Vous êtes sur la page 1sur 3

01 No modelo IS-LM, mostre como a renda e a taxa de juros so afetadas por cada uma das variaes a seguir: a) Um aumento

o nos gastos do governo. Quando os gastos do governo aumentam para manter o equilbrio do mercado monetrio, a taxa de juros tambm deve aumentar, o aumento na taxa de juros causara um declnio nos dispndios com investimento. b) Uma queda autnoma nos dispndios com investimentos. O declnio nos dispndios compensara parcialmente, o aumento na demanda agregada resultante do aumento nos gastos por parte do governo, consequentemente, o aumento na renda ser a menor que o previsto no modelo keynesiano simples, onde o investimento foi considerado completamente autnomo. c) Um aumento nos impostos. A renda cai na medida em que os impostos se elevam, por que o aumento dos impostos faz diminuir a renda disponvel e causa o declnio no consumo. d) Um aumento no estoque de moeda. Cria um excesso de oferta de moeda que causa a queda na taxa de juros, a medida que a taxa de juros cai a demanda por investimento aumenta, o que causa aumento na renda e um posterior aumento na demanda por consumo, induzido pela renda. Em cada caso, explique brevemente por que acontecem as mudanas na renda e na taxa de juros.

02- No modelo IS-LM, analise os efeitos de um aumento nos gastos do governo financiando por igual aumento nos impostos. Primeiro considere o deslocamento horizontal liquido da curva IS como resultado desse aumento oramentrio equilibrado. Depois considere os efeitos sobre a renda e a taxa de juros. Finalmente, compare seu resultado com o multiplicador do oramento equilibrado da Seo 5.5. Para um aumento nos impostos, a razo que o declnio na taxa de juros causa um aumento no investimento, compensando parcialmente o declnio do consumo causado pelo aumento dos impostos. O multiplicador dos impostos no modelo keynesiano simples vezes avaliao dos impostos, sendo verdade que o modelo IS-LM os multiplicadores de poltica fiscal so menores que os obtidos pelo modelo keynesiano simples. Considerando os efeitos a curva IS deslocada para a direita e tanto a renda como a taxa de juros aumenta, de modo semelhante uma queda nos gastos do governo tem

efeitos exatamente opostos aos do aumento nos gastos do governo. O multiplicador do oramento equilibrado tem um efeito sobre a renda resultante de uma variao nos gastos do governo financiada por igual variao na arrecadao tributaria. 03 Descreva o efeito, no modelo IS-LM, de um aumento autnomo na poupana acompanhado por uma queda no consumo, ou seja, uma queda em a na funo consumo. C= a+b (Y-T) Qual das curvas seria deslocado? Como seriam afetadas a renda e a taxa de juros? 04 Explique a relao entre a eficcia da poltica monetria e a elasticidade da demanda por investimento em relao aos juros. Maior elasticidade implica uma poltica monetria mais ou menos eficaz? Por qu? Agora explique a relao entre a eficcia da poltica fiscal e a elasticidade da demanda por investimento em relao aos juros. Porque as duas relaes so diferentes? Se a elasticidade for baixa, a ampliao de moeda pode gerar uma pequena variao no investimento. A eficcia da poltica monetria ser tanto maior quanto maior a inclinao da LM e menor a inclinao da IS. A poltica monetria totalmente ineficaz, infinitamente elstica, a demanda de moeda infinitamente elstica em relao a taxa de juros. Elasticidade do investimento em relao aos juros - quanto maior for a sensibilidade no investimento em relao taxa de juros, menor ser o efeito da poltica fiscal sobre a renda. Elas so diferentes por: A poltica fiscal considerando aumento dos gastos pblicos, ter como efeito uma reduo do investimento privado em decorrncia do aumento da taxa de juros. No caso da utilizao da poltica monetria, a expanso da renda se faz devido queda da taxa de juros e ampliao do investimento. 05 Explique a relao entre a eficcia da poltica monetria e a elasticidade demanda por moeda em relao aos juros. Maior elasticidade representa uma poltica monetria mais ou menos eficaz? Por qu? Agora explique a relao entre a poltica fiscal e a elasticidade da demanda por moeda em relao aos juros. Por que as duas relaes so diferentes? Quanto maior a elasticidade da demanda de moeda em relao taxa de juros, menor ser a eficcia poltica monetria, ela ineficaz, e se torna infinitamente elstica. Elasticidade da demanda de moeda em relao taxa de juros - quanto maior a sensibilidade da demanda de moeda taxa de juros, maior ser o impacto da poltica fiscal. A demanda por moeda independe da taxa de juros, isto , a elasticidade de demanda de moeda em relao taxa de juros zero.

06 Suponha que tivssemos um caso no qual as elasticidades juros da demanda, tanto por moeda quanto por investimento, fossem bastante baixas. As polticas monetria e/ou fiscal seriam eficazes? Como voc interpretaria essa situao? A poltica fiscal eficaz quando a curva IS muito inclinada, quanto menor for a elasticidade do investimento em relao aos juros, j a poltica monetria ineficaz, pois a renda aumenta muito pouco como resultado do estoque de moeda, pois a poltica monetria afeta a renda mediante um efeito. 07 Vimos que a taxa de juros desempenhava um papel estabilizador no sistema clssico, ajustando-se de modo que um choque sofrido por um componente da demanda- a queda nos investimentos autnomos, por exemplo- no afetasse a demanda agregada. A taxa de juros desempenha uma funo estabilizadora similar no modelo Keynesiano? 08 Em que sentido a situao na qual uma curva LM vertical constitui um caso clssico?

Vous aimerez peut-être aussi