Vous êtes sur la page 1sur 9

Empreendedorismo

Empreendedorismo por necessidade


Objetivo da Aula
Estudar como ocorre o empreendedorismo por necessidade. Refletir sobre a questo do emprego e sobre a gerao de renda por meio do empreendedorismo.

O Brasil apresenta uma grande parcela de empreendedores por necessidade, ou seja, aquelas pessoas que por falta de opo foram obrigados a criar uma ocupao para gerar renda. Um dos desafios que o Brasil enfrenta melhorar as condies de competio dos empreendedores por necessidade. Temos tambm o empreendedor por oportunidade que aquela pessoa que observa uma oportunidade em um nicho de mercado e faz com que se torne realidade o produto ou servio. Para Dolabela (1999), no Brasil a valorizao do empreendedor algo que ainda est em fase de crescimento, eis alguns motivos dessa viso errada: Herana cultural. Descrena na capacidade do indivduo. Valorizao do emprego. Estabilidade financeira. A cultura empreendedora tem como ponto importante a melhor distribuio de renda, pois o pas se torna menos dependente das grandes empresas, tornando-se assim,

Aula 19 pg. 182

Empreendedorismo

uma nao com menores problemas sociais. Conforme Dolabela (1999), temos muitos motivos para incentivar a cultura empreendedora. O empreendedor tem uma grande autorrealizao. Desenvolvimento econmico da comunidade. Gerao de empregos. Inovao tecnolgica. Conhecimento especializado. Diminuio da taxa de falncia das micro e pequenas empresas. Hoje um grande nmero de universidades est desenvolvendo em seus cursos planos de negcios e disciplinas de empreendedorismo. A mentalidade empreendedora est presente em muitas cidades por meio de incubadoras que atuam em universidades, prefeituras e outros rgos. De acordo com o Sebrae, a porcentagem de empresas de pequeno porte que sobrevive pelo menos dois anos passou de 50,6% em 2002 para 78% em 2005, ou seja, 27,4% a mais de MPE permanecem em atividade. Pode-se atribuir esse resultado a dois importantes fatores: a maior qualidade empresarial e a melhoria do ambiente econmico.

A vida sem emprego


Uma boa parte dos brasileiros tem procurado empreender no pelas oportunidades de negcios que esto no mercado e sim pela questo da sobrevivncia e pela falta de empregos. Com o advento da globalizao, na dcada de 1980, vrias mudanas aconteceram como crises econmicas, avanos tecnolgicos e o aumento da concorrncia internacional. Isso obrigou as empresas a tornarem-se mais enxutas. O maior corte de todos ocorreu na folha de pagamento, sendo assim, o emprego, anteriormente para a vida toda

Aula 19 pg 183

Empreendedorismo

em uma grande empresa, mudou e tornou-se uma incgnita. As pessoas que antes no tinham problemas de demisses passaram a enfrent-los. A mudana cultural pela qual estamos passando e a velocidade das comunicaes, hoje sem fronteiras, tornaram a juventude muito mais apta a conhecer novos mundos e a buscar novas oportunidades. Com essa mudana, a estabilidade no emprego foi substituda pela busca de oportunidades, tanto no mercado de trabalho como fora dele. A nova ordem estava em saber que os empregos seriam escassos e que as oportunidades seriam muitas, afinal a mudana era a nica certeza. De acordo com o IBGE, no Brasil, houve um aumento de 55,8% no nmero de microempresas a partir de 1996 at 2002. Isso explica por que o Brasil est entre as maiores naes empreendedoras do mundo, de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor, que um dos maiores institutos de pesquisa do mundo.

Gerao de renda
Os empreendedores tm como objetivo gerar renda para si e para os seus colaboradores e, para isso, necessrio ter tambm a capacidade de enxergar as oportunidades. A sociedade em volta dos pequenos empreendedores geralmente muito beneficiada com a criao de empregos e com a movimentao da economia local. Para Dolabela (1999), o empreendedorismo no Brasil tem como tema central o crescimento social com a finalidade de melhorar a distribuio de renda no pas. Pode ser tambm visto como uma ferramenta capaz de gerar riquezas acessveis a todos. claro que para um empreendedor conseguir gerar renda por meio de uma empresa fundamental que tenha conhecimentos bsicos de um plano de negcio. Ele serve para que o empreendedor tenha um conhecimento adequado das necessidades de mercado e possa realizar as pesquisas, descobrindo assim, se a empresa vivel ou no. Dornelas (2001) diz que o empreendedorismo pode ser ensinado e entendido e que o sucesso ocorre em decorrncia de diversos fatores que podem ser internos ou externos ao negcio.

Aula 19 pg. 184

Empreendedorismo

Graas ao desenvolvimento do empreendedorismo, que assumiu um papel de destaque na atualidade, temos uma melhora na sociedade como um todo e uma melhor distribuio de renda. O empreendedor aproveita a oportunidade de mercado para desenvolver novos produtos e servios e inovar, fazendo com que o mundo seja melhorado continuamente.

Acesse o ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE para praticar seus exerccios.

Aula 19 pg 185

Empreendedorismo

Referncias
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao esprito empreendedor. So Paulo: Saraiva 2004. DORNELAS, Jos Carlos Assis. Empreendedorismo - transformando idias em negcios. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008. PINCHOT, Gifford. Intra-empreendedorismo na prtica: um guia de inovao nos negcios. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2004. CAVALCANTI, Marly. Gesto Estratgica de Negcios. So Paulo: Pioneira, 2001. DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. So Paulo: Cultura, 1999.

Aula 19 pg. 186

Empreendedorismo

Anotaes

Empreendedorismo

Anotaes

Empreendedorismo

Anotaes

Empreendedorismo

Anotaes

Vous aimerez peut-être aussi