Vous êtes sur la page 1sur 7

Regulamento Geral da Copa Guri de Futsal

Capítulo I

Da Finalidade

Art. 1 - A Competição Copa Guri de Futsal Infantil, promovida pela CM Eventos Esportivos ME e organizada pelo seu Gestor Empresarial Cleiton Almeida Marcelino, visa incentivar a criança e os jovens ao estudo e manter o corpo sadio, a união das comunidades, além de descobrir novos talentos para o futsal.

Parágrafo Único - As competições realizadas pela CM Eventos Esportivos ME serão estritamente em caráter amador, não tendo ligação legal com nenhuma entidade esportiva gerenciadora de atividades esportivas e as agremiações participantes serão aquelas convidadas pela Coordenação, cujos responsáveis por elas conhecerão e acatarão o presente regulamento geral.

Capítulo II

Do Período e forma de Disputa

Art. 2 - A Copa Guri terá seu início no dia 15 de abril de 2011 e terá seu encerramento no tempo que for necessário para realização das partidas nas quais serão definidas pela coordenação geral.

Forma de disputa:

Primeira Fase Classificatória I:

A

B

CTCE Vitória

Esc. Santa Adame Vila Velha

Proj. Bom de Bola Serra

Geração Vitória

Bola na Rede Vila Velha

CT Europa Cariacica

ABV Serra

Monteiro Lobato Vitória

 

Colégio Atuante Serra

Dois grupos nas categorias Sub 09 a Sub 15, jogos dentro da chave sendo todos contra todos, turno único, classificando as seguintes equipes nas categorias:

Sub 09: O primeiro colocado de cada chave classifica-se direto para as semi-finais. O segundo e terceiro de cada chave disputam jogos das quartas de finais (segunda fase - CLASSIFICATÓRIA II), em jogo único sendo o mandante a equipe de melhor colocação na primeira fase. 2º da chave A X 3º da chave B - 2º da chave B X 3º da chave A.

Sub 11: Classificam para as quartas de finais (segunda fase - CLASSIFICATÓRIA II) as quatro primeiras equipes de cada grupo para cruzamento olímpico.

Sub 13: Classificam para as quartas de finais (segunda fase - CLASSIFICATÓRIA II) as quatro primeiras equipes de cada grupo para cruzamento olímpico.

Sub 15: O primeiro colocado de cada chave classifica-se direto para as semi-finais (terceira fase). O segundo e terceiro de cada chave disputam jogos das quartas de finais (segunda fase - CLASSIFICATÓRIA II), em jogo único sendo o mandante a equipe de melhor colocação na primeira fase. 2º da chave A X 3º da chave B - 2º da chave B X 3º da chave A.

Sub 07: Nesta categoria será realizada uma competição em formato de FESTIVAL, onde as equipes jogarão nos finais de semana de folga da competição em um único ginásio (cada rodada uma quadra diferente). Turno e returno.

Segunda Fase Classificatória II:

Jogo único modelo Mata-Mata, sendo, o cruzamento da seguinte forma:

JOGO

EQUIPE

EQUIPE

C 1º da Chave A

X

4º da Chave B

D 1º da Chave B

X

4º da Chave A

E 2º da Chave A

X

3º da Chave B

F 2º da Chave B

X

3º da Chave A

Terceira Fase Semi-Final:

Jogo único modelo Mata-Mata em quadra e horário a ser definida pela coordenação, sendo, o cruzamento da seguinte forma:

JOGO

EQUIPE

EQUIPE

SF I

Vencedor do Jogo C

X

Vencedor do Jogo E

SF II

Vencedor do Jogo D

X

Vencedor do Jogo F

Quarta Fase Grande Final:

Jogo único modelo Mata-Mata em quadra e horário a ser definida pela coordenação, sendo, o cruzamento da seguinte forma:

JOGO

EQUIPE

EQUIPE

FINAL

Vencedor SF I

X

Vencedor SF II

Não haverá prorrogação em caso de empate nos jogos da 2ª (segunda), 3ª (terceira) e 4ª (quarta) fase. O procedimento será: Três pênaltis para cada equipe, permanecendo o empate, pênaltis alternados até que haja um vencedor.

Parág. 1º - A Pontuação seguirá da seguinte forma:

A. Vitória: 03 pontos;

B. Empate com gols: 02 pontos;

C. Empate sem gols: 01 ponto;

D. Derrota: 00 ponto.

Capítulo III

Das Categorias

Art.3 - A Copa Guri de Futsal será disputada nas categorias, a saber:

A. Sub 07: Atletas nascidos a partir de 2004;

B. Sub 09: Atletas nascidos a partir de 2002;

C. Sub 11: Atletas nascidos a partir de 2000;

D. Sub 13: Atletas nascidos a partir de 1998;

E. Sub 15: Atletas nascidos a partir de 1996;

Parág. 1º - O Atleta da categoria menor está liberado para, simultaneamente atuar na categoria seguinte, não podendo atuar na categoria 03 anos maior que sua idade.

Parág. 2º - Até a categoria sub 11 será permitida a atuação de meninas na competição.

Art.4 - Critérios de desempate 1° (primeira) fase:

A. Maior Número de Vitórias;

B. Maior Saldo de Gols;

C. Gols Pró;

D. Confronto Direto (somente em caso de duas);

E. Menor Número de Gols contra;

F. Sorteio na Coordenação horário marcado pela mesma.

Capítulo IV

Da Premiação

Parágrafo Único - Serão premiadas as equipes finalistas da seguinte forma:

Nas categorias sub 09, sub 11, sub 13 e sub 15. Equipe Campeã

Um troféu de posse definitiva;

15 medalhas douradas;

Equipe Vice-Campeã

Um troféu de posse definitiva;

15 medalhas prateadas;

Artilheiro

Um troféu de posse definitiva

Melhor Goleiro (goleiro CAMPEÃO)

Um troféu de posse definitiva

Na categoria sub 07, por se tratar de um FESTIVAL, onde, a CM EVENTOS ESPORTIVOS preza pela participação e incentivo à prática esportiva, todos os atletas serão premiados com medalhas.

Capítulo V

Das Inscrições

Art. 5 - A inscrição do atleta será feita no escritório da Coordenação, apresentando os seguintes documentos:

A) Cópia da certidão de nascimento do atleta;

B) Ficha de inscrição devidamente preenchida, contendo as informações e assinaturas solicitadas nela;

C) 02 Fotografias ¾ recentes não sendo aceitas fotos com marcas de carimbos ou rasuradas;

D) Carimbo da escola sobre uma foto (colada na ficha de inscrição).

Parág. 1°- O responsável da agremiação deverá entregar a ficha do atleta devidamente preenchida o mesmo terá condições de jogo após sua divulgação online do registro do BIRA/CM (Boletim Informativo de Registro de Atletas) em nosso site podendo assim atuar 01 (uma) partida apenas portando o registro do BIRA datado impresso em uma folha e o RG, carteira estudantil ou de outra competição com foto.

Parág. 2° - As inscrições serão encerradas ao término da segunda fase.

Parág. 3° - Só terá condição de jogo na primeira rodada da Copa Guri de Futsal, o atleta, cuja inscrição tenha sido dado entrada até 02 dias antes da primeira rodada.

Capítulo VI

Da Duração das Partidas

Art.6 - As partidas terão duração de:

A. Sub 07: 3 tempos de 10 minutos intervalo de 03 minutos;

B. Sub 09: 3 tempos de 10 minutos intervalo de 03 minutos;

C. Sub 11: 3 tempos de 10 minutos intervalo de 03 minutos;

D. Sub 13: 2 tempos de 15 minutos intervalo de 05 minutos;

E. Sub 15: 2 tempos de 20 minutos intervalo de 05 minutos;

Parág. 1°- Nas categorias sub 07, sub 09 e sub 11, as equipes terão a obrigatoriedade de substituir todos os atletas que atuaram no primeiro tempo. Caso uma equipe (A) não tenha os cinco atletas para efetuar a substituição, a equipe adversária (B) não terá a obrigação de substituir todos os jogadores, deverá igualar o número de substituições da equipe com o menor número de substituições.

Capítulo VII

Da Arbitragem

Art.7 - Todos os jogos de todas as categorias serão apitados e por uma dupla de árbitros e um mesário.

Parág. 1º - A Taxa de arbitragem será paga diretamente aos árbitros. Na primeira fase o valor da taxa está estipulado em R$ 20,00 (vinte reais) por equipe em cada categoria. A partir da segunda fase R$ 25,00 (vinte e cinco) por equipe em cada categoria.

Art.8- Qualquer tipo de agressão generalizada pela equipe ao(s) árbitro(s) da partida ou seu(s) assistente(s) relatada em súmula à equipe agressora será sumariamente ELIMINADA da competição na categoria em que ocorreu tal fato.

Art.9 - Fica estabelecido ao árbitro ao final de cada partida concluir a súmula de jogo e entregar as equipes participantes uma via da sumula para cada equipe, sendo o relatório entregue na coordenação junto com a mesma.

Art. 10 - Fica como autoridade maior com poderes de adiar, encerrar e dar W.O ao árbitro escalado para partida caso a quadra não apresente condições de jogo ou falta de segurança para o mesmo.

Art. 11 - Qualquer equipe insatisfeita com nível de arbitragem deverá encaminhar para a coordenação da Copa Guri e para o SINDICATO DOS ARBITROS um ofício com a reclamação e protocolar para que a comissão de arbitragem possa tomar as devidas providências.

Capítulo VIII

Das Punições

Art.12 - Os atletas das categorias Sub 07, sub 09 e sub 11 não serão advertidos com cartões podendo assim o árbitro da partida solicitar substituição do jogador infrator, este não poderá retornar para a mesma partida e não sofrerá suspensões para partidas seguintes.

Art. 13 - O atleta será suspenso por uma partida após acumular 03 cartões amarelos, após o cumprimento da suspensão o atleta terá seus cartões automaticamente zerados.

Parág. 1º - Os cartões não serão zerados com o avanço das equipes para as fases seguintes.

Art.14 - O atleta que receber o cartão vermelho estará automaticamente suspenso para partida seguinte.

Art.15 - O Atleta que receber 02 cartões amarelos em uma única partida terá apenas um acumulado e o vermelho contará como uma partida suspenso, sendo assim o atleta terá computado 01 vermelho e 01 amarelo, caso ele tenha 02 cartões amarelos acumulados ele será suspenso por 02 partidas sendo assim um total de 03 cartões amarelos e 01 vermelho.

Parag. 1° - O controle dos cartões amarelos e vermelhos é de responsabilidades das equipes participantes, podendo ser divulgado no site da Copa Guri os atletas suspensos em boletins informativos semanalmente em nosso site.

Parag. 2° - A equipe que colocar um atleta irregular cumprindo suspensão automática ou sem documentação liberada pela coordenação terá a perda de 09 pontos na respectiva categoria e seus pontos revertidos para as equipes perdedoras nos jogos em que o atleta tenha participado.

Parag. 3° - A equipe que utilizar ou falsificar documentação de um atleta, será eliminado na categoria irregular sumariamente da competição e seu nome e fato divulgado nos meios de comunicação.

Art.16 - O atleta que agredir outro atleta ou tumultuar uma partida sendo o mesmo relatado e identificado como fato isolado (ato por uma única pessoa) pelo árbitro em súmula, este será eliminado da competição.

Art.17 - O atleta que assinar súmula de jogo por uma equipe este mesmo estará impedido de jogar por outra agremiação no mesmo ano.

Art.18 - A Agremiação deverá pagar a quantia de 50% das taxas referente ao campeonato e carteirinhas até o início da competição e os outros 50% até a segunda rodada, caso a equipe não pague seu débito a mesma será eliminada da competição sem devolução do valor pago.

Capítulo IX

Das Disposições Finais

Art. 19 - Cada agremiação poderá ter no jogo 12 Atletas e 03 dirigentes.

Art.20 - Em cada partida, até 12 atletas assinarão a súmula, sendo permitidas todas as substituições.

Art.21 - A assinatura da súmula pelos atletas poderá ser fiscalizada por um representante da equipe adversária, com direito a examinar a carteira de identificação do atleta.

Art.22 - Iniciado o jogo, a associação poderá completar o número máximo de 12 atletas desde que se tenha dado o documento do atleta antes da partida e o mesário relatar o mesmo em súmula.

Art.23 - A partida só poderá ser iniciada com cada equipe tendo o mínimo de quatro atletas.

Art.24 - Ocorrendo o caso de uma partida não se realizar por não comparecimento de uma das agremiações sem motivos que justifique, a equipe presente será declarada vendedora por W.O., a faltosa será multada no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) na categoria, sendo fato ocorrido na primeira vez,

Parág. 1º - Em caso de reincidência a equipe será eliminada e suspensa da competição por 3 (três) anos consecutivos e subsequentes.

Parag. 2º - A equipe que não efetuar o pagamento da multa do W.O antes da próxima partida será sumariamente eliminada da competição.

Parág. 3º - A equipe vencedora por W.O. terá computado na tabela de classificação ao seu favor uma vitória por 2X0, não podendo ser atribuídos os gols a nenhum atleta.

Art.25 - A Agremiação que recorrer contra quaisquer irregularidades, de qualquer outra, procederá como se segue:

l) Recurso em letra legível, que deverá ser entregue a coordenação até 48 horas após o término da partida da qual

participou, ou logo após seu término, no caso de haver jogo da agremiação no dia seguinte da partida realizada.

ll) No caso do jogo ser no sábado ou no domingo, o recurso deverá ser apresentado no primeiro dia útil da semana, salvo

o prescrito na parte final do item l, deste artigo.

lll) Caso a agremiação recorrida vá jogar no dia seguinte, o jogo permanecerá e só será suspenso se até a hora do seu início, a recorrente apresentar as provas de suas alegações.

Art.26 - Não caberá a coordenação, ou seu representante legal, buscar, ou tentar provar irregularidades em qualquer agremiação, salvo perfeito conhecimento da causa.

Art.27 - A inscrição e condição de jogo dada ao atleta, não exime a agremiação das punições previstas neste regulamento.

Art. 28 - Os responsáveis pelas agremiações participantes da Copa Guri de Futsal são considerados conhecedores deste regulamento, seus anexos e adendos, bem como as regras vigentes da modalidade esportiva em questão.

Art.29 - A participação do atleta na Copa Guri de Futsal é de exclusiva responsabilidade do responsável pela agremiação.

Art.30 - Só poderá participar da Copa Guri de Futsal o atleta em plena condição física e mental para a prática do futebol de campo, não sendo de responsabilidade da Coordenação qualquer problema de saúde de qualquer atleta.

Art.31 - A informação sobre horário, dia e local de jogo será dada através do nosso site, sendo que estas informações também serão fornecidas ao responsável pela agremiação no escritório da coordenação.

Art.32 - A Agremiação que não estiver no local da partida até trinta minutos depois do horário estipulado para o início do jogo será considerada perdedora do jogo.

Art.33 - O responsável pela sede ou agremiação será o responsável pela segurança das pessoas presentes ao local das partidas.

Art. 34 - A equipe mandante do jogo ficará com a obrigação de jogar com o uniforme nº 2, quando, for solicitado pelo árbitro da partida diante da necessidade de troca de uniformes para que não haja conflito visual.

Art.35 - Cada equipe deverá apresentar ao árbitro, antes da partida, uma bola em condição de jogo.

Parág. 1º - Fica estipulado para as categorias os seguintes tamanhos de bola:

Categoria

Marca/Tamanho

Marca/Tamanho

Sub 07

Penalty Max 100

ou

Dalponte Top 200

Sub 09

Penalty Max 100

ou

Dalponte Top 200

Sub 11

Penalty Max 100

ou

Dalponte Top 200

Sub 13

Penalty Max 200

ou

Dalponte Top 400

Sub 15

Penalty Max 500

ou

Dalponte Top 800

Parág. 2º - Prevalecerá a bola do jogo da equipe mandante da partida, cabendo apenas ao árbitro o veto sobre a má condição da mesma.

Art.36 - Por se tratar de uma competição particular e não oficial, que tem por objetivo primordial o social das comunidades e o intercambio sadio entre os municípios, não caberão recursos a órgão oficiais, nem a justiça desportiva ou comum, sendo que todas as decisões serão tomadas pela coordenação, que poderá nomear uma junta disciplinar a seu exclusivo critério para auxiliar nos julgamentos das possíveis indisciplinas e/ou irregularidades cometidas por atletas e/ou dirigentes, cujas decisões serão finais e irrecorríveis.

Art.37 - As interpretações e os casos omissos, neste regulamento, serão resolvidos pela coordenação.