Vous êtes sur la page 1sur 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ALUNOS: STELA SANTOS BRAGA E WANDERLEY F.

BEHRMANN JUNIOR ATIVIDADE AVALIATIVA DIREITO COMERCIAL

Questo 01 : Fulano forado por Beltrano, mediante ameaa com arma de fogo, a emitir uma promissria em favor do opressor. Beltrano utiliza a promissria como meio de pagamento de uma dvida que contraiu perante Roberto. Este, vencido o prazo do ttulo, cobra o valor do documento a Fulano, o qual afirma no ter obrigao de pagar. Quem est certo: Fulano ou Roberto? R- Quem est certo Roberto, pois quando o ttulo de crdito circula, o endossante transfere os direitos dele decorrentes ao endossatrio, de modo que a relao causal permanece imvel entre o emitente e o beneficirio, e o endossatrio adquire direito novo, tendo em vista que o que circula o titulo e no a sua causa. Por isso, o art. 17 da LUG determina que, quando acionado por terceiro adquirente de boa-f, o devedor no poder invocar a relao causal consubstanciada no negcio jurdico celebrado entre ele e o credor originrio. Alem de se tratar de um ttulo autnomo que independe da indagao da causa que motivou a obrigao. Essas trs relaes jurdicas so autnomas, de forma que os vcios de uma no contagiam as demais. Assim, quaisquer problemas na relao jurdica originria (vcios redibitrios, vcios de vontade, etc...) no interferem nos direitos de terceiros de boa-f.

Questo 02: Fulano compromete-se a emitir uma promissria em favor de Beltrano, no valor de quinhentos reais. No entanto, Fulano registra o valor de cinquenta reais no documento. O documento perdido por Beltrano anteriormente ao vencimento do ttulo. Beltrano cobra de Fulano o valor de quinhentos reais, mas esse diz que no vai pagar nada. Aponte os dois fundamentos de Fulano para no realizar o pagamento do ttulo. R- Primeiro, de acordo com o Art 5, pargrafo 3 da Lei da letra de cambio, diversificando as indicaes da soma do dinheiro na nota promissria, ser considerada verdadeira a que se achar lanada por extenso no contexto. E, segundo, de acordo com o DECRETO N 2.044 de 31 DE DEZEMBRO DE 1908, a oposio ao pagamento somente admissvel no caso de extravio da nota, de falncia ou incapacidade do portador para receb-lo.

Questo 03: A saca uma letra de cmbio ordenando a B que pague 500 reais a C. B manifesta regularmente o aceite, constituindo D como avalista. C endossa a letra de cmbio a E. B no realiza o pagamento no prazo correto. Diante disso, responda: de quem E pode cobrar? Explique todas as possibilidades e mostre como se desenvolve a cadeia regressiva em cada uma delas. R- A obrigao cambiria em geral (sacador, aceitante, endossantes ou qualquer avalista) , muitas vezes, conceituada como solidria porque o credor pode exigir a totalidade do valor do ttulo a qualquer um dos devedores. Deve-se acentuar que essa noo doutrinria no to apropriada no Direito Cambirio, pois o exerccio do direito de regresso neste no segue as mesmas regras da solidariedade passiva do Direito Civil (assim, regressivamente, obedecendo a uma ordem na satisfao da obrigao). A promissria, que representava apenas a obrigao de A em relao a C (relao jurdica originria ou fundamental), passa a representar mais duas novas relaes: A paga sua dvida com C e B deve a E. Questo 04: Joo compra uma televiso e combina pagar pela via do "cheque pr-datado". A loja que vende o produto vai ao banco e exige o pagamento do valor correspondente em data anterior combinada por Joo. O banco aceita pagar o valor, conduta que deixa Joo inconformado. Joo decide ir ao Judicirio contra o banco. Analise juridicamente o problema: quem tem razo? em quais condies? R- Os bancos no podem ser responsabilizados pelo pagamento de cheques antes das datas que constarem de sua emisso, que sendo o cheque uma ordem de pagamento vista, independentemente da data que constar como data de emisso, havendo saldo ou crdito em favor do emitente, os bancos no podero simplesmente recusar e devolver os cheques. Nesse caso o Banco tem razo. Sendo assim, provavelmente, Joo perder a causa.

Questo 05: Uma sociedade annima pode ser sociedade simples? Quando ocorre a dissoluo da sociedade annima, qual o tipo de valor das aes a ser levado em conta para fins de distribuio do montante que cabe a cada scio? R- A pessoa jurdica constituda sob a forma de sociedade por aes, Sociedade Annima, no poder optar pelo SIMPLES. Independentemente da receita bruta anual auferida (as Sociedades Annimas e as Comanditas por Aes). enumerado no art. 9 da Lei 9.317/96. Quando ocorre a dissoluo da sociedade annima, caso no seja por falncia,a frao do lucro repartida entre os scios ou acionistas, proporcionalmente ao valor da participao de cada um no capital social.

Vous aimerez peut-être aussi