Vous êtes sur la page 1sur 32

Exerccios sobre Evoluo de Nvel Mdio e Difcil com Gabarito

1) (ENEM-2007) Uma equipe de paleontlogos descobriu um rastro de dinossauro carnvoro e nadador, no norte da Espanha. O rastro completo tem comprimento igual a 15 metros e consiste de vrios pares simtricos de duas marcas de trs arranhes cada uma, conservadas em arenito. O espao entre duas marcas consecutivas mostra uma pernada de 2,5 metros. O rastro difere do de um dinossauro no-nadador: so as unhas que penetram no barro e no a pisada , o que demonstra que o animal estava nadando sobre a gua: s tocava o solo com as unhas, no pisava, afirmam os paleontlogos.
Internet: <www.noticias.uol.com.br> (com adaptaes).

b) haver igual chance de adaptao de animais com os trs gentipos apenas na regio I. c) haver maior nmero de animais com gentipos EE e CC do que com gentipo EC na regio I. d) a seleo natural ser mais favorvel aos animais com gentipo EC na regio II. e) a seleo natural ser mais favorvel aos animais com gentipo EE na regio II.

4) (UFMG-2007) Observe estas figuras:

Qual dos seguintes fragmentos do texto, considerado isoladamente, varivel relevante para se estimar o tamanho do dinossauro nadador mencionado? a) O rastro completo tem 15 metros de comprimento b) O espao entre duas marcas consecutivas mostra uma pernada de 2,5 metros c) O rastro difere do de um dinossauro nonadador d) so as unhas que penetram no barro e no a pisada e) o animal estava nadando sobre a gua: s tocava o solo com as unhas

2) (UFG-2007) Os raios ultravioleta, presentes na luz solar, so filtrados pelo oznio na estratosfera. A camada de oznio, formada h cerca de 450 milhes de anos, ocorreu por causa da evoluo de organismos a) hetertrofos, que produziam gs carbnico como produto da respirao. b) decompositores anaerbios, que reciclavam a matria orgnica. c) eucariotos, que utilizavam matria orgnica produzida pelos auttrofos. d) procariotos, que consumiam oxignio no processo respiratrio. e) auttrofos, que produziam oxignio no processo fotossinttico.

Os grupos de animais representados, nessas figuras, possuem caractersticas morfolgicas e fisiolgicas que, resultantes de adaptaes, lhes possibilitaram a utilizao de ampla variedade de alimentos. INCORRETO afirmar que, entre as caractersticas adaptativas desses grupos de animais, se inclui a presena de a) bicos, de diferentes formas, que coletam frutas, sementes e partculas lquidas. b) lngua prottil, utilizada na captura e deglutio de presas. c) mandbulas e dentes, que permitem triturar partes moles e duras das presas. d) pinas e maxilas, que usam na reduo do tamanho do alimento.

5) (UFMG-2007) Observe estas figuras de diferentes vertebrados marinhos:

3) (PUC - SP-2007) Em uma certa espcie de mamferos, h um carter mendeliano com co-dominncia e gentipos EE, EC e CC. Sabe-se que animais heterozigticos so mais resistentes a um dado vrus X do que os homozigticos. Animais com os trs gentipos foram introduzidos em duas regies diferentes designadas por I e II, onde h predadores naturais da espcie. Nos dois ambientes, os animais de gentipo CC so mais facilmente capturados pelos predadores. Em I no h registro da presena do vrus X e em II ele transmitido por contato com as presas da espcie. Pode-se prever que a) haver igual chance de adaptao de animais com os trs gentipos nas duas regies.

CORRETO afirmar que a convergncia adaptativa comum a todos esses animais consiste em terem todos a) forma do corpo e membros semelhantes a remos. b) linha lateral e corpo revestido por escamas. c) nadadeiras e brnquias nas laterais do corpo. d) pescoo comprido e dentes afiados.

6) (VUNESP-2007) Em bandos de zebras, alguns indivduos, devido a problemas genticos, podem apresentar defeitos musculares ou de viso. Explique por que o predador destas zebras pode representar um papel importante na sua evoluo.

1 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

genoma (pb) 7) (Mack-2007) A teoria moderna da evoluo, ou teoria sinttica da evoluo, incorpora os seguintes conceitos teoria original proposta por Darwin: a) mutao e seleo natural. b) mutao e adaptao. c) mutao e recombinao gnica. d) recombinao gnica e seleo natural. e) adaptao e seleo natural. Oryza sativa Mus musculus Homo sapiens Rattus norvegicus Drosophila melanogaste r arroz camundong o homem rato mosca-dafruta 5.000.000.00 0 3.454.200.00 0 3.400.000.00 0 2.900.000.00 0 180.000.000

s descritas 224.181 249.081 459.114 109.077 86.255

8) (UEMG-2007) Na histria evolutiva dos seres vivos, muitas modificaes ocorreram, sendo algumas eliminadas e outras mantidas por seleo natural. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que NO CONSTITUI uma aquisio para ocupao do ambiente terrestre pelas plantas: a) Avascularidade. b) Desenvolvimento de cutcula. c) Formao do tubo polnico. d) Embrio retido pelo organismo gerador.

Internet: www.cbs.dtu.dk e <www.ncbi.nlm.nih.gov>.

9) (UNIFESP-2008) Nas figuras, as mudanas de cores nas esferas simbolizam a aquisio de novas caractersticas nas espcies ao longo do tempo.

De acordo com as informaes acima, a) o conjunto de genes de um organismo define o seu DNA. b) a produo de protenas no est vinculada molcula de DNA. c) o tamanho do genoma no diretamente proporcional ao nmero de protenas produzidas pelo organismo. d) quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma. e) genomas com mais de um bilho de pares de bases so encontrados apenas nos seres vertebrados. 11) (FUVEST-2009) Ao longo da evoluo das plantas, os gametas a) tornaram-se cada vez mais isolados do meio externo e, assim, protegidos. b) tornaram-se cada vez mais expostos ao meio externo, o que favorece o sucesso da fecundao. c) mantiveram-se morfologicamente iguais em todos os grupos. d) permaneceram dependentes de gua, para transporte e fecundao, em todos os grupos. e) apareceram no mesmo grupo no qual tambm surgiram os tecidos vasculares como novidade evolutiva.

As figuras que representam, respectivamente, a teoria criacionista, a transformista (Lamarck) e a darwinista so: a) I, II e III. b) I, III e II. c) II, I e III. d) II, III e I. e) III, II e I. 10) (ENEM-2008) Define-se genoma como o conjunto de todo o material gentico de uma espcie, que, na maioria dos casos, so as molculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possvel relao entre o tamanho do genoma - medido pelo nmero de pares de bases (pb) -, o nmero de protenas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas comeam a aparecer e j deixam claro que essa relao no existe, como mostra a tabela abaixo. espcie nome tamanho n. de comum estimado do protena

12) (FUVEST-2009) O esquema ao lado representa uma das hipteses para explicar as relaes evolutivas entre grupos de animais. A partir do ancestral comum, cada nmero indica o aparecimento de determinada caracterstica. Assim, os ramos anteriores a um nmero correspondem a animais que no possuem tal caracterstica e os ramos posteriores, a animais que a possuem.

2 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

As caractersticas cavidade corporal e exoesqueleto de quitina correspondem, respectivamente, aos nmeros a) 1 e 6 b) 2 e 4 c) 2 e 5 d) 3 e 4 e) 3 e 5 13) (VUNESP-2009) Suponha que em determinado lugar haja oito casais de pssaros e apenas quatro pares deles procriem, por ano, somente quatro descendentes, e que estes continuem procriando a sua prole na mesma proporo; ento, ao final de sete anos (uma vida curta, excluindo mortes violentas, para qualquer pssaro) haver 2048 pssaros ao invs dos dezesseis originais. Como este aumento quase impossvel, devemos concluir que ou esses pssaros no criam nem metade da sua prole, ou a mdia de vida de um pssaro no chega, devido a acidentes, a sete anos. Ambas as formas de controle provavelmente ocorrem. Esse texto est nas pginas iniciais do manuscrito de Charles Darwin, A Respeito da Variao de Seres Orgnicos na Natureza, lido em reunio da Sociedade Lineana, em Londres, no dia 1. de julho de 1858. No texto, Darwin utiliza-se da hiptese de a) Malthus sobre a velocidade de crescimento das populaes, e demonstra que esta hiptese est errada, pois nas populaes de animais silvestres a seleo natural impede o crescimento populacional. b) Malthus sobre a velocidade de crescimento das populaes, e conclui que a tendncia ao crescimento exponencial das populaes no se aplica s populaes de animais silvestres. c) Malthus sobre a velocidade de crescimento das populaes e conclui que, apesar da tendncia ao crescimento exponencial, fatores que causam a morte de filhotes e adultos controlam o crescimento populacional. d) Hardy e Weinberg, segundo a qual o tamanho da populao mantm-se constante ao longo das geraes, uma vez que controlado por fatores como a morte acidental ou no sobrevivncia da prole. d) Hardy e Weinberg, segundo a qual, na ausncia de fatores como seleo e mutao, a populao manter-se- em equilbrio, uma vez que a taxa de natalidade ser igual de mortalidade.

14) (VUNESP-2009) No filme Espanta Tubares (Estdios DreamWorks, 2004), Lenny, um tubaro vegetariano que deseja a amizade dos outros peixes, disfara-se em golfinho e consegue enganar at mesmo outros tubares. No filme, a transformao no muito difcil: Lenny coloca um focinho falso e um pouco de maquiagem. Embora o filme veicule uma srie de incorrees biolgicas, uma vez que se trata de uma fantasia, na biologia a semelhana fenotpica entre tubares e golfinhos explicada como resultado de um processo conhecido por a) camuflagem. b) mimetismo. c) divergncia adaptativa. d) convergncia adaptativa. e) homologia. 15) (UFC-2009) A definio de vida motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o incio da vida na Terra deuse com: a) o big bang, que deu origem ao universo e conseqentemente vida. b) o aumento dos nveis de O2 atmosfrico, que permitiu a proliferao dos seres aerbios. c) o surgimento dos coacervados, os quais, em solues aquosas, so capazes de criar uma membrana, isolando a matria orgnica do meio externo. d) o surgimento de uma bicamada fosfolipdica, que envolveu molculas com capacidade de autoduplicao e metabolismo. e) o resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condio favorvel para a origem de molculas precursoras de vida. 16) (FGV - SP-2009) A RESPEITO DA TENDNCIA DAS ESPCIES EM FORMAR VARIEDADES E DA PERPETUAO DAS VARIEDADES E ESPCIES POR MEIOS NATURAIS DE SELEO. Assim comeava a leitura dos trabalhos de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, h 150 anos, na noite de 1 de julho de 1858, em uma reunio da Sociedade Lineana, em Londres. Desde ento, muito se pesquisou sobre os mecanismos evolutivos e estabeleceu-se que a seqncia de eventos que explica a mudana evolutiva da populao : a) alterao do fentipo mutao alterao do gentipo seleo. b) mutao ->variabilidade de gentipos variabilidade de fentipos seleo. c) seleo ->alterao do fentipo produo de novos alelos mutao. d) variabilidade de fentipos variabilidade de gentipos mutao seleo. e) variabilidade de fentipos produo de novos alelos seleo mutao. 17) (UFPR-2009) Imagine a seguinte situao hipottica:

3 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Em 2000, pesquisadores da UFPR liberaram na Baa de Paranagu uma populao de 100 indivduos da ave Guar (Eudocimus ruber) proveniente dos manguezais do litoral norte brasileiro. No ano de 2002, um acidente com um navio petroleiro levou a morte um grande nmero de espcies. O principal impacto observado foi na populao de caranguejos, os quais servem de alimento aos Guars. Uma grande populao de caranguejos que tem hbitos de construrem tocas superficiais na lama do manguezal foi morta. Por outro lado, o acidente praticamente no ocasionou a morte de caranguejos que constroem tocas mais profundas. Alm disso, o acidente matou cerca de um tero da populao de Guars existente. No intuito de acompanhar essa populao, os pesquisadores realizaram vrias anlises na populao no decorrer de 10 anos de projeto, conforme a tabela abaixo. Ano Indivduos na populao Nmero de ovos postos Filhotes que chegaram a idade adulta 12 30 5 12 18 28 40 52 78 110 Tamanho mdio do bico dos adultos 350 mm ( 8 mm) 351 mm ( 9 mm) 353 mm ( 8 mm) 355 mm ( 8 mm) 358 mm ( 7 mm) 360 mm ( 7 mm) 362 mm ( 6 mm) 362 mm ( 6 mm) 363 mm ( 5 mm) 363 mm ( 6 mm)

3. A populao de Guars no ano de 2009 corresponde a uma nova espcie, uma vez que apresenta caractersticas diferentes da espcie original de 2000. 4. A partir das mudanas observadas na populao, podemos dizer que um processo de evoluo ocorreu diante dos olhos dos pesquisadores. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 2 verdadeira. b) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 so verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 so verdadeiras. 18) (Mack-2009) Em abril, o Mackenzie homenageou o grande pesquisador Charles Darwin, promovendo ciclo de debates e de reflexes a respeito das teorias da evoluo. Segundo a teoria de Darwin, considere as afirmaes abaixo. I. A espcie humana leva vantagem sobre as outras espcies, pois a medicina garante a sobrevivncia de indivduos com caractersticas desvantajosas. II. O homem descende diretamente do macaco, ou seja, um ancestral deu origem ao macaco e este deu origem ao homem. III. Darwin, na sua teoria original, no soube explicar que as diferenas entre os indivduos ocorrem, principalmente, por mutaes genticas. IV. Todos os seres vivos, incluindo o homem, tiveram um ancestral comum. Esto corretas, apenas, a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e IV. e) II e IV. 19) (Simulado Enem-2009) No Perodo Permiano, cerca de 250 milhes de anos atrs (250 m.a.a.), os continentes formavam uma nica massa de terra conhecida como Pangia. O lento e continuo movimento das placas tectnicas resultou na separao das placas, de maneira que j no inicio do Perodo Tercirio (cerca de 60 m.a.a), diversos continentes se encontravam separados uns dos outros. Uma das consequencias dessa separao foi a formao de diferentes regies biogeogrficas, chamadas biomas. Devi do ao isolamento reprodutivo, as espcies em cada bioma se diferenciaram por processos evolutivos distintos, novas espcies surgiram, outras se extinguiram, resultando na atual diversidade biolgica do nosso planeta. A figura ilustra a deriva dos continentes e as suas posies durante um perodo de 250 milhes de anos.

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

100 112 80 85 97 115 143 183 235 313

12 35 20 18 22 33 55 60 82 120

Tendo como parmetro a concepo de evoluo proposta pela teoria de Charles Darwin, considere as afirmativas abaixo: 1. O acidente ambiental diminuiu a populao de caranguejos de tocas superficiais, o que fez com que houvesse um aumento do bico dos Guar, gerao aps gerao, para que estes pudessem sobreviver. 2. Os pesquisadores observaram o processo de seleo natural ocorrendo. O acidente ambiental levou a uma predominncia dos caranguejos de tocas profundas, que selecionou os Guars com bicos mais compridos e com mais sucesso em deixar descendentes.

4 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

e) I-1; II-3; III-4; IV-2.

22) (Unifesp-2002) Nos vertebrados, a presena de ovos com casca representou um grande avano em termos de adaptao evolutiva. a) Esse carter est presente em quais grupos de vertebrados? b) Que novidade evolutiva substituiu a funo desempenhada pelos ovos com casca? Comente sobre uma provvel conseqncia do surgimento desse carter.
RICKLEFS, R. E. A economia da natureza. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2003. (adaptado). De acordo com o texto, a atual diversidade biolgica do planeta e resultado

a) da similaridade biolgica dos biomas de diferentes continentes. b) do cruzamento entre espcies de continentes que foram separados. c) do isolamento reprodutivo das espcies resultante da separao dos continentes. d) da interao entre indivduos de uma mesma espcie antes da separao dos continentes. e) da taxa de extines ter sido maior que a de especiaes nos ltimos 250 milhes de anos. 20) (Unicamp-1999) Aves que no voam so nativas da frica (avestruzes), Amrica do Sul (emas), Austrlia (emas e casuares) e Nova Zelndia (kiwi). a) Considerando que essas aves tm um ancestral comum, como se pode explicar a distribuio atual pelos diferentes continentes? b) Que processos provocaram a diferenciao dos animais dessas regies?

23) (Fuvest-2002) A bactria Streptococcus iniae afeta o crebro de peixes, causando a doena do peixe louco. A partir de 1995, os criadores de trutas de Israel comearam a vacinar seus peixes. Apesar disso, em 1997, ocorreu uma epidemia causada por uma linhagem de bactria resistente vacina. Os cientistas acreditam que essa linhagem surgiu por presso evolutiva induzida pela vacina, o que quer dizer que a vacina a) induziu mutaes especficas nas bactrias, tornando-as resistentes ao medicamento. b) induziu mutaes especficas nos peixes, tornando-os suscetveis infeco pela outra linhagem de bactria. c) causou o enfraquecimento dos rgos dos peixes, permitindo sua infeco pela outra linhagem de bactria. d) levou ao desenvolvimento de anticorpos especficos que, ao se ligarem s bactrias, tornaram-nas mais agressivas. e) permitiu a proliferao de bactrias mutantes resistentes, ao impedir o desenvolvimento das bactrias da linhagem original.

21) (Vunesp-2001) Correlacione os fenmenos enumerados com os algarismos arbicos 1, 2, 3 e 4 s definies ou aos conceitos, expressos nas afirmativas de I a IV. 1: Evoluo. 2: Mutao. 3: Adaptao. 4: Especiao. I. Modificaes nas freqncias gnicas das populaes atravs do tempo, orientadas pela seleo natural. II. Modificao ao acaso nos genes ou cromossomos, acarretando variao gentica. III. Modificaes de estruturas e funes em um grupo, que favorecem sua sobrevivncia. IV. Determinada pelo isolamento reprodutivo, que pode ter como causa o isolamento geogrfico. A alternativa correta : a) I-4; II-2; III-3; IV-1. b) I-3; II-1; III-2; IV-4. c) I-2; II-3; III-4; IV-1. d) I-1; II-2; III-3; IV-4.

24) (PUC-SP-2002) As semelhanas encontradas entre dois animais aquticos como o golfinho e o tubaro indicam evoluo a) convergente, pois esses animais so filogeneticamente distantes e apresentam adaptaes semelhantes. b) divergente, pois esses animais apresentam homologias indicadoras de parentesco. c) convergente, pois esses animais apresentam homologias indicadoras de parentesco. d) divergente, pois esses animais apresentam anologias indicadoras de parentesco. e) convergente, pois esses animais so filogeneticamente prximos e apresentam adaptaes semelhantes.

25) (UFla/ PAS-2001) Vrios fatores podem ser usados para justificar a hiptese de que a vida surgiu uma nica vez na histria do planeta Terra. Entre esses fatores pode-se considerar aquele contemplado pela afirmativa: a) existe vida em qualquer lugar do planeta. b) nunca foi encontrada vida em outro planeta. c) o mecanismo de herana gentica baseado em DNA/RNA o mesmo para qualquer ser vivo. d) todos os organismos tm clulas nucleadas.

5 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

e) existem cinco reinos aparentados.

26) (ENEM-2002) As reas numeradas no grfico mostram a composio em volume, aproximada, dos gases na atmosfera terrestre, desde a sua formao at os dias atuais. Considerando apenas a composio atmosfrica, isolando outros fatores, pode-se afirmar que: I. no podem ser detectados fsseis de seres aerbicos anteriores a 2,9 bilhes de anos. II. as grandes florestas poderiam ter existido h aproximadamente 3,5 bilhes de anos. III. o ser humano poderia existir h aproximadamente 2,5 bilhes de anos. Identifique qual das duas espcies, A ou B, deveria ser estudada primeiro pelos cientistas na busca por alcalides de interesse farmacolgico. Justifique sua resposta.

correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

28) (Unicamp-2001) A vida animal originou-se nos oceanos primitivos. A partir dos ancestrais marinhos, alguns grupos invadiram a gua doce enquanto outros se deslocaram para a terra. a) Cite duas adaptaes importantes para a ocupao do ambiente terrestre. b) D exemplo de um filo de invertebrado que apresente espcies tanto aquticas quanto terrestres. c) A partir de ancestrais terrestres, alguns mamferos ocuparam o ambiente marinho. Cite duas caractersticas morfolgicas e/ou fisiolgicas que permitiram a sua adaptao a esse ambiente.

27) (UFRJ-2003) Alguns anfbios possuem venenos que tm por base compostos qumicos alcalides. Os alcalides obtidos a partir dessas espcies vm sendo utilizados em pesquisas biomdicas, por causa de suas propriedades farmacolgicas. Os cientistas acreditam que o conhecimento das relaes evolutivas (filogenticas) dos anfbios pode auxiliar na escolha das espcies a serem estudadas na busca de novos alcalides. A figura a seguir mostra as relaes evolutivas entre cinco espcies de anfbios. As espcies Phyllobates terribilis e Epipedobates tricolor apresentam alcalides, enquanto a espcie Rana palmipes no possui este tipo de substncia.

29) (Unicamp-2001) Desde 1995 alguns estados norteamericanos esto excluindo o ensino da teoria de evoluo biolgica dos seus currculos escolares alegando, entre outras razes, que ningum estava presente quando a vida surgiu na Terra. Alguns cientistas defendem a teoria da evoluo argumentando que, se necessrio ver para crer, ento no poderemos acreditar na existncia dos tomos, pois estes tambm no podem ser vistos.(Adaptado da ISTO, 25/08/1999.) a) Apresente trs evidncias que apiam a teoria da evoluo biolgica. b) A mutao gnica considerada um dos principais fatores evolutivos. Por qu?

30) (Unifesp-2003) As aves so geralmente chamadas de dinossauros com penas. Tal denominao a) procede, porque elas surgiram a partir dos tecodontes, o mesmo grupo ancestral de rpteis que originou os dinossauros. Como os dinossauros, as aves possuem ovos com mnio. Porm, diferentemente deles, elas apresentam, como novidades evolutivas, as penas e a endotermia (homeotermia).

6 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

b) procede, porque elas surgiram a partir de rpteis crocodilianos que, por sua vez, tiveram suas origens entre os dinossauros. As caractersticas do corao de crocodilos e de aves so evidncias dessa proximidade e dessa descendncia. c) procede, porque elas surgiram no mesmo perodo que os primeiros dinossauros. Um pequeno grupo de anfbios deu origem aos rpteis que resultaram nos mamferos e outro grupo maior de anfbios originou rpteis que se diferenciaram em dinossauros e em aves. d) no procede, porque, para isso, elas teriam que ter se originado dos grandes rpteis voadores j extintos. O grupo de rpteis que originou as aves e os mamferos ainda hoje vivente, embora conte com poucos representantes. Sua maior expanso ocorreu na mesma poca em que os grandes dinossauros. e) no procede, porque a endotermia e as penas so caractersticas muito distintas que afastam qualquer possibilidade de que as aves e os dinossauros possam ter sido aparentados. Alm disso, as aves possuem um anexo embrionrio a mais, que as diferencia de todos os demais rpteis. 31) (Unicamp-2005) Ouvintes de rdio em pnico tomam drama de guerra como verdade. Com esta manchete, o jornal New York Times de 1 de novembro de 1938 relatou o que aconteceu nos Estados Unidos na noite anterior, quando foi narrada pela rdio CBS uma histria fictcia sobre a invaso por marcianos de uma pequena cidade do Estado de Nova Jersey. Marte sempre fascinou os cientistas porque, mesmo que l no existam homenzinhos verdes, esse planeta parece apresentar, entre os do sistema solar, as condies mais propcias vida. Recentemente foram enviadas sondas espaciais para procurar indcios de vida em Marte. a) Comparando com a origem da vida na Terra, indique que condies seriam fundamentais para o surgimento de vida em Marte. b) Supondo que uma sonda espacial tenha trazido de Marte dois organismos, um deles classificado como pertencente ao Reino Monera e o outro ao Reino Protista, explique como os cientistas puderam diferenciar esses dois organismos.

Considerando as informaes contidas no cladograma, identifique com V a(s) proposio(es) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s). ( ) A espcie IV ancestral de todos os Gnatostomados. ( ) Peixes Sarcoptergios constituem o grupo-irmo dos Tetrpodes. ( ) Os Gnatostomados constituem um grupo monofiltico. ( ) A espcie V ancestral de Peixes Sarcoptergios e Tetrpodes. A seqncia correta : a) FVVV b) FVVF c) VFFF d) VVVF e) FFVV f) VFFV

33) (ENEM-2006) Entre 8 mil e 3 mil anos atrs, ocorreu o desaparecimento de grandes mamferos que viviam na Amrica do Sul. Os mapas a seguir apresentam a vegetao dessa regio antes e depois de uma grande mudana climtica que tornou essa regio mais quente e mais mida.

32) (UFPB-2006) Observe o cladograma a seguir, que representa a histria evolutiva dos Craniados (Vertebrados), dos quais a espcie humana faz parte. Os nmeros I, II, III, IV e V representam espcies ancestrais hipotticas.

Revista Pesquisa Fapesp, n. 98, 2004.

7 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

As hipteses a seguir foram levantadas para explicar o desaparecimento dos grandes mamferos na Amrica do Sul. I. Os seres humanos, que s puderam ocupar a Amrica do Sul depois que o clima se tornou mais mido, mataram os grandes animais. II. Os maiores mamferos atuais precisam de vastas reas abertas para manterem o seu modo de vida, reas essas que desapareceram da Amrica do Sul com a mudana climtica, o que pode ter provocado a extino dos grandes mamferos sul-americanos. III. A mudana climtica foi desencadeada pela queda de um grande asteride, a qual causou o desaparecimento dos grandes mamferos e das aves. E cientificamente aceitvel o que se afirma a) apenas em I. b) apenas em II. c) apenas em III. d) apenas em I e III. e) em I, II e III.

Com base nas informaes desse grfico e em outros conhecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar que, a) para ocorrer uma nova reduo da populao, necessrio mudar o tipo de inseticida ou a forma de controle da cigarrinha. b) aps a primeira aplicao do inseticida, se evidencia a eficincia deste pela queda acentuada no nmero de cigarrinhas ocorrida nesse perodo. c) depois da segunda aplicao do inseticida, os organismos resistentes se tornam mais numerosos que os sensveis. d) feita a primeira aplicao do inseticida, ocorre alterao no gentipo dos insetos sensveis, o que resulta no decrescimento da populao.

34) (ENEM-2006) A anlise de esporos de samambaias e de plen fossilizados contidos em sedimentos pode fornecer pistas sobre as formaes vegetais de outras pocas. No esquema a seguir, que ilustra a anlise de uma amostra de camadas continuam de sedimentos, as camadas mais antigas encontram-se mais distantes da superfcie.

Essa anlise permite supor-se que o local em que foi colhida a amostra deve ter sido ocupado, sucessivamente, por a) floresta mida, campos cerrados e caatinga. b) floresta mida, floresta temperada e campos cerrados. c) campos cerrados, caatinga e floresta mida. d) caatinga, floresta mida e campos cerrados. e) campos cerrados, caatinga e floresta temperada.

36) (PUC - RS-2006) A construo de cidades altera as condies ambientais de uma rea natural, provocando a substituio da comunidade bitica original por uma comunidade composta por espcies nativas do local e espcies exticas (trazidas pelo homem de outras partes do mundo). Nesta nova comunidade, as espcies exticas interagem com as espcies locais, podendo prejudic-las, benefici-las ou, mesmo, no afet-las significativamente. Os gatos domsticos, por exemplo, podem comer os ovos de espcies de aves que nidifiquem no cho, ou prximo dele, exterminandoas, assim, de reas pequenas. Se a rea original fosse coberta por uma floresta, algumas de suas plantas e animais nativos poderiam permanecer em parques, enquanto outros desapareceriam. Outras plantas poderiam ser utilizadas em projetos de paisagismo ou de arborizao das vias pblicas. Contudo, as populaes da maioria destas espcies seriam menores e os seus indivduos estariam mais dispersos espacialmente. Conseqentemente, os indivduos de uma dada espcie com populao pequena poderiam apresentar um maior grau de parentesco e, por serem mais semelhantes, sua espcie poderia ter uma menor probabilidade de adaptao frente a variaes ambientais. Neste novo contexto, no entanto, as interaes entre as espcies e entre elas e o meio abitico continuariam desempenhando um papel fundamental para a manuteno da comunidade. A reproduo de determinadas espcies vegetais, por exemplo, continuaria dependendo do servio prestado por animais polinizadores (como morcegos e beija-flores) e dispersores de sementes (como sabis e bemte-vis). Segundo o texto, populaes pequenas compostas por indivduos aparentados a) possivelmente daro origem a novas espcies devido ao seu isolamento reprodutivo.

35) (UFMG-2006) Analise este grfico, em que est representado o efeito de duas aplicaes de inseticida em uma plantao de cana-de-acar infestada de cigarrinhas:

8 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

b) sero extintas em decorrncia das mudanas climticas oriundas do efeito estufa. c) produziro clones mal adaptados ao meio ambiente urbano. d) podero ter sua sobrevivncia comprometida em um ambiente em mudana. e) so mais viveis porque o alto grau de parentesco aumenta a cooperao.

I II a) Clulas nervosas Sistema digestrio completo b) Clulas nervosas Tubo nervoso dorsal c) Tubo nervoso dorsal d) Tubo nervoso dorsal e) Sistema digestrio completo

III Tubo nervoso dorsal

37) (UFC-2006) A competio por um recurso de disponibilidade limitada um dos pressupostos do conceito de seleo natural na teoria evolutiva de Darwin. Sobre esta declarao, correto afirmar que : a) verdadeira, pois o conceito de seleo natural do organismo melhor adaptado pressupe que os predadores mais eficazes levem suas presas extino. b) falsa, pois apenas a competio interespecfica por um recurso de disponibilidade limitada contribui efetivamente para o conceito de seleo natural. c) verdadeira, pois apenas em decorrncia da competio por um recurso de disponibilidade limitada que h a seleo do organismo melhor adaptado. d) verdadeira, pois tanto a competio intra-especfica quanto a interespecfica so comportamentos que apresentam um alto grau de expressividade gnica. e) falsa, pois apenas a competio intra-especfica por um recurso de disponibilidade limitada contribui efetivamente para o conceito de seleo natural.

Sistema digestrio completo Clulas nervosas Sistema digestrio completo Sistema Clulas nervosas digestrio completo Clulas nervosas Tubo nervoso dorsal

40) (UNICAMP-2006) A biodiversidade brasileira, no que diz respeito a aranhas, pode ser ainda maior do que suspeitavam os cientistas. o que apontam as ltimas descobertas de uma equipe de pesquisadores brasileiros. Entre janeiro e julho de 2005, o grupo identificou nove espcies novas de aranha, a maioria da regio amaznica. Os pesquisadores tambm compararam geneticamente a espcie Ericaella florezi com outras do mesmo gnero e sugeriram que a especiao pode ter se iniciado com o aparecimento da Cordilheira dos Andes, h cerca de 12 milhes de anos.
(Adaptado de Brasileiros acham nove espcies de aranha em 2005, Folha de S. Paulo, 22/08/2005. http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13625.shtml)

38) (PUCCamp-2005) Embora na espcie humana a aplicao do conceito de raas seja bastante controverso, em muitos animais ocorrem populaes da mesma espcie que diferem em determinadas caractersticas e esto adaptadas a ambientes diferentes. A condio inicial para o estabelecimento de raas a) o isolamento reprodutivo. b) a seleo natural. c) o fluxo gnico. d) o isolamento geogrfico. e) a superioridade do hbrido.

a) Por que o surgimento da Cordilheira dos Andes teria iniciado o processo de especiao? b) Que processos posteriores devem ter ocorrido para que essas aranhas se tornassem espcies distintas?

39) (FUVEST-2007) O esquema abaixo representa uma rvore filogentica de alguns filos animais. Cada nmero, I, II e III, corresponde aquisio de uma caracterstica ausente nos ramos anteriores a ele e presente nos posteriores.

41) (UECE-2006) Os primeiros procariontes a surgirem no ambiente primitivo da Terra foram, provavelmente: a) cianobactrias que usavam os cloroplastos para realizarem a fotossntese, segundo a hiptese endossimbitica; b) bactrias fermentadoras, que, segundo a hiptese heterotrfica, usavam os compostos orgnicos reunidos, abioticamente, no oceano primitivo, para realizarem o seu metabolismo energtico; c) organismos fotossintetizantes no produtores de oxignio; d) arqueobactrias do tipo metanobactrias, as quais usavam o gs metano disponvel na atmosfera primitiva, para realizarem o seu metabolismo energtico.

No quadro abaixo, as caractersticas correspondentes a cada nmero esto corretamente indicadas em:

42) (VUNESP-2005) Uma vez que no temos evidncia por observao direta de eventos relacionados origem da vida, o estudo cientfico desses fenmenos difere do estudo de muitos outros eventos biolgicos. Em relao a estudos sobre a origem da vida, apresentam-se as afirmaes seguintes.

9 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

I. Uma vez que esses processos ocorreram h bilhes de anos, no h possibilidade de realizao de experimentos, mesmo em situaes simuladas, que possam contribuir para o entendimento desses processos. II. Os trabalhos desenvolvidos por Oparin e Stanley Miller ofereceram pistas para os cientistas na construo de hipteses plausveis quanto origem da vida. III. As observaes de Oparin sobre coacervados ofereceram indcios sobre um processo que constituiu-se, provavelmente, em um dos primeiros passos para a origem da vida, qual seja, o isolamento de macromolculas do meio circundante. Em relao a estas afirmaes, podemos indicar como corretas: a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. 43) (UFSCar-2005) Alguns livros do ensino mdio definem uma espcie biolgica como um grupo de populaes naturais cujos membros podem cruzar naturalmente uns com os outros e produzir descendentes frteis, mas no podem cruzar com membros de outros grupos semelhantes. Considere as seguintes espcies: - Siphonops paulensis: cobra-cega, anfbio que vive em galerias cavadas na terra; - Mycobacterium tuberculosis: bacilo de Koch, causador da tuberculose; - Schistossoma mansoni: verme causador da esquistossomose, ou barriga dgua; - Canoparmelia texana: lquen comumente encontrado sobre o tronco de algumas rvores em zonas urbanas. a) Dentre as espcies listadas, em duas delas teramos dificuldades em aplicar a definio de espcie. Quais so elas? b) Para cada uma das espcies que voc indicou, apresente as razes que dificultam a aplicao da definio biolgica de espcie. 44) (UEPB-2006) A teoria da evoluo de Charles Darwin tem atualmente 146 anos. Darwin articulou a teoria completa quando publicou, na Inglaterra, seu famoso livro sobre A Origem das Espcies, sendo um dos documentos mais importantes do sculo XIX. Esta obra mudou completamente a viso do lugar que ocupamos na natureza ao mostrar que todas as formas da vida que hoje habitam a superfcie da terra so resultados de processos evolutivos. Segundo a teoria da evoluo, Charles Darwin baseou-se em fatos. Analise as proposies abaixo: I. Em uma espcie, os indivduos no so exatamente iguais, havendo diferenas que tornam alguns mais atraentes, mais fortes, etc. II. As variaes e semelhanas observadas entre os animais das ilhas Galpagos, sugeriram a existncia de um nico ancestral. III. A seleo de indivduos de uma espcie se faz ao acaso.

IV. Os indivduos de uma mesma espcie no mostram muitas variaes na forma e na fisiologia. Assinale a alternativa correta: a) Todas as proposies so corretas. b) Apenas a proposio I correta. c) Apenas a proposio II correta. d) Apenas as proposies III e IV so corretas. e) Apenas as proposies I e II so corretas.

45) (UEPB-2006) Dentre as caractersticas bsicas dos mamferos podemos listar: I. presena de cinco dedos. II. dentes diferenciados ao longo da mandbula. III. sistema circulatrio fechado. IV. corao com dois trios e dois ventrculos bem definidos. Ao longo da histria evolutiva do filo Chordata, estas caractersticas apareceram na seguinte ordem cronolgica: a) IV, III, II, I b) I, III, II, IV c) III, I, IV, II d) I, II, III, IV e) III, IV, I, II

46) (UFRJ-2006) Os tigres de dentes-de-sabre so mamferos extintos. Esses animais possuam caninos superiores muito desenvolvidos, em forma de sabre. Um fato menos conhecido que houve vrias espcies de mamferos placentrios com dentes-de-sabre. O diagrama a seguir mostra a filogenia provvel dos tigres de dentes-de-sabre placentrios Barbourofelis e Smilodon.

apenas os retngulos sombreados representam tigres de dentes-de-sabre. A presena da caracterstica dentes-de-sabre em Barbourofelis e Smilodon representa um caso de homologia ou de analogia? Justifique sua resposta.

47) (VUNESP-2007) Uma determinada rea foi quase que totalmente desmatada para a formao de pasto, restando trs fragmentos de mata, isolados um do outro pela pastagem em torno. Posteriormente, foi desenvolvido nessa rea um estudo com duas espcies de roedores, a fim de avaliar a capacidade de deslocamento dessas espcies de um fragmento de mata para outro, cruzando a pastagem. Para isso, 100 indivduos de cada espcie foram coletados, marcados individualmente e liberados no mesmo fragmento

10 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

em que foram capturados. Por vrios dias esses indivduos foram recapturados e o local de recaptura anotado para cada um. A figura apresenta o nmero de vezes em que cada indivduo marcado em um fragmento de mata foi recapturado em outro fragmento qualquer.

D) Whitaker, so separados os grupos de organismos unicelulares produtores.

50) (UFTM-2007) PICADA SEM RISCO. CRIADO MOSQUITO TRANSGNICO QUE COMBATE A MALRIA. O combate malria, doena que chega a atingir um caso por 1 000 habitantes em algumas regies da Amaznia, pode ter ganho um valioso aliado. Na semana passada, uma equipe da universidade americana Johns Hopkins anunciou a criao de um mosquito geneticamente modificado que se torna imune ao plasmdio, o parasita causador da malria. Dessa forma, mesmo que ele sugue o sangue de animais contaminados com a doena, suas picadas no a transportam para os seres humanos. Para erradicar a malria, a idia introduzir dezenas de milhares deles nas reas infestadas pelos mosquitos que transmitem a doena.
(Veja, 28.03.2007)

Em cada um dos fragmentos de mata, qual espcie, A ou B, manteria, ao longo das geraes, um maior nvel de variabilidade gentica? Justifique sua resposta.

48) (ENEM-2007) As mudanas evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns maioria dos seres vivos. um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados: a) movimento de indivduos ou de material gentico entre populaes, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos. b) sobrevivncia de indivduos portadores de determinadas caractersticas genticas em ambientes especficos. c) aparecimento, por gerao espontnea, de novos indivduos adaptados ao ambiente. d) aquisio de caractersticas genticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanas ambientais. e) recombinao de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulao.

49) (UFMG-2007) Observe estas figuras, em que esto representadas, de acordo com alguns estudiosos da Biologia, modificaes na classificao dos seres vivos:

A hiptese que melhor justifica a erradicao da malria a partir da introduo de milhares de mosquitos transgnicos na rea : Os mosquitos transgnicos a) tornaram-se uma espcie diferente daquela que transmite a malria. Portanto, quando essas espcies se entrecruzarem, produziro hbridos estreis, o que contribuir para a extino das duas espcies de mosquitos na rea. b) tornaram-se uma espcie diferente daquela que transmite a malria. Portanto, quando essas espcies se entrecruzarem, produziro hbridos estreis e, ao longo das geraes, ocorrer o declnio da populao de mosquitos que transmite a malria. c) tornaram-se uma espcie diferente daquela que transmite a malria. Portanto, essas espcies no podero entrecruzar e, ao longo das geraes, ocorrer o declnio da populao dos mosquitos que transmite a malria. d) pertencem mesma espcie daquela que transmite a malria. A reproduo entre os transgnicos e entre os transgnicos e os no transgnicos far aumentar, em algumas geraes, a proporo de mosquitos resistentes malria. e) pertencem mesma espcie daquela que transmite a malria. Porm, por serem geneticamente modificados, no podero entrecruzar com aqueles que transmitem a malria. Esses ltimos, sem parceiros reprodutivos, sero levados extino.

Considerando-se a seqncia dessas representaes e outros conhecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar que, na classificao de A) Aristteles, so desconsiderados os grupos de organismos microscpicos. B) Copeland, so separados os grupos de organismos microscpicos com e sem ncleo. C) Haeckel, so includos os grupos de organismos microscpicos produtores e consumidores.

51) (Fatecs-2007) Certas lagoas temporrias da caatinga so formadas nos perodos das chuvas. Nelas h os peixes das nuvens, nome dado porque seus ovos, resistentes seca, eclodem no perodo das chuvas. Esses peixes anuais so pequenos e esto ajustados s alteraes ambientais entre os perodos seco, quando morrem, e chuvoso. A hiptese cientfica plausvel para explicar a presena dos peixes nas lagoas : eles tm a) a aquisio dos pulmes como adaptao para vencer o perodo da seca. b) um ciclo vital curto e adquiriram caractersticas para viver nas lagoas.

11 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

c) o lodo como alimento e um ciclo vital longo. d) as aves como meio de transporte, pois se escondem em suas penas, onde podem fazer respirao branquial. e) um ciclo vital muito curto e foram selecionados nestas lagoas.

e )

poucas ou nenhuma

delgada

apenas pulmonar

uria

52) (Fatecs-2007) Oparin acreditou que a vida na Terra poderia ter surgido a partir de substncias orgnicas formadas por combinao de molculas, como metano, amnia, hidrognio e vapor de gua, presentes na atmosfera primitiva de nosso planeta. Depois teriam ocorrido a sntese protica nos mares, a formao de coacervados e o surgimento das primeiras clulas. Levando-se em conta os processos de formao e as maneiras de utilizao dos gases oxignio e dixido de carbono, a seqncia mais provvel dos primeiros seres vivos na Terra a de organismos a) hetertrofos anaerbicos auttrofos hetertrofos aerbicos. b) hetertrofos anaerbicos hetertrofos aerbicos auttrofos. c) hetertrofos aerbicos auttrofos hetertrofos anaerbicos. d) auttrofos hetertrofos anaerbicos hetertrofos aerbicos. e) auttrofos hetertrofos aerbicos hetertrofos anaerbicos.

54) (UFSCar-2008) O Museu de Arte de So Paulo recebeu neste ano a mostra sobre o naturalista ingls Charles Darwin, que props no sculo XIX um mecanismo para explicar a evoluo das espcies. Esse mecanismo a a) seleo estabilizadora, que tende a promover o controle do tamanho das populaes e melhor utilizao dos recursos do ambiente. b) seleo sexual, que se baseia na semelhana entre os indivduos da mesma espcie, o que promove o sucesso reprodutivo e crescimento populacional. c) seleo natural, que pressupe a existncia de variao entre indivduos, sendo que aqueles portadores de caractersticas adaptativas tm maiores chances de sobrevivncia e reproduo. d) lei do mais apto, que se baseia na existncia de indivduos mais competitivos com melhor desempenho na obteno de recursos do ambiente. e) seleo natural, que se baseia na existncia de um grande nmero de indivduos semelhantes entre si, que integram uma mesma espcie e que so igualmente aptos ao sucesso reprodutivo. 55) (UFSCar-2008) A relao dos ces com a humanidade teve incio h milhares de anos. Considera-se que os ces so possivelmente verses modificadas do lobo cinzento. H cerca de 12.000 anos, os lobos passaram a utilizar os restos da alimentao humana, ao invs de caar seu prprio alimento. Gradualmente, passaram a viver junto com os humanos. Ao longo do tempo, mudanas genticas acompanharam a domesticao do lobo. Hoje, existem diversas raas de ces que podem, potencialmente, intercruzar e produzir descendentes frteis. So, ento, pertencentes mesma espcie biolgica, Canis familiaris. a) Com base no texto, caracterize o conceito biolgico de espcie. b) O lobo cinzento um organismo com reproduo sexuada. De que modo esse tipo de reproduo contribuiu para as mudanas genticas que acompanharam a sua domesticao? 56) (Vunesp-2008) Pesquisadores chineses coletaram plantas de uma determinada espcie em dois locais diferentes junto Grande Muralha da China (locais A e B) e em um terceiro local (local C) ao longo de um caminho prximo. A Muralha, na parte onde ocorreram as coletas, foi construda entre 1360 e 1640. Em todos os trs locais, os pesquisadores coletaram amostras das subpopulaes de ambos os lados da muralha e do caminho. Ao analisarem a diferenciao gentica das subpopulaes dessas plantas, os pesquisadores observaram que a diferenciao entre as subpopulaes separadas pela muralha significativamente maior que a diferenciao observada entre as subpopulaes separadas pelo caminho.

53) (FATEC-2008) H cerca de 450 milhes de anos, vrias das classes de animais marinhos atuais j estava estabelecida. O ambiente de terra rme, porm, continuava desabitado. Naquele perodo, um grupo de algas verdes deve ter originado as primeiras plantas terrestres. Atrados pelo novo ambiente que, embora seco, comeava a se tornar rico em alimento vegetal, alguns animais aquticos tambm empreenderam, gradativamente, a conquista do ambiente terrestre. Assinale a alternativa na tabela abaixo que indica adaptaes que permitem, aos animais que as possuem, a sobrevivncia em ambientes muito secos. PELE GLNDU LA CAMAD A CRNE A espessa delgada delgada espessa RESPIRA O PRODUT OS DE EXCRE O cido rico e cido rico uria e uria

a ) b ) c ) d )

poucas ou nenhuma numerosas poucas ou nenhuma numerosas

apenas pulmonar pulmonar cutnea apenas pulmonar pulmonar cutnea

12 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Explique as causas dessa diferenciao e no que essa diferenciao pode resultar se forem mantidas as mesmas condies verificadas nos locais A e B. 57) (Vunesp-2008) Em maio de 2006, o Dr. Alexander Kellner, em sua coluna Caadores de fsseis, relatou a descoberta de Tiktaalik roseae em rochas com idade em torno de 368 milhes de anos, do Devoniano Superior do Canad. O corpo desse animal media entre 85 e 150 cm, apresentava nadadeiras plvicas pequenas, todos os membros com nadadeiras com raios, arcos branquiais bem desenvolvidos, brnquias e escamas. Alm disso, a regio opercular era pequena, sem oprculo; a cabea e o restante do corpo eram achatados, com os olhos no topo do crnio, e possua um pescoo. Esse animal fssil foi considerado um elo perdido entre dois grupos de vertebrados. (cienciahoje.uol.com.br/materia) Cite quais so os grupos de vertebrados conectados por esse fssil e a qual aspecto importante da evoluo dos vertebrados esse fato est relacionado. 58) (Unicamp-2008) A evoluo biolgica tema amplamente debatido e as teorias evolucionistas mais conhecidas so as de Lamarck e Darwin, a que remete a tira do Calvin abaixo. (Adaptado de http://rocko.blogia.com/2005/050602comic-06.05.05-calvin-hobbes-lamarck-y-la-evolucion.php-, acessado em 08/12/07.)

d) demonstrou que mudanas no DNA, ou seja, mutaes, so fonte da variabilidade gentica para a evoluo das espcies por meio da seleo natural. e) foi o primeiro cientista a propor que as espcies no se extinguem, mas se transformam ao longo do tempo. 60) (PASUSP-2009) Durante a segunda metade do sculo XIX, como extenso das atividades dos naturalistas, os eclogos estudaram as necessidades ambientais exatas dos indivduos de uma dada espcie: sua tolerncia ao clima, seu ciclo de vida, os recursos necessrios e os fatores que controlam a sobrevivncia (inimigos, competidores, doenas). Eles estudaram as adaptaes que determinado indivduo de uma espcie deve ter para viver com sucesso no ambiente especfico da espcie. Tais adaptaes incluem a hibernao, a migrao, a atividade noturna e um conjunto de outros mecanismos fisiolgicos e comportamentais que permitem aos organismos sobreviver e se reproduzir sob condies s vezes extremas, desde o rtico at os desertos. Ernst Mayr. Isto Biologia: A cincia do mundo vivo, 2008. Com base no texto acima, analise as afirmaes: I. Os eclogos de hoje continuaram os estudos dos naturalistas. II. A tolerncia ao clima uma das necessidades ambientais dos organismos. III. Os recursos para a sobrevivncia dos organismos dependem da capacidade de hibernao. IV. As adaptaes podem permitir a um organismo sobreviver em condies extremas. So corretas as afirmaes a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) I, II e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV. 61) (UFSCar-2009) Considere as seguintes caractersticas: I. Respirao pulmonar e ectotermia. II. Pele seca revestida por escamas, carapaas ou placas drmicas. III. Fecundao interna. IV. Excreo predominante de amnia. V. Presena de ovo amnitico. As principais caractersticas evolutivas que proporcionaram aos rpteis vida mais independente do ambiente aqutico e a conquista do ambiente terrestre so, apenas, a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) IV e V. e) III e V. 62) (UFSCar-2009) Em recente artigo publicado online na revista cientfica Evolution, pesquisadores identificaram um processo de diversificao gnica nos ecossistemas tropicais de Madagascar, numa populao de sapos (Anura: Microhylidae) de habitat montanhoso, em que foram identificadas 22 novas espcies.

Traduo: Quadro 1: Uma das criaturas mais peculiares da natureza, a girafa, est singularmente adaptada ao seu ambiente. Quadro 2: Sua tremenda altura lhe permite mastigar os suculentos petiscos mais difceis de alcanar. Quadro 3: Biscoitos. a) Como a altura da girafa, lembrada pela tira do Calvin, foi utilizada para explicar a teoria de Lamarck? b) Como a teoria de Darwin poderia explicar a situao relacionada com a altura da girafa? 59) (FUVEST-2009) Em 2009, comemoram-se os 150 anos da publicao da obra a origem das espcies, de Charles Darwin. Pode-se afirmar que a histria da biologia evolutiva iniciouse com Darwin, porque ele a) foi o primeiro cientista a propor um sistema de classificao para os seres vivos, que serviu de base para sua teoria evolutiva da sobrevivncia dos mais aptos. b) provou, experimentalmente, que o ser humano descende dos macacos, num processo de seleo que privilegia os mais bem adaptados. c) props um mecanismo para explicar a evoluo das espcies, em que a variabilidade entre os indivduos, relacionada adaptao ao ambiente, influi nas chances de eles deixarem descendentes.

13 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

a) O que seleo natural e qual o seu papel na evoluo das espcies? b) Segundo o neodarwinismo, alm da seleo natural, quais fatores explicam a diversidade entre as espcies de sapos encontradas? 63) (VUNESP-2009) O professor chamou a ateno dos alunos para o fato de que todos os ips-roxos existentes nas imediaes da escola floresceram quase que ao mesmo tempo, no incio do inverno. Por outro lado, os ips-amarelos, existentes na mesma rea, tambm floresceram quase que ao mesmo tempo, porm j prximo ao final do inverno. Uma possvel explicao para este fato que ips-roxos e ips-amarelos apresentam a) pontos de compensao ftica diferentes e, provavelmente, so de espcies diferentes. b) pontos de compensao ftica diferentes, e isto no tem qualquer relao quanto a serem da mesma espcie ou de espcies diferentes. c) fotoperiodismos diferentes e, provavelmente, so de espcies diferentes. d) fotoperiodismos diferentes, e isto no tem qualquer relao quanto a serem da mesma espcie ou de espcies diferentes. e) fototropismos diferentes, e isto no tem qualquer relao quanto a serem da mesma espcie ou de espcies diferentes. 64) (UFPR-2009) O ano de 2009 comemora o bicentenrio de nascimento de Charles Darwin, autor do livro A Origem das Espcies, que discute alguns conceitos que so base para a Teoria da Evoluo. No mesmo ano do nascimento de Darwin, o frances Jean-Baptiste Antoine de Monet, tambm conhecido como Jean Baptiste Lamarck publicou sua obra Philosophie Zoologique na qual prope uma explicao para a evoluo biolgica que ficou conhecida como lamarckismo. A partir das idias de cada uma das teorias, numere a coluna da direita com base na informao da coluna da esquerda. 1. Darwinismo ( ) Cada espcie de ser vivo atual surgiu por transformaes sucessivas de uma forma primitiva, originada de uma matria no viva. 2. Lamarckismo ( ) O ambiente pode forar mudana de hbitos de um ser vivo, levando ao crescimento de algumas estruturas e atrofia de outras. ( ) A cada gerao morre um grande nmero de indivduos, muitos deles sem deixar descendentes. ( ) Os indivduos que sobrevivem a cada gerao tendem a transmitir aos seus descendentes as caractersticas relacionadas a sua maior adaptao ao meio.

( ) No processo de seleo natural, os indivduos mais bem adaptados ao meio so selecionados, pois tm mais chances de sobreviver e deixar descendentes. ( ) A adaptao dos indivduos o resultado de processos fisiolgicos exigidos pela carncia dos organismos de se transformarem no seu meio ambiente.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) 2 - 2 - 1 - 1 - 1 - 2. b) 1 - 1 - 1 - 2 - 2 - 1. c) 1 - 2 - 2 - 1 - 1 - 2. d) 2 - 1 - 2 - 1 - 1 - 2. e) 2 - 2 - 1 - 2 - 2 - 1. 65) (Simulado Enem-2009) Os anfbios so animais que apresentam dependncia de um ambiente mido ou aqutico. Nos anfbios, a pele de fundamental importncia para a maioria das atividades vitais, apresenta glndulas de muco para conservar-se mida, favorecendo as trocas gasosas e, tambm, pode apresentar glndulas de veneno contra microrganismos e predadores. Segundo a Teoria Evolutiva de Darwin, essas caractersticas dos anfbios representam a a) lei do uso e desuso. b) atrofia do pulmo devido ao uso contnuo da pele. c) transmisso de caracteres adquiridos aos descendentes. d) futura extino desses organismos, pois esto mal adaptados. e) seleo de adaptaes em funo do meio ambiente em que vivem.

66) (FUVEST-2010) Observe a gravura e considere as afirmaes.

I. Pentgonos regulares congruentes podem substituir os hexgonos da gravura de modo a recobrir todo o plano sem sobreposio. II. Pelo menos um dos animais representados passa pelo processo de metamorfose na natureza. III. A sequncia de espcies animais representadas da esquerda para a direita do leitor corresponde do processo evolutivo na biosfera. Est correto o que se afirma somente em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

14 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

67) (FUVEST-2010) O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivduos, sobre os mecanismos de herana dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populaes foi incorporado teoria da evoluo biolgica por seleo natural de Charles Darwin. Diante disso, considere as seguintes afirmativas: I. A seleo natural leva ao aumento da frequncia populacional das mutaes vantajosas num dado ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutaes podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequncia. II. A seleo natural um processo que direciona a adaptao dos indivduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual. III. A mutao a causa primria da variabilidade entre os indivduos, dando origem a material gentico novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo. Est correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I e III, apenas. c) I e II, apenas. d) I, apenas. e) III, apenas. 68) (UEL-2010) Darwin, empolgado com as maravilhas da natureza tropical, em Salvador e no Rio, registrou: A viagem do Beagle foi sem dvida o acontecimento mais importante de minha vida e determinou toda a minha carreira. As maravilhas das vegetaes dos trpicos erguem-se hoje em minha lembrana de maneira mais vvida do que qualquer outra coisa.
(Adaptado de: MOREIRA, I. C. Darwin, Wallace e o Brasil. In Jornal da Cincia, Ano XXII, n. 625, p. 6, 11 jul. 2008.)

b) Somente as afirmativas I e III so corretas. c) Somente as afirmativas III e IV so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e IV so corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV so corretas. 69) (UEL-2010) Darwin, empolgado com as maravilhas da natureza tropical, em Salvador e no Rio, registrou: A viagem do Beagle foi sem dvida o acontecimento mais importante de minha vida e determinou toda a minha carreira. As maravilhas das vegetaes dos trpicos erguem-se hoje em minha lembrana de maneira mais vvida do que qualquer outra coisa.
(Adaptado de: MOREIRA, I. C. Darwin, Wallace e o Brasil. In Jornal da Cincia, Ano XXII, n. 625, p. 6, 11 jul. 2008.)

Darwin, em sua teoria de seleo natural, forneceu uma explicao para as origens da adaptao. A adaptao aumenta a capacidade de um organismo de utilizar recursos ambientais para sobreviver e se reproduzir. Com base na srie de observaes e concluses de Darwin e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas: I. O tamanho das populaes naturais mantm-se constante ao longo do tempo, sendo limitado por fatores ambientais, como a disponibilidade de alimento, locais de procriao e presena de inimigos naturais. II. Uma luta contnua pela existncia ocorre entre indivduos de uma populao e a cada gerao muitos morrem sem deixar descendentes; os que sobrevivem apresentam determinadas caractersticas relacionadas adaptao. III. Os indivduos de uma populao possuem as mesmas caractersticas, o que influencia sua capacidade de explorar com sucesso os recursos naturais e de deixar descendentes. IV. Os indivduos mais adaptados se reproduzem e transmitem aos descendentes as caractersticas relacionadas a essa adaptao, favorecendo a permanncia e o aprimoramento dessas caractersticas ao longo de geraes sucessivas. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II so corretas.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir: I. A idia de evoluo no era nova, contudo, foi Darwin que estabeleceu cientificamente o princpio da seleo natural como fator responsvel pela evoluo dos organismos. II. As concluses expostas no livro A origem das espcies levaram ao aprimoramento dos estudos de Lamark que embasavam a teoria da gerao espontnea dos organismos. III. Em sua viagem, Darwin observou a ocorrncia de processos biolgicos semelhantes em reas geogrficas e com seres vivos diferentes, o que colaborou para a elaborao da Teoria da Evoluo pela seleo natural. IV. A Teoria da Evoluo pela seleo natural, conhecida por darwinismo, tambm foi desenvolvida por Alfred Wallace que, na mesma poca, estudava o fenmeno evolutivo. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II so corretas. b) Somente as afirmativas II e IV so corretas. c) Somente as afirmativas III e IV so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III so corretas. e) Somente as afirmativas I, III e IV so corretas. 70) (Fuvest-1999)

O desenvolvimento da Gentica, a partir da redescoberta das leis de Mendel, em 1900, permitiu a reinterpretao da teoria da evoluo de Darwin. Assim, na dcada de 1940, formulou-se a teoria sinttica da evoluo. Interprete o diagrama acima, de acordo com essa teoria.

15 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

a) Que fator evolutivo est representado pela letra A? b) Que mecanismos produzem recombinao gnica? c) Que fator evolutivo est representado pela letra B?

71) (Vunesp-2002) Analise o texto a seguir, extrado da revista Newsweek: Cientistas da Inglaterra e dos Estados Unidos fazem um alerta contra o uso exagerado de antibiticos. De tanto serem bombardeadas com penicilinas e inmeros tipos de antibiticos, as bactrias resistentes prevalecero sobre as normais e, portanto, estamos a caminho de um desastre mdico. a) Como Darwin explicaria o aumento progressivo, entre as bactrias, de formas resistentes a antibiticos? b) Segundo os princpios neodarwinistas, por que estamos a caminho de um desastre mdico?

72) (Fuvest-2002) Pesquisadores descobriram na Etipia fsseis que parecem ser do mais antigo ancestral da humanidade. Como a idade desses fsseis foi estimada entre 5,2 e 5,8 milhes de anos, pode-se dizer que esses nossos ancestrais viveram a) em poca anterior ao aparecimento dos anfbios e dos dinossauros. b) na mesma poca que os dinossauros e antes do aparecimento dos anfbios. c) na mesma poca que os dinossauros e aps o aparecimento dos anfbios. d) em poca posterior ao desaparecimento dos dinossauros, mas antes do surgimento dos anfbios. e) em poca posterior ao surgimento dos anfbios e ao desaparecimento dos dinossauros.

malria, sendo portanto muito mais fcil distribuir um medicamento recm-aprovado contra ela. Na ndia, uma nova droga antiparasita foi utilizada em um ensaio clnico com 670 pacientes. O parasita causador da doena tornara-se resistente aos medicamentos disponveis, compostos baseados nos antimnio. (Scientific American Brasil, n- 27, agosto de 2004, adaptado) Utilizando informaes contidas no texto e seus conhecimentos sobre parasitoses e evoluo, um estudante fez trs afirmaes: I. O agente etiolgico da leishmaniose o mesmo que causa a malria. II. O agente transmissor da leishmaniose um mosquito. III. O antimnio provocou mutaes no parasita da leishmaniose, tornando-o resistente a certos medicamentos. Pode-se considerar a) apenas I verdadeira. b) apenas II verdadeira. c) apenas I e III verdadeiras. d) apenas II e III verdadeiras. e) I, II e III verdadeiras.

73) (Fatec-2002) Vrias so as etapas do processo de especiao por cladognese. Dentre elas citam-se: I. Diferenciao do conjunto gnico de subpopulaes isoladas. II. Incapacidade dos membros de duas subpopulaes se cruzarem, produzindo descendncia frtil. III. Separao fsica de duas subpopulaes de uma espcie. A seqncia correta dessas etapas : a) I - II - III. c) II - III - I. e) III - I - II. b) II - I - III. d) III - II - I.

75) (UNIFESP-2006) O Brasil apontado por cientistas de todo o mundo como um dos pases de maior biodiversidade do planeta. Sobre essa diversidade de organismos, foram feitas as afirmaes seguintes. I. A diversidade produto de processos evolutivos mediados por mecanismos de seleo natural. II. Assim como a especiao, a colonizao de novas reas um processo que aumenta a biodiversidade. III. A alta biodiversidade nos trpicos surgiu porque os solos so muito ricos em nutrientes nessas regies e, por isso, permitem a instalao de florestas de grande porte. IV. Existem grupos de organismos em que o nmero de espcies ainda no totalmente conhecido no Brasil, como os insetos. Em contrapartida, estima-se que todos os vertebrados de nossa fauna j estejam catalogados. V. Extino, perda de habitat e competio com espcies introduzidas (no-nativas) esto entre os fatores que conduzem perda da biodiversidade. Esto corretas: A) I, II e V. B) I, III e IV. C) II, III e V. D) II, III e IV. E) III, IV e V.

74) (PUC-SP-2005) A leishmaniose - tambm chamada de febre dum-dum ou calazar (febre negra, em hindi) - uma parasitose transmitida por insetos flebtomos (...) Se no for tratada, a leishmaniose visceral, a forma interna da doena, quase sempre mata. (H tambm uma forma cutnea desfigurante.) (...) Apesar de aparentemente terrvel, a doena tem incidncia muito menor do que a

76) (VUNESP-2006) Apesar do acmulo dos estudos sobre evoluo dos seres vivos e de uma srie de evidncias coletadas desde a poca de Darwin, observa-se uma onda de posicionamentos contrrios s teorias evolucionistas. Em vrios estados dos EUA e em um estado do Brasil, por exemplo, foi includo o ensino do criacionismo, por deciso governamental. Um dos professores que ensinar o criacionismo em uma destas escolas brasileiras afirmou: Tenho certeza de que minha av no era macaca

16 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

(Cincia Hoje, outubro de 2004). No entanto, a partir dos estudos de evoluo dos primatas, em particular, podemos afirmar que: a) macacos originaram-se tanto na Amrica quanto na frica, assim como os humanos, o que refora a hiptese da existncia de um ancestral comum. b) humanos e macacos tm um mesmo ancestral, uma vez que o tamanho do crebro dos macacos muito prximo do tamanho do crebro dos humanos. c) geneticamente, alguns macacos so muito prximos dos humanos, o que se considera como uma evidncia em termos de ancestralidade comum. d) humanos e macacos tm um ancestral comum, pois em suas regies de origem apresentam hbitos alimentares muito semelhantes. e) o fato de apenas macacos e humanos apresentarem as mos com cinco dedos a maior evidncia de ancestralidade comum.

Considerando a possibilidade de esses animais ocorrerem em condio de simpatria, explique por que constituem entidades biolgicas distintas.

77) (UERJ-2006) Considere as proposies abaixo, relacionadas ao conceito de evoluo das espcies. I. O filsofo grego Anaximandro, que viveu por volta de 500 a.C., acreditava que os humanos evoluram a partir de seres aquticos parecidos com peixes. Esses seres teriam abandonado a gua para se adaptar vida terrestre por encontrarem melhores condies neste ambiente. II. Em 400 a.C. , outro grego, Empdocles, propunha que homens e animais no surgiram como indivduos completos, mas como partes de um corpo que se juntaram ao acaso, formando criaturas estranhas e fantsticas. Algumas delas, incapazes de se reproduzir, foram extintas, enquanto outras prosperaram. III. Sabe-se que mutaes neutras, ou seja, aquelas que no alteram substancialmente a atividade biolgica da protena modificada, tendem a se acumular naturalmente a intervalos de tempo longos, porm estatisticamente regulares. a) Aponte, para cada proposio dos primeiros evolucionistas citados, Anaximandro e Empdocles, a teoria evolutiva formulada no sculo XIX que a ela mais se assemelha e justifique sua resposta. b) Explique a aplicao do conhecimento das estruturas primrias de um mesmo tipo de protena, encontrada em diferentes espcies de seres vivos, em estudos evolutivos.

79) (Mack-2005) Nos ltimos anos, a taxa do gene para a hemofilia tem aumentado muito nas populaes humanas. Os hemoflicos, no passado, freqentemente no chegavam idade de reproduo, j que, para eles, qualquer ferimento maior poderia ser fatal. Hoje, porm, os hemoflicos recebem o fator VIII, retirado do sangue de pessoas normais, que favorece a coagulao. Assim, a probabilidade de sobrevivncia dos hemoflicos aumentou muito; tambm se elevaram as chances de constiturem famlia, transmitindo seus genes para os descendentes. Esse exemplo mostra que os avanos da medicina a) favorecem a ao da seleo natural, sendo, portanto, positivos para a evoluo humana. b) favorecem a ao da seleo natural, sendo, portanto, negativos para a evoluo humana. c) desfavorecem a ao da seleo natural, sendo, portanto, positivos para a evoluo humana. d) desfavorecem a ao da seleo natural, sendo, portanto, negativos para a evoluo humana. e) no favorecem nem desfavorecem a ao da seleo natural, portanto, no interferem na evoluo humana. 80) (Mack-2005) pessoas portadoras de uma mutao gentica chamada CCR5-delta32 esto protegidas da Aids, mesmo que tenham contrado o HIV, j que a mutao impede o vrus de atacar as clulas do sistema imunolgico, , epidemias de febre hemorrgica viral que pouparam as pessoas afetadas pela mutao.
Folha de So Paulo - 01/03/2005

78) (UFBA-2005) Pssaros azuis esto representados na ilustrao, que tambm destaca aspectos da biologia e da nomenclatura biolgica dessas aves.

O trecho acima est de acordo com a teoria a) neodarwinista, porque se refere a uma mutao que foi selecionada positivamente. b) lamarckista, porque as epidemias de febre hemorrgica provocaram a mutao. c) darwinista, porque se refere somente sobrevivncia do melhor adaptado. d) neodarwinista, porque as epidemias de febre hemorrgica provocaram o desenvolvimento de defesas contra os vrus nos indivduos afetados.

17 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

e) darwinista, porque os indivduos afetados pelas febres hemorrgicas desenvolveram resistncia contra o HIV.

81) (UFRJ-2005) Indivduos de espcies diferentes podem viver em simpatria, ou seja, viver no mesmo lugar ao mesmo tempo, conservando-se como espcies diferentes, pois so isolados reprodutivamente. Indivduos de duas subespcies da mesma espcie apresentam diferenas genticas caractersticas de cada subespcie, mas no apresentam isolamento reprodutivo. Duas subespcies podem viver em simpatria, mantendo-se como subespcies diferentes? Justifique sua resposta.

82) (UNICAMP-2007) O agronegcio responde por um tero do PIB, 42% das exportaes e 37% dos empregos. Com clima privilegiado, solo frtil, disponibilidade de gua, rica biodiversidade e mo-de-obra qualificada, o Brasil capaz de colher at duas safras anuais de gros. As palavras so do Ministrio da Agricultura e correspondem aos fatos. Essa , no entanto, apenas metade da histria. H uma srie de questes pouco debatidas: Como se distribui a riqueza gerada no campo? Que impactos o agronegcio causa na sociedade, na forma de desemprego, concentrao de renda e poder, xodo rural, contaminao da gua e do solo e destruio de biomas? Quanto tempo essa bonana vai durar, tendo em vista a exausto dos recursos naturais? O descuido socioambiental vai servir de argumento para a criao de barreiras no-tarifrias, como a que vivemos com a China na questo da soja contaminada por agrotxicos? (Adaptado de Amlia Safatle e Flvia Pardini, Gros na Balana. Carta Capital, 01/09/2004, p. 42.) A contaminao por agrotxicos tambm mencionada no texto 6 da coletnea. A aplicao intensiva de agrotxicos a partir da dcada de 1940 aumentou a produtividade na agricultura. Atualmente, so produzidas e cultivadas plantas transgnicas, isto , geneticamente modificadas para serem resistentes ao de insetos. Um exemplo conhecido o milho geneticamente modificado com um gene da bactria Bacillus thuringensis (Bt), o que lhe confere resistncia a ataques de insetos. Contudo, alguns pesquisadores tm observado que diferentes espcies de insetos adquirem resistncia s toxinas bioinseticidas produzidas por essas plantas. a) Explique como os insetos se tornam resistentes. b) Sabe-se que a aplicao intensiva de agrotxicos, como o DDT, pode afetar a cadeia alimentar tanto de ambientes aquticos como de solos. Explique por que isso ocorre.

Com base no esquema e nos conhecimentos sobre a origem da vida, considere as afirmativas a seguir. I. O esquema representa a origem abitica da vida, em conformidade com a teoria de Oparin-Haldane. II. Os organismos primitivos - microrganismos foram precedidos, em nosso planeta, por uma longa evoluo dos compostos qumicos. III. Os organismos mais complexos portam em seu DNA muitas informaes dos organismos que lhes antecederam na Terra. IV. As molculas de protenas e de cidos nuclicos dos organismos atuais so estruturalmente distintas daquelas presentes em organismos primitivos. Esto corretas apenas as afirmativas: a) I e III. b) I e IV. c) II e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV.

84) (UEL-2006) Considere as frases a seguir. A. Afinal, o que o homem dentro da natureza?[...] -lhe impossvel ver o nada de onde saiu e o infinito que o envolve.[...] O autor destas maravilhas conhece-as; e ningum mais. (Blaise Pascal) B. A antiga aliana rompeu-se. O homem sabe, finalmente, que est s na imensidade indiferente do universo, donde emergiu por acaso. Nem o seu destino nem o seu dever esto escritos em parte alguma. (Jacques Monod) C. [...] a vida foi aqui lanada com microrganismos que teriam vindo nalguma forma de nave espacial enviada por uma civilizao superior. (Francis Crick) Assinale a alternativa que indica, corretamente, as frases que expressam, respectivamente, as posies em defesa de: criacionismo, panspermia e evolucionismo. a) A, B, C. b) A, C, B. c) B, A, C. d) B, C, A. e) C, A, B.

83) (UEL-2006) Analise o esquema a seguir.

85) (UFRJ-2006) Um mecanismo de especiao que ocorre em plantas, mas raro em animais, comea com a hibridao, ou seja, o cruzamento de indivduos de duas espcies diferentes. Alguns hbridos no so estreis. Quando os hbridos cruzam somente entre si, podem gerar uma nova espcie ao longo do tempo. Quando os cruzamentos ocorrem entre hbridos, e tambm entre eles e as espcies ancestrais, no se forma uma nova espcie.

18 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Por que o cruzamento com as espcies ancestrais impede a especiao em decorrncia da hibridao?

pluricelulares s atingem sua forma final porque eliminam, de modo seletivo, certo nmero de clulas. So processos que envolvem apoptose, EXCETO: a) A regresso da cauda de girinos e das membranas interdigitais em fetos humanos. b) A passagem da forma larval para a forma adulta em insetos holometbolos. c) O no-reconhecimento e eliminao de clulas prprias dos organismos pelo sistema imune. d) A autodestruio de clulas com grande quantidade de mutaes durante as passagens pelo ciclo celular mittico.

86) (UFSCar-2007) Os rpteis possivelmente surgiram no final do perodo Carbonfero, a partir de um grupo de anfbios, e tiveram grande diversificao na era Mesozica. Com o surgimento da fecundao interna e do ovo adaptado ao ambiente terrestre, os rpteis superaram a dependncia da gua para a reproduo. a) Por que a fecundao interna e o ovo adaptado ao ambiente terrestre tornaram a reproduo dos rpteis independente da gua? b) Quais adaptaes ocorreram nos embries dos rpteis com relao alimentao e excreo?

87) (FUVEST-2008) No incio da dcada de 1950, o vrus que causa a doena chamada de mixomatose foi introduzido na Austrlia para controlar a populao de coelhos, que se tornara uma praga. Poucos anos depois da introduo do vrus, a populao de coelhos reduziu-se drasticamente. Aps 1955, a doena passou a se manifestar de forma mais branda nos animais infectados e a mortalidade diminuiu. Considere as explicaes para esse fato descritas nos itens de I a IV: I. O vrus promoveu a seleo de coelhos mais resistentes infeco, os quais deixaram maior nmero de descendentes. II. Linhagens virais que determinavam a morte muito rpida dos coelhos tenderam a se extinguir. III. A necessidade de adaptao dos coelhos presena do vrus provocou mutaes que lhes conferiram resistncia. IV. O vrus induziu a produo de anticorpos que foram transmitidos pelos coelhos prole, conferindo-lhe maior resistncia com o passar das geraes. Esto de acordo com a teoria da evoluo por seleo natural apenas as explicaes: a) I e II b) I e IV c) II e III d) II e IV e) III e IV 88) (PUC - MG-2007) Idias como morte e autodestruio so quase sempre encaradas como trgicas. Entretanto, podemos perceber que, na natureza, muitas vezes a morte que possibilita a vida. Por mais cruel que parea, o extermnio dos indivduos mais fracos de uma espcie por predadores, a morte espontnea daqueles que tm defeitos e a sobrevivncia dos mais aptos ajudam uma espcie a se perpetuar forte e sadia. Essa seleo tambm ocorre no plano celular. At recentemente, os cientistas acreditavam que as clulas de indivduos multicelulares s morriam quando agredidas por fatores externos, por um processo chamado necrose. Hoje, muito j se conhece da morte celular programada, denominada apoptose, necessria para a eliminao de clulas suprfluas ou defeituosas. Assim que seres

89) (UNIFESP-2008) No planeta, so referidas aproximadamente 800 espcies de gimnospermas e 220.000 espcies de angiospermas. Sobre essa diferena numrica, foram feitas as seguintes afirmaes: I. Em certo momento, no passado geolgico, houve mais espcies de gimnospermas que de angiospermas. Porm, o surgimento da flor nas angiospermas conferiu um maior sucesso adaptativo a esse grupo. II. O surgimento das sementes nas gimnospermas j representou um grande passo na conquista do ambiente terrestre. Porm, com a presena dos frutos, as angiospermas tiveram maior disperso assegurada. III. As angiospermas ocorrem nas regies mais quentes do globo e as gimnospermas esto restritas s reas no-tropicais e mais frias. Como existem mais reas quentes, h mais angiospermas que gimnospermas no planeta. IV. A dupla fecundao, que surgiu nas gimnospermas, foi aperfeioada nas angiospermas com o surgimento do envoltrio da semente. Isso tambm explica a maior disperso e o maior nmero de angiospermas. Considerando a evoluo das plantas no ambiente terrestre, esto corretas somente: a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) I, II e III. e) II, III e IV. 90) (Unicamp-2009) Os animais podem sofrer mutaes gnicas, que so alteraes na seqncia de bases nitrogenadas do DNA. As mutaes podem ser espontneas, como resultado de funes celulares normais, ou induzidas, pela ao de agentes mutagnicos, como os raios X. As mutaes so consideradas importantes fatores evolutivos. a) Como as mutaes gnicas esto relacionadas com a evoluo biolgica? b) Os especialistas afirmam que se deve evitar a excessiva exposio de crianas e de jovens em fase reprodutiva aos raios X, por seu possvel efeito sobre os descendentes. Explique por qu. 91) (UFSCar-2009) H exatamente dez anos, em 13 de abril de 1998, nasceu Bonnie, cria de um carneiro montanhas e

19 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

da ovelha Dolly, o primeiro animal clonado a partir de uma clula adulta de outro indivduo. O nascimento de Bonnie foi celebrado pelos desenvolvedores da tcnica de clonagem animal como uma prova de que Dolly era um animal saudvel, frtil e capaz de ter crias saudveis. (Folha Online, 13.04.2008.) a) Apesar de gerar animais aparentemente frteis e saudveis, qual a principal conseqncia para a evoluo das espcies se a clonagem for realizada em larga escala? Justifique sua resposta. b) Como se denomina o conjunto de genes de um organismo? Qual a constituio qumica dos genes? 92) (UFC-2009) H cerca de 4,6 bilhes de anos, no planeta Terra tudo era matria inerte, sem vida. Com o passar do tempo, unidades menores agruparam-se formando complexos com caractersticas especficas (I): reserva, memria, auto-replicao. Tais complexos isolaram-se em sistemas fechados (II), e reaes para obteno de energia (III) e de replicao passaram a ocorrer de forma ordenada para garantir um equilbrio. Determinados sistemas aumentaram sua complexidade estrutural e tambm capturaram sistemas menores (IV); com isso, conseguiram melhores resultados na obteno e transformao de energia (V). A associao de sistemas fechados (VI) aumentou a complexidade e proporcionou maior eficincia com a diviso de tarefas. A competitividade entre sistemas ordenou uma grande diversidade, em que os mais ajustados permaneciam e se difundiam (VII), processo em contnuo andamento. Preencha os parnteses com o nmero que acompanha a expresso que se refere a cada um dos elementos a seguir. ( ) Multicelularidade ( ) Biomolculas ( ) Teoria endossimbitica ( ) Clulas ( ) Seleo natural 93) (UFC-2009) Um geneticista britnico afirmou que a humanidade est chegando ao fim de sua evoluo. Segundo essa idia, os avanos da tecnologia e da medicina so primordiais, em detrimento dos processos naturais, baseados na seleo natural, na mutao e nas mudanas aleatrias. De acordo com o geneticista, os fatores mais importantes que alteram a evoluo humana so a diminuio do nmero de homens mais velhos que tm filhos e a diminuio da seleo natural devido aos avanos da medicina. Hoje, em grande parte do mundo desenvolvido, 98% das crianas sobrevivem e chegam aos 21 anos, acrescenta o britnico. O tipo de seres humanos que encontramos hoje o nico que haver; os seres humanos no ficaro mais fortes, inteligentes ou saudveis, garante o cientista. Acho que todos estamos de acordo com o fato de a evoluo ter funcionado de forma adequada para o ser humano no passado, conclui o britnico. De acordo com o pensamento desse cientista, analise as assertivas a seguir e preencha os parnteses com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas.

I. ( ) Ao afirmar que os seres humanos no ficaro mais fortes, inteligentes ou saudveis, de se esperar que, no futuro, os humanos encontrados sejam muito semelhantes genotipicamente aos encontrados atualmente. II. ( ) O cientista pauta sua teoria na diminuio de homens mais velhos, acima dos cinqenta anos, que se tornam pais. Nessa faixa etria, as possibilidades de mutao nos espermatozides tambm diminuem. III. ( ) O cientista garante que a seleo natural, cada vez mais impedida pelo avano da medicina, vem diminuindo. IV. ( ) Com a diminuio dos processos naturais que promovem a evoluo, de acordo com o cientista, ocorrer a diminuio da segregao independente dos cromossomos e da permutao. V. ( ) Ao defender essas idias, nas quais possvel identificar o desuso da teoria sinttica da evoluo para a ordem dos primatas, o cientista britnico mostra-se defensor do fixismo. 94) (VUNESP-2010) Um estudante de biologia anotou em uma tabela algumas caractersticas de quatro espcies vegetais: Caracterstica Espcie 1 Possui seiva? vasos condutores retido de no sim sim no sim 2 no sim no no 3 sim sim sim sim 4 sim sim no no

Embrio fica gametngio?

Forma flores e frutos? Forma sementes?

A partir desses dados, pode-se dizer que na rvore filogentica que reconstitui a histria evolutiva dessas espcies, a) as espcies 1 e 2 compartilham entre si um maior nmero de ancestrais comuns que aqueles compartilhados pelas espcies 1 e 3. b) a espcie 4 tem uma origem evolutiva mais recente que a espcie 3. c) a espcie 1 mais aparentada espcie 2 que espcie 3. d) as espcies 1, 2 e 3 formam um grupo natural, ou monofiltico. e) as espcies 2, 3 e 4 formam um grupo artificial, ou parafiltico. 95) (Vunesp-2001) A figura representa a evoluo dos grandes grupos de vertebrados atuais dotados de mandbula, enumerados de I a V. A largura das reas sombreadas indica o nmero relativo de espcies de cada grupo durante as diferentes eras e perodos.

20 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

98) (UEPB-2006) A origem dos seres vivos na terra est associada aos vrios eventos geolgicos que ocorreram durante a evoluo biolgica. Neste sentido, associe o perodo geolgico em que provavelmente determinados txons animais surgiram. I. Siluriano A - Tetrpodes II. Trissico B - Dinossauros III. Devoniano C - Invertebrados aquticos IV. Pr-cambriano D - Plantas terrestres Assinale a alternativa correta: a) I - C; II - B; III - A; IV - D. b) I - A; II - B; III - D; IV - C. c) I - C; II - D; III - B; IV - A. d) I - D; II - B; III - A; IV - C. e) I - B; II - A; III - C; IV - D. a) Qual a classe representada pelo nmero V? Cite o anexo embrionrio exclusivo dessa classe. b) Indique uma caracterstica evolutiva relativa respirao, que est presente no grupo II e ausente no grupo I; indique uma aquisio evolutiva, referente reproduo, presente no grupo III e ausente na maioria dos animais representantes do grupo II.

96) (UNIFESP-2006) Segundo as idias de Darwin, uma espcie selvagem transmite ao longo das geraes as caractersticas que lhe favorecem a sobrevivncia em determinado ambiente.
(Veja, 10.08.2005.)

Para que a afirmao seja verdadeira, necessrio que essas caractersticas sejam a) constantes na populao, dominantes, e estejam correlacionadas sobrevivncia do indivduo. b) afetadas pela seleo natural, genticas e de maior freqncia na populao. c) dominantes, proporcionem sucesso reprodutivo e apresentem alta variabilidade. d) transmissveis descendncia, inalterveis pelo ambiente e estveis nas geraes. e) variveis na populao, herdveis, e estejam correlacionadas ao sucesso reprodutivo.

97) (UEPB-2006) Atualmente, entende-se que a diversidade biolgica resultante basicamente de dois processos evolutivos: a) os processos responsveis pela ruptura de uma populao, gerando duas ou mais populaes; b) os processos pelos quais o carter se modifica ao longo do tempo, sendo responsveis pelas novidades evolutivas. Esses processos so denominados respectivamente de: a) metagnese e mutagnese b) anagnese e metagnese c) abiognese e cladognese d) anagnese e cladognese e) cladognese e anagnese.

99) (UEPB-2006) A revista Veja, de 8 de junho de 2005, pgina 74, traz como ttulo A SOBREVIVNCIA DO MELHOR COMERCIANTE, destacando: Os homens de Neanderthal esto para a antropologia como os dinossauros esto para a paleontologia. Ainda no existe explicao definitiva para a sbita extino dos rpteis h 65 milhes de anos. Tambm no se sabe por que os Homo neanderthalensis sumiram 30.000 anos atrs depois de um reinado de quase 300.000 anos na Europa e Oriente Mdio. Como isso ocorreu motivo de especulao, mas o homem moderno o principal suspeito dessa extino. Tomando por base o excerto acima, indique as proposies corretas assinalando a alternativa abaixo. I. Homo neanderthalensis e Homo sapiens foram contemporneos. II. Houve indcios de um sistema de troca comercial entre os H. neanderthalensis e H. sapiens. III. O desenvolvimento da linguagem foi maior em H. neanderthalensis. IV. H. neanderthalensis possua diviso de trabalho. V. O crebro do H. neanderthalensis era maior do que o da espcie humana atual; em mdia, era 1.450 cm3 contra 1.350 cm3, mas esse aumento estaria relacionado sua forma mais robusta e no a uma inteligncia mais desenvolvida. a) Apenas as proposies I e V so corretas. b) Apenas as proposies II e III so corretas. c) Apenas as proposies III e IV so corretas. d) Apenas as proposies I e II so corretas. e) Apenas as proposies IV e V so corretas.

100) (UFSC-2006) Os ossos do p de alguns dos mais antigos europeus, segundo estudos do paleoantroplogo americano Erik Trinkaus, da Universidade Washington, em Saint Louis, possuem alteraes sugerindo que os primeiros calados comearam a ser usados h cerca de 30 mil anos. Foi nessa poca que os sapatos se tornaram mais rgidos do que um simples pedao de pele usado para esquentar os ps. E tambm comearam a ser usados por um perodo muito maior, com mais efeitos sobre os dedos. O fato que, como seria de esperar, quem no usa sapatos tem uma pisada mais

21 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

"espalhada", ganhando um dedo ligeiramente mais robusto. Alm disso, os dedos do meio do p crescem e se fortalecem mais nas pessoas que andam descalas. Medindo cuidadosamente as falanges dos dedos de povos modernos e homindeos, que vo de neandertais com mais de 100 mil anos ao Homo sapiens com pouco menos de 20 mil anos, o pesquisador descobriu diferenas bastante claras, que aparentemente confirmam a hiptese dos "dedos do meio".
Texto adaptado de: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=30902. Acesso em: 22/09/2005.

Com base no texto acima e nos seus conhecimentos de morfologia dos sistemas orgnicos e de evoluo, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. provvel que o aspecto dos ps de quem anda descalo por toda a vida seja herdado por seus descendentes. 02. Ao caminhar descalo, alm dos ossos, tambm os msculos e tendes dos ps sofrem modificaes. 04. Apesar de no ter sido citada no texto, a pele do calcanhar daqueles povos, antes dos calados, devia ser mais espessa, num fenmeno de queratinizao das clulas epiteliais. 08. Os dedos do p apresentam trs falanges. 16. Em virtude de anos de uso de calados, se a humanidade os abandonasse no haveria retorno ao modelo de p descrito no texto acima, pois as alteraes sofridas so permanentes.

tentilhes (Geospiza fortis) prefere se alimentar de sementes menores. J em perodo de escassez de alimento, os pssaros dessa espcie que apresentam bicos mais largos passam a se alimentar de sementes maiores, as quais no so acessveis aos indivduos dessa populao que apresentam bicos menores. Em 1977, ocorreu uma seca de grande intensidade, que reduziu a produo de sementes. Texto adaptado de Bicos sob medida. Cincia Hoje set. 2006. a) Em relao ao tamanho do bico, o que seria esperado acontecer com a populao de tentilhes residentes, aps a seca de 1977, segundo a teoria da evoluo de Darwin? b) Que processo evolutivo estaria ocorrendo nesse evento? Posteriormente, a situao climtica da ilha se normalizou e a oferta de sementes tornou-se abundante. Porm, em 1982, um outro fato ocorreu: uma outra espcie de tentilho (Geospiza magnirostris) chegou ilha. Esta espcie invasora tambm se alimenta do mesmo tipo de sementes que a espcie de tentilhes residentes e apresenta um porte mais avantajado e bicos maiores. c) Que tipo de relao ecolgica se estabeleceria entre a espcie residente e a invasora? D0 Aps novos perodos de seca, que ocorreram em 2004 e 2005, o que se espera que acontea com a populao de tentilhes residente, em relao ao tamanho dos bicos, sabendo-se que os indivduos com bico menor so mais eficientes em se alimentar de sementes menores? Analise a situao, tambm, segundo a teoria da evoluo de Darwin.

103) (UFSC-2007)

101) (UNICAMP-2007) Os morcegos, nicos mamferos capazes de voar, tm se adaptado ao espao urbano e passado a viver em casas e galpes abandonados. A conseqncia imediata desse processo o aumento do nmero de ataques de morcegos hematfagos ao homem e a outros animais. Esses morcegos podem transmitir a raiva quando esto contaminados pelo agente causador dessa doena. a) Indique o agente causador da raiva e explique como a doena transmitida. b) Os morcegos exercem papis importantes nos ecossistemas. Indique dois desses papis. c) As asas so estruturas presentes nos morcegos, aves e insetos e so consideradas evidncias do processo evolutivo. Explique por qu.
AMABIS, JM; MARTHO, G. Biologia das populaes. Filogenia publicada na revista cientfica New Scientist, maio 2003, 2. ed. So Paulo: Moderna, 2004.

102) (UFC-2007) Peter e Rosemary Grant so pesquisadores norte-americanos que estudam os tentilhes, pssaros comedores de sementes que vivem numa ilha do arquiplago de Galpagos. Esses pesquisadores observaram a modificao do tamanho mdio do bico dessas aves devido disponibilidade de sementes de tamanhos diferentes, das quais esses pssaros se alimentam. Quando h produo abundante de sementes, a espcie residente de

De acordo com a figura acima, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. A espcie humana e os camundongos originaramse de um mesmo ancestral.

22 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

02. Os chimpanzs compartilham maior nmero de genes com os gorilas do que com a espcie humana, pois a distncia entre gorilas e chimpanzs menor que a distncia entre os chimpanzs e a espcie humana. 04. Os primatas mais evoludos so os da espcie humana, seguidos dos chimpanzs, dos gorilas, dos orangotangos e finalmente dos macacos do velho mundo. 08. Na escala evolutiva, os macacos mais prximos da espcie humana so os chimpanzs, seguidos dos gorilas e orangotangos. 16. A espcie humana originou-se dos chimpanzs, que se originaram dos gorilas, que se originaram dos orangotangos, que por sua vez se originaram dos macacos do velho mundo.

c) politnica. d) oligocnica.

106) (Unicamp-2009) Ao estudar os animais de uma mata, pesquisadores encontraram borboletas cuja colorao se confundia com a dos troncos em que pousavam mais freqentemente; louva-a-deus e mariposas que se assemelhavam a folhas secas; e bichospau semelhantes a gravetos. Observaram que muitas moscas e mariposas assemelhavam-se morfologicamente a vespas e a abelhas e notaram, ainda, a existncia de sapos, cobras e borboletas com colorao intensa, variando entre vermelho, laranja e amarelo. a) No relato dos pesquisadores esto descritos alguns exemplos de adaptaes por eles caracterizadas como mimetismo e camuflagem. Identifique no texto um exemplo de camuflagem. Explique uma vantagem dessas adaptaes para os animais. b) No texto so citados vrios animais, entre eles sapos e cobras. Esses animais pertencem a grupos de vertebrados que apresentam diferenas relacionadas com a reproduo. Indique duas dessas diferenas. 107) (UFC-2009) Alguns insetos apresentam os dois pares de asas desenvolvidos, enquanto outros apresentam modificaes dessa condio, substituindo o segundo par de asas por estruturas conhecidas como halteres, utilizadas para estabilizar o vo. A condio das asas posteriores bem desenvolvidas, semelhantes s asas anteriores, conhecida como plesiomrfica, ou seja, primitiva, e a condiodas asas transformadas em halteres conhecida como apomrfica, ou seja, derivada. De acordo com o exposto, responda o que se pede a seguir. a) Cite um exemplo de um carter plesiomrfico e seu correspondente apomrfico em vertebrados. Carter plesiomrfico:____________________________________ ___________________________ Carter apomrfico:______________________________________ __________________________ b) Modificaes ao longo da histria evolutiva, gerando apomorfias, acontecem em indivduos que apresentam estruturas homlogas. Cite um exemplo de homologia em relao ao carter plesiomrfico citado no item anterior. 108) (UNICAMP-2009) Vrias evidncias cientficas comprovam que as aves so descendentes diretas de espcies de dinossauros que sobreviveram ao evento de extino em massa que assolou o planeta 65 milhes de anos atrs. O achado mais recente, um dinossauro emplumado chamado Epidexipteryx hui, foi apresentado na revista Nature. Alguns dinossauros menores adquiriram a capacidade de voar, e foram eles, provavelmente, que

104) (PUC - MG-2007) Para ter a viso tricromtica, as retinas de primatas tm receptores de luz capazes de absorver comprimentos de onda curtos, mdios e longos entre o infravermelho e o ultravioleta, correspondendo, respectivamente, s seguintes cores do espectro: azul, verde e vermelha. Isso facilitou a eles, ao longo da evoluo, distinguir entre frutas verdes e frutas maduras avermelhadas. Alguns cientistas sugerem que a cor das frutas maduras tenha ficado mais vermelha para acompanhar a viso dos primatas. Camundongos normais tm viso bicromtica, isto , s enxergam a luz na faixa azul e verde do espectro. Recentemente, cientistas norte-americanos criaram camundongos capazes de enxergar em cores, aps receberem o gene humano para produzir o terceiro pigmento que faltava. Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA. a) As frutas maduras podem ter sido selecionadas por se apresentarem mais vermelhas em um processo de coevoluo com primatas. b) A manipulao gnica referida no texto poderia ser til para o estudo e a correo do daltonismo em humanos. c) O fato de o cdigo gentico no ser o mesmo para homens e roedores pode ter dificultado a produo de camundongos transgnicos. d) Alguns animais so capazes de captar ou perceber radiaes do infravermelho, o que lhes facilita a atividade de predao.

105) (UECE-2007) A filognese dos seres vivos estabelecida pelo uso das novidades evolutivas que aparecem nas espcies mais recentes. No homem, o grande volume do crnio uma novidade evolutiva que aparece no indivduo jovem e se mantm no adulto, enquanto, no macaco chipanz, o volume do crnio do adulto regride em relao ao da forma juvenil, como em outros primatas. A caracterstica que aparece no indivduo juvenil humano e que se mantm no indivduo maduro denominada a) neotnica. b) eocnica.

23 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

sobreviveram ao cataclismo e deram origem s aves modernas.


(Adaptado de Herton Escobar, Curiosidades e maravilhas cientficas do mundo em que vivemos. http://www.estadao.com.br/vidae/imagineso_265208,0.htm. Acessado em 27/10/2008.)

a) Conforme o texto, as aves provavelmente seriam descendentes de um grupo de dinossauros, relao cada vez mais evidenciada pelo estudo dos fsseis. Contudo, as aves modernas diferem dos rpteis quanto ao sistema respiratrio, diferena essa que pode ser considerada uma adaptao ao vo. Que diferena essa e como ela est relacionada ao vo? b) A capacidade de voar ocorre no s em aves mas tambm em mamferos, como os morcegos, e em insetos. Os pesquisadores explicam que as asas podem ser rgos homlogos, em alguns casos, e rgos anlogos, em outros. Indique em quais dos animais citados as asas so orgos homlogos e em quais so rgos anlogos. Em que diferem esses dois tipos de rgos? 109) (UFPB-2006) Observe a figura ao lado, que representa o processo de evoluo de um grupo de pssaros. Cada retngulo com linha contnua representa uma rea geogrfica e cada retngulo tracejado representa uma espcie (identificada na figura pelas letras A, B, C, D, E, F ou G). A figura inspirada na hiptese de relaes filogenticas de um grupo de aves do arquiplago de Galpagos, documentada por Charles Darwin.

e D (entre T4 e T5) so o resultado de um processo denominado anagnese. ( ) O processo de especiao sofrido pelas espcies B e C denominado especiao simptrica. ( ) A espcie A denominada ancestral comum das espcies D, F, G e C. ( ) O processo de especiao que deu origem s espcies F e G denominado especiao aloptrica. A seqncia correta : a) VVFVF b) FFVVF c) VFVFV d) FVVVF e) VVFVV f) FVVFF

110) (UFBA-2005) Uma representao da rvore da vida, construda a partir de informaes de diferentes fontes cientficas, destaca o Domnio Archaea , conforme apresentado na ilustrao, que tambm registra, em um grfico, as concentraes relativas de gs carbnico, de metano e de oxignio ao longo de 4,5 bilhes de anos na atmosfera da Terra.

Considerando a figura e as informaes apresentadas, identifique com V a(s) proposio(es) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s). ( ) O processo de separao geogrfica das espcies B e C, a partir da espcie A, denominado cladognese. ( ) As mudanas observadas na forma dos indivduos das espcies B (entre T2 e T3), C (entre T2 e T5)

24 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

b) Indique em que nmeros mostrados na figura abaixo surgiram inovaes evolutivas que permitiram aos vertebrados ocuparem o meio terrestre. Quais foram essas inovaes? Por que essas inovaes foram importantes nessa ocupao?

Considerando os atributos fundamentais dos sistemas vivos, identifique duas caractersticas biolgicas compartilhadas pelos Domnios Archaea, Bacteria e Eucharya e justifique, com base no grfico, a ocorrncia, restrita a certos ambientes, de organismos integrantes de Archaea, em destaque, frente s condies atmosfricas atuais do planeta. 113) (UNIFESP-2007) Em 1839, um nico exemplar de figoda-ndia, planta da famlia dos cactos, foi levado do Brasil para a Austrlia, onde essas plantas no existiam. Em 40 anos, quatro milhes de hectares daquele pas estavam cobertos pela planta e, depois de 90 anos, essa rea era de 25 milhes de hectares. No final da dcada de 1990, algumas plantas de figo-da-ndia foram trazidas da Austrlia para o Brasil para que seu plen fosse inoculado em flores das plantas daqui, visando aproveitamento econmico dos resultados. Depois de algum tempo, porm, verificou-se que essas plantas inoculadas com plen das plantas australianas no produziam frutos. a) Considerando que clima, solo e condies fsicas do ambiente entre a Austrlia e o Brasil so semelhantes e que ambos possuem biomas com caractersticas parecidas, elabore uma hiptese para explicar por que na Austrlia o figo-da-ndia invadiu uma rea to grande, enquanto aqui isso no ocorreu. b) Como voc explica que plantas brasileiras submetidas polinizao com plen de plantas australianas, no final da dcada de 1990, no tenham produzido frutos?

111) (UNICAMP-2007) Analise o grfico abaixo, no qual mostrada a variao do nvel de oxignio na atmosfera terrestre em funo do tempo em bilhes de anos.

(Figura adaptada de Alberts, B. et al. Molecular Biology of the Cell . 4ed., New York: Garland Publ. Inc., 2002, p. 825.)

a) Em que perodo (A ou B) devem ter surgido os primeiros organismos eucariotos capazes de fazer respirao aerbica? E os primeiros organismos fotossintetizantes? Justifique as duas respostas. b) Qual organela celular foi imprescindvel para o aparecimento dos organismos eucariotos aerbicos? E para os organismos eucariotos fotossintetizantes? c) Explique a teoria cientificamente mais aceita sobre a origem dessas organelas. D uma caracterstica comum a essas organelas que apie a teoria.

112) (UNICAMP-2007) Os vertebrados surgiram h cerca de 500 milhes de anos, e os primeiros fsseis no possuam mandbulas. Posteriormente, ocorreram inovaes evolutivas que permitiram aos vertebrados ocuparem o meio terrestre. a) Explique por que a aquisio da mandbula foi importante para os vertebrados. Indique em qual nmero mostrado na figura surgiu essa novidade evolutiva.

25 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Gabarito e Resolues
1) Alternativa: B 2) Alternativa: E 3) Alternativa: D 4) Alternativa: B 5) Alternativa: A 6) O predador de zebras atua como um fator de seleo natural. Na luta pela sobrevivncia, os indivduos mais aptos, como, por exemplo, aqueles com sistema muscular e viso perfeitos, levaro vantagem na fuga do predador e podero transmitir suas caractersticas sua prole, contribuindo para a melhor adaptao ao meio. J os indivduos com deficincias visuais e/ou musculares sero capturados, reduzindo a freqncia dessas caractersticas nas geraes futuras.

b) A diferenciao dos animais ocorreu atravs da especiao, processo constitudo das seguintes fases: isolamento geogrfico, promovido pela separao dos continentes; mutaes e seleo natural; isolamento reprodutivo.

21) Alternativa: D A correlao se estabelece do seguinte modo: I-1; II-2; III-3 e IV-4.

22) a) Rpteis, aves e mamferos monotremados. b) A placenta, encontrada nos mamferos placentais. Esse rgo, de natureza materno-fetal, permite o desenvolvimento embrionrio no interior do corpo materno (dentro do tero), o que garante maior proteo ao embrio e aumenta suas chances de sobrevivncia.

23) Alternativa: E 24) Alternativa: A

7) Alternativa: C 8) Alternativa: A 26) Alternativa: A 9) Alternativa: C 10) Alternativa: C 11) Alternativa: A 12) Alternativa: E 13) Alternativa: C 14) Alternativa: D 15) Alternativa: D 16) Alternativa: B 17) Alternativa: B 18) Alternativa: C 19) Alternativa: C 20) Resposta: a) O ancestral hipottico, no dotado de asas, espalhou-se pela Terra numa poca em que o ambiente terrestre era formado por uma nica massa continental (Pangea). Com a subseqente separao dos continentes (deriva continental), os diferentes grupos ficaram isolados uns dos outros, originando ao longo do tempo as espcies citadas. 28) a) Dentre as adaptaes importantes para a ocupao do ambiente terrestre, poderamos citar: pele com revestimento impermevel, portanto menos sujeita desidratao; fecundao interna e ovo protegido contra a desidratao; eliminao de excretas com reduzido teor de gua; estruturas respiratrias internas, menos sujeitas desidratao. b) Poderamos citar os filos seguintes: artrpodes; aneldeos; moluscos. c) Como adaptao dos mamferos terrestres vida na gua, poderamos citar: forma do corpo adaptada natao (hidrodinmica); 27) Resposta: Espcie B. P. terribilis e E. tricolor so evolutivamente mais prximas entre si, isto , possuem um ancestral comum que no compartilhado com R. palmipes (espcie que no apresenta veneno) nem com a espcie A. A caracterstica de interesse (presena de veneno) compartilhada pelas duas primeiras espcies pode ter surgido em seu ancestral comum mais prximo. Nesse caso, provvel que todos os descendentes deste mesmo ancestral compartilhem tal caracterstica, incluindo, assim, a espcie B. 25) Alternativa: C

26 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

presena de grande quantidade de tecido adiposo subcutneo, que adapta o animal a ambientes frios e auxilia na flutuao.

respectivos ambientes. A diversificao se acentuou com o tempo, levando ao isolamento reprodutivo dessas populaes e conduzindo formao de novas espcies.

29) a) Poderiam ser citadas trs das seguintes evidncias: existncia de fsseis; semelhanas moleculares entre espcies; existncia de estruturas vestigiais; semelhanas anatmicas; semelhanas no desenvolvimento embrionrio. b) A mutao gnica, por ser fonte de novos genes, contribui para a existncia de variabilidade dentro dos grupos biolgicos, sobre a qual age a seleo natural.

41) Alternativa: B 42) Alternativa: D 43) a) Teramos dificuldade em aplicar a definio de espcie no caso da bactria e do lquen. b) Em ambos os casos, trata-se de espcies de reproduo assexuada, que, portanto, no se encaixam na conceituao proposta na questo.

30) Alternativa: A 31) a) A atmosfera de Marte deveria ter as condies existentes na Terra, quando se originaram os primeiros seres vivos. Ela apresentaria: metano, amnia, hidrognio e vapor dgua. Esses gases, em temperaturas adequadas, com as descargas eltricas e radiaes teriam reagido, formando as primeiras molculas orgnicas. b) Os representantes do Reino Monera so unicelulares e procariontes, ou seja, no apresentam carioteca, nem organides membranosos. O nico organide citoplasmtico presente o ribossomo. Os protistas podem ser uni ou pluricelulares. So eucariontes, pois apresentam o ncleo organizado, com carioteca e nuclolo, alm de vrios organides citoplasmticos, como: o retculo endoplasmtico, as mitocndrias etc.

44) Alternativa: E 45) Alternativa: C 46) Resposta: Analogia. Os ancestrais de cada um desses animais no possuam essa caracterstica, que surgiu posteriormente. Os dentes-de-sabre surgiram independentemente nos dois grupos, aps a separao dos ancestrais de Nimravidae e Felidae.

32) Alternativa: A 33) Alternativa: B 34) Alternativa: A 35) Alternativa: D 36) Alternativa: D 37) Alternativa: C 38) Alternativa: D 39) Alternativa: A 40) a) O surgimento da Cordilheira dos Andes promoveu o isolamento geogrfico de populaes de aranhas do gnero Ericaella existentes na rea. b) Os grupos, isolados em ambientes diferentes, sofreram ao longo do tempo ao da seleo natural, sendo selecionados em cada grupo genes que os adaptavam aos

47) Seria a espcie A. De acordo com o grfico, percebe-se que os indivduos da espcie A transitam de um fragmento de mata para os outros de forma muito mais intensa que os da espcie B. Nos trs ambientes, tanto uma espcie quanto a outra sofre diferentes presses seletivas, diversificando-se geneticamente. Na espcie A, porm, os novos genes circulam entre os fragmentos de mata, o que ocorre em menor escala com a espcie B. Por esse motivo, ao considerarmos um determinado fragmento de mata, o grupo A dever apresentar maior nvel de variabilidade gentica do que o B.

48) Alternativa: B 49) Alternativa: D 50) Alternativa: D 51) Alternativa: E 52) Alternativa: A 53) Alternativa: A 54) Alternativa: A 55) a) Um grupo de indivduos que capaz de se reproduzir sexuadamente, originando descendentes frteis, constitui uma espcie.

27 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

b) Na reproduo sexuada, ocorrem fenmenos que favorecem a ocorrncia de variabilidade gentica: segregao independente dos cromossomos homlogos e permutao (crossing over) durante a meiose, e o encontro aleatrio dos gametas. Alm disso, eventuais mutaes no material gentico so propagadas na populao por meio desse tipo de reproduo. 56) A muralha funciona como uma barreira geogrfica, o que impede o fluxo gnico entre as variedades de plantas localizadas nos diferentes lados da muralha. Essa separao favorece o aumento na diversidade entre as plantas, uma vez que sofrem mutaes prprias e so submetidas a presses seletivas diferentes. A manuteno dessa situao pode resultar na formao de diferentes espcies. 57) Os grupos de vertebrados conectados por esse fssil so os osteicties e os anfbios. E o aspecto importante da evoluo dos vertebrados ao qual esse fato est relacionado a conquista do ambiente terrestre. 58) a) De acordo com a teoria de Lamarck, o comprimento do pescoo da girafa resultado da procura constante de alimentos nas copas das rvores. A lei do uso e desuso por ele elaborada afirmava que certos rgos corporais se desenvolvem se so intensamente utilizados, ou se atrofiam se so pouco utilizados. Estes caracteres seriam transmitidos para os descendentes (lei da transmisso dos caracteres adquiridos). b) Darwin explicaria o aumento do pescoo da girafa afirmando que indivduos mais adaptados s condies ambientais, isto , girafas com pescoo grande ou mais altas que alcanam alimento mais facilmente, seriam selecionadas (seleo natural) e deixariam descendentes. Assim, a freqncia das caractersticas responsveis por essa melhor adaptao aumenta com o tempo.

65) Alternativa: E 66) Alternativa: B 67) Alternativa: A 68) Alternativa: D 69) Alternativa: E 70) Resposta: a) A letra A representa as mutaes. b) Os mecanismos so: segregao cromossmica na meiose e crossing-over. c) A letra B representa a seleo natural.

71) a) Segundo as idias darwinistas, o uso de antibiticos favorece a sobrevivncia e a reproduo de variedades de bactrias previamente resistentes, num processo de seleo. b) Segundo os princpios neodarwinistas, a resistncia aos antibiticos resulta de mutaes espontneas, selecionadas favoravelmente pelo uso exagerado de antibiticos. Bactrias resistentes a vrios antibiticos diferentes constituem um srio problema mdico.

72) Alternativa: E 73) Alternativa: E 74) Alternativa: B A frase I incorreta, pois o agente etiolgico (causador) da malria o protozorio Plasmodium sp, enquanto o da leishmaniose a Leishmania sp. A frase III incorreta, uma vez que expressa um conceito de cunho lamarquista. A frase II, nica correta, refere-se ao agente transmissor da leishmaniose, o mosquito flebotomneo Lutzomyia sp.

59) Alternativa: C 60) Alternativa: C 61) Alternativa: E 62) a) Seleo natural um conjunto de fatores ambientais que atua sobre a variabilidade na espcie, permitindo que os portadores de caractersticas mais adaptativas tenham maiores probabilidades de sobreviver e de deixar descendentes. b) Segundo o neodarwinismo, a diversidade gentica gerada, principalmente, pelas mutaes e pela recombinao gnica. 63) Alternativa: C 64) Alternativa: A

75) Alternativa: A 76) Alternativa: C 77) a) A proposio de Anaximandro pode ser genericamente comparvel de Lamarck: os rgos e estruturas dos seres vivos se desenvolvem ou se atrofiam em funo da influncia ambiental e do uso ou desuso desses rgos. A proposio de Empdocles antecipou os princpios fundamentais da teoria da seleo natural de Darwin: ocorrem alteraes nos seres vivos, mas apenas os organismos modificados que so mais aptos sobrevivem e se reproduzem. b) Uma maior ou menor diferena entre as estruturas primrias de um tipo de protena encontrada em vrias

28 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

espcies indicam um maior ou menor nmero de mutaes ocorridas. A quantidade de mutaes, por sua vez, proporcional ao tempo decorrido desde que tais espcies se originaram de um ancestral comum.

85) Porque sem isolamento reprodutivo o cruzamento dos hbridos com as espcies ancestrais mantm o fluxo gnico.

78) Os pssaros azuis da ilustrao representam trs espcies, evidenciadas pela nomenclatura cientfica. Apesar de ocorrerem em um mesmo ambiente - condio de simpatria - mantm-se como entidades biolgicas distintas, por apresentarem isolamento reprodutivo e, conseqentemente, no trocarem genes.

86) a) Na fecundao interna, os gametas, para se encontrarem, no mais dependem da gua do meio externo. O ovo com casca protege contra a desidratao; alm disso, a presena de anexos embrionrios e a ausncia de estdios larvais aquticos favorecem o desenvolvimento embrionrio em seu interior. b) A alimentao, durante o desenvolvimento embrionrio dos rpteis, fornecida pelo vitelo da vescula vitelnica, enquanto os produtos da excreo nitrogenada ficam depositados no interior da alantide.

79) Alternativa: D 80) Alternativa: A 81) No. Em simpatria, sem isolamento reprodutivo, ocorreria um fluxo gnico que eliminaria as diferenas genticas existentes entre essas subespcies. 87) Alternativa: A I. correta, pois os vrus selecionam de maneira natural coelhos geneticamente resistentes infeco. II. correta, pois sendo o vrus letal, promove a morte do hospedeiro, organismo que permite a reproduo do vrus. III. incorreta, pois as variaes ocorrem ao acaso e o vrus o responsvel pela seleo das alteraes genticas nos coelhos. IV. incorreta, pois o deve ser transmitido aos descendentes o material gentico que lhes confere a resistncia.

82) No item a os candidatos foram estimulados a responder uma questo instigante e direta sobre como os insetos se tornam resistentes ao de biotoxinas e muitos responderam incisivamente demonstrando que a resistncia um processo gentico relacionado com a seleo natural. Deveriam ento explicar que nas populaoes de insetos podem surgir , por acaso, indivduos mutantes resistentes s substncias txicas produzidas pelo milho modificado geneticamente e, desta forma, podem se alimentar do milho transgnico sem serem afetados, ao passo que os no mutantes morrem intoxicados pelas toxinas do milho transgnico. Com o passar das geraes, por seleo natural, haver predomnio cada vez maior dos insetos mutantes que podem comer o milho transgnico e que podero vir a constituir a quase totalidade da populao. No item b, a resposta esperada a de que nas cadeias alimentares, tanto nos ambientes aquticos quanto no solo, o DDT pode ser absorvido e acumulado pelos produtores. Os consumidores primrios, ao comerem os produtores com DDT, tambm passam a acumular DDT em seus organismos. Os consumidores secundrios tambm acumulam DDT quando ingerem os consumidores primrios, e assim por diante, com maior acmulo nos nveis superiores. Com isso, toda a cadeia alimentar afetada pelo DDT. Outra possvel resposta est relacionada ao fato de que, tanto nas cadeias alimentares dos ambientes aquticos, como de solo, a ao de agrotxicos pode extinguir um dos elos da cadeia alimentar, explicando as conseqncias sobre os vrios nveis trficos e como afetam a cadeia alimentar.

88) Alternativa: C 89) Alternativa: A 90) Resposta: a) as mutaes gnicas so uma das fontes de variabilidade nos seres vivos, sobre a qual age a seleo natural, mecanismo fundamental da Evoluo Biolgica. b) os raios X, caso atinjam as gnadas, onde se situam as clulas germinativas que geram gametas -, podem causar mutaes indesejveis, transmissveis aos descendentes.

91) a) A clonagem em larga escala levaria diminuio da variabilidade naquela espcie, pois esse processo mantm nos descendentes a composio gentica do animal clonado, correspondendo a uma reproduo assexuada. b) O conjunto de genes de um organismo denomina-se genoma. Os genes so constitudos por segmentos de molculas de DNA (cido desoxirribonuclico). 92) Respostas: VI I IV II VII. Comentrio: acredita-se que o planeta Terra tenha surgido h cerca de 4,6 bilhes de anos, porm muitas adversidades impediam o surgimento da vida. Aps certo perodo, possivelmente h 3,5 bilhes de anos, modificaes nas condies ambientais deram incio vida na Terra. Segundo a Teoria da Evoluo Qumica, a vida na Terra surgiu aps a combinao de molculas inorgnicas,

83) Alternativa: D 84) Alternativa: B

29 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

originando molculas orgnicas simples, unidades menores os monmeros. Estes, por sua vez, agruparam-se formando complexos com caractersticas especficas como reserva, memria e auto-replicao. Como exemplo, tm-se as protenas, os lipdeos, os carboidratos e os cidos nuclicos, chamados de biomolculas. As biomolculas foram envolvidas por uma fina camada, formando sistemas isolados do ambiente externo as clulas , dentro das quais os processos qumicos que caracterizam a vida passaram a ocorrer. Inicialmente, as clulas possuam caracterstica estrutural muito simples, sendo chamadas de procariticas. A membrana plasmtica de tais clulas passou a invaginar e isolou o material gentico, formando o ncleo e, em seguida, outras estruturas chamadas de organelas. Essas clulas mais complexas estruturalmente, classificadas em eucariticas, teriam capturado clulas procariticas que as auxiliaram na respirao de gs oxignio , mitocndrias e cloroplastos, segundo a teoria endossimbitica. As eucariticas ofereciam abrigo e nutrio; em troca, as procariticas forneciam energia obtida atravs da respirao aerbica ou da fotossntese. Outro evento essencial para a diversidade de formas de vida foi o advento da multicelularidade, no qual clulas associaram-se dividindo tarefas, permitindo especializaes e maior eficincia. Tal eficincia refletida na competio entre os indivduos, em que as populaes mais adaptadas permanecem e perpetuam-se, fenmeno contnuo denominado de seleo natural. Portanto, a seqncia correta : multicelularidade VI; biomolculas I; teoria endossimbitica IV; clulas II; seleo natural VII. 93) Respostas: V F V F F. Comentrio: o item I verdadeiro. De acordo com o cientista britnico, os humanos estariam no fim do seu processo evolutivo, estagnando-se na condio atual. Neste caso, no futuro, os seres humanos sero muito semelhantes geneticamente (e, portanto, genotipicamente) aos seres humanos da atualidade. O item II falso, pois o cientista defende que uma das causas do fim da evoluo a possibilidade reduzida de homens mais velhos, com mais de 50 anos, serem pais. Ele considera que as mutaes ocorridas nos espermatozides, em maior freqncia nessa faixa etria, so essenciais para a continuidade da nossa evoluo. Segundo o geneticista, hoje a natureza no consegue selecionar indivduos que no tm condies de se sobressair em relao aos demais. O item III verdadeiro. Atualmente, desde que haja cura e se possa ter acesso aos avanos da medicina, todos sobrevivem e tm chance de transmitir suas caractersticas genticas. Este um fato observado pelo cientista e apontado como um dos fatores que pem fim evoluo do homem. O item IV falso, pois a segregao independente e a permutao so fenmenos pertinentes meiose, fato que o cientista no contesta. Portanto, mesmo sem avanar evolutivamente, continuaremos gerando descendncia por meio de reproduo sexuada, o que inclui a meiose. O item V falso. O cientista britnico afirma que a evoluo est diminuindo, chegando ao fim. Assim, ele considera que ela

j aconteceu, indo de encontro ao fixismo, o qual afirma que as espcies so imutveis. 94) Alternativa: E 95) a) A classe representada pelo nmero V a classe dos mamferos. O anexo embrionrio exclusivo dessa classe a placenta. b) O grupo II corresponde aos anfbios. No estgio adulto os anfbios tm respirao pulmonar e cutnea, enquanto os animais do grupo I, peixes, respiram durante toda a vida por brnquias. O grupo III corresponde aos rpteis, cuja mais importante aquisio evolutiva em relao reproduo refere-se formao de ovos com mnio, alantide e casca dura (calcria), alm da fecundao interna. Nos anfbios (II) essas caractersticas no ocorrem.

96) Alternativa: E 97) Alternativa: E 98) Alternativa: D 99) Alternativa: A 100) Resposta: 06 Alternativas Corretas: 02 e 04 101) a) O agente da raiva um vrus, transmitido pela saliva dos morcegos hematfagos. b) Os morcegos polinizam as flores, dispersam sementes das angiospermas e atuam no controle populacional de muitas espcies de insetos. c) A presena de asas nos grupos citados revela a adaptao ao ambiente areo como conseqncia da ao da seleo natural, resultando em um processo de convergncia adaptativa.

102) Segundo a teoria de Darwin, seria esperado que o nmero de indivduos da espcie residente com bico mais largo aumentasse, pois eles conseguiriam se alimentar das sementes maiores; conseqentemente, apresentariam uma chance maior de sobrevivncia e de reproduo, produzindo um maior nmero de descendentes. Os indivduos com bicos menores teriam menor quantidade de sementes disposio, pois no conseguiriam se alimentar das sementes maiores e muitos morreriam de fome, o que ocasionaria um menor nmero de descendentes. Assim, esperado que haja um aumento no tamanho mdio do bico da populao de tentilhes residentes (item A). O processo evolutivo envolvido a seleo natural (item B). Com o estabelecimento da competio por alimento, os tentilhes invasores, que possuem bico maior, teriam vantagem em relao obteno das sementes maiores. O nmero de indivduos com bico maior, da espcie nativa, tender a diminuir (item C). Os indivduos de bico menor se

30 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

alimentaro das sementes menores disponveis e aumentaro o nmero de descendentes. Assim, o tamanho mdio do bico dos tentilhes residentes diminuiria (item D). A questo est dividida em quatro itens. Os itens A e D valem quatro pontos cada; os itens B e C valem um ponto cada.

103) Resposta: 09 01-V 02-F 04-F 08-V 16-F 32-F 64-F 104) Alternativa: C 105) Alternativa: A 106) Resposta: a) So exemplos de camuflagem, no texto, as borboletas com cor semelhante a dos troncos, as mariposas semelhantes a folhas secas e os bichos-pau semelhantes a gravetos. A vantagem da camuflagem est em confundir o animal com o ambiente, dificultando sua visualizao tanto por presas como por predadores, no mimetismo existente, por exemplo, entre moscas se beneficiam por parecerem organismos agressivos, o que as protege de seus predadores. b) Dentre as diferenas na reproduo de anfbios, como o sapo, por exemplo, e rpteis, como as cobra, podem ser citadas: I) fecundao externa nos anfbios e interna nos rpteis; II) ovos sem casca nos anfbios e com casca nos rpteis; III) fase larval nos anfbios e ausncia dessa fase nos rpteis; IV) ausncia de anexos embrionrios nos anfbios e presena nos rpteis. 107) Respostas: a) carter plesiomrfico: quatro pares de patas em alguns rpteis, carter apomrfico: ausncia de patas em serpentes; b) nadadeiras anteriores e posteriores de mamferos aquticos. a) carter plesiomrfico: cauda em primatas; carter apomrfico: ausncia de cauda em homindeos; b) nadadeira posterior de mamferos aquticos. a) carter plesiomrfico: asas de aves; carter apomrfico: asas de morcegos; b) membros anteriores de mamferos. Comentrio: a sistemtica filogentica preocupa-se com as relaes evolutivas entre as espcie, levando-se em considerao as homologias e suas modificaes ao longo da histria evolutiva dos animais. Quando se analisa a evoluo das asas dos insetos, por exemplo, podemos observar uma srie de transformaes, cuja condio inicial

de asas posteriores bem desenvolvidas e a condio final (ou modificada) de asas posteriores modificadas em halteres. Essas duas condies, a mais antiga, original, e a mais recente, modificada de um carter, representam um dos passos na evoluo das asas dos insetos. De duas condies quaisquer em uma estrutura homloga, a plesiomorfia corresponde ao carter mais antigo ou primitivo; o carter alterado, que resulta em uma condio mais recente, ou derivada, corresponde apomorfia. Assim, o carter correspondente ao segundo par de asas desenvolvidas equivale a uma plesiomorfia, e o carter alterado, que resulta em asas modificadas em halteres, equivale a uma apomorfia. H inmeros exemplos desse fenmeno em vertebrados, dentre eles: a perda dos membros anteriores em serpente apomrfica em relao presena de quatro membros em outros rpteis, assim como a condio tetrpode dos amniotas plesiomrfica em relao condio bpede de homindeos, carter apomrfico. A presena de cauda posterior em primatas plesiomrfica em relao ausncia de cauda em outros mamferos. As asas das aves apresentam carter plesiomrfico em relao s asas dos morcegos, etc. Estruturas homlogas so aquelas que apresentam a mesma origem embrionria, tendo evoludo de maneira semelhante e desempenhando, ou no, a mesma funo. Exemplos de estruturas homlogas para as condies plesiomrficas citadas so, respectivamente: nadadeiras de mamferos aquticos, membros de primatas, nadadeira posterior (caudal) de mamferos aquticos, membros anteriores de mamferos. 108) a) Os pulmes das aves apresentam sacos areos que ocupam as regies anterior e posterior do corpo, penetrando at os ossos pneumticos. Os sacos areos contribuem para tornar as aves mais leves, permitindo maior eficincia no vo, alm de servir como reserva de ar. b) As asas das aves e morcegos so rgos homlogos, e as asas de insetos, so rgos anlogos aos dos morcegos e aves. Estruturas homlogas tm mesma origem embrionria; estruturas anlogas no tm a mesma origem embrionria, mas tm a mesma funo. 109) Alternativa: A 110) Hereditariedade, evoluo e metabolismo constituem os atributos fundamentais dos seres vivos, como sistemas de organizao celular. Neste contexto, Archaea, Bacteria e Eukarya compartilham o nvel celular na hierarquia da organizao biolgica, definido pela presena de uma membrana com propriedades especficas, que distingue os meios intra e extracelular; a informao gentica, na forma de uma molcula de DNA, com estratgias moleculares bsicas, comuns para os processos de replicao, transcrio e traduo de mensagem gentica, bem como a potencialidade para gerar e acumular variao. A ocorrncia restrita de organismos como os metangenos, por exemplo, nas condies atmosfricas atuais, est relacionada s suas peculiaridades metablicas, frente s alteraes na composio dos gases atmosfricos na histria evolutiva do planeta. As condies da atmosfera primordial

31 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

teriam privilegiado tais organismos que mais tarde passaram a enfrentar condies adversas expressas pela reduo drstica de metano e o quase simultneo incremento nos teores de oxignio, evidenciando a indissociabilidade entre a histria da vida e a histria da Terra.

diferentes, provavelmente, devido ao isolamento geogrfico ao longo do tempo. Possveis mutaes diferenciais geraram o isolamento reprodutivo, impedindo a formao das sementes e frutos.

111) a) Os primeiros organismos fotossintetizantes surgiram no perodo A. O processo de fotossntese liberou oxignio, que se acumulou progressivamente no ambiente, permitindo o aparecimento dos primeiros organismos eucariotos aerbicos perodo B. Esse oxignio passou a ser utilizado para a realizao da respirao aerbica. b) A mitocndria foi imprescindvel ao aparecimento dos organismos eucariotos aerbicos. O cloroplasto foi a organela celular necessria para o surgimento dos organismos eucariotos fotossintetizantes. c) A origem dessas organelas explicada por meio da teoria endossimbitica, segundo a qual elas surgiram a partir de bactrias que se associaram s primeiras clulas eucariticas. Podem ser citadas como caractersticas comuns tanto a bactrias como a essas organelas a presena de uma molcula de DNA circular e de ribossomos.

112) a) Nos vertebrados, o aparecimento da mandbula favoreceu os mecanismos de ataque e defesa e, junto com eles, a mudana de hbitos alimentares (preenso, mastigao, etc.). O nmero que indica o surgimento dessa novidade evolutiva o 3. b) As inovaes evolutivas que permitiram aos vertebrados ocuparem o meio terrestre esto indicadas pelos nmeros 5 e 6. As inovaes foram: em 5: pulmes, que permitiram a adaptao para as trocas gasosas no meio areo; membros ligados coluna vertebral pelos ossos das cinturas escapular e plvica, favorecendo a locomoo e sustentao do corpo fora do ambiente aqutico. em 6: impermeabilizao da epiderme (queratinizao), produo de excretas nitrogenadas menos txicas, ovos protegidos por casca todas caractersticas adaptativas relacionadas com a economia de gua; desenvolvimento embrionrio favorecido pela presena de anexos embrionrios, tais como o mnio (meio lquido para hidratao e flutuao) e a alantide (armazenamento de excretas nitrogenadas), alm de ausncia de estdios larvais aquticos.

113) a) Como o figo-da-ndia uma espcie extica na Austrlia, tendo um ambiente favorvel, a planta teve um crescimento desmesurado provavelmente devido ausncia de outros vegetais competidores ou tambm ausncia de animais que o utilizam como alimento. b) A no-ocorrncia de produo de frutos indica que as plantas do Brasil e da Austrlia tornaram- se espcies

32 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Vous aimerez peut-être aussi