Vous êtes sur la page 1sur 7

Especfica

Qumica 5

aula 3

Prof. Alexandre Oliveira

1. (Unifesp) Considere a seqncia de reaes, expressa pelas equaes qumicas a seguir, que levam formao de um polmero.

Com respeito a esse processo, a) escreva o nome oficial do composto de partida e a frmula estrutural do composto X. b) escreva a frmula estrutural do composto Y. Identifique a funo qumica formada na reao de sntese desse composto.

2. (Unesp) Os monmeros de frmulas estruturais mostradas so utilizados na obteno de importantes polmeros sintticos.

Escreva a unidade de repetio dos polmeros formados por reaes de condensao (isto , com eliminao de gua) entre: a) cido dicarboxlico e diol; b) cido dicarboxlico e diamina.

pag.1

Especfica

Qumica 5

aula 3

Prof. Alexandre Oliveira

3.. (Ufc) Muitos dos compostos orgnicos, apesar de bastante difundidos na natureza, devem ser transformados quimicamente de modo a originar produtos compatveis para o consumo. Por exemplo, as reaes qumicas indicadas abaixo permitem obter, a partir do glicerdeo A, produtos de uso comum, tais como, sabo e combustvel de origem vegetal.
O

H3C

(CH2)7

CH

CH

I.
H3C (CH2)7 CH CH

(CH2)7

CH2 + 3H 2O

(CH2)7

H+ (catalizador)

CH2

3B + C

H3C

(CH2)7

CH

CH

(CH2)7

CH2

II.

B + NaOH
H+

D + H2O

III. IV.

B + H3C-OH E + H2
Pd

E + H2O F

26 oC, 2 atm

Com relao as reaes indicadas, pede-se: identificar os produtos B, D, E e F atravs de suas frmulas estruturais. classificar as reaes I, III e IV, como reaes de: adio, substituio ou eliminao. caracterizar as reaes I, II, III e IV, como reaes de: esterificao, reduo, hidrlise ou cido-base. 4..(Ufc) Inmeros compostos orgnicos exercem suas atividades biolgicas em funo da estereoqumica (disposio relativa dos tomos de uma molcula no espao). A efedrina (estrutura I), um produto natural isolado de plantas do gnero Ephedra, tem o poder de dilatar as vias respiratrias (sendo usada no tratamento da asma) e de aumentar bastante a presso sangnea. Pseudoefedrina (estrutura II), um outro composto isolado das mesmas plantas, atua de modo contrrio, isto , diminuindo a presso sangnea.

HO H C C

NHCH3 CH3 H

HO C C

NHCH3 H CH3

I (efedrina) II (pseudoefedrina) Com relao s estruturas da efedrina e da pseudoefedrina: A) informe se os referidos compostos so enantimeros ou diastereoismeros entre si. Justifique. B) apresente as estruturas espaciais (tridimensionais) para outros dois possveis ismeros opticamente ativos de I e II. C) mostre as estruturas de dois estereoismeros possveis na reao de desidratao da efedrina. classifique cada um dos estereoismeros resultantes da reao de desidratao da efedrina (item C) como cis

pag.2

Especfica
ou trans.

Qumica 5

aula 3

Prof. Alexandre Oliveira

5. (Ufc) Escreva as estruturas dos compostos orgnicos, representados por letras maisculas, na seqncia:
B
H2O Cat. H2SO4

H2SO4

CH3CH2CH2CH2 OH

K2Cr2O7 H2SO4 dil C


CH3MgBr ter

H2O HCl dil

Classifique as cinco reaes envolvidas na seqncia acima.

pag.3

Especfica

Qumica 5

aula 3

Prof. Alexandre Oliveira

Questes para Casa


1. (Ufu) Analise os compostos nitrogenados cujas frmulas estruturais simplificadas so mostradas abaixo e responda as questes.

a) D os nomes oficiais, segundo a IUPAC, dos compostos I e II. b) Escreva a equao qumica da reao entre o composto I e o cido clordrico (HC). c) Explique se o produto formado na reao do item B ser mais solvel em gua do que o reagente I.

2. (Fuvest) Para distinguir o 1-butanol do 2-butanol foram propostos dois procedimentos: I - Desidratao por aquecimento de cada um desses compostos com cido sulfrico concentrado e isolamento dos produtos formados. Adio de algumas gotas de soluo de bromo em tetracloreto de carbono (soluo vermelha) aos produtos isolados e verificao da ocorrncia ou no de descoramento. II - Oxidao parcial de cada um desses compostos com dicromato de potssio e isolamento dos produtos formados. Adio de reagente de Tollens aos produtos isolados e verificao da ocorrncia ou no de reao (positiva para aldedo e negativa para cetona). Mostre a utilidade ou no de cada um desses procedimentos para distinguir esses dois lcoois, indicando os produtos formados na desidratao e na oxidao.

pag.4

Especfica

Qumica 5

aula 3

Prof. Alexandre Oliveira

3. (Uerj) Um dos processos mais utilizados para obteno de lcoois consiste na reao de compostos de Grignard com substncias carboniladas, seguida de hidrlise. Observe a seqncia reacional a seguir, que exemplifica essa obteno, onde R representa um radical alquila.

a) Nomeie o composto de Grignard utilizado e apresente sua frmula estrutural plana. b) Foram determinadas as porcentagens em massa dos elementos qumicos da propanona e de seus ismeros, a fim de diferenci-los. Explique por que esse procedimento no considerado adequado e apresente a frmula estrutural plana de um ismero da propanona que possua somente carbonos secundrios. 4. (Ufes) A cetona C a seguir um constituinte do leo de lavanda, que lhe confere a sensao caracterstica de "frescor". Pode-se preparar esse composto em duas etapas, envolvendo um reagente de Grignard:

a) D as estruturas e os nomes dos compostos A e B, de acordo com a nomenclatura IUPAC. b) Classifique a transformao do composto B no composto C, como um dos tipos de reao: adio, eliminao, substituio, reduo ou oxidao. c) Que reagente voc usaria para efetuar a transformao de B em C?

pag.5

Especfica

Qumica 5

aula 3

Prof. Alexandre Oliveira

5. (Uff) Os efeitos nocivos do colesterol provm da sua indesejvel deposio nas paredes dos vasos sangneos, obstruindo a passagem do sangue, aumentando o risco de enfarte do miocrdio e de parada cardaca. A frmula estrutural do colesterol :

Considere as trs reaes: (I) colesterol e Br; (II) colesterol e H na presena de Pt; (III) colesterol e CHCOOH catalisado por HSO. a) Informe, por meio de frmula estrutural, o produto orgnico formado em cada uma das reaes acima. b) Classifique a reao indicada por III. 6. (Ufg) Trs lcoois, contidos em recipientes diferentes, apresentam as seguintes caractersticas: os dos frascos A e C so ismeros de cadeia; o do frasco B possui massa molar 14 g/mol menor que o do frasco C; quando submetidos ao dicromato de potssio em meio cido, o lcool do frasco A, que aquele de menor massa molar que no sofre reao de oxidao nessas condies, permanece inerte, enquanto os dos frascos B e C produzem, respectivamente, uma cetona e um cido carboxlico. Escreva as frmulas estruturais planas que representam os lcoois contidos nos frascos. Justifique sua resposta. 7. (Ufrrj) O cravo ('Syzygium aromaticum') uma planta usada como tempero h vrios sculos, tendo motivado inmeras viagens de navegadores europeus ao continente asitico. Desta planta extrai-se um leo essencial que tem como componente majoritrio o eugenol (mostrado a seguir).

a) Quando o eugenol reage com uma soluo de Br em CC (soluo de colorao castanho-avermelhada) ocorre imediata descolorao da soluo. D a estrutura do produto de adio formado nesta reao. b) D a estrutura do produto formado, quando o eugenol tratado com uma soluo aquosa de NaOH.

pag.6

Especfica

Qumica 5

aula 3

Prof. Alexandre Oliveira

8. (Ufu) Os aldedos so muito empregados em snteses orgnicas. A partir do aldedo de frmula molecular CHO, cuja molcula possui um centro assimtrico, determine: a) Sua frmula estrutural indicando o carbono assimtrico desse aldedo. b) Sua nomenclatura IUPAC. c) A frmula estrutural do cido carboxlico resultante da reao de oxidao desse aldedo.

9. (Unesp) cidos carboxlicos podem ser obtidos em laboratrio pela oxidao direta de grupos alqulicos com O do ar, utilizando-se um catalisador apropriado. a) Escreva a equao qumica, utilizando frmulas estruturais dos compostos orgnicos, para a reao de oxidao dos grupos alqulicos do p-dimetilbenzeno. b) Represente a frmula estrutural do produto formado pela reao do cido dicarboxlico obtido com excesso de etanol, indicando a funo orgnica do novo produto.

10. (Unesp) A queima da matria orgnica, como nas queimadas que antecedem a colheita da cana-de-acar, normalmente entendida, de maneira simplificada, como a combusto de acares, produzindo CO e HO. Entretanto, sabe-se que se formam outros compostos, uma vez que a cana-de-acar no constituda apenas de C, H e O. Por exemplo, o potssio (K, grupo 1 da classificao peridica) forma um composto com o oxignio (grupo 16 da classificao peridica), que permanece como resduo slido nas cinzas. a) Fornea a equao para a reao do composto de potssio presente no resduo slido (cinzas) com a gua e faa uma estimativa para o pH da soluo resultante. b) Fornea a equao qumica apropriada que justifica o uso de cinzas, misturadas gordura animal, para a obteno de sabo. Como gordura animal, considere a triestearina (CHO), cuja representao simplificada para a frmula estrutural

pag.7

Vous aimerez peut-être aussi