicamente o mouse para arrastar um novo raio de 35.

O crculo possui agora o raio correto. Este mtodo pode ser utilizado para criar o segundo crculo na mesma posio central, utilizando o cursor inteligente.

Selecione o comando de Crculo. Posicione o cursor sobre o centro do primeiro crculo de forma que a palavra Centro aparea. Clique com o boto esquerdo do mouse para posicionar o centro do novo crculo.

Centro

Este novo crculo tem exatamente o mesmo raio inicial do primeiro crculo. Para alterar temporariamente o raio padro um novo valor de raio inserido na janela de Entrada de Comando, isto , R 25.

Arraste o segundo crculo para um raio de 20mm.


PSHAPE Verso 7

25

2. Gerando Modelo de arames

PowerSHAPE

Os dois crculos bsicos esto completos. Crculos adicionais so necessrios para este modelo. Dica: Utilize o caixa de entrada de comando para inserir o centro do crculo se ele no puder ser posicionado com um clique.

Crie um crculo com centro 100 Crie um crculo com centro 100 Crie um crculo com centro 200 Crie um crculo com centro 200 Pressione Esc.

20 com raio de 50mm. 20 com raio de 35mm. 40 com raio de 20mm. 40 com raio de 10mm.

A opo padro ao criar arcos tangente de trimar a geometria associada. Neste caso isso no necessrio, de forma que o marcador (Trimar Itens Tangentes) desativado. Este se encontra no menu Opes sob Ferramentas no topo da tela.

Selecione Ferramentas

Opes, selecione Objeto e ento Arcos.

Desmarque Trimar Itens Tangentes

26

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

2. Gerando Modelo de arames

Pressione OK.
Para os arcos tangentes, a opo arco ajustado a mais apropriada por fornecer controle dinmico completo de todas as possveis combinaes.

No menu de Arcos selecione a opo Trs pontos. Movimente o cursor sobre o crculo esquerdo externo at que a palavra Tangente aparea e pressione o boto esquerdo do mouse.

Movimente o cursor sobre o crculo esquerdo central at que a palavra Tangente aparea e pressione o boto esquerdo do mouse.

Movimente o cursor para cima e para baixo para posicionar o arco tangente no lugar correto e pressione o boto esquerdo do mouse.

PSHAPE Verso 7

27

2. Gerando Modelo de arames

PowerSHAPE

O menu de Confirmao do Arco aparece. Ele pode ser utilizado para inserir um raio exato.

Insira um valor de 75 e pressione OK.


O arco tangente desenhado. O comando automaticamente se mantm at que seja abandonado pressionando Esc ou o seletor.

Movimente o cursor sobre o crculo externo central at que a palavra Tangente aparea e pressione o boto esquerdo do mouse. Movimente o cursor sobre o crculo externo direito at que a palavra Tangente aparea e pressione o boto esquerdo do mouse. Arraste um raio de 225 e pressione OK.

O segundo raio foi criado. Os dois outros podem ser gerados da mesma maneira.

Crie um arco por trs pontos entre o crculo externo esquerdo e o crculo externo central com um raio de 225mm. Crie um arco por trs pontos entre o crculo externo direito e o crculo externo central com um raio de 75mm.

O modelo est completo. A opo precisa ser ativada novamente e o modelo de arames copiado para um novo nvel.

28

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

2. Gerando Modelo de arames


Opes, selecione Objeto e ento Arcos.

Selecione Ferramentas

Marque Trimar Itens Tangentes. Pressione OK. No lado inferior esquerdo da janela, selecione o boto Nveis. . No Nvel 6, insira o nome Cam e pressione o X prximo ao nmero 6.

Selecione OK. Selecione todos os modelos de arames e clique com o boto do meio do mouse sobre o novo nvel 6
O boto do meio do mouse move os itens selecionados para aquele nvel.

Clique com o boto esquerdo do mouse no boto do nvel 6. Selecione Arquivo Salvar.

Exerccio de Modelo de Arames


O seguinte tutorial mostra as operaes bsicas do Construtor de Modelo de Arames recriando o perfil 2D exibido no desenho abaixo.

PSHAPE Verso 7

29

2. Gerando Modelo de arames

PowerSHAPE

Uma linha nica ser gerada sobre o eixo Y a partir de 0 para marcar o centro do crculo.

No menu de Linha

selecione Linhas nicas.

Insira a coordenada inicial de 0 e pressione Enter. Insira os valores 0 40 na Caixa de Entrada de Comando e pressione Enter.
A poro seguinte ser gerada com linhas contnuas.

No menu de linha, selecione a opo Linha Contnua. Posicione e clique no incio da primeira linha. Insira o valor 60 na caixa de Entrada de Comando seguido pela tecla Enter. Insira o valor 40 40 na caixa de Entrada de Comando seguido pela tecla Enter. Insira o valor 25 25 na caixa de Entrada de Comando seguido pela tecla Enter. Pressione Esc.

Para fornecer a posio correta do centro do arco a ltima linha precisa ser modificada para o comprimento correto.

Clique duas vezes na linha e Modifique o comprimento para 30 e pressione OK.

30

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

2. Gerando Modelo de arames

Nota:- Como um mtodo alternativo, a ltima linha de comprimento 30 poderia ter sido diretamente definida arrastando para a dimenso exata ao longo da perpendicular.

No Menu de Arco

, selecione Arco Completo.

Insira o valor r 15 na Caixa de Entrada de Comando e pressione Enter (Isso ir redefinir o raio padro). Movimente o cursor sobre a extremidade aberta at que o texto Fim seja exibido e ento clique com o boto esquerdo do mouse para posicionar o centro do crculo. Seleo. Pressione

Se for necessrio modificar o Crculo, clique duas vezes rapidamente nele com o boto esquerdo do mouse e o Menu relevante de edio de Arco aparecer.

No Menu de Arco e abertura.

, selecione

Arco atravs de centro, raio

Clique na extremidade aberta da linha de construo, para o ponto de centro.

Movimente o cursor para a outra extremidade da linha e clique com o boto esquerdo do mouse.

Isso define a posio do incio do arco.

Libere todos os botes do mouse e arraste o arco em sentido antihorrio.

PSHAPE Verso 7

31

2. Gerando Modelo de arames

PowerSHAPE

O cursor interativo mede a abertura do ngulo. Quando o boto esquerdo do mouse clicado, o arco gerado.

Clique com o boto esquerdo do mouse quando o arco alcanar em torno de 250 Graus.
O raio de blend ser criado agora. A opo Criar um arco por trs pontos ser aplicada por permitir que o usurio selecione a soluo desejada dentre todas as possveis. O 1 e o 2 pontos do raio de blend sero posicionados como tangenciais ao crculo completo e ao arco, com o 3 ponto sento inserido como o valor de raio de blend especificado (60).

No Menu de Arco , selecione Trs pontos. Clique nos pontos tangentes no arco e no crculo. Arraste um raio adequado e clique. Modifique o raio para 60 e pressione OK.

O arco foi trimado pelo fillet pois o arco j estava aberto. O crculo no pode ser trimado at que esteja aberto. Criar o fillet entre o crculo e a linha vertical permite que o crculo seja automaticamente trimado entre os dois fillets.

Selecione a opo Trs pontos.

32

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

2. Gerando Modelo de arames

Crie o raio do fillet de 10 entre o crculo e a linha vertical.

A forma est completa.

No topo da barra de menu, selecione Desfazer.

Selecione a opo Fillet. Insira o valor r 10 na Caixa de Entrada de Comando e pressione Enter. Movimente sobre o crculo at que Fillet 1 Item aparea e ento Clique. Movimente sobre a linha vertical at que Fillet 2 Item aparea e ento Clique.

O mesmo resultado produzido, mas com este comando fillets adicionais podem ser criados at o momento em que o cone se seleo seja clicado.

Pressione Esc.
Uma curva composta uma nica entidade, gerada ao longo de um caminho composto por um ou mais linhas, arcos, ou curvas existentes. Uma vez criada, uma curva composta pode ser utilizada para uma variedade de funes, a mais comum sendo a gerao de superfcie ou slido. A criao de uma curva composta pode ser controlada para ser aplicada entre pontos chave selecionados ao longo da rota potencial (definindo pontos inicial e final).

No Menu de Curva,

selecione Curva Composta.

A barra de ferramentas de curva composta aparece. Este menu possui todas as opes necessrias para o traado de uma curva composta.

PSHAPE Verso 7

33

2. Gerando Modelo de arames

PowerSHAPE

Com o boto esquerdo do mouse, selecione a linha horizontal.

A Curva Composta criada ao longo da rota at um ponto de ramificao onde direes opcionais sero apontadas e mudam de cor para rosa para que o usurio selecione manualmente a rota correta.

Selecione a linha inferior inclinada.


A curva composta est completa. A linha de construo foi ignorada. A curva composta precisa agora ser aceita (Salva). Nota: Curvas compostas podem ser tanto abertas quanto fechadas.

Na barra de ferramentas Curva Composta, selecione Salvar. Selecione Abandonar. Selecione a linha de construo com o boto esquerdo do mouse. No menu do boto direito do mouse, selecione Apagar.

O modelo de arames est completo. Ele pode ser armazenado num novo nvel.

No lado inferior esquerdo da janela, selecione o boto Nveis. No Nvel 7, digite o nome Hip e pressione o X prximo ao nmero 7.

Selecione Abandonar. Selecione todos os modelos de arames e clique com o boto do meio do mouse sobre o novo nvel 7.
O boto do meio do move os itens selecionados para aquele nvel.

34

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

2. Gerando Modelo de arames

Clique com o boto esquerdo do mouse no boto do nvel 7. (desativar o nvel) Selecione Arquivo Salvar.

Exemplo da Seta
Este exemplo passa por limitao e extenso de modelo de arames usando os comandos da barra de ferramentas de Edio. A barra de ferramentas de edio no somente usada para geometria em arames mas para quaisquer itens selecionados. Algumas linhas em arame precisam ser geradas primeiro e essas linhas sero criadas utilizando coordenadas incrementais e absolutas (abs).

No menu de Linha

selecione Linhas nicas.

Insira 0 -5 e pressione Enter. Insira 100 0 e pressione Enter. Insira 5 -20 e pressione Enter. Insira abs 50 50 e pressione Enter. Insira 95 -20 e pressione Enter. Insira abs 50 90 e pressione Enter.

A base da seta ser criada por um retngulo, que quando gerado composto por quatro linhas.

Selecione a opo Retngulo. Insira 35 -60 na Caixa de Entrada de Comando e pressione Enter.
Isso posicionar precisamente o canto inferior esquerdo do retngulo. Alternativamente esta posio pode ser selecionada dinamicamente utilizando o Cursor Interativo.

Insira 30 80 na Caixa de Entrada de Comando e pressione Enter. Pressione Esc.


O valor 30 a largura do retngulo (ao longo de X) e o valor 80 define a altura (ao longo de Y). Agora que a geometria foi criada, linhas individuais podem ser estendidas e limitadas conforme necessrio. Isso feito utilizando as opes da barra de ferramentas de edio.

No lado superior esquerdo da tela selecione Editores Gerais.

PSHAPE Verso 7

35

2. Gerando Modelo de arames

PowerSHAPE

Selecione a linha inclinada esquerda com o boto esquerdo do mouse. No menu Trimar arames selecione limite do ponto.

Movimente o Cursor de Im para a extremidade superior da linha e quando aparecer Fim, clique com o boto esquerdo e arraste a linha para cima para estender at que a palavra Interseo aparea. Libere o boto esquerdo do mouse e Feche o menu de limite.

A linha foi estendida at travar na outra linha. Este comando tambm utilizado para encurtar itens dinamicamente. Qualquer extenso de modelo de arames alm ou entre intersees pode ser removida utilizando o comando Trimar arames. Isso ir trim-las onde selecionado at a interseo mais prxima.

No mesmo fly out, selecione Trimar arames. Movimente o cursor de mo sobre cada uma das pores indesejadas uma aps a outra e clique com o boto esquerdo do mouse.
A forma da seta est agora claramente definida. Para inserir um raio de fillet de 2mm em cada canto, ela primeiro transformada numa nica curva composta e ento o comando de fillet aplicado em uma operao. Essa uma hora conveniente para introduo de uma nova opo de atalho para criar diretamente uma curva composta em casos em que nenhum ponto de ramificao existe.

Mantenha pressionada a tecla ALT no teclado e selecione uma das linhas da forma de seta com o boto esquerdo do mouse.

Utilizando o atalho ALT e boto esquerdo do mouse, a curva composta criada, salva e o comando de curva composta abandonado. Os fillets sero criados agora.

36

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

2. Gerando Modelo de arames

Selecione o Menu de Arco

selecione a opo Fillet .

Insira o valor r 2 na Caixa de Entrada de Comando e pressione Enter. Movimente o cursor sobre a curva composta at que Fillet de curva composta aparea e ento Clique com o boto esquerdo do mouse. Pressione Esc.

Os fillets foram criados em cada canto. O modelo pode agora ser salvo.

Selecione a linha horizontal simples com o boto esquerdo do mouse. No menu do boto direito do mouse, selecione Apagar. Selecione Arquivo Salvar. Ative os nveis 5, 6 e 7.

Toda a geometria criada em todos os nveis mostrada, incluindo a seta criada no nvel padro 0.

Selecione Arquivo Selecione Sim.

Sair.

Exerccios

PSHAPE Verso 7

37

2. Gerando Modelo de arames

PowerSHAPE

38

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

3. Planos de trabalho

3. Planos de trabalho
Planos de trabalho so referncias locais definidas pelo usurio, os quais so posicionados e alinhados conforme desejado para simplificar a criao do modelo. O modelo pode conter vrios planos de trabalho, mas somente um pode estar ativo de cada vez. Quando um plano de trabalho ativado ele se torna a referncia XYZ e altera sua cor de cinza para vermelho. Entidades de modelo podem ser copiadas ou cortadas do atual plano trabalho ativo e ento coladas numa posio diferente, relativa a um novo plano de trabalho ativo.

O menu de plano de trabalho est localizado na barra de ferramentas principal. opes de plano de trabalho so:

As

Planos de Trabalho nicos.

Mltiplos Planos de Trabalho. Plano de trabalho simples alinhado geometria. Plano de trabalho simples no topo da seleo.

Plano de trabalho simples no centro da seleo. Plano de trabalho simples no fundo da seleo.

Plano de trabalho a partir de trs pontos. Criar Pontos.

Exemplo da Caixa
Abra o PowerSHAPE.
Um novo modelo aberto automaticamente. A geometria em arames para a forma dimensionada ( direita) ser agora criada.

PSHAPE Verso 7

39

3. Planos de trabalho

PowerSHAPE

No menu de Linha selecione Retngulo. Insira 0 na Caixa de Entrada de Comando e pressione Enter. Insira 100 75 na Caixa Entrada de Comando e pressione Enter. Selecione a vista Iso1

No menu de Linha selecione Linha Contnua Clique no ponto inicial da linha existente (xyz 0) Insira 0 0 125 na Caixa Entrada de Comando e pressione Enter. Insira 100 0 na Caixa Entrada de Comando e pressione Enter. Insira 0 0 -125 na Caixa Entrada de Comando e pressione Enter.

No menu de Linha selecione Linha Contnua. Insira 0 75 na Caixa Entrada de Comando e pressione Enter. Insira 0 0 150 na Caixa Entrada de Comando e pressione Enter. Insira 100 0 na Caixa Entrada de Comando e pressione Enter. Insira 0 0 -150 na Caixa Entrada de Comando e pressione Enter.

A forma principal do modelo de arames foi criada. Linhas nicas so inseridas clicando nos pontos numerados para completar o modelo em arames.

Selecione Linha nica. Clique nos Pontos 1 e 2 seguidos dos 3 e 4. Pressione Esc.
O modelo de arames est completo. Planos de trabalho podem ser posicionados nesta geometria.

40

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

3. Planos de trabalho

No Menu Plano de Trabalho

selecione Plano de trabalho nico.

Movimente o plano de trabalho com o cursor para a posio 0 desejada e clique com o boto esquerdo do mouse (ou insira 0 na janela de entrada de comando).
Nesse caso uma vista Iso 1 foi selecionada, de forma que todos os trs eixos podem ser claramente visualizados.

O novo plano de trabalho est posicionado no mesmo lugar da referncia Absoluta. O Plano de trabalho torna-se automaticamente a referncia Ativa na criao.

Para ilustrar a opo dinmica de Movimento de Arraste, o plano de trabalho primeiro selecionado (no seu centro) e o boto esquerdo do mouse pressionado durante o arraste ao longo de Y at que o ponto chave esteja localizado na prxima interseo de canto do modelo de arames.

Mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse sobre o centro do plano de trabalho selecionado e arraste o plano de trabalho para a outra extremidade da linha ao longo de Y.

Uma caixa de confirmao de arraste aparece detalhando a distncia do ponto anterior.

Selecione Sim.
O Plano de Trabalho foi ento movido para a nova posio. Quando selecionadas, as bordas do Plano de Trabalho apresentam linhas nas cores amarelo e azul. As sees amarelas so utilizadas para controlar rotao dinmica sobre o eixo X ou Y e as sees azuis para rotao sobre o eixo Z. Um alinhamento preciso alcanado arrastando e clicando as linhas coloridas em pontos chave em outras entidades.
PSHAPE Verso 7

41

3. Planos de trabalho

PowerSHAPE

Tambm possvel selecionar e arrastar diretamente uma ponta da seta num eixo do plano de trabalho para realinhar dinamicamente ao longo de um novo ngulo. Neste caso os outros 2 eixos iro se mover tambm.

Nesse caso uma vista Iso 1 foi selecionada, de forma que todos os trs eixos podem ser claramente visualizados. A ponta da seta do eixo Z do plano de trabalho ser selecionada e arrastada para alinhar com o ponto-mdio em uma das linhas verticais (marcada com um pequeno crculo) Ponto-mdio

Mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse sobre a ponta da seta do eixo Z do plano de trabalho e movimente o cursor para o ponto-mdio na linha vertical exibida. Libere o boto do mouse.
A posio central (origem) do plano de trabalho permanece na sua posio atual, mas o Eixo Z est agora diretamente alinhado com o ponto-mdio da linha vertical. Nota: Para isso ambos os eixos X e Y foram tambm realinhados. Esta ltima operao ser desfeita antes de continuar com o restante do exemplo.

Selecione Desfazer.
Tambm possvel rotacionar dinamicamente um plano de trabalho selecionado sobre um dos seus 3 eixos arrastando sees especficas de um retngulo colorido exibido no plano XY. As sees azuis geram rotao em Z, enquanto as sees amarelas geram rotao sobre o eixo paralelo X ou Y.

42

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

3. Planos de trabalho

Mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse na pequena linha azul imediatamente aps a seta X.
Nota: para rotao sobre o eixo Z as linhas azuis tambm existem nos cantos para alinhamento rpido sob 45 graus.

Arraste a linha azul do plano de trabalho (rotacionando em torno do eixo Z) para o ponto chave no canto inferior esquerdo do modelo de arames como mostrado abaixo.

O cursor inteligente ir encontrar e rotular pontos chave (pontos finais, pontos mdios e outras posies) conforme o mouse movimentado. Neste caso quando o ponto Final localizado, liberar o mouse fixa o eixo X.

Libere o boto esquerdo do mouse. Os eixos X e Y esto agora realinhados enquanto o Z permanece inalterado.

Para re-orientar o eixo Y (e Z) sem alterar o eixo X uma das linhas amarelas paralelas seta X selecionada. O plano de trabalho ento dinamicamente rotacionado em torno do eixo X, o cursor inteligente sendo utilizado para fixar a rotao.

Selecione uma das linhas amarelas prximas seta do eixo Y e arraste para o topo da linha vertical liberando o mouse.
PSHAPE Verso 7

43

3. Planos de trabalho

PowerSHAPE

Desfaa a seleo do plano de trabalho clicando com o boto esquerdo do mouse numa rea vazia da tela.

O plano de trabalho modificado, estando ativo, a referncia dimensional at o momento em que for desativado ou um plano de trabalho diferente for ativado.

No menu de Linha , selecione Retngulo . Insira 20 20 na Caixa Entrada de Comando e pressione Enter. Insira 10 10 na Caixa Entrada de Comando e pressione Enter.

Pressione Seleo

(esta uma alternativa ao uso da tecla Esc)

A nova geometria alinhada ao longo da face esquerda. O menu de edio de Plano de Trabalho aberto primeiro selecionando o plano de trabalho e ento clicando duas vezes com o boto esquerdo do mouse sobre ele.

Selecione o plano de trabalho com o boto esquerdo do mouse ou por caixa de seleo. Clique duas vezes no plano de trabalho.

44

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

3. Planos de trabalho

Dentro do menu de edio de plano de trabalho valores diretos podem ser inseridos para posio, rotao, etc. Caixas de verificao esto disponveis para Ativar/Desativar ou para determinar como Plano de Trabalho Principal. Quando um plano de trabalho est Ativo ele exibido em vermelho e aparece maior na tela. Quando um plano de trabalho est desativado, exibido em cinza e aparece em tamanho menor. Se a caixa Principal estiver marcada, o plano de trabalho torna-se a referncia padro quando outro plano de trabalho for desativado (de outra forma a referncia original Absoluta ser o padro).

Selecione o boto Ativar (de forma que esteja desmarcado) e ento pressione OK. Crie um pequeno quadrado de comprimento lateral 10, comeando em 20 20.

O segundo quadrado aparece relativo origem absoluta. Se um plano de trabalho desativado, ento a referncia do modelo retorna origem absoluta (a menos que um plano de trabalho principal tenha sido especificado).

Selecione tudo por Caixa na tela (todos os itens selecionados ficam amarelos). No menu de Plano de Trabalho no topo da seleo. selecione Plano de trabalho nico

Um plano de trabalho criado centralmente no topo dos itens selecionados.

PSHAPE Verso 7

45

3. Planos de trabalho

PowerSHAPE

Selecione Desfazer. Selecione tudo por Caixa na tela. Selecione Plano de trabalho nico no centro da seleo.

Um plano de trabalho criado no centro dos itens selecionados.

Selecione Desfazer. Selecione tudo por Caixa na tela. Selecione Plano de trabalho nico no fundo da seleo.

Um plano de trabalho criado centralmente na parte inferior dos itens selecionados.

Selecione Desfazer. Selecione Plano de trabalho a partir de trs pontos.

Um formulrio aparece mostrando quais so os trs pontos a serem selecionados. A seleo padro a origem, eixo X e ento o eixo Y.

46

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

3. Planos de trabalho

Selecione os pontos 1, 2 e 3 em ordem como mostrado.

O plano de trabalho ser criado assim que Aceitar for selecionado.

Selecione Aceitar.

O novo plano de trabalho ativado e nomeado como plano de trabalho nmero 2. Os menus de Vista iro funcionar de acordo com o plano de trabalho ativo.

Selecione o Menu de Arco

e selecione a opo Arco Completo

. Insira o valor r 12 na Caixa de Entrada de Comando e pressione Enter. Insira o valor 50 35 na Caixa de Entrada de Comando e pressione Enter.

O crculo alinhado com o plano de trabalho. Como arcos so gerados no plano XY, a habilidade no uso de planos de trabalho permite que arcos sejam gerados em diferentes orientaes.

Nota: Planos de trabalho podem tambm ser posicionados utilizando as opes no menu de posio.

PSHAPE Verso 7

47

3. Planos de trabalho

PowerSHAPE

Selecione plano de trabalho 2 com o boto esquerdo do mouse. Clique duas vezes no plano de trabalho 2.

O formulrio de edio de Plano de Trabalho permite alteraes de rotao, realinhamento, reposicionamento, etc. Como o formulrio opera na referncia local no importante se o plano de trabalho est ativo ou no, porm deve estar selecionado. (Para modificaes relativas a uma referncia ativa diferente utilize as opes na barra de ferramentas de Edies Gerais).

Selecione Girar em X. Insira 30 no formulrio da Calculadora como mostrado.

O plano de trabalho foi rotacionado sobre si mesmo em 30 graus. Nesta etapa possvel selecionar AC e inserir um ngulo diferente.

Selecione OK no formulrio da Calculadora.

48

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

3. Planos de trabalho

O plano de trabalho atualizado, mas ser restaurado a menos que a opo Aceitar seja selecionada no formulrio do plano de trabalho. Outra opo na mudana de orientao do plano de trabalho Alinhar com um Eixo.

Selecione Aceitar e ento Desfazer. Selecione o eixo Z, se ainda no estiver selecionado. Clique duas vezes no plano de trabalho 2. No Seletor de eixo selecione Definir Z.

Existem 6 alinhamentos pr-definidos nas coordenadas Absolutas e clicando em um deles o eixo do plano de trabalho selecionado ser realinhado naquela direo.

Selecione Alinhar Z no formulrio de direo. Selecione OK no formulrio de Direo. Selecione OK no formulrio de Plano de Trabalho.

PSHAPE Verso 7

49

3. Planos de trabalho

PowerSHAPE

O plano de trabalho alinhado com o eixo Z absoluto.

Barra de ferramentas do Plano de Trabalho


Abaixo da rea grfica no canto inferior esquerdo est a barra de ferramentas de plano de trabalho, que inclui um cone para criao de um plano de trabalho Temporrio e uma lista como um modo alternativo de controle de nomeao e ativao de planos de trabalho.

Selecione a seta para baixo para selecionar outro plano de trabalho.


Se o plano de trabalho 1 for selecionado no menu, torna-se ativo. Um plano de trabalho pode ser renomeado clicando no nome atual e digitando sobre o mesmo o novo nome seguido da tecla Enter.

Clique no cone Plano de Trabalho

Temporrio.

Posicione sobre alguma geometria existente (ou em qualquer lugar da rea grfica).
O plano de trabalho temporrio vermelho e preto aparece. Este plano de trabalho no possui acesso a um menu local de edio, mas pode ser modificado utilizando as opes da barra de ferramentas de Edio. Ele automaticamente nomeado como Temporrio e pode ser apagado utilizando o menu local ou pressionando o cone de Plano de Trabalho Temporrio.

Clique no cone Plano de Trabalho


O plano de trabalho Temporrio removido do modelo.

Temporrio.

50

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

3. Planos de trabalho
Salvar. Digite o nome my-workplanes e pressione Fechar.

Selecione Arquivo Salvar. Selecione Arquivo

Plano de Trabalho Principal


Num modelo PowerSHAPE um dos planos de trabalho pode ser designado como o Principal, o qual ser exibido em linha grossa para se diferenciar dos demais. Se outro plano de trabalho ativo for desativado, em vez de o PowerSHAPE reverter para o sistema de coordenadas Absoluto, ele ativa o Plano de Trabalho Principal.

Exemplo
Abra o modelo golf_fin.
Existem dois Planos de Trabalho neste modelo chamados 1 e 2. Eles esto situados acima do sistema de coordenadas Absoluto no menu de plano de trabalho.

Selecione o plano de trabalho 1 e clique sobre o mesmo com o boto direito do mouse para abrir o menu local. Selecione a opo Principal (ela marcada com um V).

PSHAPE Verso 7

51

3. Planos de trabalho

PowerSHAPE

Desfaa a seleo do plano de trabalho para exibir seu status de principal. (desenhado em vermelho negrito).

O plano de trabalho tambm aparece abaixo do Absoluto no seletor de plano de trabalho, sendo ento fcil de encontrar.

Ative o plano de trabalho 2 e ento desative.


O plano de trabalho principal torna-se ativo, em lugar da origem absoluta. Isso especialmente til para usurios que trabalham na indstria automotiva onde tradicionalmente cada pea componente possui uma referncia comum (Car Line). Essa referncia Absoluta poderia estar a metros de distncia assim como numa orientao inadequada para propsitos de usinagem. Ela deve contudo ser mantida caso uma cpia dos dados deva ser devolvida ao fornecedor (no Car Line).

Selecione Arquivo

Fechar.

52

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

4. Superfcies parametrizadas

4. Superfcies Parametrizadas
O PowerSHAPE pode criar rapidamente uma variedade de superfcies simples definidas por alguns poucos parmetros bsicos. Elas so Superfcies Primitivas, Superfcies Extrudadas e Superfcies de Revoluo. Em Superfcies parametrizadas somente os parmetros dimensionais bsicos podem ser modificados e a forma definida originalmente no pode ser alterada. Outros tipos de Superfcies utilizadas no PowerSHAPE incluem Superfcies Nurbs (geralmente importadas) e Power Surfaces. Superfcies Nurbs tambm possuem capacidade limitada de edio e assim como Superfcies Parametrizadas devem primeiro ser Convertidas para Power Surfaces para uma capacidade de edio mais abrangente e poderosa. Nota: O processo de converso no reversvel.

Superfcies Primitivas
Existem 6 opes de Superfcies Primitivas padro no PowerSHAPE, um Plano, um Bloco, uma Esfera, um Cilindro, um Cone e um Toro. Superfcies Primitivas so geradas com entrada mnima de dados e podem ser um ponto de partida ideal para muitas aplicaes . Cada Primitiva quando criada apresenta um tamanho definido proporcionalmente aproximao da vista, e ento subsequentemente modificada conforme necessrio. Uma Primitiva pode ser editada por movimentao, cpia, rotao, interseo e fillet. Porm, se for necessrio alterar a forma definida por meio de operaes tais como movimentao de pontos da superfcie ou adio de sees extras, uma Primitiva deve ser primeiro convertida para uma PowerSurface. Todas as Primitivas so criadas na direo do Eixo Principal ativo (por padro ao longo do eixo Z).

Exemplo Bsico de Primitivas


Selecione Criar Novo Modelo. Selecione o cone Menu de Superfcie Principal. na Barra de Ferramentas

Movimente o mouse sobre os comandos do menu Primitivas.


Este menu permite que o usurio crie uma variedade de superfcies primitivas. So elas (da esquerda para a direita): Plano, Bloco, Cilindro, Cone, Esfera e Toro.

de Superfcies

PSHAPE Verso 7

53

4. Superfcies parametrizadas

PowerSHAPE

Selecione Plano Primitivo.


Uma Superfcie Primitiva - Plano atada ao cursor, com o centro do Plano sendo sua origem local. Este pode ser posicionado travando num item utilizando o cursor inteligente ou digitando o valor das coordenadas X Y Z na janela de Entrada de Comando.

Insira 0 na Caixa de Entrada de Comando e pressione Enter. Selecione a vista Iso1.


O Plano selecionado exibido com um plano de trabalho inerente ligado a ele. A orientao do Plano Primitivo pode ser alterada dinamicamente selecionando e arrastando os atributos do plano de trabalho. Os lados do Plano atual podem ser dinamicamente arrastados para um tamanho diferente.

Selecione a lateral azul no topo do quadrado e arraste dinamicamente para fora at que um valor de 280 seja exibido e libere o boto do mouse.

A largura pode tambm ser modificada neste ponto utilizando o mesmo mtodo.

Selecione a lateral azul na lateral do quadrado e arraste dinamicamente para fora para 100. Clique duas vezes no Plano para abrir eu formulrio de edio.

Este formulrio possui duas fichas e permite ao usurio renomear ou inverter a superfcie, inserir diferentes valores de largura e comprimento, reorientar diretamente ao longo de um eixo principal, ou aplicar uma rotao em torno de um eixo principal para alterar o ngulo.

54

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

4. Superfcies parametrizadas

Altere o Comprimento (Y) para 100. Selecione a ficha rea de Trabalho e altere definir posio Z para 40 antes de selecionar OK. Pressione Seleo Primitivo. para abandonar o modo de criao de Plano

Este Plano ser utilizado como parte do prximo exemplo, portanto no o apague.

Exemplo Simples da Alavanca de Cmbio utilizando Primitivos


No seguinte exemplo cada uma das seis opes de Superfcie Primitiva ser aplicada para a construo de um Projeto de Alavanca de Cmbio.

Clique no cone Plano de Trabalho

e na opo Plano de Trabalho

nico. Insira 0 na caixa de Entrada de Comando e pressione Enter.


Este Plano de Trabalho ir proporcionar uma marcao visual para a referncia dimensional.

No menu fly-out de Superfcie , selecione Bloco Primitivo. Insira 0 na caixa de Entrada de Comando e pressione Enter. Arraste ou Edite as dimenses do Bloco para X 100, Y 100 e Z 40.

PSHAPE Verso 7

55

4. Superfcies parametrizadas

PowerSHAPE

No menu fly-out de Superfcie , selecione Cone Primitivo. Insira 0 0 40 na caixa de Entrada de Comando e pressione Enter. Arraste ou Edite o Raio superior para 5, Raio da base para 27.5 e o Comprimento para 50.

No menu fly-out de Superfcie , selecione Cilindro Primitivo. Insira 0 0 90 na caixa de Entrada de Comando e pressione Enter. Arraste ou Edite o Raio para 5 e o Comprimento para 60.

No menu fly-out de Superfcie , selecione Esfera Primitiva. Insira 0 0 160 na caixa de Entrada de Comando e pressione Enter. Arraste ou Edite o Raio para 15.

No menu fly-out de Superfcie , selecione Toro Primitivo. Insira 0 0 90 na caixa de Entrada de Comando e pressione Enter. Arraste ou Edite o Raio Menor para 1.5 e o Raio Maior para 6.5.

Pressione Seleo para abandonar o modo de criao de Plano Primitivo. Em Arquivo - Salvar, salve o modelo como GearStick e selecione Arquivo - Fechar.

Superfcies de Extruso
Uma Superfcie de Extruso utiliza a forma de uma entidade em modelo de arames selecionada, e extruda a mesma como uma superfcie, normal base plana do modelo de arames (padro). Se necessrio, possvel alterar as configuraes em Ferramentas Opes Objetos -Superfcies para que a Superfcie de Extruso seja criada ao longo do eixo principal ativo. Se vrios itens forem selecionados para Extruso ento uma superfcie separada ser criada para cada um. Para que seja criada uma nica superfcie, os modelos de arame devem primeiro ser agrupados numa nica entidade, uma curva composta.

Como Primitiva padro, uma Superfcie de Extruso somente pode ter seus Parmetros bsicos modificados a menos que seja convertida de forma irreversvel numa PowerSurface, caso em que uma barra de ferramentas de edio mais abrangente est disponvel.

56

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

4. Superfcies parametrizadas

Exemplo do Polgono Extrudado


Este exemplo demonstra a opo de criao de um Polgono em modelo de arames que ser ento utilizado para gerar uma Superfcie de Extruso octogonal de comprimento lateral 50 e altura 100.

Selecione Abrir Novo Modelo.

Abra o Menu de linha. No menu selecione Polgono.


O menu de criao de polgono exibido. Ele permite que voc especifique o nmero de lados e o raio do crculo inscrito ou circunscrito ao polgono. Se "Pontos das Margens" for utilizado ento um raio no necessrio.

A opo de criao automtica de uma curva composta til para diversos comandos tais como extruso, uma vez que este requer uma curva composta. Se esta opo for desativada o polgono ser composto de diversas linhas nicas.

Defina o Nmero de lados como 8. Selecione Pontos de aresta e marque Criar curva composta.
Pontos inicial e final do primeiro segmento precisam ser definidos antes de abandonar o formulrio.

Insira 0 na caixa de Entrada de Comando e pressione Enter. Insira 50 na caixa de Entrada de Comando e pressione Enter. Clique OK no menu de criao de Polgono.

O modelo de arames finalizado e j uma curva composta nica fechada. Ela ser utilizada como a forma da Superfcie de Extruso.

PSHAPE Verso 7

57

4. Superfcies parametrizadas

PowerSHAPE

Selecione a vista Iso1. Selecione a curva composta. Selecione o menu de Superfcie e selecione Extruso.

Isso produz uma superfcie de extruso a partir da curva composta selecionada na direo do eixo Z por um valor padro. A extruso possui dois conjuntos de Setas Duplas que so utilizadas para alterar dinamicamente o comprimento para mais ou menos no eixo Z e se necessrio para criar uma extruso negativa (conjunto inferior).

Com o boto Esquerdo do mouse, selecione o conjunto superior de setas duplas. Arraste a extruso para cima para um comprimento de 50. Clique duas vezes na aresta da superfcie.

O menu de edio de Extruso Primitiva ser aberto oferecendo a opo de definir a configurao e valores dimensionais. Extruso pode ser atribudo um ngulo de sada positivo ou negativo. A opo Manter ir restaurar o modelo de arames original utilizado na criao da extruso. A Extruso pode ser reposicionada inserindo novas coordenadas de origem e alinhada ou rotacionada sobre um eixo.

Insira um comprimento de 100 e pressione OK. Desfaa a seleo da superfcie clicando longe dela.

58

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

4. Superfcies parametrizadas

A Superfcie de Extruso est completa.

O PowerSHAPE pode tambm extrudar separadamente vrios itens selecionados da geometria para criar superfcies individuais.

Selecione a Superfcie extrudada. No menu do boto direito do mouse, selecione Apagar (ou Delete no teclado).
A Superfcie foi apagada e a curva composta original tambm no existe mais. Ela foi apagada por padro quando a extruso foi criada. Para manter automaticamente curvas futuras, marque a caixa acessada no menu suspenso Ferramentas - Opes Objetos Superfcies Manter Modelo de Arames (extruso e revoluo).

Exemplo de Extruso 2
Selecione o menu Plano de Trabalho No menu Plano de Trabalho selecione Plano de trabalho nico Insira 0 na Caixa de Entrada de Comando e pressione Enter. Crie as seguintes 8 linhas em torno do novo Plano de Trabalho.

PSHAPE Verso 7

59

4. Superfcies parametrizadas

PowerSHAPE

Cada uma das entidades modelos de arame selecionadas criaro uma Superfcie de Extruso separada.

Selecione por caixa todos os modelos de arame. Selecione o cone de Superfcie e selecione Extruso.

Para seleo mltipla de modelo de arames aparece um formulrio diferente que solicita uma entrada comum de Comprimento, ngulo de Sada, e Comprimento negativo para todas as Superfcies de Extruso sendo criadas.

Insira um comprimento de 70 e pressione OK e ento Abandonar. Desfaa a seleo das superfcies. No Menu de Sombreamento, de Arames. selecione Sombreamento e Modelo

O PowerSHAPE criou 3 superfcies separadas. Nota: uma vez criadas as ltimas Superfcies de Extruso podem ser editadas individualmente.

Selecione todas as superfcies e selecione

Apagar.

Um modelo de arames 3D pode ser utilizado para criar uma Superfcie de Extruso; por padro ser gerado ao longo da normal base plana do modelo de arames selecionado. s vezes mais desejvel extrudar ao longo de um dos eixos principais.

60

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

4. Superfcies parametrizadas

No Menu de Linha selecione Linhas Contnuas. Insira 0 e pressione Enter. Insira 50 0 10 e pressione Enter. Insira 0 30 e pressione Enter. Insira -50 0 -10 e pressione Enter. Clique no plano de trabalho para fechar a forma. Crie uma curva composta (Alt + boto esquerdo do mouse).

A curva composta possui ngulo para destacar a diferena entre extruso plana e ao longo de um eixo.

Selecione a curva composta. No menu de Superfcie selecione e a opo Extruso.


Pode ser visto que a superfcie sofreu extruso ao longo da normal base plana do modelo de arames. Isso s acontece se o modelo de arames for realmente plano. Se o modelo de arames no for plano ento a extruso ser realizada ao longo do eixo selecionado relativo ao plano de trabalho ativo.

Selecione Desfazer para voltar ao estgio anterior criao da Superfcie de Extruso. Selecione Ferramentas Opes - Objetos Superfcies.

A seo "Primitivas" controla o comportamento padro de criao.


PSHAPE Verso 7

61

4. Superfcies parametrizadas
A opo padro Criar extruses normais base plana marcado.

PowerSHAPE

Desmarque - Criar extruses normais base plana e pressione OK Selecione o Eixo No menu de Superfcie selecione Z e selecione a curva composta. e a opo Extruso.

A Superfcie de Extruso ser agora criada ao longo do Eixo Principal Z ativo.

Selecione Arquivo

Fechar mas no salve o modelo.

Exemplo do Projeto de Bomba


Neste exemplo um arquivo IGES contendo dados em arame importado no PowerSHAPE e o Modelo da Superfcie ser criado em estgios para completar os captulos restantes. Muitos tipos diferentes de formatos de dados podem ser importados para o PowerSHAPE dependendo de o cliente ter adquirido os tradutores relevantes. Traduo de dados pode tambm ser realizada base de pagamento imediato atravs do nosso Suporte Tcnico.

Selecione Abrir Novo Modelo. Selecione Importar Arquivo de Dados. .

O formulrio de importao aparece para procura do arquivo desejado.

62

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

4. Superfcies parametrizadas

A partir de E:\Users\Training\PowerSHAPE_data\iges selecione pump.igs e pressione Abrir.


O modelo de arames colorido aparece.

Selecione todos os modelos de arame que definem a base.

Selecione o eixo - Z . Selecione o menu de Superfcie e selecione Extruso. Arraste o comprimento da extruso para 40. Pressione Seleo.

A superfcie de extruso est completa. O modelo deve agora ser Salvo pronto para o prximo estgio.

Selecione Arquivo pressione Salvar. Selecione Arquivo

Salvar Como e digite o nome pump-project2 e Fechar.

PSHAPE Verso 7

63

4. Superfcies parametrizadas Exemplo de Superfcies de Revoluo

PowerSHAPE

Uma superfcie de revoluo criada girando uma geometria simples ou uma curva composta em torno de um plano principal especificado.

Selecione Abrir Novo Modelo Crie um Plano de trabalho em 0 e crie a geometria da seo da garrafa.

Essa forma ser conectada atravs de uma curva composta. Essa curva ser rotacionada em 360 graus em torno do plano de trabalho gerando uma superfcie. O eixo correto para rotao deve ser pr-selecionado.

Selecione o eixo-Y Crie uma Curva composta da geometria da seo. Selecione o modelo de arames e selecione o menu de Superfcie.

Selecione Superfcie de Revoluo.

A curva composta selecionada rotacionada em torno do eixo ativo (Y) produzindo a superfcie de revoluo criando a forma da garrafa. Se uma tampa era necessria na extremidade aberta da garrafa, isso pode ser feito capturando a curva da extremidade e utilizando o comando de superfcie de preenchimento. Para capturar a curva da extremidade uma curva composta traada.

64

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

4. Superfcies parametrizadas

Selecione uma vista Iso3. Selecione o menu de Curva e ento Crie uma Curva Composta

Clique na parte superior da garrafa.

Uma curva composta pode ser traada em todas as curvas de uma superfcie em ambas as direes.

Trace em torno do topo da garrafa at fechar. Selecione Salvar e Abandonar Selecione a Curva Composta. no menu de curva composta.

Uma superfcie de preenchimento uma superfcie gerada a partir de curvas compostas ou uma srie de modelos de arame. til no preenchimento de furos no modelo.

No menu de Superfcie Automtica

selecione o Assistente de Superfcie-

Utilize o menu suspenso para selecionar Preenchimento como mostrado abaixo.

Este assistente ser utilizado mais tarde no curso.

PSHAPE Verso 7

65

4. Superfcies parametrizadas
Pressione Aplicar, e ento OK.

PowerSHAPE

A superfcie foi criada. A superfcie exibida em vermelho com o interior virado na nossa direo. Isso pode ser alterado invertendo a superfcie.

Selecione a superfcie com o boto esquerdo do mouse. No menu de boto direito do mouse selecione Inverter.

A superfcie foi invertida, mostrando o lado externo.

Selecione Arquivo nome meus parmetros e pressione Salvar.

Salvar Como e digite o

Ao salvar, o PowerSHAPE armazena o modelo nesse estado. Isso tambm cancela a habilidade de voltar, pois um novo marcador foi definido para permitir que o usurio volte a partir desse estgio.

Exemplo da Polia
Crie a seguinte forma de polia. Ela ser ento alterada utilizando vrios comandos.

Selecione a Vista de topo. Selecione e Apague as duas superfcies. Crie a forma bsica de modelo de arames.

66

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

4. Superfcies parametrizadas

Selecione todos os modelos de arame. Selecione a vista Iso1 No menu de Superfcie e selecione o plano Y. selecione Superfcie de Revoluo.

A superfcie de revoluo criada. A nica opo disponvel para edio dessa superfcie por parmetro alterar o valor em graus da rotao em relao ao padro de 360 graus.

Clique duas vezes na superfcie com o boto esquerdo do mouse.


O formulrio de revoluo primitiva aparece, mostrando as opes de plano de trabalho, assim como as de ngulo.

Altere o ngulo para 180 e pressione OK.

A superfcie foi criada com um ngulo de 180 graus. Para alterar fisicamente a superfcie de revoluo o modelo de arames original precisa ser alterado. Uma maneira de alterar o modelo de arames utilizar o comando de estender da barra de ferramentas Editar.

PSHAPE Verso 7

67

4. Superfcies parametrizadas

PowerSHAPE

Clique em Desfazer original.

duas vezes para retornar ao modelo de arames

Selecione a Barra de Ferramentas de Edio Mover/Copiar.

e abra o menu

Selecione estender objeto. Selecione a metade superior do perfil, arrastando uma caixa de seleo como mostrado.

Insira um valor de 0 50 que ir movimentar somente as partes selecionadas 50mm em Y, estendendo as paredes interna e externa.

A metade superior arrastada para cima e a geometria de conexo estendida. Uma nova superfcie de revoluo pode ser criada a partir da poro interna apenas, limitando a curva composta usando as funes ponto inicial e final durante o traado.

Selecione o menu de Curva e selecione Curva Composta. Selecione ponto inicial na barra de ferramentas.
O cursor assume a forma de duas barras verticais, como as do cone Definir Ponto Inicial. Um crculo marca o ponto inicial selecionado.

68

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

4. Superfcies parametrizadas

Posicione o ponto na extremidade inferior direita do modelo de arames.

Selecione ponto final.


O cursor assume a forma de duas barras verticais, como as do cone Definir Ponto Final. Um crculo identificar o ponto final selecionado.

Posicione o ponto na extremidade superior direita do modelo para o ponto final da curva composta como mostrado.

Existem duas opes para criao da curva composta. Para escolher o caminho, uma das linhas em arame selecionada.

Selecione a linha vertical interna.

Existem duas opes para criao de uma curva composta nesta forma. Selecionando a geometria interna, uma curva composta traada entre os dois crculos.

Selecione Salvar e Abandonar composta. Selecione a Curva Composta.

na barra de ferramentas curva

No menu de Superfcie

selecione Superfcie de Revoluo.

PSHAPE Verso 7

69

4. Superfcies parametrizadas

PowerSHAPE

A superfcie externa produzida. Esta superfcie pode ser alterada utilizando a funo de Edio do menu de revoluo primitiva.

Clique duas vezes na Superfcie para trazer o menu de revoluo primitiva. Na ficha Esboo, selecione Editar Esboo. Na barra de ferramentas de edio de Superfcie/Curvas, selecione Editar curva utilizando dimenses ativas

O PowerSHAPE esconde a superfcie e cria cotas no modelo de arames. Essas cotas podem ser clicadas duas vezes e alteradas.

Clique duas vezes no texto da cota 15 .

O menu de valor da dimenso aparece.

70

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

4. Superfcies parametrizadas

Modifique o valor para 35 e pressione OK. Clique duas vezes na dimenso 100; altere o valor para 80 e Aceite. Selecione o boto Finalizar e Aceite o formulrio.

A superfcie modificada para se adequar s alteraes no modelo de arames.

Selecione Arquivo

Salvar e ento Arquivo

Fechar.

Exerccio da Garrafa
Utilizando arcos, crie uma forma de garrafa comeando da base.

Selecione Criar Novo Modelo. Selecione o eixo-Z e Crie um Plano de trabalho em 0.

Crie dois crculos de raio 15 em 50 0 e -50 0. Crie dois crculos de raio 25 em 0 20 e 0 -20.

Linhas tangentes iro unir e trimar esses crculos.

PSHAPE Verso 7

71

4. Superfcies parametrizadas

PowerSHAPE

Selecione a opo Linha e selecione o modo linha nica. Movimente o mouse sobre cada crculo at que aparea 'Tangente' e clique para formar as linhas tangentes.

A base da garrafa est completa e pode agora ser extrudada.

Nota: Se o arco de trimagem no aparecer no lugar certo como mostrado selecione o arco, segure uma ala da extremidade do arco e arraste em volta para a extremidade da linha.

Selecione todos os modelos de arame. Selecione o menu de Superfcie e selecione Extruso. Modifique o comprimento para 200mm.

A parte lateral externa da garrafa foi criada. O prximo passo a criao de superfcies de preenchimento no topo e base da forma da garrafa. Um modo rpido de criar curvas compostas que sejam planas segurar a tecla Alt e clicar na geometria com o boto esquerdo do mouse.

Mantenha pressionada a tecla Alt e clique com o boto esquerdo do mouse na aresta superior. Mantenha pressionada a tecla Alt e clique com o boto esquerdo do mouse na aresta inferior. Selecione a curva composta superior. No menu de Superfcie selecione o Assistente de Superfcie.

72

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

4. Superfcies parametrizadas

Crie uma Superfcie de Preenchimento como antes. Repita para a aresta inferior da garrafa.
As superfcies superior e inferior foram criadas. Para facilitar a criao do modelo de arames para o topo da garrafa um novo plano de trabalho criado.

Selecione a superfcie superior e selecione Criar plano de trabalho no topo. Selecione o plano Y. Selecione uma vista pelo eixo Y. Selecione todas as superfcies e selecione Ocultar (Ctrl + J). Crie uma linha contnua de 10 para 0 0 15 e ento para 10.

Um arco ser criado da extremidade da linha num arco de 90 graus para formar o topo da garrafa.

No menu de Arco selecione Arco atravs do centro. Insira uma posio de 0 0 15 e posicione clicando na posio inicial.

Arcos podem ser modificados dinamicamente movendo as extremidades em torno do centro com o boto esquerdo do mouse.

Arraste uma expanso de 90 graus. Selecione todo o modelo de arames e selecione o plano Z.

PSHAPE Verso 7

73

4. Superfcies parametrizadas

PowerSHAPE

No menu de Superfcie

selecione Superfcie de Revoluo.

A superfcie superior da garrafa criada. Os itens ocultos podem ser exibidos utilizando Mostrar.

Clique Ctrl + L (mostrar). Selecione Arquivo Salvar como e digite o nome my-bottle. Selecione Arquivo Fechar.

74

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

5. Superfcies de Preenchimento

5. Superfcies de Preenchimento
Uma superfcie de preenchimento criada de uma curva composta ou um grupo de modelos de arame.

Exemplo de Projeto de uma Bomba

Continuao.

Utilizando o exemplo da bomba podemos criar uma base plana para a lateral extrudada.

Abra o modelo pump-project2. Gere uma curva composta em torno da base da extruso. Crie uma Superfcie de preenchimento utilizando a curva composta selecionada.

A superfcie criada.

Selecione Arquivo

Salvar e ento Arquivo

Fechar.

Exerccio da Garrafa... Continuao


Uma superfcie de Preenchimento pode tambm ser criada a partir de diversas curvas compostas ou modelos de arames. Quando uma superfcie de preenchimento criada, a curva composta utilizada para criar fronteiras trimadas. Por padro quando voc visualiza uma superfcie voc somente v a poro trimada.

Abra o modelo my-bottle.

PSHAPE Verso 7

75

5. Superfcies de Preenchimento

PowerSHAPE

Apague a superfcie de Preenchimento existente no topo da garrafa.


Crie uma curva composta em torno da base da forma do pescoo.

Selecione a nova curva juntamente com a curva composta original definindo o topo da parte lateral externa da garrafa.
Uma nova superfcie de preenchimento ser criada a partir dessas curvas compostas. Qualquer nmero de curvas compostas pode ser utilizado para gerar uma superfcie.

Selecione todas as superfcies e selecione Ocultar (Ctrl + J). Selecione as duas Curvas Compostas. Crie uma Superfcie de preenchimento utilizando as 2 curvas compostas selecionadas.

A superfcie foi criada.

Selecione Arquivo

Salvar e ento Arquivo

Fechar

Exemplo da Tampa
Uma curva composta no precisa ser pr-criada uma vez que pode ser gerada dentro do formulrio de superfcie de preenchimento. O formulrio de superfcie de preenchimento possui outras opes que permitem que voc crie uma superfcie tangente, em vez de uma planar.

Selecione Criar Novo Modelo. Crie uma linha nica de 50 para -20 0 20 e um ponto em 0 0 35. Selecione o Plano Z. Selecione a linha. Selecione a vista de modelo de arames.

76

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

5. Superfcies de Preenchimento

No menu de Superfcie

selecione Superfcie de Revoluo.

A superfcie angular foi criada.

Abra o Assistente de Superfcie.

Selecione a opo Criador de CurvaComp e trace uma curva composta em torno da aresta superior da superfcie.

Pressione Salvar e Abandonar.


Uma vez que a curva composta esteja completa o Assistente reconhece que a curva adequada para a criao de uma superfcie de preenchimento. O formulrio de criao de superfcie atualizado e uma previso da superfcie produzida. Nesse caso a superfcie produzida plana. Geralmente porm o usurio precisa de uma superfcie que seja tangencial s superfcies adjacentes.

PSHAPE Verso 7

77

5. Superfcies de Preenchimento

PowerSHAPE

Ative a tangncia e clique em Prever.

A superfcie prevista tangencial superfcie adjacente.

Segure a tecla shift, selecione o ponto junto com a curva, ative novamente a tangncia e clique em Prever. Aplique e clique em OK para aceitar o formulrio de superfcie de preenchimento. Selecione a Vista sombreada.

A superfcie convexa de preenchimento pode agora ser visualizada e o ponto foi usado como referncia de altura para a criao da superfcie.

78

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

6. Limitando Superfcies

6. Limitando Superfcies
Quando superfcies so limitadas, o PowerSHAPE trima as superfcies automaticamente. Se ele trimar as superfcies na posio errada, voc pode utilizar a opo de prxima soluo para percorrer as possveis solues e encontrar a mais adequada. Quando uma superfcie limitada, uma fronteira gerada e somente a parte da superfcie dentro da fronteira exibida. Diversas superfcies podem ser limitadas com uma nica superfcie de corte.

Exemplo de Limite de Superfcies


Selecione Criar Novo Modelo. Crie um plano de trabalho em 0. Crie uma superfcie plano primitivo no plano de trabalho de tamanho X 50, Y 50. Crie uma superfcie toro primitivo no plano de trabalho de dimenses raio menor 5, raio maior 15.

O toro ser limitado pelo plano.

Selecione a superfcie plano (superfcie limitante). Selecione a Barra de Ferramentas de Edio. Selecione Trimar.

A barra de ferramentas Trimar aparece.

Selecione o toro.

PSHAPE Verso 7

79

6. Limitando Superfcies

PowerSHAPE

O plano automaticamente trimado pelo toro e este tambm trimado. Essa apenas uma das solues de trimagem; para percorrer as opes disponveis utilize o cone de prxima soluo Quando a opo desejada aparecer, saia do comando de trimagem pressionando o cone de seleo.

Selecione Prxima Soluo.

Esta soluo mostra o plano limitado a um pequeno crculo, com a mesma metade inferior do toro.

Selecione Prxima Soluo.

Esta soluo mostra o plano limitado a um pequeno crculo, com a parte superior do toro.

Selecione Prxima Soluo duas vezes.


Esta soluo mostra o plano com um anel circular limitado e a parte superior do toro. Enquanto voc estiver selecionando Prxima Soluo voc pode rotacionar e sombrear o modelo pra visualizar a opo que foi fornecida. Voc pode percorrer as opes utilizando Prxima Soluo at que voc encontre a mais adequada.

80

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

6. Limitando Superfcies

Pressione Seleo.

Quando uma nica superfcie selecionada, ento a rede de curvas internas exibida.

Selecione Desfazer. Selecione o plano como o objeto cortante e ento trimar. Selecione o boto manter para ambos que ir mudar

Quando o cone "manter ambos" mostra as duas metades, limitar ir dividir o objeto cortante em dois. Esse um comando til quando voc precisa manter ambas as metades de uma superfcie para cavidade e macho.

Feche o formulrio de trimagem. Selecione o toro. Pressione Seleo. Selecione a superfcie superior.
O toro foi dividido em duas superfcies separadas, com o plano permanecendo como uma superfcie limitada. Uma cpia simples do plano pode ser produzida utilizando copiar e colar se uma adicional for necessria.

Selecione e apague todas as superfcies.

Exemplo de Limite 2
Este exemplo mostra como mltiplas superfcies podem ser limitadas por uma nica superfcie.

PSHAPE Verso 7

81

6. Limitando Superfcies

PowerSHAPE

Crie uma superfcie plano primitivo no plano de trabalho de tamanho X 75, Y 50. Crie um cilindro em 25 15 -10 com um raio de 5 e um comprimento de 20. Crie um cone em -25 -15 -10 com um raio da base de 5, raio superior de 2.5 e um comprimento de 20.

Rotacionando o modelo, pode-se notar que o plano interseciona ambas as superfcies.

Selecione o plano e selecione a Barra de Ferramentas de Edio.

Selecione Trimar. Selecione somente a parte superior do cilindro e do cone utilizando o cursor para criar uma caixa.
Todas as trs superfcies so trimadas ao mesmo tempo. Selecionar o cone Prxima Soluo ter efeito em todo o grupo de superfcies. Para alterar a trimagem de uma nica superfcie, selecione a superfcie e utilize as opes de trimagem.

Abandone o formulrio. Clique com o boto direito no Cone e selecione o Editor de Trimagem.
Quando uma superfcie trimada, uma fronteira gerada. A poro da superfcie dentro da fronteira exibida. Fronteiras so editadas no Editor de Trimagem.

Uma nova barra de ferramentas aparece na parte superior da tela. Essa a barra de ferramentas do editor de trimagem e aparece como mostrado abaixo

82

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

6. Limitando Superfcies

Assim que a edio de regio trimada selecionada, a superfcie inteira exibida, com a regio limitada mostrada em grade.

Clique no cone Selecionador de Fronteiras.


O formulrio de seleo de fronteira aparece listando todas as fronteiras disponveis na superfcie selecionada.

Selecione a fronteira 1 clicando no nmero 1. Selecione Inverter Fronteira. De-selecione a superfcie cnica.
A fronteira no cone foi invertida, resultando na outra opo de trimagem, que mostra a parte inferior da superfcie.

Abandone o modo de trimagem removendo a barra de ferramentas de edio de trimagem.

Selecione e Apague todas as superfcies.

PSHAPE Verso 7

83

6. Limitando Superfcies Exemplo do Submarino de Brinquedo

PowerSHAPE

Superfcies no precisam ser limitadas por outras superfcies; elas podem ser tambm limitadas por Curvas, Planos de Trabalho e Geometria como mostra este exemplo.

Crie uma esfera de raio 30 em 0 0 0.

Na barra de ferramentas de Edio

selecione Escalar Objeto(s).

A barra de ferramentas Escalar aparece

Selecione a seta para baixo para exibir as opes.


Se um fator de escala simples e uniforme necessrio, a opo uniforme utilizada. Com No-uniforme voc pode especificar diferentes fatores de escala para diferentes eixos.

Selecione No-uniforme.

Um formulrio aparece permitindo que valores X, Y e Z sejam fornecidos separadamente. Eles podem ser inseridos como nmero decimal, isto , 1.5 ou como frao, isto , 15/10. O formulrio converte fraes para nmeros decimais.

Insira 50/30 para o fator x, 20/30 para o fator Y e 0.75 para o fator z.

Pressione OK. Abandone o Formulrio Escalar.Selecione a Vista Sombreada simples.

84

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

6. Limitando Superfcies

A esfera foi escalada para uma forma mais oval. A vista sombreada foi selecionada a fim de visualizar a forma da superfcie mais claramente. Nota: Se a tolerncia geral foi alterada voc pode ter mais curvas internas mostradas na vista de modelo de arames.

Crie um cone no plano de trabalho com um raio da base 20, raio superior 10 e comprimento de 40. Selecione a vista transparente sombreada.

A vista transparente mostra o interior da superfcie de forma que voc pode notar se as superfcies foram trimadas ou no.

Selecione ambas as superfcies.

No menu de Curva

selecione Interseo de superfcie ou slido.

O formulrio Interseo de Superfcie aparece, no qual voc pode inserir um valor para uma espessura de offset, se desejado. Um valor de 0 ir produzir uma curva composta posicionada exatamente na interseo das superfcies

Insira uma espessura de 0 e pressione OK.


A(s) curva(s) de interseo esto agora calculadas, e so exibidas.

Qualquer curva posicionada numa superfcie pode ser utilizada para limitar (trimar uma superfcie). O comando de interseo somente um modo de criao de curva numa superfcie.

PSHAPE Verso 7

85

6. Limitando Superfcies
De-selecione as superfcies e selecione a curva composta. Em Editores gerais cone. selecione Trimar

PowerSHAPE

e ento selecione o

Selecione Prxima Soluo. superior visvel)

(se necessrio, para deixar a parte

O cone est agora trimado pela curva composta. A esfera escalada ainda est inteira e precisa ser limitada pelo cone

De-selecione as superfcies e selecione a curva composta. Selecione Trimar e ento selecione a esfera escalada. (se necessrio, para deixar um furo)

Selecione Prxima Soluo.

A esfera escalada possui agora um furo adaptado aresta do cone trimado

Selecione e Oculte a curva composta. Crie um plano em 0 0 32 com um comprimento de 30 e largura de 30 e um giro em Y de 20. Trime o plano com o cone para produzir o topo inclinado.

O modelo est completo.

Selecione Arquivo

Fechar e selecione No.

86

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

7. Nveis

7. Nveis
O PowerSHAPE permite que o usurio posicione objetos em diferentes nveis, que podem ser exibidos ou ocultados para gerenciar modelos complexos. Existem 1000 nveis no PowerSHAPE, ento uma boa idia atribuir a eles nomes teis. Os nveis 998 e 999 so reservados para Administrador. uma boa prtica criar um padro de nveis de forma que, no importando no projeto de quem o usurio esteja trabalhando dentro da companhia, ele ser capaz de encontrar os dados desejados facilmente.

Exemplo
Selecione Criar Novo Modelo. Crie um plano de trabalho em 0. Selecione Arquivo Importar e ento o arquivo Corner_Bowl.dgk em E:\Users\Training\PowerSHAPE_data\psmodels_n_dgk. Selecione uma Vista ISO1.

Este modelo contm uma mistura de modelos de arame e superfcies. O modelo pode tambm conter entidades duplicadas que podem ser tanto modelos de arame, superfcies ou uma mistura de ambos. aconselhvel mover esses itens para um outro nvel ou ento apag-los.

Selecione tudo. Em Ferramentas duplicaes Fixao do Modelo selecione Encontrar

Marque a caixa Localizar Duplicaes na seleo atual e ento Aceite o formulrio.

PSHAPE Verso 7

87

7. Nveis

PowerSHAPE

O PowerSHAPE examina o modelo localizando quaisquer entidades duplicadas. Onde ele encontrar mais de uma cpia de um objeto, ele seleciona todas menos uma das cpias. Elas podem ser modelos de arame, superfcies ou slidos. Para visualizar o que foi selecionado, o cone de informao pode ser utilizado.

Na barra de ferramentas de seleo seleo.

escolha Informaes da

Uma lista dos itens atualmente selecionados exibida. Essas duplicaes sero movidas para outro nvel.

Selecione Abandonar. No lado inferior esquerdo da janela, selecione o boto Nveis. No Nvel 5, insira o nome Duplicaes e pressione o grande X vermelho ao lado do nmero 5. Selecione Abandonar. Selecione todos os modelos de arames e clique com o boto do meio do mouse sobre o novo nvel 5.
Clicar com o boto do meio do mouse move os itens selecionados para aquele nvel.

Clique com o boto esquerdo do mouse no boto do nvel 5.


O boto esquerdo do mouse ir ativar ou desativar o nvel. As duplicaes desaparecem da tela quando o nvel desativado.

Quando um item criado, o nvel padro em que ele criado o nvel 0, chamado de General. Se, por exemplo, voc desejar sempre criar superfcies em outro nvel, quando a opo selecionada, o nvel selecionado do menu suspenso na parte inferior da barra de ferramentas de nvel.

88

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

7. Nveis

Selecionar um nvel torna o mesmo ativo. Certifique-se de que ao fazer isso nada esteja selecionado, seno o item ser movido para este nvel.

Abra o formulrio de Nveis e crie dois nveis adicionais, nomeando 6 como Macho e 7 como Cavidade. Abandone o formulrio.
Este modelo contm slidos. Eles so um tipo diferente de componentes dentro do PowerSHAPE, que podem ser utilizados para criar formas complexas. Um slido pode ser selecionado clicando em qualquer poro dele.

Selecione o slido inferior e pressione Ctrl + K (Ocultar Exceto).

O slido inferior pode ser visto com clareza ocultando tudo exceto os itens selecionados.

Clique com o boto do meio do mouse sobre o nvel 6. Pressione Ctrl + L (mostrar). Selecione o slido superior e pressione Ctrl + K (Ocultar Exceto).

O slido superior mostrado.

Clique com o boto do meio do mouse sobre o nvel 7 e pressione Ctrl + L.


O componente slido e a construo em modelo de arames permanecem no nvel 0 (General). O PowerSHAPE possui a habilidade de permitir Agrupamento de nveis. Agrupando itens o usurio pode gerenciar peas do modelo de forma mais eficiente e efetiva.

No lado inferior esquerdo da janela, selecione o boto Nveis. No Nvel 8, insira o nome Componentes: Modelos de arame e pressione o grande X prximo ao nmero 8.

PSHAPE Verso 7

89

7. Nveis

PowerSHAPE

No Nvel 9, insira o nome Componentes: Slido e pressione o grande X prximo ao nmero 9.


A palavra Componentes representa o Nome do Grupo e a palavra Modelo de arames ou Slido o nome do nvel.

Selecione Abandonar
Os dois nveis agora pertencem ao grupo chamado Componentes. Na barra de nveis, as seguintes alteraes podem ser vistas:

Um novo boto aparece representando o grupo de nveis. Os botes dos dois nveis foram alterados para a mesma cor (Azul). A cor do grupo compatvel com a dos dois nveis. Nveis podem ser ligados ou desligados usando o boto do grupo. Se grupos adicionais forem criados, ento uma nova cor ser atribuda a cada grupo facilitando a diferenciao entre eles.

No menu de Seleo,

selecione Seleo rpida de todos os

modelos de arames. Pressione Ctrl + K (Ocultar Exceto).

O modelo de arames selecionado. Nota: Qualquer que seja o nvel exibido no menu suspenso de Nveis na parte inferior da tela, quaisquer itens criados sero atribudos a esse nvel

Clique com o boto do meio do mouse sobre o nvel 8 e pressione Ctrl + L. Selecione o componente slido e posicione no nvel 9. No menu suspenso de nveis selecione 0 : Nvel General.
Em alguns casos aconselhvel criar cpias de segurana de entidades superfcie ou modelos de arame. Para este exerccio iremos copiar o macho slido e colar no nvel General 0.

Ligue o Nvel 6 e selecione o slido.

90

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

7. Nveis

Na barra de ferramentas superior, selecione Copiar

e ento Colar.

Pode parecer que nada realmente aconteceu, mas o slido exibido uma nova cpia do original. Deve-se ter cuidado para no criar cpias mltiplas acidentalmente ao utilizar as funes Copiar/Colar.

Desligue o nvel 6. Ligue e desligue o Nvel 0 para visualizar a nova cpia. Selecione Arquivo Fechar e selecione No para perder as alteraes.

Exemplo de Projeto de Bomba

Continuao.

Utilizando o projeto da bomba, podemos mover o modelo de arames oculto para um nvel nomeado.

Abra o modelo pump-project2. Nomeie o nvel 5 como Geometria. No menu de Seleo, selecione Seleo rpida de todos os

modelos de arames. Pressione Ctrl + K (Ocultar Exceto). Mova o modelo de arames selecionado para o nvel 5 e desligue o nvel. Selecione Arquivo Salvar e ento Arquivo Fechar.

PSHAPE Verso 7

91

7. Nveis

PowerSHAPE

92

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

8. Power Surfaces

8. Power Surfaces
Uma PowerSurface efetivamente uma casca esticada sobre uma rede de arame (mnimo 4 lados) e geralmente de fcil edio caso as especificaes do projeto sejam alteradas. As curvas numa PowerSurface so chamadas longitudinais (ao longo da superfcie) e laterais (transversalmente na superfcie). Em alguns casos outra curva (opcional) existe e chamada espinha. Esta geralmente percorre a direo longitudinal, geralmente no espao livre, controlando a orientao das laterais.

Laterais Esta superfcie contm as duas laterais mnimas. Longitudinais Esta superfcie contm um total de 7 longitudinais partindo de pontos correspondentes da primeira para a segunda lateral Espinha (Curva Diretriz) A espinha (mostrada pontilhada) utilizada para controlar a orientao das laterais. Uma espinha no obrigatria e pode ser criada ou apagada conforme desejado sem alterar a forma da superfcie. Isso ocorre automaticamente por exemplo durante a criao de superfcies Fillet ou como parte da geometria controlada de uma Superfcie de Curva Diretriz.

O marcador identifica o ponto inicial para laterais e longitudinais numa PowerSurface. Ele posicionado a uma curta distncia do ponto 1 ao longo da lateral 1 com uma linha curta apontando na direo longitudinal. O PowerSHAPE suporta uma variedade de tipos diferentes de superfcie que podem necessitar de converso durante a programao para uma POWER Surface, mais verstil, permitindo completa edio da superfcie.

PSHAPE Verso 7

93

8. Power Surfaces

PowerSHAPE

94

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames


Curvas Diretrizes e Sees
espinha

seo

Uma Curva diretriz pode ser definida como uma espinha percorrendo uma superfcie sobre a qual sees se distribuem perpendicularmente. A ilustrao mostra uma nica seo circular sendo utilizada ao longo da curva diretriz inteira.
Curva diretriz

Uma seo nica ou uma variedade de sees de dimenses diferentes podem ser utilizadas ao longo da curva diretriz para gerar a superfcie. Todas as sees devem ser abertas ou todas fechadas.
sees

Exemplo da Raquete
O primeiro passo criar o modelo de arames para a curva diretriz da raquete de tnis.

Crie um plano de trabalho em 0 e ento construa o seguinte modelo de arames.


Este perfil formar a curva diretriz para gerar a superfcie. As sees numa curva diretriz so geralmente perpendiculares curva e podem tambm ser geradas a partir de modelos de arame. Planos de trabalho so teis pois voc pode clicar para posicionar na geometria da curva diretriz e girar para que se torne perpendicular, de forma que a seo possa ser criada facilmente.

PSHAPE Verso 7

95

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

PowerSHAPE

Crie um plano de trabalho e posicione no ponto-mdio no topo da raquete.

Aproxime a vista na rea do novo plano de trabalho. Selecione o plano principal X. Crie trs crculos, crculo 1 raio 8 em Z 0, crculos 2 e 3, raio 4 em 0 0 10 e 0 0 10.

Estes sofrero fillet por um arco de raio 25. Durante esta criao voc pode precisar criar outro crculo de raio 8, devido trimagem automtica.

Crie o Fillet nos crculos com um arco de raio 25.


Essa ser a seo central principal da raquete.

As outras sees so crculos e elas podem ser posicionadas diretamente na extremidade do cabo, sem a necessidade de outro plano de trabalho.

Selecione o plano principal Y. Crie dois crculos de raio 10 com seus centros posicionados na extremidade das linhas.

A curva diretriz e cada seo transversal devem ser convertidos para curvas compostas antes que uma superfcie de curva diretriz possa ser produzida.

96

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

Crie uma curva composta para cada seo transversal e para a curva diretriz. Selecione todas as trs sees e a curva diretriz. No menu de superfcie selecione o Assistente de Superfcie.

O assistente de superfcie reconhece que o modelo de arames selecionado adequado para a criao de uma superfcie de curva diretriz e altera o menu suspenso de acordo. Uma previso da superfcie tambm criada

Clique OK.

Isto gera uma superfcie com a seo variando do primeiro crculo at a seo definida e ento de volta ao ltimo crculo.

Para manter uma seo transversal particular numa posio na curva diretriz, sees extra podem ser adicionadas.

Selecione e Apague somente a superfcie. Selecione a curva composta da seo no topo da raquete e selecione o plano principal Z.

PSHAPE Verso 7

97

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

PowerSHAPE

Na Barra de Ferramentas de Edio

selecione Rotacionar Objeto.

Isso abre a barra de ferramentas Rotacionar:

Um crculo e uma seta so desenhados em torno do centro do objeto selecionado. Esse o centro de rotao e pode ser arrastado para a posio desejada. Alternativamente a opo reposicionar eixo de rotao pode ser utilizada; ela liga a seta e o crculo ao cursor para reposicionamento.

Selecione reposicionar eixo de rotao. Clique no ponto chave no centro da raquete. Clique no boto copiar, insira n de cpias como 1 e ngulo como 90 e pressione Enter.

Deixe n de cpias como 1 e ngulo como 180 e pressione Enter.

Entre essas trs sees transversais a forma da superfcie permanecer a mesma.

Pressione Seleo. Crie uma superfcie de curva diretriz usando todas as cinco sees.

98

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

Voc pode tambm utilizar uma nica seo; um dos crculos, posicionado em qualquer lugar da curva diretriz, pode gerar uma superfcie.

Nota: Se voc possui muitas curvas


compostas para criar voc pode selecionar toda a geometria necessria e selecionar Editar Converter Modelo de Arames para Curva Composta.

Selecione Arquivo Selecione Arquivo

Salvar Como e digite my-racket. Fechar.

Exemplo de Projeto de Bomba

Continuao.

Utilizando o exemplo da bomba podemos utilizar a geometria circular e a de arco para criar uma superfcie convexa.

Abra o modelo pump-project2. Ligue todos os nveis. Selecione a geometria do domo e clique Ocultar Exceto. (CTRL K).
Seo

Curva diretriz

Crie duas Curvas Compostas, a primeira para representar a Curva Diretriz e a segunda para representar a Seo. Crie uma Superfcie de Curva Diretriz.

Selecione e utilize o menu de boto direito do mouse para inverter a superfcie vermelha. Selecione mostrar (Ctrl + L).
As nervuras transversais sero criadas utilizando Superfcies de Curva Diretriz.

PSHAPE Verso 7

99

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

PowerSHAPE

Curvas Diretrizes

Sees

Oculte (Ctrl + K) tudo exceto o modelo de arames mostrado Selecione todas as curvas diretrizes e selecione Editar Converter Modelo de Arames para Curva Composta. Selecione todos os Arcos e selecione Editar Converter Modelo de Arames para Curva Composta. Crie superfcies de curva diretriz a partir das curvas compostas, utilizando Aplicar no formulrio em vez de OK at terminar.

As novas superfcies so exibidas.

Selecione e utilize o menu de boto direito do mouse para inverter qualquer superfcie em vermelho Selecione mostrar (Ctrl + L).

O projeto da bomba pode agora ser salvo.

Selecione Arquivo Selecione Arquivo

Salvar e Fechar.

100

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

Superfcies de Curvas Laterais


Uma curva pode ser definida como um perfil contnuo de linhas ou arcos que contm pelo menos dois pontos. Curvas podem ser 2 ou 3D e como mostram as seguintes ilustraes podem tambm ser abertas ou fechadas.

Uma vez que uma superfcie gerada, as curvas utilizadas so chamadas laterais. Uma lateral fechada possui uma curva do ponto final para o ponto inicial. Uma superfcie deve possuir 2 ou mais laterais. Uma vez que as laterais tenham sido definidas, a superfcie preenchida entre as laterais. Cada nmero de ponto em cada lateral ligado pela curva mais suave, o que significa que cada lateral deve possuir o mesmo nmero de pontos.

A curva que liga cada ponto sobre as laterais para criar a superfcie conhecida como uma longitudinal.

Exemplo de Curva Lateral


Crie um plano de trabalho em 0. Crie uma linha contnua a partir do plano de trabalho, 10mm em Y, 10mm em X, e 10mm em -Y para produzir a forma de 'n'.

Esta seo ser a base para as outras sees ento ela ser copiada no Eixo Z como linhas individuais.

Selecione as trs linhas.

PSHAPE Verso 7

101

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

PowerSHAPE

Na Barra de Ferramentas de Edio Objeto.

selecione Mover/Copiar

Isso abre o formulrio Mover.

Digite 2 para o nmero de cpias e o valor de 0 0 5 na janela de posio, produzindo os trs conjuntos de linhas. Abandone o formulrio.

Cada curva composta sofrer fillet com um raio diferente.

Crie curvas compostas de cada conjunto de linhas (tecla Alt e clique esquerdo). Crie um fillet de raio 1mm na curva inferior. Crie um fillet de raio 2mm na curva do meio. Crie um fillet de raio 3mm na curva superior.

Duas curvas adicionais sero copiadas para produzir um total de 5 curvas.

Selecione a curva composta inferior e copie a mesma 20mm acima do Eixo Z. Selecione a segunda curva composta de baixo pra cima e copie a mesma 10mm acima no Eixo Z.

Todos as formas foram convertidas em curvas compostas, prontas para a gerao da superfcie. Cada uma das curvas compostas ser transformada numa lateral na superfcie.

102

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

Selecione todas as curvas compostas. No menu de superfcie selecione o Assistente de Superfcie.

O Assistente analisa o modelo de arames selecionado e escolhe o tipo de superfcie a ser criada como De Curvas Separadas

Clique OK no formulrio.

A superfcie est completa.

Selecione Arquivo

Fechar e selecione No.

Exemplo de Projeto de Bomba

Continuao.

Utilizando o exemplo de bomba podemos utilizar as curvas para produzir uma superfcie de laterais.

Abra o modelo pump-project2. Oculte tudo exceto as duas longas curvas.

PSHAPE Verso 7

103

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

PowerSHAPE

Elas no precisam ser convertidas em curvas compostas, uma vez que cada curva j um nico item.

Selecione ambas as curvas. No menu de superfcie selecione o Assistente de Superfcie.

O Assistente analisa o modelo de arames selecionado e escolhe o tipo de superfcie a ser criada como De Curvas Separadas

Clique OK no formulrio. Selecione Mostrar.

A nova superfcie mostrada. Ela pode agora ser limitada pela parede lateral para produzir um topo trimado e paredes laterais trimadas.

Selecione e Oculte todos os modelos de arames. Limite a superfcie superior curvada com a extruso lateral.

A parede lateral e o topo foram trimados. A superfcie convexa precisa de trimagem no topo.

104

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

Limite a superfcie domo com a superfcie superior.

O topo e o domo foram trimados.

Selecione Arquivo

Salvar e Selecione Arquivo

Fechar.

Superfcie a partir de Rede de Curvas


Uma superfcies a partir de rede de curvas estende-se sobre uma rede de curvas que so transformadas em laterais e longitudinais. Uma rede com qualquer nmero de curvas com pelo menos quatro lados pode ser utilizada, e as curvas podem tambm estender-se alm da margem externa da superfcie, contanto que no se cruzem fora desse limite.
Edge of surface to be created

No cross overs outside surface edge, therefore surface can be created

Curves cross over outside surface edge, therefore it can not be created

O PowerSHAPE ordena as curvas em laterais e longitudinais, invertendo e renumerando conforme necessrio. Porm o PowerSHAPE no reconhecer lacunas ento voc deve assegurar que as curvas possam ser transformadas em laterais ou longitudinais completas.

Exemplo de Gap em Superfcie


O seguinte exemplo apresenta um modo de criao de geometria a partir de dados da superfcie para preencher uma lacuna.

Abra um modelo novo Selecione Arquivo > Importar, e ento selecione o modelo network_example.dgk na rea E:\users\training\PowerSHAPE_data\psmodels_n_dgk

PSHAPE Verso 7

105

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

PowerSHAPE

Superfcie 2. Gap a ser preenchido usando uma Superfcie de Rede de Curvas. Superfcie 1.

Para preencher o gap com uma superfcie suave, geometria adicional precisa ser criada. Todas as caractersticas das curvas originais so capturadas traando uma curva composta tangencial, transversal e longitudinalmente, nas arestas inferiores

Para criar uma Superfcie de Rede de Curvas, mais 3 curvas precisaro ser geradas, ao longo do gap em cada uma das superfcies 1 e 2 e uma mais ao longo da aresta do fillet no topo.

Selecione a vista de topo no Eixo Z. Crie uma Linha nica comeando no Ponto chave mostrado e com uma distncia de X 5mm.
Essa linha foi adicionada a fim de criar uma interseo na qual a curva composta ter que parar.

No menu de Curvas

selecione Curva composta.

Selecione o boto Definir o ponto inicial e ento clique no pontochave no canto da superfcie 1 como mostrado.

106

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

Selecione esta aresta com o boto esquerdo do mouse para criar a Curva composta.

A curva composta ir correr por essa aresta at que alcance a interseo onde a Linha nica est ligada ao canto da Superfcie 1.

Clique no ponto chave do canto oposto na Superfcie 2 com o boto esquerdo do mouse como mostrado

Remova o marcador da caixa "Utilizar uma curva reta". Selecione Sim no formulrio.

A curva composta pula para o ponto selecionado ao mesmo tempo em que mantm as tangncias da aresta da Superfcie 1.

Selecione a linha rosa com o boto esquerdo do mouse para continuar a curva composta at que ela encontre o ponto final.

PSHAPE Verso 7

107

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames


Selecione o boto Salvar no formulrio de Curva composta.

PowerSHAPE

Crie uma nova curva composta ao longo das trs arestas restantes como mostrado.

H duas curvas criadas que iro permitir que uma superfcie de rede de curvas seja gerada. importante lembrar que as curvas devem se cruzar ou intersecionar dentro da Tolerncia Geral, em circunstncias normais 0.01mm.

Selecione as duas curvas compostas. No menu de superfcie selecione o Assistente de Superfcie.

O assistente decide que a melhor opo para criao de uma superfcie a partir dos modelos de arames selecionados De Rede de Curvas.

Pressione OK.
O gap foi preenchido com a nova superfcie, que segue o contorno das superfcies adjacentes.

Feche o modelo sem salvar.

108

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

Exemplo de Rede de Curvas


Este exemplo cria curvas a partir de pontos inseridos manualmente, as quais sero utilizadas para gerar uma superfcie a partir de uma rede de curvas.

Crie um cilindro primitivo de raio 7.5 em 0 0 20 com um comprimento de 10 No menu de Plano de Trabalho, selecione o cone de criao de

ponto Insira 5 pontos nas seguintes coordenadas:

12 0 12 -12 0 12 0 15 15 0 -15 15 8 0 18

Os quatro primeiros pontos precisam ser ligados por uma curva simples fechada.

No menu de curvas selecione criar uma Curva Bezier Clique em cada um dos quatro pontos de cada vez. Finalmente clique no primeiro ponto novamente para fechar a curva.
Pode ser til selecionar uma vista pelo eixo Z para capturar os 4 pontos externos. Cada um dos 4 pontos precisa ser ligado ao primitivo e o quinto ponto adicional precisa ser includo.

Crie uma nova curva a partir do ponto na posio 12 0 12 para o ponto extra e ento para o ponto-chave no cilindro.

PSHAPE Verso 7

109

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

PowerSHAPE

Crie 3 linhas nicas de cada um dos 3 pontos para o ponto correspondente no cilindro para construir uma rede de curvas para a superfcie.

Linhas so utilizadas como uma alternativa para curvas. No necessrio transformar as linhas em curvas compostas pois o assistente pode utilizar todas as entidades em modelo de arames incluindo arcos e linhas

Crie uma curva composta em torno da curva inferior do cilindro Oculte o cilindro. Selecione as trs linhas e a curva lateral. No menu de superfcie selecione o Assistente de Superfcie

Mantenha pressionada a tecla Shift e selecione a curva inferior. Pressione OK.

Uma superfcie foi criada. Conforme cada item adicionado as opes se alteram para criar a superfcie mais adequada.

Selecione e apague todos os itens.

Superfcie a partir de Dois Caminhos


Uma superfcie pode ser gerada a partir de uma seo, que escalada ao longo de dois caminhos, definindo a aresta da superfcie.

110

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

A seo escalada atravs de pontos correspondentes ao longo das linhas de direo para criar a superfcie. Cada linha de direo no precisa conter necessariamente o mesmo nmero de pontos e elas no precisam seguir a mesma direo a partir da seo definida. Pares de Linhas de direo podem ser tanto abertos quanto fechados. A seo tambm pode ser aberta ou fechada, porm uma seo fechada s pode ser utilizada contanto que as linhas de direo toquem dois pontos distintos nela. Tanto a seo quanto as linhas de direo devem estar na forma de curvas compostas.

Exemplo de Dois Caminhos


Selecione Arquivo > Importar, e ento selecione o modelo two_rail_data.dgk da rea E:\users\training\PowerSHAPE_data\psmodels_n_dgk.

Clique duas vezes em uma das curvas de direo para abrir a barra de curva. Com a tecla Shift, selecione a outra curva composta.

Selecione tornar nome dos pontos ligado/desligado.


Cada curva de direo possui um nmero diferente de pontos. Embora uma superfcie possa ser criada a partir disso, a distribuio das curvas internas pode no ser adequada. Para contornar isso, um nmero par de pontos e um alinhamento precisam ser criados.

PSHAPE Verso 7

111

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames


Selecione a curva superior (10 pontos). Na barra de ferramentas de curva, selecione ponto.

PowerSHAPE

Criar um

O formulrio Inserir o ponto na curva aparece. Para esse exemplo a ficha de valor do parmetro ser utilizada.

Selecione a ficha parmetro e insira 5.5, e pressione Aplicar e ento OK.

Ao adicionar cada ponto, a curva renumerada e ento mais fcil adicionar pontos a partir do ltimo nmero para trs.

Selecione a curva inferior (6 pontos). Selecione Inverter curva e ento Criar um ponto Selecione a ficha parmetro e insira 4.5, e pressione Aplicar. Insira 3.5 e pressione Aplicar. Insira 4.5 e pressione Aplicar. Insira 3.5 e pressione Aplicar. Insira 2.5 e pressione Aplicar e ento OK. Selecione ambas as curvas.

Cada curva possui o mesmo nmero de pontos de forma que quando a superfcie for criada possuir alinhamento suave.

112

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

Selecione todas as curvas compostas. No menu de superfcie selecione o assistente de superfcie.

Dessa vez o assistente reconhece que uma Superfcie de Dois Caminhos a melhor escolha para criao da superfcie.

A previso da superfcie deve parecer com a figura esquerda. Nota: A altura da seo foi escalada em proporo distncia entre as curvas diretrizes e cada posio da seo.

Selecione o boto Avanado no canto inferior direito do formulrio.

Marque a opo Manter a Profundidade e clique Prever novamente.

PSHAPE Verso 7

113

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

PowerSHAPE

Esse formulrio proporciona ao usurio maior controle sobre o modo como a superfcie gerada a partir dos modelos de arame selecionados

Dessa vez a altura da seo original foi mantida.

Selecione OK. Selecione e Apague a superfcie.

Superfcies Tubulares
Uma Superfcie Tubular definida especificando um Comprimento e uma Salincia ao longo de uma curva diretriz. Elas podem ser utilizadas para criar rapidamente elementos decorativos em produtos ou caractersticas mais funcionais como Draw Beads (dobramento e redobramento de flange) em ferramentas de presso.
Drive Curve

Exemplo de Superfcie Tubular


Esse exemplo cria uma curva a partir de pontos inseridos manualmente, que ento usada para criar uma superfcie tubular.

No menu de plano de trabalho selecione criao de ponto. Insira 4 pontos digitando as seguintes coordenadas: -50 0 0 0 30 0 65 0 0 0 30 0

114

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

Os quatro pontos podem ser clicados ao criar uma curva bezier.

No menu de curva selecione Criar uma Curva Bezier. Clique em cada ponto em ordem e clique novamente no primeiro ponto para fechar a curva.

Uma curva bezier fechada produzida.

No menu de superfcie

selecione Criar uma superfcie tubular.

Cada ponto exibido no formulrio de superfcie Tubular relativo a uma posio ao longo do comprimento da curva. So esses pontos que podem ento ter Salincia e Comprimento aplicados para criar a superfcie.

Selecione Ponto 1 na lista e defina Comprimento 4 e Salincia 2. Selecione Ponto 4 na lista e defina Comprimento 4 e Salincia 2. Selecione Prever.

PSHAPE Verso 7

115

9. Superfcies a partir de Modelos de Arames

PowerSHAPE

A superfcie prevista com um Comprimento de 4 e Salincia de 2 por todos os pontos.

Defina a Direo como Radial e selecione Prever.

A superfcie prevista com uma forma radial ao longo do comprimento da curva. Pontos adicionais podem ser inseridos na curva a fim de modificar a superfcie.

Insira um ponto a meia distncia entre os pontos 2 e 3 existentes inserindo 2.5 e pressionando Enter.

Insira um ponto a meia distncia entre 4 e 5 utilizando um valor de 4.5 e pressionando Enter.
Novo pontos foram criados ao longo da curva e a curva foi renumerada. Comprimento e Salincia podem ser modificado nesses pontos.

Apague quaisquer nmeros no campo Inserir para deix-lo oculto. Selecione o Ponto 3 na lista e defina Comprimento 5 e Salincia 3. Selecione o Ponto 5 na lista e defina Comprimento 5 e Salincia 3. Selecione o Ponto 4 na lista e defina Comprimento 6 e Salincia 4. Selecione OK para criar a superfcie.

A superfcie criada com uma forma tubular varivel.

Selecione Arquivo

Fechar e ento No.

116

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

10. Superfcies Fillet

10. Superfcies Fillet


O PowerSHAPE permite que voc aplique fillet em uma ou vrias superfcies juntas com um raio especificado. A forma de uma superfcie fillet pode ser imaginada como o caminho produzido rolando uma esfera de mesmo raio ao longo das superfcies. Onde a esfera faz contato um fillet produzido e as superfcies originais so trimadas com as novas superfcies fillet. Antes do Fillet Depois do Fillet

O PowerSHAPE pode tanto criar um fillet Cncavo quanto um Convexo. Um fillet cncavo produzido com todas as superfcies a sofrerem fillet viradas para fora, isto , todas sombreadas em dourado. Um fillet convexo o fillet negativo ou inverso, que produzido na regio interna com as superfcies a sofrerem fillet viradas para fora como antes. Cncavo = Dourado Convexo = Vermelho

Durante a operao de fillet a direo atual de cada superfcie mostrada por setas. Essas setas sempre destacam o lado macho ou dourado da superfcie. Essas setas podem ser clicadas para inverter a superfcie para o fillet.

PSHAPE Verso 7

117

10. Superfcies Fillet Exemplo do Cone


Este exemplo explora as opes bsicas de fillet

PowerSHAPE

Crie um Plano Primitivo de comprimento 100 e largura 100 em 0 0 0. Crie um Cone Primitivo com raio da base de 30, raio superior 15 e comprimento 50 em 0 0 0. Clique com o boto direito no cone e selecione Converter Superfcie.
Uma PowerSurface selecionada mostra mais detalhes. A pequena seta marrom aponta para fora, indicando que esse o lado externo da superfcie. A seta marrom maior indica a direo de fluxo da superfcie e no usada em fillet.

Outra maneira de exibir o interior e o exterior da superfcie sombrear o modelo. Por padro, o PowerSHAPE exibe as superfcies externas em dourado e as internas em vermelho.

Selecione vista sombreada.

Ambas as superfcies devem estar sombreadas com a parte dourada para fora. Se no ento voc pode clicar com o boto direito em quaisquer superfcies vermelhas e selecionar Inverter no menu disponvel.

Selecione ambas as superfcies e selecione a Vista de modelo de arames.

No menu de Superfcie

selecione Superfcie Fillet.

Uma vez que esta opo tenha sido selecionada, o formulrio Superfcie Fillet aparece com uma sugesto de raio de fillet cncavo.

118

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

10. Superfcies Fillet

As setas de direo da superfcie so exibidas e podem ser clicadas para alterar a direo se necessrio, isto , dourado para vermelho. Setas apontando para fora significam superfcie dourada para fora.

Selecione Prever no formulrio de Superfcie Fillet.

A rota de fillet exibida como a linha de centro da esfera rolante conforme ela se move ao longo das superfcies. Se isso no o que voc desejava, ento voc pode alterar os valores e as superfcies e clicar Prever novamente. Se estiver correto clique OK.

Selecione OK no formulrio.

PSHAPE Verso 7

119

10. Superfcies Fillet

PowerSHAPE

O formulrio Selecionar Rota do Fillet aparece. A curva de previso torna-se amarela para indicar que est selecionada. Como h apenas uma rota disponvel, clique OK. Quando voc possui vrias rotas de fillet independentes, voc ter que selecionar uma e ento aplicar, e ento selecionar outra rota e assim por diante ate que voc tenha terminado, e clique OK.

Selecione OK no formulrio.

A superfcie fillet produzida e o cone e o plano trimados pelo fillet.

Crie um Plano Primitivo em 0 0 40 com comprimento e largura de 80. Clique duas vezes no plano e no formulrio do plano selecione Girar em Y num ngulo de 10 graus.

Essa superfcie superior sofrer fillet com o cone, mas dessa vez o fillet ficar dentro do cone.

Selecione o Cone e a superfcie do plano inclinado.

120

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

10. Superfcies Fillet

No menu de Superfcie selecione Superfcie Fillet. Insira um raio de fillet de 3mm, selecione Convexo e pressione Prever.

Selecione OK (rota do fillet) e ento OK (superfcie fillet).


O fillet produzido trimando o topo do cone e o plano. Fillets tambm podem ser produzidos com vrias superfcies.

Selecione o plano X e crie um Cilindro Primitivo em 30 0 20. Altere o raio para 6, comprimento para 60 e rotacione com um Giro em X de 15. Selecione e inverta a superfcie (vermelho para fora). Selecione todas as superfcies exceto o fillet inferior e o plano. No menu de Superfcie selecione Superfcie Fillet. Insira um raio de fillet de 2mm, selecione Convexo e pressione Prever.

As rotas de fillet disponveis so exibidas. O cilindro precisa ser invertido para controlar onde o fillet ocorre.

Selecione OK.

Nesse caso, o PowerSHAPE identificou duas rotas de fillet completas e algumas outras possibilidades. Como o PowerSHAPE permite especificar qual rota voc deseja utilizar, voc pode utilizar tantas quanto desejar.

PSHAPE Verso 7

121

10. Superfcies Fillet

PowerSHAPE

Selecione a primeira rota de fillet mais prxima ao plano (a inferior), a qual se torna amarela. Selecione Aplicar.

O primeiro fillet produzido e o PowerSHAPE aguarda at outra rota de fillet seja selecionada.

Selecione a segunda rota mais prxima do topo e pressione Aplicar e ento OK.

Todos os outros caminhos so ignorados e as superfcie so limitadas pelo fillet. Invertendo o cilindro, os fillets so produzidos dentro, em vez de fora.

Fillets utilizando Superfcies Secundrias


O processo normal de fillet verifica toda superfcie selecionada uma com relao outra para encontrar as rotas de fillet necessrias. Num projeto grande, isso pode levar algum tempo e pode ser complicado selecionar o fillet desejado. Usar a opo Superfcie Secundria permite identificar dois conjuntos de superfcies entre os quais executar o fillet. Com esta opo, voc seleciona o primeiro conjunto de superfcies como suas superfcies primrias, seleciona o cone de fillet e ento escolhe seu segundo conjunto de superfcies, que se torna automaticamente o conjunto secundrio. O PowerSHAPE agora sabe onde criar o fillet.

Selecione o plano inferior e o fillet e apague. Selecione o plano X e crie um Plano Primitivo em 0 0 20 com uma largura de 110 e um comprimento de 60. Altere a direo do plano, se necessrio, de forma que o lado dourado esteja na direo X+ como mostrado.

122

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

10. Superfcies Fillet

Este conjunto de superfcies selecionadas ser o conjunto secundrio. As rotas de fillet so calculadas somente na interseo entre as superfcies primrias e secundrias. Isso resulta num clculo mais rpido para as rotas de fillet. Como menos rotas so produzidas tambm mais fcil selecionar as corretas.

Com o Cursor gere uma caixa sobre as superfcies esquerda como indicado para selecion-las.

Selecione Superfcie Fillet. Defina um raio de 2mm e Convexo Selecione a Superfcie Plano.

A superfcie selecionada torna-se rosa e a opo de superfcie secundria marcada.

Selecione OK. Selecione a primeira rota e ento selecione o boto Aplicar. Selecione a ltima rota e ento selecione o boto Aplicar.

PSHAPE Verso 7

123

10. Superfcies Fillet

PowerSHAPE

Os fillets so produzidos e a maioria das outras superfcies foi trimada.

Apague esta superfcie restante. Trime a parte inferior do plano para completar o modelo.
Dica: crie uma linha ligando as extremidades inferiores do cone. Trime a superfcie com o novo modelo de arames.

Selecione Arquivo

Fechar e ento No.

Exemplo da Torneira
Crie o seguinte modelo da torneira de cozinha.

Selecione Criar Novo Modelo. Crie o seguinte modelo de arames no eixo Z.

Selecione o plano Z e crie uma superfcie de revoluo a partir desse modelo. Crie um plano de trabalho em 0 0 44. Gere uma Esfera Primitiva de raio 7.5 no novo plano de trabalho.

124

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

10. Superfcies Fillet

Selecione o plano de trabalho e na barra de ferramentas de edio, selecione Trimar. Selecione a Esfera.

esfera ento trimada pelo plano de trabalho e a metade superior deve ser mantida. Isso s funciona se o Plano Principal correto for selecionado.

Abandone o formulrio. Gere a seguinte geometria para o perfil do brao da torneira em torno do plano de trabalho

Crie uma superfcie de revoluo em torno do Plano Principal X. Rotacione e copie esta superfcie 3 vezes em 90 graus em torno do Plano Principal Z para produzir os quatro braos.

PSHAPE Verso 7

125

10. Superfcies Fillet

PowerSHAPE

Os quatro braos precisam sofrer fillet com a seo central. Certifique-se de que quando sombreadas, todas as superfcies apaream douradas. Ns no desejamos criar fillet de um brao com outro ou perder tempo gerando as rotas, ento iremos utilizar a opo Superfcies Secundrias.

Selecione a seo central (a superfcie de revoluo e a esfera). Selecione Superfcie Fillet.

Selecione as quatro superfcies dos braos.


No formulrio, a opo superfcie secundria marcada

Insira um raio cncavo de 2. Pressione OK. Selecione as rotas de fillet em ordem e clique OK para finalizar o modelo.

Selecione Arquivo

Fechar e ento No.

Fillet varivel
Fillets variveis so facilmente criados ao longo de rotas de fillet utilizando o mouse para identificar pontos chave ou utilizando a funcionalidade dentro do formulrio para posicionar os arcos de fillet tanto por valores Paramtricos, Relativos ou Absolutos.

Exemplo
Selecione Criar Novo Modelo. Crie um Plano de Trabalho em 0. Crie dois crculos de raio 8.5 em X 30 e X 30.

126

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

10. Superfcies Fillet

Crie um Arco por trs pontos de raio 50 de cada lado dos dois crculos para criar a seguinte forma:

Crie uma curva composta dos modelos de arames. Crie uma Superfcie de Extruso. Altere o Comprimento para 125 e em Esboo, selecione Criar uma cpia do esboo.

Quando uma extruso criada a opo padro que a curva se torne parte da superfcie. A opo Criar uma cpia do esboo cria uma cpia da curva composta original de forma que ela possa ser utilizada para criar uma superfcie de preenchimento na parte inferior da extruso.

Pressione OK. Selecione a curva composta e crie uma Superfcie de preenchimento. Inverta a superfcie de forma que o lado vermelho esteja virado para cima no eixo Z. Apague a curva composta. Selecione ambas as superfcies. No menu de superfcie, selecione Superfcie Fillet. Insira um raio de fillet de 3, selecione Convexo e pressione OK. Selecione uma vista por Z.

PSHAPE Verso 7

127

10. Superfcies Fillet

PowerSHAPE

A rota de fillet exibida com crculos mostrando pontos chave que podem ser clicados utilizando o mouse. Clicando nesses pontos chave um arco com o raio inicial criado. O valor deste raio pode ser modificado na rea Raio do Arco do formulrio.

Clique em cada um dos 6 crculos quando a palavra KEY aparecer. Crie 6 arcos clicando nos pontos chave pela rota de fillet comeando direita e seguindo em sentido horrio.

Um raio aparece para cada ponto e este se torna numerado na parte Arco Atual do formulrio. Arcos individuais podem ser selecionados neste formulrio ou clicando manualmente. O raio pode ser alterado no formulrio ou arrastado manualmente. Novos pontos para posicionar raios na rota de fillet podem ser inseridos clicando na rota ou inserindo uma posio paramtrica. Para inserir uma posio paramtrica, selecione o fillet mais prximo e, verificando o nmero no formulrio na caixa Arco Atual, calcule o nmero desejado, altere de ABS para PAR, insira o valor como por exemplo 4.5 e pressione Enter.

Insira dois novos raios entre os dois de cada lado, como mostrado.
O raio desses novos arcos pode ser alterado. Onde houver um arco o valor do fillet fixo naquele ponto. Se o valor do prximo raio for diferente, o raio ser alterado ao longo da distncia.

Selecione os novos arcos um de cada vez e altere o raio para 5mm. Selecione os arcos (um de cada vez) de cada lado dos novos arcos maiores e selecione Apagar no formulrio. (4 arcos no total).

128

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

10. Superfcies Fillet

Onde houver um arco o valor do fillet fixo naquele ponto. Se o valor do prximo raio for diferente o raio ser alterado suavemente ao longo da distncia.

Selecione Aplicar.

O fillet de raio varivel foi produzido. Conclua o frasco de acordo com as medidas abaixo.

PSHAPE Verso 7

129

10. Superfcies Fillet Exerccios em superfcies

PowerSHAPE

Jarra

130

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

10. Superfcies Fillet

Manpulo do Radiador

PSHAPE Verso 7

131

10. Superfcies Fillet

PowerSHAPE

Tigela

132

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

11. Superfcies de Sada e Fechamento

11. Superfcies de Sada e Fechamento


Superfcies de fechamento so geradas a partir de curvas de fechamento definidas num componente. A curva de fechamento o ponto de separao da ferramenta, que produziria o componente. Um fechamento natural da superfcie a curva em torno do modelo onde a superfcie sai do campo de viso. O PowerSHAPE analisa pelo eixo Z para encontrar os pontos ao longo das superfcies onde ela sai do campo de viso.

Em paredes verticais, o comando de superfcies de separao no encontrar uma separao, pois no existe variao de ngulo, cabendo ento a voc definir onde a linha de fechamento se posiciona, atravs da criao de uma curva composta da rota ao longo da superfcie vertical. O seguinte exemplo passa pela criao de um componente, encontrando a linha de linha natural de fechamento, e produzindo a superfcie de fechamento. Como existem fillet prximos s paredes verticais as arestas dos fillets sero utilizadas para completar a curva de fechamento.

Exemplo de Sada
Nesse exemplo um cilindro primitivo ser modificado para produzir uma pea simples. Uma linha de fechamento para a pea ser calculada para as superfcies e uma nova superfcie de fechamento ser criada.

Selecione Criar Novo Modelo. Crie um plano de trabalho em 0 e defina o plano principal como X. Crie um Cilindro Primitivo em 0 com um raio de 30mm, e comprimento 100mm. Escale a superfcie em 0.3 no Eixo Z. Converta a superfcie.

PSHAPE Verso 7

133

11. Superfcies de Sada e Fechamento

PowerSHAPE

Podemos modificar esta superfcie de diversas maneiras Mover a lateral 2 para cima iria elevar as longitudinais com perfil retilneo.

A fim de dar superfcie uma forma curvada , ser necessrio criar uma espinha. Uma espinha uma curva que passa pelo centro das sees numa superfcie e pode ser usada para controlar suas orientaes. Se uma espinha criada e um ponto da espinha movido para cima, as longitudinais permanecero horizontais onde elas encontram as laterais, produzindo um resultado curvado.

Clique duas vezes na superfcie para abrir a barra de edio de superfcie. Na barra de ferramentas de edio (no menu Adicionar curva).
Isso ir criar uma espinha passando pelas sees transversais da superfcie, mostrada em linha pontilhada. Essa espinha pode ser apagada sem afetar a superfcie.

selecione Criar espinha.

Selecione o Ponto 2 na espinha clicando no mesmo. No Menu de boto direito do mouse, desmarque Aplicar suavizao para edio de ponto. Movimente o ponto da espinha 10mm acima no eixo Z digitando 0 0 10 na janela de entrada.

Defina o Plano principal Y e rotacione a superfcie em -10 graus. Gere uma curva composta para cada lateral. Clique com o boto direito sobre cada curva composta de cada vez e selecione Apagar Dependncias.

134

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

11. Superfcies de Sada e Fechamento

Quando uma curva composta traada a partir de superfcies, a curva guarda a informao de tangncia das superfcies subjacentes. Isso significa que quando uma superfcie for gerada posteriormente a partir dessa curva compostas elas se ajustaro perfeitamente. Para remover essa relao, Apagar Dependncias utilizado na curva composta antes que uma nova superfcie seja criada.

Crie uma superfcie de preenchimento para cada curva composta. Apague as curvas compostas e selecione o plano principal Z. Inverta qualquer superfcie para que mostre o lado dourado para fora. Crie um Fillet Convexo em cada extremidade com Raio 2mm.
O modelo est completo e no se posiciona no plano XY. Antes que uma superfcie de fechamento possa ser criada, um fechamento natural precisa ser encontrado.

importante definir o plano principal ativo pois ele determina a direo de extrao da ferramenta. Para uma extrao ao longo do eixo Z, o plano principal deve ser definido como plano Z.

Com a curva de extrao voc precisa especificar o ngulo de sada necessrio. Para um ngulo de 0 graus como marcado pela cruz a curva ir recair na linha de centro da esfera. Para um ngulo positivo de 25 graus a curva se move para cima na superfcie como indicado. Para um ngulo negativo de 10 graus a curva de fechamento se move para baixo na superfcie.

Selecione todas as superfcies

No menu de Curva

selecione Curva de Sada.

O ngulo de sada especificado nesse formulrio. Se a opo curva composta estiver marcada o PowerSHAPE ir gerar curvas compostas da sada natural, de outra forma curvas comuns so criadas.

PSHAPE Verso 7

135

11. Superfcies de Sada e Fechamento

PowerSHAPE

Insira um ngulo de Sada de 0, marque Criar Curvas Compostas e pressione OK. Selecione a curva composta recm criada e clique Ocultar Exceto (Ctrl + K).
A superfcie de fechamento pode agora ser criada a partir desta curva composta.

No menu de superfcies,

selecione Superfcie de Fechamento.

A caixa de dilogo Superfcie de Fechamento exibida e duas setas so posicionadas sobre a linha de fechamento. A seta azul indica onde a superfcie ser posicionada e precisa estar apontando para fora do modelo. A seta marrom indica a direo de qualquer ngulo de sada especificado.

136

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

11. Superfcies de Sada e Fechamento

Clique nas setas para defini-las como mostrado, se necessrio. Insira um offset de 40 e selecione Prever.
Uma superfcie de fechamento criada com cada ponto da curva se estendendo tangencialmente para fora por um comprimento de 40. Isso pode causar ondulaes na superfcie e incorrees nas arestas.

Selecione a opo Superfcie suave e ento pressione Prever seguido de OK.

Esta opo produz uma superfcie mais suave nas extremidades.

Cancele o formulrio. Selecione Mostrar e Apague as Superfcies e o Plano de Trabalho.

Exemplo de Superfcie de Fechamento


No menu principal selecione Arquivo > Importar. Em PowerSHAPE_data/psmodels_n_dgk, selecione Split_surf_example.dgk .

O arquivo contm um modelo em superfcie e uma curva composta pr-definida, que ser utilizada para criar a superfcie de fechamento.

Selecione o slido e ento Ocultar (Ctrl J). Selecione a curva composta.

PSHAPE Verso 7

137

11. Superfcies de Sada e Fechamento

PowerSHAPE

No menu de superfcies

selecione Superfcie de Fechamento.

No formulrio de Superfcie de Fechamento:

Insira uma Distncia de offset de 50 e ajuste a seta azul apontando para fora Defina a Direo de Fechamento como Sada Radial e pressione Prever.

Essa superfcie est amontoada nos cantos devido aos cantos internos e o comprimento do offset. Uma maneira de melhorar isso utilizar a opo Alinhar com eixos, que ir alinhar a superfcie de fechamento com o eixo X ou Y.

Defina a opo Direo de Fechamento como Alinhar com os eixos e pressione Prever.

A superfcie de fechamento est alinhada com os eixos X & Y resultando numa superfcie mais suave. Melhorias adicionais podem ser realizadas na superfcie utilizando uma combinao de sada radial e alinhado com os eixos

Selecione a opo Avanado no formulrio.


O formulrio Separar Segmentos aparece.

138

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

11. Superfcies de Sada e Fechamento

Definir segmentos para a curva e especificar a direo de fechamento para cada segmento pode modificar a Direo de Fechamento.

Selecione limpar para remover da curva qualquer segmento existente. Utilizando o mouse, clique nos pontos de quebra nas posies indicadas.

Desmarque a caixa Inserir Pontos de Quebra para habilitar as opes de segmentos da curva.

Selecione o segmento 1 na lista suspensa e defina a direo como radial.

O segmento 1 indicar um fechamento radial.

PSHAPE Verso 7

139

11. Superfcies de Sada e Fechamento

PowerSHAPE

Selecione o segmento 3 na lista suspensa e defina a direo como radial.

O segmento 3 indicar um fechamento radial.

Repita o processo para os segmentos 5 e 7. Selecione OK para fechar o menu. Selecione Prever no formulrio de superfcie de fechamento.

A previso indica uma combinao de radial e alinhar com eixo.

NO cancele o formulrio

Desvio Reto da Superfcie de Fechamento


Desvio reto da superfcie utilizado para reduzir a quantidade de trabalho de bancada necessrio para assegurar o ajuste correto das duas metades do molde. Superfcies de fechamento podem ser definidas com:

1. Uma distncia na base , que o comprimento da aresta exterior da pea at o degrau 2. Um ngulo para o degrau em si. 3. Um comprimento geral para a superfcie de fechamento.

140

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

11. Superfcies de Sada e Fechamento

Adicionalmente o usurio pode especificar raios diferentes nas unies entre os vrios segmentos, ou utilizar chanfros.

Selecione a opo Desvio Reto da Superfcie de Fechamento.

O formulrio permite que valores sejam definidos para o fechamento em desvio.

Insira os valores como mostrado e pressione OK.

A superfcie de fechamento produzida com o passo definido. Um bloco ser criado e trimado pela superfcie de fechamento.

Crie um Retngulo partindo de -60 -60 com largura 120 e comprimento 120. Selecione Ferramentas Opes, Objeto e ento Linhas.

60

Chanfros so criados a partir de valores definidos no formulrio de opo. Eles podem ser editados individualmente mas se voc tiver vrios chanfros para criar, ento mais fcil alterar a configurao padro.

PSHAPE Verso 7

141

11. Superfcies de Sada e Fechamento

PowerSHAPE

Defina a Distncia de Chanfro para 10 e pressione OK. No menu de linha selecione criar um Chanfro um canto de cada vez. Crie uma curva composta. e clique em

A curva ser utilizado para gerar as paredes laterais do bloco.

Selecione a curva composta inferior e crie uma Superfcie de Preenchimento. Selecione a curva composta e crie uma superfcie de Extruso com um Comprimento de 80.

As paredes laterais precisam ser trimadas com a superfcie de fechamento.

Trime as paredes laterais com a superfcie de fechamento. Selecione Mostrar (CTRL L).
O bloco matriz est completo. No modelo aqui mostrado o manpulo slido foi dividido para formar o molde inferior. Como exerccio tente reproduzir este modelo. (dica: utilize uma cpia da superfcie de fechamento que foi estendida)

142

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

11. Superfcies de Sada e Fechamento

A gerao da superfcie de diviso no trima o modelo automaticamente. Uma opo foi includa no PowerSHAPE, (desenvolvida como parte do PS MoldMaker, que est disponvel como uma funo padro) chamada Assistente de Molde. Usando o slido ativo o Assistente de Molde automaticamente divide o modelo criando os insertos macho e matriz. Isso ser abordado mais tarde no curso.

Selecione Arquivo

Fechar e ento No.

Superfcies de Sada
Uma superfcie de sada pode ser criada a partir de uma curva composta ou de um conjunto de superfcies. As superfcies de sada so projetadas no plano XY do plano de trabalho atual, ou em outra superfcie pr-selecionada.

Uma superfcie de sada gerada tangencialmente superfcie original dependendo do ngulo selecionado, assim como no comando de Curvas de sada.

Onde a linha de fechamento gerada com um ngulo acima ou abaixo de 0 graus, as arestas da superfcie de fechamento resultante em ambas as partes superior e inferior podem conter imperfeies. O PowerSHAPE aumenta o ngulo de sada inferior de forma que as arestas da superfcies de fechamento se adaptem como mostrado.

Exemplo de Superfcies de Sada a partir de Curvas Compostas


Selecione Criar Novo Modelo. Crie um plano de trabalho em 0. No menu de Arco crie um Arco atravs de trs pontos utilizando as seguinte coordenadas : -15 10 4 -15 -10 10 -15 0 8

PSHAPE Verso 7

143

11. Superfcies de Sada e Fechamento

PowerSHAPE

Crie uma superfcie de extruso ao longo do eixo X de comprimento 50mm.

Esta superfcie extrudada ser usada posteriormente para projetar uma superfcie de sada.

Converta a superfcie (clique com o boto direito sobre ela e selecione Converter Superfcie). Oculte a superfcie e selecione uma vista de topo. Selecione o plano principal Z. Crie o seguinte modelo de arames.

Esta seo ser usada para gerar uma superfcie de sada.

Crie uma curva composta e Movimente acima de Z por 20mm. Selecione Mostrar (CTRL L). Certifique-se que a curva composta esteja selecionada. No menu de Superfcie selecione Superfcie de Sada.

144

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

11. Superfcies de Sada e Fechamento

O formulrio de Superfcie de Sada aparece. A caixa ngulo de Sada permite que voc especifique o ngulo cnico da superfcie a ser produzida. Assim como superfcies de fechamento, a direo na qual a superfcie criada determinada pelas duas setas desenhadas na curva composta.

Defina o ngulo de Sada como 2 graus. Modifique as setas clicando sobre elas de forma que apontem para abaixo e para fora. Selecione Prever.

A superfcie de sada gerada e projetada no plano XY do plano de trabalho ativo.

Selecione a superfcie extrudada.


Quando selecionada a superfcie aparecer rosa, e a opo Superfcie de fechamento no formulrio Superfcie de Sada muda para Projetar sobre a superfcie selecionada.

Defina o ngulo de Sada como 20 graus, e configure as setas de projeo para dentro e para baixo. Selecione Prever.

A superfcie de sada agora projetada na superfcie curvada.

Abandone o formulrio.

PSHAPE Verso 7

145

11. Superfcies de Sada e Fechamento Superfcies de Sada a partir de Superfcies Existentes


Superfcies de sada podem ser criadas tangencialmente a superfcies existentes.

PowerSHAPE

Crie uma Esfera Primitiva de raio 4 em X18 Y0 Z20. Clique com o boto direito na Esfera e selecione Converter Superfcie. Selecione a esfera. No menu de Superfcie selecione Superfcie de Sada. Insira um ngulo de sada de 10 graus. Com a seta apontando para baixo como mostrado selecione Prever

A superfcie de sada que seria produzida mostrada.

Selecione a Superfcie extrudada e ento pressione Prever.

Uma nova superfcie de sada projetada na superfcie curvada gerada.

Selecione Aplicar e Abandone o formulrio.

Sada Varivel
Existe a habilidade de criao de uma superfcie de sada varivel a partir de um perfil selecionado. A superfcie de sada varivel pode nem sempre ser tangencial superfcie original, por ter que gerar a sada a partir de um perfil fixo definido.

Selecione a curva composta. No menu de Superfcie selecione Superfcie de Sada. Selecione a superfcie extrudada e certifique-se de que as setas apontem para baixo e para fora.

146

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

11. Superfcies de Sada e Fechamento

Insira um ngulo de Sada de 3. Marque a opo Varivel. Pressione Aplicar.

O formulrio de Sada Varivel aparece. Esse um comando interativo onde linhas para exibir a superfcie de sada so geradas clicando na curva de sada. O ngulo de sada alterado nessas linhas.

Selecione uma vista por Z.

Iremos criar uma sada varivel de 5 graus ao longo dos lados e 6 graus em torno das extremidades.

Clique 8 pontos em torno da curva de sada como mostrado usando o cursor inteligente para encontrar pontos Fim, Chave e Mdios.

Voc pode modificar o ngulo de sada para cada uma das linhas de sada numeradas no formulrio.

Defina as linhas de projeo na extremidade esquerda para 6 graus. Selecione Interpolao como Suave, selecione Prever e OK. Abandone o formulrio.

A superfcie de sada mostrada.

Feche o modelo sem salvar.

PSHAPE Verso 7

147

11. Superfcies de Sada e Fechamento Exemplo de Projeto de Bomba Continuao.

PowerSHAPE

Crie uma superfcie de sada para cada um das nervuras e ento aplique um fillet no modelo.

Abra o modelo pump-project2. Oculte todos os modelos de arames. Selecione todas as nervuras certificando-se de que todas estejam sombreadas com o lado dourado para fora e crie uma superfcie de sada de 3 graus.

A sada se estende para a superfcie. Fillets podem agora ser criados.

Oculte tudo com exceo das superfcies de sada, da superfcie convexa e da superfcie superior. Gere uma superfcie fillet de raio 1 mm selecionando todas as superfcies mostradas. Selecione Mostrar e sombreie o modelo finalizado.

Salve e ento Feche o modelo.

148

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

12. Editando Superfcies

12. Editando Superfcies


Superfcies podem ser editadas como primitivas ou power surfaces. Superfcies podem ser editadas como um item inteiro ou ento as curvas que constituem a superfcie podem ser editadas.

Exemplo Abrir e Fechar Superfcies


Selecione Criar Novo Modelo. Crie um plano de trabalho em 0. Crie um toro de raio maior 40 e raio menor 15 em 0. Converta o toro numa Power surface.

Um toro fechado tanto longitudinalmente quanto lateralmente. Para ajudar na identificao de laterais e longitudinais, o marcador de superfcie ser ativado.

Em Ferramentas Opes, Objeto e Superfcies, marque a opo Desenhar as marcas de orientao da superfcie.

Clique OK no formulrio.

A parte circular do marcador sempre se posiciona na lateral 1 prxima ao ponto 1. A parte linear do marcador mostra a direo ao longo da qual fluem as longitudinais.

PSHAPE Verso 7

149

12. Editando Superfcies

PowerSHAPE

Clique duas vezes na superfcie (isso abre a barra de edio de superfcie e pode tambm abrir a barra de edio de curva se uma curva for selecionada).

Para escolher se voc deseja trabalhar nas laterais ou longitudinais, a Seta Maior da normal da superfcie pode ser clicada para identificar a direo (lateralmente ou longitudinalmente). A seta vermelha grande mostra a direo em torno da superfcie, como destacado pelas setas adicionais.

Clique na seta vermelha maior para alterar a direo da curva.

A seta vermelha foi atualizada na direo de fluxo da superfcie, neste caso uma direo longitudinal como destacado pelas setas adicionais.

Na barra de ferramentas de edio de superfcie selecione Abrir superfcies.

Isso abre a superfcie longitudinalmente removendo a ligao entre o primeiro e o ltimo pontos em cada longitudinal. O comando Abrir Superfcie mudou para Fechar Superfcie.

Na barra de ferramentas de edio de superfcie selecione Fechar Superfcie.

150

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

12. Editando Superfcies

A superfcie fechada entre a ltima e a primeira lateral. A superfcie pode tambm ser aberta em outras direes.

Clique na seta vermelha maior para alterar a direo da curva. Na barra de ferramentas de edio de superfcie selecione Superfcie. Abrir

A lateral toda foi aberta. A superfcie s aberta e fechada entre pontos finais e iniciais, geralmente chamados fechamento. Esse nem sempre o lugar desejado; renumerar ento as laterais e longitudinais significa que voc pode abrir a superfcie num ponto diferente.

Na barra de ferramentas de edio de superfcie Fechar Superfcie. Na barra de edio de superfcie selecione Selecionar curva.

selecione

O formulrio Selecionar Curvas lista todas as laterais e longitudinais da seleo. Selecionando o nmero apropriado, a curva fica selecionada.

Nota: Uma superfcie precisa estar fechada antes que possa ser renumerada.

Selecione lateral 5. Na barra de edio de superfcie selecione Renumerar superfcie.


O marcador de superfcie move-se para onde estava a lateral 5 uma vez que a superfcie foi renumerada.

Clique na seta vermelha maior para alterar a direo da curva.

PSHAPE Verso 7

151

12. Editando Superfcies

PowerSHAPE

Na barra de ferramentas de edio de superfcie selecione Superfcie.

Abrir

A superfcie est agora aberta em outra parte, uma vez que voc moveu o fechamento. Superfcies podem tambm ser renumeradas longitudinalmente. Curvas podem tambm ser apagadas.

No formulrio Selecionar Curvas, selecione com Shift laterais 1, 2, 3 e 4. Na barra de ferramentas de superfcie selecione Apagar Curvas. Selecione OK no formulrio se seleo de curva.
As laterais foram apagadas deixando somente parte da superfcie original. As curvas restantes so automaticamente renumeradas.

Na barra de ferramentas de edio de superfcie Fechar Superfcie.


A superfcie est agora fechada.

selecione

Apague a superfcie.

Editando Pontos em uma Lateral/Longitudinal


Pontos sobre laterais e longitudinais podem ser movimentados para alterar a forma da superfcie.

152

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

12. Editando Superfcies

Exemplo de Edio de Pontos


Ao criar qualquer superfcie, a preciso controlada pela tolerncia geral. Para assegurar que o nmero desejado de laterais seja criado, a tolerncia ser editada, somente para este exemplo.

Na parte inferior da tela, Defina a tolerncia como 0.02. Crie um toro em 0 com um raio maior de 75 e um raio menor de 15. Converta a superfcie. Clique duas vezes numa longitudinal. Na barra de ferramentas de edio de superfcie/curva selecione Tornar nome dos pontos ligado/desligado.
Ativar os nmeros dos pontos de grande auxlio na visualizao, especialmente ao gerar curvas intermedirias. O cone mostrado pressionado para indicar que a numerao est ativa. Clicando novamente, os nmeros so removidos e o cone volta ao normal.

Defina a tolerncia como 0.01. Clique na seta vermelha maior para alterar a direo da curva (lateral). Selecione a lateral 1 clicando.

Isto rotula os pontos na lateral da superfcie. Para editar o ponto 2 na lateral, o tipo correto de curva precisa ser definido primeiro.

Selecione o ponto nmero 2 com o mouse.


O modelo ento atualizado para exibir o ngulo e magnitude da curva passando pelo ponto 2, em azul/rosa. Cada um desses componentes pode ser arrastado dinamicamente para alterar a forma da superfcie.

Os crculos nas extremidades dessas linhas em azul/rosa podem ser arrastados utilizando o mouse para obter a magnitude desejada.

PSHAPE Verso 7

153

12. Editando Superfcies

PowerSHAPE

Se voc selecionar a parte azul desta linha, ela pode ser arrastada para alterar o ngulo de fluxo da curva pelo ponto. Uma vez que o ponto tenha sido selecionado, digitar os valores X,Y e Z podem mov-lo.

Digite 0 0 20.

Isso move o ponto para cima em 20mm na direo z, alterando a forma da superfcie. Para mover o ponto para uma posio absoluta o formulrio de posicionamento utilizado.

Na barra de ferramentas de edio selecione Pontos nas Curvas.

de superfcie/curva,

Isso lista todos os pontos disponveis na lateral selecionada.

Selecione lateral 1, ponto 3 e pressione OK. Na parte inferior da tela, selecione Menu de Posicionamento.

154

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

12. Editando Superfcies

Selecione a ficha Cartesiano. Em rea de Trabalho, selecione Plano de Trabalho e insira um valor de 20 0 0. Pressione OK.

A superfcie ganha um novo formato com o ponto 3 exatamente na posio 20 0 0. O Ponto 1 na Lateral 5 ser selecionado e alterado.

Selecione lateral 5 ponto 1. Na barra de edio de superfcie/curva, selecione Editar ngulos das tangentes.

O formulrio Editor de Tangentes aparece. Esse formulrio permite que voc configure ngulos definidos pela curva nos pontos selecionados. Ele tambm permite endireitar ou liberar a curva. Um ponto possui um ngulo antes e depois dele. Se os ngulo forem iguais, o ponto ser suave.

Selecione Direo Tangente.

PSHAPE Verso 7

155

12. Editando Superfcies

PowerSHAPE

O formulrio de Direo aparece. Os ngulos esto preenchidos. Nesse caso voc tem um ngulo YZ de 90 graus, atravessando o ponto.

Altere o ngulo ZY para 45 graus. Aceite o formulrio de direo e pressione OK no formulrio Editor de Tangentes.
O ngulo passando pelo ponto foi alterado, criando uma pequena marca na superfcie. Uma descontinuidade pode ser definida configurando as opes antes e depois do ponto para valores diferentes. O antes e depois dependem do modo como os pontos fluem ao longo da lateral.

Selecione lateral 7 ponto 1. Na barra de edio de superfcie/curva, selecione Editar ngulos das tangentes. Selecione a opo Antes. Selecione Direo da Tangente. Insira um ngulo de ZY de 30 graus. Aceite o formulrio de direo e pressione OK no formulrio Editor de Tangentes.

O ngulo foi alterado antes do ponto, resultando numa descontinuidade na superfcie. O ngulo depois do ponto tambm pode ser alterado da mesma maneira.

Apague a superfcie.

156

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

12. Editando Superfcies

Adicionando e Apagando Laterais e Longitudinais


Como superfcies so alteradas por pontos nas laterais ou longitudinais, geralmente necessrio adicionar curvas extra na superfcie. Essas laterais ou longitudinais podem tambm ser apagadas, quando no afetarem a forma da superfcie. Superfcies tambm podem ser definidas por parmetros. Cada posio na superfcie possui um valor paramtrico definido em termos de T e U, e a toda Lateral (T) ou Longitudinal (U) atribudo um nmero inteiro. Ento em qualquer posio na lateral 1, o valor paramtrico de T ser 1. Em qualquer posio na longitudinal 4, o valor U ser 4. Uma posio numa superfcie a meia distncia entre as laterais 3 e 4 a meia distncia entre as longitudinais 5 e 6 ser T3.5 e U5.5.

Exemplo de Insero de Laterais


Crie um cilindro de raio 10 e comprimento 100 no eixo Z. Converta a superfcie. Movimente o ponto 3 na lateral 2 em X por -20. Movimente o ponto 1 na lateral 2 em X por 5 e Z por 10.

Este o perfil bsico ao qual laterais sero adicionadas.

Adicione uma nova lateral a meia distncia entre a lateral 1 e a lateral 2. Em termos paramtricos ela descrita como 1.5.

Clique duas vezes na superfcie. Na barra de edio de superfcie, selecione Adicionar Curva.

Esse formulrio mostra as opes que podem ser utilizadas na criao de novas laterais dentro da superfcie. Quando uma lateral criada, elas so automaticamente renumeradas.

Selecione a ficha Valor do Parmetro, lateral e insira um valor de 1.5. Selecione Aplicar e OK.
Uma nova lateral adicionada superfcie.

PSHAPE Verso 7

157

12. Editando Superfcies

PowerSHAPE

A nova lateral, que se torna a lateral 2, posiciona-se completamente no meio da superfcie. A lateral superior, que era a lateral 2, automaticamente renumerada como 3. Para adicionar uma lateral dinamicamente dentro da superfcie definida, use CTRL e o boto Esquerdo do mouse.

Clique ponto 2 na lateral 1. Mantenha pressionada a tecla CTRL + boto esquerdo do mouse e arraste o ponto acima da superfcie (uma lateral prpura temporria aparece).
Mover o mouse ao redor exibe uma linha de construo prpura. (Manter ao longo de uma longitudinal assegura que somente uma lateral ser criada, e vice versa).

Libere o boto do mouse quando a lateral prpura estiver em algum lugar entre lateral 1 e 2.

Uma nova lateral foi criada. Para adicionar dinamicamente uma nova lateral 30mm acima da lateral 4 (a lateral superior), um comando diferente utilizado uma vez que a superfcie precisa ser estendida.

Selecione a lateral 4. Selecione a barra de ferramentas de edio. Na barra de ferramentas de Edio, selecione Limite do ponto. Usando o boto Esquerdo do mouse, selecione esta lateral num ponto com o im e arraste a lateral pela linha de construo at que aparea 30. Libere o boto do mouse. Abandone o formulrio.

Este comando cria uma nova lateral, estendendo a superfcie na mesma direo. Novas laterais tambm podem ser adicionadas na interseo com um plano de trabalho.

Crie um plano de trabalho em 0 0 112.5. Selecione a superfcie e Adicionar Curva.

158

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

12. Editando Superfcies

Selecione a ficha Interseo de plano de trabalho e um offset de 0.

Um plano temporrio aparecer para permitir que voc confirme visualmente a nova posio da lateral.

Pressione Aplicar, e ento OK.

Uma lateral plana ajustada superfcie. Curvas inteiras (laterais e longitudinais) podem ser apagadas.

Apague o plano de trabalho. Selecione Lateral 2 e selecione Remover curva.


Laterais ou longitudinais criadas a partir de modelos de arames podem ser adicionadas a superfcies. Nota: a curva composta deve possuir o mesmo nmero de pontos que a superfcie. Os pontos precisam estar alinhados e seguir a mesma direo para assegurar que a superfcie no seja torcida.

Crie um crculo em 0 0 10 com um raio de 10 e crie uma curva composta do crculo. Selecione a superfcie no menu suspenso Adicionar curva, selecione Inserir curvas a partir de modelos de arames.

A caixa de dilogo exibida. O modelo de arames ainda no est selecionado, como indica a cruz.

PSHAPE Verso 7

159

12. Editando Superfcies

PowerSHAPE

Selecione o modelo de arames e altere Inserir para Depois e Curva para 1. Pressione OK.

A superfcie possui agora uma nova lateral. O modelo de arames deve ter o mesmo nmero de pontos que a superfcie para ser ajustado.

Todos estes comandos podem ser aplicados a longitudinais, e funcionam exatamente da mesma maneira.

Editando laterais
Laterais podem ser editadas como um objeto inteiro usando-se a barra de ferramentas de edio.

Selecione a lateral inferior (lateral 1). Abra a barra de ferramentas de edio.


Mesmo que uma lateral esteja selecionada, todas as operaes de edio so aplicadas na superfcie inteira. Para trabalhar na curva selecionada, pressione o cone do objeto e note as alteraes na barra de ferramentas.

No menu fly-out Editar itens selecionados, selecione Editar subitens selecionados. Selecione Offset Insira uma distncia de 5 e ento feche o formulrio.

A lateral inferior sofre um offset de 5mm.

Selecione Arquivo

Fechar e ento Sim.

160

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

12. Editando Superfcies

Exerccio da Jarra
Crie a jarra e salve como my-jug.

Exerccio da Jarra adicionando Laterais e Longitudinais


Os pontos em laterais ou longitudinais controlam a forma da superfcie. Geralmente necessrio adicionar curvas extra superfcie a fim de proporcionar controle numa posio particular.

Crie um plano de trabalho em 0. Crie um cilindro em 0, ao longo do eixo Z , raio 30, comprimento 100. Converta a superfcie.

PSHAPE Verso 7

161

12. Editando Superfcies

PowerSHAPE

Ative a opo Desenhar as marcas de orientao da superfcie no formulrio de Opes selecionando Ferramentas Opes e sob Objetos selecione Superfcies.

As marcas de orientao da superfcie sempre se posicionam na lateral 1 prximo ao ponto 1. Essa linha mostra a direo ao longo da qual as longitudinais fluem. Nesse caso a lateral 1 o crculo na base do cilindro, lateral 2 est no topo. Laterais extra sero agora adicionadas ao cilindro.

Clique duas vezes na superfcie para abrir a Barra de Ferramentas de Edio de Superfcie.

No segundo menu suspenso na barra de ferramentas selecione Adicionar Curva.

162

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

12. Editando Superfcies

Selecione Lateral e insira o Valor Paramtrico de 1.25. Aplique o formulrio.

Uma nova lateral foi criada a um quarto de distncia entre as laterais 1e2

Selecione a ficha Interseo de plano de trabalho no formulrio. Selecione lateral e insira um offset de 70. Aplique o formulrio.

Uma nova lateral foi criada a 70mm ao longo do eixo ativo (Z) do plano de trabalho.

Longitudinais so inseridas da mesma maneira; a opo Inserir no formulrio simplesmente alterada de Lateral para Longitudinal. As laterais sero agora alteradas para proporcionar ao cilindro um novo formato

Na barra de ferramentas de edio de superfcie selecione Selecionar curva

PSHAPE Verso 7

163

12. Editando Superfcies

PowerSHAPE

Isso abre o formulrio Selecionar Curvas com todas as laterais e longitudinais listadas para a superfcie selecionada.

Selecione Lateral 2 como mostrado e abandone o menu.


Curvas podem tambm ser selecionadas clicando com o cursor

Em Editores gerais

selecione Editar sub-itens selecionados.

Quando este cone ativado, somente a parte da superfcie que est selecionada ser modificada, isto , lateral, longitudinal ou ponto. Se no estiver ativo, a superfcie toda ser modificada.

Selecione Escalar. No formulrio Escalar selecione NoUniforme. Escale a seo por 1.33 em X, 1.33 em Y e 1 em Z.

A lateral foi escalada em X e Y mas a posio Z no foi alterada.

164

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

12. Editando Superfcies

Selecione Lateral 3 clicando nela (boto esquerdo do mouse). Selecione Editar sub-itens selecionados Selecione Criar Offset. Insira uma Distncia de Offset de 5.

A lateral sofre offset por 5mm para dentro resultando nessa forma. A direo de offset positivo indicada por uma seta na lateral quando voc seleciona o cone de offset

Selecione a lateral 4. Selecione Editar sub-itens selecionados. Selecione o cone Escalar seguido de no uniforme e expanda a seo por 80/60 em X, 70/60 em Y e bloqueie o Z.

Note como a forma da lateral foi alterada

Selecione a lateral 4. Selecione o ponto 1.


Este ponto ser agora movido na direo X por -5

PSHAPE Verso 7

165

12. Editando Superfcies


Insira 5 na janela de comandos. Selecione o ponto 3. Insira 5 0 10 na janela de comando. Visualize ao longo do eixo X para perceber as alteraes.
A jarra est tomando forma mas as longitudinais esto seguindo o formato original do cilindro. Elas sero agora modificadas a fim de obter uma forma mais suave

PowerSHAPE

Abra o formulrio Selecionar Curva e de-selecione a Lateral 4 (mantenha pressionada a tecla Ctrl e clique no 4 na lado Laterais do formulrio).

Selecione todas as Longitudinais (clique no 1, mantenha pressionada a tecla shift clique no 4).

Selecione

Editar sub-itens selecionados.

Selecione Editar ngulos das Tangentes. No formulrio, libere as tangentes Ao Longo, Antes e Depois.

As longitudinais fluem agora de forma mais livre; no entanto, o bico da jarra precisa ser alterado.

166

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

12. Editando Superfcies

Selecione o Eixo Principal Y. Selecione o ponto no bico.


O ponto marcado com um crculo e uma linha prpura aparece mostrando a tangente no ponto. Movimente o cursor sobre a extremidade da linha at que uma mo aparea, clique e arraste para modificar a forma at que se parea com a segunda figura abaixo.

A superfcie externa do corpo da jarra ser agora finalizada. Iremos criar uma cpia a ser utilizada posteriormente para o interior da jarra

Clique com o boto direito sobre a superfcie e selecione Copiar. Clique com o boto direito e selecione Colar. Posicione a cpia num Nvel chamado Interior.
Uma ala ser agora adicionada ao corpo da jarra. Um toro primitivo ser criado e modificado

Crie um toro em 45 0 60, raio menor 5, raio maior 20.

O toro forma um crculo fechado completo. Para formar a ala somente parte dele necessria. As longitudinais sero abertas, removendo a poro entre as laterais 4 e 1

PSHAPE Verso 7

167

12. Editando Superfcies


Converta a superfcie. Defina a Direo como Longitudinal clicando na seta maior na superfcie at que ela aponte na direo mostrada direita. Selecione Abrir Superfcie.

PowerSHAPE

O toro foi aberto, mas no onde necessrio. Ele ser agora fechado novamente e as laterais renumeradas

Selecione Fechar Superfcie Selecione Lateral 4 (aquela esquerda). Defina a Direo como Lateral clicando na seta maior de forma que ela aponte atravs da superfcie. Selecione Renumerar Superfcie
A Lateral selecionada (4) foi agora renumerada como Lateral 1

Defina a Direo como Longitudinal clicando na seta maior de forma que ela aponte ao longo da superfcie Selecione Abrir Superfcie

O toro foi aberto na posio correta. A forma sofrer agora modificaes adicionais

168

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

12. Editando Superfcies

Insira uma nova lateral no Parmetro 1.75. Selecione a Lateral 1. Apague a lateral selecionada utilizando Apagar Curva.
A ala deve agora parecer com isso. A extremidade inferior ser agora movida para uma nova posio.

Selecione Lateral 4 (na parte inferior). Selecione Editar sub-itens selecionados. Insira 5 0 15.

A extremidade inferior est agora na posio correta. O prximo passo tornar a forma mais suave liberando as tangentes na Lateral 4

Selecione a Lateral 4 Selecione o cone Editar ngulos das tangentes No formulrio, libere as tangentes Atravs, Antes e Depois

PSHAPE Verso 7

169

12. Editando Superfcies

PowerSHAPE

Pode ser visto que os ngulos das tangentes s foram alterados atravs da lateral selecionada. Todos as outras pores da superfcie permanecem inalteradas. A extremidade superior da ala ser agora estendida de forma a ultrapassar o corpo da jarra.

Selecione a superfcie da ala. Em Editores gerais selecione Limite do ponto.

Defina a Aresta como 4. Insira uma Distncia de 22

A ala foi estendida. A seguir a primeira Lateral sofrer offset para proporcionar uma forma particular onde a ala encontra a jarra

Selecione a Lateral 1. Selecione Editar sub-itens selecionados. Crie um Offset da Lateral por 5 . Libere as Tangentes - Atravs Antes e Depois. Selecione e Apague a Lateral 2 utilizando Apagar Curva .

As longitudinais sofrero offset alterando a forma da seo transversal para proporcionar uma forma mais agradvel.

170

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

12. Editando Superfcies

Selecione e Oculte a Jarra (Ctrl J). Selecione uma Vista Isomtrica de forma que a forma 3D da ala possa ser visualizada. Selecione Longitudinal 3. Selecione Editar sub-itens selecionados. . Crie um Offset da longitudinal por 3 . Utilizando o mesmo mtodo aplique um offset nas Longitudinais 2 e 4 por 1.

A ala deve agora parecer com isso. A forma ser agora modificada dinamicamente para alcanar uma forma mais suave

Mostre todas as superfcies (Ctrl l). Selecione uma vista ao longo de Y. Sombreie a vista e selecione a ala. Selecione o Ponto Nmero 1 na Lateral 2.

As tangentes e magnitudes atravs do ponto podem agora ser editadas arrastando as linhas presas ao ponto

Aproxime a vista na rea mostrada. Clique e mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse sobre a parte azul da linha O ngulo da tangente em ambos os lados do ponto sero alterados dinamicamente mudando a superfcie. Libere o boto do mouse e clique Desfazer.

PSHAPE Verso 7

171

12. Editando Superfcies

PowerSHAPE

Clique e mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse sobre a parte prpura da linha O ngulo da tangente naquele lado do ponto ser alterado dinamicamente mudando a superfcie. Libere o boto do mouse e clique Desfazer. Clique e mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse sobre o crculo de cor prpura (ponto de controle) na extremidade da linha. O ngulo da tangente e a magnitude naquele lado do ponto ser alterado dinamicamente mudando a superfcie. Quanto mais a linha estendida maior a magnitude e mais a superfcie se deforma. Libere o boto do mouse e clique Desfazer. Altere a vista para Isomtrica. Selecione Editar sub-itens selecionados. Selecione Editar ngulos das Tangentes. Altere Atravs, Magnitude - Depois do ponto para 145 e clique OK. Altere Ao longo, Magnitude Antes e Depois para 35 e clique OK.

A forma da ala da jarra deve agora parecer com isso.

Crie um Fillet Cncavo de 5 mm entre a ala e o corpo.

O exterior da jarra est terminado. Agora para o interior:

172

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

12. Editando Superfcies

Desative todos os Nveis exceto pelo Interior (este deve conter uma cpia do corpo da jarra criada anteriormente). Selecione todas as Laterais. Selecione Editar sub-itens selecionados. Crie um Offset das Laterais por -3. Ative todos os nveis. Selecione as superfcies externa e interna da Jarra e oculte exceto (Ctrl K).

A borda da jarra ser criada utilizando curvas compostas das arestas superiores dessas duas superfcies

Crie uma curva composta para a lateral superior de cada superfcie, selecione o modelo de arames e oculte exceto (Ctrl K). Visualizando pelo eixo Z adicione linhas nicas entre pontos chave como mostrado.

Selecione todos os modelos de arame. Crie uma superfcie a partir de rede de curvas . Mostre todas as superfcies (Ctrl L) e selecione uma vista Isomtrica 2.

PSHAPE Verso 7

173

12. Editando Superfcies

PowerSHAPE

A nova superfcie conecta as superfcies externa e interna da jarra com linhas retas. O prximo passo aplicar borda um raio de 1.5.

Selecione a superfcie da borda e oculte exceto (Ctrl K). Insira uma nova lateral no Parmetro 1.5. Selecione Editar sub-itens selecionados. Aplique um Offset na nova Lateral de 1.5 utilizando o cone de Offset.

Nota: Verifique se a normal da superfcie est apontando para cima.

A Superfcie agora possui uma forma curvada mas no tangencial s superfcies interna e externa da jarra.

Selecione todas as Laterais. Selecione Editar sub-itens selecionados Selecione Editar ngulos das Tangentes No formulrio, libere as tangentes Atravs, Antes e Depois

174

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

12. Editando Superfcies

A forma da borda deve agora estar correta. Verifique sombreamento todas as superfcies

Finalmente crie curvas compostas em torna das duas arestas abertas na base da jarra e tampe com superfcies de preenchimento.

PSHAPE Verso 7

175

12. Editando Superfcies

PowerSHAPE

176

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

13. Fronteiras e Pcurves

13. Fronteiras e Pcurves


Curvas paramtricas (pcurves) so definidas ao longo de pontos (ppoints) que se estendem sobre uma superfcie. Elas so criadas automaticamente, por padro, durante trimagem ou fillet de superfcie. Elas tambm podem ser geradas manualmente por projeo de entidades em arame numa superfcie. Como movimentos entre ppoints so lineares, qualquer curvatura controlada pela proximidade de ppoints adjacentes dentro da configurao de tolerncia. Fronteiras so geradas ao longo da rede de p-curves para definir regies trimadas numa superfcie. Pcurves e fronteiras individuais so nicas para uma Superfcie e somente podem ser acessadas abrindo a barra de ferramentas Editor de trimagem (clique com o boto direito numa superfcie para acessar o menu de opes ou alternativamente acesse diretamente na barra de edio de superfcie).

Definio de Fronteiras
Importe o modelo m0_switch_housing.psmodel de PowerSHAPE_data. Selecione a superfcie superior (como mostrado abaixo) e aplique Ocultar Exceto.

Selecione a superfcie para abrir a barra de ferramentas de Edio de Superfcie.

O cone Tornar trimagem ligada/desligada alterna a trimagem da superfcie para as superfcies selecionadas. Est ativo (pressionado) por padro para todas as superfcies.

PSHAPE Verso 7

177

13. Fronteiras e Pcurves

PowerSHAPE

Desative a Trimagem com Tornar trimagem ligada/desligada.


A superfcie exibida sem trimagem. possvel em certas ocasies que uma superfcie importada seja exibida com a trimagem desativada, fazendo parecer que aquela informao est faltando. Se esse o caso, ativar o cone ir exibir corretamente a superfcie trimada.

Selecione Trimagem ligada/desligada para ativar a trimagem novamente. Clique com o boto direito na superfcie e selecione o Editor de Trimagem.
A barra de ferramentas Editor trimagem aparece. Ela possui dois modos, Editor de Fronteira e Editor de P-curve. O usurio pode alternar entre os modos usando o menu suspenso na extremidade direita da barra de ferramentas.

Selecione Modo de Edio de Fronteira.


A superfcie toda exibida com a rea trimada identificada por uma malha de linhas cinza de detalhamento. Todas as fronteiras existentes so exibidas marcando as margens da rea trimada da superfcie. As pcurves no so exibidas neste modo. Se uma fronteira for removida de uma superfcie, as pcurves associadas permanecem mas no estaro mais envolvidas no processo de trimagem.

Selecione Modo de Edio de P-curve.


As pcurves so mostradas junto com as reas trimadas. As Fronteiras atuais no so mostradas nesse modo. Se uma p-curve for apagada de uma superfcie, qualquer Fronteira associada ser tambm removida.

178

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

13. Fronteiras e Pcurves

Nota: nem todas as rotas definidas por pcurves so necessariamente includas na definio de Fronteira.

Selecione Modo de Edio de Fronteira de Fronteiras .

e ento o Selecionador

Quando uma Fronteira selecionada ela muda de cor. As fronteiras utilizadas para definir a trimagem da superfcie selecionada so listadas aqui. Uma fronteira pode ser selecionada destacando o seu nmero. Diversas fronteiras podem ser selecionadas mantendo pressionada a tecla Shift. O uso da tecla Ctrl permite que fronteiras listadas sejam selecionadas individualmente ou de-selecionadas. Uma fronteira pode tambm ser diretamente selecionada de dentro da rea grfica com um clique com o boto esquerdo do mouse. Nota: Uma trimagem s ocorre se uma fronteira formar um perfil fechado.

Selecione ambas as fronteiras marcando com a tecla Shift pressionada. Selecione OK e ento selecione Explodir.
Com as fronteiras explodidas a trimagem removida, mostrando a rea completa da superfcie. As pcurves permanecem intactas porm no so mais utilizadas como parte de uma definio de Fronteira. As pcurves ainda existem e podem ser tornadas visveis alternando para Edio de P-curve.

PSHAPE Verso 7

179

13. Fronteiras e Pcurves

PowerSHAPE

Selecionar Autocriar como mostrado abaixo.

e o modelo parcialmente trimado aparece


Parte da Fronteira necessria no foi exibida. Isso se deve ao fato de que existe uma ramificao ao longo da rede de pcurves tornando impossvel para o software determinar qual rota seguir.

O modo mais fcil de criar a opo de trimagem necessria definir manualmente a rota em torno da rede de p-curve como mostrado na seo a seguir.

Selecione Recriar para abrir a barra de ferramentas e exibir todas as p-curves no utilizadas na superfcie.
A barra de ferramentas de criao de fronteira de trimagem aparece e utilizada para traar ao longo das pcurves para definir uma fronteira. Ela semelhante barra de ferramentas de criao de curva composta.

Todas as pcurves so desenhadas na superfcie de forma que possam ser selecionadas. Para criar uma fronteira o traado da p-curve precisa ser fechado e voc pode percorrer a aresta de uma superfcie ou uma curva para conseguir esse resultado.

Selecione a primeira p-curve e trace ao longo para produzir uma forma fechada.
Conforme a p-curve selecionada, ela destacada.

Clique Salvar

e Abandonar.

De-selecione a superfcie.
Desfazendo a seleo, a superfcie trimada finalizada pode ser visualizada.

180

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

13. Fronteiras e Pcurves

O prximo passo basicamente uma repetio do anterior, mas dessa vez removendo os dados de p-curve em excesso para permitir que Autocriar crie as fronteiras necessrias automaticamente.

Selecione a superfcie. Selecione as duas fronteiras. Pressione Explodir.

Selecione Modo de Edio de P-curve. Selecione a p-curve longa na parte desnecessria para a definio da fronteira.

Quando uma p-curve selecionada os ppoints so mostrados. Eles podem ser selecionados e apagados, alterando assim a p-curve.

Selecione com Shift os quatro ppoints extra Clique Remover Ponto. Selecione Modo de Edio de Fronteira seguido de Autocriar.

De-selecione a superfcie.

Como resultado da remoo dos ppoints no utilizados, operaes automticas futuras de trimagem iro produzir os resultados desejados imediatamente sem perder-se por caminhos definidos por dados de p-curve redundantes.

Selecione Arquivo

Fechar e ento No.

PSHAPE Verso 7

181

13. Fronteiras e Pcurves Consertando Superfcies Trimadas Incorretamente


Importe

PowerSHAPE

o modelo locationlug.psmodel de PowerSHAPE_data.

O modelo importado exibido inclui diversas superfcies trimadas incorretamente precisando de uma combinao de edio de P-curve e Fronteira para corrigir as falhas. Quanto mais complexa a rede de pcurves numa superfcie, menos provveis as chances de obter as opes de trimagem desejadas automaticamente. O seguinte exemplo desenvolvido guia o usurio atravs de estgios tpicos de edio de p-curve e fronteira para produzir o modelo corretamente trimado mostrado acima, direita.

Selecione a superfcie base curvada e selecione Ocultar Exceto (Ctrl + K). Clique com o boto direito na superfcie e selecione Editor de trimagem. Selecione Modo de Edio de Fronteira Fronteiras . e Selecionador de

A fronteira desenhada na superfcie. Ela est incorreta e precisa ser apagada.

No formulrio, selecione fronteira 1 e pressione OK. Selecione Explodir.

182

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

13. Fronteiras e Pcurves

Selecione Edio de Pcurve.


A superfcie contm duas pcurves. Uma est definindo corretamente a interseo com a face vertical da ala de localizao. A outra p-curve em forma de U est definindo o caminho de um fillet antigo antes de uma emenda, e precisa ser apagada.

Selecione a p-curve em forma de 'U' e curve. Selecione Mostrar (Ctrl L).

selecione Apagar uma p-

Com as superfcies sendo mostradas, a curva composta pode ser criada a partir da aresta inferior do fillet. Essa nova curva composta ser ento transformada numa p-curve.

Crie uma curva composta usando ALT + boto esquerdo do mouse no lado inferior da superfcie fillet. Oculte tudo exceto a curva composta e a superfcie curvada.

A curva composta e a superfcie so mostradas. A curva composta transformada numa p-curve projetando a mesma na superfcie.

Selecione a superfcie inferior curvada e selecione Modo de Edio de P-Curve.


PSHAPE Verso 7

183

13. Fronteiras e Pcurves

PowerSHAPE

Selecione criar pcurves a partir dos modelos de arames.

O formulrio Criar Pcurve aparece com as opes disponveis.

Selecione a opo Projetado e clique na curva composta. Selecione OK. De-selecione a superfcie e apague a curva composta. Selecione a superfcie curvada inferior.

Existem agora duas p-curves na superfcie, porm a pcurve linear no longa o suficiente para criar a fronteira, por isso precisa ser estendida.

Selecione a p-curve reta e selecione Estender P-curve.

O formulrio Estender P-curve aparece.

Selecione estender em ambas as extremidades e mtodo como tangencialmente p-curve. Selecione a outra pcurve e pressione OK.

184

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

13. Fronteiras e Pcurves

Como nenhuma trimagem adicional prevista na superfcie, a fronteira ser criada manualmente usando Recriar baseado na rede atual de p-curve .

Selecione Modo de Edio de Fronteira e selecione Recriar. Clique ao longo das pcurves para criar a nova fronteira. Clique Salvar e Abandonar.

A nova fronteira foi criada Se a superfcie trimada aparecer em forma de 'D', selecione o cone Inverter a fronteira para criar o resultado mostrado.

Selecione Mostrar (Ctrl + L). Oculte todas as superfcies exceto a superfcie frontal vertical e a superfcie fillet.

A superfcie plana precisa ser trimada.

Selecione a superfcie vertical e Selecione todas as fronteiras. Selecione Explodir.

PSHAPE Verso 7

185

13. Fronteiras e Pcurves


Mais pcurves podem ser criadas limitando o fillet com o plano.

PowerSHAPE

Abra a Barra de Edio cortante). Selecione Trimar Soluo

e selecione a superfcie fillet. (objeto

seguido da superfcie vertical e clique Prxima

at que o fillet esteja trimado corretamente.


A soluo correta de trimagem do fillet alcanada utilizando Prxima Soluo, mas no a da superfcie vertical devido complexidade da sua rede de p-curve .

Abandone o formulrio. Selecione e Oculte Exceto (Ctrl + K) a superfcie vertical. Abra o Menu de Edio de Fronteira Selecione e exploda a fronteira. Selecione Menu de Edio de P-curve pcurves existentes para exibir todas as

Aproxime a vista no canto inferior esquerdo e selecione a pcurve vertical. Apague os ltimos p-points do final at um antes da unio em curva. Rotule os ppoints clicando Tornar nome dos pontos ligado/desligado.

186

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

13. Fronteiras e Pcurves

Selecione o p-point 24 e pressione Editar o valor paramtrico no ppoint.

Clique no ponto de ramificao situado antes do ltimo p-point (24) e note a atualizao dos valores no formulrio acima (aproxime a vista o quanto possvel). Clique OK e a posio do ltimo p-point (24) ser atualizada para os novos valores paramtricos.
O p-point foi ajustado. Este procedimento pode ser utilizado em todas as p-curves de forma que voc possa utilizar a funo Autocriar Fronteira. Alternativamente, contanto que as p-curves se cruzem, voc pode criar uma fronteira usando recriar.

Selecione edio de fronteira e recrie uma nova fronteira. Trace uma nova fronteira. Selecione Mostrar (CTRL L).

A superfcie de seo vertical em 'D' mostrada abaixo a superfcie final que requer uma re-trimagem.

Oculte todas as superfcies exceto a superfcie fillet e a seo vertical em 'D'. Selecione a superfcie de seo vertical em 'D', e Apague sua Fronteira. Selecione Modo de Edio de P-Curve e apague todas as p-curves exceto a 2 correndo verticalmente das extremidades da superfcie fillet (mostrada abaixo pontilhada).

PSHAPE Verso 7

187

13. Fronteiras e Pcurves

PowerSHAPE

Crie uma curva composta na aresta superior da superfcie fillet. Oculte o fillet da vista e selecione a superfcie de seo vertical em 'D'.

A curva composta ser transformada numa p-curve da superfcie por projeo.

Selecione Modo de Edio de P-Curve e ento criar p-curve a partir dos modelos de arame. Selecione a opo Projetado e clique na curva composta. Selecione OK. Selecione a superfcie de seo vertical em 'D'. Selecione Modo de Edio de Fronteira. Selecione o cone Recriar e gere manualmente a fronteira para criar a superfcie corretamente trimada exibida abaixo.

As superfcies foram trimadas umas com as outras.

188

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

13. Fronteiras e Pcurves


Fechar e ento Sim.

Selecione Arquivo

Exerccio de Trimagem do Jarro


Neste exemplo um arquivo IGES importado, contendo uma superfcie de fechamento mal trimada. Com a ajuda das sugestes seguintes, re-trime a superfcie.

Em Ferramentas - Opes, sob Troca de Dados/PS-Exchange, marque IGES na seo Importar. Selecione OK.

Importe o arquivo jug_split_surfaces.ige em PowerSHAPE_data/iges.


Para trazer pcurves no utilizadas, o PowerSHAPE IGES utilizado, no o PS-Exchange. No modelo voc pode perceber que a superfcie de fechamento apresenta alguns gaps. O primeiro passo selecionar somente a superfcie de fechamento e explodir a fronteira ruim.

Oculte todas as superfcies exceto a superfcie de fechamento. Abra a barra de ferramentas Editor de Trimagem e selecione Edio de Fronteira. Apague a Fronteira 1. Selecione o menu Edio de P-curve.
A superfcie contm uma rede complexa de pcurves. A rede deve ser simplificada utilizando uma combinao de opes incluindo apagar pcurve, apagar p-point, estender p-curve, etc. P-curves precisam ser perfeitamente trimadas para permitir a gerao automtica de p-curve. Ao definir uma fronteira manualmente as pcurves no precisam estar trimadas entre si pois a rota pode ser definida usando o cursor.

PSHAPE Verso 7

189

13. Fronteiras e Pcurves

PowerSHAPE

Modifique as P-Curves at que a superfcie se parea com isso:

O prximo passo criar as fronteiras. Embora uma fronteira automtica possa ser criada, trace a fronteira utilizando o boto recriar fronteira.

Utilize o cone Recriar Fronteira e trace a fronteira externa. Pressione Salvar, trace a fronteira interna e ento Salve e Abandone.

A superfcie deve agora estar trimada corretamente; caso contrrio, inverta a fronteira. Uma maneira rpida de produzir este resultado seria criar curvas compostas em torno da aresta superior da forma do jarro. Esta poderia ento ser utilizada para criar pcurves projetadas na superfcie de fechamento.

Selecione Arquivo

Fechar e ento No.

190

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

14. Sombreamento

14. Sombreamento
O sombreamento bsico exibido clicando nos vrios cones na Barra de Vista. Todas as superfcies em exibio sero sombreadas com o mesmo material. Como superfcies possuem interior e exterior, o exterior exibido em dourado e o interior em vermelho.

Abra o modelo golf-fin. Ative o plano de trabalho 2. Selecione a vista ISO 4 e selecione vista de modelo de arames.

O modelo mostrado como se fosse feito de arames, mostrando as pores trimadas de cada superfcie e as laterais e longitudinais internas. Essa uma boa vista para edio de superfcie.

Selecione Vista Sombreada.


O modelo exibido com sombreamento, o que faz com que parea slido, com o lado externo da superfcies mostrado em dourado e o lado interno em vermelho. Essa uma boa vista para visualizao, uma vez que detalhes internos no so exibidos.

Selecione Alternar Vistas Transparentes.


Essa vista exibe o modelo parcialmente sombreado no fundo com os detalhes frontais mostrados como transparente, de forma que detalhes internos possam ser visualizados. Essa vista pode ser selecionada novamente e o modelo de arames removido, mostrando um modelo transparente.

Selecione Sombreado e Modelo de Arames.


Esta vista uma vista sombreada, com as arestas externas mostradas em modo de arame para permitir que sejam facilmente selecionadas na edio da superfcie.

PSHAPE Verso 7

191

14.Sombreamento

PowerSHAPE

Selecione Vista de Arames Sobrepostos.


O modelo exibido em modo de arames, com todos os arames internos removidos ou ocultos. Essa uma opo visual para auxiliar o usurio na visualizao mais clara do modelo. Esse modo especial de vista precisa ser desativado para manipulao da superfcie.

No menu suspenso de Vista no menu principal selecione Sombreamento > Material Interno.
Isso ativa ou desativa o modo que exibe as superfcies internas em vermelho. Isso bom para visualizar rapidamente o modelo, mas no inverte realmente as superfcies.

Com o modelo sombreado, selecione Sombreamento Aprimorado.


Isso exibe o modelo em modo de sombreamento aprimorado. A vista possui agora perspectiva e reflexos podem ser vistos na superfcie proporcionando uma aparncia mais realstica. A vista pode tambm ser girada usando o boto do meio do mouse.

No menu suspenso sob sombreamento aprimorado selecione Renderizar a Vista


Isso mostra o modelo como se tivesse sido fotografado, utilizando as definies padro de luzes e renderizao. Essa vista renderizada est dentro de outra janela. Para retornar ao modelo principal voc dever selecionar o menu suspenso Janela e ento a janela normal.

Selecione golf_fin :1 no menu suspenso Janela.

Materiais de Sombreamento
Materiais de sombreamento so acessados no menu suspenso Formatar >Materiais no menu principal.

192

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

14. Sombreamento
Por padro todas as superfcies so pintadas ou sombreadas com o mesmo material. Existe uma variedade de tipos de Material disponveis, tais como metlico, vidro, neon, etc. Cada superfcie pode ter um material diferente definido, e esses materiais podem ser de cores diferentes. Isso permite que voc sombreie o modelo em cores diferentes. Quando o modelo salvo os atributos de material so salvos tambm, de modo que da prxima vez que o modelo for aberto e sombreado, aparecer da mesma forma.

Para alterar o material de uma superfcie selecionada: 1. Certifique-se de que imagens sombreadas estejam sendo exibidas 2. Selecione uma superfcie ou grupo de superfcies. 3. Acesse a caixa de dilogo Materiais e selecione um novo material. Para alterar o material padro: 1. Certifique-se que nenhuma superfcie esteja selecionada. 2. Acesse a caixa de dilogo de Materiais e selecione um novo material. 3. Clique OK e o novo material ser utilizado na cor de sombreamento subseqente de superfcies.

Altere os materiais de cada superfcie do modelo para cores diferentes.

Customizando Materiais
Cada material pode ser alterado para as suas prprias especificaes.

Selecione o formulrio Formatar Materiais, selecione Spring e clique em Spring13. Selecione a opo Customizar.
O formulrio Editor de Materiais aparece. O formulrio permite que a aparncia do efeito de sombreamento seja alterada utilizando vrios cursores deslizantes.

PSHAPE Verso 7

193

14.Sombreamento

PowerSHAPE

Selecione Novo. Deixe o nome como Spring13copy. Altere os cursores deslizantes para visualizar o efeito no alto. Aplique o formulrio. Selecione qualquer superfcie e o material alterado para o novo.

Tolerncia de Sombreamento
Quando modelos so sombreados, a superfcie toda coberta por uma malha triangular, a qual definida sob uma certa tolerncia, isto , quanto menor o valor, mais fina a malha. Esses valores so encontrados sob Opes de Sombreamento, sob Opes no menu suspenso Ferramentas.

Selecione Ferramentas Sombreamento.

Opes e em Vista, selecione

Tolerncia para a Vista Atual uma maneira rpida de inserir o valor ideal para a sua resoluo e zoom atuais em particular. O PowerSHAPE ir utilizar a nova tolerncia da prxima vez que o sombreamento for regenerado. Se voc desejar visualizar imediatamente, clique no boto Forar a Regenerao dos Tringulos.

Defina a Tolerncia para o Sombreamento como 5. Pressione Forar a Regenerao dos Tringulos. Pressione OK.

O modelo mostrado bastante facetado. Mesmo assim, se voc alterar para a vista de modelo de arames, o modelo ainda parece normal. Para modelos pequenos a tolerncia de sombreamento deve ser reduzida.

Abra o formulrio Opes e defina a Tolerncia de Sombreamento como 0.1.

194

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

15. Exemplo do Pisto

15. Exemplo do Pisto


O modelo ser dividido em Macho e Matriz e qualquer lacuna ser corrigida utilizando os comandos Encontrar Duplicaes, Separar Macho / Matriz, Costurar e Comparao de Modelo.

Importe o arquivo IGES chamado cylstart.igs de Powershape_data/Iges.


Sombreando, aproximando e afastando e utilizando o seccionamento dinmico para analisar o modelo, voc pode notar que o arquivo IGES contm ambas as superfcies Macho e Matriz. Pode tambm conter cpias mltiplas da mesma superfcie. O PowerSHAPE possui uma utilidade chamada Localizar Duplicaes, que ir selecionar cpias da mesma superfcie. Elas podem ento ser apagadas, movidas para outro nvel ou ocultadas.

Sombreie o modelo. No menu suspenso em Edio Geral selecione Opes de Anlise do Modelo.

Na Barra de anlise do modelo selecione Seccionamento Dinmico.

O controle de seo aparece.

PSHAPE Verso 7

195

15. Exemplo do Pisto

PowerSHAPE

O cursor deslizante utilizado para controlar a linha de corte; movendo para cima e para baixo o exibio atualizada.

Movimente o cursor para at 50%. Selecione Fechar. Selecione todo o modelo. No menu suspenso em Edio Geral selecione Opes de Fixao do Modelo.

Na Barra de fixao do modelo selecione Encontrar Duplicaes.

O formulrio Localizar Duplicaes aparece. Isso fornece a voc a opo de com o que comparar, exato, superfcies trimadas ou no, e ignorar ou no outras p-curves na superfcie. Clique no boto Ajuda para uma listagem completa. Esse comando seleciona as superfcies duplicadas.

Marque Localizar Duplicaes na seleo atual. Selecione Todos e Exato e pressione OK. Selecione Apagar para remover estas duplicaes.
Esse um modelo razoavelmente grande e levaria um tempo aprecivel para selecionar as superfcies individuais que pertencem ao macho ou matriz. O PowerSHAPE possui uma funo chamada Separar Macho / Matriz, que pode separar as superfcies do macho (visvel) da matriz (oculta), com base no eixo Z atual.

Nomeie o nvel 5 como Matriz e o nvel 6 como Macho. Selecione todas as superfcies. No menu suspenso em Edio Geral selecione Opes de Anlise do Modelo.

196

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

15. Exemplo do Pisto

Na Barra de anlise do modelo selecione Separar Macho/Matriz: Superfcies Visveis.


As superfcies ocultas ou sobrepostas so selecionadas.

Pressione o boto do meio do mouse sobre o Nvel 5 (Matriz). Selecione as superfcies restantes e coloque no nvel 6 (Macho). Ative o Nvel 5. Salve o modelo como piston-project3.
Gap 1 Gap2

Sombreando e modelo da matriz notar 3 reas com Gap 3

dinamicamente, furos que precisam de

rotacionando o voc pode ateno.

Amplie a rea que exibe o gap 1. Movimente a superfcie atrs do gap para o Nvel 5. Crie uma curva composta utilizando as arestas do gap.

Uma nova superfcie de rede de curvas pode ser gerada utilizando esta curva composta traada.

PSHAPE Verso 7

197

15. Exemplo do Pisto

PowerSHAPE

Utilizando o Assistente de Superfcie Preenchimento.

crie uma Superfcie de

A opo Rede de Curvas fornece o melhor resultado.

Movimente a nova superfcie para o nvel 5. Amplie a rea que exibe o gap 2. Selecione a superfcie cncava e converta para uma PowerSurface.
A superfcie cncava uma superfcie NURB, a qual o PowerSHAPE pode ler mas no pode alterar, at que seja convertida. melhor esticar a superfcie arredondada para alcanar os limites da superfcie da margem utilizando costura.

A costura ir mover pontos selecionados para que encontrem as arestas de outras superfcies ou curvas compostas. Uma maneira fcil de adicionar laterais dinamicamente selecionar um ponto prximo e utilizar Ctrl e boto esquerdo do mouse para arrastar uma outra lateral. Essa lateral adicional necessria para segurar a forma, pois a costura ir mover fisicamente os pontos finais.

Selecione a superfcie para abrir a barra de ferramentas de Edio de Superfcie. Selecione um ponto da lateral/longitudinal e arraste uma nova longitudinal prxima longitudinal da margem utilizando Ctrl e boto esquerdo do mouse como mostrado abaixo.

Ponto de Encontro.

Nova Longitudinal.

198

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

15. Exemplo do Pisto

Mais uma lateral necessria para alinhar com o ponto de encontro de forma que quando costurarmos as superfcies esta auxilie no posicionamento.

Selecione Adicionar Curva.

A opo Atravs do ponto mais prximo permite que voc selecione um ponto no modelo. Uma vez selecionado as coordenadas XYZ so carregadas no formulrio. Se voc souber a posio exata, ela pode ser inserida diretamente ou o cone de posio utilizado.

Selecione Inserir Lateral, a ficha Atravs do ponto mais prximo e clique no Ponto de encontro indicado anteriormente. Aplique o formulrio e ento OK. aresta de
encontro A nova lateral gerada. O comando Costurar utiliza a curva selecionada para costurar numa aresta da superfcie, com um espaamento de costura. Ele geralmente utilizado para pequenos gaps.

nova lateral

Selecione a aresta de encontro (longitudinal final) da superfcie arredondada e ento Costurar.

PSHAPE Verso 7

199

15. Exemplo do Pisto

PowerSHAPE

O formulrio Costurar aparece. Esse formulrio permite que voc selecione a superfcie e arestas para costurar e defina o gap mximo dentro do qual procurar a outra aresta.

Insira 2 em Gap mximo para costurar. Selecione a aresta da superfcie na curva da aresta com a qual costurar.
O marcador verde prximo a Superfcies indica que a superfcie alvo foi selecionada

Pressione Prever e OK para realizar a costura.

A superfcie foi costurada. A superfcie arredondada precisa ser trimada com a superfcie de rebordo para finalizar esta rea. Superfcie do rebordo.

Selecione as duas superfcies mostradas e Oculte Exceto (Ctrl +K). Crie uma curva composta da curva da aresta da superfcie do rebordo como mostrado abaixo.

Use Definir Pontos Inicial e Final no dilogo de Curva Composta para criar a curva mostrada.

Selecione a superfcie cncava e acesse o Editor de trimagem. Selecione o menu de P-curves e criar p-

curves a partir dos modelos de arames.

200

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

15. Exemplo do Pisto

No formulrio selecione a opo Projetado. Selecione a curva composta e selecione OK. Selecione o menu de Fronteira e Recriar. Crie uma fronteira em torno da poro no desejada para alcanar o resultado exibido.
A superfcie cncava agora est trimada corretamente no rebordo. Antes do Gap 3 sofrer fillet, a superfcie de fechamento precisa ser gerada. Isso conseguido selecionando a superfcie superior trimada e ento alterando a trimagem para produzir uma superfcie diferente.

Mostre todas as superfcies. Selecione a superfcie fina superior trimada e oculte todas as outras superfcies (CTRL K).

Selecione Converter Superfcie e acesse o Editor de trimagem. Apague a fronteira na superfcie selecionando Explodir. Selecione o menu de Edio de P-curve.

Esta pcurve precisa ser partida ao meio e ento retrimada para gerar uma superfcie de fechamento.

Selecione uma vista por Z Aproxime na rea mostrada. Selecione o ppoint mais baixo na aresta da superfcie, como indicado.

PSHAPE Verso 7

201

15. Exemplo do Pisto

PowerSHAPE

Selecione Interromper a p-curve para dividir a p-curve no ppoint selecionado. Selecione a p-curve exterior e selecione apagar. Crie uma nova fronteira utilizando a p-curve restante e a aresta posterior da superfcie para alcanar o resultado mostrado abaixo.

A superfcie de separao superior foi gerada.

Mostre todas as superfcies e salve o modelo como temp-piston.


O Gap 3 um furo grande no modelo, devido a dados ausentes, armazenados em outro arquivo IGES. Carregando num Novo Modelo, ele pode ser verificado antes de inserir os dados no nosso modelo de pisto.

Crie um Novo Modelo e Importe o arquivo cyl1_1_2.igs. Reorganize os modelos utilizando Janela Ttulo.

Geralmente pode ser difcil localizar alteraes de engenharia ao receber uma nova verso de modelo de um cliente. Felizmente o PowerSHAPE possui uma opo que permite ao usurio realizar uma rpida comparao visual de dois modelo para localizar quaisquer alteraes.

Abra a Barra Ferramentas de Anlise do Modelo. Selecione Diferena Visual de Modelos. No formulrio verifique se os nomes do Modelo Novo e do Modelo Antigo esto corretos e pressione OK.

202

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

15. Exemplo do Pisto

Uma nova janela aparece, na qual diferenas entre os dois modelos so destacadas. Itens que esto somente no modelo antigo so sombreados em vermelho transparente. Itens que esto somente no modelo novo so sombreados em azul transparente. Itens que so comuns a ambos os modelos so sombreado em prateado slido. Isso permite que o usurio identifique rapidamente onde foram feitas alteraes.

Feche a janela
A opo Diferena Visual de Modelos uma maneira til de realizar uma comparao rpida. Porm poder ser possvel que o usurio no perceba pequenas diferenas em modelos grandes e complexos. Uma segunda opo, Comparar Modelo, permite que o usurio selecione as pores do modelo novo que so diferentes do modelo antigo.

Na Barra de Anlise do Modelo selecione Comparar Modelo.

O formulrio Comparar Modelo aparece. Esse formulrio permite que voc escolha qual modelo o modelo primrio (antigo) e qual modelo o modelo secundrio (novo). As diferenas no modelo so selecionadas no modelo primrio.

Clique em Primrio e ento clique na janela New Model. Clique em Secundrio e ento clique na janela temp-piston. Selecione OK.
Alguns dados de arame e uma superfcie de extruso foram destacados na janela primria New Model.

PSHAPE Verso 7

203

15. Exemplo do Pisto

PowerSHAPE

Superfcie extrudada.

Modelo de arames.

Oculte Exceto os itens selecionados (CTRL K). Selecione somente o modelo de arames e apague. Selecione a superfcie extrudada e selecione Copiar Seleo. Selecione o modelo temp-piston e selecione Colar da rea de transferncia.
As superfcies de extruso devem agora ser visualizadas no modelo original.

Feche o Novo Modelo para deixar somente o modelo original aberto. Coloque as novas superfcies no Nvel 5: matriz.

A cavidade profunda sofrer fillet com as superfcies principais, assim como a aresta inferior.

Selecione as superfcies recm copiadas e aquelas com as quais ela se interseciona. Selecione Ocultar Exceto. Converta a superfcie cnica. Selecione todas as superfcies e Inverta de forma que mostrem o lado dourado para fora. Gere um fillet cncavo de 3mm entre as laterais e a caixa cnica. Selecione a superfcie cnica e o fundo plano. Crie um fillet convexo de 2mm entre essas superfcies. Selecione todas as superfcies e Inverta de forma que mostrem o lado dourado para dentro. Movimente as superfcies fillet para o nvel 5: matriz.

204

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

15. Exemplo do Pisto

Agora que a metade da matriz est completa criaremos um plano de trabalho para espelhar as superfcies.

Selecione Mostrar e crie um plano de trabalho em 0. Selecione todas as superfcies. Na Barra de Edio Geral selecione Espelhar. Na barra de ferramentas Espelhar selecione Espelhar em YZ. Abandone o formulrio.

Ambos os lados do modelo so mostrados. Porm, para completar o modelo, uma superfcie de extruso precisa ser gerada para proporcionar uma superfcie de fechamento/sada. A extruso ser gerada a partir dessa aresta

Crie uma curva composta ao longo da aresta esquerda do modelo. Crie uma superfcie de extruso utilizando a curva composta 90mm ao longo do eixo Y para alcanar o resultado final mostrado abaixo.

O modelo est completo.

Salve o Modelo.

PSHAPE Verso 7

205

15. Exemplo do Pisto

PowerSHAPE

206

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

16. Modelamento Bsico em Slido


Slidos podem ser criados como primitivos, a partir de modelo de arames e como resultado de uma operao de slido em outro slido. Slidos podem tambm ser gerados a partir de um grupo de superfcies unidas. O PowerSHAPE um modelador hbrido, de forma que voc pode converter superfcies em slidos e de volta quando necessrio. Comandos de Figura Slida atuam no slido ativo utilizando o slido ou superfcie selecionado. O slido ativo mostrado na vista de modelo de arames em linhas grossas vermelhas ou pretas, outros slidos sendo exibidos em cor cinza com linhas mais finas. Os comandos principais de slido conhecidos como Booleanos so ADICIONAR, REMOVER e INTERSECIONAR. Esfera Slida Ativa (em cor Vermelha)

Cilindro Slido Selecionado (destacado em Amarelo) Adiciona o slido selecionado ao slido ativo

A esfera e o cilindro slido so unidos como um novo slido

Remove o slido

selecionado do slido ativo.

O novo slido a esfera com a poro do cilindro removida, apresentando ento um furo passante.

Encontra a Interseo entre o slido selecionado e o slido ativo.

PSHAPE Verso 7

207

16. Modelamento Bsico em Slido

PowerSHAPE

O novo slido constitudo da rea onde os dois slidos se interseccionam, resultando num tubo slido com extremidades arredondadas.

Exemplo de Molde
O seguinte Exemplo de Molde mostra a aplicao de slidos para produzir peas complexas rpida e facilmente.

Abra um novo modelo. Crie um plano de trabalho em 0 e defina o plano principal como Z. Selecione o cone de Slido na barra de ferramentas superior. Na barra de ferramentas de Slidos selecione Criar Bloco Slido.

Posicione o bloco digitando 0 0 40. Pressione ESC no teclado para abandonar o comando. Clique duas vezes no bloco slido na rea grfica para abrir o formulrio mostrado abaixo.

Defina o comprimento como 100, largura como 150 e altura como 40 e pressione OK.
O PowerSHAPE tambm exibe uma rvore de Histrico de todas as operaes de slido. O marcador vermelho indica que o slido chamado 1 o slido ativo.

O primeiro slido automaticamente se torna Ativo e mostrado em Vermelho ou Preto.

Defina o plano principal como X.

208

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

No menu fly-out de slido selecione criar cilindro slido. Posicione o cilindro com as coordenadas: -55 0 0. Altere o raio para 2 e o comprimento para 20.

Os demais slidos so mostrados em Cinza, j que apenas um slido pode estar ativo por vez.

Crie um cone slido com as coordenadas: -35 0 0. Altere o raio da base para 2, raio superior para 1 e comprimento para 30.

Este modelo contm um slido ativo e 2 inativos. Esses slidos no ativos precisam ser unidos para gerar um novo slido.

A rvore de figura agora contm 3 slidos. O slido ativo possui uma bandeira vermelha para indicar que est ativo.

Selecione o cilindro slido e clique com o boto direito sobre ele para abrir o sub-menu e selecione Ativar. Selecione o cone slido. No menu de Figuras, para o Slido Ativo.
O cilindro e o cone sero automaticamente unidos como um novo slido ativo.

selecione Adicionar Slido Selecionado

Na rvore de histrico, o segundo slido tornou-se o slido ativo e mostra que o cone slido foi adicionado ao cilindro slido. Este slido pode ser removido do slido ativo clicando no marcador verde. O slido pode ser adicionado novamente selecionando a cruz.

PSHAPE Verso 7

209

16. Modelamento Bsico em Slido

PowerSHAPE

O componente que vai ao molde ser importado como superfcies e ento transformado em um slido.

Oculte todos os slidos e importe o modelo handle.dgk de PowerSHAPE_data/psmodels_n_dgk.

O modelo composto de vrias superfcies, que sero transformadas num nico slido.

Selecione todas as superfcies. Na Barra de Ferramentas de Slidos superfcies. Selecione Mostrar.(Ctrl + L).
As superfcies tornaram-se um nico slido. Se as superfcies no se ajustam, o assistente de vedao ir aparecer para fixar quaisquer gaps. Uma cpia deste slido deve ser feita para uso posterior.

selecione Slido a partir de

Nomeie o nvel 5 como Slidos, e deixe o nvel desligado. Selecione o cabo slido, selecione copiar e ento colar. Coloque a cpia (j selecionada) no nvel 5.
Este novo slido pode agora ser adicionado aos slidos originais.

Com o canal' slido Ativo, selecione o cabo slido. Na Barra de Figuras para o Slido Ativo. selecione Adicionar Slido Selecionado

Para produzir a cavidade no bloco do molde, este slido final pode ser subtrado do bloco. .

210

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

Torne o bloco slido ativo e selecione o Cabo & Canal Slido. Na Barra de Figuras do slido ativo. selecione Remover o slido selecionado

Um slido nico produzido. Como j fizemos uma cpia do modelo antes de extrair do bloco, a cpia pode ser utilizada para produzir um eletrodo simples, sem folga para eroso

Oculte a cavidade slida e ative o nvel 5. Selecione o plano principal Z. Crie uma superfcie plano primitivo em 0, largura 80, comprimento 120.
Esta superfcie no precisa ser transformada num slido para o comando de fechamento.

Torne o cabo slido ativo. Selecione o plano e no menu de Figuras, selecione dividir slido Apague a metade superior do cabo.

O slido foi dividido ao meio.

Crie uma curva composta em torno da aresta superior do cabo. Abra a barra de Edies Gerais e Projete a curva em Z 0. Crie uma Extruso Slida 15mm em Z. Adicione a extruso ao cabo.

PSHAPE Verso 7

211

16. Modelamento Bsico em Slido

PowerSHAPE

Projetando a curva em Z0, qualquer erro de tolerncia ajustado ao traar a curva composta. A extruso pode ento ser adicionada ao bloco formando a montagem do eletrodo

Crie um bloco slido em 0 0 15, comprimento 60, largura 130, altura 20. Adicione os dois slidos. Renomeie o slido como Cavity_Electrode.

Coloque o novo slido no nvel 5 e desligue o nvel.


Um novo inserto pode agora ser criado.

Selecione Mostrar e Ative a Cavidade slida. Selecione Plano Principal ao longo de Y. Crie um Cilindro Slido em 4 52 -3, Raio 2, Comprimento 5. Selecione o cilindro slido e Adicione ao slido ativo.

O slido agora possui uma protuberncia interna. Um plano de trabalho ser criado na extremidade dessa protuberncia para ajudar na criao de uma gaveta ou pea de alvio

212

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

Crie um Plano de Trabalho entre esses 2 pontos.


Dica: crie uma linha entre os dois pontos e ento voc pode clicar no ponto-mdio.

Selecione o Plano Principal ao longo de Z e Bloqueie o plano.

Bloquear o plano fora quaisquer arames a serem criados no plano Z zero.

Selecione uma vista pelo eixo Z. Esboce a forma da pea de alvio ou gaveta em torno do cilindro como mostrado. Crie uma curva composta das linhas. Desbloqueie o plano Z

Abra a Barra de ferramentas de Slido

e crie uma Extruso Slida.

Clique duas vezes sobre a extruso slida. Insira um Comprimento negativo de 30, ngulo de Sada 2 e Comprimento 0. Selecione OK.

A extruso tem a forma e tamanhos corretos.

Certifique-se de que o inserto slido do molde seja o slido ativo.

PSHAPE Verso 7

213

16. Modelamento Bsico em Slido

PowerSHAPE

Na rea da rvore de Figuras expanda todos os smbolos + de forma que todo o histrico do slido ativo possa ser visto da base para o topo. Selecione a extruso slida. Na barra de Figura Slida selecione Dividir slido.
Este um Aviso para inform-lo de que quaisquer figuras associativas sero removidas (o histrico ser perdido).

Clique OK.

A maioria das operaes de slido so associativas de forma que o histrico do slido pode ser mantido e atualizado, mas essa operao em particular divide o slido em duas entidades separadas como mostrado.

O Histrico foi perdido para o inserto do Molde, ento pode ser til desfazer essa operao e criar uma cpia do slido original para propsitos de referncia/modificao.

Exemplo do Alarme
Abra um novo modelo. Crie um plano de trabalho em 0 e renomeie como Datum. Crie um retngulo a partir de -125 150 com dimenses X 250, Y 300. Transforme o retngulo em uma curva composta. Abra a Barra de ferramentas de Slido e crie uma Extruso Slida.

Altere o comprimento da extruso para 130 e ngulo de Sada para 340 e clique OK.
Isso cria o formato bsico da caixa do alarme. As figuras agora podem ser adicionadas.

214

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

Crie um retngulo a partir de -60 80 130 com dimenses X 120, Y 160. Transforme o retngulo em uma curva composta. Aplique um fillet na curva composta com Raio 10.

No Menu de Figuras

selecione Criar Corte Slido.

O formulrio de corte slido aparece, com a curva composta selecionada.

Selecione No-passante, Profundidade 1 e Pressione OK.

O rebaixo de 1mm de profundidade criado. Para criar um design mais suave, fillets sero gerados em torno dos cantos agudos.

No Menu de Figuras

selecione Criar fillet em slido.

Insira um raio de 10.

PSHAPE Verso 7

215

16. Modelamento Bsico em Slido

PowerSHAPE

Selecione cada uma das 4 arestas agudas de cada vez e Aplique. Selecione a aresta superior. Aplique e Abandone.

O slido sofreu fillet.


Quatro rebaixos para parafusos sero agora adicionados caixa do alarme subtraindo cones slidos

Crie um cone slido primitivo em 80 135 5. Preencha os valores como mostrado.

Torne o cone slido ativo. Crie um fillet slido de 2mm em torno da base do cone

Espelhe esse slido em YZ, XZ e YZ para produzir um total de 4 cones. Torne a unidade base slida ativa. Selecione os 4 cones e Remova os slidos selecionados do slido ativo.

216

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

Crie um fillet slido de 1mm em torno da aresta superior de cada cone.

Na barra de ferramentas de Figuras Slidas Slido Oco

selecione criar

Dica: para selecionar a lateral de um slido, melhor utilizar um modelo sombreado e selecionar no meio da face.

Selecione a face inferior do modelo.


A cruz vermelha muda ento para uma marca verde em 'V'.

Insira uma Espessura de 3. Pressione OK.

O slido possui agora uma espessura de parede com a poro mediana removida como esta vista por Z mostra. O prximo passo projetar a ventilao.

PSHAPE Verso 7

217

16. Modelamento Bsico em Slido

PowerSHAPE

Selecione uma vista pela esquerda -X e defina o plano principal como X. Crie um Retngulo de 0 -7 12 para 0 14 88. Aplique um Fillet nos 2 cantos esquerdos com raio 10. Aplique um Fillet nos 2 cantos direitos com raio 2. Crie uma curva composta do perfil. Selecione o slido e o perfil. No menu de curva selecione Projeo da curva. Selecione Ao longo do Eixo Principal e pressione OK.

A curva foi projetada pelo slido inteiro na direo do plano principal. Somente as curvas na face externa so necessrias.

Apague as 2 curvas na face interna. Selecione uma curva externa.

Na barra de Figura Slida e selecione Relevo Slido

abra o menu suspenso sob Morph Slido

Insira um ngulo de 10 e Aplique. Selecione Abandonar.

218

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

A salincia aparece no slido, mas um item independente que pode ser copiado, movido e espelhado.

Clique na Salincia Slida na rvore de


A salincia slida destacada.

Figura.

Na Barra de Edio Geral selecione Mover. Defina Cpias como 1, digite 0 30 e pressione Enter. Digite 0 -60 e pressione Enter. Abandone o formulrio.

As aberturas foram criadas para este lado. Elas podem ser espelhadas para o outro lado. Elas so selecionadas individualmente para evitar que um slido adicional seja criado.

Selecione uma salincia de cada vez e espelhe no eixo YZ, mantendo o original.
As salincias da ventilao foram espelhadas. Geometria adicional necessria para criar rasgos para a ventilao.

Crie um Retngulo de 0 3 15 para 0 5 82. Crie uma curva composta do perfil. Copie a curva 30mm em Y de cada lado.
O slido foi ocultado para exibir as trs novas curvas compostas.

Selecione somente as 3 curvas compostas retangulares.

PSHAPE Verso 7

219

16. Modelamento Bsico em Slido

PowerSHAPE

No menu de Figuras Slidas

selecione Corte Slido.

Selecione Passante. Selecione Ambas as direes. Selecione OK


Os furos da ventilao foram cortados do slido.

Precisamos agora trabalhar na face final da caixa. A fim de auxiliar no alinhamento de objetos um plano de trabalho ser criado alinhado com a face.

Defina o plano principal como Z. Selecione a vista de topo. Selecione Plano de trabalho alinhado geometria e selecione esta face. Clique duas vezes no plano de trabalho e altere rea de Trabalho para 0 135 65. Ative o plano de trabalho.

220

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

O eixo Z do novo plano de trabalho est alinhado com a normal da face selecionada. Iremos agora criar um postio na caixa com um furo para permitir a entrada da instalao eltrica.

Crie um crculo de raio 30 no plano de trabalho 0 e crie uma extruso slida. Altere o Comprimento para 40 com um comprimento negativo de 20. Selecione 0K e torne a extruso Ativa. Gere um bloco slido primitivo em 0 0 20. Altere as dimenses do bloco para comprimento 100, largura 40, altura 30.

Na barra de Figuras Slidas selecionado.

selecione Intersecionar o slido

Selecione o invlucro slido principal e torne o mesmo Ativo. Com o slido interseccionado selecionado, selecione Postio slido. O formulrio de postio slido oferece 2 solues possveis. Permite que a figura de interseo exista tanto na face externa quanto na face interna do invlucro principal. Selecione Ok para a soluo externa.
Embora o postio esteja agora na face correta do slido, ele muito comprido. O excesso ser trimado executando uma remoo booleana utilizando uma superfcie como objeto cortante. Ao remover uma superfcie de um slido, a poro removida do slido ser aquela na parte interna (lado vermelho) da superfcie de corte.

Crie uma Superfcie Plano Primitivo e posicione em 0. Altere largura e altura para 100. Inverta a superfcie (lado vermelho virado para fora).
PSHAPE Verso 7

221

16. Modelamento Bsico em Slido

PowerSHAPE

Selecione Remover a superfcie/slido selecionado

O postio foi trimado. O furo da fiao ser agora gerado no postio.

Na barra de ferramentas Figuras Slidas selecione

Criar um furo.

Posicione o furo em 0. Selecione Sem Tolerncia. Selecione Simples. Insira o dimetro do furo como 16. Selecione OK.

A caixa do alarme terminada.

222

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

Exemplo de Macho Slido


Existe tambm um comando de postio slido e corte slido. Este comando utiliza curvas compostas fechadas ou geometria simples com o slido ativo para adicionar um postio extrudado ao slido ou para remover um furo extrudado de um slido.

Abra um Novo Modelo e crie um plano de trabalho em 0. Crie um bloco slido primitivo em 0 com dimenses X 50, Y50 e Z 20. Gere um crculo em 0 0 20 com um raio de 15. Selecione o crculo. Na barra de ferramentas de Figuras Slidas selecione postio slido.

Selecione Fixo, uma Altura de 20, marque Inverter e pressione OK.

O postio slido est agora unido ao bloco slido constituindo um novo slido. Um furo ser posicionado no topo.

Na barra de ferramentas de Figuras Slidas, selecione Furo slido.

PSHAPE Verso 7

223

16. Modelamento Bsico em Slido


Selecione a face superior do slido.

PowerSHAPE

Selecione Sem tolerncia, Furo simples, com os valores mostrados acima, esquerda. Selecione Detalhes de Plano na parte inferior do formulrio.

Defina X e Y como 0. Pressione OK. Pressione OK novamente.

O furo criado. Um macho slido ser agora criado. A funo "Criar Macho Slido" uma maneira til de gerar rapidamente um eletrodo a partir de um slido. Uma curva composta utilizada para definir o contorno do eletrodo, que ento removido do slido ativo.

Selecione uma vista por Z. Crie um Retngulo comeando em 20 20 65 e terminando em 40 40. Transforme o quadrado em uma curva composta.

Isto define o contorno e a altura do corpo do eletrodo, que para uma operao bem sucedida deve estar completamente dentro da rea do componente quando visualizado por Z.

224

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

Selecione a curva composta. Na barra de ferramentas de Slidos selecione Macho Slido. Insira um Gap de Exploso de 0 e pressione OK.

O eletrodo produzido com um gap de exploso de 0 mm. Em modelos simples como este, inserir um gap de exploso maior que 0 cria provavelmente um resultado satisfatrio, isto , um eletrodo com um tamanho menor que o normal. Porm em modelos mais complexos esse nem sempre seria o caso, ento sempre aconselhvel utilizar um gap de exploso de 0 no formulrio de macho slido e ento diminuir o eletrodo no pacote de usinagem.

Selecione Arquivo

Fechar e ento Sim.

Exemplo de Cabo de Brinquedo


Importe o modelo toy_handle.psmodel de PowerSHAPE_data.

Este modelo contm um slido grande (principal), composto de diversos comandos e seis nervuras slidas separadas. Em primeiro lugar o modelo precisa de fillets em todas as principais arestas agudas.

PSHAPE Verso 7

225

16. Modelamento Bsico em Slido


Certifique-se de que o cabo slido principal esteja Ativo. A partir do menu de Figuras selecione Fillet em Slido.

PowerSHAPE

O menu principal de Fillet aparece. Voc seleciona uma aresta do slido e a rota destacada. A rota do fillet segue somente por uma aresta aguda e pra. Se seguir arestas contnuas estiver ativo, ento o fillet pode seguir por cantos suaves, mas no agudos. geralmente uma boa prtica aplicar fillet num slido selecionando arestas que removem cantos agudos primeiro. No caso deste modelo isso significaria selecionar as arestas verticais primeiro.

Defina um raio de 6 e selecione as 2 arestas verticais externas mostradas.

A rota do fillet segue at encontrar um canto vivo.

Selecione Aplicar. Gere um fillet de raio 4 ao longo das faces superior e inferior.

A aresta externa est completa. O perfil interno em 'D' ser modificado para incluir um fillet de raio 4mm mudando para 6mm no ponto mdio da seo curvada.

Aproxime a vista no perfil em 'D'. Aplique um fillet nos cantos verticais internos com um raio de 4mm. Selecione a aresta superior interna. Selecione a opo Avanado no formulrio de Fillet.

226

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

Esse formulrio permite que voc selecione com o mouse um arco para representar o raio que o fillet ter naquele ponto. Isso funciona de maneira semelhante ao fillet de raio varivel de superfcies, coberto anteriormente no curso. Movimentando o mouse ao longo da rota, a palavra key aparece. Clique num ponto e um arco numerado ser gerado. Esse arco pode ser estendido ou alterado no formulrio para o raio desejado.

Selecione uma Vista pelo eixo Z. Clique na rota para definir posies para o raio 4 e uma posio (setada) onde o raio 6 necessrio.
Raio 4 Raio 6

Modifique os Raios dos Arcos como indicado e pressione OK.

Um fillet varivel produzido.

Crie um fillet varivel semelhante na parte inferior do slido. Abandone o formulrio de fillet.

Os fillets principais foram criados. As nervuras slidas podem agora ser removidas do slido principal para produzir o efeito estriado no cabo.

PSHAPE Verso 7

227

16. Modelamento Bsico em Slido

PowerSHAPE

Selecione todas as estrias e Remova do slido ativo.

O modelo completo do perfil externo como mostrado esquerda.

A espessura da parede ser agora criada para o modelo. Nesse projeto as nervuras no existem na parede interna. Por isso elas podem ser temporariamente omitidas do slido externo e a forma interna restante criada com um offset de 3mm.

Na rvore de Figuras - Omita todas as seis nervuras e a figura do logo do cabo principal slido (simplesmente clique no marcador verde ao lado de cada figura).

As nervuras no so mais vistas

Crie um offset com cpia do slido selecionado por a parede interna, sem o detalhe das nervuras.

3mm para fornecer

Agora que o slido interno foi criado, o slido externo ativo atualizado para incluir as figuras de nervura novamente. Isso alcanado aplicando Exibir na rvore de Figura para cada nervura de cada vez. (clique nas cruzes vermelhas ao lado de cada figura).

228

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

Com o slido externo ativo e o slido interno selecionado selecione remover slido. Selecione Arquivo Fechar e ento Sim.

Figura Fillet de Canal


Uma figura Fillet de Canal cria um fillet slido que se aplica automaticamente numa nervura ou canal num slido. O fillet criado clicando numa face do slido ativo. O PowerSHAPE encontra quaisquer faces que toquem a face selecionada. Um raio de fillet completo criado tangente a todas essas faces. A face selecionada apagada do slido. O raio do fillet muda dependendo dos ngulos entre as faces e a distncia entre elas. O diagrama abaixo ilustra o modo como o raio completo formado.

Esse um comando muito poderoso, que permite ao usurio aplicar rapidamente fillet a formas complexas numa nica operao.

Exemplo 1 de Fillet de Canal


Importe o modelo Rib Fillet.dgk.

Existem duas nervuras no modelo. A nervura curvada possui uma largura varivel; seria difcil gerar um raio completo nessa nervura utilizando um fillet de raio varivel.

Selecione o slido e torne-o ativo.

PSHAPE Verso 7

229

16. Modelamento Bsico em Slido

PowerSHAPE

Selecione Figura Slida. No menu suspenso sob Fillet Slido selecione o cone Fillet de Canal

Assegure se de que Faces Individuais esteja selecionado no formulrio como mostrado direita.

Selecione a superfcie superior da nervura curvada como mostrado abaixo.

Selecione OK no formulrio.

O Fillet de Canal ser criado como na figura esquerda. Note como o fillet varia com a largura da nervura para formar um raio completo.

Crie um Fillet de Canal para a pequena nervura retangular.

230

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

Note como os cantos do fillet de canal terminam em 45

Feche o modelo sem salvar.

Exemplo 2 de Fillet de Canal


Nesse segundo exemplo uma srie de fillets de canal ser criada num modelo de um cilindro de motocicleta. As aletas no cilindro so afuniladas em duas direes proporcionando uma largura de constante variao nas aletas e nos canais entre elas.

Importe o modelo Barrel.dgk.

Note a forma afunilada das aletas e os canais entre elas.

Torne o slido ativo. No menu de Figuras Slidas selecione Fillet de Canal.

No formulrio selecione Todas as Faces Contnuas. Clique numa face na nervura inferior.
Quando Todas as Faces Contnuas est selecionado o PowerSHAPE procura pelo modelo todas as faces que so tangentes face selecionada. Voc deve visualizar a superfcie inteira da nervura em destaque.

Pressione OK.

Como voc pode ver, o fillet foi criado em volta de toda a aleta inferior.

Selecione uma vista ao longo do eixo Y.

PSHAPE Verso 7

231

16. Modelamento Bsico em Slido

PowerSHAPE

No menu de Figuras Slidas selecione Fillet de Canal . No formulrio selecione Todas as Faces Contnuas. Clique numa face na base do canal acima da nervura inferior. Selecione OK.
A base do canal sofrer fillet como mostrado abaixo.

Repita o processo at que todas as aletas e canais tenham sofrido fillet.


O modelo completo mostrado abaixo. Utilizando Fillet de Canal esta pea de modelamento complexo foi terminada de forma rpida e fcil.

232

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

Figura de Slido Espessurado


A Figura de Slido Espessurado permite que uma espessura de parede seja aplicada ao slido. A operao somente pode ser utilizada num slido aberto. Essa funo encontra diversas aplicaes, onde um modelo precisa ter uma espessura de parede constante. Pode por exemplo ser utilizada para gerar uma espessura de parede numa garrafa de molde de sopro ou no modelamento da superfcie B de uma estampagem a partir da sua superfcie A. No primeiro exemplo criaremos uma tigela utilizando uma combinao de operaes de superfcie e slido

Exemplo 1 de Slido Espessurado


Primeiramente uma Superfcie Esfera Primitiva ser modificada para produzir a casca representando o interior da tigela.

Crie uma Superfcie Esfrica de Raio 25 na origem. Na barra de ferramentas de Edio Geral selecione Escalar No Uniforme. Escale a esfera por 5 em X, 3 em Y e 2 em Z. Crie um Plano alinhado com Z na origem e estenda de forma que ele ultrapasse a esfera modificada como mostrado.

Utilize Trimar para cortar fora a metade superior da esfera modificada. Apague o restante do Plano. Crie um novo Plano em 0 0 40 e arraste suas dimenses de forma que ultrapasse a esfera modificada como mostrado abaixo.

Utilize Trimar para cortar fora a base da esfera modificada.

PSHAPE Verso 7

233

16. Modelamento Bsico em Slido

PowerSHAPE

Use Prxima Soluo at que voc alcance o resultado esquerda. Pressione Esc para finalizar.

Selecione ambas as superfcies. Na Barra de Ferramentas de Slidos partir de superfcies. selecione Criar slido a

O slido deve aparecer como mostrado esquerda com sua superfcie interna em vermelho.

Verifique se o Slido est Ativo. Na barra de Figuras Slidas selecione Aplicar Espessura ao

Slido. Preencha o formulrio exatamente como mostrado.

Selecione OK.
Por padro o espessuramento acontece na superfcie interna do slido. Como gostaramos de criar o offset para fora, selecionamos Inverter. Selecionando Cantos Arredondados criamos uma aresta arredondada na base da tigela.

O slido deve agora aparecer como mostrado. Note a aresta arredondada onde a base encontra a lateral da tigela na parte de baixo.

234

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

Para finalizar a tigela iremos arredondar a aresta superior usando uma Figura de Fillet de Canal.

No menu de Figuras Slidas selecione Fillet de Canal Clique na aresta plana superior da tigela. Pressione OK.

A tigela finalizada deve parecer com isso:

Exemplo 2 de Slido Espessurado


Nesse exemplo uma superfcie de uma estampagem ser espessurada para produzir um modelo de uma pea de metal estampada completa.

Importe o modelo Sheet Metal.dgk. Selecione todas as superfcies. No menu de Slidos selecione Criar slido a partir de superfcies.

Na caixa de Confirmao pressione Sim para tornar o slido Vedado.

Isso inicia o Assistente de Vedao, o qual verifica o modelo com relao a furos e pequenos gaps. Ele ento fecha quaisquer pequenos gaps e informa quantos furos existem no modelo. As arestas de quaisquer furos podem ser marcadas com modelos de arame, que podem ento ser utilizados para criar superfcies de preenchimento para tamp-los. Nesse caso existem 19 furos grandes e um gap pequeno.

Na primeira pgina do assistente pressione A seguir

PSHAPE Verso 7

235

16. Modelamento Bsico em Slido

PowerSHAPE

Os pequenos gaps so fechados e o modelo somente apresenta 19 furos grandes. Esses furos so na verdade necessrios pois fazem parte do modelo.

Na segunda pgina do assistente assegure-se de que esta caixa esteja marcada Selecione Finalizar
O slido vedado; podemos agora espessur-lo.

No menu de Figuras Slidas Slido.

selecione Aplicar Espessura ao

A caixa de Confirmao aparece novamente; como o slido j est vedado no precisamos executar o assistente novamente.

Pressione No na caixa de Confirmao.


O formulrio Espessurar Slido ento aparece

Preencha o formulrio exatamente como mostrado. Pressione OK.

O slido espessurado e temos um modelo da estampagem completa.

236

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

Se estivssemos modelando a ferramenta em vez da pea, seria melhor gerar um offset da superfcie A do modelo a fim de obter a superfcie B.

Desfaa a figura de espessura Na Barra de Edio Geral selecione Offset. Insira o nmero de cpias como 1 e distncia de offset como 2. Pressione Enter.
As superfcies B foram geradas como um offset slido separado, que pode ser modificado para criar a puno da ferramenta de estampagem. O offset slido mostrado aqui em preto para melhor clareza.

Exerccios em Slidos
Gere o seguinte modelo.

PSHAPE Verso 7

237

16. Modelamento Bsico em Slido

PowerSHAPE

238

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

16. Modelamento Bsico em Slido

PSHAPE Verso 7

239

16. Modelamento Bsico em Slido

PowerSHAPE

240

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

17. Relao das Figuras em Slidos

17. Relao das Figuras em Slidos


Existe uma opo para especificar a posio de alguns tipos de figura com relao ao slido utilizando a caixa de dilogo Relao das Figuras Slidas. Relaes podem ser criadas para figuras de corte slido, postio, booleano, postio-booleano e furo e so definidas selecionando um ponto chave no slido, um ponto chave na figura e especificando uma distncia entre os dois.

Exemplo de Relao de Figura


Abra um novo modelo. Selecione Ferramentas Opes, selecione Objeto e ento Slidos e Desmarque a opo Criar relaes padres.

Ainda em Ferramentas Opes, selecione Objeto e ento Superfcies e em Primitivas Desmarque a opo Criar como NURBS.

Crie um plano de trabalho em 0. Crie um bloco slido em 0 com dimenses, X 100, Y100 e Z 60.

Um parmetro uma varivel definida pelo usurio, o qual utilizado para armazenar nmeros e expresses.

PSHAPE Verso 7

241

17. Relao das Figuras em Slidos

PowerSHAPE

Nesse exemplo, parmetros sero criados e utilizados para definir uma profundidade e um dimetro. Esses parmetros iro ento atualizar automaticamente o modelo quando seus valores forem alterados.

Crie um bloco slido em 0 0 60 e abra o formulrio de Bloco Slido.

Defina um comprimento de 50, largura de 50 e crie um parmetro para a altura como mostrado.
Um Parmetro com o nome depth ser criado com uma expresso ou valor numrico de 30.

Clique na ficha rea de Trabalho e aplique uma Rotao em Y de 180

Selecione OK e ento selecione OK. Remova o bloco slido interno do bloco slido externo principal.

242

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

17. Relao das Figuras em Slidos

Uma Relao de Figura ser definida entre a figura interna e o bloco externo.

Clique com o boto direito sobre a Figura na janela do explorer e selecione Modificar.

O formulrio de edio de Figura Booleana aparece.

Selecione Definir a posio relativa do furo com relao ao slido.


PSHAPE Verso 7

243

17. Relao das Figuras em Slidos

PowerSHAPE

Selecione Posicionar o plano de trabalho da relao.


O plano de trabalho atado ao cursor e as reas onde um plano de trabalho pode ser posicionado so destacadas por crculos.

Clique no canto indicado.

Quando o plano de trabalho selecionado, o formulrio atualizado.

Selecione Especifique o ponto na funo para usar.

244

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

17. Relao das Figuras em Slidos

Os pontos chave so destacados com crculos

Clique no ponto indicado.


Quando o ponto chave selecionado, o formulrio atualizado.

Dimenses sero exibidas no modelo destacando a relao entre as duas posies selecionadas.

Selecione OK.

No menu de Figuras Slidas, selecione Furo Slido

Posicione o furo na posio indicada.

O formulrio de Furo Slido mostrado.

PSHAPE Verso 7

245

17. Relao das Figuras em Slidos

PowerSHAPE

Defina um furo Sem tolerncia, Simples.

Utilize o Parmetro criado anteriormente para definir o comprimento do furo.


Um segundo parmetro ser criado e utilizado para definir o dimetro do furo.

246

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

17. Relao das Figuras em Slidos

Clique na caixa de texto dimetro e crie o parmetro mostrado. Selecione o boto Detalhes de Plano... e ento Relao de Figura

Com Figuras de Furo o Ponto chave da Figura ser sempre a origem do furo, portanto o Ponto chave da Figura foi pr-selecionado e no pode ser alterado.

Selecione o cone de plano de trabalho no formulrio para atar um plano de trabalho ao cursor e exibir pontos chave no slido.

Posicione o plano de trabalho na posio do ponto chave como mostrado e Selecione OK nos formulrios.

Crie um segundo furo na posio indicada.

PSHAPE Verso 7

247

17. Relao das Figuras em Slidos

PowerSHAPE

Os parmetros para a profundidade e o dimetro ainda esto no formulrio de furo; isso pode ser verificado passando o cursor sobre as caixas de texto relevantes.

Selecione Detalhes de Plano e ento Relao de Figura

Posicione o plano de trabalho na posio do ponto chave como mostrado e Selecione OK nos formulrios.

Repita o processo criando mais 2 figuras de furo adicionais, utilizando os parmetros para definir comprimento e dimetro, a fim de produzir o modelo mostrado.

Clique com o boto direito sobre o Bloco Slido na janela do Explorer e selecione Modificar. Modifique o bloco para um comprimento (X) de 200 e aceite o formulrio.

248

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

17. Relao das Figuras em Slidos

Com a Relao de Figura especificada, a posio da figura muda com relao ao slido. A Relao pode tambm ser modificada uma vez que foi definida.

Clique com o boto direito sobre a Figura e selecione Modificar.

Selecione o cone Relao de Figura

para abrir o formulrio

Insira um valor X de 40 e clique OK no formulrio.

A posio da figura alterada.

PSHAPE Verso 7

249

17. Relao das Figuras em Slidos

PowerSHAPE

Os Parmetros criados definindo profundidade e dimetro podem tambm ser modificados para alterar a figura.

No menu suspenso Objeto no topo da tela, selecione a opo Parmetro para abrir o formulrio Editor de Parmetro.
O Editor de Parmetro permite que parmetros sejam criados e modificados

Na lista suspensa de Parmetro selecione o parmetro depth.

O valor do parmetro (30) ser exibido no formulrio.

Utilizando as teclas do formulrio, limpe o valor de 30. Insira um novo valor de 10 e pressione Aplicar.

O modelo atualizado, refletindo a alterao do parmetro depth.

Na lista suspensa de Parmetro selecione o parmetro dia


O valor do parmetro (10) ser exibido no formulrio.

250

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

17. Relao das Figuras em Slidos

Utilizando as teclas do formulrio, limpe o valor de 10. Insira um novo valor de 15 e pressione Aplicar e OK.

O modelo atualizado, refletindo a alterao do parmetro dia.

Um ponto importante a ser lembrado ao trabalhar com parmetros que eles so sensitivos, isto , depth, Depth e DEPTH so trs parmetros diferentes.

Editar Face Slida


Faces individuais do slido ativo podem ser editadas utilizando ferramentas de edio de superfcie do PowerSHAPE. Quando uma face individual do slido selecionada para edio desta maneira, a barra principal de edio de superfcie ativada. O usurio pode utilizar a barra de ferramentas para adicionar curvas extras face, mover pontos selecionados e alterar os ngulos e magnitudes das tangentes.

Continuando com o modelo ativo existente, clique com o boto direito sobre o slido na janela de grficos e selecione Editar Superfcie.

O formulrio Editar Face aparece.

PSHAPE Verso 7

251

17. Relao das Figuras em Slidos

PowerSHAPE

Selecione a face frontal do slido.

O formulrio ir indicar que a face foi selecionada.

Selecione Editar no formulrio.


Selecionar Editar ativa ambas as barras de ferramentas de Edio Geral e Edio de Superfcie.

Utilizando o comando Adicionar Curva curvas de superfcie face.

adicione as seguintes

2 curvas laterais em valores Paramtricos de 1.75 e 1.25. 2 curvas longitudinais em valores Paramtricos de 1.75 e 1.25.

Abandone o formulrio Adicionar Curvas. No menu suspenso de Seleo na barra de ferramentas de

Superfcie selecione o cone Padro de pontos Insira os valores no formulrio como mostrado a seguir.

252

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

17. Relao das Figuras em Slidos

Clique OK no formulrio.

Pontos foram selecionados na face utilizando o intervalo especificado.

Na barra de ferramentas de Edio ative Editar Sub-itens selecionados. Movimente os Pontos selecionados ao longo do eixo Y em -10mm e clique OK no formulrio Editar Face.

A face slida foi modificada.

PSHAPE Verso 7

253

17. Relao das Figuras em Slidos

PowerSHAPE

254

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

18. Assistente de Molde

18. Assistente de Molde


Uma opo foi includa no PowerSHAPE, (desenvolvida como parte do PS MoldMaker, que est disponvel como uma funo padro) chamada Assistente de Molde. Usando o slido ativo o Assistente de Molde automaticamente divide e trima o modelo criando os insertos macho e matriz.

Abra um novo modelo. Selecione Arquivo > Importar, e ento selecione o modelo Phone_Cover.dgk na rea E:\users\training\PowerSHAPE_data\psmodels_n_dgk.

O modelo contm os dados de superfcie da frente de um telefone celular. Para que o PowerSHAPE processe os dados atravs do Assistente de Molde, o modelo precisa estar na forma de um slido.

Selecione todas as superfcies. No menu de slidos, selecione Criar um slido a partir das superfcies selecionadas.

O PowerSHAPE responde com a seguinte caixa de Confirmao. Se um modelo contm mais de 20 superfcies, o software pergunta ao usurio se ele deseja tornar o slido vedado. Se o usurio selecionar sim, o Assistente de Vedao iniciado. Esse assistente permite ao usurio reparar automaticamente um slido removendo superfcies muito pequenas, preenchendo furos grandes e selando pequenos gaps sob uma tolerncia particular.

PSHAPE Verso 7

255

18. Assistente de Molde


Selecione Sim para iniciar o Assistente de Vedao.

PowerSHAPE

A primeira pgina do assistente permite que o usurio especifique uma tolerncia de ligao. Tambm identifica quaisquer furos grandes, gaps grandes e gaps pequenos. No exemplo acima quatro pequenos gaps foram identificados e precisam ser reparados a fim de tornar o slido vedado.

Selecione uma vista de Modelo de arames para visualizar as reas que contm os pequenos gaps (mostrados em Amarelo). Selecione A seguir no formulrio.

Na pgina seguinte do formulrio Selecione Sim para a opo regenerar as arestas.

256

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

18. Assistente de Molde

Selecione Finalizar para regenerar o slido.


O PowerSHAPE tenta regenerar as arestas do modelo para a tolerncia especificada de 0.01 e retorna a seguinte mensagem:

Isso diz ao usurio que todos os furos no modelo foram fechados para a tolerncia funcional de 0.01mm. A pea est agora vedada e pronta para o assistente de molde.

Selecione OK para continuar. Selecione Abandonar.


O modelo est agora vedado e pronto para o Assistente de Molde. Embora recomendado, nem sempre necessrio que o modelo esteja vedado para executar o Assistente de Molde.

Selecione o slido. Na barra de ferramentas principal selecione Assistentes selecione Assistente de Macho e Matriz. e ento

A primeira pgina do Assistente de Macho e Matriz permite que o usurio selecione os objetos a serem utilizados na criao do molde. Eles podem estar na forma de linha de fechamento, superfcies de fechamento e blocos de matriz gerados anteriormente. Nesse exemplo, Linhas de Fechamento, Superfcies de Fechamento e Blocos de Matriz sero criados automaticamente pelo assistente e a rea de informao de objeto destaca somente a seleo do produto.

PSHAPE Verso 7

257

18. Assistente de Molde


Selecione A seguir.

PowerSHAPE

A segunda pgina permite que o usurio crie e edite linhas de fechamento. O assistente criou automaticamente as linhas de fechamento a serem utilizadas para esse modelo. Cada linha de fechamento numerada e pode ser selecionada, e modificada se necessrio, na lista suspensa. Conforme uma curva de fechamento selecionada, ela exibida na janela grfica do Assistente de Macho e Matriz. O modelo pode ser manipulado dinamicamente na janela grfica do Assistente de Macho e Matriz da mesma forma como manipulado na janela grfica do PowerSHAPE.

Selecione A seguir para continuar.

Este formulrio oferece ao usurio a oportunidade de alterar ou criar superfcies de preenchimento. Nesse caso as superfcies criadas pelo assistente no precisam ser modificadas.

258

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

18. Assistente de Molde

Selecione A seguir para continuar.

Esta pgina permite que o usurio especifique a contrao do produto, o quanto a cavidade do molde aumenta para permitir contrao. A lista suspensa exibe os nomes abreviados dos materiais; quando um material selecionado, o nome completo do material mostrado abaixo. Um valor pr-definido (dependendo do material selecionado) ser automaticamente inserido em X, Y e Z. Contrao Uniforme pode ser desativada para permitir que o usurio defina fatores de contrao diferentes para X, Y e Z.

Na lista suspensa Material selecione ABS. Selecione A seguir para continuar.

Esta pgina do assistente permite que o usurio especifique dimenso de bloco para os insertos do molde. Dimenses podem ser definidas utilizando dimenses completas para o bloco ou definindo uma dimenso base mnima.
PSHAPE Verso 7

259

18. Assistente de Molde

PowerSHAPE

Defina um comprimento de bloco de 200 e uma largura de 100. Selecione A seguir para continuar.

A pgina seguinte permite ao usurio editar a superfcie de fechamento criada. Nesse exemplo a superfcie de fechamento precisa utilizar uma combinao de sada radial e ao longo do eixo.

Selecione as Opes avanadas de superfcie de fechamento .

O formulrio Separar Segmentos aparece.

Selecione Limpar para remover da curva qualquer segmento existente. Defina tipo de canto 2 para prosseguir em ambas as direes.

Utilizando o mouse, crie pontos de quebra nas posies indicadas.

260

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

18. Assistente de Molde

Defina o tipo de Canto para prosseguir em uma direo. Crie um ponto de quebra nico na posio indicada.

Desmarque a caixa Inserir Pontos de Quebra para habilitar as opes de segmentos da curva. Selecione o segmento 1 na lista suspensa e defina a direo como Ao longo do eixo.

O segmento 1 indica um fechamento ao longo do eixo X.

Selecione o segmento 2 na lista suspensa e defina a direo como Ao longo do eixo.


PSHAPE Verso 7

261

18. Assistente de Molde

PowerSHAPE

Repita para os seguimentos 3 e 5. Selecione o segmento 4 na lista suspensa e defina a direo de fechamento como Radial.

O segmento 4 indicar um fechamento radial.

Selecione OK. Selecione A seguir para continuar

Esta pgina do assistente permite que o usurio defina alturas do bloco para os insertos do molde. Valores podem ser determinados utilizando dimenses absolutas ou relativas, especificando uma altura total ou fixando valores mximo e mnimo das partes superior e inferior.

Defina um valor Superior Mnimo de 30. Defina um valor Inferior Mnimo de 25. Selecione A seguir para continuar.

262

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

18. Assistente de Molde

Esta pgina do assistente permite ao usurio definir tipos de canto. Existem trs tipos de definio de canto, Radial, Chanfro e Nenhum. Elas podem ser aplicadas tanto individualmente ou globalmente aos cantos do inserto.

Defina um Chanfro de 10mm todos os cantos. Selecione A seguir para continuar.

e marque Aplicar para

A pgina final do assistente permite ao usurio simular a separao do macho e cavidade.

Movimente o cursor deslizante para simular a separao. Selecione Finalizar para abandonar e finalizar o assistente.

PSHAPE Verso 7

263

18. Assistente de Molde

PowerSHAPE

264

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

19. Volumes

19. Volumes
O PowerSHAPE calcula um volume de uma superfcie fechada, como uma esfera por exemplo, com base na direo do plano principal. Com uma superfcie aberta, ento o PowerSHAPE ir gerar um volume projetado, a partir do Plano de Trabalho ativo ou da origem absoluta. O valor dado do volume depende do eixo no qual a projeo acontece, por exemplo com o plano principal definido como plano XY, o volume projetado ao longo do eixo Z.

Exemplo de Volume da Garrafa


Crie um plano de trabalho em 0. Crie a seguinte Geometria 2D.

PSHAPE Verso 7

265

19. Volumes

PowerSHAPE

Gere uma curva composta do modelo de arames e crie uma cpia. Crie um novo nvel (5) chamado Cpia Arame e posicione essa cpia dentro dele. Desative o nvel 5. Crie uma superfcie de revoluo em torno do Eixo Y. Sombreie a superfcie e inverta se necessrio para visualizar dourado para fora. Na parte inferior da janela, selecione a calculadora. Clique no cone volume e ento selecione a superfcie.

A calculadora devolve o volume para voc como 6,370062.9499 mm cbicos. Para alterar o volume para 7,000,000mm cbicos, podemos expandir a superfcie para esse volume.

Selecione a superfcie e na barra de ferramentas de Edio selecione Escalar. Selecione a opo Para o Volume Projetado e altere o volume para 7,000,000 (no insira as vrgulas).

Uma nova superfcie produzida, escalada em todos os trs eixos. Se os movimentos X e Z tivessem sido bloqueado (clicando nos cadeados) a escala teria ocorrido somente ao longo do eixo Y. Outra maneira de alterar o volume seria aumentar localmente o comprimento da garrafa logo aps o rebaixo da tampa. Por tentativa e erro voc poderia se aproximar do volume desejado. A seguinte seqncia ir tentar alcanar o resultado estendendo localmente por 20.5.

266

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

19. Volumes

Oculte a superfcie e ative o nvel Cpia Arame (no selecione). Selecione Estender objeto na barra de ferramentas de Edio.

Arraste uma caixa sobre as partes da geometria ao longo da curva a serem estendidas (elas ficaro amarelas) e insira 0 20.5 na janela de entrada de comando.

Gere uma nova superfcie de revoluo (inverta se necessrio). Mea o Volume.


Para encontrar o volume entre duas superfcies a fim de encontrar a espessura da parede podemos utilizar a calculadora.

Gere um Offset da nova garrafa (mantendo a original) para fora por 2mm. Selecione a calculadora e mea o volume da nova superfcie maior.

Insira um sinal negativo (-) na calculadora. Mea o volume da superfcie original menor selecionando-a.
O resultado, que o volume da espessura da garrafa, exibido na caixa superior direita da calculadora.

Volumes de slidos tambm podem ser gerados da mesma maneira. O mtodo tambm funciona com seleo mltipla de superfcies.
PSHAPE Verso 7

267

19. Volumes

PowerSHAPE

268

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

20. PS-Estimator

20. PS-Estimator
O PS-Estimator includo como parte do mdulo bsico do PowerSHAPE. Ele utiliza algumas das funcionalidades do PS_Draft permitindo a criao de desenhos simples incluindo sees transversais, cotas e texto. Permite que voc salve itens de desenho at um limite de 100 itens. Para ser capaz de gerar desenhos 2D completamente cotados e detalhados ser necessrio adquirir o PS-Draft, mdulo de desenho, juntamente com o curso de treinamento associado. O PS-Estimator acessado selecionando o boto PS-Draft na barra de ferramentas principal.

Isso tambm abre a barra de ferramentas Estimator.

Exemplo PS-Draft

Nesse exemplo iremos criar algumas vistas seguido de algumas cotas simples.

Abra o modelo golf-fin. Apague todos os modelos de arame.

PSHAPE Verso 7

269

20. PS-Estimator

PowerSHAPE

Selecione Modo Drafting. Selecione Ferramentas > Opes> Drafting > Desenhos e defina o tamanho de folha como A3.

Selecione OK. Selecione Abrir Desenho.

Desenhos so criados e salvos com o arquivo do modelo. Como nenhum desenho existe nesse modelo a lista esquerda est vazia. Um novo desenho ser agora criado.

Selecione Criar Novo Desenho.


Uma nova janela de desenho vazia criada com o nome golf_fin: s1, que a folha 1 do modelo golf fin. Uma nova vista automaticamente criada e atada ao cursor. Isso tambm pode ser criado selecionando o comando de vista.

270

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

20. PS-Estimator

Movimente o mouse para a rea grfica para o canto superior esquerdo da folha e Clique com o boto 1 do mouse para aceitar.
Uma vista frontal automaticamente produzida. Essa vista criada olhando pelo eixo Z do plano de trabalho Ativo ou Absoluto. Posicionando o mouse nas arestas da caixa uma seta aparece. Voc pode ento clicar e extrair vistas adicionais.

Movimente a seta para parte inferior da caixa. Clique quando o mouse se transformar numa seta para cima. Posicione a nova vista abaixo da vista frontal.

Vistas de corte so geradas a partir de uma vista existente. Como o corte desejado precisa ser definido relativamente vista frontal, ela deve primeiro ser ativada.

Movimente o mouse para a vista frontal e clique com o boto direito do mouse para abrir o menu Vista do Desenho.

Esse menu de Vista do Desenho proporciona a escolha de opes na vista selecionada.

Selecione Ativar.
Isso exibe uma borda vermelha em torno da vista e destaca a referncia. Com a vista Ativa possvel criar geometria adicional local para a vista.

PSHAPE Verso 7

271

20. PS-Estimator
Crie uma linha simples de 0 20 para 0 60. Selecione Vistas para visualizar a Barra de Vistas. Com a linha selecionada, na Barra de Vistas selecione Vista de Corte.

PowerSHAPE

Isso posiciona uma seta na linha de corte mostrando de que modo voc est olhando para a vista. As setas podem ser clicadas com o boto esquerdo do mouse para alterar a direo, se necessrio.

Clique direita da vista frontal para posicionar a vista de corte.


O PowerSHAPE automaticamente posiciona a linha de corte no modelo e o texto corte A-A. Cortes adicionais podem ser criados a partir dessa vista, incluindo cortes angulares e com desvio. Esse corte constitudo de arames e podem ser apagado sem afetar o modelo original.

Aproxime a vista no desenho de corte e na barra de ferramentas principal selecione Anotao. Na barra de ferramentas Anotao selecione Dimensionamento Automtico. Movimente o mouse para a extremidade esquerda da linha superior e ento clique. Movimente o mouse (expandindo uma cota) para a extremidade esquerda da linha inferior e clique. Movimente a cota para a esquerda e clique para posicionar.

A primeira cota foi tomada de dois pontos selecionados.

272

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

20. PS-Estimator

Na barra de ferramentas Anotao selecione raio Clique no arco superior direito e ento Dimenso de chamada paralela na barra de ferramenta dimenso. Clique num ponto ao longo do raio de fillet superior direito, posicione a cota como mostrado abaixo e clique para Aceitar.

A cota do raio aparece automaticamente com um 'R' na frente do valor. Para modificar a cota, clique duas vezes para acessar as opes na barra de ferramentas de dimenso.

Na barra de ferramentas de Dimenso, selecione ngulo menor. Selecione a extremidade inferior da linha inclinada quando Fim aparecer e clique. Movimente o cursor para cima verticalmente por uma pequena distncia (ao longo da linha transparente) e clique para aceitar a posio inferior da primeira linha de chamada. Clique em qualquer lugar ao longo da linha inclinada para definir o outro lado do ngulo Posicione o texto (como mostrado abaixo) e clique para Aceitar a cota de 10 graus.

Dados de superfcie tambm podem ser cotados da mesma maneira. Quando voc salvar o modelo o desenho ser salvo com ele.

PSHAPE Verso 7

273

20. PS-Estimator

PowerSHAPE

Pressione Salvar. Feche o Desenho pressionando a pequena cruz cinza no canto superior direito da tela. Salve o Modelo. Selecione Arquivo > Fechar.
Para acessar o desenho, o modelo aberto e a folha de desenho selecionada na lista.

Abra o Modelo. Selecione Modo Drafting. Selecione Abrir Desenho. Na lista, selecione S1.

Selecione OK.

274

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

Anotaes

Anotaes

PSHAPE Verso 7

275

Anotaes

PowerSHAPE

276

PSHAPE Verso 7

PowerSHAPE

Anotaes

PSHAPE Verso 7

277

Anotaes

PowerSHAPE

278

PSHAPE Verso 7

Vous aimerez peut-être aussi